Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 23/11/2016 15:25

In Negócios, em 23/11/2016:

«Corte de balcões na banca pode não ficar por aqui.

No seu relatório de estabilidade, o Banco de Portugal lembra que Portugal tem mais balcões do que o resto da Europa. A aposta na tecnologia poderá ajudar à diminuição de agências para o ganho de eficiência operacional.

Portugal cortou menos balcões do que a Grécia, a Irlanda e Espanha e que a média da União Europeia desde 2008. A conclusão é do Banco de Portugal, que avança que cortes adicionais nas agências bancárias podem ser uma solução na procura de mais eficiência na actividade dos bancos.

No relatório de estabilidade financeira, divulgado esta quarta-feira 23 de Novembro, o regulador do sector financeiro adianta que o país tem 0,54 balcões por cada mil habitantes. Mais do que o rácio de 0,23 da Grécia e mais do que as 0,15 agências que cada grupo de 1.000 habitantes na Irlanda tem à sua disposição. A média europeia, contabilizando apenas os 15 países da região em 1995 e portanto excluindo os países do leste europeu, é de um rácio de 0,35 balcões por mil habitantes.

"Note-se que o sistema bancário português, apesar da redução, manteve uma densidade de balcões claramente acima da média europeia, da Grécia e da Irlanda e ainda inferior ao caso espanhol", assinala a autoridade liderada por Carlos Costa, que é a responsável pelas comparações que constam no relatório.

Estes dados são utilizados igualmente pelo Banco de Portugal para referir que o país, "apesar do ajustamento efectuado", cortou menos balcões por cada mil habitantes do que aqueles países periféricos.

A entidade de supervisão bancária lembra que estas conclusões podem motivar a discussão sobre a diminuição adicional da rede bancária mas diz que a comparação tem de ser vista à luz de vários factores que podem justificar a maior existência de balcões em Portugal, como a "pequena dimensão dos grupos bancários nacionais" e o facto de o sistema bancário não se ter alterado muito nos anos até à intervenção da troika.

Mas, na prática, o banco assume que a diminuição da rede de agências é para continuar: o regulador defende que é necessário um maior investimento na inovação como nas empresas tecnológicas que prestam serviços financeiros (as "fin tech"). A aposta "contribuirá para o aumento da eficiência operacional, com a redução de custos (menos balcões e menos colaboradores) e uma resposta mais rápida e eficiente aos clientes".

Em relação à estratégia de corte de balcões, o Banco de Portugal sublinha que pode ser feita numa lógica de sector: "Esta solução pode ser eficaz quando o sistema bancário como um todo reduz a rede, porque nesse caso poderá ter um impacto menor nas quotas de mercado".

O alerta do regulador

Há, contudo, um alerta deixado no relatório de estabilidade financeira em relação a cortes de agências, depois de anos de reduções de balcões. O Banco Popular foi a última instituição financeira em território nacional a antecipar o fecho de dependências bancárias.

"É necessário analisar se o fecho de balcões gera poupanças relevantes, especialmente no curto prazo, dado que esta estratégia implica custos para reposição do espaço comercial e a potencial perda de clientes, o que pode reduzir o valor de um banco como negócio de retalho", avisa o Banco de Portugal.».

Registado: 24/1/2014 17:24

por Ativo » 23/11/2016 14:43

NaoSei Escreveu:
leão2 Escreveu:
zecatreca_2 Escreveu:Continua a fazer "lower lows and lower highs" (quem não sabe o que é, pesquise), típico de bear market. Acrescento que neste momento está dentro de um possível triângulo descendente.
:arrow:

Se o BCP fizer o triplo fundo, a mesma vai vir aos 0,7391 como indica o gráfico.download/file.php?id=169972&t=1
Se esta menina vier aos valores acima mencionados, aí entro com uns quilos.

eu apanho-a aos 1,11...não sou assim tão ganancioso ao esperar por ela a esses valores, até porque aí o bcp não vale quase nada (500Milhoes??) nem metade do polaco??? acho que existe um pensamento irracional em relação a esta cotada....

ativo Escreveu:
Aguenta, porque vais poder comprar a um preço melhor do que o da Fosun!

jr.alves83 Escreveu:
Xii.. Será activo??? Será que os chineses não puseram uns milhoes de lado para segurar a cotação em bolsa? eles podem comprar acçoes no mercado, correcto? So não as podem vender durante 3 anos. Não esperava a queda de hoje.

"jr.alves83", no teu "post" anterior não citaste bem a intervenção, no Fórum, de várias pessoas. Fica feita a devida correção.

É sim, "jr.alves83", prepara-te para a descida! :wink:

por NaoSei » 23/11/2016 12:30

Penaforte Escreveu:NaoSei, gostava de te colocar uma questão.. quando iniciaste a acumulação de acções do BCP?

com o objectivo de acumular foi desde a casa dos 0,03x (antigos). o primeiro objectivo foram o meio milhao e agora com a queda até aos 0,01x ( antigos) passei a ter o objectivo de 1 Milhao de acoes que nas acoes actuais será 13333. o excesso que adquirir será para venda a curto prazo, neste momento já tenho 12266.

Registado: 8/10/2008 11:04

por Rango » 23/11/2016 12:23

OIL2016 Escreveu:Venda do novo Banco adiada para o ano, talvez seja esta a próxima noticia e última noticia do novo banco de 2016.
- Daí a queda hoje do BCP.
- Governo vai adiar este negocio, porque tal poderia afectar o deficit orçamental para este ano. :roll:

Isso seria notícia para o BCP subir e não para descer. Se o anúncio da entrega da proposta do BCP para adquirir o novo Banco teve um efeito negativo na cotação, agora, logicamente (como se houvesse alguma lógica nos mercados), tal anúncio de adiamento seria razão para o BCP subir...

A verdade é que tanto o BCP como o BPI não estão interessados no Novo Banco... se realmente estivessem interessados as suas propostas não estariam na cauda de todas as outras propostas... :roll:

Novo Banco mais perto de ficar em mãos estrangeiras
https://www.dinheirovivo.pt/banca/novo- ... FLboc.dpuf
Editado pela última vez por Rango em 23/11/2016 12:41, num total de 1 vez.

Registado: 16/9/2016 15:35

por jr.alves83 » 23/11/2016 12:14

ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:
leão2 Escreveu:Continua a fazer "lower lows and lower highs" (quem não sabe o que é, pesquise), típico de bear market. Acrescento que neste momento está dentro de um possível triângulo descendente.

Se o BCP fizer o triplo fundo, a mesma vai vir aos 0,7391 como indica o gráfico.download/file.php?id=169972&t=1

eu apanho-a aos 1,11...não sou assim tão ganancioso ao esperar por ela a esses valores, até porque aí o bcp não vale quase nada (500Milhoes??) nem metade do polaco??? acho que existe um pensamento irracional em relação a esta cotada....

Aguenta, porque vais poder comprar a um preço melhor do que o da Fosun![/quote]

Xii.. Será activo??? Será que os chineses não puseram uns milhoes de lado para segurar a cotação em bolsa? eles podem comprar acçoes no mercado, correcto? So não as podem vender durante 3 anos. Não esperava a queda de hoje.

Registado: 2/8/2016 19:35

por Penaforte » 23/11/2016 12:12

NaoSei, gostava de te colocar uma questão.. quando iniciaste a acumulação de acções do BCP?

Registado: 20/10/2014 14:55

por DIXIE2020 » 23/11/2016 12:06

Venda do novo Banco adiada para o ano, talvez seja esta a próxima noticia e última noticia do novo banco de 2016.
- Daí a queda hoje do BCP.
- Governo vai adiar este negocio, porque tal poderia afectar o deficit orçamental para este ano. :roll:

