Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ninja1200 » 23/8/2011 16:56

Vejo a Galp e Jerónimo Martins como as únicas empresas do PSI20 que têm tido capacidade de se aguentarem perante a conjuntura actual, no entanto com a descida do brent, por consequência, a Galp torna-se um pouco mais vulnerável.
Concordam mesmo assim que a Galp será um título a apostar agora?

Registado: 29/11/2007 11:03

por MarcoAntonio » 23/8/2011 16:36

Actualização com os preços até ontem e agora expandida até ao início do ano, passando assim a estar o ano de 2011 até agora completo...

Descrição do gráfico: o gráfico apresenta a média semanal do Brent em euros e com atraso de uma semana (dados EIA), comparado com os preços médios nacionais dos combustíveis antes de impostos (conforme disponibilizados pela DGEG).
Anexos
comb2011e.PNG
comb2011e.PNG (40.35 KiB) Visualizado 11489 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 17/8/2011 19:31

Actualização a meio da semana e que já inclui média (muito provisória) para a próxima semana...

Recordo que este gráfico compara o Brent (em euros) na semana anterior com a média nacional segundo a DGGE.
Anexos
comb2011d.PNG
comb2011d.PNG (32.11 KiB) Visualizado 11560 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 16/8/2011 3:02

Aqui fica o update...
Anexos
comb2011c.PNG
comb2011c.PNG (31.46 KiB) Visualizado 11642 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/8/2011 23:27

Elias Escreveu:Hoje passaram notícias em todas as televisões a dizer que a gasolina baixou 4 cêntimos.

Os repórteres foram à bomba entrevistar condutores e as respostas são as do costume: "4 cêntimos é muito pouco".

Segundo disseram na notícia, já é a terceira vez que baixa este mês, mas a maioria das pessoas afirma que nem deu pela descida de preços.

Isto é engraçado, porque quando aumenta 2 cêntimos a reacção é que "é muito, está sempre a aumentar" e "aumenta muito mais do que desce".

Enfim, nada de novo. Silly season no seu melhor. 8-)

Sim, basta ver que aqui mesmo no forum quando se reacendeu o debate um par de posts refere que ainda não tinha ocorrido nenhuma baixa para reflectir as baixas na matéria prima.

Mas na verdade, já tinha recuado um centimo desde os máximos (ver os posts mais atrás e o meu gráfico de resposta).

Entretanto, mais daqui a pouco conto colocar nova actualização que já terá a média de hoje...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 15/8/2011 23:24

Hoje passaram notícias em todas as televisões a dizer que a gasolina baixou 4 cêntimos.

Os repórteres foram à bomba entrevistar condutores e as respostas são as do costume: "4 cêntimos é muito pouco".

Segundo disseram na notícia, já é a terceira vez que baixa este mês, mas a maioria das pessoas afirma que nem deu pela descida de preços.

Isto é engraçado, porque quando aumenta 2 cêntimos a reacção é que "é muito, está sempre a aumentar" e "aumenta muito mais do que desce".

Enfim, nada de novo. Silly season no seu melhor. 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 14/8/2011 18:53

Gasolina desce três cêntimos a partir de amanhã
Rita Paz - economico
14/08/11 10:35

Abastecer o depósito volta a ficar mais barato a partir desta segunda-feira. São boas notícias para os portugueses.

O comportamento dos mercados antecipa uma descida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana. Será a terceira descida semanal consecutiva, já que o último aumento do preço dos combustíveis verificou-se a 18 de Julho.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos desceram 2% e 0,21%, respectivamente, na semana passada, antecipa-se uma descida dos preços dos combustíveis já a partir de amanhã.

Nas duas últimas semanas, as quedas foram mais expressivas. O gasóleo tombou 6,3% e a gasolina desvalorizou 7,2%. Por isso, esta semana, "a descida dos preços nas bombas vai ser mais acentuada", disse ao Económico fonte da Galp, sem, no entanto, avançar o valor das possíveis descidas dos preços.

Por outro lado, fonte dos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) disse ao Económico que "os combustíveis vão descer na próxima semana, a acompanhar os movimentos das cotações de mercado, sendo que o preço da gasolina poderá diminuir em média três cêntimos por litro enquanto o gasóleo vai desvalorizar 2,5 cêntimos a partir de segunda-feira".

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,604 euros enquanto o do gasóleo vale 1,409 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sétimo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o preço da gasolina mantém-se na sétima posição, enquanto o do gasóleo sobe para

por MarcoAntonio » 10/8/2011 23:08

Elias Escreveu:Completamente! Aliás eu acho que nem vale a pena tentar explicar, porque tenho a nítida sensação de que muitas pessoas preferem permanecer na ignorância, podendo assim dizer mal à vontade :lol:

É uma forma de descarga ou alivio psicológico...

Se entenderem, terão de continuar a pagar um preço que não gostam de pagar. Portanto, o sofrimento é total: eu pago e não há nada a fazer, ainda tenho de calar uma vez que eu percebo porque é que o preço é este.

Alternativamente, podem pagar e bufar, o que passa por não entender porque é que pagam aquele valor: tem de haver um culpado qualquer para o "meu" sofrimento!

No caso, um "gatuno" qualquer que cobra o que não devia cobrar.

Para um grande número de pessoas, é preferível sofrer mas poder bufar sobre o assunto, enfim, para descarregar a culpa em alguém...

Algo semelhante passa-se com diversas teorias da conspiração, apesar das pessoas estarem a descrever algo de maléfico, encontram aí uma forma perversa de conforto. Por exemplo, se alguém se sente impotente em relação aos rumos dos acontecimentos, pelo menos pode alegar que "a mim eles não enganam" e auto-confortar-se com esse pensamento!

O mundo continuará a ser o mesmo à sua volta mas pelo menos sente-se um pouco melhor...
Imagem

Administrador Fórum

por tonirai » 10/8/2011 23:01

MarcoAntonio Escreveu:Então deve ter sido mesmo pela parte de quereres contribuir para ele ser menos burro...

Não deixa de ter piada, conhecendo o nível geral dos comentários que aparecem nessas notícias e como
(não) são moderados!

:lol:

Talvez fosse por isso - mas como dizes, que dizer dos restantes comentários, que tratam todos de FDP para cima, tanto às entidades, como de vez em quando uns aos outros :lol:

Eu também não sou de comentar notícias... mas desta vez, para tentar trazer alguma luz à falta de lógica do indivíduo, não resisti :mrgreen:

Mas não consegui deixar de me sentir indignado ao perceber que é mais moderado um comentário que pode trazer alguma luz ao assunto, do que 99% dos outros que não trazem nada de positivo :roll:

Como diz o Elias, há coisas que mais vale não explicar - olha, eu sobre este tema, quando o mesmo surge entre colegas de trabalho ou amigos, tento manter-me em silêncio ou encolher os ombros... para não me envolver num debate inflamado em que ninguém me dá razão e ninguém me quer ouvir! :? :lol:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Elias » 10/8/2011 22:54

Completamente! Aliás eu acho que nem vale a pena tentar explicar, porque tenho a nítida sensação de que muitas pessoas preferem permanecer na ignorância, podendo assim dizer mal à vontade :lol:

por MarcoAntonio » 10/8/2011 22:51

tonirai Escreveu:Por acaso não :lol:
(se o tivesse feito, até seria fácil de entender, mas assim...)
Enfim.

Então deve ter sido mesmo pela parte de quereres contribuir para ele ser menos burro...

Não deixa de ter piada, conhecendo o nível geral dos comentários que aparecem nessas notícias e como
(não) são moderados!

Imagem

Administrador Fórum

por tonirai » 10/8/2011 22:47

MarcoAntonio Escreveu:Só por curiosidade, mencionavas o caldeirão?

lol

Por acaso não :lol:
(se o tivesse feito, até seria fácil de entender, mas assim...)
Enfim.

por MarcoAntonio » 10/8/2011 22:41

Só por curiosidade, mencionavas o caldeirão?

lol
Imagem

Administrador Fórum

Re: ai está a "tal" descida...

por Elias » 10/8/2011 22:38

tonirai Escreveu:E não é que hoje à tarde, ao rever a notícia e procurando eventuais respostas "inflamadas" ao meu comentário (sim, porque comentários a essas notícias são sempre a chamar gatunos, ladrões, etc - ai de quem chegar a querer dar alguma luz sobre o assunto), reparo que o meu comentário tinha sido apagado (obviamente, o que eu citei estava lá)?!?! :shock: :roll:

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

por tonirai » 10/8/2011 22:35

MarcoAntonio Escreveu:O que eu acho interessante registar é que há há meras semanas atrás o Brent subia e a gasolina baixava nos postos.

Ninguém se queixou!

Em Abril passado ainda, o Brent subiu bruscamente e a gasolina demorou várias semanas a responder por inteiro e o gasóleo não o fez sequer.

Também ninguém se queixou!

Ou sequer assinalou o facto...

Já quando inverte, começa tudo a contar dias e a medir descidas!

:wink:

Deixa lá Marco, as coisas são mesmo assim!

Vê lá tu que, ontem à noite/madrugada, até postei um comentário na notícia do Económico que o Dragão postou;

Era um comentário em que eu citava outro comentário "indignado" e mal educado anterior, comentário esse que referia que os portugueses eram todos burros por permitirem este abuso de o petróleo descer 20 cêntimos desde não sei quando, mas o gasóleo só descer 2 cêntimos no mesmo período, referindo que por uma simples "regra de 3 simples" se vê quanto deveria descer;

Educadamente (mas referindo querer contribuir para ele se tornar menos burro), expliquei que começasse por retirar o IVA, o ISP, aprendesse coisas como o Lag temporal, o preço dos derivados, etc... e talvez depois pudesse tentar aplicar uma regra de 3 simples para prever quanto deveria variar o combustível;

O comentário que coloquei ficou logo lá no topo (comentário mais recente até àquele momento);

E não é que hoje à tarde, ao rever a notícia e procurando eventuais respostas "inflamadas" ao meu comentário (sim, porque comentários a essas notícias são sempre a chamar gatunos, ladrões, etc - ai de quem chegar a querer dar alguma luz sobre o assunto), reparo que o meu comentário tinha sido apagado (obviamente, o que eu citei estava lá)?!?! :shock: :roll:

É por demais óbvio que até aos jornais, convém todo este circo de "preços sobem demais ou rápido demais, e preços descem pouco ou lentamente"... pois é o que vende - as explicações não interessam a ninguém :lol:

por Elias » 10/8/2011 22:32

MarcoAntonio Escreveu:Já quando inverte, começa tudo a contar dias e a medir descidas!

Exaaaaaaacto 8-)

por MarcoAntonio » 10/8/2011 21:58

Dragão Escreveu:Aquém do esperado, digo eu !

http://economico.sapo.pt/noticias/anare ... 24372.html

Bom...

Em jeito de update, os combustíveis baixaram até agora 1.5 centimos desde o máximo (e a tendência de baixa deverá continuar por vários dias).

O que eu acho interessante registar é que há há meras semanas atrás o Brent subia e a gasolina baixava nos postos.

Ninguém se queixou!

Em Abril passado ainda, o Brent subiu bruscamente e a gasolina demorou várias semanas a responder por inteiro e o gasóleo não o fez sequer.

Também ninguém se queixou!

Ou sequer assinalou o facto...

Já quando inverte, começa tudo a contar dias e a medir descidas!

Anexos
comb2011b.PNG
comb2011b.PNG (30.72 KiB) Visualizado 8728 vezes
Imagem

Administrador Fórum

ai está a "tal" descida...

por Dragão » 10/8/2011 0:19

Registado: 14/11/2007 23:23

por MarcoAntonio » 9/8/2011 23:59

Aqui fica uma espécie de update, os dados não são os mesmos e o gráfico é "novo" uma vez que, como já expliquei diversas, vezes não disponho actualmente dos mesmos dados para continuar a análise que vinha fazendo.

Em todo o caso, a metodologia é idêntica ainda que com maiores limitações.

O gráfico anexo apresenta e para os últimos 5 meses:

1 - A média semanal (da semana anterior) para o Brent, em euros (fonte EIA);

2 - A média diária nacional da gasolina 95, antes de impostos (fonte DGGE);

3 - A média diária nacional do gasóleo, antes de impostos (fonte DGGE).

Em termos de sincronia e tempo de resposta, não há nada de visivelmente errado, as alegações de que demora uma semana para subir e duas para descer (isto é, que os tempos de resposta são substancialmente diferentes) não tem fundamento.

Já para estimar a evolução das margens "ao cêntimo" de momento não tenho ferramentas para o fazer de forma minimamente conveniente.
Anexos
comb2011a.PNG
comb2011a.PNG (29.52 KiB) Visualizado 8815 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/8/2011 18:34

majomo Escreveu:Com a descida do preço do gasóleo pro nível de finais de junho, aposto numa descida de 4 cents... até 2.ª-feira. :roll:

Sim, é dentro disso. A descida não deverá ficar por aí porém, devendo continuar na semana seguinte também...

Numa primeira frase, os preços dos combustíveis deverão/deveriam descer (nos próximos dias, de preferência ainda durante esta semana) para esta ordem de valores:

Gasol.95 : ~1.54 (1.577)
Gasóleo : ~1.34 (1.373)

Isto diz respeito a médias nacionais e o valor entre parêntisis é a média ao dia de ontem conforme disponibilizado pela DGGE, que deixo para referência. Acresce que me "guiei" pelo Crude (em lugar do Brent), sendo que depois fiz o tratamento habitual para estimar o valor esperado, isto é, tendo em conta o cambio, os impostos e as margens aproximadas.

Este não é portanto o preço a que deverá estar num posto individual, portanto há que ter isso em linha de conta ao "ler" estes números e fazer então os respectivos ajustes para o posto onde normalmente abastecem.
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 9/8/2011 18:08

Be Cool Escreveu:.
Como este tópico está adormecido desde 31 de Julho, resolvi puxá-lo para cima, tanto mais que o petróleo tem caído forte e feio num curto espaço de tempo e ainda não se vislumbra qualquer efeito nos preços dos combustíveis.

Gostava de saber a opinião dos forenses, e em especial do Marco António, sobre até onde poderão ir as descidas nos próximos dias.
.

Com a descida do preço do gasóleo pro nível de finais de junho, aposto numa descida de 4 cents... até 2.ª-feira. :roll:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 9/8/2011 17:36

Be Cool Escreveu:.
Como este tópico está adormecido desde 31 de Julho, resolvi puxá-lo para cima, tanto mais que o petróleo tem caído forte e feio num curto espaço de tempo e ainda não se vislumbra qualquer efeito nos preços dos combustíveis.

Gostava de saber a opinião dos forenses, e em especial do Marco António, sobre até onde poderão ir as descidas nos próximos dias.
.

Os preços deverão cair ainda durante esta semana.

Quanto a uma previsão sobre os valores, como agora não disponho de cotações nos mercados ARA, nem com atraso, é mais difícil prever com um mínimo de qualidade (ainda para mais com a actual divergência do crude e do brent).

Posso tentar antecipar os preços, mas não posso prometer a "precisão" de outrora...

Imagem

Administrador Fórum

por PC05 » 9/8/2011 14:15

Gasoline prices may fall further: J.P. Morgan

NEW YORK (MarketWatch) -- Retail gasoline prices have dropped by 9% since April and may fall further after recent drops in crude oil prices, analysts at J.P. Morgan said in a note to clients on Tuesday. "Commodity prices, particularly gasoline/oil have fallen, delivering a lift to U.S. consumers," analysts said. Gasoline has dropped to about $3.67 a gallon now from $4 a gallon in April, "which is a meaningful reduction in cost pressures for households," analysts said. Given the decline of Brent crude to below $100 a barrel, "further declines in gasoline are likely," analysts said

http://www.marketwatch.com/story/gasoli ... atest_news

Registado: 5/12/2005 21:28

por Elias » 9/8/2011 13:51

Essa "análise" que fiz em 2006 tem vários problemas. Primeiro, não leva em conta a variação antes de impostos. Segundo, tem uma amostra muito pequena que não permite retirar conclusões.

Sugiro que vejas a análise do Marco, mais completa. Depois diz-me o que pensas :wink:

por Krupper » 9/8/2011 13:47

Elias Escreveu:
Krupper Escreveu:Duas semanas para descer e uma para subir. :twisted:

Krupper,

Posso saber em que te baseias para escreveres isso? :)

Por exemplo aqui...

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=46503

:lol: 8-)

Registado: 30/9/2010 13:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 58 visitantes