Página 1 de 1

MensagemEnviado: 13/6/2003 11:12
por zé povinho
Ulisses

do que tenho lido teu nos últimos tempos, é aquele com que mais concordo, e embora esteja dentro com algumas posições em EDP, SON, SNC, começo a sentir-me pouco "confortável" e já comecei a desfazer algumas posições (em BCP já tratei de recolher a mais valia, por me parecer que não iria passar do valor 1,55/l,60)

e agora, tal como tu, não me parece muito sensato entrar, acho que os riscos nesta altura começam a ser muito grandes.

Parabéns pelo artigo.

Óptimo artigo, parabéns

MensagemEnviado: 13/6/2003 10:14
por Camisa Roxa
Sem dúvida que uma prova da experiência de um trader é uma tal análise fria que lhe permita concluir que o melhor é estar de fora e a disciplina para ficar MESMO de fora já que a necessidade de estar sempre no mercado é um dos erros fatais de muitos traders

Um abraço e continuação de bom trabalho

PS: está-se a assistir a um fenómeno que se passou no final do bull market em 2000: os foruns estão a ficar com menos participação e os que ficam andam sempre zangados e frustrados com o mercado. Significa isto que o mercado limpou o pessoal. Poderão os foruns indicar um turning point nos mercados ? :wink:

assunto

MensagemEnviado: 13/6/2003 1:40
por togus
ulisses como sempre um bom artigo,nos três anos que acompanho as suas crónicas,as suas ideias,a honestidade como comenta o mercado,tem sido um bom professor para mim,e creio com toda a sinceridade,que tem ajudado muitos como eu,que comprava quando devia vender,e vendia quando devia comprar,e o que aprendi com o ulisses,foi reconhecer o erro,porque errar é humano,mas não reconhecer o erro,é ser simpelesmente estúpido,tenho seguido a máxima do ulisses,cortar as perdas,deixar correr os ganhos,por esta razão tenho em carteira titulos,como bvb,7,36 bch,5,35 aegon 6,12 haold,2,76 etc.comprados á poucos meses,por isso hoje sinto o mesmo que o ulisses,alívio,porque não estou preocupado que subam mais,mas também não estou preocupado que tenham uma quebra,frustração,porque fui dos muitos patos,que pensava que comprando a 50 o que esteve a 100 fazia um bom investimento,pura iluzão de um pato,que pagou bem caro o não entender nada de mercados,hoje sigo alguns titulos que por razões,que a própria razão desconhece,ou por maus resultados,ou erros contabilisticos,atiram o titulo de 80 para o 8,e quando os titulos tem valor,os mesmos levam o titulo de 8 a 80,isto tem explicação?obrigado ulisses.

Re: Novo artigo- Frustração e alívio.

MensagemEnviado: 12/6/2003 23:38
por JAS
Ulisses Pereira Escreveu:Se há coisa que estes 12 anos de mercado me ensinaram é que sempre que eu acho que o mercado está “irracional” e que eu sou mais esperto que ele, acabo por sofrer rudes perdas. Isto é algo que já vos disse várias vezes, mas que repetirei incessantemente, mesmo sabendo que a maioria dos investidores só perceberá isso quando tiver fortes perdas.


Quem já passou por um Bull Market e por um Bear Market conclui facilmente que a grande aprendizagem de bolsa se dá durante a governação dos ursos.

No Bull Market digamos que "saber contar até 10" já é suficiente para ganhar dinheiro.
Mas deter posições longas num Bear Market (e não falir...) ensina-nos o que é a realidade dos mercados.

Assumir as perdas, saber sair a tempo, aproveitar a mínima oportunidade, ter que decidir com rapidez, interpretar e muitas vezes filtrar as indicações de um gráfico, etc, etc, são coisas que se podem aprender nos livros mas cuja importância só nos salta à vista com a grande licção practica que é "perdendo dinheiro"...
E as boas licções pagam-se caro.

Como sabes a minha postura na bolsa é muito diferente da tua.
-Tu és um Analista (com A grande) e eu sou um jogador de PSI-poker.
-Tu sentes frustação por a tua análise não te ter permitido entrar, mas eu entro sempre e fico frustado quando vejo que nesse jogo não tenho uma boa mão.
- Tu sentes alívio por teres conseguido resistir à tentação de contrariar o mercado, mas eu sinto alívio por, por muito convicto que estivesse, não me ter espetado... com o BCP.

Um abraço,
JAS

MensagemEnviado: 12/6/2003 23:13
por MC
Como sempre um belo artigo, Ulisses.
Decerto que muitos de nós se sentem menos sós ao ler as tuas palavras, ao saber o que te vai na alma.
Frustação é o que tenho sentido desde Março em não ter aproveitado esta corrida sempre com "medo" de ser um falso arranque depois de ter tido um belo "despiste neste bear market".
Parabéns e um grande abraço.

gostei...do boletim

MensagemEnviado: 12/6/2003 23:10
por Lazaro Cunha
gostei do que li.
reflete ideia do mercado e pessoa que investe com sentido de racionalidade, em que pode perder alguns bons negocios mas tambem nao sofre grandes desiluzoes como concerteza aconteceu com muitos, eu claro tb,
transmite experiencia de BOLSA,
bom para reflectir, para quem quiser negociar com calma e grau de sensatez.
Cumprimentos
Lazaro

MensagemEnviado: 12/6/2003 23:10
por Oeiras
Muito bom.

MensagemEnviado: 12/6/2003 22:53
por Touro
Excelente exteriorização de sentimentos e análise à actual situação de mercado. Texto bem escrito. Muitos parabéns, Ulisses.

MensagemEnviado: 12/6/2003 21:10
por Carocha
Gostei muito Ulisses! : )

Eu tambem tô assim... aliviada (mas em dinheiro, não acreditava q'isto fosse muito além dos 3000, já me stopei com uma perda consideravel, não tenho emenda...) e frustrada por isso mesmo lol

Jinhos!

MensagemEnviado: 12/6/2003 20:52
por MarcoAntonio
Está sem dúvida um bom artigo (aliás, como é habitual no Ulisses... :wink: ).

Aproveito para referir que a minha opinião é muito parecida com a do Ulisses (aliás, já tinha apresentado algumas ideias mais ou menos na mesma linha no artigo Momentos Difíceis...).

Tenho no entanto uma posição curta aberta no DAX, numa perspectiva de curto-prazo (com a qual estou a perder, naturalmente, de momento). Em contrapartido estou longo em alguns títulos (principalmente EDP e SON) nos quais estou a ganhar significativamente...

Muito bom para mim neste momento as tuas palavras

MensagemEnviado: 12/6/2003 20:46
por Vic
Abraço

Novo artigo- Frustração e alívio.

MensagemEnviado: 12/6/2003 20:26
por Ulisses Pereira
Acabei de colocar no site o artigo "Frustração e alívio":

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=98

Ulisses