Os combustíveis e o frango assado
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não tens nada para dizer sobre isto?
Peço desculpa por não ter respondido, mas o post passou-me despercebido.mais_um Escreveu:A media de consumo mensal em 2011 foi de cerca de 384 mil toneladas de gasoleo/mês, este ano (com 5 meses) vamos com menos 9,6% (347 mil toneladas/mês) podes verificar os dados no link que deixei.
Essa amostra exagera um pouco a dimensão da queda, porque compara o ano inteiro com os primeiros cinco meses - e o consumo na segunda metade do ano é tipicamente superior ao da primeira metade.
De qualquer forma, como referi anteriormente, associo a redução do consumo ao forte aumento do desemprego. Menos pessoas a irem trabalhar significa menos deslocações diárias (mas claro que isto é uma suposição).
Até porque sempre vi muita gente defender - sistematicamente - que os combustíveis têm uma elasticidade muito reduzida, por isso o preço não será o principal factor a explicar a quebra.
No ano passado, a media mensal do 1º semestre foi 382 mil, contra 385 mil no 2º semestre. parece-me que a diferença é irrelevante.
certo mas no ano anterior a diferença foi consideravelmente superior (6% salvo erro).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não tens nada para dizer sobre isto?
Peço desculpa por não ter respondido, mas o post passou-me despercebido.mais_um Escreveu:A media de consumo mensal em 2011 foi de cerca de 384 mil toneladas de gasoleo/mês, este ano (com 5 meses) vamos com menos 9,6% (347 mil toneladas/mês) podes verificar os dados no link que deixei.
Essa amostra exagera um pouco a dimensão da queda, porque compara o ano inteiro com os primeiros cinco meses - e o consumo na segunda metade do ano é tipicamente superior ao da primeira metade.
De qualquer forma, como referi anteriormente, associo a redução do consumo ao forte aumento do desemprego. Menos pessoas a irem trabalhar significa menos deslocações diárias (mas claro que isto é uma suposição).
Até porque sempre vi muita gente defender - sistematicamente - que os combustíveis têm uma elasticidade muito reduzida, por isso o preço não será o principal factor a explicar a quebra.
No ano passado, a media mensal do 1º semestre foi 382 mil, contra 385 mil no 2º semestre. parece-me que a diferença é irrelevante.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não é teoria, nas Caldas da Rainha é um facto.
Ai o caraças...
Então e a petro-não-sei-das-quantas entra em que grupo?
Não passei por lá mas telefonei

