Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

comissão mensal manutenção de conta - usura

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: comissão mensal manutenção de conta - usura

por dr house » 19/12/2010 19:03

Elias Escreveu:
dr house Escreveu:Fica aqui o aviso neste post para os respeitados foristas não cairem na mesma asneira e não se deixarem usurpar.

usura é crime!

usura e usurpação são coisas diferentes...

Olá Elias,

Obrigado pela correcção dos termos.
Fica em baixo o significado correcto de cada 1 deles para maior precisão linguística:

:arrow: usura - nome dado a prática de se cobrar juros excessivos pelo empréstimo

:arrow: usurpar - apoderar-se ilegalmente

:arrow: extorquir - Exigir, obter com violência ou ameaças o que não é devido. Exigir de uma pessoa mais do que aquilo a que ela é obrigada.

Outros termos que se aplicam são ainda: agiotagem, mafiosice, ciganagem, roubo, apropriação indevida, assalto à mão desarmada :wink:

Apesar de distintos entre si, qualquer um destes termos se aplicam a este caso.

O banco está a mudar as regras a meio do jogo quando sabe bem que quem possui crédito habitação mais antigo não pode mudar de instituição bancária.

É ilegitimo um instituição que faz dinheiro com o meu dinheiro ir-me cobrar mais dinheiro por isso.

Infelizmente não existe nada parecido com greve aos bancos. O mais que posso fazer é desaconcelhar a boa voz toda e qq pessoa de se envolver com a máfia que é o MillenioBCP.
In the name of the father, the son and the holy spirit - ALL IN

Registado: 31/1/2009 12:21

por Elias » 19/12/2010 18:55

AutoMech Escreveu:Ser é, mas neste momento parece-me irrealista uma vez que as condições que os bancos estão a praticar, em geral, são piores do que há uns anos atrás. Poupa-se na farinha (comissões de conta) e gasta-se no farelo (prestação mais alta noutro banco, custos de mudança, etc)...

Certo, mas quantas pessoas se dão realmente ao trabalho de quantificar os custos dessa eventual mudança?

É que uma coisa é achar que é caro mudar, outra coisa é fazer as contas e chegar a valores concretos. Fazes ideia de que valores estamos a falar?

AutoMech Escreveu:E também do ponto de vista formal nada impede o banco de cobrar comissão até ao ponto em que continua a ser inviável para o cliente mudar o empréstimo (exº 20 ou 30 euros).

Evidentemente. É o mercado a funcionar.
Os clientes só não mudam porque consideram que não é vantajoso fazê-lo. O banco sabe isso e tira partido disso.
Sinceramente não vejo onde está o problema.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 19/12/2010 18:50

Elias Escreveu:Mudar o crédito para outra entidade bancária não é alternativa?

Ser é, mas neste momento parece-me irrealista uma vez que as condições que os bancos estão a praticar, em geral, são piores do que há uns anos atrás. Poupa-se na farinha (comissões de conta) e gasta-se no farelo (prestação mais alta noutro banco, custos de mudança, etc)...

Elias Escreveu:
Bem, depende do que estiver no contrato.

Se o cliente assinou um contrato no qual está escrito que as taxas podem ser alteradas, não vejo onde está o problema.

Isso não tenho dúvidas.

E também tenho praticamente a certeza que do ponto de vista formal não há nada por onde os cliente possam pegar.

A única questão aqui é que, embora formalmente a CO e o DH sejam produtos diferentes, na prática, como já foi relatado, acabam por ser um produto 'bundled' já que o cliente não pode optar por desistir de um deles sem o outro.

E também do ponto de vista formal nada impede o banco de cobrar comissão até ao ponto em que continua a ser inviável para o cliente mudar o empréstimo (exº 20 ou 30 euros).

E ainda há outros pormenores como o cliente simplesmente não poder mudar de CH, seja porque lhe apareceu uma doença, ficou desempregado, etc.

Formalmente é uma coisa (e provavelmente o BCP está seguro aí). Já do ponto de vista do consumidor a coisa parece-me ingrata.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Krupper » 19/12/2010 18:48

artista Escreveu:
ajpr3392 Escreveu:...Só na banca tem de ser tudo gratuito...

Há aqui dois aspectos a considerar:

1- Parece que estamos aqui a chegar todos à conclusão que o BCP é o único que cobra estas comissões ou, se quiseres, tem exigências diferenciadas e menos aceitáveis (como podes ver na minha mensagem anterior), relativamente as outros bancos... logo, não se trata de ser gratuito ou não, trata-se de comparativamente cobrarem mais que os outros!

2- Por exemplo, um cliente que tenha uma aplicação a prazo de 20 mil euros, gaste 500 euros/mês com o cartão de crédito, tenha várias démiciliações de pagamentos (água, luz, gás), saldo médio de 1000 euros e ainda compre e venda acções através do Millennium paga 6 euros/mês de comissão... em contrapartida, um cliente que tenha um vencimento de 500 euros/mês e tire de imediacto o dinheiro do banco, mantendo umsaldo médio de 50 euros, paga Zero de comissão!

O que é que isto tem a ver com ser gratuito?! Nada...

A não ser que alguém me explique onde está a lógica disto, porque eu estou bastante confuso! :roll: :roll:

abraço

artista

Artista, estás enganado. Já viste o preçário do banco? Existem mais factores para além da domiciliação do ordenado para evitar o pagamento da comissão de compra.

Registado: 30/9/2010 13:54

por artista_ » 19/12/2010 18:39

ajpr3392 Escreveu:...Só na banca tem de ser tudo gratuito...

Há aqui dois aspectos a considerar:

1- Parece que estamos aqui a chegar todos à conclusão que o BCP é o único que cobra estas comissões ou, se quiseres, tem exigências diferenciadas e menos aceitáveis (como podes ver na minha mensagem anterior), relativamente as outros bancos... logo, não se trata de ser gratuito ou não, trata-se de comparativamente cobrarem mais que os outros!

2- Por exemplo, um cliente que tenha uma aplicação a prazo de 20 mil euros, gaste 500 euros/mês com o cartão de crédito, tenha várias démiciliações de pagamentos (água, luz, gás), saldo médio de 1000 euros e ainda compre e venda acções através do Millennium paga 6 euros/mês de comissão... em contrapartida, um cliente que tenha um vencimento de 500 euros/mês e tire de imediacto o dinheiro do banco, mantendo umsaldo médio de 50 euros, paga Zero de comissão!

O que é que isto tem a ver com ser gratuito?! Nada...

A não ser que alguém me explique onde está a lógica disto, porque eu estou bastante confuso! :roll: :roll:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 19/12/2010 18:30

AutoMech Escreveu:Sem aviso prévio duvido Elias. Tinha de ir ver o meu contrato com a Zon e o de abertura de conta mas duvido que haja uma clausula que permita revisão de preços sem aviso prévio.

O Millennium o que costuma fazer é colocar um alerta nos extractos para o novo precário (o que é o pré aviso). Agora mudar dum dia para o outro não faria qualquer sentido.

Bem, depende do que estiver no contrato.

Se o cliente assinou um contrato no qual está escrito que as taxas podem ser alteradas, não vejo onde está o problema.

por Elias » 19/12/2010 18:26

AutoMech Escreveu:Exactamente Marco. Quem acha normal que o banco possa fazer isto sem o cliente ter alternativa, terá de defender essa posição independentemente do valor em causa.

São 6 euros, como podiam ser 60 ou 600 e nesse caso, como basta alterar o tarifário, o banco está coberto de razão. :roll:

Mudar o crédito para outra entidade bancária não é alternativa?

por Automech » 19/12/2010 18:03

Elias Escreveu:
AutoMech, corrige-me se eu estou errado, mas em ambos os casos o cliente assinou um contrato que diz que o prestador de serviços (Banco, ZON,...) pode alterar as taxas sem aviso prévio...

Sem aviso prévio duvido Elias. Tinha de ir ver o meu contrato com a Zon e o de abertura de conta mas duvido que haja uma clausula que permita revisão de preços sem aviso prévio.

O Millennium o que costuma fazer é colocar um alerta nos extractos para o novo precário (o que é o pré aviso). Agora mudar dum dia para o outro não faria qualquer sentido.

por Automech » 19/12/2010 18:00

MarcoAntonio Escreveu:Um dia destes lembram-se de cobrar 70 euros por mês e aí é que é...

:lol:

Exactamente Marco. Quem acha normal que o banco possa fazer isto sem o cliente ter alternativa, terá de defender essa posição independentemente do valor em causa.

São 6 euros, como podiam ser 60 ou 600 e nesse caso, como basta alterar o tarifário, o banco está coberto de razão. :roll:

por Elias » 19/12/2010 17:59

AutoMech Escreveu:O que não é compreensível é mudar a regra a meio, estando o cliente impedido de mudar (ou seja, fazer transferência para pagar o empréstimo).

É mais ou menos o mesmo que a Zon ter um contrato de fidelização de 12 meses, a meio do período meter mais uma taxa e o cliente ter de aguentar sem poder mudar. A situação aqui é semelhante.

AutoMech, corrige-me se eu estou errado, mas em ambos os casos o cliente assinou um contrato que diz que o prestador de serviços (Banco, ZON,...) pode alterar as taxas sem aviso prévio...

por MarcoAntonio » 19/12/2010 17:40

Um dia destes lembram-se de cobrar 70 euros por mês e aí é que é...

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 19/12/2010 17:38

ajpr3392 Escreveu:Pois, mas também não será verdade que as regras do mercado de credito interbancario mudaram, que a guerra das taxas nos DP´s estão aí, que o risco país está a niveis historicamente altos?

Nada disto tem a ver com os novos custos de manutenção de conta. Ou por outra, até tem. O banco tentar ganhar na comissão para compensar o estar com as calças na mão no empréstimo à habitação.

O que não é compreensível é mudar a regra a meio, estando o cliente impedido de mudar (ou seja, fazer transferência para pagar o empréstimo).

É mais ou menos o mesmo que a Zon ter um contrato de fidelização de 12 meses, a meio do período meter mais uma taxa e o cliente ter de aguentar sem poder mudar. A situação aqui é semelhante.

Dizer que o cliente pode mudar o CH para não se sujeitar à taxa do DO é demagógico.

Mas também é verdade que o estado se prepara para baixar os salários, que as mais valias foram alteradas com efeitos retroactivos. Sinais do tempo...

por ajpr3392 » 19/12/2010 17:30

AutoMech Escreveu:
ajpr3392 Escreveu:Caro Atomez,

Já pensou que o Banco é "obrigado" a te-lo como cliente. Caso queira terminar a relação comercial consigo, não o pode fazer...Voce deve-lhe dinheiro.
Esta de ter dividas num Banco "comercial" sem ser obrigado a ter conta é nova. A relação com o Banco começa e termina na conta depositos à ordem.
Caso existe-se conhecimento do Banco para o relacionamento bancario aque voce lhe ir dedicar, tem a certeza que lhe fariam o CH? :lol:

Mas aqui há um pormenor ajpr3392. As regras das contas bancárias quando o empréstimo foi contraído eram diferentes e foram mudadas. Ao passo que o empréstimo dura provavelmente 25 anos...

Pois, mas também não será verdade que as regras do mercado de credito interbancario mudaram, que a guerra das taxas nos DP´s estão aí, que o risco país está a niveis historicamente altos? Tudo deve permanecer estavel se é para nosso beneficio, caso contrário deve ficar sempre na mesma, é a estoria da pimenta no...piii) é refresco. Já agora gostava de saber qual é o preços das operações CH referidas nos post acima. Provavelmente seria mesmo um favor ao Banco os SRS trf ou liquidar as operações. Pois, o mundo mudou muito e vai continuar a mudar.

Registado: 30/7/2008 13:56

por pvg80713 » 19/12/2010 17:14

Já pensou que o Banco é "obrigado" a te-lo como cliente. Caso queira terminar a relação comercial consigo, não o pode fazer...Voce deve-lhe dinheiro.
Esta de ter dividas num Banco "comercial" sem ser obrigado a ter conta é nova. A relação com o Banco começa e termina na conta depositos à ordem.
Caso existe-se conhecimento do Banco para o relacionamento bancario aque voce lhe ir dedicar, tem a certeza que lhe fariam o CH? :lol:

devo portanto concluir, que o banco apenas me emprestou dinheiro para me fazer um favor?

Registado: 19/4/2005 11:11

por Automech » 19/12/2010 17:04

Mas aqui há um pormenor ajpr3392. As regras das contas bancárias quando o empréstimo foi contraído eram diferentes e foram mudadas. Ao passo que o empréstimo dura provavelmente 25 anos...

por ajpr3392 » 19/12/2010 16:19

Caro Atomez,

por ajpr3392 » 19/12/2010 16:01

Ora aqui está uma analise correcta sobre o assunto. Caso se discorde dos preços, reclama-se. Caso não se obtenha uma resposta satisfatória muda-se...
O problema que identifico é que o comissionamento agora, face a actual conjuntura, já não previligia o CH como produto "estrela", está direccionado para os recursos e contas "ordenado" (orientação "cega" face ao que diz).
Agora, isto é uma abordagem correcta. Outra coisa é a "mania" de dizerem que é um roubo tudo o que diz respeito a debitos de Bancos...que há temas poucos eticos é verdade mas, custos que implicam serviço o que esperam? Vamos as finanças ou à CRP pedir um documento, estamos 2 horas à espera e pagamos; o sector das telecomunicações nem falar...Só na banca tem de ser tudo gratuito. A CGD se não tivesse feito a "habilidade" com a sua sede, tinha dado prejuizo pela 1ª Vez. Os tempos são outros e não estão faceis.

por Zezezinho » 19/12/2010 15:53

ajpr3392 Escreveu:Temas fortes "usura" e "usurpação", "roubo"...Tenham juizo!!
E que tal consultar o preçário do Banco, disponivel e de facil acesso no Portal Internet do Banco..Não evitaria mal entendidos?
Clientes há 10 anos?...eu sou há 16 e já vi inumeras vezes os preços revistos, normal tal como em quase todas as necessidades que vou tendo, serviços privados e públicos, diga-se. Como era bom o passado...Já agora e que tal as inovações e os serviços ao cliente disponiveis pela Banca em geral...será que preferem voltar às praticas do passados (10 anos atrás).
Por ultimo sugiro que vejam as condições "minimas" para estarem isentos dessas comissões, eu próprio de "parcos recursos", nunca paguei despesas de manutenção de contas, agora não ando e abrir contas nos varios Banco da praça. É momo na oficina, escolho a melhor que me serve a cada momento.
PS: deixo o preçario do Banco para os dois "preguiçosos".

100% de acordo !

Registado: 30/6/2010 0:10

por pvg80713 » 19/12/2010 15:53

Atomez Escreveu:Tenho uma conta no Millennium há mais de 20 anos. Essa conta não tem mais movimentos, nem cartões, nem multibanco nem cheques. A única coisa para que serve é para fazer os pagamentos mensais de um crédito à habitação.

Há meses começaram a cobrar 6 € / mês pela "manutenção" da conta e é claro dirigi-me a suas exªs para encerrar a conta e passar a fazer o pagamento mensal por débito directo numa conta de outro banco.

Pois não posso encerrar a conta! É obrigatório ter a conta aberta por causa da hipoteca e para isso cobram-me mais 6 € / mês!

Para mim isto tem um nome -- extorsão.

o BCP está um pouco... já não é o mesmo.
e o serviço piorou !

casa onde não há pão... cobram comissão.

Registado: 19/4/2005 11:11

por atomez » 19/12/2010 15:44

Tenho uma conta no Millennium há mais de 20 anos. Essa conta não tem mais movimentos, nem cartões, nem multibanco nem cheques. A única coisa para que serve é para fazer os pagamentos mensais de um crédito à habitação.

Há meses começaram a cobrar 6 € / mês pela "manutenção" da conta e é claro dirigi-me a suas exªs para encerrar a conta e passar a fazer o pagamento mensal por débito directo numa conta de outro banco.

Pois não posso encerrar a conta! É obrigatório ter a conta aberta por causa da hipoteca e para isso cobram-me mais 6 € / mês!

Para mim isto tem um nome -- extorsão.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por artista_ » 19/12/2010 13:28

ajpr3392 Escreveu:Temas fortes "usura" e "usurpação", "roubo"...Tenham juizo!!
E que tal consultar o preçário do Banco, disponivel e de facil acesso no Portal Internet do Banco..Não evitaria mal entendidos?
Clientes há 10 anos?...eu sou há 16 e já vi inumeras vezes os preços revistos, normal tal como em quase todas as necessidades que vou tendo, serviços privados e públicos, diga-se. Como era bom o passado...Já agora e que tal as inovações e os serviços ao cliente disponiveis pela Banca em geral...será que preferem voltar às praticas do passados (10 anos atrás).
Por ultimo sugiro que vejam as condições "minimas" para estarem isentos dessas comissões, eu próprio de "parcos recursos", nunca paguei despesas de manutenção de contas, agora não ando e abrir contas nos varios Banco da praça. É momo na oficina, escolho a melhor que me serve a cada momento.

Não concordo muito, embora tenhas alguma razão... O MillenniumBCP costuma enviar as novas condições das contas... um PDF com 60 ou 70 páginas! Obviamente que ninguém vai ler, só vai ler quando lhe cobram a primeira comissão!

Eu também não concordo com a política deles... alguém que ganhe 500 euros e receba o vencimento por lá não paga comissões. Este pode até ter saldos muito baixos e não ter qualquer outro tipo de produto do Banco. Mas um cliente que não receba o vencimento por lá, porque recebe noutro banco ou até porque tem rendimentos que não entram com o código dos vencimentos (prediais, recibos verdes, etc), mas tenha uma série de produtos do banco e saldos médios mais altos que o exemplo anterior, tem de pagar uma comissão mensal...

Por exemplo, a CGD também me queria cobrar comissões mas aceitou que eu fizesse apenas transferências mensais (no meu caso de 750 euros) considerando isso como um vencimento...

Eu reclamo sempre (por mail) e eles têm-me devolvido as comissões, no dia em que não o fizerem fecho a conta... a última vez foi este mês, cobraram-me 3 euros. Ainda estou à espera da resposta deles!!

Se eles preferem um cliente que recebe por lá um vencimento de 500 euros, a um que tem saldos médios superiores a 1000 euros, cartão de crédito (que uso bastante), depósito a prazo, domiciliações de pagamentos, etc... não posso fazer nada, ou melhor, resta-me apenas fechar a conta e usar outra instituição que não me cobra esses montantes.

Curiosamente, tenho conta em 3 bancos mas é a do Millennium que uso mais, onde tenho mais produtos e movimento mais dinheiro... e são os únicos que me cobram (ou querem cobrar) comissões!? :roll: :shock:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por ajpr3392 » 19/12/2010 13:06

Temas fortes "usura" e "usurpação", "roubo"...Tenham juizo!!
Anexos
PRECRIOMBCP_1.pdf
(604.58 KiB) Transferido 270 Vezes
PRECARIOMBCPTRF_1.pdf
(604.58 KiB) Transferido 257 Vezes

Re: comissão mensal manutenção de conta - usura

por Elias » 19/12/2010 3:29

dr house Escreveu:Fica aqui o aviso neste post para os respeitados foristas não cairem na mesma asneira e não se deixarem usurpar.

usura é crime!

usura e usurpação são coisas diferentes...

por TheTraveler » 19/12/2010 3:24

Aconteceu-me o mesmo no ano passado.
Isso e o facto de me estarem a roubar dinheiro todos os meses em transferencias internacionais recebidas fizeram com que fechasse a conta depois de mais de 20 anos aberta. O banco estrangeiro emissor enviava dinheiro ja com as despesas de envio todas pagas, e cá chegava sempre menos dinheiro. O BCP dizia que era o banco emissor que retia esse dinheiro para despesas, o banco emissor disse-me que isso nao era verdade e deu-me provas documentais disso. Levei esses documentos ao BCP, disseram-me que documentos estrangeiros não são validos para o BCP... Mas que por 20€ e qualquer coisa que me arranjavam extrato detalhado da transfereincia internacional caso eu quisesse...
Fechei conta, mudei de banco cá, o de lá continuou a ser o mesmo, e o dinheiro deixou de desaparecer... Acho que é facil ver onde estava a ser feito o desaparecimento/roubo das diferenças de valores...
MillenniumBCP, não obrigado.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Marcohvm » 19/12/2010 3:18

Pois... eu já estou a pagar essa comissão desde Março deste ano...
Liguei para o meu gestor do Millennium e disse-lhe que 72 euros por ano de comissão de manuteção de conta era um ROUBO...
Se não tivesse lá o crédito habitação e não convém mexer por ser dos "antigos", já os tinha mandado para ...
Enfim, não admira, vivemos na república das bananas, onde todos fazem e desfazem a seu belo prazer...

Cmps
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], iniciado1, karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, peterteam2, PIKAS, trilhos2006, yggy e 179 visitantes