Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica o mapa actualizado. Grande bravura dos militares ucranianos a defenderem-se contra um exercito invasor muito mais poderoso, do presidente que tem demonstrado enorme coragem e determinação e dos cidadãos que se estão a voluntariar em grande número para defender o que é deles.
Parece que os ucrânianos preparam-se melhor que os russos, pois concentraram as suas defesas nas cidades, evitando assim a batalha em campo aberto, onde iam ter grandes dificuldades.
Como alguns aqui mencionaram, é quase impossivel tomar conta de um país com a área da Ucrânia, com as forças que os russos têm mobilizadas.
Acredito que o pior para os russsos, será quando entrarem nas cidades e enfrentarem uma guerra de guerrilha urbana, ainda mais porque há muitos civis armados.
Putin não vai querer perder a face, pois era a sua morte, e isso é assustador. Segundo informações de hoje, está a chegar ajuda militar via Letónia e Polónia, e de certeza que os russos vão tentar interromper essas linhas de abastecimento.
Espero que na Rússia, alguém tenha o discernimento para não passar esta guerra para outro patamar.
Pedro
Sugiro que leias o meu outro post anterior. Não estou a "escalar" nada. Nem estou a expressar a minha opinião em relação àquela situação em concreto e muito menos estou a alegar que tu não podes discordar daquela imposição. Começaste por apresentar um caso concreto mas depois passaste para um princípio geral e é do princípio geral que eu estou a falar (ver aqui).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estas a escalar isto desnecessáriamente. O conceito pode ser impossível na tua cabeça , na minha não. Só estou a discordar que me obriguem a lutar numa guerra que não seja minha e me impeçam de sair do país. Como estão a fazer na Ucrânia do fariam se fosse em Portugal. Posso discordar? Obrigado
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Como isto pode ser mal interpretado, volto a frizar que eu não estou a manifestar a minha opinião pessoal sobre nenhum cenário concreto. Apenas a ilustrar que não é possível atribuir toda a liberdade a todos ao mesmo tempo. Trata-se sempre de procurar um ponto de "equilibrio" que atenda a diferentes interesses (reflectidos numa série de direitos, liberdades e garantias). E que nenhuma solução vai alguma vez agradar a toda a gente, porque não valorizamos todos as mesmas coisas. É um objectivo impossível.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ricardmag Escreveu:Isso também se aplica no caso de querer fugir de uma guerra no meu país que não queira participar ?
Aplica-se sempre. Não existem liberdades individuais absolutas, é um conceito impossível. Existem 100 individuos, se 99 fugirem e ficar 1, o que fica está limitado ao risco que os 99 lhe impuseram. Não teve realmente o mesmo tipo de liberdade de escolha na apreciação da sua situação individual que os outros 99 tiveram. Isto não significa que eu estou a favor ou contra. Não se trata disso. O que te estou a indicar é que o conceito que estás a defender, é um conceito impossível.
Na prática, o que fazemos é elaborar constituições e leis que tentam balancear/conciliar diferentes interesses (direitos, liberdades e garantias) de diferentes maneiras e em diferentes graus.
Isso também se aplica no caso de querer fugir de uma guerra no meu país que não queira participar ?
ricardmag Escreveu:Não estava a argumentar, apenas estava a discordar dessas leis que retiram a liberdade, cada um deve poder escolher o futuro e os riscos que quer tomar.
O que alegas que devia acontecer não é possível de acontecer pois, inevitavelmente, as liberdades de uns colidem com as dos outros. Se tiveres toda a liberdade de escolher os riscos que queres tomar, acabarás a impor riscos aos outros que estes não querem tomar e vice-versa.
Não estava a argumentar, apenas estava a discordar dessas leis que retiram a liberdade, cada um deve poder escolher o futuro e os riscos que quer tomar.
Confesso que não percebo nada do teu argumento.
MarcoAntonio Escreveu:No que diz respeito à possibilidade de impedir os cidadãos de abandonar o país, como é possível limitar o movimento das pessoas, diria que sim (como de resto ocorreu recentemente com a pandemia).
