EDP Renovaveis - Tópico Geral
majomo Escreveu:Hitori Jinsei Escreveu:Eu diria mais...
Entrei olhando para este negocio (sim, porque a bolsa é um negocio, não é um banco com empréstimos a prazo curto como alguns pensam) com dois tipos de abordagem.
A primeira era de vender caso a abertura fosse boa (para mim, vender a 9€ já era satisfatório). Como tal aconteceu, sigo caminho com a abordagem "B". E esta qual é?
AGUARDAR.
Pois, porque o mercado está mau e os grandes investidores a pedirem emprestado para negociarem logo na 2ª feira, fez com que se afastassem todos os "pequenos" , e só quem não viu isso é que perdeu (isto se tiverem comprado acções). E houve outros que tambem usaram esse pretexto para afirmar a pés juntos e com palavras vangloriosas que tinham feito muito bem em não ir a esta OPS.
Fui e continuarei a ir a OP's, pois o resultado tem sido satisfatório em todas, incluindo a Martifer. E esta penso que tambem terá un desfecho igual. São os grandes que vão dominar a EDPr, e mesmo sendo um "pequeno" quero lá estar quando isso acontecer.
Não sou grande especulador, nem um "bolsista" nato, consigo constatar que, em matéria de bolsa, existem dois tipos de pessoas. As que arriscam e ganham conhecimento pelo negocios que se fazem, e aquelas que se limitam a ver de fora e mandar postas de pescada.
Já se dizia antigamente "Quem quer festa sua-lhe a testa"...ou seja, quem quer alegrias, há que passar maus bocados...
PS: Só espero não me enganar nas minhas palavras sobre esta OP...
O teu plano B é aguardar... muito bem, até quando?
Já definiste um limite?
É que em caso de queda, sim porque todas podem descer, nem todos têm a capacidade de aguardar... e dão o "tiro" de venda na altura errada.
Concordo plenamente como o majomo... isso não é um plano B, isso é uma ausência de plano!
Afinal entraste porquê? na tua resposta a esta pergunta estará provavelmente a resposta ao que deves fazer, o tal plano B!
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Mercado: Lisboa
Índice: Índice PSI 20 (PTING0200002)
Assunto: Revisão Extraordinária do Índice PSI 20 na sequência da Oferta
Pública de Subscrição da EDP Renováveis: Inclusão da EDP
Renováveis e exclusão da Soares Costa SGPS.
Data efectiva: 1 de Julho de 2008
Acção: Na sequência da Oferta Pública de Subscrição da EDP
Renováveis (EDPR), em 2 de Junho de 2008, e na condição de
admissão à negociação das acções da EDPR em 4 de Junho de
2008, o Compiler do Índice PSI 20 decidiu incluir a EDPR no
Índice PSI 20, aplicando a regra 4.5.2 das Regras do PSI 20 (Fast
entry). Esta decisão tem como base a dimensão relativa da
empresa e a sua liquidez esperada, e será efectiva em 1 de Julho
de 2008.
Devido à inclusão da EDPR, a Soares Costa SGPS será excluída
do Índice PSI 20, com data efectiva em 1 de Julho de 2008. Esta
exclusão foi baseada no valor das transacções de Junho de 2007
até, e incluindo, Maio de 2008.
Detalhes para a inclusão da EDP Renováveis no Índice PSI 20:
ISINcode: ES0127797019
Numero de acções emitidas: 901,711,808
Free float factor: 25%
Capping factor: 1.00
For further information in relation to this announcement, please contact:
Euronext Indices B.V.: Amsterdam +31 (0) 20 550 4199 / Paris +33 (0) 149 27 1781
Index@euronext.com
To subscribe or unsubscribe to Index Announcements, please send an email to:
Euronextindices@euronext.com
Índice: Índice PSI 20 (PTING0200002)
Assunto: Revisão Extraordinária do Índice PSI 20 na sequência da Oferta
Pública de Subscrição da EDP Renováveis: Inclusão da EDP
Renováveis e exclusão da Soares Costa SGPS.
