Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
Tulipanegra Escreveu:Aplicação 21k, dividido por 15 fundos,o que acham?
Obrigações 45%
E.S. Rendimento Plus FIA
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc
AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR
Tesouraria 15%
E.S. Tesouraria Ativa
Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A
Mistos 15%
E.S. Plano Prudente FIF A
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc
Acções 25%
Europa
Alken Absolute Return Europe A
Franklin European Growth N Acc
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND
Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc
Globais
M&G Global Dividend EUR A
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc
Portugal
Es Portugal Acções FIA
Não será demasiado Espirito Santo?
A situação parece não estar famosa para aqueles lados e não me surpreendia se estas notícias fossem só a ponta do iceberg....
- Registado: 29/11/2007 11:02
BedRocK Escreveu:NGRO Escreveu:Boas,
Deixo-vos em anexo um exercício de "futurologia" vulgo outlook 2013-2022 da Vanguard.
Parece-me muito interessante para quem está a planear portfolios de longo prazo.
Se quiserem podemos bater umas bolas quanto às conclusões nomeadamente do quadro da página 13 sobre a evolução em 3 alocações (acções/obrigações) diferentes na próxima década.
Postava o gráfico se soubesse como...Alguma dica?
https://personal.vanguard.com/pdf/s358.pdf
1- Para colocares o gráfico: Clicas em Anexar Ficheiro (por baixo do quadro "Responder"onde escreves) > Clicas em Procurar e é feita a ligação automática para os documentos do teu computador, depois na janela aberta escreves o nome do ficheiro/imagem que pretendes anexar e a seguir clicas em abrir > Essa imagem/ficheiro foi agora transferida para baixo do quadro "Responder" ao lado do "Procurar..." e clicas em Adicionar o Ficheiro > Depois posicionas o cursor do rato na linha do texto onde queres inserir a imagem e então clicas em "Insira na linha".
2- O que tu querias dizer era Figura 13 em vez da página 13. Começa lá tu então a bater umas bolas que eu estou a endireitar as cordas da minha raquete e estou um pouco cansado para ir a jogo, e, para já, vou ficar na bancada a assistir.
Os foristas, designadamente, fãs das políticas de investimento da Vanguard e que são fãs do Bogle e do blogleheads, que se cheguem à frente e comecem a bater umas bolas com este nosso amigo e connosco em geral.
Abr,
BedRock
Caro Bedrock,
Obrigado pela dica da colocação de imagens. Parece que agora já estou pro!

Parece-me justo começar eu! Então cá vai o 1º serviço... espero que não seja um ÁS!
1. Estou surpreso com a melhor performance do portfolio (80 A /20 O) face ao (60/40), nomeadamente quanto ao downside (percentil inferior) apenas uma diferença de 0,6% a favor do (60/40), enquanto que, no upside (percentil superior) tem uma diferença de 3,2% a favor do 80/20.
Isto faz-me pensar sobre a alocação atual do meu portfolio que é 50/50...talvez deva rever! Podem comentar à vontadex.
2. Também me parece bizarro o percentil inferior do 60/40 e do 20/80 ser igual, ou seja, no pior cenário ambos os portfolios teriam um desempenho igual...
Aplicação 21k, dividido por 15 fundos,o que acham?
Obrigações 45%
E.S. Rendimento Plus FIA
Tesouraria 15%
E.S. Tesouraria Ativa
Mistos 15%
Acções 25%
Europa
EUA
Globais
Portugal
Es Portugal Acções FIA
Obrigações 45%
E.S. Rendimento Plus FIA
Tesouraria 15%
E.S. Tesouraria Ativa
Mistos 15%
Acções 25%
Europa
EUA
Globais
Portugal
Es Portugal Acções FIA
Bom post BR.
É um nicho de mercado que cada vez mais será menos nicho, principalmente nos países desenvolvidos/quase desenvolvidos.
Basta ver que na Europa são poucos os países que têm taxas de natalidade que batem o nº mágico da taxa de renovação populacional (2.1 filhos por casal). Em Portugal esta taxa ronda actualmente os 1.3 e com tendência descendente
Basta ir à rua e ao passar por 20 casais novos perguntar se estão a pensar ter filhos, se sim quantos e quando ou se já têm filhos . A resposta será: "Não", "Sim mas para já não que a coisa está má", "Sim, 1 pois não dá para mais", "Sim, 2 no máximo pois sou afortunado" ou "já tenho 1 e já é difícil de manter". O cenário não é nada animador para quem está a 3o+ anos da reforma
Os decisores/planeadores deste país há 10-20 anos já deveriam ter começado a inverter o candeeiro ao ver os primeiros sinais de uma pirâmide demográfica envelhecida como fizeram os Nórdicos e em parte a Irlanda que conseguiram passar de uma pirâmide envelhecida para uma rejuvenescida.
Para quem não sabe o que são as pirâmides aqui tem uma explicação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Population_pyramid
Há que ter em atenção que alguns países têm taxas "aceitáveis" mas à conta de minorias étnicas / imigrantes como é o caso da Europa central (França e Alemanha por exemplo com os de etnia cigana e imigrantes/filhos de imigrantes do Magrebe, Norte de África ou África Sub-Sahariana e zona arábica que pela sua cultura são mentalizados a "povoar").
Não me espantaria que daqui a umas 2 ou 3 décadas a Europa Central fosse maioritariamente muçulmana.
É um nicho de mercado que cada vez mais será menos nicho, principalmente nos países desenvolvidos/quase desenvolvidos.
Basta ver que na Europa são poucos os países que têm taxas de natalidade que batem o nº mágico da taxa de renovação populacional (2.1 filhos por casal). Em Portugal esta taxa ronda actualmente os 1.3 e com tendência descendente

Basta ir à rua e ao passar por 20 casais novos perguntar se estão a pensar ter filhos, se sim quantos e quando ou se já têm filhos . A resposta será: "Não", "Sim mas para já não que a coisa está má", "Sim, 1 pois não dá para mais", "Sim, 2 no máximo pois sou afortunado" ou "já tenho 1 e já é difícil de manter". O cenário não é nada animador para quem está a 3o+ anos da reforma

Os decisores/planeadores deste país há 10-20 anos já deveriam ter começado a inverter o candeeiro ao ver os primeiros sinais de uma pirâmide demográfica envelhecida como fizeram os Nórdicos e em parte a Irlanda que conseguiram passar de uma pirâmide envelhecida para uma rejuvenescida.
Para quem não sabe o que são as pirâmides aqui tem uma explicação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Population_pyramid
Há que ter em atenção que alguns países têm taxas "aceitáveis" mas à conta de minorias étnicas / imigrantes como é o caso da Europa central (França e Alemanha por exemplo com os de etnia cigana e imigrantes/filhos de imigrantes do Magrebe, Norte de África ou África Sub-Sahariana e zona arábica que pela sua cultura são mentalizados a "povoar").
Não me espantaria que daqui a umas 2 ou 3 décadas a Europa Central fosse maioritariamente muçulmana.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Fundo Fidelity Global Demographics E-Acc-€-Hdg (LU0528228157), qual o interesse?
Este fundo (não há no Best) pertence à categoria Global Moeda Hedged e os outros fundos da Fidelity Global Demographics...pertencem à categoria Global Grande Crescimento. Estes fundos demographics apostam nas empresas globais que beneficiam com a crescente esperança média de vida da população mundial e com as crescentes necessidades de tratamentos gerais e específicos e de paliativos do ramo da saúde por parte de uma população cada vez mais idosa, logo as despesas de saúde per capita cada vez serão maiores, logo este ramo da saúde cada vez se torna mais interessante para as empresas que vendem produtos, equipamentos, serviços de assistência e de lazer e cuidados de saúde em geral.
Antigamente, com umas elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e uma esperança média de vida inferior à atual, as empresas do consumo e da prestação de serviços em geral apostavam, por assim dizer, num "consumidor médio" (médio de idade), agora com estes desequilíbrios atuais entre os rácios de natalidade e de mortalidade, as empresas terão que reorientar as suas estratégias de produção e de vendas para um setor crescente da população idosa.
Com o aumento do poder de compra por parte das populações dos países emergentes, a aposta das empresas nestes países e neste ramo de saúde com tratamento, assistência, lazer e cuidados de saúde em geral, ainda vai ter uma margem expansionista maior que a dos países desenvolvidos, por isso é que este fundo da Fidelity aposta numa alocação até 30% nos países emergentes. Estes países há pouco tempo começaram a consumir mais mercedes e BMW's e no futuro vão consumir cada vez mais os produtos e serviços de saúde, em particular para a população mais idosa, que antes alguns morriam quase como uns animais, por falta de assitência médica e cuidados de saúde adequados, e agora já não é bem assim, pois as pessoas também votam e cada vez estão mais reivindicativas.
Até há pouco tempo foi o boom de valorização das empresas ligadas direta ou indiretamente à internet, bem como o boom das tecnológicas, e, para mim, um dos booms a ocorrer no curto-médio prazo será no ramo da saúde para os idosos.
Jovens, lembrem-se que os vossos pais quando forem muito idosos vão dar muito trabalho e despesa de saude, e nessa altura vocês vão desembaraçarem-se deles como uma simples mercadoria não rentável? É claro que não, e vocês dentro das vossas possibilidades financeiras e de acordo com as pensões de reforma dos vossos pais, vocês com certeza vão proporcionar-lhes os melhores cuidados de saúde possiveis, logo há aqui também uma relação umbilical neste negócio que vai reforçar a sua contínua expansão.
Abr,
BedRock
P.S. Portugal é uma espécie de Flórida da Europa e como tal deveria apostar no turismo saúde sénior, só que este pequeno país, mas com um grande track record histórico, raramente teve decisores políticos à altura da sua grandeza histórica, sendo que o swing da curva de qualidade política, ao longo do tempo, está atualmente num profundo downside, com o paradoxo financeiro de o povo em geral estar a sofrer uma brutal drawdown dos seus retornos e alguns políticos e empresários estarem a ter um acentuado upside dos seus retornos, e a Justiça deste país parece que está a assistir calmamente na bancada a este jogo sujo de ténis em que o povo é o apanha-bolas, para além de que a Justiça deste país, ao contrário da alemã, parece que não consegue emergir os submarinos portugueses e assim os seus processos lá continuam submersos nas águas turvas e lamacentas do Alfeite.
Quem está teso devia dedicar-se mais às batalhas navais no papel e não a comprar submarinos para docas secas porque depois não há dinheiro suficiente para a manutenção e o combustível. Há decisores políticos que parecem aquele indivíduo que compra um mercedes topo de gama e depois vem queixar-se do preço da gasolina e do imposto único de circulação.
Este fundo (não há no Best) pertence à categoria Global Moeda Hedged e os outros fundos da Fidelity Global Demographics...pertencem à categoria Global Grande Crescimento. Estes fundos demographics apostam nas empresas globais que beneficiam com a crescente esperança média de vida da população mundial e com as crescentes necessidades de tratamentos gerais e específicos e de paliativos do ramo da saúde por parte de uma população cada vez mais idosa, logo as despesas de saúde per capita cada vez serão maiores, logo este ramo da saúde cada vez se torna mais interessante para as empresas que vendem produtos, equipamentos, serviços de assistência e de lazer e cuidados de saúde em geral.
Antigamente, com umas elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e uma esperança média de vida inferior à atual, as empresas do consumo e da prestação de serviços em geral apostavam, por assim dizer, num "consumidor médio" (médio de idade), agora com estes desequilíbrios atuais entre os rácios de natalidade e de mortalidade, as empresas terão que reorientar as suas estratégias de produção e de vendas para um setor crescente da população idosa.
Com o aumento do poder de compra por parte das populações dos países emergentes, a aposta das empresas nestes países e neste ramo de saúde com tratamento, assistência, lazer e cuidados de saúde em geral, ainda vai ter uma margem expansionista maior que a dos países desenvolvidos, por isso é que este fundo da Fidelity aposta numa alocação até 30% nos países emergentes. Estes países há pouco tempo começaram a consumir mais mercedes e BMW's e no futuro vão consumir cada vez mais os produtos e serviços de saúde, em particular para a população mais idosa, que antes alguns morriam quase como uns animais, por falta de assitência médica e cuidados de saúde adequados, e agora já não é bem assim, pois as pessoas também votam e cada vez estão mais reivindicativas.
Até há pouco tempo foi o boom de valorização das empresas ligadas direta ou indiretamente à internet, bem como o boom das tecnológicas, e, para mim, um dos booms a ocorrer no curto-médio prazo será no ramo da saúde para os idosos.
Jovens, lembrem-se que os vossos pais quando forem muito idosos vão dar muito trabalho e despesa de saude, e nessa altura vocês vão desembaraçarem-se deles como uma simples mercadoria não rentável? É claro que não, e vocês dentro das vossas possibilidades financeiras e de acordo com as pensões de reforma dos vossos pais, vocês com certeza vão proporcionar-lhes os melhores cuidados de saúde possiveis, logo há aqui também uma relação umbilical neste negócio que vai reforçar a sua contínua expansão.
Abr,
BedRock
P.S. Portugal é uma espécie de Flórida da Europa e como tal deveria apostar no turismo saúde sénior, só que este pequeno país, mas com um grande track record histórico, raramente teve decisores políticos à altura da sua grandeza histórica, sendo que o swing da curva de qualidade política, ao longo do tempo, está atualmente num profundo downside, com o paradoxo financeiro de o povo em geral estar a sofrer uma brutal drawdown dos seus retornos e alguns políticos e empresários estarem a ter um acentuado upside dos seus retornos, e a Justiça deste país parece que está a assistir calmamente na bancada a este jogo sujo de ténis em que o povo é o apanha-bolas, para além de que a Justiça deste país, ao contrário da alemã, parece que não consegue emergir os submarinos portugueses e assim os seus processos lá continuam submersos nas águas turvas e lamacentas do Alfeite.
Quem está teso devia dedicar-se mais às batalhas navais no papel e não a comprar submarinos para docas secas porque depois não há dinheiro suficiente para a manutenção e o combustível. Há decisores políticos que parecem aquele indivíduo que compra um mercedes topo de gama e depois vem queixar-se do preço da gasolina e do imposto único de circulação.
Editado pela última vez por BedRocK em 7/6/2014 9:48, num total de 4 vezes.
- Registado: 1/3/2014 0:50
ruicarlov Escreveu:Sim, existem ETFs com acumulação de dividendos para várias classes de activos. Nem sempre a replicação é física, mas para vários sectores ainda se conseguem algumas coisas. Excepto treasuries americanas de muito longo prazo. Não existe nenhum ETF com acumulação de dividendos equivalente a um TLT
Citando um pouco aquilo que coloquei no tópico do LTCM e acrecentando mais umas coisas:
XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate ---------------------------------–-------> Imobiliário
SXRG - iShares MSCI USA Small Cap –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização dos EUA
EUNN/SXR1 - iShares MSCI Japan/ iShares MSCI Pacific ex-Japan–------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
ERO - SPDR MSCI Europe UCITS ETF ----------------------------------------------------> A Velhinha Europa
SPYM - SPDR MSCI Emerging Markets ETF –--------------------------------------------> Mercados Emergentes
Para quem quiser uma maior porção de small-caps, há opções como
SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap ETF -----------------------------------------> Emergentes
SPDR MSCI Europe Small Cap ETF -------------------------------------------------------> Europa
Para a parte obrigacionista, temos ETFs como
EGIL iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF -----------------> TIPs
CBU3 iShares USD Government Bond 1-3 UCITS ETF (Acc)-----------------------------> Treasuries americanas de médio prazo
CBU7 iShares USD Government Bond 3-7 UCITS ETF (Acc)-----------------------------> " "
Obrigado.
Realmente não há assim muitas opções. Os fundos de investimentos tem muitas mais opções, no entanto na go bulling não me parecem haver fundos de investimento, pelo menos não encontro na plataforma pro web.
- Registado: 19/10/2010 13:30
Rick Lusitano (New) Escreveu:dosina Escreveu:aplicação 35K
duvida 25 em gestão carteiras BEST e resto em fundos ou tudo em fundos.
o que acham?
depois de uma 2ª seleção ainda tenho muitos, por onde cortar?
A. Africa 5%
S Middle East EUR LU0316459568 5 %
A. EUA 12,50%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND LU0347184318 5
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc GB00B0WGY707 7,5
A. Europa 22,50%
Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR GB00B1324292 4,5
JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR LU0289214628 4,5
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund LU0125944966 4,5
Alken Europ Opport LU0524465977 4,5
F&C European Small Cap A LU0207432559 4,5
A. Global 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc LU0607512935 2,5
Invesco Global Equity Income E € Acc LU0607513586 2,5
A. Saude 5%
Bgf World Healthscience E2 LU0171309270 5
Mistos 15%
Invesco Pan European High Income E Acc LU0243957742 5
M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg) GB00B1VMCY93 5
es Plano Dinamico PTYEVFLM0007 5
Obrigações 15%
AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR LU0189847253 3
ES Euro Bd LU0062574610 3
Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 LU0294221253 3
FT Gb Tot Ret LU0260870745 3
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380 3
"Monetário" 10%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA PTVORDHM0002 10
Ações ASEAN 2%
JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU044185326 2
Ações Emergentes Global - Moeda Hedged 2%
Amundi Fds Eq MENA SHE-C LU0568614241 2
Ações Nórdicas 2%
Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR LU0278528822 2
Ações Sector Bens de Consumo 2%
Invesco Global Leiruse E LU0115139569 2
Ações Turquia 2%
HSBC GIF Turkey Equity E Acc LU0213962813 2
Alguem pode dar uma opinião, sff?
Nota: carteira a começar do Zero (ainda não iniciada)
Se bem entendi, tens 35K:
Cenário 1:
25k em serviço de gestão carteiras BEST
10K a dividir por 25 fundos
Cenário 2:
35K em 25 fundos
Na humilde opinião, começava por:
1º mandava o serviço de gestão de carteiras do Best (ou de qualquer banco) para as urtigas. Investia os 30k, numa carteira que possa gerir a minha maneira, consoante o meu perfil de risco, horizonte temporal, expectativas, etc. Poupava dinheiro em comissões pagas ao serviço de gestão de carteiras e possivelmente conseguiria melhor resultados.
2º Simplificava o número de fundos. Talvez, se usares uma unidade base de valor ou de %. Por exemplo, múltiplos de 250 EUR ou 500 EUR ou 1.000 EUR ou em múltiplos de %, como 2,5% ou 5% ou 10%.
Para além das carteiras das 2 carteiras que me comprometi para analisar, existem mais 2 (contando com a tua). Pelo que, como o tempo, está contra mim, só vou conseguir analisar-las todas no fim-de-semana.
Para além da alocação da carteira, vocês deveriam indicar:
Horizonte temporal
Risco aceitável em %. Qual a % que estão a dispostos a ter de menos valias num fundo e no total da carteira?
Quais as vossas expectativas de retorno mínimo da carteira?
desde já obrigado.
Horizonte temporal - 4 / 5 anos...é para ir ficando até....
risco aceitável - 10%
retorno - 7% bruto ano
eu tentei fazer por % e tentar ver valores mínimos, por exemplo já vi que o ES Euro Bond, a subscrever tem de passar para 6%, pois o mínimo é uma unidade.
Parece-me que são muitos fundos e deveria reduzir, talvez tb alocar menos em ações por obrigações e substituir o fundo ASEAN por um da India.
se puderes dar uma olhada, agradecia, duas ou 3 opiniões ajudam sempre a confrontar com a nossa e a melhorar.
com a subida das acções nestes dias, talvez fosse bom esperar uma semana para entrar o que achas?
pretendia tratar disso até 3ª feira.
- Registado: 5/6/2014 23:18
Sim, existem ETFs com acumulação de dividendos para várias classes de activos. Nem sempre a replicação é física, mas para vários sectores ainda se conseguem algumas coisas. Excepto treasuries americanas de muito longo prazo. Não existe nenhum ETF com acumulação de dividendos equivalente a um TLT
Citando um pouco aquilo que coloquei no tópico do LTCM e acrecentando mais umas coisas:
XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate ---------------------------------–-------> Imobiliário
SXRG - iShares MSCI USA Small Cap –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização dos EUA
EUNN/SXR1 - iShares MSCI Japan/ iShares MSCI Pacific ex-Japan–------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
ERO - SPDR MSCI Europe UCITS ETF ----------------------------------------------------> A Velhinha Europa
SPYM - SPDR MSCI Emerging Markets ETF –--------------------------------------------> Mercados Emergentes
SPDR MSCI Emerging Markets Small Cap ETF -----------------------------------------> Emergentes
SPDR MSCI Europe Small Cap ETF -------------------------------------------------------> Europa
EGIL iShares Global Inflation Linked Government Bond UCITS ETF -----------------> TIPs
CBU3 iShares USD Government Bond 1-3 UCITS ETF (Acc)-----------------------------> Treasuries americanas de médio prazo
CBU7 iShares USD Government Bond 3-7 UCITS ETF (Acc)-----------------------------> " "
Boas,
Estava a analisar os meus investimentos e tinha optado pela estrategia de poucos eft´s a longo prazo, distribuidos pelas mais variadas categorias (US, EU, REIT, Comodities, etc), no entanto a distribuição de dividendos "mata" muito o rendimento se não for optado pelo englobamento, uma vez que há dupla tributação.
1- Existem EFT´s com acumulação de dividendos? Se não houver,
2- Quais os melhores fundos com acumulação de forma a seguir a mesma estrategia?
3- A Go Bulling não tem fundos de investimento?
Obrigado.
Estava a analisar os meus investimentos e tinha optado pela estrategia de poucos eft´s a longo prazo, distribuidos pelas mais variadas categorias (US, EU, REIT, Comodities, etc), no entanto a distribuição de dividendos "mata" muito o rendimento se não for optado pelo englobamento, uma vez que há dupla tributação.
1- Existem EFT´s com acumulação de dividendos? Se não houver,
2- Quais os melhores fundos com acumulação de forma a seguir a mesma estrategia?
3- A Go Bulling não tem fundos de investimento?
Obrigado.
- Registado: 19/10/2010 13:30
Re: Índia
BedRocK Escreveu:
P.S. O fundo da Nordea que o amigo Joker fala, e que o Rick também falou, não tem histórico para vermos o DP e RS a 3 anos e calcular a volatilidade/DP a 1 ano é para mim uma brincadeira matemática sem o mínimo de significância estatística, pois a amostra desse prazo é sempre diminuta, com a agravante de na maior parte das vezes esse período de 1 ano poder só abranger uma só tendência de mercado: bull, bear ou lateralização, e quando isso acontece então o valor do DP a 1 ano é desprovido de qualquer significância de probabilidade estatística previsional do futuro (efeito memória da volatilidade no passado a arrastar-se para o futuro, formando um cluster), pelo que não passa de um simples cálculo matemático sem importância alguma.
Amigo BR, quanto a esta interpretação não podia estar mais de acordo contigo.
BedRocK Escreveu:DMP Escreveu:BedRocK Escreveu:Eu fazia a seguinte alocação:
20% JPM Em. Middle East, 25% JPM Turquey e 55% GS India.
Abr,
BedRock
Boas amigos,
Tenho o capital disponível para aplicar na distribuição que definimos em conjunto há uns dias.
Alguém tem algo a acrescentar? Falem agora ou calem-se para sempre!![]()
Um abraço.
Amigo: Dado que não gostas de subscrever em USD e na Tailãndia só temos fundos em USD, e tendo em conta a decisão de hoje do BCE em baixar a taxa de juro de referência, proponho a introdução do melhor fundo na categoria Europa Flexível, conforme se pode ver no gráfico abaixo: MFS Meridian Europe Sm Cos A1 EUR.
O dinheiro agora mais barato na Europa vai, teoricamente, favorecer mais as empresas de pequena e média capitalização do que as grandes empresas tipo value ou growth, dado que estas, normalmente, têm mais facilidade de acesso ao crédito que as pequenas empresas.
Assim, proponho a seguinte alocação: 20% JPM Middle East, 20% JPM Turquey, 40% GS India e 20% MFS Meridian Europe Sm Cos A1 EUR.
Abr,
BedRock
P.S. O fundo da Nordea que o amigo Joker fala, e que o Rick também falou, não tem histórico para vermos o DP e RS a 3 anos e calcular a volatilidade/DP a 1 ano é para mim uma brincadeira matemática sem o mínimo de significância estatística, pois a amostra desse prazo é sempre diminuta, com a agravante de na maior parte das vezes esse período de 1 ano poder só abranger uma só tendência de mercado: bull, bear ou lateralização, e quando isso acontece então o valor do DP a 1 ano é desprovido de qualquer significância de probabilidade estatística previsional do futuro (efeito memória da volatilidade no passado a arrastar-se para o futuro, formando um cluster), pelo que não passa de um simples cálculo matemático sem importância alguma.
A 3 anos, o fundo do GS tem um DP só ligeiramente superior ao do fundo da Franklin (tipicamente um fundo menos volátil), 23.96% vs 22.46%, mas tem um RS melhor que o do Franklin, 0.41 vs 0.17, devido à melhor % de retornos (3 anos): 10.18% vs 4.38%.
Boas BR,
Esse fundo MFS® Meridian Europ Value A1 EUR já faz parte de uma das minhas outras carteiras, mas agradeço imenso a tua sugestão.

Vou constituir então esta terceira carteira com a distribuição que acordamos anteriormente.
Quando juntar uns trocos extra o próximo passo será talvez abrir conta em USD de forma a poder chegar a fundos como o JPM Health e por aí fora. E por falar em saúde, o BGF World Healthscience recuperou em força e já vai com +0,70%!

Um abraço e obrigado mais uma vez pelo teu contributo para o bem das finanças cá de casa.

- Registado: 22/3/2014 13:47
jokerportuga Escreveu:
Eu apostava nessa % de alocação, mas no meu caso apostei no Nordea-1 Indian Equity E EUR (LU0637333690) em vez do GS.
Deves perceber os riscos que corres ao investir capital neste tipo de fundos bastante voláteis.
Vai ser a minha terceira carteira, com uma alocação baixa apenas para fazer market timing. Estou completamente ciente dos riscos da mesma, e são assumidos de forma consciente.
Um abraço.
dosina Escreveu:aplicação 35K
o que acham?
A. Africa 5%
A. EUA 12,50%
A. Europa 22,50%
A. Global 5%
A. Saude 5%
Mistos 15%
Obrigações 15%
"Monetário" 10%
Ações ASEAN 2%
Ações Nórdicas 2%
Ações Turquia 2%
Se bem entendi, tens 35K:
Cenário 1:
25k em serviço de gestão carteiras BEST
10K a dividir por 25 fundos
Cenário 2:
35K em 25 fundos
Na humilde opinião, começava por:
1º mandava o serviço de gestão de carteiras do Best (ou de qualquer banco) para as urtigas. Investia os 30k, numa carteira que possa gerir a minha maneira, consoante o meu perfil de risco, horizonte temporal, expectativas, etc. Poupava dinheiro em comissões pagas ao serviço de gestão de carteiras e possivelmente conseguiria melhor resultados.
2º Simplificava o número de fundos. Talvez, se usares uma unidade base de valor ou de %. Por exemplo, múltiplos de 250 EUR ou 500 EUR ou 1.000 EUR ou em múltiplos de %, como 2,5% ou 5% ou 10%.
Para além das carteiras das 2 carteiras que me comprometi para analisar, existem mais 2 (contando com a tua). Pelo que, como o tempo, está contra mim, só vou conseguir analisar-las todas no fim-de-semana.
Para além da alocação da carteira, vocês deveriam indicar:

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
aplicação 35K
o que acham?
A. Africa 5%
A. EUA 12,50%
A. Europa 22,50%
A. Global 5%
A. Saude 5%
Mistos 15%
Obrigações 15%
"Monetário" 10%
Ações ASEAN 2%
Ações Nórdicas 2%
Ações Turquia 2%
o que acham?
A. Africa 5%
A. EUA 12,50%
A. Europa 22,50%
A. Global 5%
A. Saude 5%
Mistos 15%
Obrigações 15%
"Monetário" 10%
Ações ASEAN 2%
Ações Nórdicas 2%
Ações Turquia 2%
- Registado: 5/6/2014 23:18
DMP Escreveu:BedRocK Escreveu:Eu fazia a seguinte alocação:
Abr,
BedRock
Boas amigos,
Tenho o capital disponível para aplicar na distribuição que definimos em conjunto há uns dias.
Um abraço.
Amigo: Dado que não gostas de subscrever em USD e na Tailãndia só temos fundos em USD, e tendo em conta a decisão de hoje do BCE em baixar a taxa de juro de referência, proponho a introdução do melhor fundo na categoria Europa Flexível, conforme se pode ver no gráfico abaixo: MFS Meridian Europe Sm Cos A1 EUR.
O dinheiro agora mais barato na Europa vai, teoricamente, favorecer mais as empresas de pequena e média capitalização do que as grandes empresas tipo value ou growth, dado que estas, normalmente, têm mais facilidade de acesso ao crédito que as pequenas empresas.
Assim, proponho a seguinte alocação: 20% JPM Middle East, 20% JPM Turquey, 40% GS India e 20% MFS Meridian Europe Sm Cos A1 EUR.
Abr,
BedRock
A 3 anos, o fundo do GS tem um DP só ligeiramente superior ao do fundo da Franklin (tipicamente um fundo menos volátil), 23.96% vs 22.46%, mas tem um RS melhor que o do Franklin, 0.41 vs 0.17, devido à melhor % de retornos (3 anos): 10.18% vs 4.38%.
DMP Escreveu:BedRocK Escreveu:Eu fazia a seguinte alocação:
Abr,
BedRock
Boas amigos,
Um abraço.
