Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por MarcoAntonio » 2/3/2022 15:39

PMP69 Escreveu:Mas acredito que o regime tem que cair por dentro, nunca por intervenção externa.

Julgo que este é um dos objectivos estratégicos do ocidente, como forma de resolver isto. Ou melhor dizendo, que o Putin caia por instabilidade interna ou como consequência da falta de apoio dos oligarcas que formam a sua base de apoio (e que estão a ser visados agora nas sanções mais recentes). Isto não quer dizer que a Russia passaria a ser uma democracia, nem pouco mais ou menos.

A este propósito:

Boris Johnson urged to sanction Russians linked to Putin

UK Prime Minister Boris Johnson told MPs earlier that if President Vladimir Putin “doubles down, then so shall we”.

He also said the government would match donations by British people to the Disasters Emergency Committee appeal for Ukraine, starting with £20m.

Opposition leader Keir Starmer urged the prime minister to take action against Russians he says are linked to Putin.

He says Roman Abramovich - the owner of Chelsea Football Club – is “a person of interest... because of his links to the Russian state and his public association with corrupt activity and practices”.

He also raises the case of Putin’s former deputy prime minister, Igor Shuvalov, who he said owned “two flats not five minutes’ walk from this House – they are worth over £11m”.

Boris Johnson replies that “there was more to be done” but adds that the UK has taken "a leading role” in implementing sanctions against Russia.

The BBC has contacted Abramovich for a comment. He has previously denied having close financial ties with Vladimir Putin or the Kremlin.

BBC
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PMP69 » 2/3/2022 15:35

Marco Martins Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Masterchief Escreveu:Eu diria mais, o que a sociedade russa vai fazer perante a catástrofe que se avizinha? Vai continuar a deixar-se subjugar por um ditador? Eles (o povo) têm o poder para acabar com esta loucura.

Sarcasmo à parte (perante a verdadeira catástrofe que é a que vai na Ucrânia!) há que reconhecer que a propaganda é uma arma muito poderosa. Especialmente quando o estado controla por via directa ou indirecta quase todos os meios de comunicação e os poucos meios independentes, se pisam muito o risco (basta usarem a palavra "guerra" por exemplo).... kaput!

Sim, neste momento a verdadeira catástrofe é na Ucrânia. A p´roxima catástrofe é que será na Rússia devido a todas as sancões e suas consequências interna e externamente.

Infelizmente o povo russo é um pouco constantemente subjugado pelos seus representantes e mais cedo ou mais tarde terão de encontrar novos líderes... e possívelmente este será o melhor momento1!!

Enquanto tiverem o Putin e seus apoiantes no governo, as sanções certamente continuarão e numa linha acentuadamente descendente, motivo pelo qual seria melhor para todos (ocidente, oriente e Russia) que a mudança ocorresse o mais depressa possível, caso contrário teremos daqui a uns 5 anos uma Russia pronta para uma vingança com todo o apoio do seu povo!

A Rússia nos últimos 100 anos, viveu pouco mais de 1 ano em democracia com Boris Iéltsin.

Mais, à 20 anos que está montado um regime de extermínio a quem não concorda com a política do Kremlin. Quem tem a coragem de ir para a rua protestar contra a guerra, é um herói, pois corre o risco de desaparecer, ou no mínimo apanhar 4 anos de prisão.

Mas acredito que o regime tem que cair por dentro, nunca por intervenção externa.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por MarcoAntonio » 2/3/2022 15:27

BearManBull Escreveu:Tenho as minhas duvidas que seria possível realmente atingir os USA, certamente que têm os sistemas anti misseis mais avançados que se possa imaginar. Aqui na Europa provavelmente estamos muito mais expostos e indefesos.

Aparentemente, a expectativa é que teriam sucesso limitado:

https://www.aip.org/fyi/2022/physicists ... unreliable

Deixo também este artigo sobre testes realizados em 2020 que só li na diagonal:

https://carnegieendowment.org/2020/11/1 ... -pub-83273

Esperemos que não chegue a este ponto. E "esperemos" é pouco para o que eu quero dizer. A China terá uma responsabilidade enorme se chegar. Eles podem intervir no sentido de apaziguar a situação do lado da Rússia e até agora fizeram pouco ou nada. Do lado do ocidente, é evidente que não há intenção nenhuma de escalar.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Marco Martins » 2/3/2022 15:25

MarcoAntonio Escreveu:
Masterchief Escreveu:Eu diria mais, o que a sociedade russa vai fazer perante a catástrofe que se avizinha? Vai continuar a deixar-se subjugar por um ditador? Eles (o povo) têm o poder para acabar com esta loucura.

Sarcasmo à parte (perante a verdadeira catástrofe que é a que vai na Ucrânia!) há que reconhecer que a propaganda é uma arma muito poderosa. Especialmente quando o estado controla por via directa ou indirecta quase todos os meios de comunicação e os poucos meios independentes, se pisam muito o risco (basta usarem a palavra "guerra" por exemplo).... kaput!

Sim, neste momento a verdadeira catástrofe é na Ucrânia. A p´roxima catástrofe é que será na Rússia devido a todas as sancões e suas consequências interna e externamente.

Infelizmente o povo russo é um povo constantemente subjugado pelos seus representantes e mais cedo ou mais tarde terão de encontrar novos líderes... e possívelmente este será o melhor momento1!!

Enquanto tiverem o Putin e seus apoiantes no governo, as sanções certamente continuarão e numa linha acentuadamente descendente, motivo pelo qual seria melhor para todos (ocidente, oriente e Russia) que a mudança ocorresse o mais depressa possível, caso contrário teremos daqui a uns 5 anos uma Russia pronta para uma vingança com todo o apoio do seu povo!
Editado pela última vez por Marco Martins em 2/3/2022 15:32, num total de 1 vez.

Registado: 7/4/2007 17:13

por BearManBull » 2/3/2022 15:09

“84 milhões de mortos em menos de uma hora”. Simulação mostra como seria uma guerra nuclear entre a Rússia e os EUA

Simulador nuclear, as boas noticias é que Portugal e Espanha não aparecem como alvos estratégicos.

Tenho as minhas duvidas que seria possível realmente atingir os USA, certamente que têm os sistemas anti misseis mais avançados que se possa imaginar. Aqui na Europa provavelmente estamos muito mais expostos e indefesos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Penaforte » 2/3/2022 14:49

MarcoAntonio Escreveu:Penaforte, não sei se o teu post era para mim ou para o outro Marco, mas se era para mim, o meu post anterior já esclarece qual era o ponto do meu post e o que eu penso do povo russo em si.

Era para ti sim! obrigado

Registado: 20/10/2014 14:55

por MarcoAntonio » 2/3/2022 14:48

Penaforte, não sei se o teu post era para mim ou para o outro Marco, mas se era para mim, o meu post anterior já esclarece qual era o ponto do meu post e o que eu penso do povo russo em si.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/3/2022 14:47

Imagem

Administrador Fórum

por Penaforte » 2/3/2022 14:46

Marco, mas até que ponto uma boa percentagem da população russa tem informação real sobre o que está a acontecer e atribuem ao governo russo? Pergunto sem ter dados concretos.. apenas percebi que a maior parte dos contactos com o exterior estão cortados (rádio e tv), digital pelo que percebi está a tentar ser controlado mas ainda não conseguiram na totalidade (apenas limitar o acesso e bom funcionamento).
Não falo das gerações mais jovens que obviamente já não tem a cultura soviética e imagino que tenham algum livre arbítrio e bom senso mas até que ponto a campanha propagandística, constante desinformação e vitimização não fará com que muitos russos culpabilizem o Ocidente por tudo o que lhes está a acontecer? É difícil perceber pois não há grande visibilidade sobre o que se passa na Rússia.. as manifestações foram visíveis mas difícil perceber o grau de descontentamento real e qual a amplitude do mesmo pois as pessoas têm medo, imagino.

por MarcoAntonio » 2/3/2022 14:40

Goya777 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Hoje vão haver novas negociações.
No entanto, mesmo que a Rússia saia e devolva tudo a Ucrânia, com quantos países a Rússia ainda terá de negociar para reduzir as sanções?
Se considerarmos 2 semanas até os russos saírem e para que se iniciem as reduções de sanções isso ainda vai ter um impacto enorme na Rússia e no seu povo.

O que o ocidente poderá fazer em relação à catástrofe na sociedade russa?

Nao exageremos. Nestes dias poucos que grande catastrofe ja sofreram os russos?

Vejamos: não podem ver netflix, comprar sapatilhas nike, viajar de avião para uma série de países, tirar dinheiro do país e ter de ficar em casa a ver state TV a narrar um mundo alternativo enquanto os ucranianos podem ir para a rua defender as suas cidades dos tanques russos. É uma catástrofe o que vai na russia...

Quer dizer, não estou a ser justo, alguns russos conseguem sair de casa e ir para a rua protestar, o que é seguido por uma visita guiada às prisões locais.
Imagem

Administrador Fórum

por Masterchief » 2/3/2022 14:35

Eu diria mais, o que a sociedade russa vai fazer perante a catástrofe que se avizinha? Vai continuar a deixar-se subjugar por um ditador? Eles (o povo) têm o poder para acabar com esta loucura.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Goya777 » 2/3/2022 14:32

No entanto, mesmo que a Rússia saia e devolva tudo a Ucrânia, com quantos países a Rússia ainda terá de negociar para reduzir as sanções?
Se considerarmos 2 semanas até os russos saírem e para que se iniciem as reduções de sanções isso ainda vai ter um impacto enorme na Rússia e no seu povo.

Nao exageremos. Nestes dias poucos que grande catastrofe ja sofreram os russos?

Registado: 17/7/2014 22:33

por Penaforte » 2/3/2022 14:29

Acho impossível a Rússia sair e devolver tudo à Ucrânia após conversações, nesta fase. Nem 1% de chance, na minha opinião!

Isto é apenas para suavizar a imagem internacional e ganhar tempo até conquistar Kiev e aí sim, serão "negociações" mais sérias pois há um "vencedor". Ele não sai de lá sem conquistar Kiev e eliminar o Zelensky - seja exilado ou preferencialmente (para o Vlad) assassinado.

E digamos, "alegadamente" assassinado por ucranianos claro, que desejam ver o seu país livre dos neonazis! Uma daquelas lengalengas do costume.
Editado pela última vez por Penaforte em 2/3/2022 14:36, num total de 1 vez.

por Marco Martins » 2/3/2022 14:20

Hoje vão haver novas negociações.

por Marco Martins » 2/3/2022 13:56

PMP69 Escreveu:
caldeirum Escreveu:
BearManBull Escreveu:Ok até podes ter razão, mas creio que o plano inicial era uma blitz war e tomar Kiev em 1-2 dias.

Relativo ao comentário do Iraque, ultimamente os lideres ocidentais acusam a Russia de invadir um pais soberano, como se não fosse pratica comum do ocidente no passado. Esquecem-se sempre de enfatizar o invadir sem justa causa.

Outra nota estamos a assistir a uma censura generalizada da informação vinda da Russia. Tudo bem que concordo que se tratara de propaganda lixo, mas é realmente necessário censurar? Pode-se dizer que nunca se esteve tão unido no ocidente ao redor de um assunto como estar contra esta maldita guerra, não vejo nenhuma necessidade de estar a banir o que quer que seja, aliás até acho positivo que seja vista o ridículo que é a retorica dos media russos.

Ukraine war: Facebook and YouTube block Russia's RT and Sputnik in Europe

Não estou a justificar a invasão Ruassa, mas qual foi a justa causa para invadir o Iraque e o Afeganistão?

Iraque = Petróleo, Afeganistão = derrube do governo talibã, através da Aliança do Norte, com vista ao fecho dos campos de treino da Al Qaeda.

Se formos ver o pe´riodo que vai entre a segunda guerra mundial e o final dos anos 80, do século passado, os EUA estivem envolvidos em mais tentativas, umas com sucesso, outras não, de derrube de poderes, que todas as outras nações juntas. Desde a América até à Ásia, passando por África.

Pedro

No Afeganistão não me recordo bem... mas no Iraque um dos motivos foi que o Hussein dizia ter poder nuclear...
Curiosamente o Hussein foi lá posto pelos USA.
Sobre o Iraque fiquei sempre com a ideia que foi uma guerra inútil e indecente com muitas falcidades para justificar o ataque.

por PMP69 » 2/3/2022 13:51

caldeirum Escreveu:
BearManBull Escreveu:Ok até podes ter razão, mas creio que o plano inicial era uma blitz war e tomar Kiev em 1-2 dias.

Relativo ao comentário do Iraque, ultimamente os lideres ocidentais acusam a Russia de invadir um pais soberano, como se não fosse pratica comum do ocidente no passado. Esquecem-se sempre de enfatizar o invadir sem justa causa.

Outra nota estamos a assistir a uma censura generalizada da informação vinda da Russia. Tudo bem que concordo que se tratara de propaganda lixo, mas é realmente necessário censurar? Pode-se dizer que nunca se esteve tão unido no ocidente ao redor de um assunto como estar contra esta maldita guerra, não vejo nenhuma necessidade de estar a banir o que quer que seja, aliás até acho positivo que seja vista o ridículo que é a retorica dos media russos.

Não estou a justificar a invasão Ruassa, mas qual foi a justa causa para invadir o Iraque e o Afeganistão?

Iraque = Petróleo, Afeganistão = derrube do governo talibã, através da Aliança do Norte, com vista ao fecho dos campos de treino da Al Qaeda.

Se formos ver o pe´riodo que vai entre a segunda guerra mundial e o final dos anos 80, do século passado, os EUA estivem envolvidos em mais tentativas, umas com sucesso, outras não, de derrube de poderes, que todas as outras nações juntas. Desde a América até à Ásia, passando por África.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por caldeirum » 2/3/2022 13:34

"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831

Registado: 14/10/2021 22:31

por Lusitanus » 2/3/2022 13:13

A Rússia designa a invasão da Ucrânia por "operação militar espeecial".
A China também não admitia que a invasão da Ucrânia pela Rússia é uma invasão.
Agora parece que já admite que a invasão da Ucrânia pela Rússia é uma invasão. Uma pequena vitória da resistência ucraniana!
Sanções à Rússia é que está quieto!

Com o espaço aéreo dos países ocidentais fechado à Rússia, e vice-versa, os países ocidentais já estão, na realidade, em "estado de guerra" com a Rússia!
Editado pela última vez por Lusitanus em 2/3/2022 13:37, num total de 2 vezes.

Registado: 19/3/2021 0:23

por BearManBull » 2/3/2022 11:31

Marco Martins Escreveu:

Não sei se o objectivo seria tomar Kiev em 2 dias... mas aparentemente o objectivo inicial seria não ser muito duro para evitar muitas represálias do resto do mundo.
Provavelmente a Russia também estariam à espera de que a Ucrânia cedesse mais facilmente (e que não tivesse tantas ajudas do exterior)!!

Sim mais um motivo que queriam uma invasão curta e limpa.
Anexos
tanks.jpg
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por Marco Martins » 2/3/2022 11:16

Não sei se o objectivo seria tomar Kiev em 2 dias... mas aparentemente o objectivo inicial seria não ser muito duro para evitar muitas represálias do resto do mundo.
Provavelmente a Russia também estariam à espera de que a Ucrânia cedesse mais facilmente (e que não tivesse tantas ajudas do exterior)!!

Mas agora (que internacionalmente já foram postas todas as cartas na mesa e em termos de imagem já nada tem a perder) a Rússia começa a ter posições mais fortes e devastadoras.

Embora ainda não tenham tomado Kiev, creio que a cidade está cercada, pelo que apenas os russos receberão apoios.
Dentro da cidade tudo começará a escassear e tudo isso será uma pressão enorme (principalmente) sobre os civis.

por Marco Martins » 2/3/2022 11:05

Opcard Escreveu:Para nós os instalados da vida no ocidente o que vimos na Ucrânia deixa-nos espantados com a coragem daquele povo.

Eu que acredito que se uma potência nos atacasse pelo mar iríamos todos para Espanha , se fosse por Espanha fugiam os que sabem nadar ,está precessão é fruto de uma sondagem junto de amigos .

Por isso hoje a ler a imprensa vejo que há 3000 homens que estão em França, há de outras nacionalidade um deles belga estudante de arquitetura interrompe estudos para ir combater , vão para a Ucrânia .

Cá em Portugal seria o mesmo.
Embora não pareça, somos um povo que quando quer, é capaz de se unir para lutar por um bem comum.
Somos um povo que ao longo da nossa história tem andado sempre presente em guerras!

O meu avô esteve na primeira guerra e foi enviado para frança sem saber pegar numa arma (vendido por 5 tostões como ele dizia)!!
Muitos familiares estiveram nas guerras do ultramar (e acho que quase toda a gente terá alguém na família que esteve a lutar por Portugal) e esta não foi apenas uma guerra.... Portugal esteve em várias guerras ao mesmo tempo, pois foi simultaneamente em todas a colónias!

Mas se as pessoas têm medo da guerra? Isso todos têm (mesmo que se alistem para defender a sua família e a sua terra)!

por BearManBull » 2/3/2022 10:52

Ok até podes ter razão, mas creio que o plano inicial era uma blitz war e tomar Kiev em 1-2 dias.

― Leon C. Megginson

por Opcard » 2/3/2022 10:22

Para nós os instalados da vida no ocidente o que vimos na Ucrânia deixa-nos espantados com a coragem daquele povo.

Eu que acredito que se uma potência nos atacasse pelo mar iríamos todos para Espanha , se fosse por Espanha fugiam os que sabem nadar ,está precessão é fruto de uma sondagem junto de amigos .

Por isso hoje a ler a imprensa vejo que há 3000 homens que estão em França, há de outras nacionalidade um deles belga estudante de arquitetura interrompe estudos para ir combater , vão para a Ucrânia .

Registado: 14/3/2009 0:19

por rg7803 » 2/3/2022 9:56

yaya Escreveu:
rg7803 Escreveu:Vi hoje uma análise que me fez repensar alguns dos meus pressupostos iniciais, em particular aquele em que assumi que a guerra estará a correr mal a Putin. Qual o objetivo russo primordial? Destruir completamente o exército ucraniano, ou seja desmilitarizar o país. Uma guerra rápida não garantiria esse aim. Talvez ir mantendo o exército oposto em lume brando mais umas semanas o permita.
Da mesma forma aniquilar Zelinsky e restantes governantes nesta fase poderá gerar um mártir e ser assim contra producente. Talvez seja mais fácil negociar com um presidente vencido, que perdeu o exército, com o país devastado, pode estar mais “macio”.

É seguramente outra forma de analisar estes eventos.

Fonte do Pentágono refere que há soldados russos a renderem-se e outros a sabotar os próprios tanques para evitarem ir para o confronto. As tropas russas estão a ficar desmoralizadas.
Outra fonte refere que Putin está a ordenar cremar corpos de soldados russos mortos para não serem contabilizados. Ou seja manter a fachada que a guerra está a correr bem.

Até pode ser que sim. Depende do "quantos"...

Em tempo de guerra devemos sempre interpretar com um "grão de sal" quer o que se lê na comunicação social, quer nos orgãos beligerantes ou quem os apoia indiretamente.

Se és desse tempo - eu sou - deves recordar o que a comunicação social disse e alimentou aquando da segunda guerra do Iraque (guerra do petróleo), a história das armas químicas e de destruição maciça que os iraquianos supostamente detinham e com as quais iriam condenar o mundo à escuridão. A guerra moderna tem sempre uma componente significativa de informação e contra informação. E desde tempos distantes é sabido que a melhor forma de fomentar mentiras é mescla-las com verdades.

Ontem ao consultar a página da wikipedia que o Marco António partilhou, ao ler a lista de "Casualties and losses" os ucranianos alegam já ter abatido 200 tanques, 30 aviões e outros tantos helis. Alguns devem ter sido seguramente, metade um terço desconheço, mas se fossem nestas quantidades não teriam já os ucranianos feito uso nos midia dessa vantagem notória de forma mais robusta, mais eficiente? Volto a dizer as guerras modernas também se ganham usando de forma eficaz e eficiente a informação. E (novamente) a contra informação. Pelo que tenho lido nalguns midia as vitórias ucranianas vão conduzir o seu exercito, nalgumas semanas, às portas de Moscovo ...

Ontem escutava um general indiano, comentador de guerra num dos inúmeros canais que o fazem actualmente. Entre alguns pontos bastante assertivos li algumas boas frases, inteligentes:

"if you see indian tanks marching in islamabad you would say pakistan is winning the war...?"
"NATO is cheerleading Zelenskyy"
e principalmente esta, falando do ocidente "They want to fight russia to the last ukrainian".
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por cloubird » 2/3/2022 5:18

erro

Registado: 11/1/2022 1:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Shimazaki_2 e 169 visitantes