Data efectiva: 1 de Julho de 2008
Acção: Na sequência da Oferta Pública de Subscrição da EDP
Renováveis (EDPR), em 2 de Junho de 2008, e na condição de
admissão à negociação das acções da EDPR em 4 de Junho de
2008, o Compiler do Índice PSI 20 decidiu incluir a EDPR no
Índice PSI 20, aplicando a regra 4.5.2 das Regras do PSI 20 (Fast
entry). Esta decisão tem como base a dimensão relativa da
empresa e a sua liquidez esperada, e será efectiva em 1 de Julho
de 2008.
Devido à inclusão da EDPR, a Soares Costa SGPS será excluída
do Índice PSI 20, com data efectiva em 1 de Julho de 2008. Esta
exclusão foi baseada no valor das transacções de Junho de 2007
até, e incluindo, Maio de 2008.
Detalhes para a inclusão da EDP Renováveis no Índice PSI 20:
ISINcode: ES0127797019
Numero de acções emitidas: 901,711,808
Free float factor: 25%
Capping factor: 1.00
For further information in relation to this announcement, please contact:
Euronext Indices B.V.: Amsterdam +31 (0) 20 550 4199 / Paris +33 (0) 149 27 1781
Index@euronext.com
To subscribe or unsubscribe to Index Announcements, please send an email to:
Euronextindices@euronext.com
- Anexos
-
EDPR_PSI20.pdf
- (20.28 KiB) Transferido 323 Vezes
Hitori Jinsei Escreveu:Eu diria mais...
Entrei olhando para este negocio (sim, porque a bolsa é um negocio, não é um banco com empréstimos a prazo curto como alguns pensam) com dois tipos de abordagem.
A primeira era de vender caso a abertura fosse boa (para mim, vender a 9€ já era satisfatório). Como tal aconteceu, sigo caminho com a abordagem "B". E esta qual é?
AGUARDAR.
Pois, porque o mercado está mau e os grandes investidores a pedirem emprestado para negociarem logo na 2ª feira, fez com que se afastassem todos os "pequenos" , e só quem não viu isso é que perdeu (isto se tiverem comprado acções). E houve outros que tambem usaram esse pretexto para afirmar a pés juntos e com palavras vangloriosas que tinham feito muito bem em não ir a esta OPS.
Fui e continuarei a ir a OP's, pois o resultado tem sido satisfatório em todas, incluindo a Martifer. E esta penso que tambem terá un desfecho igual. São os grandes que vão dominar a EDPr, e mesmo sendo um "pequeno" quero lá estar quando isso acontecer.
Não sou grande especulador, nem um "bolsista" nato, consigo constatar que, em matéria de bolsa, existem dois tipos de pessoas. As que arriscam e ganham conhecimento pelo negocios que se fazem, e aquelas que se limitam a ver de fora e mandar postas de pescada.
Já se dizia antigamente "Quem quer festa sua-lhe a testa"...ou seja, quem quer alegrias, há que passar maus bocados...
O teu plano B é aguardar... muito bem, até quando?
Já definiste um limite?
É que em caso de queda, sim porque todas podem descer, nem todos têm a capacidade de aguardar... e dão o "tiro" de venda na altura errada.
Para mim, é mais seguro aguardar de fora.
Bons negócios.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Teoricamente esta subida do petróleo é positiva para os accionistas da EDPR.
Era algo que tinha curiosidade de constatar, se a subida/descida do preço do petróleo iria ter influência na cotação da EDPR à semelhança do que costuma acontecer com outras empresas de energias renováveis. Parece que hoje não...
Era algo que tinha curiosidade de constatar, se a subida/descida do preço do petróleo iria ter influência na cotação da EDPR à semelhança do que costuma acontecer com outras empresas de energias renováveis. Parece que hoje não...
- Registado: 29/11/2007 14:05
Eu diria mais...
AGUARDAR.
AGUARDAR.
- Registado: 21/5/2008 21:12
Penso que é evidente e ficou bem patente em muitas discussões aqui no Forum que muitos investidores entraram na EDPR com a intenção de ganhar nos primeiros dias (ou mesmo logo no primeiro dia e nas primeiras horas).
Como esse cenário está afastado, certamente bastantes tentarão desfazer-se delas a 8 euros ou próximo disso...
Quanto à questão do título ter 2 dias e já ter resistências. Isso pode naturalmente acontecer e acontece. As resistências e os suportes de que tanto falamos não é mais do que isto. Não é mais do que valores em que se concentram as decisões.
E este é um bom exemplo para mostrar que a Análise Técnica não é o horóscopo, baseia-se em coisas concretas (embora de análise subjectiva). E a coisa concreta é esta: para os investidores as cotações não são todas iguais, umas são mais importantes do que outras.
Para já, como o histórico é muito curto, há pouquíssimas referências e algumas de importância ainda muito reduzida. As que vale a pena referir são o mínimo e máximo da cotação e, natural e especialmente, os 8 euros, valor de colocação do papel no mercado e que se denota que está a funcionar como resistência.
Naturalmente, num título com tão pouco histórico, não se poderá dizer muito mais do que isto.
Mas pelo menos isto considero seguro e correcto dizer, em termos de Análise Técnica.
Como esse cenário está afastado, certamente bastantes tentarão desfazer-se delas a 8 euros ou próximo disso...
Quanto à questão do título ter 2 dias e já ter resistências. Isso pode naturalmente acontecer e acontece. As resistências e os suportes de que tanto falamos não é mais do que isto. Não é mais do que valores em que se concentram as decisões.
E este é um bom exemplo para mostrar que a Análise Técnica não é o horóscopo, baseia-se em coisas concretas (embora de análise subjectiva). E a coisa concreta é esta: para os investidores as cotações não são todas iguais, umas são mais importantes do que outras.
Para já, como o histórico é muito curto, há pouquíssimas referências e algumas de importância ainda muito reduzida. As que vale a pena referir são o mínimo e máximo da cotação e, natural e especialmente, os 8 euros, valor de colocação do papel no mercado e que se denota que está a funcionar como resistência.
Naturalmente, num título com tão pouco histórico, não se poderá dizer muito mais do que isto.
Mas pelo menos isto considero seguro e correcto dizer, em termos de Análise Técnica.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: psicologica
kobee Escreveu:Parece a resistência psicológica do "Vendo já o preço que comprei e nunca mais me meto em OPSs", a julgar pelas ordens que lá estavam na abertura hoje.
Exactamente

psicologica
Parece a resistência psicológica do "Vendo já o preço que comprei e nunca mais me meto em OPSs", a julgar pelas ordens que lá estavam na abertura hoje.
Entrei lá em baixo no 1º dia e sai agora no stop 7,93. Agora fico a ver e a preparar as bjecas e os amendoins para o jogo de amanhã.
BNs e bom FDS
Entrei lá em baixo no 1º dia e sai agora no stop 7,93. Agora fico a ver e a preparar as bjecas e os amendoins para o jogo de amanhã.
BNs e bom FDS
asgardd Escreveu:jabreu Escreveu:precisamos que quebre os 8 e depois o máximo nos 8,06. Euforia precisa-se... a ver se contagia a nossa bolsa
Vai ser dificil...forte resistência
Tem dois dias de vida e já tem resistências?
Aonde aonde, também quero ver...

E suportes também? ou anda ao colo da mãe?

Abraço e bom fim de semana para todos.
- Registado: 30/3/2008 16:57
asgardd Escreveu:jabreu Escreveu:precisamos que quebre os 8 e depois o máximo nos 8,06. Euforia precisa-se... a ver se contagia a nossa bolsa
Vai ser dificil...forte resistência
forte resistência de 20 horas de negociação...

Editado pela última vez por msoares36 em 6/6/2008 14:33, num total de 1 vez.
- Registado: 3/12/2002 19:50
Pata-Hari Escreveu:CyberB, não, não achei que tivesses cometido um erro, apenas te quis chamar à atenção que essas explicações tendem a não ser as correctas. Foi mais um comentário "pedagógico", eu armada em paternalista
Boas
Compreendo a sua intervenção, mesmo dizendo que eu estava a analisar incorrectamente a situação, foi a única a comentar as minhas "geniais" ideias..
Cumprimentos
"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos..." William Shakespeare
jabreu Escreveu:precisamos que quebre os 8 e depois o máximo nos 8,06. Euforia precisa-se... a ver se contagia a nossa bolsa
Como disse o Marco, é muito provável que a estratégia dos institucionais tenha sido jogada logo no 1.º dia de entrada com o empréstimo das acções...
