OFF-TOPIC - Recebi o meu primeiro ordenado reduzido
Mares Escreveu:MarcoAntonio,
seria bom termos números para fundamentar as nossas opiniões (eu tento fazer esse esforço, assim como sei que também fazes).
Não tenho dados e duvido que existam números.
Mares Escreveu:Tens algum número para o número de funcionários públicos que deixaram o Estado para irem para o privado? O que se ouve falar é dos médicos...mas também não sei em que número e se ocorrem em mais sectores do Estado.
Conheço casos de professores e já me cruzei tb com casos de pessoas que trabalham nas Finanças por exemplo e saíram.
Não é assim tão invulgar...
Claro que a maior parte não muda. Mas nem sequer existe interesse que mude porque prejudica a estabilidade e funcionamento dos serviços, o que em vários sectores do estado é até particularmente mais importante porque são serviços/áreas sensíveis como a Saúde ou a Justiça para dar dois exemplos.
Mares Escreveu: A noção que tenho é que no universo dos funcionários do Estado, esse valor deverá ser muito pequeno...(penso eu de que...).
Ao que eu acrescentaria que é pequeno e quer-se pequeno, em termos genéricos. As pessoas andarem todas a saltar de emprego não é uma vantagem per si...
Mares Escreveu:Fala-se muito agora da injustiça sobre os cortes, mas como referí num outro post, ninguém reclamou pelo aumento nos salários de 2,9% durante o ano de 2009... ou teve alguém que tivesse contestado isso?
É natural que não "reclamem" mas convém que tenhas em linha de conta que desde 2000 os funcionários públicos tiveram perda real de vencimentos em todos os anos à excepção de 2009 e o que incremento de 2009 é largamente inferior ao decremento no conjunto dos outros anos.
Mares Escreveu:Existem 5 milhões de portuguêses vivendo fora de Portugal... Isto é 30% da população...
Nem todos emigram, mas 30% é um valor muito elevado.
Isso (que é de resto uma estimativa) não representa o fluxo de individuos a abandonar o país:
1) Inclui por exemplo filhos de emigrantes nascidos já fora do país e que têm nacionalidade portuguesa também;
2) É um valor cumulativo. A taxa de individuos que sai por ano é da ordem dos 5 a 10 em cada mil, menos de 1%. Se somares todos os individuos que já trabalharam no publico e no privado, provavelmente vais ficar surpreendido com a percentagem, eventualmente de uma ordem de grandeza não muito diferente da população emigrante. No entanto, por ano, a percentagem dos que saiem de um lado para entrar no outro será baixa..
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pata-Hari Escreveu:Mas risco:calculado, o serviço que é prestado pelo mesmo dinheiro noutros países é que suspeito que seja diferente. O serviço que o estado Finlandês presta aos seus cidadãos é espantoso...!
E eu estou solidária com o vitcosta: um médico formado em Portugal, com especialidade e a ganhar 2500 euros é uma miséria! são os tipos mais brilhantes que saíram das nossas escolas, com um investimento pessoal na profissão (em anos de estudo) interminável, passados a um crivo indiscritivel, com exigências de qualidade técnica e humana sem igual, com uma responsabilidade infinita nas suas mãos. Achas 2500 euros caro!? eu acho uma pechincha!
A única coisa que pode justificar a miséria do montante é que a diferença entre os 2500 euros e trabalhar no privado pode ser considerado como o custo da aprendizagem - que é conhecida como sendo efectivamente feita quando se trabalha nos hospitais públicos, onde os meios são melhores até porque o estado é o único a ter as máquinas e meios que os privados não têm por falta de rentabilidade dos mesmos (via custo). Concordas, vitcosta?
(tenho uma amiga cardiologista, brilhante, uma das melhores na sua área especifica, com qualidades humanas como eu nunca vi, trabalha no melhor hospital público de cardiologia e que ganha um valor tão ridículo que só é justificável pelo amor à profissão. O ordenado dela, no público, só pagaria um terço da minha renda de casa.)
Não vou comentar casos específicos Pata. Em geral o que acho é que em Portugal os profissionais qualificados (seja no púlico seja no privado) são muito mal pagos.
E já agora recordo este tópico:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=75646
Em Portugal, regra geral, os bons cargos e os bons salários são determinados pelos conhecimentos/cunhas e não pelas qualificações e na minha opinião essa é uma das principais causas do nosso atraso.
Alguns exemplos de más remunerações no sector privado:
( são os que me recordo, se fosse à procura possivelmente encontraria muitos mais)
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=75196
Numa área que conheço (informática) os salários na Irlanda são cerca do triplo de Portugal para funções idênticas.
http://theportugueseeconomy.blogspot.com/2010/03/portuguese-brain-drain.html
Não concordo necessariamente com tudo o que diz o post nomeadamente com o sentido da causalidade : baixo crescimento -> emigração de "cérebros" , para mim talvez o sentido seja o inverso, mas adiante...
de qq forma vale a pena ler tanto o post como os comentários ao mesmo. Alguns exemplos:
Paulo said...
Interesting subject. I'm one of those graduates who decided to experience another part of the world. I've left Lisbon in 2008 and I've been living in Stockholm since then.
I didn't leave due to lack of job opportunities. I graduated in Computer Science from Instituto Superior Técnico which is still a prolific area/industry, so me and my peers didn't have any problem finding a job. Most of us actually had contracts signed before ending our degrees.
(...)
Speaking from my personal perspective and experience, there are economical factors and social factors.
Economically, the salaries for recent graduates in Portugal are miserable. They don't allow a recent graduate to live indepedently. Well, they do allow him to survive independtly which is something completly different than living.
(...)
Also, our working culture is not based on meritocracy. There were few times I heard my manager saying to me "Good job Paulo!". I would instead hear "You just did your job" (Não fizeste mais que o teu trabalho). This doesn't keep people motivated.
Pedro M said...
After graduation I had my first industry experience working in Portugal. Then I worked for a german company and since then I continued my career in the north of Europe. Even if the wages were the same I would still prefer to work abroad because, in my opinion, the ethics and work culture in Portugal are an obstacle to achieving results and producing quality work. There are too many people in the wrong positions and too many decisions based on friendships and self-interests. In this environment a lot of effort is needed to lobby our work, at the end it is more politics than engineering, it results in frustration and low quality results. A shift in work culture is needed, before it becomes a good option to work in Portugal.
Daniel said...
The reason I have moved to the Netherlands wasn't based (only) on a pursuit for better wages or life. Besides personal reasons, I tend to agree with the perspectives of the first and third comments. Meritocracy. Where I work, results, hard work, creativity and all other set of skills that can improve or meet the organization's goals and targets are truly appreciated and embraced. And promoted. That really makes the difference.
Alfred the Pug said...
(...)
The problem with Portugal is what is called "Factor C": the effect of the "cunha." Those who know people can get high paying jobs regardless of their personal merit. I remember, not too fondly, that one of my former high school classmates, who got caught cheating at a private university and was expelled, is now teaching at a public university and is the director of a private business--yes, his parents are loaded.
As an immigrant, I have not been treated very nicely by the people I left behind. Trying to get stuff done in Portugal is a nightmare and more often than not, someone is trying to rip you off. The average Portuguese is a little crook, he's always trying to use other people to get ahead or trying to get money for little effort. If the Portuguese really wanted a better system they would demand one. But most of the time, they are very willing to put up with the system if it benefits them. So now, they must pay the price.
Erebrus AlMighty said...
I belonged to the brain drain. I worked in Germany and then Italy at the European Space Agency.
(...)
Still, if I was in any way dependent of the national economics I would probably not have come back.
The abysmal difference in salary is a major issue. Also, it's even hard to get opportunities - in the industry - to get involved into really high-end work unless you work for some huge company (those who get all the funding and lobby to get all the projects) where you end up being exploited. If you are an academic, you can get involved into high-end research, but still job security is terrible for a researcher in portugal (not to mention salary...).
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
Mares Escreveu:
Tens algum número para o número de funcionários públicos que deixaram o Estado para irem para o privado? O que se ouve falar é dos médicos...mas também não sei em que número e se ocorrem em mais sectores do Estado. A noção que tenho é que no universo dos funcionários do Estado, esse valor deverá ser muito pequeno...(penso eu de que...).
E dos que fizeram o contrário tens números? Eu conheço uma série de gente (familiares chegados até) que trabalham no privado e jamais querem vir para o público, ganhar menos e com piores condições... e não são médicos... mas tu "pensas de que"

Mares Escreveu:Fala-se muito agora da injustiça sobre os cortes, mas como referí num outro post, ninguém reclamou pelo aumento nos salários de 2,9% durante o ano de 2009... ou teve alguém que tivesse contestado isso?
.
Tu ignoras quem te responde... e a isto já te foi respondido noutro tópico, o Marco na altura colocou-te a tabela dos últimos 10 anos e tudo, mas tu olhas apenas para esse ano, 2009! Esse ano é que interessa!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
MarcoAntonio Escreveu:Mares Escreveu:Quando virmos pessoas deixando o público para ocuparem lugares no privado e vice-versa, aí podemos dizer que as condições estão equilibradas. Enquanto isso não aconteçer, fica claro que existem vantagens que leva as pessoas a acomodarem-se.
Mares, isso já acontece. Se é na escala desejada ou não é discutível. Mas que isso já acontece...
A noção de que as pessoas se "acomodam" é um pouco algo estranha. Estamos a falar de questões complexas, por acaso algures já escrevi um post sobre isto mais detalhado mas resumidamente as pessoas costumam fazer estes comentários que têm subjacente um facilitismo e uma hiper-simplificação de toda a envolvência que não é nada realista.
Lá porque as pessoas se mantêm, não significa que estejam bem ou estejam acomodadas. Há muitos factores a considerar. Se queres um paralelismo, os portugueses falam massivamente dos problemas do país e não desatam todas a emigrar (apenas uma pequena percentagem o faz). Também não desatam todas a mudar de emprego só porque não estão bem ou estão desagradadas.
É (assim muito sucintamente) a mesma coisa e não é demonstrativo de nada!
MarcoAntonio,
seria bom termos números para fundamentar as nossas opiniões (eu tento fazer esse esforço, assim como sei que também fazes).
Tens algum número para o número de funcionários públicos que deixaram o Estado para irem para o privado? O que se ouve falar é dos médicos...mas também não sei em que número e se ocorrem em mais sectores do Estado. A noção que tenho é que no universo dos funcionários do Estado, esse valor deverá ser muito pequeno...(penso eu de que...).
Fala-se muito agora da injustiça sobre os cortes, mas como referí num outro post, ninguém reclamou pelo aumento nos salários de 2,9% durante o ano de 2009... ou teve alguém que tivesse contestado isso?
Existem 5 milhões de portuguêses vivendo fora de Portugal... Isto é 30% da população...
Nem todos emigram, mas 30% é um valor muito elevado.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Qualquer pessoa que trabalhe na área na área de Gestão/Economia/Finanças em qualquer empresa, em que tenha as suas responsabilidades, trabalha as horas que for preciso para cumprir com as suas responsabilidades sem ninguém lhe pagar a mais por isso. Qualquer consultor trabalha em média muito mais horas do que as do seu horário de trabalho base e ninguém lhe paga mais por isso. Até na área da bolsa devem ser raros os casos que não trabalhem mais horas do que as que lhes são exigidas pelos contratos de trabalho.
Isto é só para responder à questão sobre quais profissões não recebem por horas extraordinárias...
Eu diria que actualmente, e tirando o trabalho não especializado, a grande maioria das pessoas não recebe horas extraordinárias, mesmo que as tenha que fazer por exigências do seu trabalho...
Isto é só para responder à questão sobre quais profissões não recebem por horas extraordinárias...
Eu diria que actualmente, e tirando o trabalho não especializado, a grande maioria das pessoas não recebe horas extraordinárias, mesmo que as tenha que fazer por exigências do seu trabalho...
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
- Registado: 27/3/2005 22:16
Mares Escreveu:Quando virmos pessoas deixando o público para ocuparem lugares no privado e vice-versa, aí podemos dizer que as condições estão equilibradas. Enquanto isso não aconteçer, fica claro que existem vantagens que leva as pessoas a acomodarem-se.
Mares, isso já acontece. Se é na escala desejada ou não é discutível. Mas que isso já acontece...
A noção de que as pessoas se "acomodam" é um pouco algo estranha. Estamos a falar de questões complexas, por acaso algures já escrevi um post sobre isto mais detalhado mas resumidamente as pessoas costumam fazer estes comentários que têm subjacente um facilitismo e uma hiper-simplificação de toda a envolvência que não é nada realista.
Lá porque as pessoas se mantêm, não significa que estejam bem ou estejam acomodadas. Há muitos factores a considerar. Se queres um paralelismo, os portugueses falam massivamente dos problemas do país e não desatam todas a emigrar (apenas uma pequena percentagem o faz). Também não desatam todas a mudar de emprego só porque não estão bem ou estão desagradadas.
É (assim muito sucintamente) a mesma coisa e não é demonstrativo de nada!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
luisfna Escreveu:Mas esse "erro" foi dito várias vezes por aquele "lunático" o Professor Saldanha Sanches na num programa de TV. Aquele gajo que para alguns só diz mentiras, mas que eu adoro ouvir falar e para mim são verdades.
Já agora, isto é um semi-àparte mas o Prof. Saldanha Sanches já faleceu (na altura houve aqui um tópico sobre ele). Na primeira vez que li o post li na diagonal e nem reparei neste pormenor...
De qq das formas parto do princípio que a memória está a atroiçoar-te ou então ele disse uma coisa e percebeste outra. O Saldanha Sanches era um fiscalista e certamente que estava farto de olhar para os quadros da despesa e para os orçamentos de estado!
artista Escreveu:Mares Escreveu:Não serão os funcionáros publicos os que terão os maiores motivos para endignarem-se, já que em 2009 tiveram aumentos no salário de +2,9% (num ano em que houve deflação de -0,8%), o que corresponde a um ganho real de +3,7%, emprego garantído, etc, etc?
E tu a dares-lhe, se há coisa que não percebo é aquelas pessoas que lhes demonstram que as coisas não são assim mas "colocam uma talas ao lado dos olhos" e continuam a ver as coisas da mesma forma?!?
Já noutro tópico referiste isso, e porque é que não pegas nos outros anos todos da década?
E o resto? já comparaste os salários de cargos equivalentes do público e do privado?
Quando virmos pessoas deixando o público para ocuparem lugares no privado e vice-versa, aí podemos dizer que as condições estão equilibradas. Enquanto isso não aconteçer, fica claro que existem vantagens que leva as pessoas a acomodarem-se.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
luisfna Escreveu:E acho que o governo mais uma vez errou em reduzir a despesa pública,( ouvi dizer que 80% é salários), (...)
Este quadro é melhor e onde se pode verificar os cerca de 20 mil milhões de euros que já mencionei em cima.
As despesas com pessoal no activo são um pouco mais de 20% da despesa do total.
Se somarmos prestações sociais passa para 60 e tal % mas isto não são só salários (nem só funcionários públicos) mas tudo: salários, pensões, baixas, subs.desemprego, rsi, etc, etc, etc...
O quadro é retirado do Relatório do Orçamento de Estado de 2010 e contém o executado em 2008, a estimativa de 2009 à data e o orçamentado para 2010.
- Anexos
-
- despesa080910.PNG (101.9 KiB) Visualizado 2311 vezes
vitcosta Escreveu:OFF-TOPIC - Recebi o meu primeiro ordenado reduzido
Olha, lamento muito.
A mim, o meu 1º ordenado reduzido tocou-me há sensivelmente 2 anos - desde então, ganho menos 15%, aproximadamente (tão dolorosamente relembrado ao ver o meu recibo anual que ainda ontem fui buscar aos RH).
Num salário líquido de menos de metade do teu.
Não sou funcionário público, trabalho no privado... e teve de ser assim, para manter a empresa aberta e conservar o meu emprego - muitos outros colegas o perderam, eu fui um sortudo.
Não é nada a que não te adaptes... menos saídas, menos portagens, menos despesas supérfluas, menos férias - há muito por onde cortar, se procurares bem.
Trata de passar o teu corte para a economia real.
Dói na mesma, mas passa-se melhor.
luisfna Escreveu:E acho que o governo mais uma vez errou em reduzir a despesa pública,( ouvi dizer que 80% é salários), (...)
Isto não é coisa de "ouvi dizer"...
O Estado gasta 20 e tal mil milhões de euros anuais em despesas com pessoal no activo.
Mapas em anexo do ano de 2009, mas é questão de consultar, está tudo disponível online...
- Anexos
-
- despesa2009.PNG (62.6 KiB) Visualizado 2348 vezes
-
- despesa2009b.PNG (62.57 KiB) Visualizado 2346 vezes
luisfna Escreveu:Ó amigo Artista, desculpa lá a meu "erro" e já agora se sabes o valor, podias me esclarecer.
Mas esse "erro" foi dito várias vezes por aquele "lunático" o Professor Saldanha Sanches na num programa de TV. Aquele gajo que para alguns só diz mentiras, mas que eu adoro ouvir falar e para mim são verdades.
Mas se puderes gostaria de saber a tua versão sobre o valor total gasto em salarios no estado. Estado é Estado Cental mais autarquias mais regiões autonomas não te esqueças.
Obrigado e uma abraço.
Sabes que há muita gente que ouve mais ou menos o que quer!

O Marco António já colocou aqui algumas vezes esses dados... eu não sei onde estão e não tenho tempo para procurar! Desculpa

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
vitcosta Escreveu:Já entendi , que não percebes os passos da formação médica, mas eu ajudo...
Formar mais licenciados em Medicina( não vale nada) podem apenas fazer tarefa nos bancos.
Depois da licenciatura existe o estágio e depois o acesso á especialidade
Aqui são abertas vagas para diferentes especialidades.
É aqui que é preciso intervir ( e não na licenciatura)
Hà um hospital de Lisboa que tem 3 dezenas de oftalmologistas (precisava de menos de metade)
Mas há milhares que não têm médicos de família.
Quem decide as vagas é o ministerio em cada ano, e tem decidido mal...
Além de como já disse, o ordenado é igual , seja clinico geral , cirugião , em Lisboa ou em Beja .
É preciso adapatar á realidade , poruque os licencidos são mais que suficientes.
Temos turmas de dezenas de estudantes portugueses de Medicina em Santiago Compostela, Republica Checa,etc
agoar se todos quiserem ir para Dermatologia ou Cirurgia Plastica, os problemas do país vão-se manter..
Licenciado de Medicina é uma coisa
Especialista de uma área que faz falta é outra
Vitcosta, retirando o conhecimento de casos concretos/específicos que possas ter de onde e quais as especialidades em falta ou em excesso, não estás a escrever nada que eu já não saiba.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 28/1/2011 1:00, num total de 1 vez.
Ó amigo Artista, desculpa lá a meu "erro" e já agora se sabes o valor, podias me esclarecer.
Mas esse "erro" foi dito várias vezes por aquele "lunático" o Professor Saldanha Sanches na num programa de TV. Aquele gajo que para alguns só diz mentiras, mas que eu adoro ouvir falar e para mim são verdades.
Mas se puderes gostaria de saber a tua versão sobre o valor total gasto em salarios no estado. Estado é Estado Cental mais autarquias mais regiões autonomas não te esqueças.
Obrigado e uma abraço.
Obrigado e uma abraço.
- Registado: 19/11/2010 10:12
luisfna Escreveu:... despesa pública,( ouvi dizer que 80% é salários)
...infelizmente grande parte das coisas que se "ouvem dizer" são falsas, esta não foge à regra!
MarcoAntonio Escreveu:O corte para quem aufere 2500 euros é de 6% (150 euros) e não de 10% (250 euros).
Agradeço a correcção Marco. O valor que apresentei foi apenas com base num post anterior onde se referiam estes valores...
Sendo o montante menor, mais me faz pensar que muitos se queixam de barriga cheia...
Abraço...
- Registado: 9/6/2009 18:55
artista Escreveu:mais_um Escreveu:
Despe a farda de professor e sê objectivo.
É normal que as pessoas se sintam atingidas, não precisas de referir isso, já o fizeste algumas vezes, acho que te fica mal porque isso não interessa para nada... a não ser que te faltem argumentos, e sintas necessidade de atacar directamente o teu Interlocutor!mais_um Escreveu:Vamos por partes, hoje um estudante que escolha um curso superior de via de ensino (professor), sabe o que espera no fim do curso ou não?
Parece-me que sabe, a não ser que viva no mundo da lua.
Tu respondeste ao aaugustobb, nem o comentário dele, nem a tua resposta se referia a quem começa hoje, antes pelo contrário...mais_um Escreveu:Há 10 anos atrás, um estudante que escolhesse um curso superior de via de ensino, sabia ao que ia ou não?
Parece-me que sabia, a não ser que vivesse no mundo da lua.
Não me parece, se há 20 anos atrás se podia leccionar com o 12º, não me parece que tenha sido em 10 anos que a coisa mudou assim tanto... não esquecer que quem entrou para esses cursos há 10 anos só começou a leccionar há cerca de 5! E o aaugustobb falava em professores que "estão 10 anos ou mais para entrar para os quadros", ou seja, está a referir-se a quem entrou para esses cursos há pelo menos há 15 anos...mais_um Escreveu:Há 20 anos atrás um estudante que escolhesse um curso superior de via de ensino, sabia ao que ia ou não?
Tu é que deves estar no mundo da lua, dizes-me para ser objectivo mas nem leste o que escrevi... eu há vinte anos estava a entrar para a faculdade e podia ter leccionado com o 12º ano, porque havia falta de professores. Um amigo meu lecionou muitos anos apenas com o 12º (educação física) e estás a dizer-me que há vinte anos já sabiam ao que iam?!?!mais_um Escreveu:Bom, a minha irmã tem 50 anos, dá aulas desde os 21 anos, foi dar aulas com a frequencia do 2º ano de faculdade, andou a saltar de escola em escola e foi fazendo umas cadeiras, entretanto casou e fixou residência, nessa altura já dava jeito ficar perto de casa e as vagas começavam a ser escassas, foi acabar a licenciatura em via de ensino (ela tinha a via cientifica)e aos 34 anos ficou efectiva ao pé de casa, agora ela quando escolheu a profissão já sabia ao que ia, só quando as condições começaram a ser desfavoraveis é que decidiu resolver o problema.
Por isso, quando vejo professores a queixarem-se de andarem de um lado para o outro, confesso que não compreendo já que como é obvio não há vagas para todos ao pé de casa.
Pois o problema é que hoje nem ao pé nem longe, nos últimos 6/8 anos não entrou praticamente ninguém para os quadros. Isto quer dizer que quem começou há 10/15 anos, dependendo do grupo, não conseguiu ainda entrar para os quadros, e estas pessoas entraram para um curso via ensino há 15/20 anos...
Eu compreendo o que queres dizer, mas isso não significa que seja correcto, ou que não se possa mudar. Aliás, até está a mudar nos últimos anos... para muito pior, antes demorava-se 10 anos para entrar nos quadros, agora nem 10 anos e já é uma sorte se ao fim deste tempo ainda houver um lugar a contrato para eles, mesmo que não seja a tempo inteiro...
Infelizmente a mim não me podem tirar 10% do meu ordenado.
Meus amigos eu disse INFELIZMENTE entenderam bem?
E acho que o governo mais uma vez errou em reduzir a despesa pública,( ouvi dizer que 80% é salários), o que devia de fazer era vender a Madeira ou os Açores aos Americanos, e aumentar mais os ordenados da Função Pública, ou sei lá pensem em alguma coisa que ainda poderemos vender para arranjar dinheiro. Tambem podemos pedir mais, a 10 ou 20% de juros (se mesmo assim alguem ainda emprestar) e viver á grande mais um tempo.
Défice? Que é isso de défice? O quê, quer dizer que consumimos mais 7 ou 8% do que produzimos? As nossas despesas ( do estado) são 7 ou 8% maiores que as receitas ( impostos) em um ano? Isso não faz mal, pedimos mais dinheiro emprestado, e os meus netos depois pagam o que eu consumir, pois nem os meus filhos já conseguirão pagar.
Meus amigos tambem não quero cá o FMI, mas só o susto de ele poder entrar, e obrigar a fazer o que se fez na Grécia e na Irlanda, é melhor ficarmos como está, que não está mau.
Foi só uma opinião que vale o que vale.
Um abraço
Meus amigos eu disse INFELIZMENTE entenderam bem?
E acho que o governo mais uma vez errou em reduzir a despesa pública,( ouvi dizer que 80% é salários), o que devia de fazer era vender a Madeira ou os Açores aos Americanos, e aumentar mais os ordenados da Função Pública, ou sei lá pensem em alguma coisa que ainda poderemos vender para arranjar dinheiro. Tambem podemos pedir mais, a 10 ou 20% de juros (se mesmo assim alguem ainda emprestar) e viver á grande mais um tempo.
Défice? Que é isso de défice? O quê, quer dizer que consumimos mais 7 ou 8% do que produzimos? As nossas despesas ( do estado) são 7 ou 8% maiores que as receitas ( impostos) em um ano? Isso não faz mal, pedimos mais dinheiro emprestado, e os meus netos depois pagam o que eu consumir, pois nem os meus filhos já conseguirão pagar.
Meus amigos tambem não quero cá o FMI, mas só o susto de ele poder entrar, e obrigar a fazer o que se fez na Grécia e na Irlanda, é melhor ficarmos como está, que não está mau.
Foi só uma opinião que vale o que vale.
Um abraço
- Registado: 19/11/2010 10:12
mais_um Escreveu:
É normal que as pessoas se sintam atingidas, não precisas de referir isso, já o fizeste algumas vezes, acho que te fica mal porque isso não interessa para nada... a não ser que te faltem argumentos, e sintas necessidade de atacar directamente o teu Interlocutor!
mais_um Escreveu:Vamos por partes, hoje um estudante que escolha um curso superior de via de ensino (professor), sabe o que espera no fim do curso ou não?
Tu respondeste ao aaugustobb, nem o comentário dele, nem a tua resposta se referia a quem começa hoje, antes pelo contrário...
mais_um Escreveu:Há 10 anos atrás, um estudante que escolhesse um curso superior de via de ensino, sabia ao que ia ou não?
Não me parece, se há 20 anos atrás se podia leccionar com o 12º, não me parece que tenha sido em 10 anos que a coisa mudou assim tanto... não esquecer que quem entrou para esses cursos há 10 anos só começou a leccionar há cerca de 5! E o aaugustobb falava em professores que "estão 10 anos ou mais para entrar para os quadros", ou seja, está a referir-se a quem entrou para esses cursos há pelo menos há 15 anos...
mais_um Escreveu:Há 20 anos atrás um estudante que escolhesse um curso superior de via de ensino, sabia ao que ia ou não?
Tu é que deves estar no mundo da lua, dizes-me para ser objectivo mas nem leste o que escrevi... eu há vinte anos estava a entrar para a faculdade e podia ter leccionado com o 12º ano, porque havia falta de professores. Um amigo meu lecionou muitos anos apenas com o 12º (educação física) e estás a dizer-me que há vinte anos já sabiam ao que iam?!?!
mais_um Escreveu:Bom, a minha irmã tem 50 anos, dá aulas desde os 21 anos, foi dar aulas com a frequencia do 2º ano de faculdade, andou a saltar de escola em escola e foi fazendo umas cadeiras, entretanto casou e fixou residência, nessa altura já dava jeito ficar perto de casa e as vagas começavam a ser escassas, foi acabar a licenciatura em via de ensino (ela tinha a via cientifica)e aos 34 anos ficou efectiva ao pé de casa, agora ela quando escolheu a profissão já sabia ao que ia, só quando as condições começaram a ser desfavoraveis é que decidiu resolver o problema.
Por isso, quando vejo professores a queixarem-se de andarem de um lado para o outro, confesso que não compreendo já que como é obvio não há vagas para todos ao pé de casa.
Pois o problema é que hoje nem ao pé nem longe, nos últimos 6/8 anos não entrou praticamente ninguém para os quadros. Isto quer dizer que quem começou há 10/15 anos, dependendo do grupo, não conseguiu ainda entrar para os quadros, e estas pessoas entraram para um curso via ensino há 15/20 anos...
MarcoAntonio Escreveu:vitcosta Escreveu:Mas qual vantagem?
O que eu digo é que formar muitos, não quer dizer que seja bom para o país (só por uma questão de lógica de mercado.
Em que é que mau, explica?vitcosta Escreveu:Têm é de se formar bons médicos, para as especialidades e para os sítios em que são necessários...
Não são suficientes.
Como não são suficientes, há duas alternativas...
Tu demonstraste que a melhor é aumentar as vagas!vitcosta Escreveu:Quanto aos colegas estrangeiros, (sou amigo de alguns) o que constato é que importamos "os restos" (literalmente) qualquer médico estrangeiro tem uma facilidade de exercer em Portugal muito grande.
Continuas a apontar os problemas decorrentes de manter os números de admissões reduzidas.vitcosta Escreveu:Qualquer um deles se pudesse ia para o Reino unido ou os estados Unidos, onde têm regras e exames muito apertados. Aqui mais uma vez , é o país das bananas.
Idem e evidenciando o quão absurdo é o critério de manter as admissões reduzidas, um critério que só serve os interesses da classe, não tem qualquer interesse público.
Já entendi , que não percebes os passos da formação médica, mas eu ajudo...
Formar mais licenciados em Medicina( não vale nada) podem apenas fazer tarefa nos bancos.
Depois da licenciatura existe o estágio e depois o acesso á especialidade
Aqui são abertas vagas para diferentes especialidades.
É aqui que é preciso intervir ( e não na licenciatura)
Hà um hospital de Lisboa que tem 3 dezenas de oftalmologistas (precisava de menos de metade)
Mas há milhares que não têm médicos de família.
Quem decide as vagas é o ministerio em cada ano, e tem decidido mal...
Além de como já disse, o ordenado é igual , seja clinico geral , cirugião , em Lisboa ou em Beja .
É preciso adapatar á realidade , poruque os licencidos são mais que suficientes.
Temos turmas de dezenas de estudantes portugueses de Medicina em Santiago Compostela, Republica Checa,etc
agoar se todos quiserem ir para Dermatologia ou Cirurgia Plastica, os problemas do país vão-se manter..
Licenciado de Medicina é uma coisa
Especialista de uma área que faz falta é outra
- Registado: 29/11/2007 14:17
moppie85 Escreveu:Cada hora que um médico trabalha está a ser pago. Se faz um banco de 24h está a ser pago, se faz cirurgias ao fim de semana para recuperação de listas está a ser pago. Outras profissões em que também se trabalha muito, ninguém recebe um tostão por noitadas ou fins de semana.
Eu li isto, ri-me e fiz algum esforço para não te insultar...
1 - "Se faz um banco de 24h está a ser pago"
Pois, devia fazê-lo de borla, queres ver?
2 - "se faz cirurgias ao fim de semana para recuperação de listas está a ser pago"
Pessoalmente, não conheço SIGIC ao fim-de-semana, mas se o está a fazer fora do seu horário (e não é "meia hora" no final do seu horário de trabalho - estamos a falar de tardes de bloco), porque não há de ser pago?
3 - "Outras profissões em que também se trabalha muito, ninguém recebe um tostão por noitadas ou fins de semana"
Dúvido, mas queres dar exemplos?
EDIT:
Esqueci-me da cereja em cima do bolo:
"Cada hora que um médico trabalha está a ser pago."
Não é verdade, mas devia ser...
Caro Moppie, há muitas profissões em que se esfola o corpo e ninguém paga a mais por isso. Fale com consultores a trabalhar para as empresas de consultoria, e vão-lhe dizer que o horário deles não é das 9 às 18, mas sim das 9 às 22. E trabalham em casa no fim de semana em frente ao computador. E essas horas nunca são contadas nem como extras nem como normais. É prática comum na indústria portuguesa, infelizmente.
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
vitcosta Escreveu:Mas qual vantagem?
O que eu digo é que formar muitos, não quer dizer que seja bom para o país (só por uma questão de lógica de mercado.
Em que é que mau, explica?
vitcosta Escreveu:Têm é de se formar bons médicos, para as especialidades e para os sítios em que são necessários...
Não são suficientes.
Como não são suficientes, há duas alternativas...
Tu demonstraste que a melhor é aumentar as vagas!
vitcosta Escreveu:Quanto aos colegas estrangeiros, (sou amigo de alguns) o que constato é que importamos "os restos" (literalmente) qualquer médico estrangeiro tem uma facilidade de exercer em Portugal muito grande.
Continuas a apontar os problemas decorrentes de manter os números de admissões reduzidas.
vitcosta Escreveu:Qualquer um deles se pudesse ia para o Reino unido ou os estados Unidos, onde têm regras e exames muito apertados. Aqui mais uma vez , é o país das bananas.
Idem e evidenciando o quão absurdo é o critério de manter as admissões reduzidas, um critério que só serve os interesses da classe, não tem qualquer interesse público.
artista Escreveu:mais_um Escreveu:aaugustobb Escreveu:Para não falar nos professores que andam por vezes mais de 10 anos para entrarem para os quadros...com horários imcompletos...longe da familia(por vezes dos filhos)...com a casa às costas de lado para lado...por vezes o que ganham não dá para pagar a renda, e visitar a familia 2 vezes por mês...e quando já estão a ficar velhos, é que conseguem aproximar da sua terra...
Em relação aos professores, quando escolheram o curso já sabiam que era assim.
Chiça que tu tens mesmo um ódio de estimação para com os professores, e tens tu uma irmã que é professora, fará se não tivesses!
Quem é que já sabia que era assim?! Quando eu tinha vinte, vinte e poucos anos, podia dar aulas com o 12º ano se quisesse porque havia falta de professores. Tenho um amigo meu que deu aulas de Educação Física só com o 12º ano de escolaridade e um curriculo com ligações ao desporto... quem nessa altura e nos anos seguintes (até pelo menos há 10 anos atrás) não fazia a mínima idéia do que viria aí, só se tivesse uma bola de cristal...
Mas mesmo que já houvesse sinais de alguma saturação queres com o teu comentário dizer que não deviam ter seguido a sua vocação?! Iriam para quê? Arquitectura? Direito? em qualquer um dos casos estariam ainda pior...
Acho o teu comentário completamente despropositado, sem sentido!

Vamos por partes, hoje um estudante que escolha um curso superior de via de ensino (professor), sabe o que espera no fim do curso ou não?
Há 10 anos atrás, um estudante que escolhesse um curso superior de via de ensino, sabia ao que ia ou não?
Há 20 anos atrás um estudante que escolhesse um curso superior de via de ensino, sabia ao que ia ou não?
Bom, a minha irmã tem 50 anos, dá aulas desde os 21 anos, foi dar aulas com a frequencia do 2º ano de faculdade, andou a saltar de escola em escola e foi fazendo umas cadeiras, entretanto casou e fixou residência, nessa altura já dava jeito ficar perto de casa e as vagas começavam a ser escassas, foi acabar a licenciatura em via de ensino (ela tinha a via cientifica)e aos 34 anos ficou efectiva ao pé de casa, agora ela quando escolheu a profissão já sabia ao que ia, só quando as condições começaram a ser desfavoraveis é que decidiu resolver o problema.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Concordo que não não é preciso em nenhuma profissão acontecer o que acontece, por exemplo, com os arquitectos, em que há tantos a mais que muitos estão no desemprego, outros trabalham em cafés e muitos dos que trabalham ganham 5 euros à hora a recibos verdes... mas parece-me que não deveria ser preciso criar um regime de exceção numa Lei para o médicos para os incentivar a voltar ao activo porque há falta de médicos!
MarcoAntonio Escreveu:Aliás, a este propósito pegue-se neste contra-argumento do vitcosta:vitcosta Escreveu:Criar excedente de profissionais em qualquer área onde não são necessários, não é correcto seja ela qual for.
O problema não é ter poucos médicos, mas tê-los onde é necessário.
Qualquer um faz uma consulta a dez doente numa manhã, num hospital central de Lisboa, mas quem quer fazer uma manhã num banco numa urgência caótica em Bragança?
E a ganhar o mesmo?
Médicos de 2ª já temos (Palops, ucranianos, etc) fazem tarefa a 35 euros à hora, estão habitualmente nas triagens e a maioria é altamente incompetente, mas como ninguém quer fazer este serviço..
(...)
Ah, ok, portanto nós podemos ter "médicos de segunda"... desde que sejam estrangeiros.
Bom, para já, tenho um conhecimento razoável dos Hospitais e os médicos estrangeiros não são assim tão maus e costumam "bater" os portugueses nalguns aspectos, nomeadamente na relação com os doentes (os portugueses são tendencialmente mais frios e distantes, o que é importante em termos terapêuticos, de diagnóstico e etc).
Mas mesmo que fossem, então o resultado da política de admissões - segundo testemunho de um profissional da classe - é que:
1) Formam-se e empregam-se menos portugueses;
2) Temos "na mesma" médicos de segunda nos Hospitais mas estrangeiros e a receberem a 35 euros à hora!
Isto é suposto ser uma vantagem?
Se convence de alguma coisa é da necessidade de aumentar as vagas!
Mas qual vantagem?
Têm é de se formar bons médicos, para as especialidades e para os sítios em que são necessários...
São necessários 1000 clinicos gerais (bons profissionais que aceitem ir para determinados locais)
e se calhar não tem interessse nenhum formar 100 cirurgiões plásticos que vão querer ganhar balúrdios na privada.
Só estou contra o argumento, de ser preciso abrir os numerus clasus e isto melhora de certeza.
Quanto aos colegas estrangeiros, (sou amigo de alguns) o que constato é que importamos "os restos" (literalmente) qualquer médico estrangeiro tem uma facilidade de exercer em Portugal muito grande. Qualquer um deles se pudesse ia para o Reino unido ou os estados Unidos, onde têm regras e exames muito apertados. Aqui mais uma vez , é o país das bananas.
Quem me dera que algum profissional com elevada qualidade, quisesse vir para portugal desenvlver algumas áreas.
Quanto aos médicos portugueses serem frios, não me pronuncio, sou atencioso com os meus doentes.
mas também é costume ouvir dos doentes, que o Doutor X é muito bom, só por ser simpático e lhe dar baixa quando precisa.
Não precisamos de médicos "simpáticos", mas "empáticos" e competentes..
Um comentário à exclusividade, de facto não se ganha mal, mas é um previlégio de quem a conseguiu.
Se eu pedir exclusividade no hospital , ninguém me dá...ou antes..não me pagam como tal...
Como a privada é limpa apenas por meia dúzia (de quem se fala), todos os outros levam com a fama, nem todos somos Ronaldos nem jogamos no Real...
Peço desculpa se ofendi alguém que esteja desempregado, mas quis apenas transmitir que hoje na minha classe entramos numa nova era, que terá graves repercussões em toda a saúde em portugal. O mais provável que prejudique a própria classe e em último caso os doentes.
Está aberto o caminho aos especuladores privados e anunciado o início de uma doença crónica para o SNS que determinará a sua morte no curto/médio prazo.
Peço desculpa por ter sérias dúvidas que a lei dmercado aplicada à Saúde seja a melhor solução
Editado pela última vez por vitcosta em 28/1/2011 0:00, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 14:17
Quem está ligado: