Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2009 - Mês 05

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MERCW125 » 8/5/2009 21:24

JAS, por momento assustei-me não vi o teu tópico na primeira página do caldeirão.
Bem isto hoje deve dar-te mais trabalho a calcular a rentabilidade pois a JMT, teve optimos, resultados e mais uma forte subida.
Onde andam os zlotys,loooooool, é que na Pólonia têm uma moeda que até o nome nem consigo escrever.
Esta é daquelas que não engana, andam muitas ai com a corda nas guelas e a nossa amiguinha JMT, soma e segue assim espero.

Bom fds, e boa continua, JAS.

Registado: 14/3/2009 21:36

TW's

por JAS » 8/5/2009 2:03

AdamSmith Escreveu:Sim, a oscilação é linear, isto é +0,01 no subjacente = +0,01 no TW, até aqui tudo bem mas, se não houver liquidez, isto é, se não houver transacções o TW pode ficar com a cotação do último negócio até ao final de prazo?
Corro o risco de entrar a um determinado preço, a cotação do TW não subir, embora o subjacente suba?

O facto de não haver transacções não afecta a cotação do TW.
De qualquer forma nota que o facto de não haver transacções pode fazer com que os stops não sejam activados e, por isso, é sempre preferível estar atento ao mercado e às oscilações de preços.

O emitente, através de um MM (market maker) é obrigado a manter ordens de compra e de venda em 90% do período de negociação.
Em momentos de grande oscilação é normal o MM ausentar-se temporariamente do mercado.

O distanciamento entre a compra e de venda, ou seja o spread, varia de TW para TW mas anda normalmente nos 0,02.
Se tiveres uma cotação teórica de 0,40, os preços normais serão 0,40-0,42 ou seja vendes a 0,40 e compras a 0,42.

Costumo afirmar que é um erro considerar o KO como um papão que te devora o TW e o faz desaparecer.
Podes encará-lo como um stop que te limita as perdas desde que "compres a mesma quantidade de TW's que comprarias de acções".
Isso permite investir bastante menos e manteres o mesmo nível de risco pois não estás a alavancar.

Para veres como oscila a cotação dos TW's usa o site do citi:
https://citibankinternational.co.uk/por ... disc=false

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 07

por AdamSmith » 8/5/2009 1:27

JAS Escreveu:Novo máximo anual.

Normalmente os TW's oscilam linearmente com os subjacentes.
JAS

Jas,

Sim, a oscilação é linear, isto é +0,01 no subjacente = +0,01 no TW, até aqui tudo bem mas, se não houver liquidez, isto é, se não houver transacções o TW pode ficar com a cotação do último negócio até ao final de prazo?
Corro o risco de entrar a um determinado preço, a cotação do TW não subir, embora o subjacente suba?

Acho que já fiz asneira em não realizar mais valias quando o psi20 subia 4%, estava mais numa toada de médio prazo, no entanto, os receios de uma correcção já estão aí, a ver vamos o comportamento da minha EDP, que apesar da crise conseguiu manter os lucros.
Quanto ao BCP vamos ver qual o impacto das noticias dos states no comportamento dos bancos.
A Sonae, tal como a EDP, ainda tem um bom dividendo a suporta-la, contudo aquela vela de ontem é assustadora, a ida aos 0,77 acabando nos 0,73, pode não ser um sinal positivo.

Abraço,
Adam Smith

<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>

Registado: 10/1/2008 2:04

por andren » 7/5/2009 21:30

Muito bem JAS.

Tives-te maos fortes e coragem para entrar quando a malta já previa o "fim do mundo". E entras-te em força.

Está na hora de fazer umas mais-valias, mesmo que isto seja o retorno do bull, uma retracção é quase "obrigatória"

Os meus parabéns

André

Registado: 29/11/2004 15:19

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 07

por JAS » 7/5/2009 21:18

Novo máximo anual.

Em tempos normais eu teria comprado hoje o bilhete para a Tailândia ou para as Maldivas.
Assim tenho que me contentar em continuar a andar ocupado com a nova cabana...

