Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Clube dos Entalados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Clube dos Entalados

por pcm79 » 10/5/2014 9:23

Não ponderas uma venda ao melhor da SC para reforçar no BCP? Ou entrar num fundo de ações Brasil, que está a dar sinais de força?

Registado: 24/2/2014 22:44

por Apolo33 » 10/5/2014 2:16

richardj Escreveu:Só tens de dar resposta a ti mesmo para as seguintes questões:

Se estas longo na acção e achas que ela vai cair no curto, isto é, não tem confiança que ela vai subir (apenas esperança), porque que ficas dentro?

Se achas que a acção pode não subir nos próximos dias/semana, porque pagar a exposição para saber? Porque não sais e esperas de fora por sinais do mercado e entras com mais confiança quando vires esses sinais na mesma acção? Ou noutra?

Por fim. Na bolsa não existe lugar para orgulhos. Se está com perdas grandes numa acção em particular e tens duvidas se vendes ou não, só tem de dar resposta à seguinte questão: estás mais confiante que consegues ganhar mais dinheiro se pegares no dinheiro que tens nessa acção e meteres noutra ou achas que a acção vai ter uma melhor performance. E porque?

Sugestão, corta as perdas sem piedade, não existe justificação para pagar a exposição ao risco quando não estás confiante na acção. Por outro lado, podem surgir melhores oportunidades noutras acções enquanto se ficares demasiado amarado a uma acção podes ficar com o dinheiro preso por muito tempo para chegar à mais valia. Se chegar. Protege o capital, esquece os orgulhos. Orgulho é na rentabilidade que conseguires no final do ano e essa só consegues se limitares as perdas e potenciares os ganhos :)

EDIT: sobretudo analisar as perdas e perceber onde é que se errou. escreve num papel e mete ao lado do pc. Dá próxima vez que tiveres numa situação semelhante não te esqueces do que aprendeste :D

No caso da Soares da Costa não acredito no curto, no médio ou no longo prazo que a cotação venha a dar um salto para o meu breack even até porque tudo aponta para que a ex-construtora agora "gestora de activos" vai alienar os activos que detém e parece caminhar para um infeliz "fecho de portas" porque quando não houver activos pra gerir não tem fundamento! Existe uma expectativa, diga-se esperança, que ela arrebite nos próximos dias, anteriores à apresentação de resultados do 1º tri com algum rumor! Mas está decidido que voa da carteira! Infelizmente entrei antes da apresentação de resultados que vieram degenerar nestas perdas!

Quanto ao Banif há noticias a surgir relativas ao aumento do capital e que podem catapultar a cotação para um breack even. Não acredito no reverse stock split anunciado pois servira para dar espaço a quedas na cotação, mas o aumento de capital nos termos hoje anunciados pode levar a pequenos rallys que minimizem as minhas perdas. Também voa da carteira apesar de acreditar que no médio prazo a cotação/longo vai dar lugar a ganhos consideráveis com rumores de aquisições do banco que depois do estado perder a posição maioritaria se tornara vendável!

Umas das premissas iniciais do meu investimento era que havia espaço para perdas no total da carteira até 15% e realizar mais valias sempre que a cotação atingisse o preço alvo posicionado inicialmente. Neste momento, a carteira está a aguentar-se bem nestes dias mais loucos e não ultrapassa perdas de 5% mas estes dois "monos" são responsáveis por mais de 75% das perdas na carteira. Com as mais valias já realizadas este ano a carteira anda positiva por isso a indefinição de vender para ainda tentar minimizar as perdas!

Registado: 29/4/2014 0:05

por richardj » 10/5/2014 1:35

Só tens de dar resposta a ti mesmo para as seguintes questões:

Se estas longo na acção e achas que ela vai cair no curto, isto é, não tem confiança que ela vai subir (apenas esperança), porque que ficas dentro?

Se achas que a acção pode não subir nos próximos dias/semana, porque pagar a exposição para saber? Porque não sais e esperas de fora por sinais do mercado e entras com mais confiança quando vires esses sinais na mesma acção? Ou noutra?

Por fim. Na bolsa não existe lugar para orgulhos. Se está com perdas grandes numa acção em particular e tens duvidas se vendes ou não, só tem de dar resposta à seguinte questão: estás mais confiante que consegues ganhar mais dinheiro se pegares no dinheiro que tens nessa acção e meteres noutra ou achas que a acção vai ter uma melhor performance. E porque?

Sugestão, corta as perdas sem piedade, não existe justificação para pagar a exposição ao risco quando não estás confiante na acção. Por outro lado, podem surgir melhores oportunidades noutras acções enquanto se ficares demasiado amarado a uma acção podes ficar com o dinheiro preso por muito tempo para chegar à mais valia. Se chegar. Protege o capital, esquece os orgulhos. Orgulho é na rentabilidade que conseguires no final do ano e essa só consegues se limitares as perdas e potenciares os ganhos :)

EDIT: sobretudo analisar as perdas e perceber onde é que se errou. escreve num papel e mete ao lado do pc. Dá próxima vez que tiveres numa situação semelhante não te esqueces do que aprendeste :D

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Apolo33 » 10/5/2014 1:19

pdpsousa Escreveu:Pode ser colocar Stop, basta definir preço de venda dps de ter comprado. Normalmente 5 % de Stop.

pdpsousa como deve ter lido, o banco com que opero não permite colocar stop loss e assim estou entregue ao meu orgulho o que não tem resultado bem! Ou engulo o orgulho ou este engole as minhas mais valias era esse precisamente um dos pontos e objectivos da discussão...o que fazer aos "monos" que temos nas carteiras que só nos massacram! claro que posso sempre mudar para uma corretora que permita colocar stop loss e lá se vai orgulho quando ele disparar!

por LEÂO FEROZ » 10/5/2014 1:11

Pode ser colocar Stop, basta definir preço de venda dps de ter comprado. Normalmente 5 % de Stop.

Registado: 17/4/2009 1:09

Clube dos Entalados

por Apolo33 » 10/5/2014 1:06

Boa noite caldeireiros,

Há alguns meses que acompanho o Caldeirão e durante este período fui construindo uma carteira de acordo com as minhas convicções, análises e intuições, tendo sempre em conta análises de AF e AT que os mais experientes caldeireiros vão partilhando nos vários tópicos, aos quais agradeço.

Chegou por isso a minha vez de partilhar a minha visão e espero a vossa melhor receptividade para partilharem igualmente experiências menos proveitosas e opiniões deste período de indefinição que se vive nos mercados, com inicio na crise da Crimeia e que se arrasta até ao momento, antecipando na minha opinião o Sell in May and go Away para o inicio de Março, com os investidores a retirarem mais valias nesse período e a retraírem-se até que haja uma definição no contexto global. A machadada que foi dada com a crise ucraniana foi demasiado forte e colocou fim ao sentimento de optimismo desenfreado ( sem deixar de ser optimista) dos investidores que acreditavam que o mercado só podia subir e tem-se arrastado até ao momento, pese embora algumas excelentes noticias que têm surgido no mercado.

Sou um mero iniciante no contexto dos mercados accionistas, apesar de anualmente fazer algumas compras em bolsa, principalmente de acções Santander das quais posso dizer que retirei algumas mais valias e que aconselho acompanhamento mais vincado por parte do Caldeirão!

No final do ano 2013 resolvi alocar até um máximo de 30% do meu património nos mercados accionistas atraído como muitos pelo Bull Market que os mercados accionistas "ainda" vivem! Fiz um estudo, montei uma estratégia e defini preços alvo para compra e venda e até Março fui retirando boas mais valias de algumas cotadas que identifiquei à partida como menos voláteis e com expectativas de maior retorno pela via dos dividendos como REN, EDP, GALP, SONAE e CTT. Fui estando activo no mercado e reinvestindo o capital, mas sem os efeitos práticos desejados no pós Março e com potenciais menos valias que abanam com as mais valias geradas até ao momento.

Confesso que um dos erros que cometi foi ter alterado o modus operandi dos meus investimentos, colocando parte do reinvestimento em acções especulativas de alto risco/retorno como é o caso do BCP, BANIF e SCosta, sabendo os riscos à partida de um investimento nessas cotadas. Como não uso stops nem os posso colocar através do banco que opero, tem sido o meu sistema nervoso e o meu orgulho que estão a assumir as despesas das quedas abruptas, assim como as mais valias na carteira.

Digamos que fui tentado pelo pecado da gula e neste momento, tenho preço de:
BCP_ 0,2288€ que não pretendo alienar para já, pois podia tê-lo feito este inicio de semana com pequenas mais valias e acreditava que a subida de rating poderá levar a cotação a máximos do ano até final da semana;
BANIF_0,0117 € adquirido semanas antes do anúncio do aumento de capital e que me arrependo profundamente de não ter vendido a 0,0125€ quando se acreditava estar para breve a confirmação da entrada da Guiné Equatorial no capital do banco e porque queria realizar mais do que apenas 6% de mais valias;
SCosta_0,348€ adquirido após duas sessões de fortes subidas, depois dum toque nos 0,32€ que se julgava um suporte na cotação e onde nunca estive com mais valias potenciais, pois nesse mesmo dia inverteu sem apelo nem agravo para os 0,264 que fechou hoje;

Mantenho posições abertas na PT, REN, CTT e Santander que estão em linha com o esperado e que não pretendo alienar sem avançarem para perto dos preços alvo que defini à partida.

Está-me a custar aceitar que tenho que me desfazer destas cotadas com menos valias acentuadas mas terá que ser, pois o orgulho está a ferir-me a carteira e não se augura nada de bom para estas cotadas num futuro próximo!

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, CORTIÇA, danielme1962, Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO e 245 visitantes