É a tal "ditadura" camuflada de democracia.
Conspirando, começa a fazer sentido que a pandemia pode ter sido um simulacro para algo pior

A Alemanha vai enviar mísseis e armas anti tanque.
França e Portugal também vão enviar armamento.
No entanto os russos estão cada vez mais perto de Kiev.
As refinarias em Kiev e kharkiv foram atacadas.
Por isso a tendência será o Putin acelerar os ataques a toda a força antes que mais países comecem a dar apoio..
O único desfecho útil seria dar qq coisa ao Putin ou ele cometer suicídio e haver uma mudança de governo na Rússia e terem outro Ieltsin ou Gorbachev.
França e Portugal também vão enviar armamento.
No entanto os russos estão cada vez mais perto de Kiev.
As refinarias em Kiev e kharkiv foram atacadas.
Por isso a tendência será o Putin acelerar os ataques a toda a força antes que mais países comecem a dar apoio..
O único desfecho útil seria dar qq coisa ao Putin ou ele cometer suicídio e haver uma mudança de governo na Rússia e terem outro Ieltsin ou Gorbachev.
- Registado: 7/4/2007 17:13
ricardmag Escreveu:Quanto ao bloqueio Swift será só para alguns bancos, não ficou claro que os pagamentos do gás ficam causa. O mais certo é que não fiquem porque senão eles fecham a torneira colado de lá.
Pelo que estou a ler nalgumas notícias e a ouvir de alguns comentadores, parece que é esse o caso: as medidas terão sido desenhadas para permitir a continuidade da exportação de petróleo e gás para a Europa.
ricardmag Escreveu:A lei marcial em Portugal também prevê uma obrigação destas ?
Em Portugal não existe Lei Marcial. Existem o Estado de Sítio e o Estado de Emergência (que prevêm a suspenção de direitos, liberdades e garantias com algumas excepções). O mais próximo de uma Lei Marcial no nosso caso é o Estado de Sítio.
No que diz respeito à possibilidade de impedir os cidadãos de abandonar o país, como é possível limitar o movimento das pessoas, diria que sim (como de resto ocorreu recentemente com a pandemia).
MarcoAntonio Escreveu:ricardmag Escreveu:É verdade que homens maiores de idade não podem sair da Ucrânia?
Entre os 18 e 60, pois podem ser requisitados. Contudo de momento ninguém está a ser requisitado, o exército mal consegue dar conta das filas de voluntários (segundo os jornalistas/correspondentes). Estão a voluntariar-se quer homens quer mulheres e das mais variadas idades.
Percebo a ideia mas não acho muito correto não deixar sair do país.
A lei marcial em Portugal também prevê uma obrigação destas ?
Quanto ao bloqueio Swift será só para alguns bancos, não ficou claro que os pagamentos do gás ficam causa. O mais certo é que não fiquem porque senão eles fecham a torneira colado de lá.
MarcoAntonio Escreveu:Marco Martins Escreveu:Estava a ler ao pouco que a Turquia bloqueou navios russos.
Não bloqueou. Não se sabe se vai bloquear, a Ucrania tem estado a pedi-lo e a Turquia já fez publicamente alguns comentários sobre em que é que podia consistir. Houve um tweet do presidente da Ucrania que foi interpretado como tendo já sido decidido.
Sim. Entretanto já foi negado pela Turquia.
Para além disso já houve 4 barcos atacados por barcos russos e a Turquia não agiu (isto deve ser para evitar envolver a Nato).
BearManBull Escreveu:Com o bloqueio do acesso ao sistema SWIFT e com o bloqueio aereo, só deve faltar cortar as compras do gás e petróleo russos.
Penso que as compras de gás e petróleo já ficam sem efeito como consequência disto. Não estou inteiramente certo, porém.
A internet, não me parece. Por um lado, nós queremos ter acesso ao que se passa lá. E por outro, nós queremos fazer chegar lá informação que é censurada pelo regime (os jovens por exemplo, tendem a basear-se menos na TV - controlada por Putin - do que os mais velhos, pode ser um mecanismo importante de combate à desinformação da população russa). Além da extrema dificuldade de implementar (ie, de isolar especificamente a Rússia de uma série de outros países).
factos , para a semana tinha umas reuniões técnicas com uma equipe de programação em que alguns elementos estão na ucrânia para u m projeto de cloud.
já recebi o cancelamento da mesma.
Mas vão haver aguas agitadas nas TI porque muitas empresas tem programadores da ucrânia e na Rússia. Portanto para a semana muita empresa vão andar com loucos a tentar encontrar solução para isso.
Isto sinto na pele.
Portanto o corte com a Rússia, que infelizmente não se pode cotar só com os maus da fita, há lá muita gente inocente.
já recebi o cancelamento da mesma.
Mas vão haver aguas agitadas nas TI porque muitas empresas tem programadores da ucrânia e na Rússia. Portanto para a semana muita empresa vão andar com loucos a tentar encontrar solução para isso.
Isto sinto na pele.
Portanto o corte com a Rússia, que infelizmente não se pode cotar só com os maus da fita, há lá muita gente inocente.
- Registado: 11/1/2022 1:13
Marco Martins Escreveu:A guerra é algo muito mau!
Ainda hoje estava um português na Ucrânia a dizer que um avião russo deixou cair brinquedos e telemóveis que estavam armadilhados!!
Isto não me parece credível de todo. Já tem sido dito noutros conflitos mas não creio que haja qualquer evidência concreta. Tem todo o aspecto de urban legend.
Com o bloqueio do acesso ao sistema SWIFT e com o bloqueio aereo, só deve faltar cortar as compras do gás e petróleo russos.
Também se me passou pela cabeça que podiam cortar o acesso á internet. Se cortarem os backbones podem pelo menos tornar o acesso com uma qualidade paupérrima e de pouco uso prático.
Também se me passou pela cabeça que podiam cortar o acesso á internet. Se cortarem os backbones podem pelo menos tornar o acesso com uma qualidade paupérrima e de pouco uso prático.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
A guerra é algo muito mau!
Ainda hoje estava um português na Ucrânia a dizer que um avião russo deixou cair brinquedos e telemóveis que estavam armadilhados!!
Opcard Escreveu:Penso que ele devia estado calado , mais se ele nuca fala-se teria tido mais votos .
“Rui Rio adverte que “UE deve medir consequências antes de avançar com mais sanções contra Rússia”
Por acaso quando saiu a notícia de retirarem a Rússia do Swift, pensei o mesmo!
Tal como os russos já disseram, as relações com a Europa voltaram muito atrás e vão demorar muitos anos para se recompor.
Neste momento, quanto mais se espicaçar o Putin e a Rússia com novas sansoes umas em cima das outras, só lhe dará motivos para avançarem com toda a força para a Europa..
- Registado: 19/2/2007 10:01
ricardmag Escreveu:É verdade que homens maiores de idade não podem sair da Ucrânia?
Entre os 18 e 60, pois podem ser requisitados. Contudo de momento ninguém está a ser requisitado, o exército mal consegue dar conta das filas de voluntários (segundo os jornalistas/correspondentes). Estão a voluntariar-se quer homens quer mulheres e das mais variadas idades.
É verdade que homens maiores de idade não podem sair da Ucrânia?
654235 Escreveu:alguém ligado espionagem do senado, afirmou isso, mas não podia adiantar mais nada. No rodapé da CNN
Nesse caso, dizia respeito ao Marco Rubio.
O Marco Rubio é o representante dos senadores republicanos no Senate Intelligence Committee.
Ele não disse isso com base em "informação segura". Foi um comentário, uma apreciação pessoal. É um dos exemplos que dei no primeiro post. Ele referiu isso em entrevistas num tom algo informal e postou também um tweet. Claro que a informação a que ele tem acesso o deve ter levado a concluir isso. Mas o mesmo se aplica aos outros exemplos que dei como o Boris e o Ben Wallace.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Purificaçao e 60 visitantes