Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Porque não param as Bolsas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Porque não param as Bolsas

por Candelstick » 16/3/2020 13:35

Fechar acho que não devem fechar, contudo deveriam proibir o short-selling!.
No final do ano iremos ver muita gente a rir porque encheu os bolso à custa do short-selling.
E não venham dizer que é o mercado a funcionar porque o estrago feito na descida vai ser muito difícil de recuperar.

Registado: 29/11/2007 2:25

por Ulisses Pereira » 16/3/2020 13:28

Flav, ressalvo o que escrevi 2 vezes no artigo para que não hajam dúvidas: Se parar as Bolsas for uma decisão tomada para efeitos de contenção de vírus, sou sempre a favor, como sou a favor de qualquer medida que vise parar a pandemia. Mas não é esse o tema do artigo (até porque as Bolsas funcional, hoje em dia, de uma forma automática, podendo funcionar remotamente).

Agora não vejo nenhuma vantagem em pará-las. É só adiar as perdas e impedir que os investidores possam tomar decisões. E pará-las, depois de terem algumas das maiores quedas da História ainda faria menos sentido. A menos que (e ressalvo porque há sempre alguém que vai ler isto e não vai perceber bem) essa seja uma decisão de saúde pública.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Flav » 16/3/2020 13:23

No essencial tenho concordado com o Ulisses, mas parece-me existirem agora dois fatores muito importantes que podem justificar o fecho temporário das bolsas: 1) o atual estado de alerta e as medidas restritivas em toda a atividade económica em geral (não houve isso nem nada parecido no 11 de setembro) 2) a possível implementação do estado de emergência depois da reunião do Conselho de Estado.
Quanto às possíveis quedas de 30% numa eventual reabertura não vejo que seja problema de maior, pois umas poderão também cair esses valores ou mais naquilo que chamas de "crash ordenado" e outras poderão subir 30% numa posterior reabertura.
Mas como em tudo não existem respostas definitivas quando a evolução se altera ao minuto e esperemos que as principais decisões tomadas ou a tomar tenham consequências positivas.

Registado: 13/1/2017 13:00

Porque não param as Bolsas

por Ulisses Pereira » 16/3/2020 12:37

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Porque não param as Bolsas?":

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/porque-nao-param-as-bolsas?HP_DestaquesTopo

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fincas, Google [Bot], Shimazaki_2, trilhos2006 e 105 visitantes