BPI
Ontei à noite deixei uma daquelas ordens malucas de venda de acções para ver se pegava antes de eu acordar.
A ordem parece que era pouco "maluca" pois tinham-na levado a 1,905 e o BPI já ia em 1,98.
Como não consegui encontrar "nenhuma notícia de opa" nos jornais vendi logo o resto a 1,979.
Entretanto o TW já tinha chegado aos 100%, a carteirinha estava a tocar nos 40% e eu continuava cheio de vontade de reduzir posições.
Era evidente que teria de me decidir pela venda parcial ou total dos TW's.
Bendita a hora em que optei por fechar o trade com vendas a 0,99 e 0,98 o que acrescentou mais de 10% à carteirinha.
Gostei muito de andar no pardal mas agora fico de fora.

JMT
Deu-me ideia que hoje poderia passar dos 4,50 e, já que estava cheio de liquidez, comecei por comprar acções a 4,44 e 4,46.
Quando chegou aos 4,50 testei a força das compras com uma venda a 4,497.
Fiz uma venda do TW a 0,79 e mais uma venda de acções a 4,472.
Não fiquei convencido que fosse passar hoje os 4,50 e limitei-me a deixar uma ordem maluca de compra a 4,35 que, vi agora, que falhou por pouco.
Amanhã logo se vê se recompro já ou se espero pela semana que vem.

VAA
Nenhum movimento.

Com a saída do BPI a liquidez, de um capital de apenas 0,5X, subiu para 61%.
Há muitos meses, ou mesmo anos, que não estava tão desinvestido como hoje...

JAS

---------------------

AdamSmith Escreveu:Já reparei que o desempenho dos TW nem sempre são proporcionais à evolução do subjacente, a pergunta é e no fim, i.e, no último dia, serão?

Normalmente os TW's oscilam linearmente com os subjacentes.
Provavelmente estarás a ver num site onde te está a dar as cotações baseadas no "último negócio" e i´sso até pode ficar igual durante muitos dias se não houver negociação.

Um abraço,
JAS

-------------------------

anas Escreveu:mas o porquê de estar a reduzir no bpi quando a banca esta em alta forte e o desparo deste ((bpi)) deve estar para breve,e se passar a resistencia dos 1.90 nao sei onde vai parar.

Eu achei que era bom comprar BPI a 1,30-1,40 e foi aí que eu comecei.

Disse muitas vezes que o meu trade no BPI era feito com os TW's onde assumi uma posição forte, que passava despercebida, por serem TW's de baixo valor mas que representava uma alavancagem de 4x.

Vendas e recompras de acções não afectavam grande coisa pois não era esse o meu trade principal.

Podes verificar hoje qual foi o resultado dos 2 trades...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 05-07.png
cart 05-07.png (67.39 KiB) Visualizado 2533 vezes

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 06

por AdamSmith » 7/5/2009 11:00

[quote="charles"][quote="AdamSmith"]Jas,

Deixo-te aqui um quadro informativo sobre esse TW

Charles,

Obrigado, pela explicação, acho que entendi perfeitamente.
A filosofia dos PUTS e CALLS eu já conhecia da negociação de futuros, os produtos TW e W é que não.
Já agora agradeço também ao JAS a informação sobra a preferência pelos TW.
Infelizmente só decidi entrar nos TW, hoje, mas com o disparo do BCP, travei a entrada, no entanto, tenho acções do BCP em carteira.
Já agora deixo aqui a composição da minha carteira:
BCP 30,4X
EDP 41,9X
SONAE 27,7X
O único erro foi estar mais exposto à EDP, embora tenha recuperado muito pouco, as expectativas não são as melhores, vem aí a concorrência dos espanhois no mercado domestico, tendo em conta os lucros record obtidos no ano passado é muito provavel que o desempenho venha a ser inferior, este ano e no futuro.

