Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lusitanus Escreveu:afcapitao Escreveu:A reação às tarifas não está a ser assim tão má quanto eu esperava. A cotação foi até à MM 50 (diário) e recuperou. Também me parece haver uma pequena LTA no diário. A ver como termina o dia de hoje.
(whishful thinking -> com tanto short seller nesta empresa, quem sabe um dia poderá haver um bom short squeeze)
Sonha-se com um "short squeeze"...Mas alguém já viu algum "short squeeze" na Bolsa portuguesa?
Não sei se reparaste na parte do "wishful thinking", mas ok. Imagino se não tivesse escrito isso.
Mas parece-me normal que algures no tempo estas posições sejam fechadas.
- Registado: 8/3/2012 17:31
afcapitao Escreveu:A reação às tarifas não está a ser assim tão má quanto eu esperava. A cotação foi até à MM 50 (diário) e recuperou. Também me parece haver uma pequena LTA no diário. A ver como termina o dia de hoje.
(whishful thinking -> com tanto short seller nesta empresa, quem sabe um dia poderá haver um bom short squeeze)
Sonha-se com um "short squeeze"...

eventualmente está encontrado quem empresta as acoes aos curtos !!
- Registado: 3/7/2023 13:03
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -de-lisboa
"A Vanguard passou a ser dona de 3,2M de ações da ME, contra 65k em 2023"
"A Azvalor passou de uma posição de 616k no fim de 2023, para 4,7M atualmente"
Porque nem todos têm a mesma visão futura sobre a mesma empresa.
"A Vanguard passou a ser dona de 3,2M de ações da ME, contra 65k em 2023"
"A Azvalor passou de uma posição de 616k no fim de 2023, para 4,7M atualmente"
Porque nem todos têm a mesma visão futura sobre a mesma empresa.
- Registado: 28/12/2015 16:15
A reação às tarifas não está a ser assim tão má quanto eu esperava. A cotação foi até à MM 50 (diário) e recuperou. Também me parece haver uma pequena LTA no diário. A ver como termina o dia de hoje.
- Anexos
-
- motaengil-daily.png (104.32 KiB) Visualizado 5504 vezes
- Registado: 8/3/2012 17:31
os target de MOTA...quando falam num incremento de 20% ao target por uma possível alienação de activos....será que sabem já algo !!
Pode estar alguma venda grande na calha...que irá permitir uma boa mais valia e abater divida !!??
Pode estar alguma venda grande na calha...que irá permitir uma boa mais valia e abater divida !!??
Posição totalmente refeita. O que são as tarifas senão uma constatação do domínio chinês no comércio? 

- Registado: 31/5/2014 23:07
parece estar a desenvolver um cup&handle com o tal target dos €3,40 que tanto falam 

para progressivamente se alterar a tendência de baixa que remonta ao 2 trimestre de 2024
Actualizado:

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vale, depois de saber da história das tarifas, que inicialmente se dizia só ser comunicado segunda feira, reduzi mais um pouco, tendo a cartiera passado a valer 40% de Mota. Penso que o objetivo dos ursos é partirem esse suporte, mas os touros tbm sabem isso, portanto haverá luta no suporte.
De resto cá está a história do México a fazer o seu efeito. Aliás, a posição curta foi aberta com base nesta ideia de que haveria molho com o M+exico, grande plataforma de negócios para a China. Para a adoçar o caldo a administração Trump levou esta semana dois enxovalhos de peso. Xi deverá estar a rir-se depois de mostar que faz com 4 milhões o que ele anuncia com investimentos de 500 mil miilões. Para além disso Lagarde mandou dar uma volta com as criptomoedas. Ele queria o BCE a comprar Bitcoin's e ele disse-lhe que fosse bater a outra porta que está muito bem com o euro digital. As cripto podem sem o próximo flop a seguir à Nvidia. Está a ficar bonito o Nasdaq, está lindo...
De resto cá está a história do México a fazer o seu efeito. Aliás, a posição curta foi aberta com base nesta ideia de que haveria molho com o M+exico, grande plataforma de negócios para a China. Para a adoçar o caldo a administração Trump levou esta semana dois enxovalhos de peso. Xi deverá estar a rir-se depois de mostar que faz com 4 milhões o que ele anuncia com investimentos de 500 mil miilões. Para além disso Lagarde mandou dar uma volta com as criptomoedas. Ele queria o BCE a comprar Bitcoin's e ele disse-lhe que fosse bater a outra porta que está muito bem com o euro digital. As cripto podem sem o próximo flop a seguir à Nvidia. Está a ficar bonito o Nasdaq, está lindo...

- Registado: 31/5/2014 23:07
Valha-me nossa senhora dos maluquinhos!!
Será que alguém consegue levar este Trump a sério?
Agora a Reuters também dá fake news?
Edit: Uma coisa é certa, se a Reuters publicou a notícia do adiamento das tarifas para 1 de março é porque houve alguma fuga de informação da casa branca que "estragou" o bluff daquele que não se pode dizer o nome (dear CIA, I was joking on my previous post).
In Jornal de negócios
Casa Branca garante que tarifas sobre Canadá, México e China arrancam a 1 de fevereiro
O Presidente dos EUA, Donald Trump, pretende avançar com os planos de impor tarifas de 25% às importações de bens vindos do Canadá e México e de 10% aos produtos vindos da China a partir deste sábado, 1 de fevereiro, assegurou esta sexta-feira a Casa Branca, contrariando uma informação da Reuters que apontava para que as tarifas apenas fossem aplicadas a partir de 1 de março.
Agora a Reuters também dá fake news?

Edit: Uma coisa é certa, se a Reuters publicou a notícia do adiamento das tarifas para 1 de março é porque houve alguma fuga de informação da casa branca que "estragou" o bluff daquele que não se pode dizer o nome (dear CIA, I was joking on my previous post).
Trump to enact tariffs against Canada, China and Mexico on Feb. 1. Here's what to know.
https://www.cbsnews.com/amp/news/trump- ... ina-feb-1/

Um possível negócio para a Mota .
“ Vinci Autoroutes, em colaboração com Electreon, Vinci Construction, Universidade Gustave Eiffel e Hutchinson, e é nada menos que uma estreia mundial.
Este projeto, o primeiro em uma rodovia, permitirá , todo o tipos de veículos eléctricos sejam recarregados diretamente durante a condução.
Desde 6 de janeiro, bobinas de indução estão instaladas na estrada da A10, essas obras devem ser concluídas em abril de 2025.
“ Vinci Autoroutes, em colaboração com Electreon, Vinci Construction, Universidade Gustave Eiffel e Hutchinson, e é nada menos que uma estreia mundial.
Este projeto, o primeiro em uma rodovia, permitirá , todo o tipos de veículos eléctricos sejam recarregados diretamente durante a condução.
Desde 6 de janeiro, bobinas de indução estão instaladas na estrada da A10, essas obras devem ser concluídas em abril de 2025.
- Registado: 9/9/2013 15:13
Pois não se entende muito bem o que pensam alguns autores, o que dizem e o que querem dizer alguns posts, quando falam de movimentos isotéricos, poderes ocultos, bolas de cristal que adivinham, isso é ficção ou acesso a informação privilegiada, proximidade de poder, ou familiares que a maioria dos investidores não têm. A informação é assimétrica e é evidente que um contabilista dessas empresas, ou funcionário dos fundos sabe bem o que se passa.
Editado pela última vez por Luzemburg em 2/2/2025 7:05, num total de 3 vezes.
Ele anda a ler David Ricardo e reparou como funciona a vatagem comparativa , e Alguém lhe explicou que ele não conseguirá parar a inflação por decreto .
Trump deve adiar tarifas ao Canadá e México até 1 de março
Eu não disse hoje de manhã que, com o Trump, até ao lavar dos cestos é vindima?
Segunda feira a Mota-Engil sobe o que caiu hoje e, com sorte, ultrapassa a EMA200 outra vez.
Vamos lá fazer um squeeze à lá Meme Stock
In Jornal de Negócios
A escassas horas da data anunciada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, para que os Estados Unidos aplicassem tarifas de 25% sobre os bens oriundos do Canadá e México o prazo deverá ser alargado por um mês, avança esta sexta-feira a Reuters.
(...)
Eu não disse hoje de manhã que, com o Trump, até ao lavar dos cestos é vindima?

Segunda feira a Mota-Engil sobe o que caiu hoje e, com sorte, ultrapassa a EMA200 outra vez.
Vamos lá fazer um squeeze à lá Meme Stock

Editado pela última vez por Rolling_Trader em 31/1/2025 19:33, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Veremos se se vai aguentar no corredor.
Foi um dia mau, mas o volume não foi alarmante.
CumPrim/
ValeAquilino
Foi um dia mau, mas o volume não foi alarmante.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Também ficaria mais difícil para os especuladores abusarem do mecanismo de short selling e esses é que interessa defender, certo? O pequeno investidor que se lixe!

Notem que este fundo podia ter já 0,49% da posição a descoberto tendo apenas adquirido ontem 0,01% (umas "míseras" 30 mil ações)

eles próprios mestres da conspiração) quiseram dar a entender
continua a errar.
mais, a sua ambição é persistir no erro, como se tal fizesse o preço da mota subir
em todas as minhas observações apenas questiono, e coloco em evidência certos movimentos isotéricos do mercado, que apenas consigo interpretar através das artes do oculto, contudo, continua a afirmar que são afirmações para conspirar, e sem fundamento.
eu apenas tenho dúvidas, e não dou nada como certo, até ver como São Tomé

CMVM é para andar a assobiar para o lado?
Relativamente à "nova" posição a descoberto avançada pelo muad'dib há que fazer o seguinte reparo importante:
É fácil fazer as contas para corroborar o que escrevi acima, porque ontem, dia 30/01/2025, foi um dia de fraco volume para a Mota, senão vejamos:
Por fim, uma palavra à CMVM (que sei que nos lê atentamente
):
Também ficaria mais difícil para os especuladores abusarem do mecanismo de short selling e esses é que interessa defender, certo? O pequeno investidor que se lixe!
Desculpem o desabafo!
ADENDA: Se fosse possível cruzar todas as datas em que a "Capital Fund Management S.A." e a "Muddy Waters" venderam ações da Mota Engil a descoberto, se calhar conseguia-se pelo menos desconfiar de uma venda concertada... sei que provar mesmo assim é difícil visto que correlação não significa causalidade, mas pelo menos ficávamos com as "imagens" dos "ladrões de galinhas" a "entrar no galinheiro" de onde desapareceram galinhas.
- A comunicação da posição à CMVM é datada de hoje, sendo que a data da posição é de dia 30/01/2025, ou seja, a interpretação de um leigo seria que a "Capital Fund Management S.A." teria adquirido uma posição curta equivalente a 0,5% do capital em bolsa da Mota-Engil no dia de ontem.
Mas cuidado com esta interpretação pois não corresponde à verdade.
Notem que este fundo podia ter já 0,49% da posição a descoberto tendo apenas adquirido ontem 0,01% (umas "míseras" 30 mil ações) para atingir o limiar de 0,5%, altura em que se torna então obrigatório a comunicação da posição à CMVM.
É fácil fazer as contas para corroborar o que escrevi acima, porque ontem, dia 30/01/2025, foi um dia de fraco volume para a Mota, senão vejamos:

