Trend following: discussão de sistemas de trading
VirtuaGod Escreveu:Alguém já pensou fazer tipo um Hedge Fund com o vosso sistema? Qual seria a facilidade de o fazer em Portugal? Qual seria a dificuldade em Inglaterra ou States?
No meu caso, estou a gerir uma carteira que já foi de um conjunto de amigos, mas que neste momento só agrupa fundos de 2 pessoas. Não sei se se pode chamar a isto "hedge fund"...

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
VirtuaGod Escreveu:Alguém já pensou fazer tipo um Hedge Fund com o vosso sistema? Qual seria a facilidade de o fazer em Portugal? Qual seria a dificuldade em Inglaterra ou States?
Por acaso já pensei algo vagamente, mas não sei quais as exigências para se abrir um aqui. Alguém sabe?
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Alguém já pensou fazer tipo um Hedge Fund com o vosso sistema? Qual seria a facilidade de o fazer em Portugal? Qual seria a dificuldade em Inglaterra ou States?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Deixo aqui uma reportagem sobre o Salem Abraham a quem interessar.
Cumprimentos,
MWC
Cumprimentos,
MWC
- Anexos
-
salemabraham.PDF
- (533.42 KiB) Transferido 308 Vezes
+1.7 em Agosto aqui!! Sou o único ainda longo SPX??
dammm sistema lento (deve fechar nos próximos 15 dias se o SPX não subir tipo 10% LOL)

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Eu faço alguma triagem, via "back tests". Por isso mantenho debaixo de olho um naipe de 20-30 activos. Não vale a pena andar a aplicar "trend following" a activos que lateralizam muito; a não ser (ATENÇÃO) que finalmente rompam o range em que têm vindo a negociar.
Por exemplo: há uns anos a ALTRI mexia-se bem, mas desde meados de 2010 começou a ser frustrante apanhar algum trend. Entretanto pôs-se a jeito para ser shortada, só que a GoBulling desactivou essa possibilidade.
Por exemplo: há uns anos a ALTRI mexia-se bem, mas desde meados de 2010 começou a ser frustrante apanhar algum trend. Entretanto pôs-se a jeito para ser shortada, só que a GoBulling desactivou essa possibilidade.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
No meu caso posso dizer que faço "triagem" em que o ponto 1 é não negoceio acções
Eu é só indíces (acções e obrigações), commodities e forex!!

Eu é só indíces (acções e obrigações), commodities e forex!!
Boas,
Vocês aplicam os vossos sistemas a todos os activos, ou fizeram algum tipo de triagem prévia antes de começarem a negociar "a sério"?
Vocês aplicam os vossos sistemas a todos os activos, ou fizeram algum tipo de triagem prévia antes de começarem a negociar "a sério"?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Eu também sou um trend follower e a minha rentabilidade também sofreu nestas últimas 2 sessões mantendo-se no entanto positiva.
De qualquer forma e comparando, no mesmo período (Agosto), com os índices onde negoceio:
PSI20: - 10%
CAC40: -15%
DAX30: -20%
SP500: - 10%
ter uma rentabilidade positiva é sempre bom.
Tenho pena de não ter guardado os dados mensais da minha carteira mas a partir do mesmo de Setembro também poderei colocar aqui a variação percentual da minha carteira.
De qualquer forma e comparando, no mesmo período (Agosto), com os índices onde negoceio:
PSI20: - 10%
CAC40: -15%
DAX30: -20%
SP500: - 10%
ter uma rentabilidade positiva é sempre bom.

Tenho pena de não ter guardado os dados mensais da minha carteira mas a partir do mesmo de Setembro também poderei colocar aqui a variação percentual da minha carteira.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Concordo inteiramente com as palavras do Quico. Já agora aproveito e deixo aqui também o meu quadrozito que tal como o Quico também foi afectado pela exposição aos metais em cerca de 8% tendo voltado a ficar ligeiramente negativo no mês.
Sit tight nas próximas sessões
Cumprimentos
JCS
Sit tight nas próximas sessões

Cumprimentos
JCS
- Anexos
-
- Portfolio_24Agosto2011.png (4.33 KiB) Visualizado 8241 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
O chato da disciplina de um "trend follower" é ter de ver boas valorizações (que já estiveram nos 13% este mês) a esboroarem-se bastante (8% neste momento); sobretudo quando se acompanha com "shorts" trends negativos em acções. Se os afundanços são fortes, as retracções também o são. Mas é assim a vida. Mais vale ter uma estratégia bem definida e segui-la religiosamente que andar aqui a abrir e a fechar posições "a sentimento" com resultados práticos bem piores (...e olhem que sei do que falo!). 

- Anexos
-
- Screen shot 2011-08-24 at 23.01.41.png (16.98 KiB) Visualizado 8275 vezes
Boa puxada hoje. Contribuição da AuRico Gold com (+4,25%), do GLD (+2,57%), do SLV (+2,26) e do short BCP (-3,10%). Acumulado desde Maio em 16,16%. Vamos ver como isto se porta até final do ano.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
- Anexos
-
- Portfolio_22Agosto2011.png (4.37 KiB) Visualizado 8379 vezes
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quico Escreveu:
Entretanto, pela discrepância das rentabilidades em Agosto concluo que ainda não estás a "shortar" em força acções ou índices de acções (como é o meu caso). Confirmas?
Abraço.
Boas Quico. Exacto. Ainda não estou com shorts em força, presumo que talvez pelo meu método ser semanal e de mais longo prazo. Mas há muitas que estão prestes a indicar para shortar (penso que já nesta semana que vem).
Abraço
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:Seria também interessante que outros trend followers do fórum partilhassem outros métodos de trend following diferentes para tornar o tópico mais variado e abrangente. Quico?
Cumprimentos
JCS
Olá, JCS! Obrigado por te lembrares de mim...
O problema é que, neste momento estou em modo "preguiça" (férias). Vê lá que ela é tal que só agora reparei neste teu post (ver quote); ...e ainda só vou a 1/4 na leitura do post/artigo do cem!

Mas logo que tenha pachorra prometo que coloco aqui algumas das variantes do método que uso. Demora um bocado a explicar, embora não seja nada de especial: baseia-se apenas em breakouts, quer na definição da tendência, quer na abertura e fecho de posições.
Entretanto, pela discrepância das rentabilidades em Agosto concluo que ainda não estás a "shortar" em força acções ou índices de acções (como é o meu caso). Confirmas?
Abraço.
- Anexos
-
- Screen shot 2011-08-20 at 15.09.28.png (16.9 KiB) Visualizado 8512 vezes
Elias Escreveu:JCS Escreveu: Estas coisas demoram o seu tempo a acontecerem
RULE 38: Big movements take time to develop
Sem duvida.

"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Foi quando se deram as quedas. No meu sistema o SPX há muito que quebrou a MA40 semanal o que indicaria saída caso o tivesse tido em carteira (que não tinha). Enquanto não voltar para cima da MA40 só o olharia para posições curtas e apenas caso fizesse um lower low abaixo do swing low (que parece estar ainda em formação). Estas coisas demoram o seu tempo a acontecerem e mesmo quando acontecem nada garante que sejam negócios bem sucedidos.
JCS
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:Isto porque tinha sido stopado em vários sectores no inicio de Agosto (como muitos devem ter sido também).
No final da primeira semana?
O que eu vejo é que embora o meu sistema seja em tudo semelhante ao teu é um pouco mais lento. Eu usava um sistema mais rápido que em backtests dos últimos 20 anos até era relativamente melhor mas quanto mais aumentava o periodo de análise começava a tornar-se melhor sistemas ainda mais lentos! Desta forma ainda estou longo SPX! Provavelmente fechará no início do próximo mês. Pode ser que apanhe ainda um reboundezito.
Este mês está a 4.2% o que dado o descalabro no SPX me parece bastante bom. O ouro e as Treasuries mais que compensaram!!

AutoMech Escreveu:JCS Escreveu:Obrigado pelas palavras Axeriver. Relembro o entanto que trendfollowing não é fácil. Vai ser preciso ter estômago para aguentar os drawdowns porque eles Vão acontecer...
Ao negociar activos de diferentes classes, não correlacionados ou mesmo negativamente correlacionados, como já reparei que fazes (ex. stocks e ouro), sempre ajudas a minimizar esses DDs. Tens em consideração esse aspecto na composição da carteira, assim como o balanço entre longos e curtos ?
Tenho sim. Neste momento estou um bocado exposto aos metais na proporção da carteira mas será compensado quando outros activos diferentes derem sinal de entrada. Isto porque tinha sido stopado em vários sectores no inicio de Agosto (como muitos devem ter sido também). Continuo a aguardar que os sinais de entrada apareçam e aí a diversificação torna-se mais equilibrada.
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:Obrigado pelas palavras Axeriver. Relembro o entanto que trendfollowing não é fácil. Vai ser preciso ter estômago para aguentar os drawdowns porque eles Vão acontecer...
Ao negociar activos de diferentes classes, não correlacionados ou mesmo negativamente correlacionados, como já reparei que fazes (ex. stocks e ouro), sempre ajudas a minimizar esses DDs. Tens em consideração esse aspecto na composição da carteira, assim como o balanço entre longos e curtos ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Obrigado pelas palavras Axeriver. Relembro o entanto que trendfollowing não é fácil. Vai ser preciso ter estômago para aguentar os drawdowns porque eles Vão acontecer... sendo que o que é realmente importante é não nos desviarmos do Trading plan. Trading é basicamente tendência e risk control, o resto não controlamos e temos de nos sujeitar ao que aparece...
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:zuza Escreveu:Ola JCS,
tenho acompanhado este topico e gostei das explicações acerca do sistema.
Mas gostaria de saber porque é que ao fechar uma posição não abre outra de posição inversa?
É aqui que entra a disciplina sobre a estrategia adoptada ou nunca testou os possiveis resultados?
Desde já agradeço a atenção e a partilha de conhecimentos.
Abraço e BN.
Peço desculpa só agora reparar na questão.
Quanto ao abrir uma posição inversa poderia fazê-lo (e por vezes faço-o) mas não é isso que tornará o desempenho melhor ou pior. O que interessa aqui é seguir as tendências enquanto elas existirem. Posso estar longo num activo e sair quando a tendência inverte e aplicar o montante noutra tendência longa em vez de a aplicar no short do mesmo activo (estaria na mesma a seguir uma tendência). Há sempre activos e sectores com tendência de alta mesmo quando a grande maioria cai... no entanto é normal por vezes inverter posições.
A disciplina aplica-se sobretudo no momento de cortar as perdas e ter uma estratégia de saida (e não em escolher se vamos shortar o activo X ou entrar longo no Y). O aspecto mais importante onde reconheço que evoluí bastante foi precisamente na disciplina. Hoje consigo eliminar uma perda sem pensar duas vezes. As perdas fazem parte do negócio (não quero ter mais negócios positivos que negativos, quero sim que os ganhos sejam maiores que as perdas).
Cumprimentos
JCS
JCS Escreveu:Exacto, a estratégia pode ser adaptada à maneira de ser de cada trader. O importante é seguir as tendências. Os critérios de entrada e saida podem diferir.
Apenas aconselho a deixarem-se de RSI's, estocásticos, etc, etc... deixem os gráficos limpos e olhem apenas para o preço.
JCS
Estive a ler o tópico inteirinho e considero-o dos mais ricos de todo o caldeirão. Simples, informativo e educativo. De todos os posts, os 2 acima serão talvez o que mais informação relevante contêm. A disciplina é talvez a maior arma que temos na altura de investir. Quem a controla, como o JCS, é um vencedor na corrida a longo prazo.
Quanto ao método em si, 101% de acordo. JCS = John Murphy português.
Ainda de notar a simplicidade de todo o processo. A estaleca ganha-se na altura de escolher qual(s) o activo a investir... Analisar o Índice em que está inserido é uma arma poderosa e o sector também. Não é demais referir que todo o processo fica somente dependente de uma variável: DISCIPLINA.
Cumprimentos
"You want to know a little about a lot"
Sem tirar qualquer mérito aos que realmente o merecem, fico sempre na dúvida sobre quais são as verdadeiras estrelas e quais são os que 'apenas' estiveram no sitio certo à hora certa. Quando se passa o olhos pelos market wizards, não é 1 nem 2 que posteriormente faliram.
Ao ler o livro do Darvas, por exemplo, vê-se que, apesar do método ser bom, o tipo era um bárbaro em termos de money management.
Outro que me recordo é o Martin Schwartz. O livro dele é extraordinário como retrato vivo do que era o dia a dia dum trader naqueles tempos, mas os milhões que fez descritos no livro foram à custa de muita inconsciência (leia-se risco intolerável).
Para não falar no Victor Niederhoffer que era considerado uma estrela até que faliu quase de repente.
Ou seja, todos nós que já testámos sistemas percebemos que se arriscássemos 25% do capital em cada negócio (um absurdo), nalgum momento do tempo iríamos ter um track record brutal, ao ponto de até podermos ficar milionários em pouco tempo. O díficil é estar nesse ponto de partida, no dia certo. Atendendo a que há milhares (milhões ?) de traders, há sempre uns que o conseguem e não podemos confundir esses, que apenas estiveram no dia certo, com os outros que relamente têm um método e bastante mais mérito.
É por isso que quando se fala em grandes performances, o mínimo é olhar para o DD e o rácio sharpe, só para se ter uma ideia.
Note-se que isto não tem nada a ver com o comentário do JCS sobre o Paul Tudor Jones ou do John Henry. Não faço ideia se eles criaram a fortuna de forma agressiva ou não. É apenas uma reflexão geral.
Ao ler o livro do Darvas, por exemplo, vê-se que, apesar do método ser bom, o tipo era um bárbaro em termos de money management.
Outro que me recordo é o Martin Schwartz. O livro dele é extraordinário como retrato vivo do que era o dia a dia dum trader naqueles tempos, mas os milhões que fez descritos no livro foram à custa de muita inconsciência (leia-se risco intolerável).
Para não falar no Victor Niederhoffer que era considerado uma estrela até que faliu quase de repente.
Ou seja, todos nós que já testámos sistemas percebemos que se arriscássemos 25% do capital em cada negócio (um absurdo), nalgum momento do tempo iríamos ter um track record brutal, ao ponto de até podermos ficar milionários em pouco tempo. O díficil é estar nesse ponto de partida, no dia certo. Atendendo a que há milhares (milhões ?) de traders, há sempre uns que o conseguem e não podemos confundir esses, que apenas estiveram no dia certo, com os outros que relamente têm um método e bastante mais mérito.
É por isso que quando se fala em grandes performances, o mínimo é olhar para o DD e o rácio sharpe, só para se ter uma ideia.
Note-se que isto não tem nada a ver com o comentário do JCS sobre o Paul Tudor Jones ou do John Henry. Não faço ideia se eles criaram a fortuna de forma agressiva ou não. É apenas uma reflexão geral.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quem está ligado: