Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 17/9/2010 15:22

E se entrar na 1ª saída, sem portico e sair na 3ª?

Não pagam certo?

Mas que pouca vergonha é esta!!! Uns pagam e outros não?

Já sei onde vou por o primeiro portico que deitar abaixo. :lol:

Registado: 15/1/2010 15:30

por tonirai » 17/9/2010 15:10

jcms Escreveu:
pocoyo Escreveu:Dizes isso porquê? Não tem portico?

Eles para evitar de um "gajo" deitar abaixo os porticos, até já nem os metem. :)

Não, o unico portico que existe na A29 entre a Feira e o Porto é em Miramar antes do nó que dá para a ponte Arrabida.
Se for a Espinho ou a Miramar ver as miudas não pago nada, tanto na ida como na vinda.

Então é simples, entres onde entrares pagas o mesmo, já que só se paga aí.
Cada pórtico implica um pagamento de x... por exemplo, se após um pórtico tiveres 3 saídas até ao próximo pórtico, pagas o mesmo quer saias na 1ª ou na 3ª.

Registado: 19/4/2007 18:26

por jcms » 17/9/2010 15:04

pocoyo Escreveu:Dizes isso porquê? Não tem portico?

Eles para evitar de um "gajo" deitar abaixo os porticos, até já nem os metem. :)

Não, o unico portico que existe na A29 entre a Feira e o Porto é em Miramar antes do nó que dá para a ponte Arrabida.
Se for a Espinho ou a Miramar ver as miudas não pago nada, tanto na ida como na vinda.

Registado: 29/11/2007 4:08

por pocoyo » 17/9/2010 14:57

Dizes isso porquê? Não tem portico?

Re: Itenerarios para evitar as SCUT

por jcms » 17/9/2010 13:42

Flugufrelsarinn Escreveu:
pocoyo Escreveu:
jcms Escreveu:De Santa Maria da Feira para o Porto:
Entra na A29 na Feira sai na saida para o Picoto/Nogueira da Regedoura entra na A1 paga 0,55€ de portagem e nos Carvalhos escolhe pela ponte do Freixo ou Arrabida.
Se alguem conhecer do Porto para Viana do Castelo, agradeço.

Só tens a N13.

E se fores ligeiro porque os pesados não passam a ponte de Esposende...

Quando este tema começou a ser discutido, alguem ligado ao protesto disse como evitar alguma portagem entre o Porto e Viana do Castelo.
Como eles sabem se entro na Feira ou em Espinho?
Vão cobrar a portagem pelo residencia?
Tenho a minha residencia na Feira, mas se for para o Porto na A29 entro em Espinho, como vou pagar?

por flugufrelsarinn » 17/9/2010 9:38

pocoyo Escreveu:
Entra na A29 na Feira sai na saida para o Picoto/Nogueira da Regedoura entra na A1 paga 0,55€ de portagem e nos Carvalhos escolhe pela ponte do Freixo ou Arrabida.

Só tens a N13.

E se fores ligeiro porque os pesados não passam a ponte de Esposende...

Registado: 3/11/2008 18:35

por pocoyo » 17/9/2010 9:09

Só tens a N13.

Itenerarios para evitar as SCUT

por jcms » 17/9/2010 2:26

De Santa Maria da Feira para o Porto:

por Elias » 16/9/2010 14:56

nunofaustino Escreveu:
Elias Escreveu:Não existe uma auto-estrada em Portugal em que seja perigoso circular a 120 km/h. As auto-estradas só são perigosas quando o pessoal quer voar baixinho.

No A29 junto ao Porto o limite é de 100Km... e é muito arriscado andar naquela AE acima dos 120Km.

Nuno,

"Acima dos 120" diferente de "a 120".

Abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

por nunofaustino » 16/9/2010 14:54

Elias Escreveu:Não existe uma auto-estrada em Portugal em que seja perigoso circular a 120 km/h. As auto-estradas só são perigosas quando o pessoal quer voar baixinho.

No A29 junto ao Porto o limite é de 100Km... e é muito arriscado andar naquela AE acima dos 120Km.
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Marco Martins » 15/9/2010 23:23

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Eventualmente poderiam fazer algumas SCUT mais baratas (aquelas não têm qualquer semelhança com auto-estradas).

O que é isso de "SCUT mais barata"?

É que uma SCUT ou é totalmente gratuita ou então nem sequer é SCUT :shock:

:lol:

Referia-me ao valor de portagem que deveria ser mais barato em comparação com uma Auto-estrada.

Por exemplo a A29 terá o mesmo preço que a A1 Porto-Aveiro e no entanto não tem condições idênticas.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 15/9/2010 21:41

Marco Martins Escreveu:Eventualmente poderiam fazer algumas SCUT mais baratas (aquelas não têm qualquer semelhança com auto-estradas).

O que é isso de "SCUT mais barata"?

É que uma SCUT ou é totalmente gratuita ou então nem sequer é SCUT :shock:

por Marco Martins » 15/9/2010 21:34

Flugufrelsarinn Escreveu:
Elias Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:Concordo com isso mas comparar a A29 com a A1 é comparar a água com vinho. A A29 é um bocadinho (grande) mais perigosa, sinuosa, e não dá para acelerar um bocadinho assimmmmmm....

Não existe uma auto-estrada em Portugal em que seja perigoso circular a 120 km/h. As auto-estradas só são perigosas quando o pessoal quer voar baixinho.

Flugufrelsarinn Escreveu:Já na A28 concordo perfeitamente e mais a A3 passa pelo vale do Ave uma das regiões com maior taxa de desemprego... Era bem visto uma isençaozinha para eles não era?

E em tua opinião quais são as auto-estradas que não deviam ter isenção?

Por mim pagava-se em todas... Só dei esse exemplo por uma questão de igualdade... e sou do Porto

Eventualmente poderiam fazer algumas SCUT mais baratas (aquelas não têm qualquer semelhança com auto-estradas).

Registado: 7/4/2007 17:13

por flugufrelsarinn » 15/9/2010 13:41

Elias Escreveu:
Flugufrelsarinn Escreveu:Concordo com isso mas comparar a A29 com a A1 é comparar a água com vinho. A A29 é um bocadinho (grande) mais perigosa, sinuosa, e não dá para acelerar um bocadinho assimmmmmm....

Não existe uma auto-estrada em Portugal em que seja perigoso circular a 120 km/h. As auto-estradas só são perigosas quando o pessoal quer voar baixinho.

Flugufrelsarinn Escreveu:Já na A28 concordo perfeitamente e mais a A3 passa pelo vale do Ave uma das regiões com maior taxa de desemprego... Era bem visto uma isençaozinha para eles não era?

Por mim pagava-se em todas... Só dei esse exemplo por uma questão de igualdade... e sou do Porto

por Valete » 15/9/2010 13:20

Na zona entre Esmoriz e Porto a A29 é de facto muito má. Há vias de circulação municipais bem melhores. De Esmoriz para baixo é melhor que a A1.

Mas isso pouco interessa agora. O que importa é que se vai pagar em todo o lado, seja lá onde for e o que estamos a pagar.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Elias » 14/9/2010 23:44

por flugufrelsarinn » 14/9/2010 21:40

Concordo com isso mas comparar a A29 com a A1 é comparar a água com vinho. A A29 é um bocadinho (grande) mais perigosa, sinuosa, e não dá para acelerar um bocadinho assimmmmmm....

Obvio que estou a ter em conta uma viagem à noite sem aquele tráfego diário...

Se a diferença n for muita deixo de usar a A29 e passo a usar a A1 para trabalhar, mesmo com as obras que ainda existem ali por Estarreja...

Já na A28 concordo perfeitamente e mais a A3 passa pelo vale do Ave uma das regiões com maior taxa de desemprego... Era bem visto uma isençaozinha para eles não era?

por Elias » 14/9/2010 21:00

Valete Escreveu:Tanto a A28 e a A29 são em alguns troços bem melhores que as irmãs. Portanto não sendo os concelhos das pagas ricos e os concelhos vizinhos das grátis pobres, não vejo porque uns tem de pagar e outros não.
Desta forma devia ser tudo grátis.

Mainada 8-)

por Valete » 14/9/2010 18:25

mais_um Escreveu:
lsilva4 Escreveu:
Valete Escreveu:Quem paga portagens devia saber para onde vai o seu dinheiro. Ou anda um gajo anos e anos a pagar auto-estradas feitas com dinheiros comunitários?
Ou então andamos a pagar outra coisa qualquer, como por exemplo a sobrevivência de empresas de construção civil ligadas ao Estado.

Dou como exemplo a A3 (Porto - Valença).
Esta auto-estrada foi concluída no final dos anos 90. Menos de 10 anos depois já andavam a rebentar tudo entre o Porto e as portagens da Maia para alargarem.
Depois de mais de 1 ano de martírio para fazer esse trajecto, fiquei recentemente a saber que o troço Maia - Santo Tirso, vai também ele ser todo rebentado para alargar, destruindo passagens aéreas e quase todos os viadutos, para construir tudo de novo. Neste momento já é muito perigoso e moroso fazer esse troço e nos próximos 2 anos!! só vai piorar.

Agora as questões:

- Os "técnicos" que projectaram a auto-estrada eram tão estúpidos que não conseguiam prever o fluxo de transito na década seguinte?

- Ou será que os estúpidos somos todos nós que pagamos impostos para andarem os Bob's construtores deste país a brincar ao constrói, bota abaixo e reconstrói?

- Ou será que o estúpido sou eu que vou andar mais de 3 anos a pagar portagem para circular em caminhos de *****?

Infelizmente a resposta deverá ser "sim"

EM Portugal o futuro deve ser ontem. Acho que devemos implementar novas unidades de medida de tempo, equações de custos, etc que acho que os mui eficientes senhores responsáveis por obras públicas e público\privadas ainda não as entenderam. para o "Bê" "À" "BÁ" existem as escolas primárias quem sabe um regresso aos bancos da faculdade como o Primeiro tanto deseja.

P.S. Se alguém conhecer um destes senhores emprestem-lhes um dicionário, quem sabe um Magalhães para consultarem a definição de "planeamento". É só um conceito, mas era capaz de acender umas luzes.

Alguns esclarecimentos, os alargamentos de vias são obrigatórios por contrato quando o trafego ultrapassa determinado valor. Quem paga esses alargamentos são as concessionárias, obviamente que recebem as portagens de quem passa por lá, é por isso que a Brisa tem lucros.

É preciso não misturar as SCUT com as AE concessionadas com portagem.

Não é facil acertar com as previsões de trafego, há muitos factores envolvidos, dai chamar-se previsões ou estimativas , baseados em determinados pressupostos que por vezes podem sofrer alterações.

Eu ia dizer que por não ser fácil é que eles são pagos a peso de ouro para fazerem essas previsões, mas é tão óbvio que a principal via entre o Porto e norte de Portugal/Galiza tinha de ser alguma coisa em condições que nem vale a pena ir por aí.

O problema:

É que agora não é só construir. É preciso pagar a alguém para destruir o que foi feito uma dúzia de anos antes.

O trabalho em si fica muito mais moroso (logo muito mais caro), porque as obras não podem ser feitas com liberdade de movimentos por causa do transito.

Para além de todos os inconvenientes que advém para o utilizador.

Mas este não é caso virgem. Nos anos 80 ainda não tinham terminado o IP5, já aquilo estava desactualizado. Muitas mortes depois, lá foram rebentar tudo outra vez e volta a fazer de novo.

Agora gostava de saber quem são os ilustres catedráticos responsáveis por tão acertados estudos?

Quanto á diferença entre scut e ae paga quando paralelas e na mesma região (A3 - A28) (A1 - A29), não vejo nenhuma.
Tanto a A28 e a A29 são em alguns troços bem melhores que as irmãs. Portanto não sendo os concelhos das pagas ricos e os concelhos vizinhos das grátis pobres, não vejo porque uns tem de pagar e outros não.
Desta forma devia ser tudo grátis.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por mais_um » 14/9/2010 17:09

lsilva4 Escreveu:
Valete Escreveu:Quem paga portagens devia saber para onde vai o seu dinheiro. Ou anda um gajo anos e anos a pagar auto-estradas feitas com dinheiros comunitários?
Ou então andamos a pagar outra coisa qualquer, como por exemplo a sobrevivência de empresas de construção civil ligadas ao Estado.

Dou como exemplo a A3 (Porto - Valença).
Esta auto-estrada foi concluída no final dos anos 90. Menos de 10 anos depois já andavam a rebentar tudo entre o Porto e as portagens da Maia para alargarem.
Depois de mais de 1 ano de martírio para fazer esse trajecto, fiquei recentemente a saber que o troço Maia - Santo Tirso, vai também ele ser todo rebentado para alargar, destruindo passagens aéreas e quase todos os viadutos, para construir tudo de novo. Neste momento já é muito perigoso e moroso fazer esse troço e nos próximos 2 anos!! só vai piorar.

Agora as questões:

- Os "técnicos" que projectaram a auto-estrada eram tão estúpidos que não conseguiam prever o fluxo de transito na década seguinte?

- Ou será que os estúpidos somos todos nós que pagamos impostos para andarem os Bob's construtores deste país a brincar ao constrói, bota abaixo e reconstrói?

- Ou será que o estúpido sou eu que vou andar mais de 3 anos a pagar portagem para circular em caminhos de *****?

Infelizmente a resposta deverá ser "sim"

EM Portugal o futuro deve ser ontem. Acho que devemos implementar novas unidades de medida de tempo, equações de custos, etc que acho que os mui eficientes senhores responsáveis por obras públicas e público\privadas ainda não as entenderam. para o "Bê" "À" "BÁ" existem as escolas primárias quem sabe um regresso aos bancos da faculdade como o Primeiro tanto deseja.

P.S. Se alguém conhecer um destes senhores emprestem-lhes um dicionário, quem sabe um Magalhães para consultarem a definição de "planeamento". É só um conceito, mas era capaz de acender umas luzes.

Alguns esclarecimentos, os alargamentos de vias são obrigatórios por contrato quando o trafego ultrapassa determinado valor. Quem paga esses alargamentos são as concessionárias, obviamente que recebem as portagens de quem passa por lá, é por isso que a Brisa tem lucros.

É preciso não misturar as SCUT com as AE concessionadas com portagem.

Não é facil acertar com as previsões de trafego, há muitos factores envolvidos, dai chamar-se previsões ou estimativas , baseados em determinados pressupostos que por vezes podem sofrer alterações.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por pocoyo » 14/9/2010 17:06

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:Ainda não sou contra, já viste algum portico no chão?

Não vi pórticos no chão, mas vi-te escrever isto: "Há zonas nas Scuts que não devia haver descontos, mas sim isenções."

Se isto não é ser contra as portagens, então é o quê? Demagogia barata? :lol:

Talvez seja…
Na verdade as zonas que eu estou a pensar ainda não têm pórticos. Por isso, não os posso deitar abaixo. :lol:

PS. O meu problema nas citações é quando é mais do que uma citação.

por Elias » 14/9/2010 16:38

pocoyo Escreveu:Ainda não sou contra, já viste algum portico no chão?

Não vi pórticos no chão, mas vi-te escrever isto: "Há zonas nas Scuts que não devia haver descontos, mas sim isenções."

Se isto não é ser contra as portagens, então é o quê? Demagogia barata? :lol:

pocoyo Escreveu:PS. Não sei fazer as citações como tu.

Carregas no botão "citar" quando estás a ler a mensagem. Depois seleccionas os bocados de texto que te interessa.

P.S. - Esta dica foi isenta de portagem 8-)

por pocoyo » 14/9/2010 16:35

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:Só te posso responder a isso depois de meterem as portagens.

Então se não sabes responder e admites que não sabes, porque é que és contra as portagens?

pocoyo Escreveu:Imagina que toda gente deixa de usar as scuts e passa a usar as nacionais, tornando o transito caotico. Nesse caso não se deve pagar.

Estás a partir do princípio que ninguém está disposto a pagar para usar as actuais SCUT. Curiosamente também se dizia o mesmo sobre a CREL quando passou a ser paga (em 2002) e no entanto ela continua a ser usada por muitos milhares de veículos diariamente. Será que os utilizadores são todos parvos?

Então se não sabes responder e admites que não sabes, porque é que és contra as portagens?

Ainda não sou contra, já viste algum portico no chão?

Estás a partir do princípio que ninguém está disposto a pagar para usar as actuais SCUT. Curiosamente também se dizia o mesmo sobre a CREL quando passou a ser paga (em 2002) e no entanto ela continua a ser usada por muitos milhares de veículos diariamente. Será que os utilizadores são todos parvos?

Não é nada disso só usei a hiperbole para te explicar o ponto de vista.

PS. Não sei fazer as citações como tu.

por Elias » 14/9/2010 16:24

pocoyo Escreveu:Só te posso responder a isso depois de meterem as portagens.

pocoyo Escreveu:Imagina que toda gente deixa de usar as scuts e passa a usar as nacionais, tornando o transito caotico. Nesse caso não se deve pagar.

por pocoyo » 14/9/2010 16:17

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:
Elias Escreveu:Pois para mim não faz sentido algum e é por isso que sou contra qualquer política de descontos.

Há zonas nas Scuts que não devia haver descontos, mas sim isenções.

Eles pensão que o povo do norte é "manso", mas eles vão ver os porticos no chão. Em determinadas zonas, claro.

pocoyo, deixa-me perguntar-te o seguinte: em tua opinião, quais os troços em que não deve haver isenções?

Só te posso responder a isso depois de meterem as portagens.

Imagina que toda gente deixa de usar as scuts e passa a usar as nacionais, tornando o transito caotico. Nesse caso não se deve pagar.

Repara, vou-te dar o exemplo dos "murcões" de Braga, como o transito estava impossivel eles fizeram via de cintura em que ninguem paga.

Nos outros lados não se criou porque havia as Scuts.

Penso que é uma questão de bom senso, e nós não somos parvos.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], lfstorres, LMMV, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69 e 164 visitantes