OffTopic:Morreu Saramago
pocoyo Escreveu:Hoje não vou dizer mais nada sobre Saramago, por respeito a toda gente.
Só quero referir isto:
Salazar tambem foi eleito "o maior português de sempre" num programa da RTP.
Se Salazar foi eleito "o maior Português de sempre" num programa da RTP, a anomalia da tua comparação no que respeita a personagens e eleitores, reforça a minha convicção, só mesmo por ignorância ou intolerância.
Pocoyo, José Saramago foi um escritor, escreveu livros, sabes? Livros que mesmo pessoalmente não estando de acordo com algumas tomadas de posição, eu li e admirei, pela qualidade e pela honestidade da escrita. Álvaro Cunhal, Salazar, e muitos outros em outras áreas, mesmo sem a grandeza de reconhecimento de um Nobel, foram homens que granjearam valor, deixaram marca e temos de aprender a ser humildes para apreciar e respeitar os que pensam de maneira diferente da nossa, ou seja, para ver se entendes, se fores sportinguista e existirem jogadores no Benfica ou no Porto que são muito bons jogadores, deves ser humilde para conseguires reconhecer que apesar de não serem jogadores do "teu" clube, tem valor como jogadores. Espero que assim, com recurso ao futebol, seja menos difícil entenderes o que quero dizer.
Editado pela última vez por jlmf em 18/6/2010 16:36, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 4:15
pocoyo Escreveu:Hoje não vou dizer mais nada sobre Saramago, por respeito a toda gente..
Eu diria que teria sido excelente que tivesses pensado nisto antes de teres começado a tua intervenção neste tópico...
pocoyo Escreveu:Só quero referir isto:
Salazar tambem foi eleito "o maior português de sempre" num programa da RTP.
Mas afinal, infelizmente, disseste mais alguma coisa... mais uma infelicidade, uma comparação ridicula, num contexto descabido, numa hora completamente inadequada!
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Incrivel....
Que se desgoste das posições politicas e religiosas do homem, que se abomine a sua opção de vida de viver em Espanha e ter uma visão Iberista de Portugal e Espanha é aceitável e podemos ter opiniões dispares, que concerteza todos temos, eu terei as minhas claro.
Agora o homem faleceu é verdade, os defeitos e ideias politicas e religiosas faleceram com ele.
Ficou apenas Saramago, pai de palvras, que não forram os meus "caixotes do lixo", forram as minhas estantes, forram a minha alma.
Quem atenta contra a herança da sua obra, é porque leu e não compreendeu, ou nem sequer leu, mas na verdade, não fico preocupado nem magoado, pois por cada critico que se levanta com obscenidades, 10 vozes se vão levantar e aclamar e defender a obra.
Saramago, dá um abraço ao Eça por mim. Até sempre.
Que se desgoste das posições politicas e religiosas do homem, que se abomine a sua opção de vida de viver em Espanha e ter uma visão Iberista de Portugal e Espanha é aceitável e podemos ter opiniões dispares, que concerteza todos temos, eu terei as minhas claro.
Agora o homem faleceu é verdade, os defeitos e ideias politicas e religiosas faleceram com ele.
Ficou apenas Saramago, pai de palvras, que não forram os meus "caixotes do lixo", forram as minhas estantes, forram a minha alma.
Quem atenta contra a herança da sua obra, é porque leu e não compreendeu, ou nem sequer leu, mas na verdade, não fico preocupado nem magoado, pois por cada critico que se levanta com obscenidades, 10 vozes se vão levantar e aclamar e defender a obra.
Saramago, dá um abraço ao Eça por mim. Até sempre.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
- Registado: 29/11/2007 3:04
Nyk Escreveu:artista
quer queiramos quer não foi alguém que prestigia o nosso país, e que vai continuar a prestigiar!
paz à sua alma
artista
Prestigiou o nosso país, será?!!! Acho que foi mais o país que o prestigiou, que ele ao país.
Claro que foi o país que o pretigiou a ele, quando ele ia a um sítio qualquer bastava-lhe dizer "sou português" e tornava-se imediactamente no centro das atenções... o que eram os Prémios Nobel até um Português ganhar o da literatura?! Nada, a marca "Portugal" é que os prestigiou, eu diria que deram o prémio Nobel ao Saramago como podiam ter dado a outro português qualquer, a mim por exemplo, o objectivo foi apenas ser um português porque isso prestigiaria claramente os prémios, que até ai eram completamente desconhecidos

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Nyk Escreveu:artista
quer queiramos quer não foi alguém que prestigia o nosso país, e que vai continuar a prestigiar!
paz à sua alma
artista
Prestigiou o nosso país, será?!!! Acho que foi mais o país que o prestigiou, que ele ao país.
tu seguramente prestigiaste mais o país...o cdb idem, graças aos teus 200.000 posts...´
já pensaste, independentemente de gostares ou não da obra ou da pessoa, que para um grupo de pessoas ter atribuido um prémio como foi dado a saramago no passado, algum valor a pessoa em causa teria?
artista Escreveu:
.......
Seja como for, goste-se ou não da pessoa, desaparece o único prémio Nobel da Literatura Português, quer queiramos quer não foi alguém que prestigia o nosso país, e que vai continuar a prestigiar!
paz à sua alma
artista
o único prémio Nobel da Literatura.... da Lingua Portuguesa !
ia dizer : paz à sua alma. Mas ambos somos ateus e portanto não acreditamos na alma...
Ia dizer : até sempre camarada, mas não sou comunista.
só me ocorre dizer : obrigado pelo que escreveste. ficámos mais pobres com a tua morte.
abraço
pvg
- Registado: 19/4/2005 11:11
artista
paz à sua alma
artista
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
pocoyo Escreveu:Toni Curtes Escreveu:Desaparece um individuo mesquinho. Que a terra lhe seja leve.Quanto ao que ele escreveu, nem para forrar o caixote do lixo.
Concordo contigo.
Só espero que não atirem as cinzas dele ao mar, as corrente são forte e eu não o queria ver em aguas portuguesas.
Comentários completamente descabidos... ia comentar mas no dia em que ele morre prefiro não levantar mais polémicas, apenas assinalar que não me parece este o dia ou o espaço para este tipo de comentários, acho que não deveria ser preciso sequer ninguém aqui vir dizer isto!
Li alguns livros dele, tenho outros para ler, alguns não são de leitura fácil, outros são mais "acessíveis"... por acaso estou a ler o "Memorial do Convento"!
Seja como for, goste-se ou não da pessoa, desaparece o único prémio Nobel da Literatura Português, quer queiramos quer não foi alguém que prestigia o nosso país, e que vai continuar a prestigiar!
paz à sua alma
artista
Ofender alguém que acabou de falecer, é de uma pobreza de espírito terrível.
Vir fazê-lo para aqui, com a cobertura do anonimato que o forum permite, é de uma falta de educação completamente descabida.
As minhas condolências à família e amigos de José Saramago.
Vir fazê-lo para aqui, com a cobertura do anonimato que o forum permite, é de uma falta de educação completamente descabida.
As minhas condolências à família e amigos de José Saramago.
- Registado: 27/1/2009 14:17
Meus senhores,
Ninguém está aqui a pedir que se diga bem de alguém. Agora, o que não aceitamos no Caldeirão é que no momento em que alguém morre, se venha aqui enxovalhar essa pessoa. Respeito à dor dos seus familiares e dos que lhe são próximos.
Reafirmo que qualquer post insultuoso ou de escárnio sobre alguém que morre será apagado. Já fizemos o mesmo quando morreu Sousa Franco.
E se tiverem qualquer comentário a esta questão de moderação, que o façam via MP ou e-mail pois são as regras da casa.
Um abraço,
Ulisses
Ninguém está aqui a pedir que se diga bem de alguém. Agora, o que não aceitamos no Caldeirão é que no momento em que alguém morre, se venha aqui enxovalhar essa pessoa. Respeito à dor dos seus familiares e dos que lhe são próximos.
Reafirmo que qualquer post insultuoso ou de escárnio sobre alguém que morre será apagado. Já fizemos o mesmo quando morreu Sousa Franco.
E se tiverem qualquer comentário a esta questão de moderação, que o façam via MP ou e-mail pois são as regras da casa.
Um abraço,
Ulisses
otangas Escreveu:Como pessoa nada digo, porque nem o conhecia nem seguia com especial atenção o que ele dizia.
Contudo, trata-se de um dos meus escritores preferidos. Simplesmente genial, e contra isso não há argumentos.
Um dia triste para o mundo literário e para Portugal, que perde um dos seus maiores escritores de sempre.
Pera lá... ele era Português!!! então retiro o que disse.
Toni Curtes Escreveu:Desaparece um individuo mesquinho. Que a terra lhe seja leve.Quanto ao que ele escreveu, nem para forrar o caixote do lixo.
pocoyo Escreveu:Toni Curtes Escreveu:Desaparece um individuo mesquinho. Que a terra lhe seja leve.Quanto ao que ele escreveu, nem para forrar o caixote do lixo.
Concordo contigo.
Só espero que não atirem as cinzas dele ao mar, as corrente são forte e eu não o queria ver em aguas portuguesas.
Argumentar, opinar, criticar, a pessoa e o escritor, são direitos e deveres de todos os que se interessam pela cultura em geral e pela vida de um escritor, em particular, que independentemente dos pontos de vista e gostos literarios de cada um, tem um valor mundialmente reconhecido. Comentarios como estes que cito, só podem ser fruto de ignorancia ou de intolerancia.
Editado pela última vez por jlmf em 18/6/2010 14:39, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 4:15
Como pessoa nada digo, porque nem o conhecia nem seguia com especial atenção o que ele dizia.
Contudo, trata-se de um dos meus escritores preferidos. Simplesmente genial, e contra isso não há argumentos.
Um dia triste para o mundo literário e para Portugal, que perde um dos seus maiores escritores de sempre.
Eu não gostava muito dele em vida , por isso não posso agora vir a dizer " ..ái, era um Santo " . Não acho elegante dizer mal dos outros depois da sua morte e especialmente no dia da sua morte, mas não entendo isto como "dizer mal dele ", antes um "dizer o que penso dele " .
Achava-o arrogante e frio e estava em desacordo com muitas das posições que ele tinha em relação ao nosso país ( aquela de sermos anexados a Espanha , deixou-me definitivamente "virado" em relação ao homem ).
Mas isso é uma opinião pessoal, formada sobre aspectos que se calhar eram superficiais , uma vez que não o conhecia pessoalmente.Uma opinião sobre a imagem publica dele , que eu sêi que pode ser considerada vã ( a opinião ), quando não há conhecimento pessoal .As suas posições eram polémicas e esse era um direito dele . Tal como eé um direito não ter gostado dessas posições e , por colagem, do homem .
O que de facto eu lamento aqui ,é a perda de um vulto da cultura Portuguesa . Não é todos os dias que temos um Nobel na nossa Nação .Nunca li um livro dele ( embora tenha começado a ler dois ou três... e tenha achado aborrecidos e deixado de ler ) completo, pelo que não posso falar da obra . Se calhar, não era o meu estilo de literatura . Mas pelos vistos, havia muita gente que gostava e apreciava, aprecia e apreciará . É a morte desse homem que eu lamento . Do Escritor , do criador de Cultura , de um cérebro privilegiado , de quem deixa uma obra para a posteridade . E se calhar , é desses aspectos que deveremos lembrar .
Um abraço ,
The Mechanic
Achava-o arrogante e frio e estava em desacordo com muitas das posições que ele tinha em relação ao nosso país ( aquela de sermos anexados a Espanha , deixou-me definitivamente "virado" em relação ao homem ).
Mas isso é uma opinião pessoal, formada sobre aspectos que se calhar eram superficiais , uma vez que não o conhecia pessoalmente.Uma opinião sobre a imagem publica dele , que eu sêi que pode ser considerada vã ( a opinião ), quando não há conhecimento pessoal .As suas posições eram polémicas e esse era um direito dele . Tal como eé um direito não ter gostado dessas posições e , por colagem, do homem .
O que de facto eu lamento aqui ,é a perda de um vulto da cultura Portuguesa . Não é todos os dias que temos um Nobel na nossa Nação .Nunca li um livro dele ( embora tenha começado a ler dois ou três... e tenha achado aborrecidos e deixado de ler ) completo, pelo que não posso falar da obra . Se calhar, não era o meu estilo de literatura . Mas pelos vistos, havia muita gente que gostava e apreciava, aprecia e apreciará . É a morte desse homem que eu lamento . Do Escritor , do criador de Cultura , de um cérebro privilegiado , de quem deixa uma obra para a posteridade . E se calhar , é desses aspectos que deveremos lembrar .
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Camisa Roxa Escreveu:
Alguém que renegou Portugal e afirmou que devíamos ser uma província de Espanha
Que a morte lhe dê a paz que ele não deu a outros
Que a alma dele descanse em paz, mas tambem concordo contigo.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Nunca poderia apreciar um estalinista... alguém que depois do 25/4 fez purgas e censura no DN por motivos exclusivamente políticos

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Mesmo não agradando a todos, o que é normal, foi um vulto da literatura portuguesa e elevou o nome de Portugal bem alto ao ser galardoado com o prémio Nobel da Literatura em 1998.
A sua memoria e obra perdurará para sempre. Aqueles que o ostracizaram, nunca caminharão ao seu nível em notoriedade, no presente e muito menos no futuro.
Um abraço de despedida.
ml
A sua memoria e obra perdurará para sempre. Aqueles que o ostracizaram, nunca caminharão ao seu nível em notoriedade, no presente e muito menos no futuro.
Um abraço de despedida.
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Elmer Letterman"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 70 visitantes