Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off - Topic: Forças Armadas - Porque não Reestruturar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Aries15 » 8/10/2011 21:24

Efectivamente muito pode ser realizado para "emagrecer" e agilizar a estrutura das Forças Armadas em Portugal, começando até por garantir que a estrutura hierárquica se mantém mais larga na base que no topo, per si, reduziria substancialmente o número de efectivos.

Existem algumas dezenas de quartéis que poderiam ser desactivados e até utilizados para instalação de outros serviços públicos, mas não a lucro zero para os ramos.

Muita coisa pode ser feita sim, não é o "departamento" a precisar das "obras de reabilitação" mais urgentes, mas como qualquer outro "departamento" estatal na actualidade, tem espaço para mais redução, eficiência e eficácia.

MB

P.S.: Só recordar que, mesmo assim, é das poucas organizações estatais que foi vendo o seu orçamento anual ser reduzido sucessivamente, e mesmo assim se soube adaptar razoavelmente...vale a pena pensar nisto.

Registado: 25/12/2010 15:36

Óbvio

por jarc » 8/10/2011 21:06

Óbvio! Mas falamos de um poder do tipo do poder judicial. São poderes que por preconceito são intocáveis: uns porque fizeram o 25 de Abril e porque têm as armas, outros porque têm a bomba nuclear capaz de destriu um político (mesmo o 1.º Ministro) num dia. Tristezas de um País incapaz de resolver os seus males.

Registado: 23/7/2003 16:05

por Elias » 8/10/2011 20:34

Miami,

Isto é um off-topic e por isso sugiro que faças a respectiva menção no título do tópico.

Registado: 5/11/2002 12:21

Off - Topic: Forças Armadas - Porque não Reestruturar?

por MiamiBlue » 8/10/2011 20:24

Nada tenho contra os militares, até pelo contrário, respeito e orgulho-me do trabalho que desenvolvem em diversas partes do Mundo. Contudo, confesso que a dimensão actual das Forças Armadas Portuguesas é algo que me choca à alguns anos.

No actual contexto, pergunto-me: Face à enorme quantidade de recursos financeiros que anualmente são alocados ao Ministério de Defesa, qual a sua produtividade? Quais as “Mais-valia” para Portugal?

Para mim, são bastante reduzidos e que não justificam minimamente o dinheiro que é dispendido. No entanto, é um assunto quase tabu.

O Mundo mudou, Portugal mudou, mas as Forças Armadas continuam a viver como à 40 anos atrás.

Temos mais de 40 mil militares no activo, fora o pessoal civil. Gastamos mais de 2.000 milhões euros/ano, o que dá um gasto de 187,8 euros por habitante. ano. E em termos de % do PIB gastamos mais que a Alemanha, Espanha, Itália. È certo que há quem gaste muito mais que nós, mas o que Portugal ganha com todo este gasto??

Pouco, muito pouco, falta uma gestão eficiente, produtividade, resultados.

Por mim, não se justifica termos umas forças armadas desta dimensão, é preciso uma reforma estrutural de modo a termos umas Forças Armadas ao serviço do Portugal actual e não ao serviço de quem lá anda..

Os dados foram retirados do documento: http://www.mdn.gov.pt/NR/rdonlyres/CF0F ... uarioEstatístico2009.pdf
Editado pela última vez por MiamiBlue em 8/10/2011 20:36, num total de 1 vez.

Registado: 17/10/2010 19:32

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Shimazaki_2 e 108 visitantes