Óbidos
E.N. 8, Km 86 Casal das Caxinas 2510-123 Óbidos
Telefone: 262 958 721
Horário: 07H00M - 23H00M
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Não tens nada para dizer sobre isto?
Peço desculpa por não ter respondido, mas o post passou-me despercebido.
mais_um Escreveu:A media de consumo mensal em 2011 foi de cerca de 384 mil toneladas de gasoleo/mês, este ano (com 5 meses) vamos com menos 9,6% (347 mil toneladas/mês) podes verificar os dados no link que deixei.
mais_um Escreveu:E acabei por não conseguir passar por lá.
Xi, mais_um, não te chateies com isso!
A única parte da tabela das caldas que realmente me interessa é que os preços vão dos 1.364 aos 1.489, com 1.376, 1.439, 1.449, 1.454 e 1.459 pelo meio (para o gasóleo e já eliminando o preço que estará desactualizado).
São 14 centimos de tabela do mais barato para o mais caro e 7 níveis diferentes de preços e este é o facto que para mim é realmente relevante.
Eu inclusivamente já transmiti que toda a divisão "de marca" e "linha branca" diz-me pouco, em particular nesta passagem:
MarcoAntonio Escreveu:Eu quando atrás disse que dependia do conceito de "de marca" ou de "linha branca" era para sugerir/transmitir que esta definição é livre e depende de como cada um a define.
Eu acho que é altmente problemática a divisão quando seja a BP, seja a Prio, seja a Alves Bandeira, seja a Intermarché, etc, etc, etc na verdade compram a generalidade dos combustíveis em Portugal Continental à GALP.
A minha impressão é que as pessoas normalmente falam dos "de marca" como sendo a Repsol, Cepsa, BP e GALP sendo que o termo foi muito promovido pela comunicação social, apesar de se tratar de uma definição pouco clara.
No ambito desta discussão, não faz grande sentido estares com o trabalho de verificar em exacto em que grupo é que vais encaixar este ou aquele posto.
Aliás, eu disse logo lá mais atrás que era todo o exercício que para mim nem fazia sentido (além destes pontos ainda recordo que as marcas praticam geralmente - ou por vezes - promoções que para clientes específicos tornam os preços ainda mais diferenciados, o que também já escrevi mais atrás).
Toda esta discussão para mim não é importante nem nunca foi (o que tentei esclarecer e se eventualmente escrevi outra coisa qualquer que deu a entender o contrário, peço desculpa desde já).
É que não faz sentido mesmo andares com esse trabalho, não se justifica de todo!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:Concordo que há uma tendência geral de redução, mas não gosto muito de retirar conclusões com base em dados isolados, é sempre preferível considerar séries longas.
Em Janeiro, por exemplo, a variação homóloga foi apenas de 3%. Bastante diferente da de Maio. Mas mesmo assim não podemos partir para a conclusão de que agora está a cair mais.
Séries longas, tal como nos gráficos da bolsa, é que nos permitem extrair tendências.
A media de consumo mensal em 2011 foi de cerca de 384 mil toneladas de gasoleo/mês, este ano (com 5 meses) vamos com menos 9,6% (347 mil toneladas/mês) podes verificar os dados no link que deixei.
Não tens nada para dizer sobre isto?
É verdade, os combustíveis são incrivelmente escrutinados.
Mas como já referi anteriormente, isso reflecte um sentimento generalizado de frustração pelo facto de os combustíveis estarem a um preço (muito) superior àquele que elas gostariam de pagar (entenda-se aqui: o mais baixo possível).
Para além disso, também se nota que muitas pessoas não estão realmente interessadas em perceber a questão dos preços dos combustíveis (é compreensível: no dia em que percebessem, lá se ia a margem para dizer mal).
Mas como já referi anteriormente, isso reflecte um sentimento generalizado de frustração pelo facto de os combustíveis estarem a um preço (muito) superior àquele que elas gostariam de pagar (entenda-se aqui: o mais baixo possível).
Para além disso, também se nota que muitas pessoas não estão realmente interessadas em perceber a questão dos preços dos combustíveis (é compreensível: no dia em que percebessem, lá se ia a margem para dizer mal).
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não é teoria, nas Caldas da Rainha é um facto.
Ai o caraças...
Grupo 3 ou 4. Estou em lx, qd for para casa passo por la e depois digo-te. :-)
Afinal já são 4 grupos?
Mas no início dizias que eram 2.
Já não percebo nada do eu sistema
Como referiste grupos pensei que estivesses a referir-te a este comentário:
mais_um Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Ah, não deixei o esclarecimento atrás por lapso: Azoria é uma marca própria.
(agora dizer que é "de marca" ou é "linha branca" depende do conceito que se tem de uma coisa e outra)
Do que eu tenho conhecimento existe:
-estações de serviço que são directamente das marcas (Galp, Repsol, por exemplo), que tem a decoração e os combustíveis da sua marca.
-há empresas que comercializam produtos das marcas e tem a decoração da marca. (percebemos isso quando pedimos a factura por exemplo)
-há empresas que tem a sua própria decoração na estação de serviço, com nome próprio mas que comercializam combustíveis de marca, normalmente identificado algures na estação de serviço.
E há empresas que comercializam combustíveis sobre a sua marca, como por exemplo as grandes superfícies.
As 3 primeiras situações são combustíveis de marca, a ultima é linha branca, este é o meu entendimento.
E acabei por não conseguir passar por lá.
Sim, como diz o tuga, não devemos discriminar o frango!
O que eu acho caricato sobre este tema é que o preço dos combustíveis é mais transparente e muito mais escrutinado que a maioríssima parte dos restantes produtos que utilizamos no dia a dia e não o contrário.
Mas é no pressuposto do contrário que a maior parte das pessoas parece laborar...
E é claro que é possível descobrir, com algum trabalho de investigação, preços - pelo menos pontuais - para aquelas coisas... o ponto essencial é que nada daquilo é disponibilizado sistematicamente ao público também e se se contactar os distribuidores, eles não vão fornecer cotações de distribuição a qualquer um por mail também. É este o ponto do exercício e não verificar se se consegue descobrir preços para a semana passada de outros produtos ou não (basta alguém trabalhar num destes setores para vir aqui "pontual e anonimamente" colocar um valor e ficarmos com uma "ideia").
Já para os combustíveis, para ter uma ideia basta ir aqui:
http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_spt_s1_d.htm
O que eu acho caricato sobre este tema é que o preço dos combustíveis é mais transparente e muito mais escrutinado que a maioríssima parte dos restantes produtos que utilizamos no dia a dia e não o contrário.
Mas é no pressuposto do contrário que a maior parte das pessoas parece laborar...
E é claro que é possível descobrir, com algum trabalho de investigação, preços - pelo menos pontuais - para aquelas coisas... o ponto essencial é que nada daquilo é disponibilizado sistematicamente ao público também e se se contactar os distribuidores, eles não vão fornecer cotações de distribuição a qualquer um por mail também. É este o ponto do exercício e não verificar se se consegue descobrir preços para a semana passada de outros produtos ou não (basta alguém trabalhar num destes setores para vir aqui "pontual e anonimamente" colocar um valor e ficarmos com uma "ideia").
Já para os combustíveis, para ter uma ideia basta ir aqui:
http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_spt_s1_d.htm
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/7/2012 18:34, num total de 1 vez.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Pegando nisto ainda, diz-me então qual foi o valor médio à saída da fábrica, preços de distribuição, para os seguintes produtos na semana passada:
> Café moído, diferentes tipos (preço por kg);
> Leite diferentes tipos nomeadamente Magro, Meio-Gordo e Gordo respectivamente (preço por litro);
> Baterias de lítio para automóveis (preço por kWh);
> Memórias para dispositivos electrónicos, diferentes tipos (preço por Gb);
> Cotação do cimento para construção (tb deve existir vários tipos imagino) (preço por kg);
Tendo em conta o título do tópico, creio que é obrigatório adicionar a essa lista o seguinte item:
> Cotação do frango vivo ou depenado à saída do aviário (preço unitário)