PS: Sempre q se fala deste buraco do novo Banco, o BCP( que tb é outro buraco) leva por tabela! Hoje volta o carrocel Juros da divida publica a 10 anos já sobe 2%
-Uma curiosidade, desde 2.ºfeira, dp de anuncio da entrada da FOSUN no BCP, cada dia q passa, a cotação do BCP, se aproxima cada vez mais, do valor de compra dos chinocas, será mera coincidência???? :?:
Editado pela última vez por DIXIE2020 em 23/11/2016 12:16, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 10:53

por NaoSei » 23/11/2016 12:00

ativo Escreveu:
NaoSei Escreveu:
leão2 Escreveu:Se o BCP fizer o triplo fundo, a mesma vai vir aos 0,7391 como indica o gráfico.download/file.php?id=169972&t=1

ela vai aproximar-se desse valor...o que é totalmente normal....já o fez em outros ACs e nas opas o movimento é semelhante....os investidores tendem a comprar em força ao preço do desconto....e eu vou comprar em força a esses valores....neste momento muito mais alto está para mim fora de questão. até agora tenho os ultimos 25% investidos a rondar abaixo destes valores...... mas se vier aos 1,11 compro bem forte e despacho algumas quando subir um pouco. ainda vou pensar o que fazer....mas quero começar a transaccionar estes proximos lotes em um prazo mais curto...porque já quase atingi o meu nivel de acumulação (meta de 1.000.000 em acoes antigas, já tenho 920.000 em acoes antigas.)

por Rango » 23/11/2016 11:49

Compra a 1,1861 e a 1,1862, com a perspectiva de o BCP ainda hoje recuperar parte do que desceu. :-k

por DIXIE2020 » 23/11/2016 11:33

Alterei hoje ordem de compra activa a 1,07 até 18 de dezembro. Se o preço de 1,10 é bom para os chinocas, eu entro mais abaixo, porque eu n sou amarelo :mrgreen:
:-"
PS: N acredito nos 0,73...
-Pelo andar da carruagem na europa, o PSIX ainda vai fechar hoje negativo :wall:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Ativo » 23/11/2016 11:29

NaoSei Escreveu:
leão2 Escreveu:
zecatreca_2 Escreveu:Continua a fazer "lower lows and lower highs" (quem não sabe o que é, pesquise), típico de bear market. Acrescento que neste momento está dentro de um possível triângulo descendente.

por NaoSei » 23/11/2016 11:16

leão2 Escreveu:

por Reb77 » 23/11/2016 10:54

leão2 Escreveu:

:wall: quem não souber o que é pesquise ,que eu não tenho tempo para explicar , num tópico português também se pode dizer assim,num mercado de baixas entende-se ( mínimos mais baixos e máximos inferiores ou alturas inferiores) escapamos porém au descending triangle..... eu venho a muito muito tempo aqui et gosto de ler este fórum e até intervenho pouco pois é muito técnico e embora eu compre e venda na bolsa há muitos anos e faço bem a diferença entre os que ganham em não comprar que veem aqui dizer eu ainda estou de fora e todos os dias se dizem , já desceu mais, estou a ganhar aquilo que não gastei , é como os que não jogam ao loto e dizem depois da tiragem , ganhei 5 € pois não joguei ,talvez jogue amanhã .....e talvez tenham razão , não é proibido sonhar

Registado: 7/10/2016 8:19

por leão2 » 23/11/2016 10:20

Registado: 15/6/2015 16:52

por Ativo » 22/11/2016 18:39

ativo Escreveu:
Rango Escreveu:
Thoth Escreveu:
Uma coisa é certa, se estão assim tão alavancados e continuam a ter quer invista neles, algo de bom deve ter.
Espero que os negócios deles corram bem e que em caso de dar para o torto não afete a fidelidade e agora o BCP.

Por falar em fidelidade, não poderá haver conflitos de interesses entre a fidelidade e companhia de seguros do BCP?

Cumprimentos e bons negócios

Não vai haver conflito nenhum. Para evitar esse conflito, a FOSUN adotou outro nome, o de Chiado, na compra da posição no BCP.

Escolhe-se um nome e deixa de haver conflito de interesses?! As coisas não são assim tão fáceis!

A verdade é que a partir do momento em que a Fosun adquiriu 16,7 % do capital social do BCP passou a existir um conflito de interesses no seio da Fosun visto a Fosun possuir 85 % da Companhia de Seguros Fidelidade e indiretamente uma participação na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida (em virtude de ter uma participação acionista direta no BCP) e estas empresas seguradoras concorrerem com a Companhia de Seguros Fidelidade.

Esta realidade pode, até, eventualmente, impedir que o BCE, ou a Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, autorize a Fosun a aumentar a sua participação no capital social do BCP de 20 % para 30 %.

Rango Escreveu:
"A Fidelidade, que é detida pela Fosun, continua a trabalhar com a sua accionista minoritária (e antiga dona), a Caixa Geral de Depósitos. O BCP continuará a operar com as seguradoras da belga Ageas, em que se inserem a Ocidental Vida, Pensões, Seguros (não vida) e Médis, com quem tem parcerias de distribuição.

Assim, o entendimento fechado pela Fosun e pelo BCP foi feito através de uma companhia denominada Chiado,... "

Chineses entram no BCP através de um nome português: Chiado
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ues-chiado

ativo Escreveu:
A Fosun criou ou utlizou uma empresa com o nome "Chiado" onde, parece, ficará parqueada sua participação acionista no BCP. Isso não impede que no seio da Fosun possa haver conflito de interesses por ser 85 % proprietária da Companhia de Seguros Fidelidade e ter, simultâneamente, uma participação indireta na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida e estas empresas seguradoras concorrerem com a Compahia de Seguros Fidelidade.

O Millennium BCP detém, em conjunto com a Ageas, a Ocidental Pensões e a Ocidental Vida.
A Ageas possiu 100 % da Ocidental Seguros e da Médis.

A Fosun administra a Companhia de Seguros Fidelidade e terá também administradores seus no Conselho de Administração do BCP.

Portanto, é evidente que os interesses da Ocidental Pensões e da Ocidental Vida podem não ser devidamente defendidos pela Fosun.

Rango Escreveu:
Se leres melhor o texto que coloquei. poderás reparar que foi assinado um memorando de entendimento entre as duas instituições segundo o qual até poderá haver uma parceria na área de seguros mas não na actividade doméstica

Esse entendimento foi fechado pela Fosun e pelo BCP através de companhia criada para o efeito, a Chiado.

"Considerando as sinergias e oportunidades de desenvolvimento de negócio, o MoU prevê a existência subsequente de conversações para, em condições de mercado e sem compromisso de resultados, estabelecer acordos de longo prazo de distribuição de seguros fora de Portugal”, lê-se no comunicado.

Assim, a Fosun aproveita a presença internacional do BCP em geografias como a Polónia ou Angola para reforçar a oferta da Fidelidade. https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-e ... YsNFf.dpuf

ativo Escreveu:
Esse entendimento não abrange, obviamente, a atividade seguradora doméstica, justamente por haver conflito de interesses, relativamente à área seguradora doméstica, no seio da Fosun!

Rango Escreveu:
Exactamente! Por isso disse que não havia conflitos de interesses no acordo de entendimento assinado porque separava a área doméstica da área internacional. Houve também a necessidade de criar uma nova companhia, a Chiado, de forma a não envolver directamente o nome da Fidelidade.

O que tu disseste inicialmente não foi exatamente isso, mas adiante ...

A questão não é se há conflito de interesses no acordo de entendimento assinado entre a Fosun e o BCP.

O "ponto" é que, com ou sem acordo de entendimento entre a Fosun e o BCP, haverá, sempre, no seio da Fosun, conflito de interesses, relativamente à área seguradora, porque possui 85 % da Companhia de Seguros Fidelidade e detém indiretamente um "interesse" na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida e estas seguradoras concorrem com a Companhia de Seguros Fidelidade.
Esse conflito de interesses, se não houver cuidado, pode, eventualmente, afetar negativamente a Ocidental Pensões e a Ocidental Vida, por a Fosun ter administradores a representá-la no Conselho de Administração do BCP.

por Rango » 22/11/2016 17:43

"ativo

Esse entendimento não abrange, obviamente, a atividade seguradora doméstica, justamente por haver conflito de interesses, relativamente à área seguradora doméstica, no seio da Fosun!

Exactamente! Por isso disse que não havia conflitos de interesses no acordo de entendimento assinado porque separava a área doméstica da área internacional. Houve também a necessidade de criar uma nova companhia, a Chiado, de forma a não envolver directamente o nome da Fidelidade.

por Ativo » 22/11/2016 17:21

ativo Escreveu:
Rango Escreveu:
Thoth Escreveu:
Uma coisa é certa, se estão assim tão alavancados e continuam a ter quer invista neles, algo de bom deve ter.
Espero que os negócios deles corram bem e que em caso de dar para o torto não afete a fidelidade e agora o BCP.

Por falar em fidelidade, não poderá haver conflitos de interesses entre a fidelidade e companhia de seguros do BCP?

Não vai haver conflito nenhum. Para evitar esse conflito, a FOSUN adotou outro nome, o de Chiado, na compra da posição no BCP.

Escolhe-se um nome e deixa de haver conflito de interesses?! As coisas não são assim tão fáceis!

A verdade é que a partir do momento em que a Fosun adquiriu 16,7 % do capital social do BCP passou a existir um conflito de interesses no seio da Fosun visto a Fosun possuir 85 % da Companhia de Seguros Fidelidade e indiretamente uma participação na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida (em virtude de ter uma participação acionista direta no BCP) e estas empresas seguradoras concorrerem com a Companhia de Seguros Fidelidade.

Esta realidade pode, até, eventualmente, impedir que o BCE, ou a Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia, autorize a Fosun a aumentar a sua participação no capital social do BCP de 20 % para 30 %.

Rango Escreveu:
"A Fidelidade, que é detida pela Fosun, continua a trabalhar com a sua accionista minoritária (e antiga dona), a Caixa Geral de Depósitos. O BCP continuará a operar com as seguradoras da belga Ageas, em que se inserem a Ocidental Vida, Pensões, Seguros (não vida) e Médis, com quem tem parcerias de distribuição.

Assim, o entendimento fechado pela Fosun e pelo BCP foi feito através de uma companhia denominada Chiado,... "

ativo Escreveu:
A Fosun criou ou utlizou uma empresa com o nome "Chiado" onde, parece, ficará parqueada sua participação acionista no BCP. Isso não impede que no seio da Fosun possa haver conflito de interesses por ser 85 % proprietária da Companhia de Seguros Fidelidade e ter, simultâneamente, uma participação indireta na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida e estas empresas seguradoras concorrerem com a Compahia de Seguros Fidelidade.

O Millennium BCP detém, em conjunto com a Ageas, a Ocidental Pensões e a Ocidental Vida.

A Fosun administra a Companhia de Seguros Fidelidade e terá também administradores seus no Conselho de Administração do BCP.

Portanto, é evidente que os interesses da Ocidental Pensões e da Ocidental Vida podem não ser devidamente defendidos pela Fosun.

Rango Escreveu:
Se leres melhor o texto que coloquei. poderás reparar que foi assinado um memorando de entendimento entre as duas instituições segundo o qual até poderá haver uma parceria na área de seguros mas não na actividade doméstica

Esse entendimento foi fechado pela Fosun e pelo BCP através de companhia criada para o efeito, a Chiado.

"Considerando as sinergias e oportunidades de desenvolvimento de negócio, o MoU prevê a existência subsequente de conversações para, em condições de mercado e sem compromisso de resultados, estabelecer acordos de longo prazo de distribuição de seguros fora de Portugal”, lê-se no comunicado.

Assim, a Fosun aproveita a presença internacional do BCP em geografias como a Polónia ou Angola para reforçar a oferta da Fidelidade. https://www.dinheirovivo.pt/banca/bcp-e ... YsNFf.dpuf

por Rango » 22/11/2016 17:12

Rango Escreveu:
ativo Escreveu:

por Fred_Invest » 22/11/2016 17:07

frosasantos Escreveu:...
Novamente, não sendo de dia de saída de índices, fecho de contratos, etc. A venda de 830k no leilão de fecho não acham fora do comum!?

