Que fazer a 30.000 euros?
Re: Que fazer a 30.000 euros?
FilipeTouro Escreveu:
Mas que é uma má opção investir na edp e na pt neste momento?
Lá está, depende do teu objectivo.
Se apenas pretendes receber os dividendos e não te importares muito com a evolução da cotação em bolsa, o momento pode ser tão bom como outro qualquer. Se o objectivo forem as mais-valias, aí é preferível esperar por uma tendência ascendente.
- Registado: 5/11/2002 12:21
FilipeTouro, cuidado com isso do longo prazo e do próximo bullmarket.
Já se discutiu muito o LP por aqui e é uma aposta que pode não resultar num leque pequeno de activos. (já nem sei se resultará num leque maior mas isso já é futurologia a mais).
Sobre a história dos dividendos também é preciso não esquecer que a acção desconta o valor do dividendo. Ou seja, supondo que a acção recupera o valor perdido no dia do ex-dividendo, ganha-se mais dinheiro entrando desse dia do que a receber o dividendo.
Ah, e não esquecer que um bullmarket pode não anular um bearmarket anterior (o maior exemplo disso é o Japão mas também se encontram em acções individuais)
PS: Isto é só uma opinião pessoal sobre a minha visão dos mercados. "The trend is your friend" parece-me muito mais racional num investidor de LP.
Já se discutiu muito o LP por aqui e é uma aposta que pode não resultar num leque pequeno de activos. (já nem sei se resultará num leque maior mas isso já é futurologia a mais).
Sobre a história dos dividendos também é preciso não esquecer que a acção desconta o valor do dividendo. Ou seja, supondo que a acção recupera o valor perdido no dia do ex-dividendo, ganha-se mais dinheiro entrando desse dia do que a receber o dividendo.
Ah, e não esquecer que um bullmarket pode não anular um bearmarket anterior (o maior exemplo disso é o Japão mas também se encontram em acções individuais)
PS: Isto é só uma opinião pessoal sobre a minha visão dos mercados. "The trend is your friend" parece-me muito mais racional num investidor de LP.
Editado pela última vez por Pickbull em 14/8/2011 19:21, num total de 1 vez.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Elias Escreveu:FilipeTouro Escreveu:as pessoas e as empresas precisam sempre de eletricidade...FilipeTouro Escreveu:É verdade mas no caso da edp e pt também é verdade que tem grande facilidade em gerar dinheiro e também é verdade que estão financiadas para os próximos 2 ou 3 anos.[/b]
Se isto fosse assim tão linear não havia bear market. E a verdade é que a EDP está em bear market há quatro anos. E a PT caiu para metade do seu valor em menos de um ano.
Mas que é uma má opção investir na edp e na pt neste momento?
- Registado: 16/8/2010 20:08
FilipeTouro Escreveu:As ações que tenho comprei depois disso, desde 2009 em bear market, a menos que o mundo acabe a historia diz-me que as ações vao valorizar e ficar a preços bem superiores aqueles que comprei...
O inicio foi em 2008 creio eu...na minha opinião estamos em bear market desde essa altura houve apenas um ressalto.
Mas então não percebo! Dizes que queres aproveitar o bull market e manténs (com reforços) acções que estão em bear há vários anos.
Qual é a tua estratégia afinal?
Elias Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Eu invisto para o longo prazo mas o meu longo prazo é o proximo bull market seja daqui a 2 anos ou daqui a 20 anos. Depois de vender meto o dinheiro em DP, obrigaçoes, imobiliario etc e espero pelo proximo bear market para entar (o mais próximo do fim claro!).
E não consideras a possibilidade de o bear market estar agora no seu início?
Dizes que não compreendes quem não vendeu as acções no pico de 2007 e contudo manténs várias posições perdentes... há aí qualquer coisa que não bate certo
As ações que tenho comprei depois disso, desde 2009 em bear market, a menos que o mundo acabe a historia diz-me que as ações vao valorizar e ficar a preços bem superiores aqueles que comprei...
O inicio foi em 2008 creio eu...na minha opinião estamos em bear market desde essa altura houve apenas um ressalto.
FilipeTouro Escreveu:as pessoas e as empresas precisam sempre de eletricidade...
FilipeTouro Escreveu:É verdade mas no caso da edp e pt também é verdade que tem grande facilidade em gerar dinheiro e também é verdade que estão financiadas para os próximos 2 ou 3 anos.[/b]
Se isto fosse assim tão linear não havia bear market. E a verdade é que a EDP está em bear market há quatro anos. E a PT caiu para metade do seu valor em menos de um ano.
Elias Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Sim já tenho algumas ações que tenho comprado desde 2009... estou a perder...tenho reforçado principalmente na EDP REN e PT...agora queria sugestões de pessoas mais experientes para investir este dinheiro em ações ou noutros a activos... financeiros...
Sem querer recomendar nenhum activo em particular, sugiro-te que consideres outros mercados que não o português, pois isso é também uma forma de diversificação.
Outra coisa: reforçar posições perdentes é, em si mesma, uma estratégia perdente.
Não concordo...isso depende.
Elias Escreveu:Pickbull Escreveu:Mas o BCP pode abrir em gap up uns 300% provocando um short squeeze do tamanho do Universo e se não estiveres dentro não ganhas pilim nenhum.![]()
Essa conversa da OPA já eu ouço há vários anos. Mas a verdade é que a OPA não chega e o BCP lá vai caindo.
A última vez que tive BCP em carteira ainda ele andava acima dos 80 cêntimos...
Eu sei. Foi só um comentário sarcástico.

artista Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Acho que é precisamente nestas alturas que se deve arriscar...a menos que o mundo vá acabar esta crise vai acabar por passar...
Claro que achas, tu e muita gente!! Mas, quando entram, depois passa-lhes a vontade arriscar e ficam a pensar como é que isso lhes passou pela cabeça... basta perguntares aos que há uns tempos acharam que deviam arriscar na banca porque já tinha caído muito, sobretudo os que entraram no BCP!FilipeTouro Escreveu:Tenho REN, EDP e PT e estou a pensar reforçar...acho que são empresas "seguras", com bons fundamentais e dividendos MUITO BONS! A PT neste momento tá com um dividend yeld de quase 12%!!
Ah, afinal já tens algumas posições! Estás a ganhar ou a perder?
Pois, e têm uma dívida brutal, se as condições de financiamente não mudarem duvido que mantenham a política de dividendos que têm seguido até aqui, até porque os resultados terão tendência a cair!
É verdade mas no caso da edp e pt também é verdade que tem grande facilidade em gerar dinheiro e também é verdade que estão financiadas para os próximos 2 ou 3 anos.
artista Escreveu:FilipeTouro Escreveu:... Mesmo que isso acontecesse se os dividendos se mantivessem teria sempre um rendimento interessante...
Obviamente que se isso acontecer os dividendos vão cair... de qualquer forma, aconteça o que acontecer tenho quase a certeza que nos próximos anos eles cairão!
Os dividendos da edp por exemplo, tem aumentado todos os anos...mesmo que as coisas corram muito mal por cá as pessoas e as empresas precisam sempre de eletricidade...e o potencial de crescimento no brasil é enorme...sinceramente não acredito na diminuição dos dividendos na edp...mas posso estar enganado claro..
FilipeTouro Escreveu:Eu invisto para o longo prazo mas o meu longo prazo é o proximo bull market seja daqui a 2 anos ou daqui a 20 anos. Depois de vender meto o dinheiro em DP, obrigaçoes, imobiliario etc e espero pelo proximo bear market para entar (o mais próximo do fim claro!).
E não consideras a possibilidade de o bear market estar agora no seu início?
Dizes que não compreendes quem não vendeu as acções no pico de 2007 e contudo manténs várias posições perdentes... há aí qualquer coisa que não bate certo

[b]Elias Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Sim já tenho algumas ações que tenho comprado desde 2009... estou a perder...tenho reforçado principalmente na EDP REN e PT...agora queria sugestões de pessoas mais experientes para investir este dinheiro em ações ou noutros a activos... financeiros...
Sem querer recomendar nenhum activo em particular, sugiro-te que consideres outros mercados que não o português, pois isso é também uma forma de diversificação.
Outra coisa: reforçar posições perdentes é, em si mesma, uma estratégia perdente.
Não concordo nada com o que está a bold!
Estou aberto a investir em ações de outros países... não o tenho feito simplesmente porque gosto de ações com bons dividendos e os dividendos que vem do estrangeiro são duplamente tributados..esse é o problema..
Editado pela última vez por FilipeTouro em 14/8/2011 19:07, num total de 1 vez.
Pickbull Escreveu:Não faz qualquer sentido pagar juros para dar dividendos aos accionistas.
Nunca fez sentido, mas com juros muito baixos ainda se ia compreendendo, até porque a pressão dos grandes accionistas deveria ser grande... mas agora duvido que a pressão dos custos de financiamento, provocados pelos juros bastante mais altos, não os faça mudar a política de dividendos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Elias Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Até pode acontecer daqui a 20 anos...este dinheiro é para investir para o longo prazo...é claro que se houver um bull market com grande valorização no prazo de 2 anos aproveito para vender...
Isto não é uma contradição? Tens uma estratégia para o longo prazo mas admites abdicar dela se houver oportunidade de embolsar. Então e depois de venderes, o que fazes ao dinheiro?
Às vezes aparece aqui gente a fazer exactamente o contrário: investe nos mergulhos com expectativas de ganhos de curto prazo e depois como o mercado continua a cair diz que o dinheiro não lhes faz falta e que fica para o longo prazo.
Não acho uma contradição...existem aqueles investidores de longo prazo que independentemente de passarem por um bull market ou não, só vendem muitos anos depois...acho essa estratégia errada... Eu invisto para o longo prazo mas o meu longo prazo é o proximo bull market seja daqui a 2 anos ou daqui a 20 anos. Depois de vender meto o dinheiro em DP, obrigaçoes, imobiliario etc e espero pelo proximo bear market para entar (o mais próximo do fim claro!).
Não compreendo quem comprou ações (para o longo prazo) no inicio deste século e não as vendeu em 2007 com grande lucro...
Pickbull Escreveu:Mas o BCP pode abrir em gap up uns 300% provocando um short squeeze do tamanho do Universo e se não estiveres dentro não ganhas pilim nenhum.![]()
Essa conversa da OPA já eu ouço há vários anos. Mas a verdade é que a OPA não chega e o BCP lá vai caindo.
A última vez que tive BCP em carteira ainda ele andava acima dos 80 cêntimos...
FilipeTouro Escreveu:Sim já tenho algumas ações que tenho comprado desde 2009... estou a perder...tenho reforçado principalmente na EDP REN e PT...agora queria sugestões de pessoas mais experientes para investir este dinheiro em ações ou noutros a activos... financeiros...
artista Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Acho que é precisamente nestas alturas que se deve arriscar...a menos que o mundo vá acabar esta crise vai acabar por passar...
Claro que achas, tu e muita gente!! Mas, quando entram, depois passa-lhes a vontade arriscar e ficam a pensar como é que isso lhes passou pela cabeça... basta perguntares aos que há uns tempos acharam que deviam arriscar na banca porque já tinha caído muito, sobretudo os que entraram no BCP!FilipeTouro Escreveu:Tenho REN, EDP e PT e estou a pensar reforçar...acho que são empresas "seguras", com bons fundamentais e dividendos MUITO BONS! A PT neste momento tá com um dividend yeld de quase 12%!!
Pois, e têm uma dívida brutal, se as condições de financiamente não mudarem duvido que mantenham a política de dividendos que têm seguido até aqui, até porque os resultados terão tendência a cair!
Sim já tenho algumas ações que tenho comprado desde 2009... estou a perder...tenho reforçado principalmente na EDP REN e PT...agora queria sugestões de pessoas mais experientes para investir este dinheiro em ações ou noutros a activos... financeiros...
artista Escreveu:Claro que achas, tu e muita gente!! Mas, quando entram, depois passa-lhes a vontade arriscar e ficam a pensar como é que isso lhes passou pela cabeça... basta perguntares aos que há uns tempos acharam que deviam arriscar na banca porque já tinha caído muito, sobretudo os que entraram no BCP!
Mas o BCP pode abrir em gap up uns 300% provocando um short squeeze do tamanho do Universo e se não estiveres dentro não ganhas pilim nenhum.

artista Escreveu:Pois, e têm uma dívida brutal, se as condições de financiamente não mudarem duvido que mantenham a política de dividendos que têm seguido até aqui, até porque os resultados terão tendência a cair!
Sem dúvida. O BPI já deu esse exemplo e as outras cotadas deveriam fazer exactamente o mesmo. Não faz qualquer sentido pagar juros para dar dividendos aos accionistas.
FilipeTouro Escreveu:Até pode acontecer daqui a 20 anos...este dinheiro é para investir para o longo prazo...é claro que se houver um bull market com grande valorização no prazo de 2 anos aproveito para vender...
Isto não é uma contradição? Tens uma estratégia para o longo prazo mas admites abdicar dela se houver oportunidade de embolsar. Então e depois de venderes, o que fazes ao dinheiro?
Às vezes aparece aqui gente a fazer exactamente o contrário: investe nos mergulhos com expectativas de ganhos de curto prazo e depois como o mercado continua a cair diz que o dinheiro não lhes faz falta e que fica para o longo prazo.
FilipeTouro Escreveu:... Mesmo que isso acontecesse se os dividendos se mantivessem teria sempre um rendimento interessante...
Obviamente que se isso acontecer os dividendos vão cair... de qualquer forma, aconteça o que acontecer tenho quase a certeza que nos próximos anos eles cairão!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
ruicarlov Escreveu:Se as acções andam por maus dias, é capaz de ser melhor ir para as obrigações.
Acutalmente tenho mais ou menos essa quantia em OTs 2012, 2013, 20114.
Dentro dos fundos, sugiro a leitura do tópico "Melhores fundos de investimento obrigacionistas", que lá estão mencionados fundos bastante interessantes, com baixo risco e boas rentabilidades.
Obrigações de países com Portugal? Não será mais seguro e rentável investir em algumas ações "seguras" com divendos elevados?
FilipeTouro Escreveu:Acho que é precisamente nestas alturas que se deve arriscar...a menos que o mundo vá acabar esta crise vai acabar por passar...
Claro que achas, tu e muita gente!! Mas, quando entram, depois passa-lhes a vontade arriscar e ficam a pensar como é que isso lhes passou pela cabeça... basta perguntares aos que há uns tempos acharam que deviam arriscar na banca porque já tinha caído muito, sobretudo os que entraram no BCP!
FilipeTouro Escreveu:Tenho REN, EDP e PT e estou a pensar reforçar...acho que são empresas "seguras", com bons fundamentais e dividendos MUITO BONS! A PT neste momento tá com um dividend yeld de quase 12%!!
artista Escreveu:FilipeTouro Escreveu:Pretendo investir para o médio/longo prazo... ou melhor até ao pico do próximo bull market...
E se o pico do próximo bull market só acontecer daqui a 10 anos?! e, no caso, do psi-20 ele ser pouco acima dos valores actuais?!
Até pode acontecer daqui a 20 anos...este dinheiro é para investir para o longo prazo...é claro que se houver um bull market com grande valorização no prazo de 2 anos aproveito para vender...
Um bull market daqui a 10 anos com preços pouco superiores aos de hoje? Não me parece muito provável... Mesmo que isso acontecesse se os dividendos se mantivessem teria sempre um rendimento interessante...
ruicarlov Escreveu:Se as acções andam por maus dias, é capaz de ser melhor ir para as obrigações.
Acutalmente tenho mais ou menos essa quantia em OTs 2012, 2013, 20114.
Dentro dos fundos, sugiro a leitura do tópico "Melhores fundos de investimento obrigacionistas", que lá estão mencionados fundos bastante interessantes, com baixo risco e boas rentabilidades.
OT da República Portuguesa?