Nomeadamente, alguém a reduzir participação...
Digo isto porque, hoje com a entrada de muitos milhões de acções em bolsa, o volume é muito reduzido...
Assim como este tópico que está parado.
Como diz o Ulisses, passados os momentos de euforia ou de problemas, os fóruns acalmam...

Em relação à EDPr, parece-me, que enquanto não quebrar os 8 e o máximo 8,06, o risco é bastante elevado, agravado pelo resultado de hoje do aumento do desemprego na américa, que por certo vai penalizar as bolsas...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Pata-Hari Escreveu:CyberB, os institucionais quererem lixar os pequenos faz parte de teorias da conspiração. Não entres por ai, isso não faz sentido. Institucionais andam na luta como os outros.
Poderás vir a assistir a movimentos "estranhos" por parte de institucionais que terão sempre explicações perfeitamente normais (mesmo que não as venhas a conhecer) e que podem passar por alterações estratégicas nas carteiras. Andar a lixar pequenos investidores não é muito interessante (até porque os pequenos não movimentam volumes suficientes para ajudarem insitucionais a constituir posições).
.
Olá cara Pata-Hari.
Se reparar, eu nunca falei em lixar os pequenos nem em teorias de conspiração, acho perfeitamente normal a manobra que, segundo a minha ideia, eles executaram. Se me diz que estou errado quanto á possibilidade, acredito perfeitamente! A minha inexperiência leva a isso.
Pata-Hari Escreveu: Não partas para explicações desse tipo, concentra-te em melhorar as tuas escolhas e minimizar os erros.
Eu não tenho escolhas, consequentemente, não tenho erros.. (para já..)
Quer-me parecer que o meu último post foi entendido como um post de alguém que se encontrava revoltado e injustiçado, totalmente errada essa avaliação! Não tenho qualquer posição na EDP Renováveis nem em outra empresa qualquer! Simplesmente passei para um post o que me havia passado pela cabeça, totalmente sujeito a erro, como já disse anteriormente.
Cumprimentos
Editado pela última vez por CyberB em 6/6/2008 9:09, num total de 1 vez.
"Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos..." William Shakespeare
Pequenos investidores perdem 200 mil euros em dois dias
Ao segundo dia, a direcção do vento mudou na bolsa de Lisboa e a sorte da EDP Renováveis também. As acções fecharam a subir 3,92%, quase regressando ao preço de venda. Um quase insuficiente para que os pequenos investidores que decidiram vender já as suas acções conseguissem ganhos. Em conjunto contabilizam já perdas de 207 mil euros.
--------------------------------------------------------------------------------
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Ao segundo dia, a direcção do vento mudou na bolsa de Lisboa e a sorte da EDP Renováveis também. As acções fecharam a subir 3,92%, quase regressando ao preço de venda. Um quase insuficiente para que os pequenos investidores que decidiram vender já as suas acções conseguissem ganhos. Em conjunto contabilizam já perdas de 207 mil euros.
Para chegar às menos-valias dos pequenos investidores, o Jornal de Negócios teve em conta os negócios realizados com lotes inferiores a 640 acções. O número considerado corresponde ao máximo de acções atribuídas na tranche do público em geral, mais o lote de 10 títulos do sorteio, multiplicado por dois, já que muitos investidores deram ordens para dois titulares. Nestas condições foram dadas perto de cinco mil ordens nos dois primeiros dias para 1,16 milhões de acções. Calculando a diferença entre o preço de venda e o de aquisição dos títulos, conclui-se que as perdas ascendem a 206.799 euros.
--------------------------------------------------------------------------------
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Para chegar às menos-valias dos pequenos investidores, o Jornal de Negócios teve em conta os negócios realizados com lotes inferiores a 640 acções. O número considerado corresponde ao máximo de acções atribuídas na tranche do público em geral, mais o lote de 10 títulos do sorteio, multiplicado por dois, já que muitos investidores deram ordens para dois titulares. Nestas condições foram dadas perto de cinco mil ordens nos dois primeiros dias para 1,16 milhões de acções. Calculando a diferença entre o preço de venda e o de aquisição dos títulos, conclui-se que as perdas ascendem a 206.799 euros.
- Registado: 16/5/2008 14:46
Sentido Proibido........
É neste momento o que a EDPR, tém pela frente, ou o estão a tentar para que ela não passe dos 8.00€.
será que não terá pernas para andar?
Abraços
será que não terá pernas para andar?
Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
CyberB, os institucionais quererem lixar os pequenos faz parte de teorias da conspiração. Não entres por ai, isso não faz sentido. Institucionais andam na luta como os outros.
Poderás vir a assistir a movimentos "estranhos" por parte de institucionais que terão sempre explicações perfeitamente normais (mesmo que não as venhas a conhecer) e que podem passar por alterações estratégicas nas carteiras. Andar a lixar pequenos investidores não é muito interessante (até porque os pequenos não movimentam volumes suficientes para ajudarem insitucionais a constituir posições). Não partas para explicações desse tipo, concentra-te em melhorar as tuas escolhas e minimizar os erros.
Poderás vir a assistir a movimentos "estranhos" por parte de institucionais que terão sempre explicações perfeitamente normais (mesmo que não as venhas a conhecer) e que podem passar por alterações estratégicas nas carteiras. Andar a lixar pequenos investidores não é muito interessante (até porque os pequenos não movimentam volumes suficientes para ajudarem insitucionais a constituir posições). Não partas para explicações desse tipo, concentra-te em melhorar as tuas escolhas e minimizar os erros.
EDP Renováveis 2008-06-06 00:05
Caixa avalia acções das Renováveis em 10,27 euros
Empresa vale entre 8,5 e 10 mil milhões de euros segundo o CaixaBI, um dos chefes do consorcio na OPV da EDP Renováveis.
Pedro Latoeiro e Pedro Carvalho
O CaixaBI, um dos bancos responsáveis pela OPV da EDP Renováveis, avalia a empresa entre 8,5 e 10 mil milhões de euros, o que representa um valor médio por acção de 10,27 euros.
“Considerando as nossas estimativas para a EDP Renováveis chegámos a um ‘enterprise value’ entre 8,5 e 10 mil milhões de euros”, pode ler-se numa análise do CaixaBI a que o Diário Económico teve acesso.
Isto significa que a avaliação mais baixa do Caixa BI supera o preço máximo do intervalo da OPV. É que os 8,5 mil milhões de euros correspondem a 9,42 euros por cada título da Renováveis e o intervalo da operação oscilava entre 7,40 e 8,90 euros.
Já considerando a avaliação mais optimista do CaixaBI, de 10 mil milhões de euros, as acções da subsidiária da EDP valem 11,12 euros.
De qualquer forma, estes números são boas notícias para os investidores que participaram na OPV, pagando 8 euros por acção. Isto porque a avaliação média do banco, de 10,27 euros, atribui um potencial de valorização de 29% às acções da Renováveis, que ontem fecharam nos 7,95 euros.
Deste modo, um investidor que tenha comprado 310 acções da EDP Renováveis na OPV, por exemplo, pode obter ganhos de 704 euros se conseguir vender os títulos por 10,27 euros. Já quem adquiriu 150 títulos pode ter, nas mesmas condições, mais-valias de 340 euros.
Forças e fraquezas
O suporte financeiro do grupo EDP, maior accionista da empresa com 75% do capital, e o “apoio político” no sector das renováveis são alguns dos pontos fortes da empresa, segundo o CaixaBI. O banco também sublinha que o facto da EDP Renováveis ser líder em alguns países onde opera joga a favor da quarta maior eólica do mundo.
A “fraqueza dos Estados Unidos” e a “elevada complexidade e pouca visibilidade de alguns mercados” são, por seu turno, alguns dos pontos fracos identificados pelo CaixaBI. Os analistas do banco frisam ainda que eventuais “alterações na regulação” do sector e o “aumento dos custos de investimento” podem ameaçar o desempenho da EDP Renováveis.
Lucros de 40 milhões
No mesmo documento, o CaixaBI afirma esperar que a subsidiária da EDP termine o exercício de 2008 com lucros líquidos de oito milhões de euros. Para 2009, as estimativas do banco apontam para um resultado líquido de 30 milhões de euros e para 2012 de 40 milhões.
EDP foi “heroína dos resultados” no sector europeu
O banco norte-americano JP Morgan considera que a EDP foi a “heroína dos resultados” entre as ‘utilities’ europeias no primeiro trimestre. O banco destaca que, neste período, o EBITDA (’cash flow’ operacional) da eléctrica portuguesa superou em 8% a média das previsões reunidas pela Bloomberg. No mesmo documento, a JP Morgan diz esperar que a EDP continue a apresentar um forte desempenho até ao final do ano. “A EDP deve continuar a ter uma forte ‘performance’ no que resta de 2008”, pode ler-se numa nota de investimento. A equipa de analistas liderada por Chris Rogers tem um preço-alvo de cinco euros para a eléctrica liderada por António Mexia, que representa um potencial de subida de 28,5%, face aos 3,89 euros com que as acções terminaram a sessão de ontem. Desde o início do ano, a EDP acumula perdas de 13% na bolsa de Lisboa.
Os números
- O Caixa - Banco de Investimento avalia a EDP Renováveis entre 8,5 e 10 mil milhões de euros, numa análise a que o Diário Económico teve acesso.
- A avaliação máxima, de 10 mil milhões, representa um preço de 11,12 euros por acção.
- A avaliação mínima, de 8,5 mil milhões, corresponde a 9,42 euros por cada título da Renováveis.
- Considerando o valor médio da avaliação do CaixaBI, as acções da subsidiária da EDP para as energias renováveis valem 10,27 euros.
- Em termos de lucros, as estimativas do banco apontam para um resultado líquido de oito milhões de euros em 2008. Para 2012, a EDP Renováveis deve atingir lucros de 40 milhões de euros.
- O CaixaBI coordenou, juntamente com o Millennium investment banking e o BESI, a OPV da EDP Renováveis.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 31997.html
Caixa avalia acções das Renováveis em 10,27 euros
Empresa vale entre 8,5 e 10 mil milhões de euros segundo o CaixaBI, um dos chefes do consorcio na OPV da EDP Renováveis.
Pedro Latoeiro e Pedro Carvalho
O CaixaBI, um dos bancos responsáveis pela OPV da EDP Renováveis, avalia a empresa entre 8,5 e 10 mil milhões de euros, o que representa um valor médio por acção de 10,27 euros.
“Considerando as nossas estimativas para a EDP Renováveis chegámos a um ‘enterprise value’ entre 8,5 e 10 mil milhões de euros”, pode ler-se numa análise do CaixaBI a que o Diário Económico teve acesso.
Isto significa que a avaliação mais baixa do Caixa BI supera o preço máximo do intervalo da OPV. É que os 8,5 mil milhões de euros correspondem a 9,42 euros por cada título da Renováveis e o intervalo da operação oscilava entre 7,40 e 8,90 euros.
Já considerando a avaliação mais optimista do CaixaBI, de 10 mil milhões de euros, as acções da subsidiária da EDP valem 11,12 euros.
De qualquer forma, estes números são boas notícias para os investidores que participaram na OPV, pagando 8 euros por acção. Isto porque a avaliação média do banco, de 10,27 euros, atribui um potencial de valorização de 29% às acções da Renováveis, que ontem fecharam nos 7,95 euros.
Deste modo, um investidor que tenha comprado 310 acções da EDP Renováveis na OPV, por exemplo, pode obter ganhos de 704 euros se conseguir vender os títulos por 10,27 euros. Já quem adquiriu 150 títulos pode ter, nas mesmas condições, mais-valias de 340 euros.
Forças e fraquezas
O suporte financeiro do grupo EDP, maior accionista da empresa com 75% do capital, e o “apoio político” no sector das renováveis são alguns dos pontos fortes da empresa, segundo o CaixaBI. O banco também sublinha que o facto da EDP Renováveis ser líder em alguns países onde opera joga a favor da quarta maior eólica do mundo.
A “fraqueza dos Estados Unidos” e a “elevada complexidade e pouca visibilidade de alguns mercados” são, por seu turno, alguns dos pontos fracos identificados pelo CaixaBI. Os analistas do banco frisam ainda que eventuais “alterações na regulação” do sector e o “aumento dos custos de investimento” podem ameaçar o desempenho da EDP Renováveis.
Lucros de 40 milhões
No mesmo documento, o CaixaBI afirma esperar que a subsidiária da EDP termine o exercício de 2008 com lucros líquidos de oito milhões de euros. Para 2009, as estimativas do banco apontam para um resultado líquido de 30 milhões de euros e para 2012 de 40 milhões.
EDP foi “heroína dos resultados” no sector europeu
O banco norte-americano JP Morgan considera que a EDP foi a “heroína dos resultados” entre as ‘utilities’ europeias no primeiro trimestre. O banco destaca que, neste período, o EBITDA (’cash flow’ operacional) da eléctrica portuguesa superou em 8% a média das previsões reunidas pela Bloomberg. No mesmo documento, a JP Morgan diz esperar que a EDP continue a apresentar um forte desempenho até ao final do ano. “A EDP deve continuar a ter uma forte ‘performance’ no que resta de 2008”, pode ler-se numa nota de investimento. A equipa de analistas liderada por Chris Rogers tem um preço-alvo de cinco euros para a eléctrica liderada por António Mexia, que representa um potencial de subida de 28,5%, face aos 3,89 euros com que as acções terminaram a sessão de ontem. Desde o início do ano, a EDP acumula perdas de 13% na bolsa de Lisboa.
Os números
- O Caixa - Banco de Investimento avalia a EDP Renováveis entre 8,5 e 10 mil milhões de euros, numa análise a que o Diário Económico teve acesso.
- A avaliação máxima, de 10 mil milhões, representa um preço de 11,12 euros por acção.
- A avaliação mínima, de 8,5 mil milhões, corresponde a 9,42 euros por cada título da Renováveis.
- Considerando o valor médio da avaliação do CaixaBI, as acções da subsidiária da EDP para as energias renováveis valem 10,27 euros.
- Em termos de lucros, as estimativas do banco apontam para um resultado líquido de oito milhões de euros em 2008. Para 2012, a EDP Renováveis deve atingir lucros de 40 milhões de euros.
- O CaixaBI coordenou, juntamente com o Millennium investment banking e o BESI, a OPV da EDP Renováveis.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 31997.html
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
- Registado: 26/11/2004 23:00
Também me parece que o ideal neste momento será avançar e ver como a edpr aguenta a primeira sexta feira, ainda mais com a entrada dos institucionais.
Eu pela parte que me toca fui à OPS, vendi, voltei a comprar e ainda não vendi. Estou à espera de amanha. Se perder paciência. Estou a ganhar noutras posições que detenho e não há-de ser por mais ou menos $$$ que me vou chatear.
Boa Noite a todos e até amanhã.
Eu pela parte que me toca fui à OPS, vendi, voltei a comprar e ainda não vendi. Estou à espera de amanha. Se perder paciência. Estou a ganhar noutras posições que detenho e não há-de ser por mais ou menos $$$ que me vou chatear.
Boa Noite a todos e até amanhã.
- Registado: 29/11/2007 9:23
Agora nao da porque me vou deitar, mas da uma olhadela neste topico para ver se nao vale a pena investir nesta... so esta a 0.16€ uma pechincha...
E a empresa e tao boa que houve quem a comprasse a 9.50€ e nunca mais a largou, utilizando a mesma estrategia que te propoes seguir na EDPR e em todas as que entrares.
Esses ainda estao ha espera que a acçao recupere so e modicamente 5.937,5%.
Eh valentes!!!
O topico eh este.
Um Abraço e... juizo.
E a empresa e tao boa que houve quem a comprasse a 9.50€ e nunca mais a largou, utilizando a mesma estrategia que te propoes seguir na EDPR e em todas as que entrares.
Esses ainda estao ha espera que a acçao recupere so e modicamente 5.937,5%.
Eh valentes!!!
O topico eh este.
Um Abraço e... juizo.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
="Crómio
Assim ´´e que ´´e!!!
Olha... j´´a pensaste em comprar Pararede?
Agora at´´e mudaram de nome e v~~ao fazer um split ao contr´´ario, vai ficar a valer ainda mais.
Abraço e... cuidado que a estrada est´´a escorregadia...
Ois !
Um split ao contrário ?

A estrada está muito escorregadia sim...mas tenho pra mim que mais uns meses (talvez um ano) e as coisas mudam. É a minha leitura...
Abraço,
Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie
"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"
Valkyrie
"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"