Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mr. share » 5/6/2008 10:39

se seguir a irmã espanhola, hoje temos um fecho acima do preço de colocação, e as proximas semanas, estará bem acima dos 8€

Registado: 29/11/2007 10:48

por jp-invest » 5/6/2008 10:38

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

Rui Teixeira não esperava o desfecho negativo do primeiro dia da EDP Renováveis em bolsa. Mas recusa a ideia de que o preço tenha contribuído para o mau desempenho. E lembra que um dia não chega para avaliar o valor de uma empresa.

Esta estreia foi uma desilusão?O valor de uma empresa não se mede por um dia. Pessoalmente, gostava que as acções tivessem subido. O mercado nem sempre evolui da forma que esperamos, tem mecanismos próprios. Mas não esperava este desempenho.

O que justifica então está má estreia? Em primeiro lugar, foi um dia mau de mercados. Todas as bolsas desceram, o PSI-20 desceu, o Stoxx50 desceu. As empresas do sector também caíram. Foi o que aconteceu na Iberdrola Renovables, na EDF, na Acciona.

Esta queda significa que o preço fixado foi demasiado elevado?Continuamos a achar que o preço é justo, já que com ele a procura institucional foi seis vezes superior à oferta. Este preço permite uma perspectiva de criação de valor no futuro. Além disso, os fundamentais do negócio não se alteraram. Continua a existir uma procura por energias verdes e o apoio dos governos. Creio que foi só um mau dia de mercado.

Ficou surpreendido pelo elevado volume negociado?O volume de transacção não está desajustado daquilo que é habitual no primeiro dia de negociação de um IPO. É sempre muito superior ao volume normal de negociação subsequente.

Mas foram negociadas mais acções do que as disponíveis. Como se explica isso?Só na sexta-feira é que formalmente os institucionais podem transaccionar as acções adquiridas. Mas conforme consta do prospecto, a EDP emprestou aos institucionais 150 milhões de títulos [montante equivalente à oferta na venda directa], e daí este elevado volume. O objectivo foi criar liquidez no primeiro dia. Senão estariam disponíveis apenas 41 milhões de acções dos pequenos subscritores, o que daria um volume muito inferior.

Então foram os institucionais os responsáveis pela forte pressão vendedora? Não tenho nenhum comentário sobre esse assunto. É normal num dia vermelho do mercado.

Registado: 16/5/2008 14:46

por pedrosantosslb » 5/6/2008 10:27

...que disparo foi este??? €7.900 de repente???

Registado: 29/11/2007 11:52

por - GOE - » 5/6/2008 9:44

luka Escreveu::arrow: Bom chateei-me com as EDP renovaveis e aproveitei o "rebound" desta manhã para as vender ... e reforçar na Portucel... (dos PER mais baixos do sector papeleiro (PER da PTI = 11 ):wink:

Se os institucionais venderam EDP renovaveis com alguns TITULOS EMPRESTADOS pela EDP commo disseram os analistas.. quando tiverem os seus sera provavelmente bem pior ... sobretudo com um PER de 78 a EDP Renovaveis é efecivamente caro, comparado com outras do mesmo sector.

aqui fica a minha explicação..

Passei ao PER de 11 bastante mais garantido ... :wink:

Essa troca .. :roll:

Quanto ao PER é natural que o da EDPr seja elevado, todas as empresas ligadas às energias renováveis têm um per elevado, face a necessidade de grandes investimentos que o sector requisita...

Registado: 5/12/2007 16:26

por lutav » 5/6/2008 9:20

luka Escreveu:(...)Se os institucionais venderam EDP renovaveis com alguns TITULOS EMPRESTADOS pela EDP commo disseram os analistas.. quando tiverem os seus sera provavelmente bem pior ... sobretudo com um PER de 78 a EDP Renovaveis é efecivamente caro, comparado com outras do mesmo sector.

acho que te passou completamente ao lado o topico (aberto EXPRESSAMENTE) sobre o PER da EDPr.... :roll:

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por Luka! » 5/6/2008 8:48

:arrow: Bom chateei-me com as EDP renovaveis e aproveitei o "rebound" desta manhã para as vender ... e reforçar na Portucel... (dos PER mais baixos do sector papeleiro (PER da PTI = 11 ):wink:

Se os institucionais venderam EDP renovaveis com alguns TITULOS EMPRESTADOS pela EDP commo disseram os analistas.. quando tiverem os seus sera provavelmente bem pior ... sobretudo com um PER de 78 a EDP Renovaveis é efecivamente caro, comparado com outras do mesmo sector.

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Pata-Hari » 5/6/2008 8:47

Nota que não foram os institucionais quem estragou a operação. Quem estragou (e isso é um termo muito relativo) foi quem colocou escolhendo um preço de colocação que fez com que fossem atribuidos aos institucionais uma percentagem record relativamente a outras operações.