Por fim, uma palavra à CMVM (que sei que nos lê atentamente

- Exerça-se mais regulação e dê-se mais informação aos investidores.
Enquanto investidor privado gostaria de saber mais do que apenas a data em que a "Capital Fund Management S.A." atingiu o limiar 0,5% do capital a descoberto, seria útil, nestes casos, divulgar todo o histórico de reforços, deste fundo, sobre o capital da Mota Engil, até atingir o tal limiar.
Desculpem o desabafo!
ADENDA: Se fosse possível cruzar todas as datas em que a "Capital Fund Management S.A." e a "Muddy Waters" venderam ações da Mota Engil a descoberto, se calhar conseguia-se pelo menos desconfiar de uma venda concertada... sei que provar mesmo assim é difícil visto que correlação não significa causalidade, mas pelo menos ficávamos com as "imagens" dos "ladrões de galinhas" a "entrar no galinheiro" de onde desapareceram galinhas.
não me parece que o problema seja falta de liquidez..
e depois temos a Caixabpi com targets acima de 6...a incluir 1.1 euro se venda de activos!!
o caixabi tem um contrato de liquidez em curso com a mota engil
https://expresso.pt/economia/ecomercado ... a-a6f929ab
desde 2023
precisa vender algumas

seria um bom dia para os administradores viram comprar algumas..
estes shorts...e depois temos a Caixabpi com targets acima de 6...a incluir 1.1 euro se venda de activos!!
Que papel !!
Que papel !!
parece que a Capital Fund Management S.A., não precisa de justificação para shortar à patada![]()
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/Cont ... EFF6641E19

Se gosto de Trump no combate ao wokismo tem o mérito de ser o primeiro líder a fazer esse combate o mais nobre de todos os combates a primeira idiologia capaz de destruir o Ocidente, na resto o homem é estranho .
Nao sei se ele leu Ricardo sobre a vantagem comparativa ele vai mudar a Mota não corre riscos .
Os Estados Unidos possuem vantagens comparativas na produção de serviços como nos serviços informática e financeiros na Pesquisa e Desenvolvimento, mas é um desastre na produção de bens .
Proteger-se das exportações de bens de outros países por meio da imposição de tarifas alfandegárias é uma borrice resultaria apenas no aumento dos preços dos bens .
Se eu fosse seu conselheiro teria de manter o livre comércio de bens e serviços;
e desenvolver ainda mais sua vantagem tecnológica e a influência do setor financeiro a opreveitar a entrada de capitais de investidores estrangeiros atraídos pela superioridade tecnológica e pela força do setor financeiro do país, com isto pagava o défice da troca de bens e assim precisava e menos imigrantes , se quer abrir fábricas c precisa de algum trabalhadores .
Vi um gráfico que ele não deve ter visto onde aparece as trocas de bens e serviços
Crescendo em sentido opostos porque apostar onde eles são maus ?
Nao sei se ele leu Ricardo sobre a vantagem comparativa ele vai mudar a Mota não corre riscos .
Os Estados Unidos possuem vantagens comparativas na produção de serviços como nos serviços informática e financeiros na Pesquisa e Desenvolvimento, mas é um desastre na produção de bens .
Proteger-se das exportações de bens de outros países por meio da imposição de tarifas alfandegárias é uma borrice resultaria apenas no aumento dos preços dos bens .
Se eu fosse seu conselheiro teria de manter o livre comércio de bens e serviços;
e desenvolver ainda mais sua vantagem tecnológica e a influência do setor financeiro a opreveitar a entrada de capitais de investidores estrangeiros atraídos pela superioridade tecnológica e pela força do setor financeiro do país, com isto pagava o défice da troca de bens e assim precisava e menos imigrantes , se quer abrir fábricas c precisa de algum trabalhadores .
Vi um gráfico que ele não deve ter visto onde aparece as trocas de bens e serviços
Crescendo em sentido opostos porque apostar onde eles são maus ?
Editado pela última vez por Opcard33 em 31/1/2025 11:52, num total de 1 vez.