Eu apostava nessa % de alocação, mas no meu caso apostei no Nordea-1 Indian Equity E EUR (LU0637333690) em vez do GS.
Deves perceber os riscos que corres ao investir capital neste tipo de fundos bastante voláteis.
BedRocK Escreveu:Eu fazia a seguinte alocação:
Abr,
BedRock
Boas amigos,
Alguém tem algo a acrescentar? Falem agora ou calem-se para sempre!

Um abraço.
Uma questão que deixo aos frequentadores dets tópico: o recente anúncio do BCE que impactoprovável terá nos fundos de obrigações Hugh Yield, tanto com carteiras mais direcionadas para o mercado americano como para o mercado europeu
- Registado: 27/2/2014 2:27
Boas,
A medida transmitida hoje pelo BCE em baixar a taxa de juro de referência para 0.15% e a relação estranha do forex EUR/USD.
A referida medida do BCE foi transmida antes da hora de almoço e conforme se pode ver no gráfico seguinte, a cotação do EUR face ao USD começou logo a caír abruptamente, até que antes das 13:00 H (hora de Lisboa e 14:00 H no gráfico) começou a inverter para uma subida vertiginosa e às 16:56:44 H o EUR já estava a valorizar 0.13% face ao USD.
Realmente, o forex pertence a um mundo louco dominado pelos algoritmos de negociação, e parece que o "hardware Homem" cada vez conta menos em desfavor do software criado por esse mesmo Homem (é o mundo de contradições em que nós vivemos).
O que eu desejava, e os europeus em geral, era que o euro desvalorizasse face ao USD e, pelo menos, viesse para o rácio EUR/USD de 1.290-1.295 dos níveis de janeiro de 2013, só que a medida de hoje do BCE foi para já um fogacho de Pirro intraday e a sobrevalorização do euro face ao USD está muito difícil de baixar, e isso não interessa nada aos europeus porque a sua hard currency está demasiado hard e assim dificulta a concorrência nas exportações europeias.

Abr,
BedRock
A medida transmitida hoje pelo BCE em baixar a taxa de juro de referência para 0.15% e a relação estranha do forex EUR/USD.
A referida medida do BCE foi transmida antes da hora de almoço e conforme se pode ver no gráfico seguinte, a cotação do EUR face ao USD começou logo a caír abruptamente, até que antes das 13:00 H (hora de Lisboa e 14:00 H no gráfico) começou a inverter para uma subida vertiginosa e às 16:56:44 H o EUR já estava a valorizar 0.13% face ao USD.
Realmente, o forex pertence a um mundo louco dominado pelos algoritmos de negociação, e parece que o "hardware Homem" cada vez conta menos em desfavor do software criado por esse mesmo Homem (é o mundo de contradições em que nós vivemos).
O que eu desejava, e os europeus em geral, era que o euro desvalorizasse face ao USD e, pelo menos, viesse para o rácio EUR/USD de 1.290-1.295 dos níveis de janeiro de 2013, só que a medida de hoje do BCE foi para já um fogacho de Pirro intraday e a sobrevalorização do euro face ao USD está muito difícil de baixar, e isso não interessa nada aos europeus porque a sua hard currency está demasiado hard e assim dificulta a concorrência nas exportações europeias.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 5/6/2014 20:13, num total de 2 vezes.
Unience - Por qué son importantes para ti las históricas medidas del BCE hoy (06-05-2014 16:47:23)
https://www.unience.com/blogs-financieros/Kaloxa/por_que_son_importantes_para_ti_las_historicas_medidas_del_bce_hoy?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email
https://www.unience.com/blogs-financieros/Kaloxa/por_que_son_importantes_para_ti_las_historicas_medidas_del_bce_hoy?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email
NGRO Escreveu:Boas,
Deixo-vos em anexo um exercício de "futurologia" vulgo outlook 2013-2022 da Vanguard.
Parece-me muito interessante para quem está a planear portfolios de longo prazo.
Se quiserem podemos bater umas bolas quanto às conclusões nomeadamente do quadro da página 13 sobre a evolução em 3 alocações (acções/obrigações) diferentes na próxima década.
1- Para colocares o gráfico: Clicas em Anexar Ficheiro (por baixo do quadro "Responder"onde escreves) > Clicas em Procurar e é feita a ligação automática para os documentos do teu computador, depois na janela aberta escreves o nome do ficheiro/imagem que pretendes anexar e a seguir clicas em abrir > Essa imagem/ficheiro foi agora transferida para baixo do quadro "Responder" ao lado do "Procurar..." e clicas em Adicionar o Ficheiro > Depois posicionas o cursor do rato na linha do texto onde queres inserir a imagem e então clicas em "Insira na linha".
2- O que tu querias dizer era Figura 13 em vez da página 13. Começa lá tu então a bater umas bolas que eu estou a endireitar as cordas da minha raquete e estou um pouco cansado para ir a jogo, e, para já, vou ficar na bancada a assistir.
Os foristas, designadamente, fãs das políticas de investimento da Vanguard e que são fãs do Bogle e do blogleheads, que se cheguem à frente e comecem a bater umas bolas com este nosso amigo e connosco em geral.
Abr,
BedRock
Boas,
Artista Romeno Escreveu:Eu queria o QE... mas do querer ao acontecer vai uma grande distancia.. preparem se para um cenário e que a taxa diretora cai 15 pb e a remuneração dos depositos vira -10 pb por exemplo... o draghi falou sempre muito mas e ele já fez algo! tenho uma pessoa conhecida num dos 2 maiores bancos bancos privados em portugal na area de investment banking que me disse é incrivel como toda a gente acredita no draghi! mas e ele já fez algo!!???
http://www.bloomberg.com/news/2014-06-0 ... -move.html
ECB President Mario Draghi reduced the deposit rate to minus 0.10 percent from zero, making the institution the world’s first major central bank to use a negative rate. Policy makers also lowered the benchmark rate to 0.15 percent from 0.25 percent. Draghi will hold a press conference at 2:30 p.m. in Frankfurt.

p.s o Ltro é a cotinuidade do mesmo.. ainda não é desta que virá a bazuca na europa....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
@BR
Gracias, pelo o elogio. Sinto-me um verdadeiro monge de Shaolin, a meditar sobre o som do silêncio.
[/quote]
Caro Rick,
A tua Análise será muito bem vinda.
Já agora deixo a carteira atual e o xray para te facilitar o trabalho. No xray fiz batota e como o best não tem o DWS top dividend NC substitui pelo DWS Top Dividend EM
ISIN Descrição Região %
LU0190162189 Fundo Pictet Biotech US 14.51%
LU0106235707 Fundo Schroders ISF EURO BONDS EURO 14.29%
LU0106238040 Schroder ISF Eur Smaller Coms B Acc EURO 14.28%
LU0086177085 UBS(Lux)Bond Fund Euro High Yield P (1).pdf EURO 14.08%
LU0294221253 Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR -H1 EM 14.29%
LU0507266145 DWS Invest Top Dividend NC Global 11.43%
LU0093505864 BGF Global High Yield Bond Hdg E2 EUR Global 11.43%
LU0172157280 BlackRock Global Funds - World Mining A2 (EUR) Global 5.71%
Gracias, pelo o elogio. Sinto-me um verdadeiro monge de Shaolin, a meditar sobre o som do silêncio.

Caro Rick,
A tua Análise será muito bem vinda.
Já agora deixo a carteira atual e o xray para te facilitar o trabalho. No xray fiz batota e como o best não tem o DWS top dividend NC substitui pelo DWS Top Dividend EM
ISIN Descrição Região %
LU0190162189 Fundo Pictet Biotech US 14.51%
LU0106235707 Fundo Schroders ISF EURO BONDS EURO 14.29%
LU0106238040 Schroder ISF Eur Smaller Coms B Acc EURO 14.28%
LU0086177085 UBS(Lux)Bond Fund Euro High Yield P (1).pdf EURO 14.08%
LU0294221253 Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR -H1 EM 14.29%
LU0507266145 DWS Invest Top Dividend NC Global 11.43%
LU0093505864 BGF Global High Yield Bond Hdg E2 EUR Global 11.43%
LU0172157280 BlackRock Global Funds - World Mining A2 (EUR) Global 5.71%
- Anexos
-
X Ray Carteira.pdf
- (183.49 KiB) Transferido 365 Vezes
- Registado: 4/6/2014 23:59
OPS FC Porto SAD 2014-2017

Jornal de Negócios Escreveu:Foram quase 8.500 os investidores que participaram na operação, mas bastou um pequeno grupo de 33 para garantir mais de 80% do valor solicitado por Pinto da Costa.
A emissão de obrigações para o retalho gerou forte interesse, de tal forma que a procura acabou por superar em praticamente 13 vezes o montante total pretendido pela SAD.
Foram quase 8.500 os investidores que participaram na operação, mas bastou um pequeno grupo de 33 para garantir mais de 80% do valor solicitado por Pinto da Costa.
(...)
Logo no primeiro dia de subscrição, segundo o comunicado enviado à CMVM, as ofertas ascenderam a 161 milhões de euros, o que levou a SAD a rever o montante para 20 milhões. No final, o Porto obteve procura no valor de 259 milhões de euros.
Acorreram à emissão um total de 8.442 investidores, mas nem todos receberam o que pediram, já que houve rateio. A maioria (3.642 investidores) ficou com 1.001 a 5.000 obrigações, que têm um custo de cinco euros cada. Mas houve um pequeno grupo de 33 investidores que garantiu uma "fatia" elevada. Ficaram com mais de 100 mil títulos, cada. Um investimento mínimo de mais de meio milhão de euros por parte de cada um.
Só com este número reduzido de investidores ficaram, no mínimo, assegurados 16,5 dos 20 milhões de euros pretendidos pelo clube.
Jornal de Negócios - 33 investidores garantiram mais de 80% da emissão do FC Porto (04 Junho 2014, 22:10)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/33_investidores_garantiram_mais_de_80_da_emissao_do_fc_porto.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Quem está ligado: