Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

MOODY'S DOWNGRADES PORTUGAL - now JUNK STATUS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por J9 » 7/7/2011 11:30

_urbanista_ Escreveu:Pois. eles criaram esse mundo irreal do dinheiro fácil e barato, criaram esta alusão, e agora são os mesmos a dizer que gastamos de mais...alguém se convence que eles não ganham nada com isto tudo?

Só se iludiram e viveram assim aqueles que se quiseram iludir... não foram obrigados a isso!

Registado: 29/11/2007 4:00

por _urbanista_ » 7/7/2011 11:25

varus Escreveu:Sou a favor do proteccionismo em alguns sectores , mas os países estão numa luta constante de sobrevivência, espiam-se mutuamente mesmo entre aliados.

Portugal está a perder porque o povo e políticos vivem num mundo irreal , como tu vives .

Desculpa se estou a ser agressivo . :wink:

Pois. eles criaram esse mundo irreal do dinheiro fácil e barato, criaram esta alusão, e agora são os mesmos a dizer que gastamos de mais...alguém se convence que eles não ganham nada com isto tudo?

Registado: 29/6/2009 12:38

por Elias » 7/7/2011 11:23

varus Escreveu:Sou a favor do proteccionismo em alguns sectores , mas os países estão numa luta constante de sobrevivência, espiam-se mutuamente mesmo entre aliados.

Portugal está a perder porque o povo e políticos vivem num mundo irreal , como tu vives .

Acho que podes exprimir a tua opinião sem passar constantemente ao ataque pessoal e sem recorrer a juízos de valor a meu respeito, como ultimamente tens feito... nota que eu contesto os teus argumentos mas não faço ajuizamentos acerca da tua pessoa :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por J9 » 7/7/2011 11:23

Ideia idiota:

E que tal de, em vez de "baterem" na Moody's e outros, responsabilizarmos quem nos pôs na situação de sermos chamados "lixo" por eles?

Os nomes estão aí e continuam a ganhar à nossa custa: Soares, Cavaco, Guterres, Durão e Sócrates (não inclui o Santana porque não teve grande tempo para fazer estragos :lol: )... não seria mais lógico? Mais justo?

Registado: 29/11/2007 4:00

por varus » 7/7/2011 11:20

Sou a favor do proteccionismo em alguns sectores , mas os países estão numa luta constante de sobrevivência, espiam-se mutuamente mesmo entre aliados.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Elias » 7/7/2011 11:20

varus Escreveu:O grande problema do nosso país é temos de mudar a mentalidade da maioria das pessoas , em que o seu maior sonho é ser F.P e começarem logo a sonhar com o primeiro dia da reforma, e terem o salário certinho ao fim do mês .

Podes agradecer ao teu amigo António de Oliveira que nunca mexeu uma palhinha para estimular o empreendedorismo.

varus Escreveu:Temos um estado que penaliza quem investe e quer produzir riqueza , que alimenta o resto da população, com PEC e PC , taxas , impostos , etc.

Mais uma consequência da mentalidade que se apoderou de nós durante a ditadura, período durante o qual nunca se apostou no empreendedorismo nem sequer na educação dos cidadãos. Por isso é que quando chegámos a 1974 éramos um país de analfabetos.

varus Escreveu:Agora desesperados descobrem que é com as empresas que o país se pode levantar

É, não é? Mas é pena que nos anos 1950 e 1960 não se tenha apostado igualmente no empreendedorismo e no apoio à indústria produtiva. Em vez disso dava-se apoio a meia dúzia de privilegiados, protegidos pelo regime.

Essa é uma das razões do nosso atraso e da mentalidade avessa ao risco que ainda hoje grassa na sociedade portuguesa.

por varus » 7/7/2011 11:14

O grande problema do nosso país é temos de mudar a mentalidade da maioria das pessoas , em que o seu maior sonho é ser F.P e começarem logo a sonhar com o primeiro dia da reforma, e terem o salário certinho ao fim do mês .
Temos um estado que penaliza quem investe e quer produzir riqueza , que alimenta o resto da população, com PEC e PC , taxas , impostos , etc.
Agora desesperados descobrem que é com as empresas que o país se pode levantar , mas andaram anos a destrui -las, com apertos fiscais , e a tratarem quem arrisca como bandidos.

por Elias » 7/7/2011 11:10

varus Escreveu:Como já disse anteriormente nunca estiveste ligado ao mundo dos negócios por isso ,por isso entendo a tua ingenuidade, há muitas formas de boicotar produtos e criar obstáculos, por isso vai muitas vezes para a esfera politica ....

Tu dás quinhentas voltas, chamas-me tudo e mais alguma coisa, mas não respondes à minha questão... :roll:

por varus » 7/7/2011 11:05

Como já disse anteriormente nunca estiveste ligado ao mundo dos negócios por isso ,por isso entendo a tua ingenuidade, há muitas formas de boicotar produtos e criar obstáculos, por isso vai muitas vezes para a esfera politica ....

Inovação uma palavra muito bonita, e a produção ?

Aonde está o nosso Silicon Valley ?

por Elias » 7/7/2011 10:45

varus Escreveu:Como já disse o Free Trade não existe , é uma utopia , francamente não andas neste mundo dos negócios , só de bolsa e o resto ....
Mercados abertos ou fechados , os circuitos comerciais estão controlados meu caro, por variadíssimas formas .

Claro que existe. Pode não ser perfeito mas existe.

Mas continuas a não responder: és a favor da ideia de mercado livre ou és a favor do proteccionismo?

varus Escreveu:O sector tecnológico é muito complexo , os grandes produtores de componentes estão na Ásia , as fábricas que se instalaram europa estão com problemas de rendibilidade , e depois existe o eterno problema dos circuitos comerciais, porque o nosso país não tem a dimensão de USA , para ter economia de escala e mercado.

O exemplo prático foi a fábrica de Infineon em que era somente de montagem , e o desenvolvimento tecnológico e da arquitectura era feito na Alemanha.

Não estou a falar de produção. Estou a falar em ir mais longe: inovação.

por varus » 7/7/2011 10:40

Elias :

Como já disse o Free Trade não existe , é uma utopia , francamente não andas neste mundo dos negócios , só de bolsa e o resto ....

Mercados abertos ou fechados , os circuitos comerciais estão controlados meu caro, por variadíssimas formas .

Agora se vives no mundo cor de rosa , é outra estória.

Trabalho infantil também havia no resto da europa ocidental, ainda há pouco tempo vi num documentário recente da industria de bacalhau na Noruega adolescentes a trabalharem . Deixa a demagogia barata.

Já estás como o Cavaco o país tem de ser terciário, e vê os resultados...

O sector tecnológico é muito complexo , os grandes produtores de componentes estão na Ásia , as fábricas que se instalaram europa estão com problemas de rendibilidade , e depois existe o eterno problema dos circuitos comerciais, porque o nosso país não tem a dimensão de USA , para ter economia de escala e mercado.

O exemplo prático foi a fábrica de Infineon em que era somente de montagem , e o desenvolvimento tecnológico e da arquitectura era feito na Alemanha.

por Elias » 7/7/2011 10:07

varus Escreveu:Elias

Em algumas situações o proteccionismo , é uma forma de barrar produtos , em que é utilizado trabalho infantil , dumping ou outro tipo de práticas condenáveis .

Continuas a não responder.
Estás a refugiar-te em situações muito particulares.

Eu gostaria de saber se és genericamente a favor de mercados abertos ou fechados.

Mas já que falas de trabalho infantil, deixa-me dizer-te que era coisa que não faltava por cá no tempo do Salazar: putos que começavam a trabalhar aos 10 anos em vez de irem para a escola. Que triste exemplo...

varus Escreveu:Os nossos políticos falhados , sempre pensaram que a europa iria defender a nossa industria , que ingenuidade .

Mas que indústria? Estás a falar das indústrias de produtos não tecnológicos? Acorda, varus, isso é coisa do passado, não é com essas indústrias que vamos crescer, temos de apostar mais nas tecnologias e na inovação!

por varus » 7/7/2011 10:04

Elias

Em algumas situações o proteccionismo , é uma forma de barrar produtos , em que é utilizado trabalho infantil , dumping ou outro tipo de práticas condenáveis .

Por isso a nossa industria têxtil sofreu um duro revés, mas a Alemanha em troca do desaparecimento da nossa , progride exportando produtos em que os emergentes ainda não estão especializados.

Os nossos políticos falhados , sempre pensaram que a europa iria defender a nossa industria , que ingenuidade .

por Elias » 7/7/2011 0:16

Godfather Escreveu:ps: creio que deu para ter uma conversa agradável, apesar da seriedade do tema 8-)

Foi um prazer 8-)

por Godfather » 7/7/2011 0:10

Elias,

Elias Escreveu:Pois, é um dos grandes problemas deste país: valoriza-se o esforço em lugar de valorizar os resultados. Os resultados podem ser um desastre, mas "coitadinho, ele até se esforçou e agora var ser castigado desta maneira"... :roll:

Acho que temos de aprender mais a premiar os resultados e não apenas o esforço se este esforço não conduzir a nada.

Mas o actual governo tem pouco mais de duas semanas, não dá para valorizar nem esforço, nem resultados. E no entanto, parece que nos condenaram já a um destino pouco agradável.

Temos que mudar, a nossa forma de trabalhar, a nossa mentalidade. Mas pelo menos deixem-nos tentar e não nos crucifiquem aos pecados do passado!

Abraço,

ps: creio que deu para ter uma conversa agradável, apesar da seriedade do tema 8-)
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

Registado: 19/1/2009 23:08

por Muhammad3010 » 7/7/2011 0:10

18 notícias na página inicial do JN só sobre o rating! :D

Registado: 20/6/2010 13:06

por Elias » 6/7/2011 23:53

Godfather Escreveu:é a expressão: "o que nasceu primeiro? o ovo ou a galinha?". E não sou apenas eu que começo seriamente a ponderar esta solução.

Apesar de acreditar no meu País, preocupa-me o efeito espiral que estas opiniões excessivamente negativas irão ter. Sei que a situação é difícil, mas estas opiniões tornam praticamente impossível qualquer medida de inverter a delicadeza económica de Portugal.

A realidade que me parece incontornável é que as pessoas dão importância à opinião das agências. E se dão importância é porque lhes atribuem credibilidade. Isto é quase uma lapalissada...

Godfather Escreveu:Não pretendo que escondam o sol com a peneira mas também não me agrada que nos atirem do precipício abaixo pisando-nos as mãos em que nos apoiamos na escarpa íngreme, quando nos esforçamos arduamente para superar as dificuldades.

Pois, é um dos grandes problemas deste país: valoriza-se o esforço em lugar de valorizar os resultados. Os resultados podem ser um desastre, mas "coitadinho, ele até se esforçou e agora var ser castigado desta maneira"... :roll:

Acho que temos de aprender mais a premiar os resultados e não apenas o esforço se este esforço não conduzir a nada.

Godfather Escreveu:Elias, a notícia que colocas sobre a "oportunidade" da dívida grega tem mais de nove meses, desde lá já tiveram um segundo plano de resgate, creio que ambos concordamos não ser propriamente uma "oportunidade" de investimento...

A notícia tem de facto alguns meses, mas só consigo entender a segunda parte do teu comentário à luz dos ratings mais recentes sobre a dívida grega, caso contrário não haveria razões para duvidar da saúde financeira do país.

Abraço

por Godfather » 6/7/2011 23:43

Caro Elias,

Elias Escreveu:Mas se decidires transferir as poupanças lá para fora, é porque aceitas a classificação da Moody's - ou não? Se achassses que a classificação não fazia sentido, não terias motivo para ficares preocupado... digo eu.

é a expressão: "o que nasceu primeiro? o ovo ou a galinha?". E não sou apenas eu que começo seriamente a ponderar esta solução.

Apesar de acreditar no meu País, preocupa-me o efeito espiral que estas opiniões excessivamente negativas irão ter. Sei que a situação é difícil, mas estas opiniões tornam praticamente impossível qualquer medida de inverter a delicadeza económica de Portugal.

Não pretendo que escondam o sol com a peneira mas também não me agrada que nos atirem do precipício abaixo pisando-nos as mãos em que nos apoiamos na escarpa íngreme, quando nos esforçamos arduamente para superar as dificuldades.

Elias Escreveu:Quanto à dívida grega:
Dívida grega é "oportunidade" de investimento

Elias, a notícia que colocas sobre a "oportunidade" da dívida grega tem mais de nove meses, desde lá já tiveram um segundo plano de resgate, creio que ambos concordamos não ser propriamente uma "oportunidade" de investimento...
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

Mais um

por jpauloff » 6/7/2011 23:38

Eu sou daqueles que tem a plena convicção que a Guerra é entre o euro e o dolar (a titulo comparativo é como se uma nação levasse com umas bombas mas ainda não se tinha aprecebido). Claro que nós (Portugal) e a grécia e a Europa ajudamos à festa, Portugal, Grécia e Espanha por serem devedores e a Europa porque não se apercebe que as intenções americanas estão muito para além disso e não criou mecanismos para acabar imediatamente com esta situação. Também acho que se não fosse esta situação e o EUA estariam a entrar numa situação muito difícil. Penso também que ainda vou estar vivo para ver toda esta situação do outro lado do altantico mas bem mais grave.

Quanto às agencias, perspectivas ainda se aceitam, agora notações com base em suposições...está tudo dito. Faz-me lembrar o subprime em sentido contrário e sabem porque? A diferença é a empresa ser portuguesa ou Americana.

PS: Fico indignado porque à conta destes senhores lá vai o dinheiro do meu trbalho para os seus bolsos.

Registado: 29/11/2007 9:23

por Elias » 6/7/2011 23:30

Godfather Escreveu:A questão que se coloca nem é tanto:

Elias Escreveu:peguem nas vossas poupanças e apliquem tudo em dívida grega. Depois partilhem aqui a vossa experiência.[/b] 8-)

Mas sim, face à credibilidade (muito ou pouco) que damos às agências de rating, se irei transferir as minhas poupanças para o estrangeiro (Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, etc..) face ao nível de lixo que Portugal está (afinal as agências de rating disseram que Portugal vale lixo).

Mas se decidires transferir as poupanças lá para fora, é porque aceitas a classificação da Moody's - ou não? Se achassses que a classificação não fazia sentido, não terias motivo para ficares preocupado... digo eu.

Quanto à dívida grega:
Dívida grega é "oportunidade" de investimento

por Elias » 6/7/2011 23:24

varus Escreveu:Na época a CEE era constituída por poucos países , num universo planetário pouco conta, mas com pautas , para países exteriores à comunidade.

Conte bué, eram quase 200 milhões. Os países que se juntaram depois é que eram, em média, muito menos populosos.

varus Escreveu:O proteccionismo sempre foi utilizado por muitos países , para se defenderem do Dumping e as industrias estratégicas e os respectivos postos de trabalho .

O estado novo tinha pautas como os outros tinham , mas só que tinha um grande mercado em acelerado crescimento , que eram colónias , nomeadamente Angola.
Se actualmente existe um deslumbramento a este país , imaginem na época e nas perspectivas e com um grande efeito dinamizador da nossa economia .

Ainda ontem Santana Lopes , estava a explicar que no tempo do Cavaco , o pai estava ligado à industria de concentrado de tomate , e estava a sofrer Dumping de empresas Italianas subsidiadas pelo estado.
O Cavaco como "bom" aluno na europa , não quis proteger o sector. O mesmo aconteceu a outros , num espaço livre comum...

mas és a favor do proteccionismo ou contra?

por Las_Vegas » 6/7/2011 23:24

Nós, os Portugueses, não estamos à beira de um incumprimento.

Nós vamos conseguir pagar tudo a tempo e horas e ainda assim crescer acima da média europeia.

Dentro de pouco mais que um ano e meio os mercados voltarão a confiar em nós.

Se isto acontecer, como eu desejo, as agências de rating são uma treta e a maioria dos portugueses estava certo ( e eu redondamente enganado).

Espero sinceramente que vocês estejam certos.

Registado: 4/11/2002 23:12

por JMHP » 6/7/2011 23:23

The Mechanic Escreveu:JMHP
Explica lá o que já foi feito de há 2 meses até aos dias de hoje?!... O que é que mudou na performance da nossa economia e no buraco das nossas conta publicas?!

Anda tudo amuado com as agências de rating, mas parecem esquecer que o nosso "buraco" aumenta a cada dia:

O que é mudou desde há dois meses para cá ?!
- Novo Governo ( vê Programa do Governo )de maioria
- Baillout de dezenas de Biliões aprovado ( com chegada da 1ª tranche que alivia o pais de uma situação que há dois meses era aflitiva, pois não havia dinheiro para continuar " a funcionar" e o posiciona para recuperar )
- Esforços para mudança do estado actual das coisas de acordo com o Memorando da Troika
- Outras medidas extra para melhorar mais rapidamente a situação ( vide corte de 50% nos Subs. de Natal )

...tens estado fora do país ,é ?!

Nas palavras do Ministro Alemão das Finanças :

"Portugal tem um novo governo deste há algumas semanas, e fomos informados por todas as instituições europeias de que, no que respeita à aplicação das recomendações decidida com base nas conversações com o Banco Central Europeu e da Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional, está não só a cumprir o calendário, como até a antecipá-lo", acrescentou o ministro democrata cristão.

"Por isso, do nosso ponto de vista, não há qualquer justificação para, neste para momento, tão cedo, a Moody's tomar uma tal decisão", sublinhou Schäuble.

Não queres é que já hajam resultados passado um mês, pois não !?

Isto é como um gajo com a corda na garganta e os braços presos atrás. Empurraram-no e começou a sufocar . Entretanto apareceu um que lhe está a segurar as pernas . O gajo está salvo ? Não . Mas pelo menos já estão a ser feitos esforços para o salvar e não morrerá nos próximos segundos . Com alguns esforços que estão a ser feitos , é até capaz de poderem retirar-lhe o nó da garganta ! Está salvo ? Não. Mas já está melhor que há alguns segundos atrás ... porque há-se a "agencia de rating dos enforcados " dizer que ele está agora mais morto que há alguns segundos atrás quando saltou ? Será que tem a ver com o dono da agencia , ser tambem o dono da Funerária ?
.

The Mechanic,

Nada disso altera a nossa tendência e o risco de Portugal vir a necessitar de um segundo pedido de ajuda, até 2013 estamos a "salvo", depois disso é que....

As medidas anunciadas pelo governo, ainda não passaram do papel e não se conhecem os efeitos produzidos na economia para além de uma recessão já assumida por todos. Enquanto isso a nossa divida continua a sua ascensão a bater recordes que pela sua dimensão entretanto alcançada torna "impossível" Portugal evitar um segundo pedido de ajuda mais até ou depois de 2013.

Eu também não gostei desta decisão da Moody's, mas os fundamentos que eles apresentam são reais e infelizmente para nós dificilmente conseguiremos evita-los.

Convém não esquecer que esta agências que quase todos portugueses hoje odeiam, são as mesmas que nos premiram com um rating durante uma década que nos possibilitou juros baixos nunca antes imaginados e alcançados por nós.

Compreendo a revolta de muitos portugueses, mas não compreendo que se esteja a criar um bode expiatório à boa tradição lusitana em torno das agências financeiras relativamente à situação em que se encontra o país e como chegamos até aqui.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Godfather » 6/7/2011 23:21

Caro Elias,

Não digo que as indicações das agências de rating sejam totalmente erradas, sou da opinião é que estão exageradas...

nem oito (passar de A- para CCC- o Lehman Brothers uma hora depois da falência), nem dimnuir em sete níveis o rating da República Portuguesa em menos de seis meses, apesar de estarmos a tomar medidas para saír do buraco em que estamos...

A questão que se coloca nem é tanto:

Elias Escreveu:peguem nas vossas poupanças e apliquem tudo em dívida grega. Depois partilhem aqui a vossa experiência.[/b] 8-)

Mas sim, face à credibilidade (muito ou pouco) que damos às agências de rating, se irei transferir as minhas poupanças para o estrangeiro (Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, etc..) face ao nível de lixo que Portugal está (afinal as agências de rating disseram que Portugal vale lixo).

Se seguir as recomendações das agências, mais alguns institucionais e mais alguns milhares de aforradores de Portugueses e colocar as poupanças lá fora, a situação débil da nossa economia como irá ficar?

É um pouco uma pescada de rabo na boca ou de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?...

E assim se ajuda a estoirar a economia de um País...

Cumprimentos,

por varus » 6/7/2011 23:17

Elias

Na época a CEE era constituída por poucos países , num universo planetário pouco conta, mas com pautas , para países exteriores à comunidade.

O proteccionismo sempre foi utilizado por muitos países , para se defenderem do Dumping e as industrias estratégicas e os respectivos postos de trabalho .

O estado novo tinha pautas como os outros tinham , mas só que tinha um grande mercado em acelerado crescimento , que eram colónias , nomeadamente Angola.
Se actualmente existe um deslumbramento a este país , imaginem na época e nas perspectivas e com um grande efeito dinamizador da nossa economia .

Ainda ontem Santana Lopes , estava a explicar que no tempo do Cavaco , o pai estava ligado à industria de concentrado de tomate , e estava a sofrer Dumping de empresas Italianas subsidiadas pelo estado.
O Cavaco como "bom" aluno na europa , não quis proteger o sector. O mesmo aconteceu a outros , num espaço livre comum...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 329 visitantes