1º de Maio / Pingo Doce
migluso Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:migluso Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Segundo as noticias de hoje, JM e SONAE com taxas de lucro superiores a 50% em diversos produtos hortícolas.
O agricultor é que se trama!!!
Era interessante discutir os verdadeiros problemas e um deles é o monopólio que certos grupos têm do mercado português.
Seria uma nova medida combater o desemprego..
Qualquer frutaria ou mercearia tem margens dessa ordem nesse tipo de produtos.
Quem estipula os preços são as grandes superfícies, não as pequenas mercearias.
As pequenas mercearia sobrevivem, não ditam preços..
A oferta e a procura estipula os preços, e vice-versa.
As grandes superfícies ou as grandes empresas têm sempre um poder de negociação mais forte.
Mas as empresas grandes já foram pequenas, outras pequenas ficarão grandes e algumas grandes voltarão a ser pequenas ou a desaparecer.
É assim que o mundo avança, "economicamente falando", obviamente. A dinâmica do mercado.
Poeticamente falando, um sorriso de uma criança ou uma vitória do Sporting também faz avançar o mundo.
São perspectivas, mas no CdB a troca de ideias centra-se mais na primeira, na economia, nos mercados, nas empresas.
Lema de uma empresa de capitais públicos:
"A Força do Mercado"
A dinâmica dos mercados é haver duas empresas que têm praticamente o monópolio do mercado e ditam os preços dos produtos??
Nos EUA empresas com este poder sofrem sanções e restrições de acesso ao mercado muito rapidamente.
Se queres um mercado liberalizado, que seja efectivamente liberalizado e não passar de um controlo do Estado para o controlo de 2/3 empresas. Isso é passar do 8 para o 80.
Porque não podemos atacar o Estado por não sair da economia mas depois deixar 2/3 empresas controlar determinados sectores.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Esta campanha do Pingo Doce arrasou a concorrência por completo, de tal forma que parece que não existem outros hipermercados para além deste.
surgiram muitas vozes criticas em relação a esta operação, principalmente de alguns comentadores políticos. Eu devo dizer que a campanha resultou em pleno para o pingo doce, com a excepção do periodo da duração. Uma campanha deste género deveria durar pelo menos 3 dias de forma a evitar o caos nas lojas e a garantir o conforto do cliente. De facto, a unica coisa que falhou nesta iniciatica promocional, foi a falta de capacidade de resposta para tanta afuência de clientes, de resto não percebo a indignação de alguns políticos.
O Ikea aproveitou a onda para lançar promoções com desconto até 50%, durante um prazo mais alargado. Não vejo os mesmos políticos criticarem esta iniciativa da mesma forma que criticaram a do Pingo Doce. porquê???
surgiram muitas vozes criticas em relação a esta operação, principalmente de alguns comentadores políticos. Eu devo dizer que a campanha resultou em pleno para o pingo doce, com a excepção do periodo da duração. Uma campanha deste género deveria durar pelo menos 3 dias de forma a evitar o caos nas lojas e a garantir o conforto do cliente. De facto, a unica coisa que falhou nesta iniciatica promocional, foi a falta de capacidade de resposta para tanta afuência de clientes, de resto não percebo a indignação de alguns políticos.
O Ikea aproveitou a onda para lançar promoções com desconto até 50%, durante um prazo mais alargado. Não vejo os mesmos políticos criticarem esta iniciativa da mesma forma que criticaram a do Pingo Doce. porquê???
.ul Escreveu:Pingo Doce. Lojas arrecadaram 11 milhões no 1.º de Maio
Por Isabel Tavares, publicado em 5 Maio 2012
Onze milhões de euros foi quanto o Pingo Doce arrecadou no 1.º de Maio, o primeiro de vários dias para os quais a cadeia de distribuição do grupo Jerónimo Martins tem previstas diversas campanhas com as quais promete arrasar a concorrência. Sem a promoção de 50% em vendas acima dos 100 euros, a receita teria sido de 22 milhões de euros.
http://www.ionline.pt/dinheiro/pingo-do ... -no-1-maio
Gostei da parte em que diz "Sem a promoção de 50% em vendas acima dos 100 euros, a receita teria sido de 22 milhões de euros" , será que sem a promoção a receita seria 11 milhões?
É cada uma. Jornalismo da treta!!! Sem a promoção tenho a certeza que seria dos piores dias ao nível de receita para o pingo doce.
Pingo Doce. Lojas arrecadaram 11 milhões no 1.º de Maio
Onze milhões de euros foi quanto o Pingo Doce arrecadou no 1.º de Maio, o primeiro de vários dias para os quais a cadeia de distribuição do grupo Jerónimo Martins tem previstas diversas campanhas com as quais promete arrasar a concorrência. Sem a promoção de 50% em vendas acima dos 100 euros, a receita teria sido de 22 milhões de euros.
- Registado: 14/3/2009 0:19
AutoMech Escreveu:O Expresso avança hoje na primeira página que a promoção terá custado entre 13 a 17 milhões de euros.
Se estiverem correctos, o PD não poderá repetir a promoção exactamente nas mesmas condições muitas vezes por ano. Depois de tudo o que aqui se discutiu e considerou, os números parecem-me credíveis.
Só uma nota: o PD não perdeu dinheiro apenas naquele dia certamente, deverá também ressentir-se nos lucros durante as semanas seguintes dado que muitos dos clientes são clientes habituais e tenderão a comprar menos nos próximos tempos naturalmente.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
migluso Escreveu:No imediato talvez tenha arrecadado menos receita do IVA proveniente do Pingo Doce. Ou talvez não. Tudo depende quantas vezes as vendas aumentaram.
Margem negativa? Não acredito.
Epá Migluso, quanto mais as vendas tiverem aumentado, mais terá sido a perda IMEDIATA do estado. E sim, tiveram margem negativa. Voltamos ao principio da discussão de ontem ? Please... Lê os meus posts e do Marco.

migluso Escreveu:Relativamente ao conjunto da economia, acredito que é uma iniciativa muito positiva.
Eventualmente sim, mas não foi a isso que te respondi ontem (e hoje ao Atomez). Eu apenas digo que no imediato o estado teve uma perda. No futuro não se sabe. É possível que venha a ter impacto positivo.
migluso Escreveu:De um modo geral, achas que estas iniciativas contribuem para a diminuição ou o aumento da dívida dos portugueses em geral?
Se as pessoas tiverem comprado apenas bens que consomem habitualmente (por exemplo durante 2 ou 3 meses), parece-me ficaram ou ficarão com mais dinheiro no bolso (mesmo que tenham pago com cartão de crédito).
migluso Escreveu:Prejudicam ou beneficiam a poupança das famílias?
Depende do perfil das compras. Eu não sei se a maioria dos clientes é suficientemente racional para comprar aquilo que consome habitualmente ou se compraram também a garrafa de vinho, o pacote de pastilhas ou o paté de lagosta só porque estava a 50%, quando normalmente não comprava. Não sei responder.
Eu se tivesse ido à promoção tenho a certeza que teria os 50% de poupança porque não compro por impulso, nem porcarias que não preciso, só porque está barato.
migluso Escreveu:Incrementam ou fazem diminuir a produção nacional?
Depende dos produtos. Produtos como cerveja é capaz de ter aumentado. Azeite se calhar, não (presumo que não se comece a encharcar a salada de azeite só porque se têm 10 litros na despensa).
Ou seja, depende se o produto teve apenas a compra antecipada (e não aumenta o seu consumo anual) ou se foi um bem supérfluo, tipo bonbons, que não seria comprado.
migluso Escreveu:É óbvio que os produtores o que mais desejam é oferecer descontos de quantidade. O ganho absoluto é sempre superior, apesar do desconto percentual também ser superior.
Sim, desde que não os 'apertem' para colaborar na promoção ao ponto de terem prejuízo. Espero que não.
Agora pergunto eu: e o impacto nas importações ? Qual é a tua opinião ?

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Para além da satisfação
em ter bem servido o patrão
Para além da sua própria
que me surpreende e faz pensar
pelo que deixa no ar
Para além do papel da grande distribuição
e da força desta grande promoção
Fica o absurdo de um trabalhador assalariado
satisfeito
com o feito
de ser o único da secção
aderindo ele
e os outros não
Isto ainda vai fazer correr muita "tinta"
com a crise a chegar ao merceeiro
que coloca a contabilidade, a sede, e a massa,
em território estrangeiro.
(tem dúvidas sobre se a crise da falta do poder de compra não se reflecte sob a forma de quedas de venda, de arromba?)
Me assino
"Um gajo cheio de urticaria"
http://asminhashistorias-rsm.blogspot.p ... -doce.html
Digam lá se não é bonito !!!

- Registado: 21/5/2009 18:43
MiamiBlueHeart Escreveu:migluso Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Segundo as noticias de hoje, JM e SONAE com taxas de lucro superiores a 50% em diversos produtos hortícolas.
Era interessante discutir os verdadeiros problemas e um deles é o monopólio que certos grupos têm do mercado português.
Limitar margens para todo o sector nesses produtos provocaria a maior onda de falências... de pequenos comerciantes. Os grandes? Provavelmente despediriam alguns trabalhadores. Os consumidores? Provavelmente passariam a sentir a falta de alguns produtos.
A oferta e a procura estipula os preços, e vice-versa.
As grandes superfícies ou as grandes empresas têm sempre um poder de negociação mais forte.
Mas as empresas grandes já foram pequenas, outras pequenas ficarão grandes e algumas grandes voltarão a ser pequenas ou a desaparecer.
É assim que o mundo avança, "economicamente falando", obviamente. A dinâmica do mercado.
Poeticamente falando, um sorriso de uma criança ou uma vitória do Sporting também faz avançar o mundo.
São perspectivas, mas no CdB a troca de ideias centra-se mais na primeira, na economia, nos mercados, nas empresas.
Lema de uma empresa de capitais públicos:
"A Força do Mercado"
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/DbnBOHtutAw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
alexandre7ias Escreveu:.agany Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Artista e Lion, acho que em breve me estarei a candidatar ao Pingo Doce. Posso é não ser aceite. Lá se vão os vossos argumentos
Sou um funcionário Do Pingo Doce e vou aqui deixar um comentário sobre o dia 1 de Maio. Já ouvi pessoalmente ontem críticas enquanto tava na caixa, vejo críticas na rede social como uma parte deste comentario “Parece-me que não sabe o significado do dia 1 de Maio...considerado "O Dia do Trabalhador.....Talvez se trabalha-se de sol a sol a sua opinião seria diferente e não defenderia quem tem o mundo nas mãos”, onde muitos nem sabem nem imaginam o que passa dentro do grupo PD, em que dizem que os funcionários foram obrigados e fizeram pressão para irem trabalhar.
Não fui obrigado a nada fui por livre vontade, só é de dar valor ao meu patrão que pagou o dia a triplicar vou ter uma folga compensatória, e no fecho da loja tivemos a jantar.
Críticas e mais críticas é dor de cotovelo de não estar num grupo desta dimensão a trabalhar, num país e empresas que rouba tudo ao empregado.
O Sr. Que trabalha de sol a sol não foi trabalhar, então porque se queixa? Não tinha € porque o seu patrão não pagou? Não teve tempo de ir as compras ou costuma ir a concorrência? Dai a sua queixa só pode. É o dia do trabalhador ta certo, mas eu vou gozar esse dia na mesma, mas em outro dia vai dar ao mesmo, mas já tenho no bolso 3 dias.
Qual a empresa que ajuda o empregado nesta crise, na saúde, da prémios pela sua avaliação de desempenho como funcionário, partilha os lucros da empresa? Bem Portugal é pequeno e a resposta é fácil, mas se englobar o MUNDO, bem acho que a resposta também é fácil e o Pingo Doce fica no TOP dos 5 ou TOP 1?
Mais digo que fui por livre vontade em tudo, fui na véspera trabalhar 2h por livre vontade para orientar a minha secção coisa que fui o único da minha loja a ir. Fazer graxa como ouvi colegas a dizer-me? Não nunca foi intensão minha, mas sim ajudar, então se a empresa também me ajuda e ajudou. No dia 1 de maio apenas fiz 30 min de almoço porque quis também ninguém me obrigou ok, acho que colegas tambem deviam ter esse bom senso, muitos tiveram mas se todos tivessem obteríamos mais ainda objectivos. Mas é apenas uma opinião minha e nada mais, não somos todos iguais nem nunca vamos ser.
Foi muita confusão mesmo, mas senti um bem-estar interior em ver a loja repleta de pessoas e ver a sua alegria a fazer compras, comprar coisas que muitas pessoas não podiam num dia normal sem descontos. Bolachas, bacalhau, carne etc..
Aqui fica um exemplo do que o Grupo Jerónimo Martins deu aos clientes e muitos devem ter entrado a primeira vez ontem, mas talvez voltem e abram os olhos.
Agora imaginem o que dão aos empregados, pois somos nós que damos os lucros a empresa e reconhecem isso. Quantas fazem isso? Nem o governo reconhece.
2 De Maio de 2012
By: Adriano Pinto
É verdade!
Parece que o PD atribuiu prémios de assiduidade, em 2011, na casa dos 200Euros/trabalhador.
E quem trabalhou no 1º Maio recebeu 200%
.O Tribunal de Primeira Instância polaco, apoiado em depoimentos de testemunhas e em relatórios da Inspecção-Geral de Trabalho (IGT), confirmou que “existem infracções massivas ao direitos dos trabalhadores/as/ com salário e contrato de part-time que eram obrigados a trabalho completo. Deu como provado que raramente eram pagas horas extraordinárias, eram proibidas idas à casa de banho nas horas laborais, as regras de higiene e segurança são recorrentemente infringidas e quem contestasse era ameaçado de despedimento. As leis laborais nunca foram reconhecidas pelo Grupo Jerónimo Martins. A matriz de desenvolvimento nas lojas da Polónia é desenvolvida com repressão e baixos salários.
É esta matriz que o Jerónimo Martins aplica também aos seus trabalhadores em Portugal. Os milhares de trabalhadores das lojas Pingo Doce, com regularidade concentram-se às portas das lojas, a reclamar salários dignos, contra a descriminação e respeito pelos direitos contratuais.
Os baixos salários dos trabalhadores do Pingo Doce estão congelados. A média mensal que um trabalhador recebe é de 540 euros, e só terão um aumento miserável se permitirem a desregulação dos seus horários de trabalho que se traduzia em terem que trabalhar 12h diárias.
Google no seu melhor!
Realmente vocês esquivam-se muito. A JM parece não ser exemplo para ninguém no que respeita ás relações laborais...
- Registado: 29/11/2007 10:26
migluso Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Segundo as noticias de hoje, JM e SONAE com taxas de lucro superiores a 50% em diversos produtos hortícolas.
Limitar margens para todo o sector nesses produtos provocaria a maior onda de falências... de pequenos comerciantes. Os grandes? Provavelmente despediriam alguns trabalhadores. Os consumidores? Provavelmente passariam a sentir a falta de alguns produtos.
MiamiBlueHeart Escreveu:Segundo as noticias de hoje, JM e SONAE com taxas de lucro superiores a 50% em diversos produtos hortícolas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Segundo as noticias de hoje, JM e SONAE com taxas de lucro superiores a 50% em diversos produtos hortícolas.
AutoMech Escreveu:Atomez Escreveu:O que eventualmente cobram a menos de IVA e IRC no PD vão buscar a outro lado porque o dinheiro que o pessoal poupou nestas compras vai ser gasto noutro lado qualquer a comprar outras coisas que de outro modo não comprariam.
Pelo contrário, o Estado até pode ficar a ganhar porque o dinheiro poupado no PD pode vir a ser usado em compras com IVA de 23% em vez de ter sido gasto em alimentação com o IVA mais baixo...
No imediato o estado perdeu Atomez. No futuro é que é incerto o impacto que tem nos fornecedores e nos impostos desses fornecedores. Para não estar a repetir, podes ver uma discussão que tive com o Migluso ontem.![]()
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... order=asc&
Uma coisa que não me recordo se alguém referiu ao longo do tópico é o efeito prejudicial (ainda que marginal) no défice comercial. É sabido que o PD e o Continente estão no top10 dos maiores importadores.
No imediato talvez tenha arrecadado menos receita do IVA proveniente do Pingo Doce. Ou talvez não. Tudo depende quantas vezes as vendas aumentaram.
Margem negativa? Não acredito.
Relativamente ao conjunto da economia, acredito que é uma iniciativa muito positiva.
De um modo geral, achas que estas iniciativas contribuem para a diminuição ou o aumento da dívida dos portugueses em geral?
Prejudicam ou beneficiam a poupança das famílias?
Incrementam ou fazem diminuir a produção nacional?
Por fim, por cada produtor/fornecedor prejudicado, haverão 10 beneficiados.
É óbvio que os produtores o que mais desejam é oferecer descontos de quantidade. O ganho absoluto é sempre superior, apesar do desconto percentual também ser superior.
Há dias atrás estive a ler o relatório de contas da JMT e fiz as minhas contas, tive em consideração que era dia das "compras do Mês" e conclui que, no dia 1 de Maio com o desconto dos 50% as lojas faturaram cerca de 30 milhões de euros, acho pouco provavel que a JMT tenha perdido dinheiro, as empresas não estão no mercado para perder, partindo de margens de lucro bruto entre 60 a 80% eu estimo que obtiveram um lucro bruto médio entre 15 a 20%, portanto entre 4,5 e os 6 milhões de euros
Do lado da JMT ganharam em todas as frentes, os factos:
(sem fazer qualquer juizo de valores)
- efeito de aceleração do consumo
- liquidez imediata no valor bruto que referi
- escoamento de stocks e renovação dos mesmos com o consequente pagamento a médio prazo
- publicidade gratuita com os telejornais a abrirem no mesmo dia e dias seguintes com a cadeia de lojas PD
- continuação da publicidade (ainda hoje estamos a falar disso) por causa da Asae e do processo que se vai arrastar durante meses
- ko absoluto da concorrência, hipers completamente às moscas
- fidelização do cliente e angariação de novos, o pessoal vai querer andar por perto, não vá acontecer uma nova "surpresa" (o dia da mâe está a chegar estejam atentos
)
- o cliente nunca se vai esquecer deste dia, e do brutal desconto que obtiveram e vai de certeza fidelizar-se e retribuir com mais compras no futuro, ninguém tenha dúvidas disso
- não sejamos ingénuos o 1º de Maio não foi escolhido ao acaso, foi um "cheque mate" ao apelo aos boicotes
- no campo politico arrasou a esquerda, os Louçãs as Anas Gomes e outros tantos, que tanto apelaram ao boicote da cadeia PD, esmagou ainda o efeito psicológico do 1º de Maio dia do trabalhador, alguém ouviu falar do 1º de Maio? Acho que não!
- o funcionários da JMT sentem uma administração forte, pujante financeiramente, com rumo, talvez isso tenha um efeito disciplinador sobre o trabalho, muma altura de desemprego isso parece-me claramente motivador
em 3 de Janeiro deste ano:
"Ana Gomes considera que isso é urgente antes que os portugueses se revoltem e decretem campanhas de boicote aos produtos do Pingo Doce"
http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61
- ainda no campo politico, isto serviu de aviso à Ministra Cristas por causa das taxas e das taxinhas, estas vão ter um efeito nulo
O cliente:
- achou bem de forma generalizada pois obteve produtos a metade do preço
- parece-me por outro lado que muita gente comprou em excesso, levando o que precisava e o que não precisava
- parece-me que quem não se soube disciplinar e açambarcou o que lhe apareceu pela frente, acabou por retirar um efeito nulo desta oferta
- a lógica para que os 50% fossem efetivos, seria o pessoal fazer em dobro as compras que faria habitualmente e gastar o mesmo que nos meses anteriores, mas ter neste momento em stock
nas dispensas a quantidade necessária para dois meses
Os produtores:
- numa visão simplista, à primeira vista parece-me que os produtores beneficiaram com esta campanha, pois vão ter de produzir para repôr os stocks, ou despachar o que têm em stock
No campo sociológico:
(sem querer ofender ou sequer julgar ninguém)
- caos e desordem absoluta ao redor das lojas e dentro delas
- caos e desordem ao nível do trânsito e estacionamento
- deu para perceber que as pessoas a atuar em massa, tornam-se agressivas, mal educadas, tomam atitudes primárias e bastante animalescas, nas suas ações e na sua postura e compostura, tudo é possivel que aconteça nestas situações, em que uma massa de gente pretende alcançar algo fisico
- uma simples disputa de um carro de compras era o suficiente para começarem as ofensas mútuas
- pessoas a venderem-se por 1 ou 2€, ficavam com o carro com a moeda e ainda davam 1 ou 2€ de lucro a quem ainda tinha o carro com compras por descarregar
- fácilmente cometem ilegalidades a todos os níveis, desde o roubo do carro do lado até quem sabe levarem coisas de borla no meio da confusão
- o que aconteceu foi uma pequena amostra, do que aconteceria em caso de catastrofe, o impacto seria tremendo, a anarquia eo terror facilmente se instalaria
Curiosidades:
- muitos destes produtos já estão nas lojas dos chinocas pois estes açambarcaram tudo o que vinha à mão, eram charters
de chineses a carregar tudo o que podiam
É fácil de concluir que a JMT varreu todas as frentes de oposição politica e concorrencial, tendo tido um efeito absolutamente positivo naquilo que lhe interessa, que são os clientes e a expansão do negócio de retalho, este parece-me ter sido o tiro de partida para aglutinar lojas da concorrência e aumentar a sua quota de mercado.
Nota final, a implantação da rede de lojas PD na malha urbana de uma forma muito próxima das pessoas, na mesma localidade, na mesma rua, tendo até em conta o facto de uma parte da população estar envelhecida, parece-me uma enorme vantagem para esmagar a concorrência, parece-me um case "study de sucesso" tal como é a Biedronka na Polónia
Por fim vale a pena ler um pouco da história desta empresa
http://www.jeronimomartins.pt/o-grupo/historia.aspx
Boa noite e BFS
Do lado da JMT ganharam em todas as frentes, os factos:
(sem fazer qualquer juizo de valores)
- efeito de aceleração do consumo
- liquidez imediata no valor bruto que referi
- escoamento de stocks e renovação dos mesmos com o consequente pagamento a médio prazo
- publicidade gratuita com os telejornais a abrirem no mesmo dia e dias seguintes com a cadeia de lojas PD
- continuação da publicidade (ainda hoje estamos a falar disso) por causa da Asae e do processo que se vai arrastar durante meses
- ko absoluto da concorrência, hipers completamente às moscas
- fidelização do cliente e angariação de novos, o pessoal vai querer andar por perto, não vá acontecer uma nova "surpresa" (o dia da mâe está a chegar estejam atentos

- o cliente nunca se vai esquecer deste dia, e do brutal desconto que obtiveram e vai de certeza fidelizar-se e retribuir com mais compras no futuro, ninguém tenha dúvidas disso
- não sejamos ingénuos o 1º de Maio não foi escolhido ao acaso, foi um "cheque mate" ao apelo aos boicotes
- no campo politico arrasou a esquerda, os Louçãs as Anas Gomes e outros tantos, que tanto apelaram ao boicote da cadeia PD, esmagou ainda o efeito psicológico do 1º de Maio dia do trabalhador, alguém ouviu falar do 1º de Maio? Acho que não!
- o funcionários da JMT sentem uma administração forte, pujante financeiramente, com rumo, talvez isso tenha um efeito disciplinador sobre o trabalho, muma altura de desemprego isso parece-me claramente motivador
em 3 de Janeiro deste ano:
"Ana Gomes considera que isso é urgente antes que os portugueses se revoltem e decretem campanhas de boicote aos produtos do Pingo Doce"

http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61
- ainda no campo politico, isto serviu de aviso à Ministra Cristas por causa das taxas e das taxinhas, estas vão ter um efeito nulo
O cliente:
- achou bem de forma generalizada pois obteve produtos a metade do preço
- parece-me por outro lado que muita gente comprou em excesso, levando o que precisava e o que não precisava
- parece-me que quem não se soube disciplinar e açambarcou o que lhe apareceu pela frente, acabou por retirar um efeito nulo desta oferta
- a lógica para que os 50% fossem efetivos, seria o pessoal fazer em dobro as compras que faria habitualmente e gastar o mesmo que nos meses anteriores, mas ter neste momento em stock

Os produtores:
- numa visão simplista, à primeira vista parece-me que os produtores beneficiaram com esta campanha, pois vão ter de produzir para repôr os stocks, ou despachar o que têm em stock
No campo sociológico:
(sem querer ofender ou sequer julgar ninguém)
- caos e desordem absoluta ao redor das lojas e dentro delas
- caos e desordem ao nível do trânsito e estacionamento
- deu para perceber que as pessoas a atuar em massa, tornam-se agressivas, mal educadas, tomam atitudes primárias e bastante animalescas, nas suas ações e na sua postura e compostura, tudo é possivel que aconteça nestas situações, em que uma massa de gente pretende alcançar algo fisico
- uma simples disputa de um carro de compras era o suficiente para começarem as ofensas mútuas
- pessoas a venderem-se por 1 ou 2€, ficavam com o carro com a moeda e ainda davam 1 ou 2€ de lucro a quem ainda tinha o carro com compras por descarregar

- fácilmente cometem ilegalidades a todos os níveis, desde o roubo do carro do lado até quem sabe levarem coisas de borla no meio da confusão
- o que aconteceu foi uma pequena amostra, do que aconteceria em caso de catastrofe, o impacto seria tremendo, a anarquia eo terror facilmente se instalaria
Curiosidades:
- muitos destes produtos já estão nas lojas dos chinocas pois estes açambarcaram tudo o que vinha à mão, eram charters

É fácil de concluir que a JMT varreu todas as frentes de oposição politica e concorrencial, tendo tido um efeito absolutamente positivo naquilo que lhe interessa, que são os clientes e a expansão do negócio de retalho, este parece-me ter sido o tiro de partida para aglutinar lojas da concorrência e aumentar a sua quota de mercado.
Nota final, a implantação da rede de lojas PD na malha urbana de uma forma muito próxima das pessoas, na mesma localidade, na mesma rua, tendo até em conta o facto de uma parte da população estar envelhecida, parece-me uma enorme vantagem para esmagar a concorrência, parece-me um case "study de sucesso" tal como é a Biedronka na Polónia
Por fim vale a pena ler um pouco da história desta empresa
http://www.jeronimomartins.pt/o-grupo/historia.aspx
Boa noite e BFS

Editado pela última vez por charles em 5/5/2012 0:55, num total de 2 vezes.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Marco ,
Está tudo claro.
Qualquer um de nós esta no plano da especulação.
Não há dados oficiais para o publico e provavelmente nunca existirão.
Limitei me a fazer uma contas que me parecem verosímeis
Apenas isso e tentei desmistificar a historia dos 280 M€ de vendas e prejuízos de 70M€
Continuamos esta discussão noutra ocasião.
Talvez com mais elementos
Bom fim de semana

Está tudo claro.
Qualquer um de nós esta no plano da especulação.
Não há dados oficiais para o publico e provavelmente nunca existirão.
Limitei me a fazer uma contas que me parecem verosímeis
Apenas isso e tentei desmistificar a historia dos 280 M€ de vendas e prejuízos de 70M€
Continuamos esta discussão noutra ocasião.
Talvez com mais elementos
Bom fim de semana

Storgoff Escreveu:
É como a historia do frango
Um comeu 2 o outro não comeu nenhum mas as contas dizem que comeu 1 cada um.
Storgoff, peço desculpa mas isto é completamente irrelevante a partir do momento que em ambos os casos o que se pretende é ter uma estimativa do volume total. Essa observação aqui não faz qualquer sentido!
Para o resto, lê o meu post anterior...
Storgoff Escreveu:
Edit:
Penso que este meu post esclarece a tua dúvida anterior. Admito que me tenha expressado mal.
Nope e espero que não me leves a mal mas agora o que está a ocorrer é que estás a meter os pés pelas mãos.

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Storgoff Escreveu:
Os 270 clientes por loja foi uma conta tua.
É indiferente de quem é a conta uma vez que são dados perfeitamente equivalentes: dizer 100 mil em todas ou 270 por loja x 369 lojas é exactamente a mesma coisa!
É como a historia do frango
Um comeu 2 o outro não comeu nenhum mas as contas dizem que comeu 1 cada um.
Eu só quis dar a entender que a cadeia PD tem muito tipo de lojas de dimensões completamente dispares e em zonas populacionais completamente diferentes.
E o numero de 270 ou 300 ou algo desse género são clientes na caixa não é propriamente o numero de pessoas que entraram na loja.
Uma família que vá com 3 pessoas constitui um cliente apenas.
Podes ter 800 pessoas por loja e não chegares a ter 300 clientes de caixa

Edit:
Penso que este meu post esclarece a tua dúvida anterior. Admito que me tenha expressado mal.
Aliás, em exacto, o que tu estavas a dizer é que nem sequer eram todas clientes.
Recupero o post:
Tu estás aqui a considerar cerca de 270 clientes por loja e logo a seguir (para reforçar ainda mais) dizes que é absurdo porque nem sequer são todos clientes.
Note-se que tu já não estás a seguir nada disto porque agora já estás a estimar em 50 milhões e portanto já estás a contradizer completamente o post que agora cito...
Para concluir: eu já admiti várias vezes que não tenho fonte credível para os números que considerei atrás.
Tu por outro lado não estás a admitir que o número que estás a considerar não é verosímel, não tem sequer sustentação no texto que citaste e indicaste e de resto (apesar de não o admitires) já estás a corrigi-lo em alta.

Recupero o post:
storgoff Escreveu:
O director-geral do Pingo Doce falou entretanto à TVI em mais de 100 mil pessoas que entraram nas lojas PD no 1ºde Maio.
Ora para chegarmos ao dito volume de vendas por aqui referido 280M€- teríamos uma média de mais 2500€ de compras por pessoa.
Um completo absurdo quando nem todas as pessoas são efectivos compradores basta pensar um comprador pode ser um grupo de 3 pessoas.
Por alguns relatos que se viram na TV a maior parte dos compradores andaram à volta dos 300 a 400€ antes do desconto
Tu estás aqui a considerar cerca de 270 clientes por loja e logo a seguir (para reforçar ainda mais) dizes que é absurdo porque nem sequer são todos clientes.
Note-se que tu já não estás a seguir nada disto porque agora já estás a estimar em 50 milhões e portanto já estás a contradizer completamente o post que agora cito...
Para concluir: eu já admiti várias vezes que não tenho fonte credível para os números que considerei atrás.
Tu por outro lado não estás a admitir que o número que estás a considerar não é verosímel, não tem sequer sustentação no texto que citaste e indicaste e de resto (apesar de não o admitires) já estás a corrigi-lo em alta.

Storgoff Escreveu:
É indiferente de quem é a conta uma vez que são dados perfeitamente equivalentes: dizer 100 mil em todas ou 270 por loja x 369 lojas é exactamente a mesma coisa!
AutoMech Escreveu:Ai vais, vais ! E metemos o Tavaver no meio de nós, com o Migluso à nossa frente.
E para desanuviar, ao nosso lado fica a Pata no meio do Artista e do Lion e, inocentemente, lançamos a pergunta sobre se afinal a banca é ou não responsável pela crise
Não te metas nisso!!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
MarcoAntonio Escreveu:Storgoff Escreveu:Marco,
é so ler aqui:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=554577
Não estou a inventar.
Depende do conceito de inventar (e quanto à veracidade dos 280 milhões admito realmente que tb não encontro de momento fontes credíveis e posso ter sido induzido em erro).
Mas o texto diz meramente que foram seguramente mais de 100 mil. Certamente que foram, só falta saber quantos n x 100 mil. O texto também diz que foram 5 vezes mais que o que se seria de esperar e que a média do valor da factura também foi superior.
A facturação média normal é 8 milhões por dia, multiplica por 5 e passa para 40 e agora multiplica por n que é o factor de crescimento da factura (se tiver subido 3 vezes, o que é um factor conservador parece-me) salta para 120 milhões...
Ora... o teu número a 270 por loja, em 369 lojas e a um valor médio de 350 daria... 35 milhões. Um valor inverosivelmente baixo pois nota que isto não cobre sequer o aumento do número de clientes que o próprio PD admite (de pelo menos 5x mais) quanto mais o aumento médio da factura (que também admitem que aumentou)!
Marco,
O director geral do PD fala em 5 vezes o numero de clientes esperado para aquele dia feriado.
Não fala em 5 vezes o volume de vendas médias.
Quando se pega em relatórios de contas e se chega ao tal valor médio de 8 milhoes € de vendas diárias é preciso ter em atenção que produtos como electrodomésticos e outros não faziam parte desta promoção.
O pessoal enchia carrinhos de compras com batatas detergentes garrafões de lixívia fraldas e por ai.
Para chegarem ao aos 200€ já vinham com volumes enormes.
Aquilo não era só malta a comprar garraas de Wiskey até porque essas deviam haver poucas.
Tornava-se quase fisicamente impossível gastar muito dinheiro até pela simples ausência de stock como nos foi dado ver
Claro que as grandes lojas da cadeia tiveram cada uma provavelmente varios milhares. Mas também não nos esqueçamos que aquilo foi na base de se instalarem la dentro e não sair durante horas. Havia muita gente lá dentro mas pouca rotatividade.
Um congestionamento
Mas fora dos grandes centros e nas antigas lojas PLUS não houve essa afluência brutal.
Acredito portanto que o volume de vendas tenha andado na casa dos 50 milhoes € e que o custo dessa operação tenha sido pelas minhas contas anteriores de à volta de 7 a 10 M€ de margem bruta negativa suportado nos produtos ( o referido dumping) mais a parcela variável do custo operacional de um dia extra de abertura das lojas.