Off Topic - Eleições Europeias
ruilito Escreveu:4,63% das pessoas que foram votar. Mais do que metade dos partidos que foram a votos...
Eu acho que estás a conseguir demonstrar cabalmente que o Voto em Branco só serve mesmo para teorizar.
ruilito Escreveu:Não sei interpretar a abstenção. A minha avó não votou porque não consegue deslocar-se a um local de voto. A minha irmã estáva de férias no estrangeiro. Outro familiar faleceu há pouco tempo...
... e (agora) pelo menos um conhecido teu não foi votar porque não se identifica com nenhum partido.
Podes portanto deduzir que potencialmente serão bastantes mais os que, não se identificando com nenhum partido, optam por ir não votar.
Já para não dizer do que poderás deduzir da evolução da abstenção em Portugal ao longo do tempo.
Portanto, interpretar o que é que uma parte da abstenção significa só não está ao teu alcance se não quiseres.
Aparentemente quem se sentiria melhor se esses abstencionistas fossem votar não eram eles mas tu.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vocês estão a ver a abstenção só de pessoas que não se identificam com os partidos e isso não é bem assim, aliás, acredito mesmo que a maior parte da abstenção é de pessoas que se tivessem ido votar, até votariam em alguém, mas ou porque já estão de férias ou por outra razão qualquer não vão. Estão-se simplesmente a marimbar ao seu dever cívico, com consequências porque o resultado poderia ser outro. . Vamos ver nas próximas eleições se isto não se vai confirmar, os partidos são os mesmos.
Editado pela última vez por Visitante em 8/6/2009 18:17, num total de 2 vezes.
- Registado: 3/11/2004 15:53
carrancho Escreveu:Agora imaginem que tinhamos 20 ou 30% de votos em branco!!! Ninguem poderia fugir a tal análise, todos tinham de assumir as suas responsabilidades pelo facto, ninguem podia atirar as culpas para os outros.
Mas que responsabilidades, carrancho? O voto em branco é inconsequente.
Se houvesse 30% de votos em branco, eles eram colocados de lado, contavam-se os restantes e distribuíam-se os mandatos. Porque é que tinha de ser diferente?
Eu percebo que os votantes em branco - como tu - acreditem piamente que um dia esse voto há-de ser o verdadeiro voto útil. Mas não há nada na constituição que obrigue a que isso aconteça.
E sejamos práticos: se 63% de abstenção não faz mossa, não são os 30% de votos em branco que vão fazer.
1 abraço,
Elias
P.S. - Como já devem imaginar, eu faço parte dos 63%...
- Registado: 5/11/2002 12:21
joaopedropinho Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Há uma diferença clara entre brancos e abstenção:
abstenção significa que é indiferente quem governa, é uma posição tão legitima como outra qualquer, desde que depois não andes a queixar-te de quem governa.
(...)
Votar em branco ou nulo, quer dizer que não aprovas nenhum dos partidos/candidatos.
Isso obviamente não é verdade, apesar de repetido vezes sem número.
Muitos dos abstencionista são individuos que não aprovam nenhum dos partidos. E não vão votar porque sabem que o voto em Branco não tem peso político nenhum. Muitos poucos são os que, não aprovando nenhum dos partidos, se dão ao trabalho de ir votar em Branco uma vez que é um voto totalmente inconsequente...
É bem mais prático simplesmente não ir votar. O resultado é essencialmente o mesmo e dá menos trabalho.
Por outras palavras, não se faz figura de idiota a "ir não votar". Faz-se o mais prático: simplesmente não se vai votar!
Não estou a chamar idiotas aos que vão votar em Branco. É um direito legítimo e se entendem que o devem fazer, tudo bem. Estou apenas a explicar que muitos dos abstencionistas pensam exactamente a mesma coisa, apenas têm uma atitude ligeiramente diferente: têm um sentido prático mais apurado.
Há também um factor cultural envolvido, naturalmente, e legislativo também (isto é, as consequências de votar ou não votar) que influencia o sentido de necessidade de votar quando não se está interessado em nenhum dos partidos a votos.
De resto na prática dizer que não se identifica com nenhum dos partidos é dizer que não se importa com qual dos partidos vai governar.
A menos que um determinado individuo considere plausível como resultado de umas eleições o governo ser exercido por ninguém.
Mas caso não considere isso plausível (ou sequer benéfico de todo) então as duas questões resumem-se a uma e mesma coisa: não se identificar com nenhum partido é não se importar com qual dos prováveis partidos governantes vai governar.
Não concordo.
O que os abstencionistas pensam não sei porque não se manifestam, logo, não podemos ser nós a pensar por eles.
O facto de as pessoas não irem votar pode ter mil e uma razões, não nos cabe a nós dizer qual foi o seu motivo, nem temos legitimidade para tal.
Apesar de parecer que o voto em branco é inconsequente, não o é. No mínimo obriga os políticos a repensar a forma como fazem politica e os governos a repensar a sua governação.
Na prática podem dizer que o voto em branco não tem utilidade mas no plano teórico tem muita. Ao votar em branco posso estar a dizer que não me identifico com nenhum dos partidos nem quero que nenhum vença mas importo-me sim com quem vai governar, não quero nenhum dos que vai a votos.
Imaginemos que todos votavam em branco, ninguém era eleito. Repetia-se eleições até que os políticos alterassem a sua postura e medidas na política. Certamente que eles teriam que modificar algo.
Aliás, nestas eleições já se falou bastante do voto em branco. Penso que duplicaram em relação ás últimas europeias. Isto quererá dizer algo.
Subscrevo...
Se o voto em branco tem o mesmo resultado prático que a abstenção ou voto nulo, as ilações que os analistas politicos tiram de cada um é bem distinta, ou pelo menos é bem mais clara no voto em branco.
As ilações que se pode tirar da abstenção são muito subjectivas:
- estava bom tempo preferiram ir para a praia;
- Não gostam de nenhum
- Gostam de todos, qualquer um fará um bom trabalho;
- estavam doentes;
- esqueceram-se;
- tinham outros compromissos;
- naõ percebem nada disto;
- não têm uma opinião;
- estavam muito indecisos entre este e aquele
etc etc etc... podemos arranjar 1001 razões para quem se absteve de votar.
O voto nulo também pouco ou nada se pode concluir dele:
- Não sabem votar e colocaram a cruz em mais que um;
- assinalaram o partido que queriam mas de forma errada
- aproveitaram para mostrar os dotes artisticos com um desenho de uma gaja nua
etc etc etc...
O voto em Branco é um sinal claro, aliás, para mim é o sinal mais claro de insatisfação com a qualidade de toda uma classe política. Mais que isto só mesmo uma revolução.
- Quem vota em branco, está a demonstrar cabalmente a sua insatisfação.
- Sem deixar margens para duvidas está a dizer que são todos maus, nenhum serve!!!
- são cidadãos que não se imiscuiram do direito de votar, que se deram ao trabalho de ir votar em ninguem, para que fique registado que não aprovam nenhum para o cargo proposto.
Nunca em anteriores eleições eu vi um comentador analisar os votos em branco, nesta, embora timidamente, tenho visto. Até mesmo políticos (ex António Costa) já vi falar nisso. Não deve ser nada fácil para os politicos analisar esses dados, se os resultados de um partido for negativo podem arranjar muitas desculpas para ele, votos em branco nem os vencedores podem arranjar desculpa.
Quase 5 em cada 100 cidadãos que exerceu o seu direito de voto nestas eleições votou em branco, o dobro das anteriores. Já serve para falarem nisso embora a maioria dos politicos evite tal analise.
Agora imaginem que tinhamos 20 ou 30% de votos em branco!!! Ninguem poderia fugir a tal análise, todos tinham de assumir as suas responsabilidades pelo facto, ninguem podia atirar as culpas para os outros.
Abraço,
Carrancho
PS- eu votei em branco.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Elias Escreveu:As pessoas podem votar em branco porque se sentem bem com essa opção. E são livres de o fazer.
Mas a ideia de que isso vai servir para alguma coisa é pura ilusão - não serve.
Mesmo que o número de votos em branco seja maioritário, a eleição é
válida, na medida em que existem votos validamente expressos e que apenas esses
contam para efeitos de apuramento dos mandatos a atribuir.
http://www.cne.pt/dl/nota_oficiosa_pe20 ... branco.pdf
- Anexos
-
- com-licenca.jpg (4.2 KiB) Visualizado 1414 vezes
Elias Escreveu:ruilito Escreveu:Acompanha-me - se o PP elegeu 2 deputados com esses votos, 55% daria num exercicio meramente especulativo para eleger 1...
Sim. Um deputado-fantasma.
Uma cadeira vazia.
Na prática já temos vários deputados que foram eleitos por outras listas e desempenham esse papel, por isso os que votam em branco até se podem sentir representados
ruilito Escreveu:Claro que não serve para nada e não passa daquilo que é - um voto de protesto de 170mil. Consequência prática? 170mil tipos sentem-se muito melhor nesse dia.
Ora ainda bem. O que a gente quer é que o pessoal se sinta bem.
Ehehehehe pois... efectivamente foram eleitas 22 cadeiras vazias

- Registado: 7/4/2009 12:20
Ora nem mais, Elias, ora nem mais.
Até podemos dizer que os potenciais votantes em branco que optam por ser abstencionistas prestam um serviço à democracia permitindo que a contagem dos votos seja mais breve, sem alterar o que quer que seja no resultado.
Até podemos dizer que os potenciais votantes em branco que optam por ser abstencionistas prestam um serviço à democracia permitindo que a contagem dos votos seja mais breve, sem alterar o que quer que seja no resultado.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
4,63% das pessoas que foram votar. Mais do que metade dos partidos que foram a votos...
Não sei interpretar a abstenção. A minha avó não votou porque não consegue deslocar-se a um local de voto. A minha irmã estáva de férias no estrangeiro. Outro familiar faleceu há pouco tempo...
Não sei interpretar a abstenção. A minha avó não votou porque não consegue deslocar-se a um local de voto. A minha irmã estáva de férias no estrangeiro. Outro familiar faleceu há pouco tempo...
ruilito Escreveu:Acompanha-me - se o PP elegeu 2 deputados com esses votos, 55% daria num exercicio meramente especulativo para eleger 1...
Claro que não serve para nada e não passa daquilo que é - um voto de protesto de 170mil. Consequência prática? 170mil tipos sentem-se muito melhor nesse dia.
Eu por sinal também me sinto melhor por não ter ido votar. Sentir-me-ia mal era se tivesse ido votar em Branco...
Digo-o porque efectivamente já votei em Branco. Em termos comparativos e como já fiz ambas as coisas, sinto-me melhor não indo votar.
Presumo que muitos dos vários milhões de abstencionistas pensem exactamente o mesmo...
MarcoAntonio Escreveu:ruilito Escreveu:Se analisas desse ponto de vista o efeito é o mesmo - Branco e abstenção nada significam.
Exacto. E não é preciso fazer muito esforço para deduzir das duas coisas extremamente semelhantes, qual é a mais prática, pois não?
Além disso, mais abstenção significa contribuir para o bem-estar dos membros das mesas, que assim podem ir jantar mais cedo

ruilito Escreveu:Acompanha-me - se o PP elegeu 2 deputados com esses votos, 55% daria num exercicio meramente especulativo para eleger 1...
Sim. Um deputado-fantasma.
Uma cadeira vazia.
Na prática já temos vários deputados que foram eleitos por outras listas e desempenham esse papel, por isso os que votam em branco até se podem sentir representados

ruilito Escreveu:Claro que não serve para nada e não passa daquilo que é - um voto de protesto de 170mil. Consequência prática? 170mil tipos sentem-se muito melhor nesse dia.
Ora ainda bem. O que a gente quer é que o pessoal se sinta bem.

ruilito Escreveu:Se analisas desse ponto de vista o efeito é o mesmo - Branco e abstenção nada significam.
Exacto. E não é preciso fazer muito esforço para deduzir das duas coisas extremamente semelhantes, qual é a mais prática, pois não?
ruilito Escreveu:Para muita gente, voto em branco significa protesto.
Para muita gente, muito mais gente ainda podemos presumir, a abstenção significa protesto.
ruilito Escreveu:Ora com 9,7M de inscritos, apenas 36,86% votaram, o que dá 3,56M. 4,63% dos eleitores tomaram essa opção. Quase tantos como os que votaram PP.
Há aqui dois equívocos, não que seja importante:
> Os votos em Branco foram quase metade dos que votaram no PP.
> O segundo equívoco é que representam 4.63% dos votos, não dos eleitores (destes representa cerca de 1.8%).
Elias Escreveu:ruilito Escreveu:Para muita gente, voto em branco significa protesto. Para ti e para muita gente significa apenas que uma carrada de tipos (170mil) foram votar para nada.
As pessoas podem votar em branco porque se sentem bem com essa opção. E são livres de o fazer.
Mas a ideia de que isso vai servir para alguma coisa é pura ilusão - não serve.ruilito Escreveu:Ora com 9,7M de inscritos, apenas 36,86% votaram, o que dá 3,56M. 4,63% dos eleitores tomaram essa opção. Quase tantos como os que votaram PP.
Estás a exagerar a importância dos votos em branco. Os votos em branco correspondem a 55% dos votos no PP. 55% não é "quase tantos".
Acompanha-me - se o PP elegeu 2 deputados com esses votos, 55% daria num exercicio meramente especulativo para eleger 1...
Claro que não serve para nada e não passa daquilo que é - um voto de protesto de 170mil. Consequência prática? 170mil tipos sentem-se muito melhor nesse dia.
ruilito Escreveu:Para muita gente, voto em branco significa protesto. Para ti e para muita gente significa apenas que uma carrada de tipos (170mil) foram votar para nada.
As pessoas podem votar em branco porque se sentem bem com essa opção. E são livres de o fazer.
Mas a ideia de que isso vai servir para alguma coisa é pura ilusão - não serve.
ruilito Escreveu:Ora com 9,7M de inscritos, apenas 36,86% votaram, o que dá 3,56M. 4,63% dos eleitores tomaram essa opção. Quase tantos como os que votaram PP.
Estás a exagerar a importância dos votos em branco. Os votos em branco correspondem a 55% dos votos no PP. 55% não é "quase tantos".
Se analisas desse ponto de vista o efeito é o mesmo - Branco e abstenção nada significam.
Para muita gente, voto em branco significa protesto. Para ti e para muita gente significa apenas que uma carrada de tipos (170mil) foram votar para nada.
Ora com 9,7M de inscritos, apenas 36,86% votaram, o que dá 3,56M. 4,63% dos eleitores tomaram essa opção. Quase tantos como os que votaram PP.
Para muita gente, voto em branco significa protesto. Para ti e para muita gente significa apenas que uma carrada de tipos (170mil) foram votar para nada.
Ora com 9,7M de inscritos, apenas 36,86% votaram, o que dá 3,56M. 4,63% dos eleitores tomaram essa opção. Quase tantos como os que votaram PP.
joaopedropinho Escreveu:O que os abstencionistas pensam não sei porque não se manifestam, logo, não podemos ser nós a pensar por eles.
Estás a responder a um abstencionista que se está a manifestar (o que se poderia deduzir). E que já manifestou inúmeras vezes que não se identifica com partido nenhum (por isso essa parte não é novidade também e que reforça a dedução anterior).
joaopedropinho Escreveu:Apesar de parecer que o voto em branco é inconsequente, não o é.
O Voto em Branco parece e é inconsequente.
Também já votei em Branco. Fez-me sentir idiota e deixei de votar...
joaopedropinho Escreveu: No mínimo obriga os políticos a repensar a forma como fazem politica e os governos a repensar a sua governação.
Não obriga coisa nenhuma.
O que obriga os políticos a repensar (porque lhes tira lugares e tachos) é o voto contra.
Um voto contra seria algo que levaria muitos abstencionistas a votar (exemplo, se um partido que as pessoas consideram perigoso e não gostariam que viesse a governar ameaçasse governar, a abstenção baixaria).
joaopedropinho Escreveu:Na prática podem dizer que o voto em branco não tem utilidade mas no plano teórico tem muita.
Então concordas comigo. A utilidade do voto em Branco é meramente teórica...
Eu estou a marimbar-me para utilidades meramente teóricas. Foi por isso que passei de votante em Branco para abstencionista ao fim de umas 2 ou 3 vezes. Hoje em dia não pondero sequer ir votar (até a minha opinião sobre o plano político-partidário mudar, naturalmente). Enquanto o plano não mudar, a minha atitude será sempre a mesma: a mais prática e menos idiota de todas... simplesmente não ir votar.
joaopedropinho Escreveu:Aliás, nestas eleições já se falou bastante do voto em branco. Penso que duplicaram em relação ás últimas europeias. Isto quererá dizer algo.
Fala-se sempre do voto em Branco, quanto mais não seja em nota de rodapé ou para distrair de algo mais importante de que não convém falar (por exemplo, de uma eventual estrondosa derrota do partido pelo qual se tem afinidade).
Não altera o facto de não ter qualquer consequência prática relevante. A vida do país não é o rescaldo de umas eleições mas o tempo que decorre de umas eleições até às seguintes. Amanhã o Voto em Branco será uma coisa virtualmente inexistente na vida do país...
joaopedropinho Escreveu:O que os abstencionistas pensam não sei porque não se manifestam, logo, não podemos ser nós a pensar por eles.
O facto de as pessoas não irem votar pode ter mil e uma razões, não nos cabe a nós dizer qual foi o seu motivo, nem temos legitimidade para tal.
100%& de acordo.
joaopedropinho Escreveu:Apesar de parecer que o voto em branco é inconsequente, não o é. No mínimo obriga os políticos a repensar a forma como fazem politica e os governos a repensar a sua governação.
Não obriga coisa nenhuma. Até hoje nenhum político alterou fosse o que fosse por causa dos votos em branco.
joaopedropinho Escreveu:Na prática podem dizer que o voto em branco não tem utilidade mas no plano teórico tem muita.
E isso serve exactamente para quê?
joaopedropinho Escreveu: Ao votar em branco posso estar a dizer que não me identifico com nenhum dos partidos nem quero que nenhum vença mas importo-me sim com quem vai governar, não quero nenhum dos que vai a votos.
pois podes, mas não podes presumir saber se os outros votantes em branco agem assim pelo mesmo motivo.
joaopedropinho Escreveu:Imaginemos que todos votavam em branco, ninguém era eleito. Repetia-se eleições até que os políticos alterassem a sua postura e medidas na política. Certamente que eles teriam que modificar algo.
Como é que eles podiam modificar a sua postura se ninguém era eleito?

joaopedropinho Escreveu:Apesar de parecer que o voto em branco é inconsequente, não o é. No mínimo obriga os políticos a repensar a forma como fazem politica e os governos a repensar a sua governação
Oh, santa ingenuidade!
Para qualquer político um voto em branco é um voto nele próprio. É como se tivesse encontrado um cheque em branco no meio da rua!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
MarcoAntonio Escreveu:mais_um Escreveu:Há uma diferença clara entre brancos e abstenção:
abstenção significa que é indiferente quem governa, é uma posição tão legitima como outra qualquer, desde que depois não andes a queixar-te de quem governa.
(...)
Votar em branco ou nulo, quer dizer que não aprovas nenhum dos partidos/candidatos.
Muitos dos abstencionista são individuos que não aprovam nenhum dos partidos. E não vão votar porque sabem que o voto em Branco não tem peso político nenhum. Muitos poucos são os que, não aprovando nenhum dos partidos, se dão ao trabalho de ir votar em Branco uma vez que é um voto totalmente inconsequente...
É bem mais prático simplesmente não ir votar. O resultado é essencialmente o mesmo e dá menos trabalho.
Por outras palavras, não se faz figura de idiota a "ir não votar". Faz-se o mais prático: simplesmente não se vai votar!
Não estou a chamar idiotas aos que vão votar em Branco. É um direito legítimo e se entendem que o devem fazer, tudo bem. Estou apenas a explicar que muitos dos abstencionistas pensam exactamente a mesma coisa, apenas têm uma atitude ligeiramente diferente: têm um sentido prático mais apurado.
Há também um factor cultural envolvido, naturalmente, e legislativo também (isto é, as consequências de votar ou não votar) que influencia o sentido de necessidade de votar quando não se está interessado em nenhum dos partidos a votos.
De resto na prática dizer que não se identifica com nenhum dos partidos é dizer que não se importa com qual dos partidos vai governar.
A menos que um determinado individuo considere plausível como resultado de umas eleições o governo ser exercido por ninguém.
Mas caso não considere isso plausível (ou sequer benéfico de todo) então as duas questões resumem-se a uma e mesma coisa: não se identificar com nenhum partido é não se importar com qual dos prováveis partidos governantes vai governar.
Não concordo.
O que os abstencionistas pensam não sei porque não se manifestam, logo, não podemos ser nós a pensar por eles.
Apesar de parecer que o voto em branco é inconsequente, não o é. No mínimo obriga os políticos a repensar a forma como fazem politica e os governos a repensar a sua governação.
Na prática podem dizer que o voto em branco não tem utilidade mas no plano teórico tem muita. Ao votar em branco posso estar a dizer que não me identifico com nenhum dos partidos nem quero que nenhum vença mas importo-me sim com quem vai governar, não quero nenhum dos que vai a votos.
Imaginemos que todos votavam em branco, ninguém era eleito. Repetia-se eleições até que os políticos alterassem a sua postura e medidas na política. Certamente que eles teriam que modificar algo.
Aliás, nestas eleições já se falou bastante do voto em branco. Penso que duplicaram em relação ás últimas europeias. Isto quererá dizer algo.
ruilito Escreveu:Sinceramente acho a questão do sentido prático algo rebuscada... Sendo assim, já que apenas o resultado final importa, figura de idiotas fazem todos os votam inconsequentemente?
Sinceramente o que eu acho rebuscado é o sentido teórico.
A maior parte das pessoas está-se a marimbar para sentidos teóricos inconsequentes...
ruilito Escreveu: - quem votou em partidos que não elegeram deputados deveria ter ficado em casa?
Quem votou num partido que não elegeu deputados tentou que ele fosse eleito ou tentou outra coisa qualquer.
Já houve partidos (e mais haverá por certo) que de nenhum eleito numa eleição, passou a ter eleitos noutras eleições. Bem como o inverso...
Primeiro, o eleitor não pode dar como adquirido o resultado. Se acha pouco provável que A (embora o deseje) seja eleito e com base nisso não vai votar então está como que a assegurar pela sua parte que não irá ser eleito.
Faz pouco sentido, não faz?
Pois faz. É por isso que as pessoas que se identificam com A ou B vão votar...
Segundo, votar não necessita que se ache que em que vai votar vai governar ou ser eleito sequer. O eleitor pode estar simplesmente interessado em que o candidato em que acredita tenha um lugar em determinado sítio (para que tenha voz) ou mesmo que tenha simplesmente alguma expressão, o que no futuro poderá permitir que seja eleito.
Tudo isto tem (ou pode ter) consequências práticas. Por isso, as pessoas votam. Pois vêm algum sentido nisso e há bastante campo para ter sentido (inclusivamente sentido prático) mesmo entre partidos pouco votados...
O mesmo não se aplica aos votos em Branco.
Quando foi a última vez que viste um voto em Branco a ser eleito para o que quer que seja ou a ter voz no que quer que seja. Ou quando foi a última vez que viste um representante dos votos em Branco num debate político?
O voto em Branco não tem voz, não tem peso político e não tem consequências práticas nenhumas.
Só lhe sobra mesmo um sentido teórico. Muito rebuscado e para o qual a maior parte das pessoas com mentalidade não partidária se está a marimbar...
Atomez Escreveu:ruilito Escreveu:... tudo o que te rodeia depende dos eleitos.
Não. O que me rodeia depende da escolha que eu fiz onde estou. Se isso não me agradar posso sempre mudar. Cabe-me a mim arranjar os meios para o fazer. Só se não tiver a liberdade para o fazer, então é que o caso muda de figura.
Pois... É. Hipoteticamente tens toda a razão.
Sinceramente acho a questão do sentido prático algo rebuscada... Sendo assim, já que apenas o resultado final importa, figura de idiotas fazem todos os votam inconsequentemente? - quem votou em partidos que não elegeram deputados deveria ter ficado em casa?
ruilito Escreveu:... tudo o que te rodeia depende dos eleitos.
Não. O que me rodeia depende da escolha que eu fiz onde estou. Se isso não me agradar posso sempre mudar. Cabe-me a mim arranjar os meios para o fazer. Só se não tiver a liberdade para o fazer, então é que o caso muda de figura.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
mais_um Escreveu:Há uma diferença clara entre brancos e abstenção:
(...)
mais_um Escreveu:Há uma diferença clara entre brancos e abstenção:
Queres dizer que quem se absteve não se pode queixar? Não se pode manifestar? É a lei da rolha?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Goya777, iniciado1, jls1, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, maturidade, navaldoc, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 71 visitantes