Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 6/6/2008 0:44

Valkyrie Escreveu:Vivam !

Daqui fala o novato.
Comprei acções na EDPr na 1ª fase e continuo com elas. Tal como aqui já foi dito tenho uma estratégia (e não sabia... :mrgreen: ) e essa é ficar-me até que elas me deem mais-valias. O meu investimento é a longo termo e tenho a certeza de que fiz um bom investimento....nem me preguntem porquê pois já foi aqui sobejamente referido.

Agora digo uma coisa: vender a perder, não é pra mim. Prefiro perder com a falência da empresa ! :evil:

Bons negócios,
Valkyrie

Assim ´´e que ´´e!!!
Olha... j´´a pensaste em comprar Pararede?
Agora at´´e mudaram de nome e v~~ao fazer um split ao contr´´ario, vai ficar a valer ainda mais.

Abraço e... cuidado que a estrada est´´a escorregadia...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Valkyrie » 6/6/2008 0:37

Vivam !

Daqui fala o novato.
Comprei acções na EDPr na 1ª fase e continuo com elas. Tal como aqui já foi dito tenho uma estratégia (e não sabia... :mrgreen: ) e essa é ficar-me até que elas me deem mais-valias. O meu investimento é a longo termo e tenho a certeza de que fiz um bom investimento....nem me preguntem porquê pois já foi aqui sobejamente referido.

Agora digo uma coisa: vender a perder, não é pra mim. Prefiro perder com a falência da empresa ! :evil:

Bons negócios,
Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie

"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"

Registado: 26/5/2008 13:28

por Crómio » 6/6/2008 0:23

Aqui está o cerne e não na posição dos extremos desde da que está descrito detalhadamente no parágrafo x ou versão a do sacanas, ladrões e chupistas conspiradores!

LOL
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por maverick » 6/6/2008 0:19

Desilusão! Foi assim a estreia da maior operação de dispersão de capital na bolsa portuguesa. E há já um suspeito principal para o mau desempenho da EDP Renováveis: a actuação dos fundos de investimento e outros institucionais, que impuseram ontem uma forte pressão vendedora nas acções. A CMVM está a analisar.

Os títulos da EDP Renováveis terminaram a sessão a cair 4,37% para os 7,65 euros, o valor mínimo da sessão. Foram negociadas mais de 47 milhões de acções, com os investidores institucionais - fundos de investimento, fundos de pensões e empresas - a contribuírem para a forte pressão vendedora.

"Houve aqui alguém a estragar a estreia", afirma Pedro Pintassilgo, da F&C. O gestor de fundos explica: "Há um factor intrínseco que tem a ver com a má qualidade dos investidores
institucionais. O surpreendente volume negociado diz um pouco sobre isso. Não previa de todo este comportamento. Houve um conjunto de investidores que já tinha pré-determinado sair do título".

"Foram os institucionais. Não foram os pequenos investidores" os responsáveis pelo comportamento da Renováveis na sessão inaugural, disse Tiago Miranda, analista do BiG, ao Jornal de Negócios. A EDP Renováveis não comenta o papel dos grandes investidores na queda ontem das acções. "É normal num dia vermelho do mercado", afirma Rui Teixeira, administrador financeiro da empresa. Apesar de os títulos da venda directa só serem admitidos à negociação na sexta-feira, a EDP emprestou acções aos institucionais para garantir hoje a liquidez dos papéis. Nem o contrato de estabilização da cotação das acções, a cargo da Morgan Stanley impediu as perdas.

Este contrato vigora durante os primeiros 30 dias de negociação.Contactada pelo Jornal de Negócios, fonte oficial da CMVM afirmou que o regulador "está a analisar a negociação do primeiro dia, como é da sua competência de supervisão". Além da pressão vendedora dos institucionais, as acções da EDP Renováveis não resistiram ao sentimento negativo que dominou ontem os mercados europeus, que encerraram com perdas superiores a 1%. "A queda teve a atenuante das descidas generalizadas nos mercados bolsistas", refere Pedro Pintassilgo.

"A Renováveis está a acompanhar o mercado", afirma Tiago Miranda, lembrando que "a Iberdrola Renovables também está a recuar bastante". A congénere espanhola da EDP Renováveis caiu ontem 3,21% e teve também uma estreia negativa, com as acções a perderem 2,83%. O mau desempenho impediu os pequenos investidores de registarem mais-valias, mantendo os títulos em carteira.

Olhando para os lotes transaccionados, conclui-se que só 3156 ordens corresponderam a títulos adquiridos por pequenos subscritores da OPS. O que significa que a larga maioria dos investidores está a seguir uma estratégia de longo prazo, seguindo o apelo deixado por António Mexia na sessão especial de bolsa de segunda-feira. Com a queda de ontem, a EDP Renováveis perdeu 315 milhões de euros de capitalização. Para os perto de 160 mil investidores que compraram acções na OPS, esta estreia implica perdas potenciais de 109 euros, para quem subscreveu o máximo na primeira fase.

in JN

Não foram os Et's, não foram os americanos e muito menos o Bin Laden... e conspirações à parte.

Houve institucionais a despejar acções à bruta nos minutos iniciais de negociação, no mínimo estranho... é lógico que eles não têm super-poderes, também perdem dinheiro e esses argumentos todos... mas não é estranho institucionais despejarem acções 10 minutos pra dentro da negociação? Todos os argumentos à parte... é muito estranho. E não são só os "goldfishes" (esta foi para picar :P) aqui no caldeirão a pensarem isso. Entraram para sair nos primeiros momentos de negociação e possivelmente até a perder? Estranho, muito estranho. Não percebo a lógica desse investimento. Ou os instituicionais também tinham vendas ao melhor na abertura? :P

Mas não foram os pequenos a fazerem aquilo ontem, como aqui também quiseram dizer ontem. Nem ninguem advinhava que os instituicionais iam fazer aquilo. Sim... também foram eles a suportar o título hoje, como muitos pequenos que se calhar reforçaram as suas posições. Mas não altera a estranheza de ontem.
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por Silverwolf » 6/6/2008 0:14

Pessoal dos investimentos uma dúvida :)

Foram coladas mais de 900 milhões de acções certo? e só umas 45 é que são dos pequenos investidores...

a EDP so emprestou 150 milhoes para os institucionais negociarem, deve ter sido dividido pelos varios institucionais... ou seja se calhar nem todos conseguiram vender aquilo que queriam... e amanhã podem aparecer a vender o resto para optimizar a sua carteira...

faz sentido?

Registado: 15/1/2008 17:43

por smurf » 6/6/2008 0:10

Boa noite pessoal

Eu tenho acompanhado as opiniões, dos caldeireiros que se apresentam como mais experientes, e que na maior parte das situações criticam os iniciados.

A minha convicção é a de que nem tanto ao mar nem tanto à terra (para tb utilizar um provérbio). O sr CFO de EDP foi o primeiro a dar o exemplo do que é um gestor "populuxo" com afirmações tipo:
"é melhor que a REN"
"vamos aumentar a oferta ao publico em geral"
"o preço vai ser no intervalo superior"
....

Ora com um discurso destes em que nada do que disse se verificou, eu tb gostava de perceber quem é que definiu as regras da operação, pois se a ideia era não permitir que os institucionais não movimentassem nos dois primeiros dias então "emprestar" foi a forma de driblar a questão, ora se a ideia era esta para quê a limitação, teria sido mais sério não colocar limitação e já ninguém achava estranho. Porque não me emprestam acções a mim, por exemplo?

Claro está que aceito como perfeitamente normal que para quem estava à espera de ver ordens de venda de 310, 320, 620 e 640 acções, às 8.10 da manhã ter mais de 15.000.000 de acções movimentadas e com lotes de 20.000, 30.0000 etc, aceito que se desconfie do que se está a assistir.

Gostava que o caldeirão se mantenha um espaço de opinião livre em que todos possamos dizer o que pensamos, por vezes o que nos vai na alma, e sem receios que outros caldeireiros nos cilindrem com as suas opiniões.

cumprimentos

Registado: 23/5/2007 22:08

por CyberB » 6/6/2008 0:04

Boa noite a todos.

Apesar de ser muito novato, interessei-me por este tema da EDP Renováveis. Li todos os posts deste tópico e parece-me que, no dia de ontem, se passou uma das duas possibilidades que passo a tentar explicar .

A primeira, já foi muito falada em post´s anteriores e prende-se com a ideia que os institucionais tinham conseguido mais acções do que aquelas que realmente estavam interessados. Verificado esse facto, venderam a perder "algumas emprestadas" no primeiro dia, para equilibrar a balança.

A segunda possibilidade, apesar de não ter conhecimentos nem dados técnicos que me permitam reforçar esta tese, leva-me a pensar que os institucionais quiseram criar o "pânico" no primeiros dia, começando por vender a perder pouco, fazendo soar os stop loss e intimidando os que pensavam que iam ganhar "uma milena" no primeiro dia, fizeram com que esses vendessem ainda com maior perda que os institucionais, sendo nessa altura que os institucionais readquirem as acções.

Tenho noção que posso estar a cometer erros demasiado básicos, mas, como estava aqui a pensar no que se passou ontem, resolvi partilhar convosco esta minha divagação.

Abraço
"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos..." William Shakespeare

Registado: 20/5/2008 16:24

por sargotrons » 5/6/2008 23:14

MarcoAntonio Escreveu:
ftomas Escreveu:Em suma não penso que hajam "marcianos nem ovnis" nesta OPS, mas acho que, quer a EDP, quer os bancos colocadores poderiam e deveriam explicar melhor as coisas em linguagem acessível a quem é pequeno subscritor.

Se calhar até concordo com isso. Se calhar até sou dos que acha que a linguagem dos mercados é por vezes demasiado hermética e pesada...

Se calhar até sou um dos que muito se esforça por esclarecer as pessoas e transmitir as mensagens correctas e numa linguagem que as pessoas entendam mais facilmente (nomeadamente em Aumentos de Capital).

Mas a questão é que quando corre bem, ninguém se preocupa com isso. Quando corre mal é preciso encontrar um bode expiatório...

Aqui está o cerne e não na posição dos extremos desde da que está descrito detalhadamente no parágrafo x ou versão a do sacanas, ladrões e chupistas conspiradores!

Vejo má fé porque quem fez esta regra e como a descreveu e principalmente sabia como iria ser vendido e a quem seria o publico alvo! Em analogia, quando compras um microondas nas instruções diz para não secar o animal de estimação no microondas ou descreve a nivel molecular o efeito vibratório nas moleculas das microondas, blá blá blá....

Como resultado final acho que os bancos perderam muitas futuras comissões e encargos de guarda de muitos pequenos subscritores agora revoltados, uma verdadeira galinha dos ovos de ouro!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por asgardd » 5/6/2008 22:55

NOEL1 Escreveu:Agora?
ò pá, agora... vai pra cama e pergunta isso à patroa :mrgreen:

:mrgreen:

Registado: 5/6/2008 22:53

edp renov

por corvo47 » 5/6/2008 22:24

Boa noite.

È a minha primeira participação neste forum, costumo ser um simples observador.

Mas esta história das renováveis, ( a história da abertura) já passou. Agora está no mercado , já desceu e já subiu. daqui para a frente fará o seu caminho como todas as outras.
Agora discutir quem nasceu primeiro, se foi o ovo ou a galinha....pouco interessa.

E eu fui daqueles que vendeu a perder, porque não queria assumir mais percas este ano...é assim . mas este "momemtum" já se foi e amanhã é outro dia.... quem não está para estas surpresas , faz um deposito a prazo, compra umas pipopas... a bebe uma aguinha para não embassar.

Acho que o Ulisses Pereira e o Marco António são excelentes reguladores e coerência é o que não lhes falta.

Um abraço

Registado: 14/3/2008 22:39

EDPr

por Clinico » 5/6/2008 22:24

Hoje, passei a 1200 acções.
Porque espero conseguir fazer desta pequena quantidade um investimento a longo prazo, apesar de que por muito que suba, o ganho nunca será nada de especial...

Muitas vezes tenho afirmado que não sou apologista de ver a bolsa ao minuto ou ao segundo, ou mesmo ao dia. Não que não me surjam questões como a curiosidade de saber quem vendeu ontem aos milhões a perder, até que aprendi o que eram vendas em suspenso (tal qual o remédio na farmácia...)mas, tal como o fiz para a Pararede, tive (e tenho) um objectivo para a EDPr, porque acredito que o futuro VAI forçosamente passar pelas energias alternativas e renováveis, independentemente do preço do petróleo.

Portanto, procurar fazer tese de doutoramento sobre o primeiro ou segundo dia de uma acção que nem AT tem ainda, é esticar a corda ao extremo...

Quem acredita na EDPr, reforçou ontem e hoje aproveitando esta baixa. Quem não acredita nela ou tem receio de maiores quedas, saiu! Não há criticas para isto, são apenas critérios pessoais de investimento.

Estamos a atravessar péssimos momentos de bolsa e a nossa tem sido das piores (já vai a perder 20% este ano) e portanto tudo tem que ser posto no seu devido contexto e time frame

Eu por mim só tenho EdPr aqui. O resto da minha carteira é composta por ADR da Petrobrás e pela Google.
E ando tranquilo.
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Noel » 5/6/2008 22:05

Agora?
ò pá, agora... vai pra cama e pergunta isso à patroa :mrgreen:

Registado: 27/10/2006 15:32

por José_P. » 5/6/2008 22:00

então e agora, é uma boa altura para entrar? :)

Registado: 25/5/2008 17:50

por Festeiro » 5/6/2008 21:42

Saudações.
Confesso que quando os responsáveis da EDP colocaram a hipótese de aumentar a percentagem destinada ao povo fiquei um pouco preocupado... e essa preocupação aumentou quando constou que o preço ficou pelo meio da "tabela"... Isso significa que já previam o que veio a acontecer. Mesmo assim, lá dei as minhas ordens de compra... e porquê? porque seria muito provável que a entrada para o PSI acontecesse a curto prazo e aí o número de fundos que terão de lá ir comprá-las não vai ser desprezível. Se não houver um afundamento internacional, estou convicto que ainda vou (vamos) ganhar algum $. Mas que os tipos da EDP fizeram uma sacanisse fizeram. Para evitar terem que emprestar tanta acção (com o acordo ortográfico já nem sei como isto se escreve...), tinham aumentado a percentagem para o público em geral e tínhamos evitado o susto do 1º dia e ganho mais uns cobres...
Boa sorte pessoal.
Até ao fim do mês penso que as coisas vão melhorar :pray:
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.

Registado: 29/11/2007 3:19

por MarcoAntonio » 5/6/2008 21:29

ftomas Escreveu:Realmente isso estava no prospecto. Mas estava num prospecto de 500 e tal páginas.

Tal como o papel de (eventual) equilibrio da Morgan mas nisso já vários repararam e até ao ponto de alegar (erradamente) que era uma garantia de que a cotação seria segurada.

O prospecto tinha 500 e tal páginas para tudo, não era só para as coisas (eventualmente) más...

As pessoas viram o que quiseram ver.

ftomas Escreveu:Em suma não penso que hajam "marcianos nem ovnis" nesta OPS, mas acho que, quer a EDP, quer os bancos colocadores poderiam e deveriam explicar melhor as coisas em linguagem acessível a quem é pequeno subscritor.

Se calhar até concordo com isso. Se calhar até sou dos que acha que a linguagem dos mercados é por vezes demasiado hermética e pesada...

Se calhar até sou um dos que muito se esforça por esclarecer as pessoas e transmitir as mensagens correctas e numa linguagem que as pessoas entendam mais facilmente (nomeadamente em Aumentos de Capital).

Mas a questão é que quando corre bem, ninguém se preocupa com isso. Quando corre mal é preciso encontrar um bode expiatório...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ftomas » 5/6/2008 21:01

MarcoAntonio Escreveu:
Bullion Escreveu:Em primeiro lugar já se questionou qual a necessidade da EDP fazer este empréstimo?

Estava ou não no prospecto que a EDP o poderia fazer, da mesma forma que estavam outras coisas em que "os investidores preferiram reparar" (e até adulterar para sustentar que isto ia ser uma maravilha)?

Realmente isso estava no prospecto. Mas estava num prospecto de 500 e tal páginas.

Havia um calendário da OPS e nele era referido que o início de negociação das acções dos institucionais iniciavam no mercado apenas na sexta.
Não acha que era de bom tom por lá um asterisco com a questão do empréstimo???
"as acções dos institucionais apenas são admitidas no mercado sexta feira, MAS a EDP pode emprestar acções dela para eles negociarem já na quarta e nós não precisamos, nem vamos, comunicar ao mercado quantas acções nos pediram emprestadas"
Ou seja na quarta poderiam estar no mercado, 48M, 75M 150M, 200M.

E já agora qual é a diferença de os institucionais terem as acções disponíveis para o mercado por via da compra na OPS ou por via do empréstimo???
Ora se é quase o mesmo (pelo menos no efeito prático, porque deferiram a data para sexta?

Eu apenas critico estas coisas "talvez" menos claras.

Se não é para fazer as coisas às claras e bem
explicadas deixem de fazer tranches para pequenos subscritores.

Se o Marco olhar para meio deste tópico ( a meio final da sessão de ontem) vê que a maioria das pessoas estava admirada com o volume transaccionado por que não sabia de onde vinham todas aquelas acções e não foram só os "nabos da bolsa" que estranharam o volume... os "experts" também pareciam não saber!!!
Até que alguém "meteu" aqui o paragrafo dos "empréstimo".

Suponho que o volume no 1º dia, não tem paralelo com qualquer OPS ou OPV anterior.

Será necessário ser "expert" para comprar acções numa OPV, eu acho que não.
Toda gente sabe que as acções sobem e descem.... claro que sim.
Vejo aqui pessoas chamarem nomes menos abonatórios a quem foi à OPS e sabe pouco ou nada de bolsa, mas isso começou e foi fomentado pelo Estado e eu acho bem.
As acções chegaram a ter benefícios fiscais no IRS porque o Estado queria fomentar a bolsa e o tal "capitalismo popular" e teve êxito.
Agora toda a gente faz OPVs coladas a essa ideia, e que já pouco têm a ver.
Não há desconto para pequenos subscritores.
Não há benefícios fiscais na compra
Não há benefícios fiscais nos dividendos
No médio prazo "quase" todas as OPVs do Estado foram benéficas as pequenos subscritores.

Em suma não penso que hajam "marcianos nem ovnis" nesta OPS, mas acho que, quer a EDP, quer os bancos colocadores poderiam e deveriam explicar melhor as coisas em linguagem acessível a quem é pequeno subscritor.

Claro que este tópico tinha metade dos post se não fosse o dia de ontem.

Registado: 28/6/2004 14:25

por artista_ » 5/6/2008 21:00

Parece-me que neste caso houve esta questão dos títulos dos institucionais só poderem ser negociados dois dias depois (nunca tinha visto isto antes) que provocou alguma confusão, e acabou por ser o pretexto para a revolta de muitos...

Eventualmente se isto não ocorresse não haveria tantos indignados, ainda assim muitos arranjariam algo onde "pegar" para ver manipulações ou outras "trafulhices"!

A realidade é que ninguém pode dizer que não conhecia as regras, o prospecto estava acessível a todos, quando as coisas correm bem ninguém se queixa, não há nada de mau, é assim na bolsa, no futebol, no trabalho, enfim na vida...

Isso leva-me mais uma vez ao que disse já várias vezes, com manipulações ou sem elas, é necessário acautelarmos as nossas posições e pensar antes que as coisas podem correr mal, ou não correr bem e estar preparados para essa eventualidade... evidentemente que quem só pensa na hipótese em que vai ganhar, ficará surpreendido se isso não acontecer e terá, intuitivamente, necessidade de encotrar explicações e culpados... e sabem como é, quem não sabe inventa!(não levem a mal esta foi a brincar, não resisti :) )

Ainda assim compreendo que alguns aqui não estão revoltados propriamente por terem perdido dinheiro... de qualquer forma penso que não vale o tempo perdido à procura das explicações ou dos culpados, se é que os há, eu acho que não, mas lá está não perco tempo com isso! :)

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 5/6/2008 20:56

Bullion Escreveu:Mas olhe que você perde a calma com pouca coisa....

Agora tiveste piada.

Eu respondi-te na linha do que tu me tinhas acabado de responder...

Devo concluir que tinhas perdido a calma, então!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por vold » 5/6/2008 20:49

Crómio Escreveu:Este vídeo já foi apresentado pelo Quico em circunstâncias semelhantes...

ahaha bem mais piada que as trocas de argumentos ontem sobre quem estava apertado pela queda da edpr e os que vieram para aqui vangloriarem-se por não terem entrado :lol:

Registado: 29/11/2007 14:23

por Bullion » 5/6/2008 20:40

O mais certo é nunca se vir a saber quem de nós ( se é que algum de nós ), tem razão.
Mas olhe que você perde a calma com pouca coisa....

Registado: 31/7/2006 14:54

por MarcoAntonio » 5/6/2008 20:32

Eu posso responder-te exactamente da mesma forma. Não entendes porque não haveria "liquidez" porque não queres encarar os aspectos pertinentes que te apresentei. Logo, rodeias as questões...

Eu é que te digo a ti: o que te disse é pertinente.

Se não o vês, nada posso fazer...
Imagem

Administrador Fórum

por Bullion » 5/6/2008 20:29

Se não quiser responder e só comentar, e apresentar a sua versão do que poderá ter ocorrido, tudo bem, mas está a rodear as minhas "questões".E olhe que se pensar bem são pertinentes.
Eu li esse parágrafo do empréstimo, e mesmo assim resolvi pedir acções.
E não é o facto de estar a perder que faz "comichão".
É tão só o facto de ser a própria EDP, a contrubuir indirectamente para o afundar das cotações de uma empresa que veja-se só até lhe pertence em maioria.
Quanto à sua questão de sem empréstimo "prematuro" a queda puder ser amanhã, nesse caso não havia dúvidas do que estava a ocorrer.
E não entendo porque é que não haveria "liquidez".
Nestas questões NÃO BASTA QUE AS COISAS SEJAM SÉRIAS, TÊM TAMBÉM QUE PARECÊ-LO
Editado pela última vez por Bullion em 5/6/2008 20:32, num total de 1 vez.

Registado: 31/7/2006 14:54

por Pata-Hari » 5/6/2008 20:24

O que me está a surpreender nestes comentários é o aperceber-me de que algumas coisas não são óbvias para todos:

1. os intitucionais lutam uma luta igual à dos pequenos. A vida também lhes é dura e têm que apresentar resultados. Além do mais, como gerem elefantes e não formigas, ainda mais complexo é sairem ou entrarem tranquilamente nos titulos.

2. Se a EDPre foi colocada agora em bolsa foi porque quem a colocou achou que era um bom momento para vender! ninguém vende um bom terreno quando acha que os preços estão em baixa. Vende-se quando há oportunidade. Foi o que fez a edp. Se quiserem atribuir culpas da quebra de preço, terá sempre que ser à EDP que definiu quantidades e preços dado que eram os unicos a terem os dados dos pedidos nas mãos. Ao definir um preço a oito, sabiam de certeza que os institucionais ficariam com muito mais do que tinham previsto.

3. Os institucionais levam com quantidades que não controlam, é natural que ajustem posições. Se isto aconteceu (o levarem com demasiadas acções) deve-se em grande parte ao preço a que a EDP decidiu fazer a colocação (mais uma vez, venderam ao preço a que conseguiram maximizar o seu lucro impingindo mais acções).

4. Se alguém achava que ir à OPS era uma operação sem risco e que as acções tinham que subir, acredita também (isto é uma implicação directa) que a EDP lhes quis, simplesmente, dar dinheiro. Acredita também que a bolsa não tem risco. São dois pressupostos que me fazem uma confusão louca para quem anda nos mercados....

5. Os bancos têm interesse em colocar e vender aos seus clientes porque se não forem eles a vender, será outro banco. E se for outro banco, o dinheiro sai de um banco para ir para outro que venda o mesmo ao cliente. Logo... há sempre um bias para que os bancos/bancários tenham a tentação de propor aos clientes activamente a operação. Devo também dizer que conheço MUITOS casos de clientes furiosos com gestores de conta porque os gestores não lhes falaram nas operações. Mais uma razão para os gestores de conta proporem aos clientes a operação.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Crómio » 5/6/2008 20:22

Este vídeo já foi apresentado pelo Quico em circunstâncias semelhantes...

Assim é mais fácil:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/dm2SMAlLg18&hl=en"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/dm2SMAlLg18&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="344"></embed></object>

William Bernstein

por MarcoAntonio » 5/6/2008 20:16

Bullion Escreveu:Em primeiro lugar já se questionou qual a necessidade da EDP fazer este empréstimo?

Estava ou não no prospecto que a EDP o poderia fazer, da mesma forma que estavam outras coisas em que "os investidores preferiram reparar" (e até adulterar para sustentar que isto ia ser uma maravilha)?

Bullion Escreveu:Recorda-se em outros IPO's de alguma empresa o ter feito?

Recordo-me que noutros IPO's a cotação desceu no primeiro dia. Por exemplo na GALP e em pleno Bull Market...

E no segundo dia também.

Quanto ao resto, interessa para quê? A Bolsa acabou ontem? Para alguns investidores parece que sim...

E se o despejo fosse amanhã e com consequências ainda piores pela maior falta de liquidez, como era? Isso já não interessa?

Bullion Escreveu:Se os bulls tomarem conta do mercado e puxarem a cotação, as stop loss das short positions dispararão, e os bears terão de vir ao mercado comprar, levando áquilo a que deve saber se chama o short cover.

Não porque não se tratam realmente de "shorts". Se o que eu disse está certo (e estou altamente convicto que está) então as acções já estão compradas e o preço da compra já está estabelecido (8 euros), apenas ainda não as tinha disponíveis para vender ontem. Quando estiverem eles devolvem à entidade que fez o empréstimo.

Para mim é isto e é bastante simples. E mais, se a venda fosse feita amanhã ou depois, o efeito poderia ter sido bem pior...

Mas está visto que as pessoas preferem outro tipo de abordagem e este assunto vai continuar a alimentar muita tinta.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014 e 62 visitantes