<i>O MarcoAntonio, falou-me que sempre que investe, abre uma percentagem da carteira em Warrants e nessa modalidade consegue, segundo ele, tornar a carteira menos instável, e eventualmente ter lucros um pouco elevado, na ordem dos 10-100%.
Mas, como sempre, NÃO SEI, o que são Warrants!
Em que consistem os Warrants? Já agora e os CFD's?
</i>
Jotix, este post saiu uma confusão enorme...
Não foi isso que eu disse: eu não disse que sempre que investia abria uma percentagem da carteira em warrants, nem disse que por isso conseguia uma carteira menos instável, nem disse que os lucros andavam na ordem dos 10-100% (por acaso andam grande parte das vezes, mas não limitados aos 100%, por vezes ultrapassam mesmo os 100% e até 200%).
Em relação à instabilidade o que eu disse foi precisamente o contrário, não tomo posições muito grandes face ao global da carteira pois isso tornaria a carteira instável (os warrants tornam a carteira instável e não estável, pois são um produto alavancado). E não abro sempre uma posição em warrants sempre que invisto. O que se passa é que me dedico a negociar warrants com uma parte da carteira no que eu chamo um trading mais agressivo e com o restanto faço um trading mais conservador, em acções.
Em relação aos warrants em si, são um produto financeiro bastante complexo. O melhor é consultar alguma «literatura» sobre eles primeiro pois é bastante complicado estar a explicar aqui de uma forma sucinta o que são. Sugiro o FAQ no site da LJ Carregosa, onde explica o que são warrants e ainda uma secção própria existente no site da BIGonline. São bastantes páginas de texto como irá constatar. Os CFD's são um produto um pouco mais simples, mas tb ele alavancado e têm algumas semelhanças e paralelismos mas tb têm diferenças importantes.
As vantagens essencias destes produtos é o de serem alavancadas (para determinados investidores poderá ter interesse) e igualmente importante o facto de possibilitarem ganhos com as quedas dos subjcentes (no caso dos warrants put e na venda «curta» de CFD's). Também permitem ganhos com as subidas (warrants call e compra «longa» de CFD's).