Blasar Escreveu:Conheço pouco os mercados, mas é a primeira vez que não me conseguem sequer fornecer um preço estimado.
Pegando nisto ainda, diz-me então qual foi o valor médio à saída da fábrica, preços de distribuição, para os seguintes produtos na semana passada:
> Café moído, diferentes tipos (preço por kg);
> Leite diferentes tipos nomeadamente Magro, Meio-Gordo e Gordo respectivamente (preço por litro);
> Baterias de lítio para automóveis (preço por kWh);
> Memórias para dispositivos electrónicos, diferentes tipos (preço por Gb);
> Cotação do cimento para construção (tb deve existir vários tipos imagino) (preço por kg);
Insisto que eu pretendo saber não os preços de venda ao público em postos de atendimento ao cliente final mas as cotações médias semanais à saída das respectivas unidades industriais, preços de distribuição (que é o paralelo aos preços à saída da refinaria de diversos derivados do petróleo).
Eu consigo dizer-te um preço aproximado para o gasóleo e gasolina durante a semana passada e estou certo que está bastante perto do valor exacto.
Agora falta saber se tu me consegues dizer com a mesma rapidez os preços dos produtos que indiquei em cima para aferirmos se o mercado dos derivados é mais ou menos transparente que a generalidade dos outros mercados.
Já agora, era interessante se enviasses e-mails para os grandes distribuidores das respectivas áreas e colocasses depois aqui as respostas a ver com que facilidade eles dão cotações de distribuição por e-mail a qualquer um que lhes interpele.

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/7/2012 18:26, num total de 1 vez.
Blasar Escreveu:Tentei colocar uma questão concreta, adquirir 100.000L de gasóleo, de maneira a que me fosse dado um cotação aproximada/média, mas não tive sucesso. Toparam-me à distância.![]()
Blasar, tu partes logo para juízes de valor. Francamente eu confesso que acho o teu "toparam-me à distância" verdadeiramente cómico: tu fizeste uma pergunta simples e a resposta que eu vejo que te deram - a partir da qual tu lanças logo uma suspeição nesse formato - é perfeitamente adequada.
Agora só tens é de continuar a ler e investigar mais sobre o tema (nomeadamente no documento que te indicaram, que é um bom local para começar).
Eu posso porém adiantar-te já um resumo sintético: relativamente às cotações, a referência para Portugal é o mercado de Amesterdão-Roterdão-Antuérpia onde existe uma pool de refinarias e intermediários, é esse basicamente o centro europeu de transacções de combustíveis derivados do petróleo e a referência europeia em termos de preços/cotações.
As cotações não estão disponíveis em tempo real ao público em geral, em tempos era possível ir acompanhando as cotações diárias a partir do site EIA (dados fornecidos à EIA via Reuters) mas actualmente já não estão lá disponibilizados. Só é possível via serviço pago, um serviço disponibilizado pela Platts.
A pergunta que tu fazes portanto não tem sentido fazer nos moldes que fizeste: se pagares pelo serviço à Platts, terás as cotações (cotações de resto que estão sempre a variar, de semana para semana tens médias diferentes). O serviço em causa é um serviço profissional que tem interesse para profissionais (custa uma dezena de milhares de euros por ano ou coisa do género, teria de ir confirmar o valor ao certo mas é um serviço caro). As entidades para quem realmente isto interessa (incluindo alguns meios de comunicação social) pagam pelo serviço e podem utilizar os valores com limitações, para o cidadão comum naturalmente não tem interesse (a não ser académico). A Autoridade da Concorrência também tem acesso a essas cotações (possivelmente até esta paga pela utilização do serviço, não sei ao certo) e é com base nessas cotações que avalia nos seus relatórios periódicos como têm evoluído em Portugal o preço dos combustíveis, o qual acaba sendo uma forma indirecta de acompanhar a evolução da relação entre as duas coisas.
Existem porém ainda outras fontes (nomeadamente no site da EIA) para cotações dos combustíveis noutros mercados, portanto dá para ter uma ideia (no tópico dos combustíveis eu tenho efectuado uma comparação com o preço dos combustíveis em Portugal e nos mercados da costa leste dos Estados Unidos (o gasóleo cá segue praticamente milimetricamente a evolução do gasóleo nos states, por exemplo) portanto não há razões para duvidar da AdC quando diz que os preços têm acompanhado adequadamente os preços internacionais. E também quando no passado os preços ARA me estavam acessíveis (via EIA) efectuei essa comparação (está lá no tópico e durou anos o acompanhamento) e não se percebem desvios flagrantes.
Portanto, na investigação e acomanhamento que tenho feito nestes 4 anos não vejo razões para duvidar da AdC (na verdade, as minhas conclusões anteciparam as primeiras da AdC se se lembra quem já acompanhava esta questão em 2008 aqui no Caldeirão num tópico anterior ao actual).
Blasar Escreveu:Conheço pouco os mercados, mas é a primeira vez que não me conseguem sequer fornecer um preço estimado.
Bem pelo contrário: preços de produção ou distribuição raramente estão disponíveis ao público em geral.
Um mercado constituido por refinarias, onde transaccionam derivados do petróleo entre operadores, ou um mercado accionista (onde qualquer um pode ser accionista) ou um mercado de futuros (onde qualquer um pode adquirir futuros do petróleo) são coisas bem diferentes.
Se quiseres por exemplo saber a cotação semanal de baterias de lítio (preços de fábrica) também vais ter dificuldade em determinar com clareza ou precisão.
E n outros exemplos similares. A questão é que estás a misturar coisas totalmente diferentes, é como comparar a cotação do trigo com o preço de fábrica de umas Levis. Se contactares a Levis, provavelmente também não te dizem qual é o preço que esta pratica com os distribuidores...
Convém contudo assinalar que é muito mais fácil saber os preços aproximados dos derivados do petróleo à saída da refinaria numa dada semana do que o preço de umas levis à saída da fábrica para um distribuidor na mesma semana.
Blasar,
Entendo o teu ponto, mas... porque é que um comercializador haveria de divulgar a sua estrutura de preços?
Quer dizer, eu não estou a ver que isso aconteça em nenhuma área de negócio, porque é que nos combustíveis isso haveria de ser diferente?
Entendo o teu ponto, mas... porque é que um comercializador haveria de divulgar a sua estrutura de preços?
Quer dizer, eu não estou a ver que isso aconteça em nenhuma área de negócio, porque é que nos combustíveis isso haveria de ser diferente?
Boas!!
O velhinho já está todo esbagaçado no chão, mas eu vou-lhe dar mais uma esfoladela.
Eu continuo a achar que o negócio dos combustíveis é pouco claro. Ainda há uns dias, e a propósito deste tópico, entrei em contacto com a GALP, e tentei perceber exactamente como eram estabelecidos os preços por eles praticados. Resumindo, fiquei na mesma.
Vou partilhar convosco um excerto da resposta que me foi dada:
"
...
Penso que encontrará resposta às suas perguntas se seguir o seguinte hiperlink até à página 9 e seguintes. No essencial, o preço à saída das refinarias é ditado pela cotação internacional do produto em causa, acrescido de um spread maior ou menor consoante as quantidades adquiridas ou a capacidade negocial do cliente, como sucede em qualquer outro mercado. Uma empresa que pretenda adquirir os 100 mil litros que refere, conseguirá naturalmente um preço mais favorável do que se comprar numa área de serviço. Não existe uma tabela de preços para a quantidade X ou Y.
...
"
Tentei colocar uma questão concreta, adquirir 100.000L de gasóleo, de maneira a que me fosse dado um cotação aproximada/média, mas não tive sucesso. Toparam-me à distância.
Conheço pouco os mercados, mas é a primeira vez que não me conseguem sequer fornecer um preço estimado.
Como ainda não tive tempo para ler na totalidade o ficheiro referido, ainda não retorqui, mas estou a pensar fazê-lo.
Quanto ao frango assado, e para que não digam que ninguém fala dos galináceos, assei ontem dois lá em casa que estavam uma maravilha.
Não costumo comer muitas vezes comida que não seja confeccionada em casa, felizmente, e quando acontece, muito raramente é escolhido o frango assado.
Cumprimentos.
O velhinho já está todo esbagaçado no chão, mas eu vou-lhe dar mais uma esfoladela.

Eu continuo a achar que o negócio dos combustíveis é pouco claro. Ainda há uns dias, e a propósito deste tópico, entrei em contacto com a GALP, e tentei perceber exactamente como eram estabelecidos os preços por eles praticados. Resumindo, fiquei na mesma.
Vou partilhar convosco um excerto da resposta que me foi dada:
"
...
Penso que encontrará resposta às suas perguntas se seguir o seguinte hiperlink até à página 9 e seguintes. No essencial, o preço à saída das refinarias é ditado pela cotação internacional do produto em causa, acrescido de um spread maior ou menor consoante as quantidades adquiridas ou a capacidade negocial do cliente, como sucede em qualquer outro mercado. Uma empresa que pretenda adquirir os 100 mil litros que refere, conseguirá naturalmente um preço mais favorável do que se comprar numa área de serviço. Não existe uma tabela de preços para a quantidade X ou Y.
...
"
Tentei colocar uma questão concreta, adquirir 100.000L de gasóleo, de maneira a que me fosse dado um cotação aproximada/média, mas não tive sucesso. Toparam-me à distância.

Conheço pouco os mercados, mas é a primeira vez que não me conseguem sequer fornecer um preço estimado.
Como ainda não tive tempo para ler na totalidade o ficheiro referido, ainda não retorqui, mas estou a pensar fazê-lo.
Quanto ao frango assado, e para que não digam que ninguém fala dos galináceos, assei ontem dois lá em casa que estavam uma maravilha.
Não costumo comer muitas vezes comida que não seja confeccionada em casa, felizmente, e quando acontece, muito raramente é escolhido o frango assado.
Cumprimentos.
- Registado: 8/10/2007 9:30
Não deixam passar uma!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Mais outro tópico que, contrariando todas as melhores expetativas, ainda resiste!
Mas já acredito em tudo, ontem e hoje tenho visto regularmente o Vale e Azevedo a vitimizar-se nas TV´s!

Mas já acredito em tudo, ontem e hoje tenho visto regularmente o Vale e Azevedo a vitimizar-se nas TV´s!

Editado pela última vez por artista_ em 27/7/2012 13:06, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não é teoria, nas Caldas da Rainha é um facto.
Ai o caraças...
Afinal já são 4 grupos?
Mas no início dizias que eram 2.
Já não percebo nada do eu sistema

Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Não é teoria, nas Caldas da Rainha é um facto.
Ai o caraças...
tugadaytrader Escreveu:E se te apetecer comer frango assado?
A última churrasqueira fecha a que horas?
Epá se estiver tudo fechado é só ligares para as meninas e elas atendem-te

- Anexos
-
- 1271291562_87927777_1-Fotos-de--FRANGO-ASSADO-DAS-MENINAS-1271291562.jpg (48.53 KiB) Visualizado 1349 vezes
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:
Não sei o que se passa na vossa zona, mas aqui nas Caldas da Rainha fecharam algumas estações de serviço e outras reduziram os horários de funcionamento, de tal forma que se agora precisar de colocar combustível após a uma da manhã, só na auto-estrada.
E se te apetecer comer frango assado?
A última churrasqueira fecha a que horas?
É só para lembrar que este tópico não é só sobre combustíveis!

Parem de descriminar o frango assado...

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Elias Escreveu:Já agora, a Repsol compra à GALP ou manda vir de Espanha?
Ao certo não sei, não tenho dados directos.
Os únicos dados de que disponho são indirectos: as importações de gasolina e gasóleo a partir de Espanha. Grosso modo, as importações destes combustíveis são (ou eram) da ordem dos 10% do consumo total em Portugal.
Depois não há praticamente mais importações de gasolina (o que há é de gasóleo, nomeadamente da Holanda e mais alguns países, o que se compreende pois como sabemos as refinarias em Portugal não têm capacidade suficiente para as necessidades do país em termos de Gasóleo).
Portanto, não é uma confirmação mas os dados das importações sugerem de alguma forma que a Repsol "importa" de Espanha.