Os insitucionais colocaram as duas ordem tal como os particulares: sabendo que levariam uma parte menor do que o que verdadeiramente queriam, pediram muito mais. Em compensação, podem fazer algo que nós não podemos: podem definir o preço de compra. Ao escolher um preço de 8, a EDPr eliminou parte dos comparadores à cabeça e atribuiu mais acções do que "o normal nestas operações" aos institucionais sobrantes. Resultado, quem ficou com mais do que o que queria, vende.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por vascodesousa » 5/6/2008 8:45

Pata-Hari Escreveu:Se os institucionais venderam no primeiro dia, foi certamente porque levaram com acções a mais do que esperariam e ajustaram carteiras..!

Foi exactamente isso que eu li hoje de manhã num jornal de referência económico. E também li que, apesar de ninguém arriscar prognósticos, o valor da acção deve acompanhar o mercado, ora para baixo, ora para cima. E que - também li - o turbilhão do dia de ontem não se deve voltar a repetir tão cedo.

8-)

Registado: 29/11/2007 14:09

por jp-invest » 5/6/2008 8:42

Grandes investidores estragam estreia da EDP Renováveis (Jornal de Negócios) Desilusão! Foi assim a estreia da maior operação de dispersão de capital na bolsa portuguesa. E há já um suspeito principal para o mau desempenho da EDP Renováveis: a actuação dos fundos de investimento e outros institucionais, que impuseram ontem uma forte pressão vendedora nas acções. A CMVM está a analisar.

Registado: 16/5/2008 14:46

por lutav » 5/6/2008 8:27

lutav Escreveu:
pesconde Escreveu:...havia um vidente da EDP que lançou o boato " que a EDPR é tipo ren... só que melhor..."

:mrgreen:

pelos vistos não se enganou... ainda :lol:

o populismo facil sempre foi uma coisa gira... e com tanta gente moderada a dar bons conselhos e com exemplos de posturas tao correctas, ha realmente comentarios que nao se percebem... eles lá sabem como querem ser vistos conde :wink:

beijos e abraços

PS - comprei algumas hoje; e ja agora, gosto muito da versao, que os institucionais, que compraram muitas, vao agora vende-las todas a baixo preço para lixar os pequenos - mesmo que vendam a perder! :shock: :mrgreen:
eu gosto da versao do investidor mercenario, e contou ganhar 10% em meia hora... e que vendeu (medo oblige) a perder uns trocados... isso, e trocas de carteiras :wink:

:)

isto foi ontem às 12h15... mas ninguem pensa que eu às vezes falo a sério e até digo coisas com sentido? :cry:

Registado: 22/9/2006 22:36

por nunovc » 5/6/2008 7:36

MarcoAntonio Escreveu:Porque é que se os institucionais quando compram (para vender mais caro), empurrando a cotação para cima, "ninguém" se queixa e está tudo bem. E quando vendem, porque acham que vai cair, já é manipulação e está "tudo feito"?

E os pequenos não têm (à parte de pequenas diferenças de pormenor) basicamente as mesmas ferramentas?

Creio que existem muitas formas de explicar o que aconteceu ontem, e que qualquer interpretação nossa não passa de "adivinhação"

No entanto, num comentário às tuas palavras Marco, na minha opinião os "pequenos" na verdade não têm acesso às mesmas ferramentas. Isto lembrou-me outro tópico aqui do Caldeirão, onde foi bastante discutido o significado do termo "estratégia", e se incluiria algo como "a capacidade de influenciar" ( onde quer que se está a aplicar a estratégia). Penso que os "grandes" (privados ou institucionais) dispõem dessa ferramenta, influenciando uma cotação com a possibilidade de dar ordens de compra ou venda que "arrastam" tudo o que estiver no caminho. Claro que, teoricamente, a partir do momento em que a compra ou venda está feita, a cotação pode virar. Mas julgo que aplicando um bom timing (como vespéra de apresentação de resultados, primeiro dia de negociação, etc) a probabilidade de tal acontecer não será alta, jogando com o velho teorema "Comportamento em Manada".

Atenção que não defendo resolutamente esta hipótese para explicar o sucedido, nem me preocupa muito (é mais curiosidade). Mas parece-me uma teoria perfeitamente plausível.

Registado: 16/5/2008 12:01

por Pata-Hari » 5/6/2008 7:20

Ainda não entendi o tema do empréstimo de acções. Com empréstimo ou sem empréstimo, o volume que se fez foi feito por institucionais. Se os institucionais venderam no primeiro dia, foi certamente porque levaram com acções a mais do que esperariam e ajustaram carteiras..!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 5/6/2008 1:59

De qq das formas volto a frizar a passagem de um dos meus posts anteiores: o que eu depreendo que aconteceu foi o empréstimo de acções que terá ocorrido, terá servido para reduzir posições conforme o desejo desses institucionais (que na atribuição ficaram com mais acções da EDPR do que pretendiam). Seja isso, seja porque acham que 8 euros é caro, isto nada tem de anormal, é o mercado a funcionar...

