Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais IVA, mais IRS, mais IRC e corte de salários de político

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por moppie85 » 14/5/2010 21:26

mais_um Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Ainda ontem estava um conhecido professsor universitário, cujo nome não me ocorre, a falar na SIC. Dizia ele que, nos últimos meses, o estado andava a emitir dívida à cadência meteórica de 1.000 milhões €/mês e que só parou quando deixou de conseguir colocar dívida

Como é habito em ti gostas de espalhar boatos e escrever disparates. O que escreveste é falso, ou tu estás a mentir ou o tal "conhecido" professsor universitário não sabe o que diz (talvez isso explique o nivel de conhecimentos dos alunos que saiem das universidades).

O Estado vai emitir durante o ano de 2010 entre 22 a 24 mim milhões de €! Nas minhas contas isso faz uma média de quase 2 mil milhões de € por mês. Imagino que já estejas a pensar ainda é pior, do que eu escrevi!!! :twisted: :twisted:
Mas não é, o Estado também vai amortizar divida durante este ano, dai que parte da divida contraida seja para amortizar a existente e não para fazer nova divida.

Em 2010 até agora o Estado em OT e BT, emitiu cerca de 13629 milhões €(mais que mil milhões mês) de divida e terá já amortizado cerca de 9675 milhões. Tem ainda amortizar ao longo do ano pelo menos 16162 milhões de €. Considerando que bem recentemente fez um leilão de recompra de divida, de valor ilimitada de uma emissão que vence a 20 de Maio deste ano, quer dizer que tem já em caixa o montante necessário para pagar essa emissão que é de 5626 milões de €.

Ou seja considerando o valor de amortizações previsto e já realizado ( +/- 26 mil milhões de €) e o valor que o Estado prevê de enitir divida ao longo de 2010 (22 a 24 mil milhões de €] dá um saldo positivo (diminuição da divida) entre 2 a 4 mil milhões de €.

Estas contas não estão totalmente certas porque não contemplam os CA e outros instrumentos de divida mas que têm um peso muito inferior na divida total do Estado.

É lamentavel a constante desinformação que passa nos orgão de comunicação social e a atitude de determinadas pessoas que fazem questão de não usar a cabeça antes de escrever disparates!

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... hmarks.xls

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... s_CORR.xls

Este é especialemnte interessante proque tem a evolução da divida, ao mês desde 2001

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... igures.xls

EDIT: esqueci-me de referir que é mentira que o Estado não tenha conseguido colocar divida, como referido por ti. A procura tem sido sempre bastante superior ao valor emitido.

Mais_um,

Eu não consultei os dados, mas penso que essa recompra tinha um limite de 1 mil milhão de euro e tratou-se apenas de uma recompra cerca de um mês antes.

Penso que o nosso outro colega forista se está a referir aos 500 milhões que foram colocados no mercado internacional e que "tiveram de ser" inteiramente subscrita pelos bancos portugueses pois alegadamente, nenhum banco internacional quis comprar.
(atenção que isto foi o que ouvi na SIC, não me estou a basear em documentos).
Editado pela última vez por moppie85 em 14/5/2010 22:00, num total de 1 vez.

Registado: 15/4/2008 14:12

por mais_um » 14/5/2010 20:22

mfsr1980 Escreveu:Ainda ontem estava um conhecido professsor universitário, cujo nome não me ocorre, a falar na SIC. Dizia ele que, nos últimos meses, o estado andava a emitir dívida à cadência meteórica de 1.000 milhões €/mês e que só parou quando deixou de conseguir colocar dívida

Como é habito em ti gostas de espalhar boatos e escrever disparates. O que escreveste é falso, ou tu estás a mentir ou o tal "conhecido" professsor universitário não sabe o que diz (talvez isso explique o nivel de conhecimentos dos alunos que saiem das universidades).

O Estado vai emitir durante o ano de 2010 entre 22 a 24 mim milhões de €! Nas minhas contas isso faz uma média de quase 2 mil milhões de € por mês. Imagino que já estejas a pensar ainda é pior, do que eu escrevi!!! :twisted: :twisted:
Mas não é, o Estado também vai amortizar divida durante este ano, dai que parte da divida contraida seja para amortizar a existente e não para fazer nova divida.

Em 2010 até agora o Estado em OT e BT, emitiu cerca de 13629 milhões €(mais que mil milhões mês) de divida e terá já amortizado cerca de 9675 milhões. Tem ainda amortizar ao longo do ano pelo menos 16162 milhões de €. Considerando que bem recentemente fez um leilão de recompra de divida, de valor ilimitada de uma emissão que vence a 20 de Maio deste ano, quer dizer que tem já em caixa o montante necessário para pagar essa emissão que é de 5626 milões de €.

Ou seja considerando o valor de amortizações previsto e já realizado ( +/- 26 mil milhões de €) e o valor que o Estado prevê de enitir divida ao longo de 2010 (22 a 24 mil milhões de €] dá um saldo positivo (diminuição da divida) entre 2 a 4 mil milhões de €.

Estas contas não estão totalmente certas porque não contemplam os CA e outros instrumentos de divida mas que têm um peso muito inferior na divida total do Estado.

É lamentavel a constante desinformação que passa nos orgão de comunicação social e a atitude de determinadas pessoas que fazem questão de não usar a cabeça antes de escrever disparates!

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... hmarks.xls

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... s_CORR.xls

Este é especialemnte interessante proque tem a evolução da divida, ao mês desde 2001

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... igures.xls

EDIT: esqueci-me de referir que é mentira que o Estado não tenha conseguido colocar divida, como referido por ti. A procura tem sido sempre bastante superior ao valor emitido.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por canguru » 14/5/2010 19:19

Lá está o cidadãozinho exemplar a lavar as mãos e sempre com a mesma lenga lenga do discursozinho anti-político.

Isto é tão deprimente.

Mas nas empresas, apesar dos muitos avanços, o regabofe continua. Em 2007, só 36% das 379.772 empresas que existem no país pagaram IRC. 64% não pagaram nada. Um escândalo! Mais escandaloso ainda é que apenas um em cada quatro hotéis e restaurantes pagou alguma coisa ao fisco. 74% não contribuíram com um cêntimo para os cofres do Estado.

Nicolau Santos
http://aeiou.expresso.pt/como-vamos-sai ... ho=f537772

Registado: 6/4/2008 22:41

por artista_ » 14/5/2010 19:00

mfsr1980 Escreveu:PS: O Teixeira dos Santos não se acha responsável e não pede desculpas.
Eu peço desculpas porque não consigo classificar estes energúmenos sem ser indelicado.

Concordo contigo, começa a ser difícil, como diz um amigo meu (em jogos de cartas, normalmente King) "isto está mau de mais para um gajo falar bem"! :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por rmachado » 14/5/2010 18:44

mfsr1980 Escreveu:Caros Forenses,
Os forenses continuam preocupados em arranjar mais receita.
O problema é a despesa. Ainda ontem estava um conhecido professsor universitário, cujo nome não me ocorre, a falar na SIC. Dizia ele que, nos últimos meses, o estado andava a emitir dívida à cadência meteórica de 1.000 milhões €/mês e que só parou quando deixou de conseguir colocar dívida. O pacote que o Pedro Passos Coelho/Sócrates preparam apenas irá arrecadar cerca de 2.000 Milhões € de receita. Ora isso significa não emitir dívida durante 2 meses, persistindo o problema do endividamento durante os restantes 10 meses do ano.
Como não há coragem para corrigir o problema isto vai acabar mal!

Abraço mfsr1980.

PS: O Teixeira dos Santos não se acha responsável e não pede desculpas.
Eu peço desculpas porque não consigo classificar estes energúmenos sem ser indelicado.

Eu não estou a tentar arranjar receitas.. :) estava só a disser que é possivel ter pequenos gestos que arranjam as mesmas.

Agora parece óbvio a todos que o problema esta na despesa... mas quem pode resolver não o quer fazer sobretudo pq isso não dá votos e pior.. faz com que muitos "amigos" fiquem sem emprego...

"Bastava" uma revolução na Justiça para melhorar muita coisa incluindo a receita fiscal e sobbretudo fazer com que muita gente deixasse de gastar mais do que tem.

Registado: 24/8/2004 10:42

por moppie85 » 14/5/2010 18:38

rmachado Escreveu:
otangas Escreveu:
habanero04 Escreveu:
otangas Escreveu:
rmachado Escreveu:Para a fuga a factura... temos uma solução simples...

Pagamento com cartão...

Isso era o que eu pensava, até saber que alguns cafés/restaurantes têm 2 terminais de multibanco diferentes. Num deles o pagamento vai para a conta da empresa, no outro vai para a conta... de alguém!

:shock: Se isso é verdade, não sei o que é que a ASAE cá anda a fazer...

O pior é que conheço um restaurante/tasca que faz isso, que foi fiscalizado pela Brigada Fiscal há poucos dias. Dessa acção de fiscalização resultaram 2 multas:

- Uma por não ter colado o aviso do "Proíbido Fumar" (eles até o tinham, mas durante uma jantarada mais "regada", houve uns chicos-espertos que arrancaram o aviso).
- Outra multa, por ter lá uma saca de batatas, mas não ter a respectiva factura da compra!

E é possivel ter um terminal multibanco nessas condições?

E mais como é que a brigada Fiscal consegue descobrir isso pela simples visita ao restaurante?

E soluções para isto?

É possivel.

Não, se esconderes o terminal de pagamento automático.

Solução: verificar no talão que é emitido pelo TPA o nome que está lá escrito. Se não estiver em nome da empresa é pq está a haver fuga.

No entanto, acredito que não seja tanto pelo TPA a fuga.
É mais como eu já disse anteriormente noutro post: declaração de vendas de serviços por preços inferiores (um mecanico p.e. pode vender um arranjo por 200€ e declarar 100€ - desta forma não tem acumulação de stocks e a sua margem de lucro é mto inferior ao que realmente teve. Vai buscar o IVA das compras, fica com parte do lucro de devia ter sido declarado e ainda embolsa o IVA correspondente à parte que não declarou).

A outra forma é comprar por fora e vender por fora e por fim, deixar aumentar os stocks (só compensa se o que se vai buscar de IVA pela venda for inferior à receita + IVA que devia ser pago ao estado.

Quantos de nós já foi ao mecânico (e isto é só um exemplo, não é mania da perseguição), e lhes disseram: com factura são 1000€, sem factura são 900€. Se tu "poupas" 100€, duvido que ele "poupe" menos que isso...
Imaginando que ambos "embolsam" 50%, o Estado foi lesado em 200€.

Mas isto não vai lá facilmente... Sem obrigar as empresas a passar sempre factura (independentemente de ser um cafézinho) e haver fiscalização e coimas pesadas, isto vai continuar no regabofe, e as empresas portuguesas continuam abertas a dar lucro 0, prejuízos e sem pagar nada...

Para ajudar, normalmente esses empresários (atenção que não estou a dizer que são todos), ainda têm o descaramento de empregarem os filhos (para terem estatuto de trabalhador-estudante) e de pedir bolsas de estudo, SASE e quejandos.

Outra boa fuga aos impostos, é ser tudo da empresa - carro da empresa, casa de empresa, jantares de "negócios" da empresa, empregada da empresa, etc. Isto tudo permite com que a empresa não tenha lucros (e não pague) e que os empresários não façam a distribuição de rendimentos da empresa, gozando na mesma dos bens.

Quando for grande também quero ser empresário.

PS: uma maneira de fugirem aos 6% e aos 4,5% da reforma antecipada: reformam-se antes pelos 4,5%. Abrem uma empresa ficticia que vos paga um ordenado "imaginário". Em seguida, fazem os anos que vos faltam para a reforma, e por fim, fecham a empresa (se quiserem) e pedem que vos seja calculada a pensão unificada. Voilà! (isto foi o q me explicaram)... Parece lógico e exequível.

por mfsr1980 » 14/5/2010 18:23

Caros Forenses,
Os forenses continuam preocupados em arranjar mais receita.
O problema é a despesa. Ainda ontem estava um conhecido professsor universitário, cujo nome não me ocorre, a falar na SIC. Dizia ele que, nos últimos meses, o estado andava a emitir dívida à cadência meteórica de 1.000 milhões €/mês e que só parou quando deixou de conseguir colocar dívida. O pacote que o Pedro Passos Coelho/Sócrates preparam apenas irá arrecadar cerca de 2.000 Milhões € de receita. Ora isso significa não emitir dívida durante 2 meses, persistindo o problema do endividamento durante os restantes 10 meses do ano.
Como não há coragem para corrigir o problema isto vai acabar mal!

Abraço mfsr1980.

PS: O Teixeira dos Santos não se acha responsável e não pede desculpas.

Registado: 3/5/2007 13:55

por rmachado » 14/5/2010 16:01

otangas Escreveu:
habanero04 Escreveu:
otangas Escreveu:

Pagamento com cartão...

Isso era o que eu pensava, até saber que alguns cafés/restaurantes têm 2 terminais de multibanco diferentes. Num deles o pagamento vai para a conta da empresa, no outro vai para a conta... de alguém!

O pior é que conheço um restaurante/tasca que faz isso, que foi fiscalizado pela Brigada Fiscal há poucos dias. Dessa acção de fiscalização resultaram 2 multas:

- Uma por não ter colado o aviso do "Proíbido Fumar" (eles até o tinham, mas durante uma jantarada mais "regada", houve uns chicos-espertos que arrancaram o aviso).
- Outra multa, por ter lá uma saca de batatas, mas não ter a respectiva factura da compra!

E é possivel ter um terminal multibanco nessas condições?

E mais como é que a brigada Fiscal consegue descobrir isso pela simples visita ao restaurante?

E soluções para isto?

por rmachado » 14/5/2010 15:54

LTCM Escreveu:

Pagamento com cartão...

O vendedor só aceita o cartão se quiser.

Legalmente só é obrigado a aceitar notas e moedas com curso legal em PT.

Certo... nestas situações.. pede-se factura. :)

por LTCM » 14/5/2010 15:06

canguru Escreveu:LTCM, consegues mandar o pdf/link? Apesar de tudo, a lei prevê que exista um "documento equivalente por cada transmissão de bens ou prestação de serviços"

Artigo 29º do CIVA
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por otangas » 14/5/2010 15:05

habanero04 Escreveu:
otangas Escreveu:

Pagamento com cartão...

Registado: 25/3/2009 22:02

por bolo » 14/5/2010 14:59

canguru Escreveu:Ironia das ironias morreu hoje o homem que mais se vi bater contra a autêntica economia paralela que varre o nosso país.

isto significa que os bons da fita também morrem. é dura mas é uma verdade.

canguru Escreveu:A culpa também é das pessoas que são verdadeiramente estúpidas (pelo menos a grande maioria) ao permitirem que a conta venha no típico talãozinho de "consulta de mesa" em vez da factura.

canguru, seguindo a tua lógica da estupidez, saliento que o potencial de estupidez humano é enorme, quer individualmente e ainda mais em sociedade, por isso, uma solução para melhorar as cobranças fiscais é melhorar o sistema e não esperar que as pessoas paguem por não serem estupidas. A solução estará num sistema que garanta melhores cobranças. Fuga haverá sempre aquela que a malha fiscal permita.

É como os peixinhos no mar: se a rede não os apanha, eles com certeza ficarão felizes e contentes com aquilo com que se têm que preocupar: a sua própria sobrevivência.

Não são as pessoas que têm que se preocupar com a sobrevivência do Estado, mas o próprio Estado. Nós devemos é preocupar-nos sempre o que Estado pode fazer mais por isso ou o faz deficientemente.

Isto colide com a responsabilidade que é suposto cada um ter: a contribuição para uma melhor sociedade; mas esse valor ou noção de responsabilidade, por si só, não significam qualquer receita, carcanhol, dinheiro, orçamento, encaixe, etc. É preciso fazer o dinheiro entrar nos cofres.
Editado pela última vez por bolo em 14/5/2010 15:08, num total de 2 vezes.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por habanero04 » 14/5/2010 14:46

otangas Escreveu:

Pagamento com cartão...

Registado: 8/11/2007 17:14

por LTCM » 14/5/2010 14:45

Pagamento com cartão...

O vendedor só aceita o cartão se quiser.

Legalmente só é obrigado a aceitar notas e moedas com curso legal em PT.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por otangas » 14/5/2010 14:43

Pagamento com cartão...

Registado: 25/3/2009 22:02

por canguru » 14/5/2010 14:43

Eco Tretas Escreveu:
canguru Escreveu:É fantástico como se continua sem agir na questão da fuga ao fisco feita declaradamente, intencionalmente em cada café, restaurante, hotel e mais um sem número de empresas por esse país fora.

Ironia das ironias morreu hoje o homem que mais se vi bater contra a autêntica economia paralela que varre o nosso país.

A culpa também é das pessoas que são verdadeiramente estúpidas (pelo menos a grande maioria) ao permitirem que a conta venha no típico talãozinho de "consulta de mesa" em vez da factura.

Não percebem que isso não resolve nada? Isso só aumentaria as receitas do Estado...

Ecotretas, mas esse é o objectivo, certo?
Tou ver que és muito à frente.

LTCM, consegues mandar o pdf/link? Apesar de tudo, a lei prevê que exista um "documento equivalente por cada transmissão de bens ou prestação de serviços"

por rmachado » 14/5/2010 14:39

Para a fuga a factura... temos uma solução simples...

Pagamento com cartão...

por Eco Tretas » 14/5/2010 14:26

canguru Escreveu:É fantástico como se continua sem agir na questão da fuga ao fisco feita declaradamente, intencionalmente em cada café, restaurante, hotel e mais um sem número de empresas por esse país fora.

Ironia das ironias morreu hoje o homem que mais se vi bater contra a autêntica economia paralela que varre o nosso país.

A culpa também é das pessoas que são verdadeiramente estúpidas (pelo menos a grande maioria) ao permitirem que a conta venha no típico talãozinho de "consulta de mesa" em vez da factura.

Não percebem que isso não resolve nada? Isso só aumentaria as receitas do Estado...
Fazia muito melhor ao país todos dizerem que não pagariam impostos num mês!
Isto só tem solução pela redução da despesa do Estado, e não como se está a fazer!!!

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por LTCM » 14/5/2010 14:12

canguru Escreveu:
LTCM Escreveu: Isto chama-se cidadania. Já que não a pedem em prol de uma maior equidade e eficácia fiscal, ao menos exijam-na quanto mais não seja em memória do Saldanha Sanches!

Olha aqui a cidadania.

Artigo 29.º
Obrigações em geral

b) Emitir uma factura ou documento equivalente por cada transmissão de bens ou prestação de serviços, tal como vêm definidas nos artigos 3.º e 4.º do presente diploma, bem como pelos pagamentos que lhes sejam efectuados antes da data da transmissão de bens ou da prestação de serviços;

4 - As pessoas que paguem rendimentos previstos no artigo 3.º são obrigadas a exigir os respectivos recibos, facturas ou documentos equivalentes e a conservá-los durante os cinco anos civis subsequentes, salvo se tiverem de dar-lhes outro destino devidamente justificado.

Artigo 123.º

Violação do dever de emitir ou exigir recibos ou facturas
1 - A não passagem de recibos ou facturas ou a sua emissão fora dos prazos legais, nos casos em que a lei o exija, é punível com coima de (euro) 100 a (euro) 2500.

2 - A não exigência, nos termos da lei, de passagem ou emissão de facturas ou recibos, ou a sua não conservação pelo período de tempo nela previsto, é punível com coima de (euro) 50 a (euro) 1250.
Editado pela última vez por LTCM em 14/5/2010 14:42, num total de 1 vez.

por canguru » 14/5/2010 13:52

LTCM Escreveu:
canguru Escreveu: A culpa também é das pessoas que são verdadeiramente estúpidas (pelo menos a grande maioria) ao permitirem que a conta venha no típico talãozinho de "consulta de mesa" em vez da factura.

E o Estado é extremamente incompetente por permitir que isso seja possível.

Sem dúvida. Aliás eu referi isso

Mas já que o Estado permite esse regabofe ao menos nós, enquanto cidadãos cumpridores e cada vez mais penalizados pelos impostos, temos o dever de exigir que os outros também o sejam.

Mas o talãozinho de "consulta de mesa" não é só usado nos restaurantes, cafés, bares. Por exemplo, em na Zara, Bull&Bear, e afins é a mesma treta. Custa assim tanto pedir a m**** da factura? Se calhar gastam mais tempo e vir mandar postas de pescada para o fórum como se fossem cidadãos exemplares.

Isto chama-se cidadania. Já que não a pedem em prol de uma maior equidade e eficácia fiscal, ao menos exijam-na quanto mais não seja em memória do Saldanha Sanches!

por LTCM » 14/5/2010 13:37

canguru Escreveu: A culpa também é das pessoas que são verdadeiramente estúpidas (pelo menos a grande maioria) ao permitirem que a conta venha no típico talãozinho de "consulta de mesa" em vez da factura.

E o Estado é extremamente incompetente por permitir que isso seja possível.

por canguru » 14/5/2010 13:00

É fantástico como se continua sem agir na questão da fuga ao fisco feita declaradamente, intencionalmente em cada café, restaurante, hotel e mais um sem número de empresas por esse país fora.

por MarcoAntonio » 14/5/2010 12:50

As medidas de redução da despesa na Administração Central prevê-se que atinja os 220 milhões de euros:

Estado vai cativar suplementos não obrigatórios dos funcionários

O Governo quer cativar os suplementos remuneratórios "não obrigatórios" dos funcionários da administração central.

Catarina Almeida Pereira
catarinapereira@negocios.pt

O Governo quer cativar os suplementos remuneratórios “não obrigatórios” dos funcionários da administração central.

A medida consta do documento entregue aos jornalistas no final do Conselho de Ministros e acresce à decisão de congelamento das admissões no Estado, ontem anunciada pelo primeiro-ministro.

A nova regra que admite apenas excepções autorizadas pelo Ministro das Finanças, "durará enquanto for necessário como contributo para o esforço adicional de consolidação orçamental", afirmou ao Negócios fonte do Ministério das Finanças.

A decisão também poderá vir a afectar as autarquias. O Governo pretende apresentar no Parlamento uma proposta que prevê "a aplicação desta regra às outras Administrações, salvaguardadas, naturalmente, as especificidades da natureza destas", acrescenta a mesma fonte.

Despesas de comunicações, de representação, e dos Fundos e Serviços autónomos também serão afectados por um pacote de decisões sobre a administração central que o Governo prevê que permitam poupar 220 milhões de euros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunofaustino » 14/5/2010 12:00

MarcoAntonio Escreveu:
Atomez Escreveu:Ah pois, é bem verdade, só que nesta altura não está disponível a ferramenta que o permitiu -- a desvalorização da moeda que melhorava a competitividade das exportações e reduzia os salários reais.

Agora em vez de inflação tem de ser por deflação, quer dizer, redução dos salários nominais.

A não ser que seja o BCE a fazê-lo desvalorizando o Euro globalmente, que é precisamente o oposto do que diz o tratado de Mastricht que criou o Euro e vai deixar os alemães enervados...

Bom, o Euro está em queda forte e poderá potenciar um pouco as exportações (é verdade que só se aplica a uns 30% das exportações ou até menos).

Ainda por cima tendo em conta o deficit comercial que temos com a zona fora do euro (essencialmente via petróleo), esta queda do euro é má para Portugal.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Re: Uma vergonha

por moppie85 » 14/5/2010 11:10

Eco Tretas Escreveu:
moppie85 Escreveu:SE alguém se reforma e ninguém entra, a despesa diminui...

Mesmo nesse caso específico, duvido que se poupe muito... Infelizmente, essa frase estaria mais certa se fosse "Se alguém se reforma e morre de seguida, a despesa diminui..."

Ecotretas

Pelo menos 20% do ordenado poupas (sem contar que o ultimo ordenado é sempre maior que os ditos 80%)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, fosgass2020, Google [Bot], m-m, TTM62 e 81 visitantes