Abraço,

PS: Já reparei que o desempenho dos TW nem sempre são proporcionais à evolução do subjacente, a pergunta é e no fim, i.e, no último dia, serão?
Adam Smith

<<Nenhum capital posto em movimento produz maior quantidade de trabalho produtivo que o do lavrador.>>

por Resina » 7/5/2009 9:49

Bem, a carteira do Jas disparou e bem...
Mas também se não fossem os Tw a subida não teria sido assim tão forte, até porque a JM tende a pregar destas partidas nestes dias...
Bem dizia e com razão que os 4.50€ não seriam fáceis de ultrapassar...
Abraço e boa continuação
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

jas

por anas » 7/5/2009 8:53

aprecio muito a sua maneira de estar na bolsa,e ainda mais a sua carteira,mas o porquê de estar a reduzir no bpi quando a banca esta em alta forte e o desparo deste ((bpi)) deve estar para breve,e se passar a resistencia dos 1.90 nao sei onde vai parar.abraço.

Registado: 29/2/2004 22:20

por Luka! » 7/5/2009 7:35

luka Escreveu:
JAS Escreveu:JMT
Os analistas previam uma diminuição do resultado líquido de -21% e, afinal, foi de +2%...
Como eles continuam enganados.
Fiz apenas uma venda de acções no fecho e saíram a 4,452.
Mantive intacta a posição em TW's, ontem reforçada, com o trade a ultrapassar já os 100%.
Voltamos à zona dos 4,50 e vamos ver se desta vez passa.

JAS

:arrow:Acredito que esteja nos 5€ em breve ....
- Resultados bem acima do esperado ....
- Confiança do consumidor a subir ...
- Tecnicamente>> Veio testar os 4.25€ e voltou a subir com volume
(ver grafico)

JAS Escreveu:
Gosto muito quando estamos de acordo.
És um dos raros que costumam interpretar bem os gráficos da difícil JMT...

Um abraço,
JAS

:wink:
Anexos
JMT 1.png
Jeronimo Martins >>> BUY POINT
JMT 1.png (1001.74 KiB) Visualizado 2993 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por JAS » 7/5/2009 1:23

AdamSmith Escreveu:Gostaria de entrar nos warrants mas, os conhecimentos nesta matéria estão muito crus.

W's e TW's são coisas bastante diferentes e os W's são muito mais complicados de negociar.

Quanto ao TW em questão o Charles repondeu a tudo.

Um abraço,
JAS
----------------------

luka Escreveu:Acredito que esteja nos 5€ em breve ....
Resultados bem acima do esperado .... confiança do consumidor a subir ...

Gosto muito quando estamos de acordo.
És um dos raros que costumam interpretar bem os gráficos da difícil JMT...

Um abraço,
JAS

por Luka! » 6/5/2009 22:47

JAS Escreveu:E lá tivemos um novo máximo anual com a recta a manter teimosamente a mesma inclinação dos meses anteriores...

JMT
Os analistas previam uma diminuição do resultado líquido de -21% e, afinal, foi de +2%...
Mantive intacta a posição em TW's, ontem reforçada, com o trade a ultrapassar já os 100%.

JAS

:arrow:Acredito que esteja nos 5€ em breve ....
Resultados bem acima do esperado .... confiança do consumidor a subir ...
Anexos
JMT.PNG
J Martins - BUY POINT
JMT.PNG (241.25 KiB) Visualizado 3267 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por charles » 6/5/2009 22:06

AdamSmith Escreveu:Jas,

Por exemplo:
TW BCP 7628C
Preço do exercício: 0,40
Barreira: 0,40
Cotação: 0,39
Paridade: 1
Exercício automático: SIM
Maturidade: 19/06/2009
Última negociação: 15/06/2009
As minhas questões são:
Paridade: 1, significa 1 tw equivale a 1 acção?
Preço do exercício é 0,40, a cotação está a 0,39, quer dizer que está lá perto, qual o significado?
Como é que comparo a cotação da acção, ou activo, com o TW?

Obrigado!

Abraço,

Deixo-te aqui um quadro informativo sobre esse TW

Trata-se de um TW CALL que aposta na subida do subjacente com barreira KO nos 0,40€, quanto mais o BCP (subjacente) subir mais o TWCALL sobe, no fundo o TWCALL acompanha o movimento do subjacente na subida, caso falassemos de um TWPUT este seria para descer

CALL=subida=BARREIRA KO abaixo do valor do subjacente
PUT=descida=BARREIRA KO acima do valor subjacente

se o BCP baixar de preço e tocar os 0,40€ significa que o TW extingue-se e deixa de ter valor, "rebenta" e na prática passa a valer zero ou seja se lá tiveres x de capital ficas sem ele.

A paridade significa que o TW sobe 0,01€ por cada cêntimo que o bcp subir, exemplificando:

-imagina que o BCP está a negociar a 0,70€ e o TWCALL está a 0,40€ e o BCP sobe para 0,80, subiu 0,10€ logo o valor do TWCALL sobe tambem esses mesmo 0,10€ passando a valer 0,50€.

Podes negociar este TWCALL até "Última negociação: 15/06/2009" e o valor dele ajusta até à sessão do dia da maturidade..."Maturidade: 19/06/2009", se por algum acaso não o venderes até dia 15 recebes o valor do dia 19.

Espero ter ajudado.

Quanto à forma de negociar do JAS é simplesmente notável...uma lição de bolsa é a visão e a persistência a dar frutos, parabens.

Gostava só de acrescentar que ultimamente tenho pensando que quando a época da distribuição de dividendos acabar, talvez a subida tambem acabe, é sempre bom irmos lembrando estas coisas, sell in may and...ou não.

1Ab
Anexos
7628C.jpg
7628C.jpg (46.87 KiB) Visualizado 3383 vezes
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por AdamSmith » 6/5/2009 21:43

Jas,

Faz algum tempo que acompanho este post com grande interesse, uma vez que o seu modo de negociação coincide mais ou menos com o meu, no que a acções diz respeito.
Também eu, felizmente, estou com umas boas mais-valias este ano.
Gostaria de entrar nos warrants mas, os conhecimentos nesta matéria estão muito crus.
Por exemplo:
TW BCP 7628C
Preço do exercício: 0,40
Barreira: 0,40
Cotação: 0,39
Paridade: 1
Exercício automático: SIM
Maturidade: 19/06/2009
Última negociação: 15/06/2009
As minhas questões são:
Paridade: 1, significa 1 tw equivale a 1 acção?
Preço do exercício é 0,40, a cotação está a 0,39, quer dizer que está lá perto, qual o significado?
Como é que comparo a cotação da acção, ou activo, com o TW?

Obrigado!

Abraço,
Adam Smith

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 06

por JAS » 6/5/2009 18:12

E lá tivemos um novo máximo anual com a recta a manter teimosamente a mesma inclinação dos meses anteriores...

JMT

BPI
Também reduzi a posição em acções com vendas a 1,851-1,850.
Mantive a posição em TW's com o trade já a +95%.

VAA
O movimento tem sido diminuto e eu fiz umas vendas de VAFK a 0,09.
Sempre são 25% de lucro...

Mantenho-me bastante líquido, com cerca de 66% do capital de fora, pelo que começa a ser-me indiferente para que lado vai o mercado.

JAS
Anexos
cart 05-06.png
cart 05-06.png (67.51 KiB) Visualizado 3676 vezes

por Susana Amado_ » 6/5/2009 13:43

Caríssimo JAS,

O prazer é todo meu, é muito bom ler tudo o que escreves.

Beijinhos e continuação de bons trades :wink:
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 05

por JAS » 6/5/2009 1:16

Sargotronss Escreveu:Quando tomaste essa decisão consideraste pagar para ver e ires a jogo até 7 de Maio? Eu acho que tens uma boa mão, tanto o acho que te as comprei ontem a 1.839.

A minha posição base do BPI é TW's onde estou com +90%.
Acções é só para enfeitar o ramalhete e ando entretido com negócios da ordem dos 0,03 ou 0,04.

Um abraço,
JAS

-------------------

Susana Amado Escreveu:assim até dá gosto ver

Dá-me sempre gosto ver-te a visitar o post da carteirinha...
Mas tenho saudades dos tempos em que o meu "plimo" fazia calendários com a tua foto...

