Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 5/6/2008 1:00

Bullion Escreveu:Mas correr mal logo desde o 1ª minuto de negociação?!

A EDPR só passou para negativo para lá dos 10 minutos de negociação e antes disso esteve a subir quase 1%...

Não que isso seja importante.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ASR » 5/6/2008 0:56

jovem1976 Escreveu:a questao q eu coloco é...porque é q ninguem levantou esta questão??

E alguém tinha de a levantar?
O prospecto (que eu admito não ter lido na totalidade, como a esmagadora maioria dos subscritores) dizia tudo. Não era necessário vir aqui (ou a outro lado qualquer) repetir o que está escrito no prospecto.

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por MNFV » 5/6/2008 0:52

Marco,

ninguem afirma que o que aconteceu hoje foi ilegal (inconstitucional talvez)... mas foi um estratagema para fugir ao prometido:

Os subterfugios legais que usam são simples, mas a verdade é que a EDP emprestar aos bancos para reduzirem a posição significou que aentrassem em campo antes de dia 6 (e à bruta)!

Já agora porque não emprestaram também aos accionistas da EDP que compraram com desconto de 5% (já era) e esses só as podem vender nas calendas?

Epá: o mercado é que manda, faz o preço, é soberano. Nisso concordamos todos. Mas há regras, nem que sejam as da moralidade. Porque isto estava combinado e planeado.

Registado: 28/12/2007 17:02

por Bullion » 5/6/2008 0:52

Eu começo por não perceber a necessidade da EDP fazer este "empréstimo". É que no caso da Galp e da REN, não existiu esta figura. No meu caso, tinha consciência desta "figura" mas mesmo assim subscrevi as acções. Não me queixo pelo facto em si. Discordo contudo da forma abrupta como esta queda ocorreu. Há IPO's que correm mal logo no primeiro dia?
Sim claro que há!
Mas correr mal logo desde o 1ª minuto de negociação?!
A CMVM diz que está a analisar as transacções de ontem "conforme lhe compete".
Já negoceio à cerca de 25 anos na Bolsa de Lisboa e nunca assisti a nada disto num IPO. Quase de certeza que é tudo "legal".
Mas nestas coisas não basta ser, é também necessário parecer, e esta não parece.

Registado: 31/7/2006 14:54

por jovem1976 » 4/6/2008 23:46

MarcoAntonio Escreveu:Ora... isso estava no prospecto da mesmíssima forma que estava que a Morgan podia actuar (podia, não era obrigada) para equilibrar a cotação.

Mas nisso, várias pessoas repararam e até alguns até alegaram (erradamente) que havia uma garantia de que a cotação seria segura. Coisa que aqui desmentimos!

Estava "tudo" convencido que ia ser maravilhas e que numas horas faziam uns trocos.

Depois... vêm as teorias da conspiração.

Desculpem lá mas não há paciência. E não foi por falta de alertas...
:roll:

claro q nao....

mas qdo e q se começou a falar das acçoes emprestadas??? foi hoje certo???

eu qdo o mercado abriu..vi logo q alguma coisa nao tava bem...quem e q tinha 300 ou 400 mil acçoes pa vender...so a EDP...

eu posso nao saber muito...mas de parvo tenho pouco...

e q eu qdo tou a ser enganado gosto de saber q o estou a ser....o q nao foi o caso de hoje...

ja o disse e repito..q nao me sinto enganado pela EDPR...

tava la escrito..se nao lemos foi porque nao quisemos...

mas que ninguem levantou esta questao...tb e verdade....

a questao q eu coloco é...porque é q ninguem levantou esta questão??

Registado: 2/6/2008 15:49

por pesconde » 4/6/2008 23:41

bullentusiast Escreveu:Entrevista de Ana Fernandes sobre o IPO
http://www.euronext.com/editorial/wide/editorial-11656-EN.html?docid=534375

Foi pena não ter visto esta acção publicitária antes de dar a minha ordem de compra ...

lol

CEO = obligatory English course

:mrgreen:
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por ljbk » 4/6/2008 23:41

Resina Escreveu:Alguem me consegue arranjar o ficheiro da euronext, ou de outro lado qualquer com todos os negócios efectudados no dia de hoje...
Tentei aceder e não conseguir fazer o download...
Abraço
Ps: queria saber exactamente a quantidade de acções negociadas acima dos 8€

Aqui fica o ficheiro.

BN,
ljbk.
Anexos
edpr edpr.zip
(46.81 KiB) Transferido 229 Vezes

Registado: 25/11/2005 11:15

por curvedair » 4/6/2008 23:40

marath Escreveu:...Naturalmente escuto atentamente a vossa opinião mas... será tudo assim tão limpinho?

Há padres pedófilos. Há juízes corruptos. Há Instituições de Solidariedade que lucram com os Etíopes esfomeados. Há médicos a lucrar desenfreadamente com moribundos, etc, etc, etc. O Mundo é um lugar com muitos pontos negativos. E o mercado Português? É o Paraíso?

Isto é uma falácia sem qualquer sentido!... Não se deve aceitar este tipo de argumentação.

Com dizia o personagem do Tom Berenger no filme Platoon: "Take the pain!... Take the pain!..."

Registado: 19/4/2007 0:49

por jovem1976 » 4/6/2008 23:38

Bullion...

eu sei q foi publicado...isso e muito mais...

mas quantas pessoas leram as paginas todas???

eu nao li...e como eu ha milhares...e so isso..

a comunicaçao social alguma vez referiu isso???

mas soube referir que ia existir um estabilizador de mercado..certo??

eu não me sinto enganado...apenas acho que a informaçao foi manipulada...

disto nao tenho duvidas nenhumas...

por Resina » 4/6/2008 23:36

Alguem me consegue arranjar o ficheiro da euronext, ou de outro lado qualquer com todos os negócios efectudados no dia de hoje...
Tentei aceder e não conseguir fazer o download...
Abraço
Ps: queria saber exactamente a quantidade de acções negociadas acima dos 8€
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por matos_1 » 4/6/2008 23:36

Realmente esta la para todos verem... Para a proxima vou dar mais importancia a esta secção (Venda Institucional).

Registado: 29/11/2007 3:18

por Silverwolf » 4/6/2008 23:35

onde leram isso das 150M emprestadas para shortar?

Registado: 15/1/2008 17:43

por MarcoAntonio » 4/6/2008 23:35

Ora... isso estava no prospecto da mesmíssima forma que estava que a Morgan podia actuar (podia, não era obrigada) para equilibrar a cotação.

Mas nisso, várias pessoas repararam e até alguns até alegaram (erradamente) que havia uma garantia de que a cotação seria segura. Coisa que aqui desmentimos!

Estava "tudo" convencido que ia ser maravilhas e que numas horas faziam uns trocos.

Depois... vêm as teorias da conspiração.

Desculpem lá mas não há paciência. E não foi por falta de alertas...
:roll:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por - GOE - » 4/6/2008 23:34

Desculpem la a ingenuidade da pergunta ... Mas estas acções foram emprestadas a quem?! Institucionais ? ..

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

O "empréstimo"

por Bullion » 4/6/2008 23:32

O empréstimo foi publicitado no Prospecto na página 117:

...Por forma a facilitar a liquidação da Venda Institucional, a EDP procederá ao empréstimo aos
intermediários financeiros encarregues da colocação da Venda Institucional de 150.938.716 Acções,
previamente admitidas à negociação no Eurolist by Euronext Lisbon nos termos de um contrato de
empréstimo de Acções.
...

Registado: 31/7/2006 14:54

por jovem1976 » 4/6/2008 23:29

desculpem me la a minha questao...

mas voces sabiam dos 150 milhoes de acçoes q iam ser emprestadas????

e q se isto fosse publicitado...mais de metade das pessoas nao entravam nesta OPS.

eu do q li, fiquei com a sensação de q hoje estariam no mercado 45 milhoes de acçoes disponiveis..e nao mais 150 milhoes....

mas fui o unico pato bravo a pensar isto??

mais..hoje às 8 da manha quando o mercado abriu..quem e q conseguia vender ou comprar acçoes da edpr.??? BCP, BPI, CGD estes 3 pelo menos ha posts com pessoas a dizer q nao tava a funcinar as plataformas...

Por fim Ulisses...é verdade que quem manda é o mercado...e q devemos seguir a tendencia dele...

mas as regras devem tambem ser claras..e neste caso não foram...

Grafico do 1º dia ...

por ljbk » 4/6/2008 23:22

Boas !

