Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bullion » 5/6/2008 20:04

Marco António:

Eu não gosto da expressão "teoria da conspiração".
Também não acredito nesta teoria.
Mas querer transmitir a ideia de que o que se passou foi normal, está errado.
Em primeiro lugar já se questionou qual a necessidade da EDP fazer este empréstimo?
Recorda-se em outros IPO's de alguma empresa o ter feito?
Se era uma questão de liquidez então que admitissem as acções dos pequenos e dos Institucionais no mesmo dia.
Qual a vantagem de virem 41milhões de acções para a Bolsa 2 dias antes dos institucionais e depois acontecer isto com a desculap de "facilitar a liquidação "?

Sobre a eventual subida de curto prazo, já lhe ocorreu o seguinte:
Se os bulls tomarem conta do mercado e puxarem a cotação, as stop loss das short positions dispararão, e os bears terão de vir ao mercado comprar, levando áquilo a que deve saber se chama o short cover.
Nestas condições e paradoxalmente são os bears que fazem subir os títulos.

Registado: 31/7/2006 14:54

por MarcoAntonio » 5/6/2008 18:53

CerealKiler Escreveu:Ainda é cedo para qualquer conclusão do primeiro dia. Se a tendência e o volume se mantiverem, cai por terra a teoria da manipulação. Parece sim que alguns institucionais sem "guito" tiveram que vender bastante para as acções para pagar as acções que recebem no dia 6...e depois têm um prazo para voltar a comprar e devolver à edp. Quem sabe depois de 17/Julho...aos trabalhdores com desconto.

Não precisam de comprar. Limitam-se a devolver a parte correspondente quando estiverem disponíveis (a partir do dia 6).

É um adiantamento. Já expliquei isso nos posts anteriores e com quase toda a certeza foi isso que se passou. Nada de mais...

Mas é claro, para os milhares e milhares de pequenos investidores que contavam com um lucro imediato nas primeiras horas da EDPR em Bolsa foi um balde de água fria. E daí toda a revolta e teorias da conspiração.

Como se investir em bolsa não envolvesse risco e incerteza...

E tal como eu perguntei ontem muito pertinentemente (e os autores das teorias não me responderam) assim que os institucionais deixam de despejar, como se opera a manipulação para poderem voltar a comprar aos tais (propostos) valores mais baixos?

Com uma varinha de condão?

Não me levem a mal mas foram ontem horas e horas a "lutar" contra teorias com muito pouco sentido e ainda hoje se vê "reminescências" dessas teorias.

Quando o mercado sobe, quando as coisas correm bem, nunca se vê teorias lançadas nesta escala e ninguém fala de shorts, longos ou institucionais. Quando há pão...

Quando as coisas correm mal, chovem teorias da conspiração e de manipulações. Quando não há pão...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por CerealKiler » 5/6/2008 18:38

Ainda é cedo para qualquer conclusão do primeiro dia. Se a tendência e o volume se mantiverem, cai por terra a teoria da manipulação. Parece sim que alguns institucionais sem "guito" tiveram que vender bastante para as acções para pagar as acções que recebem no dia 6...e depois têm um prazo para voltar a comprar e devolver à edp. Quem sabe depois de 17/Julho...aos trabalhdores com desconto.

Registado: 1/4/2008 17:29

OPS nunca mais

por jlmframos » 5/6/2008 18:05

Para já, tirei uma conclusão desta confusão toda: "OPS's" nunca mais! Podem fazer todos os truques que quiserem, (como vendas a descoberto que pensei que não fossem possíveis em OPS's) desde que não seja com o meu dinheiro!! :x

Registado: 29/11/2007 4:15

por Jesse James » 5/6/2008 17:57

Não é verdade que a entrada no PSI 20, dia 1 de Julho, vai "obrigar" institucionais a adquirir o título para as suas carteiras?
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Manequim » 5/6/2008 17:52

MarcoAntonio Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:De qq das formas volto a frizar a passagem de um dos meus posts anteiores: o que eu depreendo que aconteceu foi o empréstimo de acções que terá ocorrido, terá servido para reduzir posições conforme o desejo desses institucionais (que na atribuição ficaram com mais acções da EDPR do que pretendiam). Seja isso, seja porque acham que 8 euros é caro, isto nada tem de anormal, é o mercado a funcionar...

E se é porque pretendem reduzir posições, não chegarão a recomprar. Limitam-se, quando estiverem disponíveis, a devolver à EDP parte das acções EDPR compradas a 8 euros no AC. Resultado, terão reduzido a posição com uma perda moderada (provavelmente hoje era um dia preferível para "despejar" o excesso de posição do que dentro de dois ou três dias).

Embora não tenha toda a informação e a certeza absoluta, creio que foi isto que se terá passado.

Para mim faz todo o sentido (e faz milhares de vezes mais sentido do que qualquer uma das teorias que por aqui passaram hoje). Inclusivamente faz sentido mesmo que dentro de um ou dois dias a EDPR comece a subir enquanto que a teoria da conspiração cai por terra se a EDPR inverte no curto-prazo. Porquê? Porque o primeiro dia em Bolsa tende a ter muito mais liquidez e se fizessem o despejo de posições dentro de dois dias, os efeitos podiam ser mais nefastos ou teriam de distribuir a sua saída por um prazo mais alargado. Hoje era "mais fácil"...

Quando à EDPR, a vida continua, hoje foi o primeiro dia do resto da história da EDPR em Bolsa. Quem sabe, daqui a dias já ninguém se lembra das teorias!

Parece-me que as pessoas continuam a não ver o óbvio e se eu já ontem considerava que esta era a explicação, hoje considero-o praticamente como uma certeza.

Com a sessão de hoje (o comportamento das acções e volume) a teoria da manipulação cai por terra...

O empréstimo que terá ocorrido serviu de adiantamento para poderem reduzir já as posições quando no mercado havia uma almofada de compradores muito maior, típica do primeiro dia de negociação.

Se tivessem feito esse despejo dentro de 1 ou 2 dias quando tivessem as acções disponíveis, o resultado tinha sido bem pior.

Será que não vêm o óbvio?

E amanhã? Haverá outros institucionais, que não pediram acções emprestadas, a tentarem reduzir a sua posição?

Outra pergunta: reduzir posições não indicará pouca confiança no título?
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por jabreu » 5/6/2008 17:51

Não sei nem me parece que seja isso Marco.
Concordo que algo de anormal se passou ontem.
Mas não sei o que e cá para mim não se vai saber...

E então se subir durante 3 diitas seguidos então ai é que ninguém quer saber... :mrgreen:
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por MarcoAntonio » 5/6/2008 17:45

MarcoAntonio Escreveu:De qq das formas volto a frizar a passagem de um dos meus posts anteiores: o que eu depreendo que aconteceu foi o empréstimo de acções que terá ocorrido, terá servido para reduzir posições conforme o desejo desses institucionais (que na atribuição ficaram com mais acções da EDPR do que pretendiam). Seja isso, seja porque acham que 8 euros é caro, isto nada tem de anormal, é o mercado a funcionar...

E se é porque pretendem reduzir posições, não chegarão a recomprar. Limitam-se, quando estiverem disponíveis, a devolver à EDP parte das acções EDPR compradas a 8 euros no AC. Resultado, terão reduzido a posição com uma perda moderada (provavelmente hoje era um dia preferível para "despejar" o excesso de posição do que dentro de dois ou três dias).

Embora não tenha toda a informação e a certeza absoluta, creio que foi isto que se terá passado.

Para mim faz todo o sentido (e faz milhares de vezes mais sentido do que qualquer uma das teorias que por aqui passaram hoje). Inclusivamente faz sentido mesmo que dentro de um ou dois dias a EDPR comece a subir enquanto que a teoria da conspiração cai por terra se a EDPR inverte no curto-prazo. Porquê? Porque o primeiro dia em Bolsa tende a ter muito mais liquidez e se fizessem o despejo de posições dentro de dois dias, os efeitos podiam ser mais nefastos ou teriam de distribuir a sua saída por um prazo mais alargado. Hoje era "mais fácil"...

Quando à EDPR, a vida continua, hoje foi o primeiro dia do resto da história da EDPR em Bolsa. Quem sabe, daqui a dias já ninguém se lembra das teorias!

Parece-me que as pessoas continuam a não ver o óbvio e se eu já ontem considerava que esta era a explicação, hoje considero-o praticamente como uma certeza.

Com a sessão de hoje (o comportamento das acções e volume) a teoria da manipulação cai por terra...

O empréstimo que terá ocorrido serviu de adiantamento para poderem reduzir já as posições quando no mercado havia uma almofada de compradores muito maior, típica do primeiro dia de negociação.

Se tivessem feito esse despejo dentro de 1 ou 2 dias quando tivessem as acções disponíveis, o resultado tinha sido bem pior.

Será que não vêm o óbvio?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ljbk » 5/6/2008 17:43

Crómio Escreveu:ljbk,

Este gráfico não é temporal pois não?
É por volumes?

Desculpem lá a pergunta esquizita...
Abri uma garrafita daquelas que trouxe escondida do Tromba Rija e deu nisto...

Abraço

PS: Parece que quando falo com o ljbk abro uma destas antes :mrgreen:

Exactamente, tal como está explicado no post.
Daí a sessão de ontem ser mais "larga" que a de hoje.

BN,
ljbk.

Registado: 25/11/2005 11:15

por Crómio » 5/6/2008 17:41

ljbk,

Este gráfico não é temporal pois não?
É por volumes?

Desculpem lá a pergunta esquizita...
Abri uma garrafita daquelas que trouxe escondida do Tromba Rija e deu nisto...

Abraço

PS: Parece que quando falo com o ljbk abro uma destas antes :mrgreen:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Grafico do 2º dia ...

por ljbk » 5/6/2008 17:36

ljbk Escreveu:
ljbk Escreveu:Boas !

Anexo o grafico com a evolução do preço à medida que foram negociadas unidades fixas de volume ao longo da sessão entre as 08:00:02 e as 16:29:59 (sem a abertura e o fecho).
A tendência é clara e só se alterou ligeiramente quando os indices dos EUA subiram no final da tarde para mais tarde retomar a queda.
Não participei nesta OPS nem tenciono entrar no titulo pelo menos enquanto estas "LTDs" não forem quebradas.
Amanhã deveremos ter ainda muito volume e possivelmente mais pullbacks de counter-trend ou até quem sabe inversão de tendencia.

Boa sorte para quem está dentro.

BN,
ljbk.

Fica o update do gráfico (até às 11:15) com o pull-back esperado através de um "W" perfeito que já atingiu o seu target.
Cuidado que a subida parece ter sido efectuada em cunha pelo se os 7.92 não forem vencidos, pode haver nova queda ...

BN,
ljbk.

Fica o update com a totalidade da sessão de hoje.
Este final de sessão com um topo arredondado não parece indicar que os 8 Euros venham a ser vencidos para já.
Venham os "big players" amanhã.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_edpr.PNG
ljbk_edpr.PNG (38.32 KiB) Visualizado 4327 vezes

Registado: 25/11/2005 11:15

por PETRONIO » 5/6/2008 17:19

O Ulisses não entendeu ou não quer entender o que se passou ontem, algo correu mal, os esperados compradores (>8) não apareceram, então a prcura instuticional (4 vezes superior ) desaparece.
Hoje o titulo sobe por um motivo muito simples , como a borrada foi de tal ordem ,em que provavelmente foi Morgan Stanley teve que entrar a comprar e porque a maioria dos grandes investidores eram para o dia e provavelmente alavancados , venderam o mais rápidamente possivel , porque objectivo era o lucro imediato.
A qualidade destes players é que deixa desejar, é uma grande lição para todos.
O que interessa é aprender , e encontrar as possiveis razões .
O que se passou ontem não foi só mercado, tem haver e muito da forma como foi feita a OPV .
Ulisses o que passou ontem é mais importante do que julgas, a teoria de mercado , só por si não é resposta.
Mais uma lição para todos , mas importante.

Registado: 22/5/2008 21:52

por rufa » 5/6/2008 17:13

lol
Anexos
EDP RENOVAVEIS.png
EDP RENOVAVEIS.png (9 KiB) Visualizado 4467 vezes

Registado: 29/11/2007 12:52

anulado? !

por ASLPINZIO » 5/6/2008 16:55

O dia de ontem foi practicamente anulado contudo serviu apenas para marcar 2 pontos importantes o maximo e o minimo desde o inicio da negociação.
hoje foi um dia para acalmar o stress acumulado ontem, mas ninguem deverá deitar foguetes!

Registado: 20/5/2008 10:14

por pedrosantosslb » 5/6/2008 16:36

das 418.948 a €7.950, 200.000 são de 2 ordens a 100.000 cada...como é possível?

Registado: 29/11/2007 11:52

por pablof » 5/6/2008 16:27

sÓ para terminar o meu raciocionio e não é preciso análises técnicas: à coisas que não são feitas ás claras e esta foi uma delas com uma agravante! foi vista por toda a gente e agora só com justificações técnicas é que podemos engolir, porque eu também já ganhei e já perdi outras vezes, tambem sei fazer comparações e analisar e por acaso até me socorro muitas vezes das análises neste fórum. Cumprimentos e obrigado pelo fedback que obtive.

Registado: 19/12/2007 11:45

por pedrosantosslb » 5/6/2008 16:27

será que temos um fecho em máximo? está quase e era um bom indicador

Registado: 29/11/2007 11:52

Opinião

por jlmframos » 5/6/2008 16:24

Ontem vendi as 310 acções que me foram atribuídas, perdendo 2% do capital investido . Com a informação que fui obtendo acerca desta OPS (e aqui no Caldeirão :) ), estive sempre "inclinado" para NÃO ir, mas no último dia decidi arriscar... :(. A culpa foi apenas minha,pois como "isto anda" desde Janeiro, assim como a situação económica mundial, o melhor guardar o dinheiro para quando tudo isto melhorar! Nem vale a pena arriscar... :(

Registado: 29/11/2007 4:15

por vitorigus » 5/6/2008 16:14

Capitulaçao da cot? Vai ou nao passar dos 96 aos 8 ? Creio que nao pq sao as horas q sao. No entanto vamos ver nos ultimos 5 min

Registado: 9/8/2005 11:17

por vimar 2 » 5/6/2008 15:35

Para quem quizer compreender é assim; eu ha cerca de um mês comprei 5000 acções da S.Industria estando a perder neste momento a volta de 5000 euros e varios outros negocios que muito estou aperder nunca para aqui vim dizer que a culpa era disto ou daquilo. Quem joga na bolsa tem que estar preparado para perder e ganhar isto sim é o mercado a funcionar, agora quanto ás renovaveis eu nunca pensei em entrar até porque detesto a EDP e só entrei porque entendi que podia ganhar qualquer coisa nos primeiros 2 dias claro que podia estar errado, mas o que é de lamentar é que isso tenha acontecido por informações incorretas por parte da EDP. Posso ainda vir a ganhar dinheiro com elas que penso exactamente o mesmo e digo que EDP nunca mais.

Registado: 20/5/2008 0:36

por Manequim » 5/6/2008 15:07

Ulisses Pereira Escreveu:O volume? Não me recordava de uma única OPV em que o volume do primeiro dia não fosse muito superior ao do 2º dia. Fui aqui pesquisar nos meus gráficos e confirmei a minha ideia.

Dá-me 2 exemplos, de entre as inúmeras OPV`s que ocorreram nos últimos 10 anos, de acções que não tenham tido um volume muito superior no 1º dia de negociação do que no 2º.

Tudo dentro da normalidade. Tudo como manda a História.

Um abraço,
Ulisses

Desisto :mrgreen: , até porque hoje não está fácil de escrever aqui :?
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

por Ulisses Pereira » 5/6/2008 15:03

O volume? Não me recordava de uma única OPV em que o volume do primeiro dia não fosse muito superior ao do 2º dia. Fui aqui pesquisar nos meus gráficos e confirmei a minha ideia.

Dá-me 2 exemplos, de entre as inúmeras OPV`s que ocorreram nos últimos 10 anos, de acções que não tenham tido um volume muito superior no 1º dia de negociação do que no 2º.

Tudo dentro da normalidade. Tudo como manda a História.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pedro Miguel » 5/6/2008 15:00

Está a fazer uma cunha. Vamos ver para onde ela segue nas próximas sessões. Ou rebenta para baixo ou para cima.

Registado: 29/11/2007 11:45

por artista_ » 5/6/2008 14:40

ftomas Escreveu:J
Já agora... gostava de saber quem teria lido aquilo tudo.....

Eu li na diagonal... uma diagonal tão grande que começava na primeira folha e acabava na última :) :)

cps

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ftomas » 5/6/2008 14:32

Já que se fala tanto de ler o prospecto....

E para quem não o leu e/ou não o tem, deixo aqui um link do mesmo.
em pdf: http://pwp.netcabo.pt/ftomas/edpr.pdf
em ZIP: http://pwp.netcabo.pt/ftomas/edpr.zip

4,7 MB
e 564 páginas :mrgreen:
Já agora... gostava de saber quem teria lido aquilo tudo.....

O tema "empréstimo" está logo na página 28

Registado: 28/6/2004 14:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 62 visitantes