Aumento do preço dos transportes
Eu disse "nesse tipo de debates"...
Também sabes bem o que eu quero dizer.

Também sabes bem o que eu quero dizer.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Existe claramente uma posição dominante num momento e noutro que é incoerente entre si e seguramente existem muitos vira-casacas. Também existirão aqueles que não mudaram de opinião. Por favor, não vamos entrar nesse tipo de debate, acho que se percebe bem a mensagem que estou a transmitir...
Claro que percebe. E claro que existem muitos vira-casacas.
Quanto a não entrar em debates... mas afinal isto é um Forum ou não?

- Registado: 5/11/2002 12:21
Existe claramente uma posição dominante num momento e noutro que é incoerente entre si e seguramente existem muitos vira-casacas. Também existirão aqueles que não mudaram de opinião. Por favor, não vamos entrar nesse tipo de debate a discutir vírgulas, acho que se percebe bem a mensagem que estou a transmitir...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:A massa que forma a opinião pública. Não sejas preciosista...
![]()
Eu sei que estou a ser preciosista, mas não há qualquer base para dizer que são os mesmos.
O que podemos dizer é que quando era regulado pelo Estado havia muita vozes a defender a liberalização e que agora há muitas vozes a defender a fixação dos preços pelo Estado.
Mas sabemos que os que defendem a liberalização e os que defendem a fixação de preços pelo Estado pertencem a sectores diferentes do espectro político, por isso é que me parece que não deverão ser os mesmos (ainda que possa haver alguns vira-casacas pelo meio).
A massa que forma a opinião pública. Não sejas preciosista...
Essencialmente é isto: as pessoas odeiam quem lhes "faz o preço" porque o que custa é pagar.
O modelo actual tem sempre defeito...
Nota: editei o post anterior, completando a ideia.

Essencialmente é isto: as pessoas odeiam quem lhes "faz o preço" porque o que custa é pagar.
O modelo actual tem sempre defeito...
Nota: editei o post anterior, completando a ideia.
MarcoAntonio Escreveu:Eu recordo que não houve nenhuma celeuma para se abandonar o preço dos combustíveis regulados pelo Estado. Na altura as pessoas achavam mal que os combustíveis estivessem a criar um buraco no Orçamento de Estado e que os preços não deviam ser regulados por este....
Hoje, uns 10 anos depois da discussão pública da coisa, as mesmas pessoas acham que as Petrolíferas são uns "bandidos" e já não se recordam que estavam contra o modelo anterior.
O pessoal, em cada momento, refila dos aspecos maus desse modelo conforme eles se lhe apresentam no momento. Em todo o caso, as pessoas refilam mais com o segundo modelo do que com o primeiro, as pessoas gostam de estabilidade e coisas simples. Coisas que variam para cima e para baixo e que dependem de uma série de factores são muto complicadas para elas, além de que começam a ver sombras por detrás de todos os "esses" da curva de preço.
Enfim, é complexo, tás a ver?
Espera lá, em que te baseias para afirmar que são as mesmas pessoas?
Eu recordo que não houve nenhuma celeuma para se abandonar o preço dos combustíveis regulados pelo Estado. Na altura as pessoas achavam mal que os combustíveis estivessem a criar um buraco no Orçamento de Estado e que os preços não deviam ser regulados por este....
Hoje, uns 10 anos depois da discussão pública da coisa, as mesmas pessoas acham que as Petrolíferas são uns "bandidos" e já não se recordam que estavam contra o modelo anterior.
O pessoal, em cada momento, refila dos aspecos maus desse modelo conforme eles se lhe apresentam no momento. Em todo o caso, as pessoas refilam mais com o segundo modelo do que com o primeiro, as pessoas gostam de estabilidade e coisas simples. Coisas que variam para cima e para baixo e que dependem de uma série de factores são muto complicadas para elas, além de que começam a ver sombras por detrás de todos os "esses" da curva de preço.
As pessoas não gostam da ideia dos preços serem estipulados pelo Estado porque têm um ódio de estimação ao Estado. Mas o que se verifica é que as pessoas na verdade convivem melhor com esse modelo e que o ódio de estimação às multi-nacionais não é menor!
As pessoas não gostam da ideia dos preços serem estipulados pelo Estado porque têm um ódio de estimação ao Estado. Mas o que se verifica é que as pessoas na verdade convivem melhor com esse modelo e que o ódio de estimação às multi-nacionais não é menor!
Claro que tens pessoas a refilar.
A alternativa é teres os preços regulados pelo Estado. Ainda hoje o presidente do ACP saiu a terreiro a defender que os preços dos combustíveis voltem a ser regulados pelo Estado.
Podemos ter tudo regulado pelo Estado. Depois não temos crescimento económico, mas isso é outra história.
A alternativa é teres os preços regulados pelo Estado. Ainda hoje o presidente do ACP saiu a terreiro a defender que os preços dos combustíveis voltem a ser regulados pelo Estado.
Podemos ter tudo regulado pelo Estado. Depois não temos crescimento económico, mas isso é outra história.
Eu não tenho nada contra os preços serem ditados pelo mercado mas podes estar certo que terás as pessoas a refilar muito mais do que tens hoje...
Olha para os combustíveis e repara no que sucedeu na opinião pública porque estamos a falar do mesmo género de coisa.
Os preços vão subir bastante e vão tornar-se mais voláteis no dia que forem ditados pelo mercado e o pessoal vai andar a refilar e questionar essa volatilidade. Vai também fazer comparações com o que pagava antes e dizer que as Eléctricas os andam a roubar.
Agora, em termos económicos, eu tenho dúvidas que seja realmente pior. Criará mais instabilidade dos preços porém (ainda que, estou em crer, não fosse tão grande como a dos combustíveis fósseis... mas hoje não existe nenhuma).
Olha para os combustíveis e repara no que sucedeu na opinião pública porque estamos a falar do mesmo género de coisa.
Os preços vão subir bastante e vão tornar-se mais voláteis no dia que forem ditados pelo mercado e o pessoal vai andar a refilar e questionar essa volatilidade. Vai também fazer comparações com o que pagava antes e dizer que as Eléctricas os andam a roubar.
Agora, em termos económicos, eu tenho dúvidas que seja realmente pior. Criará mais instabilidade dos preços porém (ainda que, estou em crer, não fosse tão grande como a dos combustíveis fósseis... mas hoje não existe nenhuma).
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Temporariamente, até desaparecer o défice, certo?
De forma mais acentuada até desaparecer o défice e depois de forma mais moderada.
Mas é preferível que não seja regulada, mesmo que a curto prazo penalize a inflação - estamos de acordo quanto a isso, certo?
Elias Escreveu:Temporariamente, até desaparecer o défice, certo?
De forma mais acentuada até desaparecer o défice e depois de forma mais moderada.
MarcoAntonio Escreveu:Se a electricidade fosse cobrada ao preço que realmente custa (não gerando défice tarifário) a inflação era mais alta.
Temporariamente, até desaparecer o défice, certo?
MarcoAntonio Escreveu:Os preços estipulados, sendo abaixo do custo real, têm prevenido uma inflação mais alta.
O que me estás a dizer é que a inflação tem sido mantida baixa artificialmente.
Não vejo que isso seja bom.
Editado pela última vez por Elias em 30/12/2010 0:57, num total de 1 vez.
Se a electricidade fosse cobrada ao preço que realmente custa (não gerando défice tarifário) a inflação era mais alta.
Os preços estipulados, sendo abaixo do custo real, têm prevenido uma inflação mais alta.
O aumento do custo da electricidade induz inflação sejam os preços definidos pelo mercado ou regulados pelo estado.
Ocorreu o mesmo nos combustíveis fósseis (gasolina/gasóleo) no momento anterior à sua liberalização dos preços, vale a pena recordar...
Os preços estipulados, sendo abaixo do custo real, têm prevenido uma inflação mais alta.
O aumento do custo da electricidade induz inflação sejam os preços definidos pelo mercado ou regulados pelo estado.
Ocorreu o mesmo nos combustíveis fósseis (gasolina/gasóleo) no momento anterior à sua liberalização dos preços, vale a pena recordar...
Elias, o que ocorre é exactamente o oposto, precisamente por existir défice tarifário!
MarcoAntonio Escreveu:1) A tarifa da energia eléctrica a clientes finais sobe de 2010 para 2011 em 3.8% (link);
Pois mas essa tarifa é fixada por decreto e não pelo mercado. Ao ser fixada por decreto vai induzir inflação.
(já para não falar do défice tarifário)
É pá , até dá gosto ver os vossos fundamentos nestas áreas...... Dá prazer ler-vos... 5*****
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
MarcoAntonio Escreveu:Mares Escreveu:Da notícia retira-se que irá haver um aumento nos transportes públicos em cerca de 3,4% (de 1,45 para 1,50), bem acima da inflação prevista, (...)
A inflação não é a mesma em todos os sectores de actividade. A inflação é (representa) uma média!
Dado o comportamento dos custos da energia (combustiveis em particular) acho que a observação perde o sentido (ou está explicada).
Já agora, sobre este comentário de ontem, aqui ficam valores para referência:
1) A tarifa da energia eléctrica a clientes finais sobe de 2010 para 2011 em 3.8% (link);
1) O preço de gasóleo é variável ao longo do ano mas os preços à entrada de 2011 serão na ordem de 15~20% superiores aos praticados no início de 2010.
Elias Escreveu:
Mas pergunto-te o que já perguntei ao mais_um: Imagina que a carreira 35, por exemplo, era mais usada por turistas que as restantes carreiras. Faria sentido, em tua opinião, onerar a tarifa de bordo dessa carreira em particular?
A resposta já está implícita nos meus posts e é fácil de deduzir:
a) Desde que os meios pré-pagos (pré-comprado e passe) não sejam afectados nessa carreira em particular, não estou particularmente contra o dito incremento no bilhete de bordo para todos os passageiros que adquirirem por esse meio;
b) Não gosto desse sistema à tuga com o complicador ligado, felizmente o modelo que apresentaram é mais simples (ie, um preço nos autocarros e outro nos eléctricos onde de uma forma geral existe uma diferença assinalável mencionada na notícia e demonstrada no quadro que aqui colocaste).
Eu já tinha dito isto tudo, embora não directamente em resposta à pergunta que fizeste ao mais_um.
MarcoAntonio Escreveu:Ou tu supões que sem este aumento na compra a bordo nos eléctricos, os restantes aumentos seriam os mesmos?
Claro que seriam, porque os aumentos nos transportes não são determinados pelo mercado. São fixados pelo governo e indexados à inflação.
Claro que pondo os eléctricos num grupo à parte, conseguem sacar mais algum aparentemente sem quebrar a regra dos aumentos indexados à inflação.
MarcoAntonio Escreveu:Sugeres como alternativa "sacar mais algum" a quem utiliza esse meio de transporte para ir trabalhar?
Já disse ontem, sugiro como alternativa onerar mais os transportes que não são amigos do ambiente (movidos a gasóleo) e premiar a utilização dos transportes eléctricos e não poluentes.
Mas pergunto-te o que já perguntei ao mais_um: Imagina que a carreira 35, por exemplo, era mais usada por turistas que as restantes carreiras. Faria sentido, em tua opinião, onerar a tarifa de bordo dessa carreira em particular?
Elias Escreveu:Claro, sabem bem onde podem ir buscar o dinheiro:
Dinheiro de que bem precisam. O passivo da Carris é da ordem de mil milhões de euros...
Ao cobrar mais a utilização turística e ocasional com aquisição do bilhete por um meio que é mais prejudicial ao bom funcionamento do serviço (embora mais prático para o utilizador) estão a poupar-se a aumentarem mais o preço do bilhete pré-pago.
Ou tu supões que sem este aumento na compra a bordo nos eléctricos, os restantes aumentos seriam os mesmos?
Elias Escreveu:ao meio de transporte onde há mais potencial de receitas (tradução: toca a sacar mais algum aos turistas).
Sugeres como alternativa "sacar mais algum" a quem utiliza esse meio de transporte para ir trabalhar?
Esteve bem a Carris.
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Encontrei este quadro no site da Carris em http://www.carris.pt/fotos/editor2/indi ... e_2009.pdf
Quadro que sustenta a justificação dada (na notícia) e justifica a motivação para a introdução de um preço mais alto no bilhete de bordo no caso específico do eléctrico.
Esteve bem a carris, nada a apontar.
Claro, sabem bem onde podem ir buscar o dinheiro: ao meio de transporte onde há mais potencial de receitas (tradução: toca a sacar mais algum aos turistas).
O facto de a receita com pré-comprados ter vindo a cair consistentemente não interessa nada.
Nota: no penúltimo post falhou-me o attach que agora coloco:
- Anexos
-
- receitas carris.PNG (63.82 KiB) Visualizado 1018 vezes
pdcarrico Escreveu:Mares Escreveu:Vamos a uma comparação:
Portugal (Lisboa):
- SM 450 euros / bilhete 1,50 -> 300 passagens.
- Aumento de 1,45 para 1,50 --> +3,4% (Inflação prevista 2,1%)
--> aumento acima da inflação de 1,3% --> 61,9% acima da inflação.
Brasil (Salvador):
- SM 500 reais / bilhete 2,50 -> 200 passagens
- Aumento de 2,30 para 2,50 --> +8,7% (Inflação prevista 5,3%).
--> aumento acima da inflação de 3,4%. --> 64,1% acima da inflação.
O problema é que no Brasil não há descontos nos pré-comprados nem existem passes. Ou seja uma pessoa que more num bairro pobre e periférico e tenha para isso de tomar dois autocarros nos dois sentidos, gastará 10 reais por dia em transportes - quase metade do rendimento se ganhar o salário mínimo.
Aliás muita gente já negocia com a entidade patronal a deslocação inclusa no salário justamente porque o peso no salário do transporte é enorme. Nem toda a gente consegue negociar isso, e quando assim é, dos 500 reais de salário que recebe, 200 podem ficar para transportes!
Transportes esses que não têm nem metade da qualidade dos que conheço em Portugal.
Eu conheço a realidade brasileira e sei que não serve de modelo.
Já peguei ônibus normais e o "frescão" ai em Salvador

Elias Escreveu:Encontrei este quadro no site da Carris em http://www.carris.pt/fotos/editor2/indi ... e_2009.pdf
Quadro que sustenta a justificação dada (na notícia) e justifica a motivação para a introdução de um preço mais alto no bilhete de bordo no caso específico do eléctrico.
Esteve bem a carris, nada a apontar.
Quem está ligado: