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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2025 16:46

Lusitanus Escreveu:
trend=friend Escreveu:Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece. (...)

Parece é que o mercado acionista não acredita na empresa!


Esse tem sido um dado.

Mas com o efeito da tão propalada manipulação short, e as suas consequências sobre um mercado de pouco volume, seria de esperar um movimento contrário de quem entende existir desfazamento da cotação face ao seu real valor, i.e., da administração e acionistas core.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lusitanus » 10/2/2025 15:47

trend=friend Escreveu:Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece. (...)

Parece é que o mercado acionista não acredita na empresa!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 10/2/2025 15:36

Empresas de Construção Veem Crescer Oportunidades com Crises Climáticas e Guerras...

As grandes empresas de construção, como a Mota-Engil, podem enfrentar um futuro promissor face aos desafios globais atuais. As mudanças climáticas e os conflitos armados, como as que ocorrem na Ucrânia e em Gaza, estão a gerar uma crescente necessidade de reconstrução de infraestruturas, o que poderá resultar em novas oportunidades de negócio para o setor.
Os conflitos em curso têm cidades inteiras devastadas, destruindo estradas, pontes, edifícios residenciais e infraestruturas críticas. Na Ucrânia, estima-se que os danos superem centenas de biliões de euros, criando um mercado gigantesco para empresas de construção que possam participar no país após o fim da guerra. O mesmo se aplica a Gaza, onde os bombardeios reduziram vastas áreas a escombros, o que exigiu um esforço maciço de proteção.
Empresas como a Mota-Engil, que já têm presença internacional e experiência em grandes projetos de infraestrutura, poderão disputar contratos nestas regiões, seja através de financiamento europeu, norte-americano ou de organizações multilaterais como o Banco Mundial e o FMI.
Mudanças Climáticas e Obras de Infraestrutura
Além das guerras, os efeitos das alterações climáticas também impulsionaram a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura. O aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, as tempestades mais violentas e os incêndios florestais obrigam os governos a reforçar as suas cidades e a adaptar as infraestruturas às novas realidades climáticas.
Construção de barreiras contra inundações e reforço de diques.
Reforço ou supervisão de edifícios destruídos por catástrofes naturais.
Desenvolvimento de infraestruturas de energia renovável, como parques eólicos e solares.
Requalificação de redes de transporte para suportar eventos climáticos extremos.
Muitas dessas obras já foram financiadas por fundos europeus, pelo Banco Mundial e por iniciativas de recuperação económica pós-COVID, onde grandes construtoras como a Mota-Engil podem ter um papel de destaque.
Embora os desafios humanitários sejam imensos, o setor da construção poderá beneficiar da necessidade urgente de reforço e adaptação. Empresas bem posicionadas, com capacidade de operação internacional e experiência em grandes projetos, têm um futuro risonho pela frente.
No entanto, estes contratos também envolvem desafios, como a instabilidade política, dificuldades logísticas e concorrência feroz. Mas, para as construtoras com visão estratégica, as próximas décadas prometem ser de intensa atividade e crescimento.
Editado pela última vez por J.f.vieira em 11/2/2025 14:55, num total de 1 vez.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 10/2/2025 11:54

Presidente colombiano pede demissão de todos os ministros

https://expresso.pt/internacional/ameri ... s-d931e7fa
:-"

4 grupos internacionales presentaron solicitudes para construir Línea 2 del Metro

https://paginaweb.metrodebogota.gov.co/ ... tro-bogota
:-"
Dos consorcios chinos quedaron por fuera de la construcción de la segunda línea del metro de Bogotá: una sola empresa controlaba las dos firmas

CCCC - MOTA :mrgreen:
“El límite para presentar propuestas es el 20 de junio de 2025, y la adjudicación está prevista para noviembre de este año”

https://www.semana.com/nacion/bogota/ar ... ad/202511/
lá para o final do ano, a colômbia começa a pagar em branca :lol:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 10/2/2025 10:39

vender com esta pressa, num mercado verde...SHORT ataque
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/2/2025 10:31

Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.

Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.

Estranho que não façam nada.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por iniciado1 » 10/2/2025 10:30

Lá vamos nós outra vez..... :shock:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 10/2/2025 9:14

Dado o pouco numero ações dispersas, com um resultado dentro do esperado e o anuncio de um dividendo semelhante ao ano anterior , julgo que a Mota pode subir..

Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 10/2/2025 1:05

Rolling_Trader Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Mais uma para ganhar?

https://lagrannoticia.com/britanicos-co ... =available

Bem provável j.f.viera.

É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia :-$ :-# ( o muad'dib que não me ouça/leia :lol: )

No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).

Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.

Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.

Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .

Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.




A composição dos consórcios pode, de fato, influenciar a decisão final, especialmente quando há um forte interesse em empresas locais privilegiadas. Embora o processo tenha sido transparente, a escolha do vencedor pode não ser totalmente imparcial nesse sentido.
No entanto, a adjudicação fortaleceria o pipeline de obras da empresa e fortaleceria a presença na Colômbia, o que é sempre estratégico para o crescimento na região.
De acordo com a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), o valor total do contrato para a operação e manutenção do corredor férreo La Dorada-Chiriguaná é de 3,3 bilhões de pesos colombianos, distribuídos da seguinte forma: 2,6 bilhões em Capex (bens de capital, como maquinaria, equipamentos e terrenos) e 795 bilhões em Opex (gastos operacionais)
Considerando a taxa de câmbio atual, onde 1 dólar americano equivale a aproximadamente 4,123 pesos colombianos, o valor total do contrato seria cerca de 800 milhões de dólares americanos.
Portanto, a participação da Mota Engil Colômbia, com uma cota de 50% + 25%, corresponderia a aproximadamente 600 milhões de dólares americanos.
Vamos aguardar até abril para ver o desfecho.
 
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Padrão Emergente

por Rolling_Trader » 10/2/2025 0:51

Tecnicamente parece-me que, no gráfico diário, se está a formar um "Ascending Triangle" que, por definição, é considerado um padrão de continuação (de subida neste caso).

ascending_triangle.jpg


Já temos os dois clássicos swing highs e swing lows, pelo que, a ser testada novamente a resistência dos 3.07€, se o fecho for acima deste valor, teremos um breakout pelo upside e a projeção clássica é a de uma subida, desde o ponto do breakout, equivalente à distância da base, que objetivamente se encontra nos 3,451€ (e curiosamente serviu de suporte entre junho e julho do ano passado.

Claro que o breakout pode ser pelo downside (há que preparar stop losses, just in case), mas ... como costumo dizer, keep calm and hope for the best.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 10/2/2025 0:31

Sinedrio Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Mais uma para ganhar?

https://lagrannoticia.com/britanicos-co ... =available


(...)

Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .

(...)


A Mota tem 50%, mais 25% de uma subsidiária sua. Portanto terá indirectamente 75% do valor da obra.

Sinedrio, a estrutura das participadas e subsidiárias da Mota Engil não é nada linear, mas efetivamente tem razão no que disse (quem errou fui eu).

A "Colombia ME S.A.S. ("Colombia ME")" é detida a 99% pela "ME Latin America BV" e a 1% pela "Mota-Engil Engenharia e Construção"
Já a "Mota-Engil Colômbia, S.A.S. ("Mota-Engil Colômbia")" é detida a 9.2% pela "Mota-Engil Engenharia e Construção" e a 90.80% pela "Mota-Engil Latin America BV"

Pelo RC de 2023, a "Mota-Engil Latin America BV" não apresenta interesses que não controlam reportados, pelo que creio se pode assumir que é controlada a 100% pelo Grupo.

Eu assumi, erradamente, que o controle da Mota Engil Colômbia era a 51% (tal como acontece com a Mota Engil México), daí ter feito aquelas contas.

Portanto sim, o Grupo Mota-Engil, ficaria com 75% dos 600 milhões de euros, i.e. 450 milhões de euros se tiver aquela obra adjudicada.

Sinedrio Escreveu:A brincar a brincar, a Mota já tem de si uma enorme carteira e em Portugal onde já consta um TGV, pode vir a entrar na obra de um aeroporto e uma nova ponte sobre o Tejo muito brevemente...

Calma lá com os "cavalos" Sinedrio, assumir que a Mota vai ganhar o concurso da Colômbia já é um salto de fé (apesar de estar bem posicionada), assumir que vai "entrar na obra" do aeroporto ou da nova ponte já é exagero, convém ficar com os pés assentes na terra, a concorrência será feroz e nada é garantido... Portugal não é a Colômbia.

Aliás, nem sequer é ainda garantido que a Mota fique com o segundo troço do TGV dado que, apesar de ter sido a única a apresentar proposta, excedeu o valor inscrito no caderno de encargos e a Infraestruturas de Portugal pode voltar a lançar outro concurso (o que acho bastante provável).
Editado pela última vez por Rolling_Trader em 10/2/2025 0:56, num total de 1 vez.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 9/2/2025 23:29

Rolling_Trader Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Mais uma para ganhar?

https://lagrannoticia.com/britanicos-co ... =available

Bem provável j.f.viera.

É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia :-$ :-# ( o muad'dib que não me ouça/leia :lol: )

No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).

Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.

Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.

Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .

Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.


A Mota tem 50%, mais 25% de uma subsidiária sua. Portanto terá indirectamente 75% do valor da obra.

A brincar a brincar, a Mota já tem de si uma enorme carteira e em Portugal onde já consta um TGV, pode vir a entrar na obra de um aeroporto e uma nova ponte sobre o Tejo muito brevemente...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por previsor » 9/2/2025 23:18

Acho que se os principais índices europeus e americanos inverterem a tendência de subida, a Mota-Engil pode ainda ter uma queda grande, porque o que desceu em2024 ainda é relativamente pouco comparado com o que subiu em 2023. Em todas as correções que a Mota engil teve até agora (2008, 2014, 2018), não desceu só um ano.

Enquanto o PSI estiver abaixo da media movel 200 dias, a tendência de médio longo prazo da bolsa portuguesa é negativa.
Pode haver alguma razão para o PSI andar a subir menos que os outros indices europeus.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 9/2/2025 23:05

J.f.vieira Escreveu:Mais uma para ganhar?

https://lagrannoticia.com/britanicos-co ... =available

Bem provável j.f.viera.

É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia :-$ :-# ( o muad'dib que não me ouça/leia :lol: )

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Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.

Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .

Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 8/2/2025 17:06

Vai ao encontro do que mencionei há uns dias, qualquer dia sai uma notícia efectiva de que a mota ganhou uma obra importante e os curtos são entalados, e se pretenderem fechar não sei se uma subida diária de 10% é muito....
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 8/2/2025 17:00

J.f.vieira Escreveu:Mais uma para ganhar?

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Eish, e que grande obra seria... E a decisão já é conhecida daqui a um mês. A Mota está a tornar-se um caso sério.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 8/2/2025 14:00

 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 7/2/2025 20:55

Que teimosia, mas está suportada. Por enquanto

CumPrim/
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Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 7/2/2025 17:43

Semana de volumes discretos. E a cotação também acabou por não mexer muito, se formos a ver (cerca de 2 centimos no espaço de uma semana). A região em torno dos 2.85 poderá estar a funcionar como um suporte (secundário) - ver comportamento em dezembro - mas não é totalmente evidente/claro.

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 7/2/2025 16:58

De momento estou fora da mota, mas sigo-a atentamente todos dias, não vai tardar em sa´r uma notícia que irá rebentar com os curtos.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 7/2/2025 16:02

Não sei se viram: https://www.google.com/amp/s/amp.expres ... s-2221ebff

Mais 600 milhões a concurso na futura obra...
 
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Motaengil

por barrosnelson » 7/2/2025 14:32

:-" o gráfico do Aqui_Vale é objectiva da lateralização que a acção está a fazer, os volumes são diminutos ,fazem dela o que querem só que a barreira psicológica dos 3 euros está difícil,chega aos 2,90 lá vem uma venda. Assim não
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 7/2/2025 13:53

Alguém sabe como está a situação da segunda linha do metro de Bogotá?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 7/2/2025 13:49

No final fecha acima da linha :-$ :-k
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 7/2/2025 13:18

"Porque hoje é exta feira"...

Esperar para ver.

CumPrim/
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