Anexo o grafico com a evolução do preço à medida que foram negociadas unidades fixas de volume ao longo da sessão entre as 08:00:02 e as 16:29:59 (sem a abertura e o fecho).
A tendência é clara e só se alterou ligeiramente quando os indices dos EUA subiram no final da tarde para mais tarde retomar a queda.
Não participei nesta OPS nem tenciono entrar no titulo pelo menos enquanto estas "LTDs" não forem quebradas.
Amanhã deveremos ter ainda muito volume e possivelmente mais pullbacks de counter-trend ou até quem sabe inversão de tendencia.

Boa sorte para quem está dentro.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_edpr.PNG
ljbk_edpr.PNG (39.12 KiB) Visualizado 4630 vezes

Registado: 25/11/2005 11:15

por bullentusiast » 4/6/2008 23:19

Entrevista de Ana Fernandes sobre o IPO
http://www.euronext.com/editorial/wide/editorial-11656-EN.html?docid=534375

Foi pena não ter visto esta acção publicitária antes de dar a minha ordem de compra ...
"A chave para investir com sucesso consiste na compra de acções de bons negócios quando os mercados divergem em grande medida do valor desses negócios" W. Buffett

Registado: 8/8/2007 18:47

por MarcoAntonio » 4/6/2008 23:18

lcaldei1 Escreveu:Se foram emprestadas 150M acções não percebo a relutância em aceitar que se desvalorizou para depois comprar mais baixo, na altura de repôr.

Não é relutância nenhuma. É que é isso mesmo: quem shorta é porque espera comprar mais barato (no caso em que se trata de um short mesmo, porque é ligeiramente diferente de um adiantamento das acções e explico já à frente porque estou a dizer isto).

Mas isto não é manipulação nenhuma, isto é o mercado a funcionar. Tu quando compras é para vender mais caro. Estás a manipular?

Não, estás a tentar fazer o teu negócio com lucro e logo o mercado te dirá se o consegues fazer ou não.

Porque é que se os institucionais quando compram (para vender mais caro), empurrando a cotação para cima, "ninguém" se queixa e está tudo bem. E quando vendem, porque acham que vai cair, já é manipulação e está "tudo feito"?

E os pequenos não têm (à parte de pequenas diferenças de pormenor) basicamente as mesmas ferramentas?

Mas alguém foi obrigado a comprar EDPR?

Isto é o mercado, meus amigos. Será que é tão difícil perceber algo tão elementar que é a base dos mercados?

Atrás falei de empréstimo e adiantamento pelo seguinte. Penso que o que circulou numa das notícias é que houve um empréstimo a institucionais para poderem vender já hoje. Ora, neste caso eles nem pretendem recomprar: pretendem mesmo reduzir a posição (estão em todo o seu direito, tal como os pequenos também estão). E se preferem usar do adiantamento e vender já hoje é porque acham que fazem melhor negócio vender hoje do que esperar uns dias e vender mais barato...

Além disso, poderá haver quem shortou mesmo com a ideia de voltar a comprar. Não sei. Nem interessa. São as ferramentas do mercado.

Quem está na EDPR é porque quer e se não sabia que corria o risco de perder e que a pressão vendedora no primeiro dia podia ser maior que a compradora... então tem tudo a aprender sobre Bolsa ainda.

Aliás, nem é preciso recuar muito: já alguém foi ver as duas primeiras sessões da GALP só para recordar?

Estavamos em Bull Market e mesmo assim nos dois primeiros dias caiu 2.2%!

E a Sonae Capital?

Abriu a 1.57 e fechou a 1.44 (-8%!!!). E pelo meio esteve pior...

Depois... subiu.

Nestas também houve manipulação? E depois nos outros dias? E nas outras em que correu diferente no primeiro dia, já não houve?

Valha-me deus!

É o mercado.

Se fosse sempre igual é que era estranho. Estranho, não estranhíssimo, pois era um almoço grátis. Subia sempre, era dinheiro em caixa...

Ora...

Se venderam é porque acham que "está cara" e que "vai cair". E ainda vamos ver se tinham razão ou não.

Deixem lá as Teorias da Conspiração que não servem para mais nada que não seja acalmar o ego.

A bolsa não terminou hoje. A história da EDPR não se resume à sessão de hoje.

Estudem é o que devem fazer com as que têm em carteira (se tiverem)!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/6/2008 23:19, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por portucel » 4/6/2008 23:13

fernmato Escreveu:A onde anda o Morgan Stanley, e o que anda a estabilizar...

Realmente, la para o fim da tarde as ordens de compra avultadas desaparecerem. Durante quase todo o dia houve sempre ordens de compra na ordem dos milhares um ou dois centimos abaixo da cotação actual.

Mais alguem reparou?

Matos

Estou mais inclinado a que essa coisa da estabilização ser apenas TRETA para que o pessoal se coloca na compra, funcionando assim como estabilizadores!

Por outro lado, se andaram a estabilizar, como estaria a acção se não tivessem andado...

Registado: 10/11/2006 16:05

por matos_1 » 4/6/2008 23:10

A onde anda o Morgan Stanley, e o que anda a estabilizar...

Realmente, la para o fim da tarde as ordens de compra avultadas desaparecerem. Durante quase todo o dia houve sempre ordens de compra na ordem dos milhares um ou dois centimos abaixo da cotação actual.

Mais alguem reparou?

Matos

Registado: 29/11/2007 3:18

por mfsr1980 » 4/6/2008 23:08

Eu não acho nada correcto, o que a EDP fez...mas mesmo nada!!!
Disponibilizar acções para "shortar" é atraiçoar quem acreditou no investimento!!! Nem deviam sequer dizer no prospecto que os institucionais só negociariam no dia 6!!!
É uma questão de ética, não acredito que a próxima OPS consiga os mesmo número de "tansos"!!!

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por MERCW123 » 4/6/2008 21:59

Boa noite.
Vamos la ver uma coisa: Quando foi anunciado que a EDP, ia dispersar 25% do Capital da EDPRenovaveis em Bolsa, não me lembro de ver anunciado que a acção iria subir no primeiro dia, só apenas vi que fixaram um intervalo para a acção, portanto meus amigos não val a pena alguns estarem furiosos por perderem 5% num dia, agora claro se alguns fizeram contas, e que pensavam que no primeiro dia se ganhava 25% como em exemplos anteriores(REN, Martifer), olhem paciencia e claro se alguns compraram a descoberto, nem sei como os bancos fazem isto, estão a perder em dois campos creio eu, é o juro que o banco cobra, mais a desvalorização que a acção eventualmente tenha.
E simplesmente como diz o Ulisses e bem, somente o mercado a funcionar, apenas isso,
Cada um é livre de tomar as decisoes que acha melhor, tanto na bolsa como na sua vida pessoal, e simplesmente não arranjar desculpas e bodes expiatórios, e conspirações a fins.
Afinal ninguém é obrigado a investir ou jogar como alguns pensam na bolsa.

Registado: 5/4/2008 15:33

por lcaldei1 » 4/6/2008 21:54

Claro que não é de esperar de qualquer gestor de carteiras, ( que não é o caso do Marco ) que venha a público ou com clientes alertar para as possíveis manipulações de mercado, senão, enfraqueciam toda a legitimidade e competêcias para trasacionar nos mercados.

Eu não acredito em bruxas...mas que as há, há! E hoje foi um dia de bruxas na bolsa, até o fecho que tudo indicava retoma foi conduzido para fechar a fazer minimos, condicionando aínda mais as aberturas de amanhã.

Se foram emprestadas 150M acções não percebo a relutância em aceitar que se desvalorizou para depois comprar mais baixo, na altura de repôr.

Por mim só gostaria de saber qual o dia da reposição das acções agora emprestadas para a EDPR por forma a perceber o comportamento da acção depois de saldados os empréstimos.

Afinal depois desse momento só há interesse em valorização da cotada e não em afundar o barco.

Registado: 18/2/2008 9:13

por lcaldei1 » 4/6/2008 21:54

Claro que não é de esperar de qualquer gestor de carteiras, ( que não é o caso do Marco ) que venha a público ou com clientes alertar para as possíveis manipulações de mercado, senão, enfraqueciam toda a legitimidade e competêcias para trasacionar nos mercados.

Eu não acredito em bruxas...mas que as há, há! E hoje foi um dia de bruxas na bolsa, até o fecho que tudo indicava retoma foi conduzido para fechar a fazer minimos, condicionando aínda mais as aberturas de amanhã.

Se foram emprestadas 150M acções não percebo a relutância em aceitar que se desvalorizou para depois comprar mais baixo, na altura de repôr.

Por mim só gostaria de saber qual o dia da reposição das acções agora emprestadas para a EDPR por forma a perceber o comportamento da acção depois de saldados os empréstimos.

Afinal depois desse momento só há interesse em valorização da cotada e não em afundar o barco.

Registado: 18/2/2008 9:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, Google [Bot], PAULOJOAO e 262 visitantes