Aparentemente a BlackRock despachou 0,22% do curto ontem.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... 224S%5F%0A

Um fecho de 0,22% de uma posição e a cotação desce no dia...Quem sabe se no leilão final recomprou o resto do longo que ainda tinha, que segundo o PC05 andava à volta dos 0,3 ou 0,4%, talvez ele possa confirmar. se me autorizarem a especular diria que as subidas da manhã foi fecho de parte dos 0,22 e as vendas/compras grandes no leilão final foi a outra parte do curto/longo.
Novamente vejo como um negócio muito promíscuo o facto de terem um longo com palavra a dizer na "board" (acho que não estavam lá, mas julgo que podiam) e ainda assim serem permitidos a terem um curto. Fizeram o que quiseram e não tenho dúvidas (ok, 90% certezas) que souberam que o BCP ia arranjar um novo "sócio" andes dos restantes (foi-lhes perguntado se estavam dispostos a reforçar porque o banco iria precisar, etc), e daí desataram a vender, primeiro para criarem o curto, depois a venderem o longo. A semana dos 40% de quedas culminou com o anuncio que já não detinham participação qualificada. E não me estou a desculpar, só estou a afirmar que não acho normal, mas pouco percebo disto.
De resto julgo não ser nada um mau sinal terem fechado já parte, seja de que maneira for.

Registado: 4/9/2015 12:25

por Rango » 22/11/2016 16:58

ativo Escreveu:

por Ativo » 22/11/2016 16:42

ativo Escreveu:
Rango Escreveu:
Thoth Escreveu:

Rango Escreveu:

A Fosun criou ou utlizou uma empresa com o nome "Chiado" onde, parece, ficará parqueada sua participação no BCP. Isso não impede que no seio da Fosun possa haver conflito de interesses por ser 85 % proprietária da Companhia de Seguros Fidelidade e ter, simultâneamente, uma participação indireta na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida e estas empresas seguradoras concorrerem com a Compahia de Seguros Fidelidade.

Anexos
Estrutura Acionista.jpg

por Rango » 22/11/2016 16:13

ativo Escreveu:
Rango Escreveu:
Thoth Escreveu:

A verdade é que a partir do momento em que a Fosun adquiriu 16,7 % do capital social do BCP passou a existir um conflito de interesses no seio da Fosun visto a Fosun possuir 100 % da Companhia de Seguros Fidelidade e indiretamente uma participação na Ocidental Pensões e na Ocidental Vida (em virtude de ter uma participação acionista direta no BCP) e estas empresas seguradoras concorrerem com a Companhia de Seguros Fidelidade.

por Ativo » 22/11/2016 15:42

Rango Escreveu:
Thoth Escreveu:
jr.alves83 Escreveu:A ultima vez que analisei o valor da divida era 22x superior ao EBITDA. Isso quer dizer que a FOSUN esta super alavancada, e pelos vistos ainda não fechou o periodo de compras. A Altice também está/esteve (não tenho valores actualizados) altamente alavancada. Tem tudo haver com a qualidade dos investimentos, e com o retorno desses mesmos. No geral, uma grande fatia dos Investimentos da FOSUN são em imobiliario, destinado a turismo. O rating deles é lixo, mas o que dizem as empresas de corretagem para mim vale zero, anyway!!!

Editado pela última vez por Ativo em 22/11/2016 16:39, num total de 1 vez.

por Thoth » 22/11/2016 14:56

Ah! Ok Rango !

Maquilhagem portanto !?

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por Rango » 22/11/2016 14:38

Thoth Escreveu:
jr.alves83 Escreveu:A ultima vez que analisei o valor da divida era 22x superior ao EBITDA. Isso quer dizer que a FOSUN esta super alavancada, e pelos vistos ainda não fechou o periodo de compras. A Altice também está/esteve (não tenho valores actualizados) altamente alavancada. Tem tudo haver com a qualidade dos investimentos, e com o retorno desses mesmos. No geral, uma grande fatia dos Investimentos da FOSUN são em imobiliario, destinado a turismo. O rating deles é lixo, mas o que dizem as empresas de corretagem para mim vale zero, anyway!!!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carrancho_, goncaladas, Google Adsense [Bot], josehenry400, Majestic-12 [Bot], PXYC e 44 visitantes