Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-Off-topic - Continente?! nem morta! ainda apanho e-coli!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 20/6/2011 15:46

rmachado Escreveu:Um diz que o mercado é livre mas pq ng te obriga a ser produtor.. (uhm... é isto que faz o mercado ser livre?), o que vindo do Elias até parece engraçado. :)

Não sei qual é a parte que não percebeste.
Mas há alguém que seja obrigado a produzir o que quer que seja?

rmachado Escreveu:O outro diz que quem manda no preço são as grandes superficies... logo o mercado é livre? Ou a procura já está condicionada logo a partida?

Não vejo onde está a contradição. Ninguém é obrigado a vender às grandes superfícies. Só vende quem quer.

Tudo isto faz-me lembrar aquele discurso a defender os pequenos comerciantes que coitadinhos estão a ser esmagados pelas grandes superfícies, negando-se a encarar a realidade e a realidade é que continuam agarrados a um modelo de negócio que já não tem nada a ver com a realidade actual.

Registado: 5/11/2002 12:21

por rmachado » 20/6/2011 15:44

AutoMech Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:O que eu quero dizer com isto é que tem de haver uma nova mentalidade nos produtores em que para ter poder de negociação, há que haver uma especialização na sua produção.

Bingo.

Eu conheço várias pessoas ligadas à agricultura no alentejo e observam-se dois fenómenos.

1. Margens do Guadiana. Deste lado terras abandonadas. Do outro lado tudo explorado, com produtos adequados ao clima (girassol, oliveiras, tomate, etc).
O rio é o mesmo, o clima é o mesmo, o solo é o mesmo (a acreditar no que me dizem, porque não sei). O que muda são os agricultores e o governo.

Será do governo ? Passemos ao segundo ponto:

2. Os espanhóis vêm e compram as terras que os agricultores portugueses não querem e produzem cá, com o mesmo governo.

Quem quiser que tire as conclusões.

Talvez pq nós tb quisemos ser o bom aluno e deixamos que a CE mandasse demais na nossa agricultura.. e ai com a conivência dos governos...

Já os espanhóis muitas vezes mandaram as favas os senhores da CE e tb fazem muito "proteccionismo escondido"..

Mas olha que o leite na Galiza tem sido muito mal tratado.

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 20/6/2011 15:41

Como é que em duas respostas temos tb uma contradição?

Um diz que o mercado é livre mas pq ng te obriga a ser produtor.. (uhm... é isto que faz o mercado ser livre?), o que vindo do Elias até parece engraçado. :)

O outro diz que quem manda no preço são as grandes superficies... logo o mercado é livre? Ou a procura já está condicionada logo a partida?

Bem sei que os nossos produtores (um pelo menos alguns) ainda não perceberam que precisam de dimensão.. e que para tal devem unir esforços (não é vender terrenos) mas ai o Min. da Agricultura é que tem culpa.. e a CE tb não ajuda.

por Pickbull » 20/6/2011 15:41

@AutoMech:

Conforme já tinha dito há uns anos atrás pagavas menos e o produtor ganhava mais. Era uma situação win/win. Agora é precisamente o contrário. Produtor e consumidor final estão piores porque um paga mais e o outro recebe menos!

É obra do mercado? Claro que sim.

Mas um mercado aberto com regras diferentes de país para país não fará de certeza com que Portugal produza o que pode produzir.

Tal como na bolsa é preciso preservar o capital. Se eu, e outros como eu, que somos pequenos agricultores, e apenas produzimos umas centenas de tonelada de fruta por ano, desistirmos de produzir de certeza que fará alguma mossa na nossa balança de importações/exportações.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Lion_Heart » 20/6/2011 15:37

Mercado? LOL

Um mercado como o Português é um não mercado. Muitas cidades no Mundo tem mais mercado que Portugal inteiro.

Portugal é uma quinta para meia duzia de poderosos Portugueses e alguns estrangeiros governarem.

Mercado aqui pouco existe, quando muito existe pela internet e com Espanha.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 20/6/2011 15:36

nelsonfilipe Escreveu:O que eu quero dizer com isto é que tem de haver uma nova mentalidade nos produtores em que para ter poder de negociação, há que haver uma especialização na sua produção.

Bingo.

Eu conheço várias pessoas ligadas à agricultura no alentejo e observam-se dois fenómenos.

1. Margens do Guadiana. Deste lado terras abandonadas. Do outro lado tudo explorado, com produtos adequados ao clima (girassol, oliveiras, tomate, etc).
O rio é o mesmo, o clima é o mesmo, o solo é o mesmo (a acreditar no que me dizem, porque não sei). O que muda são os agricultores e o governo.

Será do governo ? Passemos ao segundo ponto:

2. Os espanhóis vêm e compram as terras que os agricultores portugueses não querem e produzem cá, com o mesmo governo.

Quem quiser que tire as conclusões.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por nelsonfilipe » 20/6/2011 15:25

rmachado Escreveu:Isto é um pouco como o "petroil".. é mercado aberto mas tens basicamente 3 grandes a mandar... e com a distribuição ainda a ajudar...

Ou seja mesmo que os produtores ganhem escala o mercado não é livre... é sempre condicionado.
A grande questão é se o mercado é assim pq razão não se tenta fazer o que fazem os outros que conseguem mandar fruta para cá?

Disseram-me que a produçaõ de cereja cá foi muita para o lixo, mas no Inter (passe a publicidade) não me parecia existir muita e o preço era puxadote... não é uma contradição?

Não é contradição nenhuma. As grandes superfícies conseguem mandar no preço de compra aos produtores, se não vejamos, JM, Sonae compram os pessegos vermelhos nesta altura que varia entre os 0.50 e os 0.60 cêntimos. E depois vendem acima de 1,20. Ou seja, quero dizer com isto que eles compram barato e vendem caro. Fazem mal? Claro que não. É bom para os produtores? Claro que não. Só quem tem grandes explorações como os nossos vizinhos de espanha, badajoz que a mais pequena exploração de pessegos não tem menos de 10 hectares. E claro é de lembrar que cada hectare de pessego produz à volta de 30 toneladas. O que eu quero dizer com isto é que tem de haver uma nova mentalidade nos produtores em que para ter poder de negociação, há que haver uma especialização na sua produção.

Registado: 10/9/2009 15:41

por Elias » 20/6/2011 15:15

rmachado Escreveu:Isto é um pouco como o "petroil".. é mercado aberto mas tens basicamente 3 grandes a mandar... e com a distribuição ainda a ajudar...

Isto é um engano, rmachado.
Lá fora tens muito mais que 3 marcas a operar e no entanto as queixas são exactamente as mesmas: as de que as gasolineiras andam a meter ao bolso à conta dos consumidores.

rmachado Escreveu:Ou seja mesmo que os produtores ganhem escala o mercado não é livre... é sempre condicionado.

Claro que o mercado é livre. Desde logo porque ninguém é obrigado a ser produtor.

rmachado Escreveu:A grande questão é se o mercado é assim pq razão não se tenta fazer o que fazem os outros que conseguem mandar fruta para cá?

É fácil: porque os outros conseguem produzir muito mais barato. Bem-vindo ao mercado comum 8-)

rmachado Escreveu:Disseram-me que a produçaõ de cereja cá foi muita para o lixo, mas no Inter (passe a publicidade) não me parecia existir muita e o preço era puxadote... não é uma contradição?

Não vejo porque é que há-de ser uma contradição. Quem faz o preço é o mercado. Só paga cerejas a 4 ou 5 euros quem quer. No continente até já vi cerejas à venda por 9 euros. Se elas se vendem é porque há quem esteja disposto a pagar esse preço.

Eu não pago 4 euros por um quilo de cerejas. Nem 3 euros. Compro cerejas a 2 euros.

Mas muitas pessoas nem sequer comparam preços e compram a primeira coisa que lhes aparece à frente.

Também isto é o mercado a funcionar.

por rmachado » 20/6/2011 14:59

Isto é um pouco como o "petroil".. é mercado aberto mas tens basicamente 3 grandes a mandar... e com a distribuição ainda a ajudar...

Ou seja mesmo que os produtores ganhem escala o mercado não é livre... é sempre condicionado.
A grande questão é se o mercado é assim pq razão não se tenta fazer o que fazem os outros que conseguem mandar fruta para cá?

Disseram-me que a produçaõ de cereja cá foi muita para o lixo, mas no Inter (passe a publicidade) não me parecia existir muita e o preço era puxadote... não é uma contradição?

por Automech » 20/6/2011 14:46

Pickbull Escreveu:Claro que não são obrigados a vender mas se não o fizerem, a maioria dos agricultores, só tem que desistir da produção. É isso que se pretende? Acho que não.

Então pretende-se o quê ? Que eu pague mais caro ao continente para assegurar a existência dos produtores ?

Pickbull Escreveu:Quantos são os agricultores que além da produção ainda conseguem ter toda a "máquina" necessária (triagem, limpeza, acondicionamento, preservação e distribuição) para venderem a quem quiserem?

Qual é o ponto que querias salientar quando fizeste este comentário ? Não percebi.

Pickbull Escreveu:- Sobre o preço. Se achas que o produtor ganhar 0.30€/Kg para chegar ao consumidor a 2.00€/Kg é bom vou ali já venho.
Até te digo mais. Há uns anos atrás o consumidor comprava mais barato e o produtor ganhava mais dinheiro.

Não sei que maças compras a 2 euros mas eu compro a metade ou menos do que isso...

Eu até podia aceitar a crítica se houvesse um monopólio ou duopólio mas hoje em dia há o Continente, o Pingo Doce, o Jumbo, o Lidl, o Minipreço, o Intermarché e todas as mercearias de bairro (que podem ou não estar associadas a outras cadeias), por isso a opção não é apenas JM/sonae (ainda que estes tenham uma grande quota).

Agora, claro que o mercado não consegue suportar o preço do pequeno agricultor, que não tem escala e produz muito mais caro do que o vizinho do lado. Especialização ou escala são as chaves em todas as indústrias.

Pickbull Escreveu:Os "pequenos" produtores se não estiverem associados é que nem a eles vendem. Ou seja não vendem a ninguém (em Portugal).

A questão é se eles não vendem, alguém vende. E vende voluntariamente. O mercado não pode garantir a existência de milhares de pequenos produtores. É assim em todas as indústrias e a agricultura não é diferente.

Porque carga de água é que o mercado tem de assegurar a escoação do produto a quem tem meia dúzia de hectares e produz a um preço não competitivo ?

por Elias » 20/6/2011 13:29

Pickbull Escreveu:Para mim um mercado que funcione bem terá que começar por ser transparente e justo.

Eu até tendo a concordar com a tua definição, mas o conceito de "justo" é, ele mesmo, subjectivo.

por Pickbull » 20/6/2011 13:08

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:Agora o facto do mercado estar a funcionar não quer dizer que esteja a funcionar bem. :wink:

O conceito de "funcionar bem" é bastante subjectivo, de qualquer forma gostaria de saber o que seria, para ti, um mercado a "funcionar bem".

É verdade que é subjectivo e por isso a minha resposta será simples e objectiva apesar de poder ser interpretada como subjectiva. :shock:

Para mim um mercado que funcione bem terá que começar por ser transparente e justo.

Desenvolvendo isto a discussão rapidamente chegaria às políticas da UE mas para já nem é isto que está em causa.

por Elias » 20/6/2011 12:56

Pickbull Escreveu:Agora o facto do mercado estar a funcionar não quer dizer que esteja a funcionar bem. :wink:

O conceito de "funcionar bem" é bastante subjectivo, de qualquer forma gostaria de saber o que seria, para ti, um mercado a "funcionar bem".

por Pickbull » 20/6/2011 12:51

Elias Escreveu:
Pickbull Escreveu:Disso não tenho qualquer dúvida. Vai perguntar aos pequenos comerciantes quanto vendiam antes e depois do aparecimento das grandes superfícies.
Se em vez de uns milhares de compradores passámos a ter 2 ou 3 é certo que secaram o resto do mercado.

É o mercado a funcionar.

O pequeno comércio (não alimentar) também passou a vender muito menos depois do aparecimento dos shoopings. E porquê? Porque as pessoas preferem ir aos shoppings do que ao comércio de rua. Isto não é óbvio?

É mais do que óbvio. É precisamente isso que tenho andado a dizer.

Agora o facto do mercado estar a funcionar não quer dizer que esteja a funcionar bem. :wink:

por Elias » 20/6/2011 12:34

Pickbull Escreveu:Disso não tenho qualquer dúvida. Vai perguntar aos pequenos comerciantes quanto vendiam antes e depois do aparecimento das grandes superfícies.
Se em vez de uns milhares de compradores passámos a ter 2 ou 3 é certo que secaram o resto do mercado.

É o mercado a funcionar.

O pequeno comércio (não alimentar) também passou a vender muito menos depois do aparecimento dos shoopings. E porquê? Porque as pessoas preferem ir aos shoppings do que ao comércio de rua. Isto não é óbvio?

por Pickbull » 20/6/2011 12:29

Meu caro....não me digas que aqueles homens/empresários que vieram à capital trazer tudo o que foi exposto foram forçados pelo tio Belmiro/filho a fazê-lo?

Não te sei responder a isso.
O que sei é que são alguns desses produtores que são obrigados a fazerem os descontos que aparecem depois ao consumidor final.

Será mesmo que eles andam assim a secar o mercado?

Disso não tenho qualquer dúvida. Vai perguntar aos pequenos comerciantes quanto vendiam antes e depois do aparecimento das grandes superfícies.

por Pickbull » 20/6/2011 12:21

AutoMech Escreveu:Em relação à iniciativa não vou comentar.

Já os comentários do Pickbull levantam-me duas questões:
- São os produtores obrigados a vender à Sonae / JM ?
- Deveriam a Sonae / JM comprar mais caro (quanto ?), vendendo por sua vez mais caro, prejudicando o consumidor final ?

Claro que não são obrigados a vender mas se não o fizerem, a maioria dos agricultores, só tem que desistir da produção. É isso que se pretende? Acho que não.
Quantos são os agricultores que além da produção ainda conseguem ter toda a "máquina" necessária (triagem, limpeza, acondicionamento, preservação e distribuição) para venderem a quem quiserem?

- Sobre o preço. Se achas que o produtor ganhar 0.30€/Kg para chegar ao consumidor a 2.00€/Kg é bom vou ali já venho.
Até te digo mais. Há uns anos atrás o consumidor comprava mais barato e o produtor ganhava mais dinheiro.

AutoMech Escreveu:Tudo o que referiste parece-me, na minha opinião, o mercado a funcionar. Já pensaram os produtores de maças em associar-se e 'secar' o fornecimento à Sonae / JM ?

Os "pequenos" produtores se não estiverem associados é que nem a eles vendem. Ou seja não vendem a ninguém (em Portugal).

por rmachado » 20/6/2011 11:37

AutoMech Escreveu:Em relação à iniciativa não vou comentar.

- Deveriam a Sonae / JM comprar mais caro (quanto ?), vendendo por sua vez mais caro, prejudicando o consumidor final ?

Tudo o que referiste parece-me, na minha opinião, o mercado a funcionar. Já pensaram os produtores de maças em associar-se e 'secar' o fornecimento à Sonae / JM ?

Claro que não. Em primeiro lugar porque associativismo é palavra proibida numa classe em que todos gostam de dar bitaites (conheço muitos agricultores e aí do gajo que vá para lá dar ordens na quinta dele).

Em segundo lugar porque há sempre quem fure o esquema e decida vender (ou chamar-se-á isso mercado a funcionar ?).

Auto

Infelizmente o que dizes é verdade, os agricultures (ou parte deles) ainda não perceberam que tem de ganhar escala para conseguirem competir.. especialmente fora de Portugal..

Quanto aqui a Sonae/JM/distribuição infelizmente eles é que ditam as regras, e digo infelizmente para quem produz e ou estás com eles ou não consegues fazer sair o produto da quinta.. é um meio muito complicado.
Ainda recentemente estive numa fábrica de produtos congelados (peixe e não só) e eles embora tenham capacidade produtiva para 3 turnos só fazem um pois não conseguem (ou é extremamente dificil) colocar o seu produto nas grandes superficies que como sabem dominam o mercado.. e sendo assim mais vale produzir "pouco" e vender do que tentar se aventurar... a solução podia ser ir para fora... mas não é fácil, nem barato para uma empresa de alguma escala mas ainda familiar.

por rmachado » 20/6/2011 11:33

Elias Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Completamente inútil, meu caro!
Não há interesses comerciais nas iniciativas da Isabel Jonet! Em termos humanitários é dificil fazer melhor...
Tás roídinho de inveja... :lol:

Inveja, eu?

Olha repito aqui o que escrevi na página anterior: posso partilhar contigo que as coisas que eu ouvi dizer acerca do Banco Alimentar contra a fome (vindas de alguém que lá esteve a colaborar) têm muito pouco de humano e digno...

É pá...

Conta lá essas que eu colabora sempre...

Devem se do mesmo calibre que eu ouvi sobre a AMI e até as missões militares na Bósnia..

por keijas » 20/6/2011 1:42

Pickbull Escreveu:@keijas:

"Pickbull" onde vives?

Vivo na aldeia e sou agricultor. Nomeadamente de maçãs.

não só o CONTINENTE como qualquer outra rede de supermercados tem um grupo de fornecedores não só no sector agricola como no piscatório ou no das carnes que aceitaram um acordo para o fornecimento dentro de determinado persupostos e que quando os mesmos não forem cumpridos estão sujeitos ás clausulas daquilo que assinaram. Ora se os fornecedores continuam a fazer parte daquilo que é,no caso do CONTINENTE, o CLUBE DE FORNECEDORES é porque ao contrário do que referes, não estão assim tão desiludidos.

Agora pergunto eu. Onde vives? :wink:

As grandes superfícies secaram todo o mercado, ou seja são eles o mercado. O que faz com que sejam eles a definir o preço.
A opção do pequeno agricultor (aquele que apenas produz o produto) é vender a eles ou fechar as portas.

A "publicidade" que fazem aos agricultores é muito gira para mostrar aos consumidores mas não mostra nem metade da verdade do que se passa a montante das grandes superfícies.

meu caro "Pickbull"

viva ...boa noite

vivo exactamente no local do meu nick, isto é em Queijas

vivo num sítio que hoje já não é uma zona rural, sou oriundo e com alguma actividade, embora pequena,duma zona onde se cheira a terra e onde acompanho o crescimento das árvores a floração e a maturação dos frutos, alguns até e por coincidência são maçãs(zona centro oeste) desculpa a frontalidade, formas de estar na vida......não tenho problemas.....:roll:,não respondeste e fizeste a pergunta 8-)

Não tenho porte para ser fornecedor de grandes superfícies por isso estou à vontade para falar sobre o assunto.

Meu caro....não me digas que aqueles homens/empresários que vieram à capital trazer tudo o que foi exposto foram forçados pelo tio Belmiro/filho a fazê-lo?

Será mesmo que eles andam assim a secar o mercado?

Sabes qual a quantidade de agricultores/empresários agrícolas que estão à espera de serem seleccionados como novos fornecedores das grandes superfícies?

Gostava que explicitasses melhor o teu ultimo parágrafo, não com uma frase enviada para o "eter" mas com fundamentos.

"só com o debate podemos chegar ao conhecimento"
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por Automech » 20/6/2011 1:17

Em relação à iniciativa não vou comentar.

Tudo o que referiste parece-me, na minha opinião, o mercado a funcionar. Já pensaram os produtores de maças em associar-se e 'secar' o fornecimento à Sonae / JM ?

Claro que não. Em primeiro lugar porque associativismo é palavra proibida numa classe em que todos gostam de dar bitaites (conheço muitos agricultores e aí do gajo que vá para lá dar ordens na quinta dele).

Em segundo lugar porque há sempre quem fure o esquema e decida vender (ou chamar-se-á isso mercado a funcionar ?).

por Pickbull » 20/6/2011 0:58

@keijas:

"Pickbull" onde vives?

Vivo na aldeia e sou agricultor. Nomeadamente de maçãs.

não só o CONTINENTE como qualquer outra rede de supermercados tem um grupo de fornecedores não só no sector agricola como no piscatório ou no das carnes que aceitaram um acordo para o fornecimento dentro de determinado persupostos e que quando os mesmos não forem cumpridos estão sujeitos ás clausulas daquilo que assinaram. Ora se os fornecedores continuam a fazer parte daquilo que é,no caso do CONTINENTE, o CLUBE DE FORNECEDORES é porque ao contrário do que referes, não estão assim tão desiludidos.

Agora pergunto eu. Onde vives? :wink:

As grandes superfícies secaram todo o mercado, ou seja são eles o mercado. O que faz com que sejam eles a definir o preço.
A opção do pequeno agricultor (aquele que apenas produz o produto) é vender a eles ou fechar as portas.

A "publicidade" que fazem aos agricultores é muito gira para mostrar aos consumidores mas não mostra nem metade da verdade do que se passa a montante das grandes superfícies.

por keijas » 20/6/2011 0:43

ferradura Escreveu:Já que falam no PICNIC...eu estive lá.

Vi uma galinha doente, e a ser picada pelas outras.

O pessoal ainda tentava afastar as galinhas para não picarem a desgraçada.

Meu caro ferradura ... desculpa o meu desabafo mas queria fazer uma pergunta:

És veterinário de formação?

Se a tua resposta for afirmativa porque não intervieste junto da organização e denunciaste a situação?

Não tiveste coragem ou.... estavas mesmo indeciso ou.... não topaste essas galinhas doentes?

Eu também por lá andei e não vi cenas dessas,disso não me apercebi, no sector animal vi por lá animais vivos e não como os costumamos ver nos supermercados, isto é retalhados ou embalados, estavam vivos!!!!

Depois de ler o que escreveste fiquei com duvidas e numa dessas pensei só poder ser fruto da ignorância de quem nem sabe o que é uma galinha a ser picada na cabeça.

Passa uns dias pela mundo rural para veres komekié,vais ver cenas que decerto nunca imaginaste, a natureza ao vivo é muito diferente daquilo que vem nos books, até se pode aprender.

Disclaimer: sou oriundo do meio rural onde me habituei desde muito pequeno a ver o galo dar umas bicadas na cabeça da frangas/galinhas, mais tarde, com o passar dos anos fui-me apercebendo que aquilo eram ....galadelas

Pickbull Escreveu:
O que vi nessa reportagem é que eles compram todo o peixe e os produtos agriculas aos seus fornecedores, e depois fazem uma selecção, uma boa parte não tem os requesitos necessários para vender nos mercados continente pelo menos os agricultores receberam pela totalidade.

Isso é falso.

O que eles fazem é fazer uma escolha já dentro dos parâmetros exigidos ao agricultor.

Ou seja, se o agricultor não tiver, por exemplo, as maçãs dentro do calibre mínimo não recebe coisa nenhuma.

"Pickbull" onde vives?

Pata-Hari Escreveu:Já agora, em todas as cidades normais/desenvolvidas que eu conheço, existem áreas onde se concentram negócios. E que não são propriamente nos subúrbios. Mais, se a avenida da liberdade é hoje o que é, a esses negócios se devem.

"Pata"
Ao andar por aí por essa Europa, em países da CEE ou na Suiça ou em Inglaterra por vezes encontramos avenidas ou ruas fechadas ao transito em dias de trabalho. Há um mercado aí. São os vendedores ambulantes que nesses dias são os donos desse locais e que fazer????.... o metro ou o autocarro como alternativa.

Passando ao pós dias deste evento:

Penso que a CML aproveitou a oportunidade oferecida pelo CONTINENTE para ensaiar aquilo que num futuro não muito distante será o destino da principal avenida, será a emitação do que se passa em outras capitais europeias com a restrição da circulação automóvel dentro da cidade.

a imagem abaixo documenta o desinteresse da iniciativa
Anexos
Fotografia0002.jpg
Fotografia0002.jpg (744.45 KiB) Visualizado 1529 vezes
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por TRSM86 » 19/6/2011 23:54

tugatuga11 Escreveu:
carf2007 Escreveu:O pessoal de Lisboa, principalmente para os lados da 2ª Circular, viu muito bem, nos últimos meses, onde são criados os frangos ...

5 estrelas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

CHAMARAM POR MIM :-)

http://www.youtube.com/watch?v=lwbldWC_V-Q
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Pickbull » 19/6/2011 23:48

No caso das maças nao sei precisar os valores, mas o agricultor recebe abaixo de 1 euro, e a sonae vende acima de 1 euro, acho que perto de 2.

A correr bem recebem 0.30€. É também graças às grandes superfícies que a agricultura está como está!

O que vi nessa reportagem é que eles compram todo o peixe e os produtos agriculas aos seus fornecedores, e depois fazem uma selecção, uma boa parte não tem os requesitos necessários para vender nos mercados continente pelo menos os agricultores receberam pela totalidade.

Isso é falso.

O que eles fazem é fazer uma escolha já dentro dos parâmetros exigidos ao agricultor.

Ou seja, se o agricultor não tiver, por exemplo, as maçãs dentro do calibre mínimo não recebe coisa nenhuma.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: niceboy, peterteam2 e 138 visitantes