E se é porque pretendem reduzir posições, não chegarão a recomprar. Limitam-se, quando estiverem disponíveis, a devolver à EDP parte das acções EDPR compradas a 8 euros no AC. Resultado, terão reduzido a posição com uma perda moderada (provavelmente hoje era um dia preferível para "despejar" o excesso de posição do que dentro de dois ou três dias).

Embora não tenha toda a informação e a certeza absoluta, creio que foi isto que se terá passado.

Para mim faz todo o sentido (e faz milhares de vezes mais sentido do que qualquer uma das teorias que por aqui passaram hoje). Inclusivamente faz sentido mesmo que dentro de um ou dois dias a EDPR comece a subir enquanto que a teoria da conspiração cai por terra se a EDPR inverte no curto-prazo. Porquê? Porque o primeiro dia em Bolsa tende a ter muito mais liquidez e se fizessem o despejo de posições dentro de dois dias, os efeitos podiam ser mais nefastos ou teriam de distribuir a sua saída por um prazo mais alargado. Hoje era "mais fácil"...

Quando à EDPR, a vida continua, hoje foi o primeiro dia do resto da história da EDPR em Bolsa. Quem sabe, daqui a dias já ninguém se lembra das teorias!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 5/6/2008 1:45

mnfv Escreveu:Silver,

vendem agora as emprestadas a 8, compram daqui a umas sessões a 6 e entregam à EDP.

Portanto, hoje venderam. A cotação está a 7.65 (a venda terá sido algures entre 8.06 e 7.65). Daqui a dias entregam recompradas a 6 euros.

Pelo meio fizeram o quê? Agitaram uma varinha de condão? Como é que o mercado desce dos 7.65 para os 6.00 euros depois deles terem parado de vender? E "eles" recompram a 6 euros sem fazer a cotação subir na igual proporção?

Para se ganhar com uma acção dessas, não vai com manipulações: o que é preciso é estar certo. É preciso que o mercado lhe dê razão...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por mr. share » 5/6/2008 1:38

mnfv Escreveu:Silver,

vendem agora as emprestadas a 8, compram daqui a umas sessões a 6 e entregam à EDP.

Entretanto mantiveram as suas e fizeram uns trocos. :cry

(Eu não estou a dizer que seja partidário desta teoria)

: :wink:

ades me explicar é como é que quando as acções estiverem a 6€ eles fazem uns trocos..

Registado: 29/11/2007 10:48

por MarcoAntonio » 5/6/2008 1:30

mnfv Escreveu:É possivel a EDP estar a vender acções para se financiar na diferença que teria feito terem feito a venda a 8,90?

E vocês insistem com a EDP. Mas que venda da EDP?

Isto quando se quer à viva força sustentar uma teoria da conspiração...
Imagem

Administrador Fórum

por MNFV » 5/6/2008 1:29

Silver,

Entretanto mantiveram as suas e fizeram uns trocos. :cry

(Eu não estou a dizer que seja partidário desta teoria)

: :wink:
Editado pela última vez por MNFV em 5/6/2008 1:30, num total de 1 vez.

Registado: 28/12/2007 17:02

por Silverwolf » 5/6/2008 1:19

Continua-me a fazer mta confusão os institucionais aceitarem estar 2 dias sem negociar? mas alguém compra algo sem desconto e não o pode vender no segundo a seguir? isso n me cabe na cabeça...

Depois a pergunta é:

Mas eles estão a shortar pq?

Se eles so podem usar as deles no dia 6, então ainda vão ter que comprar mais para depois reporem as que estão agora a shortar... se eu vou ficar com acções a 8 então pq tou a shortar à maluka para descer a cotação para 7,65? qual a lógica? n compreendo...

Alguém que me dê aqui uma ajuda lógica que isto para mim não faz qq sentido...

A única coisa que eu via para tal queda era os institucionais que queriam ter ficado com menos a venderem as deles, os que acharam que o preço deveria ter sido mais barato, mais para os 7,40 a venderem as deles... e depois uma grande combinação de fecho de posições e de stops a baterem...

Não consigo perceber qualquer tipo de lógica de acção concertada do estilo ahhh vamos shortar e tal... qual a lógica?

Registado: 15/1/2008 17:43

por Pedro Miguel » 5/6/2008 1:15

Proportions Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:Já li algures que estas vendas foram feitas por "institucionais de baixa qualidade"

Não são vendas, são negócios.

ASR Escreveu:Não sei se é assim tão linear...
Eu, por exemplo, vendi as 380 que me calharam no sorteio (60 + 310 + 10) e comprei +1000 mais abaixo, e sou sem dúvida um pequeno subscritor.

/ASR

Proportions Escreveu:Ora, as contas não são assim tão simples (...)

Eu coloquei o meu post antes de ler o teu.
Portanto não estamos no mesmo contexto.
E estas palavras que referi foram retiradas do Diário Economico "estas vendas foram feitas por "institucionais de baixa qualidade"
Editado pela última vez por Pedro Miguel em 5/6/2008 1:33, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 11:45

por MNFV » 5/6/2008 1:13

A estória do empréstimo para vender excedentes não está nada bem contada, já que como diz o texto abaixo os inv. institucionais beneficiaram de uma negociação privada. A que propósito iam ficar com mais acções do que as que queriam, pretendo supostamente agora desfazer-se delas, se o interesse de institucionais foi 6X a oferta?

É possivel a EDP estar a vender acções para se financiar na diferença que teria feito terem feito a venda a 8,90?

«EDP Renováveis launched a combined offer of a maximum of 225.4 million shares, to be subscribed by both retail (through a public offer addressed to investors in Portugal) and institutional investors (through a private placement). The price range was established with a minimum of 7.40 and a maximum of 8.90 Euros per share.»

Registado: 28/12/2007 17:02

por Proportions » 5/6/2008 1:11

Pedro Miguel Escreveu:Já li algures que estas vendas foram feitas por "institucionais de baixa qualidade"

Não são vendas, são negócios.

ASR Escreveu:Não sei se é assim tão linear...
Eu, por exemplo, vendi as 380 que me calharam no sorteio (60 + 310 + 10) e comprei +1000 mais abaixo, e sou sem dúvida um pequeno subscritor.

/ASR

Proportions Escreveu:Ora, as contas não são assim tão simples (...)

Registado: 12/5/2007 14:58

por ASR » 5/6/2008 1:08

Não sei se é assim tão linear...

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por Pedro Miguel » 5/6/2008 1:06

Já li algures que estas vendas foram feitas por "institucionais de baixa qualidade"

Registado: 29/11/2007 11:45

por Proportions » 5/6/2008 1:02

ljbk Escreveu:
Resina Escreveu:Alguem me consegue arranjar o ficheiro da euronext, ou de outro lado qualquer com todos os negócios efectudados no dia de hoje...
Tentei aceder e não conseguir fazer o download...
Abraço
Ps: queria saber exactamente a quantidade de acções negociadas acima dos 8€

Aqui fica o ficheiro.

BN,
ljbk.

Obrigado. Também já tinha pedido este ficheiro e pude finalmente fazer uma análise que me interessava, não que eu tenha entrado na OPV, mas porque estou muito interessado na empresa e na sua evolução.

Pois bem, da totalidade de negócios realizados, retirei dois elementos:

Volume de negócios acima de 1000 acções: 46.446.384
Volume de negócios total: 47.179.757
Volume de negócios abaixo abaixo ou igual a 1000 acções: 733.373

Ora, as contas não são assim tão simples, mas isto significa que a maior parte dos pequenos investidores ainda mantém as acções e a maior parte do volume realizado foi por parte dos institucionais com base no tal empréstimo, onde a Morgan também pode estar envolvida.

Registado: 12/5/2007 14:58

por Ulisses Pereira » 5/6/2008 1:00

Devido a dificuldades de acesso ao Caldeirão, o Arnie enviou-me por e-mail uma análise sua sobre a EDPr que aqui coloco. Mas a análise é dele. ;)

Um abraço,
Ulisses

Hoje foi a estreia da EDPr na nossa praça e como todos sabem, não foi das estreias mais brilhantes que se viu.

Muitos dizem que não havendo historico é impossivel saber para onde vai a EDPr. Pois bem, isso não é verdade. É perfeitamente possível saber quais os valores significativos para o título durante os proximos tempos.

Deixo-vos aqui o range no qual a EDPr deverá negociar, Cada nível deverá dar-nos um suporte e/ou uma resistência, dependendo como é obvio de que lado está o título a negociar.

Então é assim, a EDPr negoceia num range com o topo nos 9.37 e com a base nos 6.25, tendo o midpoint nos 7.81.

Deixo a lista completa do range:

-> 9.37 ->100%

-> 8.98 ->87.5%

-> 5.59 ->75%

-> 8.20 ->62.5%

-> 7.81 ->50%

-> 7.42 ->37.5%

-> 7.03 ->25%

-> 6.64 ->12.5%

-> 6.25->0%

Um abraço,

Arnie
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, iniciado1, latbal, mjcsreis, Nuno V, PAULOJOAO, sempreamesma, Xãd e 91 visitantes