Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Educação superior na área Financeira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por defst0ned » 31/12/2012 13:02

Gestão não é definitivamente algo que por enquanto me atraia muito.... Não que não seja interessante, porque acredito que o seja e muito. Todavia, os interesses por enquanto são outros.

Ainda não percebi bem qual é o caminho que é "padrão" que permita ser um analista financeiro (trader) num banco de investimentos (mesmo que seja no estrangeiro).
É apenas malta com bom background de matemática?

Tenho ideia que o MBA por forma a conseguires rentabilizar bem o que investes e aprendes, terá de ser lá fora... Vinhas de que área?

Núcleo de Física no caldeirão até que não parece uma ideia má. Eu alinhava. Contudo, o que eu acho que falta no caldeirão é uma eventual ramificação de parte computacional daqui a uns tempos... Cada vez me parece mais que será determinante no futuro.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por richardj » 31/12/2012 11:59

ah então já trabalhas bem com matlab :lol:

Registado: 25/4/2011 22:36

por Zeb_PT » 31/12/2012 10:55

Já podiamos criar um nucleo de física no caldeirão! :)

Entrtanto só para acrescer uma pequena info visto que sou "inside trader" do Lisbon MBA da Catolica/Nova (part-time). Serve muito bem para fazer a ponte na área de gestão para quem trabalha com ligações à banca mas a nivel de trading não representa qq mais valia.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por defst0ned » 31/12/2012 6:07

Sou de Civil. Tirei a especialidade em Estruturas, com especial foco em analises sísmicas. Projecto estruturas de todos os tipos de edifícios e pontes.

Deixem ver se consigo exprimir de uma forma compreensível a minha linha de raciocínio.

Eu sei que podia optar por investir todo esse tempo (e dinheiro) em continuar de uma forma constante e auto-didacta o longo e penoso caminho de trader.
Todavia, penso que já percebi que o ser trader é algo que vai simplesmente acontecendo ao longo do tempo. Já não há forma de voltar atrás. :)
E mentiria se a longo prazo dissesse que não tenho a ambição de poder ser full time trader. Acho que muitos que por aqui andam partilham desse sentimento.
É uma pena não haver o curso de "Trading for a living" (é até alguém se lembrar...)
:)

Eu gosto daquilo que faço profissionalmente, mas vim-me a aperceber que ainda gosto mais de mercados financeiros.
Não tenho dúvidas que matemática financeira tem um programa muito interessante mesmo, contudo é como disseste, pelo menos para mim é turvo se pelo menos por cá, a nível de CV recompensado se te tentares aventurar profissionalmente pela área.
Daí a que a pós no ISEG me tenha chamado à atenção porque parece-me ser porventura a que tem portas mais amplas a nível profissional. Conseguindo também por si expandir à primeira vista bastante outros leques de conhecimento a nível profissional. Isto para não referir que dá equivalências a um eventual Master in Finance..

Pensava que a Nova tivesse algo do género, visto tão frequentemente ser bem falada, mas o mais parecido que vejo por lá é análise de risco... E não tem mt aspecto de ser bem bem aquilo que tenho em mente.

http://www.isegi.unl.pt/AGR/analise-gestao-risco.asp

O master da católica tem claramente bom aspecto. :)
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por ToshB » 31/12/2012 4:49

Ainda bem que apanhei esta discussão aqui, pois vai literalmente de encontro com o que tem sido nos últimos meses os meus pensamentos...

Eu ando seriamente a pensar em tirar uma pós-graduação ou um mestrado na área financeira. Só não sei muito bem o que concretamente, e onde. A tirar seria em Lisboa que é onde eu vivo. E como tal gostaria de ouvir a vossa opinião.

Eu tenho um mestrado integrado em Engenharia do IST, e trabalho há 5 anos na área onde me formei.
Neste momento não consigo perceber interiormente se quero dar o salto total a mudar de área, ou se apenas a expandir significativamente os meus conhecimentos na área financeira. Que quero sobretudo saber mais, nem que seja para usar todo esse novo conhecimento para mim, enquanto investidor individual. Se com isso tiver CV para eventual mudança de área melhor.

Até agora tinha-me deparado com esta pós no ISEG

http://www.idefe.pt/programas/pos-gradu ... inanceira/

Acham que é uma boa aposta? Ou na vossa opinião qual seria melhor, e em que sítio? Análise financeira? Finanças? Engenheria Financeira....

Visto ser de Engenharia pura e dura, e até agora ter ainda somente investido em expandir conhecimentos em análise técnica, ainda não percebi muito bem o que é que na área dos mercados e finanças.

Eu ando actualmente a tirar cursos online na Coursera já a desbravar caminho na área da análise de risco e mercados, que é o que me chama mais por mim.
Ando também a começar a expandir os conhecimentos de R e Python já numa óptica de mais tarde sei que vou usar algures.

Podiam-me ajudar?

Obrigado.

Eu também sou da tua área (Física), e também tenho interesse na área de matemática aplicada aos mercados financeiros. Mas acho que não deves esperar aprender a ser um bom trader por um curso nessa área. É verdade que aprendes umas coisas interessantes para gerir carteiras e eventualmente fazer robots de trading, mas aplicar esses conhecimentos a um sistema de trading vai depender de ti, e não há-de ser nada fácil. Por exemplo, no mestrado de matemática financeira do ISCTE, a única cadeira que vejo de interessante para aplicar num sistema de trading é o cálculo estocástico. Já vi modelos de mercado que usam cálculo diferencial estocástico, e robots construídos a partir deles. O resto das cadeiras são mais para trabalhar em outras áreas, não são relevantes para um trader.

Acho que só deves realmente pensar fazer um curso desses se for para mudar de área. Porque se quiseres tirar para fazer trading, esse tempo poderia ser muito melhor gasto a aprender coisas muito mais específicas.

E já agora, és de que engenharia? Os engenheiros electrotécnicos saem do curso com uma ferramenta muito poderosa para analisar mercados financeiros - digital signal processing.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por VirtuaGod » 31/12/2012 4:12

defst0ned Escreveu:Ainda bem que apanhei esta discussão aqui, pois vai literalmente de encontro com o que tem sido nos últimos meses os meus pensamentos...

Eu ando seriamente a pensar em tirar uma pós-graduação ou um mestrado na área financeira. Só não sei muito bem o que concretamente, e onde. A tirar seria em Lisboa que é onde eu vivo. E como tal gostaria de ouvir a vossa opinião.

Eu tenho um mestrado integrado em Engenharia do IST, e trabalho há 5 anos na área onde me formei.
Neste momento não consigo perceber interiormente se quero dar o salto total a mudar de área, ou se apenas a expandir significativamente os meus conhecimentos na área financeira. Que quero sobretudo saber mais, nem que seja para usar todo esse novo conhecimento para mim, enquanto investidor individual. Se com isso tiver CV para eventual mudança de área melhor.

Até agora tinha-me deparado com esta pós no ISEG

http://www.idefe.pt/programas/pos-gradu ... inanceira/

Acham que é uma boa aposta? Ou na vossa opinião qual seria melhor, e em que sítio? Análise financeira? Finanças? Engenheria Financeira....

Visto ser de Engenharia pura e dura, e até agora ter ainda somente investido em expandir conhecimentos em análise técnica, ainda não percebi muito bem o que é que na área dos mercados e finanças.

Eu ando actualmente a tirar cursos online na Coursera já a desbravar caminho na área da análise de risco e mercados, que é o que me chama mais por mim.
Ando também a começar a expandir os conhecimentos de R e Python já numa óptica de mais tarde sei que vou usar algures.

Podiam-me ajudar?

Obrigado. :)

É assim, olhando para o currículo parece-me bastante bom. Mas a verdade é tens opções de renome. Para mim tendo a opção vou sempre para a "melhor" opção mesmo que seja mais complicado.

Como és de engenharia queres algo mais focado em matemática como http://ibs.iscte.pt//?pt=mestrado-matematica-financeira#slider-615-content-615

ou mais geral como http://www.clsbe.lisboa.ucp.pt/site/custom/template/fceetplchanhome2.asp?sspageID=103&lang=1?

Para ti provavelmente seria simples seguires uma área de matemática financeira mas sinceramente não sei qual é a saída disso cá em PT. Terás com certeza mas a verdade é que não sei onde poderás ir parar se quiseres seguir esse caminho. Mas se gostas de usar R e outros programas do tipo parece-me mais o teu caminho.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Educação superior na área Financeira

por VirtuaGod » 31/12/2012 4:05

...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, xeidafome e 109 visitantes