Caldeirão da Bolsa

E quando falir o próximo banco?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: E quando falir o próximo banco?

por panassa » 16/8/2014 23:52

Se calhar o crédito com" garantias" será bem pior e maior...

Registado: 18/2/2008 22:09

por Texano Bill » 16/8/2014 23:32

Sem garantias? Está tudo louco em Portugal ou quê? As administrações fazem gestões altamente danosas e accionistas/reguladores/justiça não fazem nada! Depois esperam que se invista cá?? :shock:

Registado: 20/8/2011 12:52

por PC05 » 16/8/2014 22:01

richardj Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Montepio : eu soube hoje que eles teem 2bi em crédito sem garantias.... vai ser giro.

Fonte?

Montepio tem quase dois mil milhões em empréstimos sem garantias

O Montepio tem quase dois mil milhões de euros em empréstimos sem garantias. Esta é uma das matérias que está a ser analisada nas auditorias pedidas pelo Banco de Portugal.

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/201 ... -garantias

Registado: 5/12/2005 21:28

por pcm1979 » 16/8/2014 22:01

Provavelmente Banif :?:

Registado: 26/7/2014 12:37

por pvg80713 » 16/8/2014 21:17

richardj Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Montepio : eu soube hoje que eles teem 2bi em crédito sem garantias.... vai ser giro.

Fonte?

fonte nada de especial : RTP ou Sic ou tvi agora as 8....

eu quero é saber quem são os dois bancos que faltam...

Registado: 19/4/2005 11:11

por richardj » 16/8/2014 21:02

pvg80713 Escreveu:

Fonte?

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por pvg80713 » 16/8/2014 21:01

Há quatro Auditorias Forenses a decorrer.

BES.... já acabou

quem são os outros dois ? alguém sabe ?

Registado: 19/4/2005 11:11

por cliente1 » 16/8/2014 20:37

jumpinho Escreveu:Nessa tua pesquisa pensaste nos valores do FGD? Nem penses...
E segundo li algures o cacau injectado agora, representa as quotizações de toda a banca, por decadas...ou melhor do dinheiro dos contribuintes, porque no melhor cenário se for o dinheiro do fundo a entrar, esse n é mais do q os impostos sobre a banca, q n serão recolhidos para o estado.

Se falir outro banco...n há pai para a sarda.

Sim, o FGD é algo "virtual" que no fundo permitirá aos estados injectarem o equivalente a esses 100k€ por depositante. Em termos reais esse dinheiro não existe nas contas de nenhum fundo. Mas se formos por aí, todos este dinheiros / saldos / etc não são mais que meros números que estão registados num "ficheiro de Excel". Salvo erro não existe um equivalente em notas de papel a todos esses montantes de saldos.

Mas voltando à questão: será que vamos ter mais bancos a falir em Portugal? Quem garante que um BPI, Totta, etc não são "tão sólidos" como era o BES? Eu pessoalmente "abri os olhos", e se anteriormente achava que tudo isto era "muito virtual"... agora tenho a certeza. As regras existem aparentemente para não serem cumpridas, cada caso é um caso, e continuamos a viver ao saber das marés...

Eu hoje tenho cada vez mais dúvidas sobre se tudo isto não era já conhecido. Terá sido por um mero acaso que a Troika reservou logo 11mM€ para "ajudar os bancos", que rapidamente se descobriram destino para os primeiros 2 ou 3mM€, que o BES levou agora com 4mM€? É que ainda sobram alguns mM€....imaginemos que, por exemplo, esta auditoria ao Montepio conclui que afinal existem imparidades de 1 mM€? Depois de falir os accionistas vamos buscar o resto da troika para financiar esse dinheiro.

Registado: 13/8/2014 17:30

por jumpinho » 16/8/2014 19:57

Nessa tua pesquisa pensaste nos valores do FGD? Nem penses...
E segundo li algures o cacau injectado agora, representa as quotizações de toda a banca, por decadas...ou melhor do dinheiro dos contribuintes, porque no melhor cenário se for o dinheiro do fundo a entrar, esse n é mais do q os impostos sobre a banca, q n serão recolhidos para o estado.

Se falir outro banco...n há pai para a sarda.

Registado: 11/10/2008 18:13

E quando falir o próximo banco?

por cliente1 » 16/8/2014 19:28

Olá a todos,
Sendo um novato nestas coisas, tenho seguido com atenção os diversos comentários sobre o BES e os "procedimentos" que foram seguidos, e penso que tenho aprendido um bom bocado sobre estas coisas todas.

Salvo outro entendimento, a legislação futura (2015) irá induzir, no caso da falência de um banco, uma sequência de perdas pela seguinte ordem: accionistas, obrigacionistas subordinados, obrigacionistas seniores (aqui com os vários tiers), depósitos acima de 100k, e por fim "depósitos em geral" abaixo de 100k€ (mas que supostamente estarão garantidos pelo fundo de garantia de depósitos).

Neste caso do BES existiram algumas variantes que pelo que li geraram opiniões diversas, tipo: quem comprou GES aos balcões do BES também devia ter "ardido" pois o BES não tinha nada que estar a pagar o GES vs mas quem comprou GES no BES nem sabia o que andava a compras, etc. Em resumo: situações que me pareceram terem sido umas liberdades permitidas pelo BCE ao BdP num processo que tudo parece ter sido gerido de uma forma centralizada pela UE.

E como vai ser o futuro? Será que vamos ter mais "falências" de bancos a curto prazo? Quais serão? Será que as regras que a mim (agora que as percebo melhor) me parecem claras, vão mesmo ser seguidas?

Registado: 13/8/2014 17:30

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Kooc, lito, loverfoto, malakas, Mavericks7, MiamiBlue, MR32, Mymous, nunorpsilva, O Magriço, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39 e 124 visitantes