Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sobre uma possível saída do Euro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Uma saída de Portugal do Euro seria benéfica/preferível?

Votação encerrada em 9/5/2013 16:00

Sim
31
20%
Não
114
73%
Sem opinião definida
11
7%

Total de votos : 156

por Presa36 » 9/4/2013 18:00

Foi uma pequena provocação, sem intenção de chatear ninguém.

:roll:

Registado: 5/11/2002 0:25

por Mcmad » 9/4/2013 17:51

Presa35 Escreveu:
Mcmad Escreveu:Num fórum de bolsa ganha o não.

Fiz em Dezembro um inquérito a 100 pessoas, deu 60% o sim e 40% não

O inquérito foi feito em que café?

Desengana-te.

Todas as pessoas tinham pelo menos o 12 ano, tinha alunos de economia faculdade, e professores inclusive.

O inquérito foi feito no grande Porto
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por richardj » 9/4/2013 17:46

Mcmad Escreveu:
djovarius Escreveu:
Se há coisa que não precisamos agora é de hiperinflação, típica de um país que está endividado e que teria a tendência de monetizar quer o défice orçamental quer o défice da balança de pagamentos. Eu sei bem o que isso é... e o que significa na prática. Só os muito ricos é que ganham nesse cenário, assistindo-se à proletização das classes médias já depauperadas pela atual situação. Os mais pobres, então, vão para a indigência, já que os magros rendimentos perdem todo o seu valor.

dj

Nós temos excedente na balança de transações correntes + balança de capital e saldo orçamental primário com excedente de 0,5% do produto

1ª vez em 40 anos. falta saber se se vai manter...

Registado: 25/4/2011 22:36

por Presa36 » 9/4/2013 17:45

O inquérito foi feito em que café?

Registado: 5/11/2002 0:25

por NGRO » 9/4/2013 17:37

_x_ Escreveu:É um dado adquirido que um avião não cai só com um motor apesar de poder ter vários.

No fundo somos como os passageiros de um avião que presentemente só tem um motor a funcionar e não nos passa pela cabeça agarrar num para quedas e saltar.

primeiro nem sabemos bem se estamos sobre terra ou mar, segundo o piloto fala que não há problema, terceiro não temos curso de saltar de para quedas, logo, é correto pensar que não se queira sair do euro, perdão do avião que está a voar.

Se o último motor começar a soltar umas labaredas,,,, toda a gente vai querer um paraquedas :mrgreen: :mrgreen:

Para mim é inevitável que saiamos do euro. Pode demorar 1,2,5 anos mas vai acontecer. Portugal não consegue crescer com uma moeda tão forte.

Quanto à metáfora do avião está perfeita, só acrescentaria que:
1. Nessa situação uma coisa é certa, o avião vai cair;
2. É melhor certificar-nos que teremos um paraquedas para nós.

Registado: 29/11/2007 11:02

por _x_ » 9/4/2013 17:06

É um dado adquirido que um avião não cai só com um motor apesar de poder ter vários.

No fundo somos como os passageiros de um avião que presentemente só tem um motor a funcionar e não nos passa pela cabeça agarrar num para quedas e saltar.

primeiro nem sabemos bem se estamos sobre terra ou mar, segundo o piloto fala que não há problema, terceiro não temos curso de saltar de para quedas, logo, é correto pensar que não se queira sair do euro, perdão do avião que está a voar.

Se o último motor começar a soltar umas labaredas,,,, toda a gente vai querer um paraquedas :mrgreen: :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por ToshB » 9/4/2013 16:59

:wink:

Como trader, preferia que não saísse. Mas como português, preferia que saísse.
Esta crise de dívida pública veio a mostrar as muitas falhas que a Zona Euro tem, e veio a mostrar quem tem o poder a sério na Zona Euro, e não somos nós. Além da moeda nos dar a soberania total sobre o nosso país, penso que traria muitas vantagens económicas. É uma posição que aliás é defendida pelo economista Ferreira do Amaral.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por Mcmad » 9/4/2013 16:36

djovarius Escreveu:
Se há coisa que não precisamos agora é de hiperinflação, típica de um país que está endividado e que teria a tendência de monetizar quer o défice orçamental quer o défice da balança de pagamentos. Eu sei bem o que isso é... e o que significa na prática. Só os muito ricos é que ganham nesse cenário, assistindo-se à proletização das classes médias já depauperadas pela atual situação. Os mais pobres, então, vão para a indigência, já que os magros rendimentos perdem todo o seu valor.

dj

Nós temos excedente na balança de transações correntes + balança de capital e saldo orçamental primário com excedente de 0,5% do produto

por djovarius » 9/4/2013 16:28

Boa tarde,

Já votei a favor do EUR, porque enquanto existe EUR é melhor ficar.
Se me perguntarem se o EUR vai sobreviver outros 10 anos, provavelmente direi que não, mas enquanto existir é mesmo melhor ficar.

O consumo é reduzido ao essencial, assitindo-se a falências em massa e a um desemprego brutal.
Se pensam que isso iria tornar as exportações baratas, é uma falácia.
Só se exportássemos produtos alimentares (onde está a produção?), ou exportações básicas em geral, mas para exportar produtos de maior valor acrescentado, muitas vezes é necessário importar insumos para o fabrico dos mesmos. No final, não rendia muito mais.
E os custos do petróleo ? Já alguém pensou o que fazer com um automóvel que não podemos usar, porque não há $$$ para a paparoca?
E o preço dos transportes públicos ?
E os juros do Banco Central ? Tornariam inviáveis todo o crédito de longo prazo, logo quem compraria uma casa ou um carro? Parece que já estou a ver o pessoal com carros de 20, 30 ou 40 anos...

Podia levar aqui a tarde toda escrever, mas não é necessário, senão fico nervoso e doente...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MiamiBlue » 9/4/2013 16:15

Existe algum estudo minucioso e credível acerca de uma potencial saída controlado do Euro por parte de Portugal?

Se alguém conhecer, pode colocar um link.

Registado: 17/10/2010 19:32

por Mcmad » 9/4/2013 16:13

Num fórum de bolsa ganha o não.

Sobre uma possível saída do Euro

por MarcoAntonio » 9/4/2013 16:00

Por sugestão do "Um curioso..." aqui fica uma votação sobre a vossa opinião/preferência em relação à permanência de Portugal na moeda única.

A pergunta não é sobre se acham que Portugal vai ser excluído mas se era preferível sair ou ficar.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 9/4/2013 21:52, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, karaya75, m-m, Mr.Warrior, OCTAMA, OverDose, Pmart 1, rg7803, trilhos2006 e 231 visitantes