Bjs,
JAS

Re: Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 05

por sargotrons » 5/5/2009 21:33

JAS Escreveu:BPI
Continuei a reduzir a posição em acções com uma venda a 1,835.

JAS

Quando tomaste essa decisão consideraste pagar para ver e ires a jogo até 7 de Maio? Eu acho que tens uma boa mão, tanto o acho que te as comprei ontem a 1.839.

Parabéns pela recuperação bombástica, e nesse contexto a tua decisão faz todo o sentido!

Cheers!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Susana Amado_ » 5/5/2009 20:54

JAS,

assim até dá gosto ver :wink: :)

Parabéns :clap:

Beijinhos,
Susana

Registado: 5/11/2002 11:12

Carteira JAS*2009 - Mês 05 - dia 05

por JAS » 5/5/2009 19:31

Hoje não há novo máximo...

JMT
Acertei que não passava já os 4,50 mas não terei acertado na previsão de que não desceria abaixo dos 4,30.
Tinha vendido umas acções a 4,317 e recomprei TW's a 0,73.
Como ainda desceu mais um bocadinho comprei mais uns a 0,71 mas, mesmo assim, mantenho um bp de 0,36 que me deixa tranquilo embora possam voar alguns dos actuais lucros.
Com a próxima divulgação dos resultados do 1ºT vamos ver o que acontece.

BPI
Continuei a reduzir a posição em acções com uma venda a 1,835.

JAS
Anexos
cart 05-05.png
cart 05-05.png (67.83 KiB) Visualizado 4609 vezes

por redhot » 4/5/2009 23:13

Estamos no "sell in may and go away"... grande JAS? :)

Parabéns.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por artista_ » 4/5/2009 22:25

Bem a tua carteira nos últimos tempos está "on fire"!!! :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Carteira JAS*2009 - Mês 05

por JAS » 4/5/2009 18:49

JAS Escreveu:Diz-me o bom senso que, depois desta recuperação entre os -18% e os +30%, devo fazer uma pausa.
Vou meditar nessa recomendação durante o fim de semana...

Depois de meditar durante o fim de semana concluí que deveria reduzir posições baseado em que:
- os mercados subiram muito depressa durante estes 2 últimos meses e uma paragem, ou correcção, começa a ser necessária;
- se houver uma correcção ela pode ser significativa;
- não conseguirei acompanhar os mercados, com a habitual assiduidade, nos próximos 3 meses.

Sendo assim reduzi o capital de 0,7X para 0,5X.

A carteirinha fez um novo máximo anual.

JMT
Os lucros no TW 7658C já representam mais de 10% da carteira e não estou muito interessado em perder estas mais valias.
Além disso já superam substancialmente os prejuízos que tenho nas acções que serão irrecuperáveis por terem sido substituídas por TW's.
Se fui bastante cuidadoso durante a subida, com vendas parciais, não iria desperdiçar a subida de hoje.
Uma venda a 0,75 colocando o b.p. abaixo de zero ou seja, só lá deixando lucros.
Considero provavel uma paragem na barreira psicológica dos 4,50.

BPI
Continua a ter um bom comportamento mas, ao contrário de 6ª feira passada, hoje reduzi mesmo a posição em acções com vendas entre 1,830 e 1,839.
Mantenho a posição no TW 7624C, que já vai com uma rentabilidade de 90%.

VAA
Comecei por vender algumas VAFK a 0,09 mas depois mudei-me para a compra no mesmo valor.
No final fiquei com algumas a menos mas nada de significativo.
Não ter vendido na opa a 0,72 parece ter sido uma boa opção pois o 0,09 parece já garantido e isso representa +25%.
De qualquer forma também não tenho grande pressa em fechar o trade e, como continuo cheio de paciência, posso esperar para ver se esgotam as vendas na zona zona 0,10-0,11.

Apesar de ter reduzido o capital para 0,5X fico com 26% de liquidez o que significa que, abstraindo-me da alavancagem, estarei 63% out.

JAS
Anexos
cart 05-04.png
cart 05-04.png (67.88 KiB) Visualizado 5346 vezes

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, luislobs, Minsk, navaldoc, paul_invest e 78 visitantes