Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vender o Verde

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

cari trial

por mcarvalho » 26/1/2009 22:15

mas terás outras contrapartidas concerteza .. ou isso acontece nos poucos países que estão atrás de nós e se reclamares .. é como aqui?

Redordo um tema já aqui conversado

a importancia de se poupar água.. campanhas de milhões.. quem ganha? quanta água pouparam os publicitários ou os políticos ..? deixaran de encher as suas piscinas regar os campos de golf? ou de tomar banho de imersão nas banheiras dos hotéis?

Alguém acredita? ..

Mas o zé povinho do Porto sensibilizado e preocupado com a agua paraos netos e com o preço poupou..

conclusão... aumentou significativamente o preço da água porque o contrato previa uma determinada verba
para a empresa concessionária e cujo presidente os portuenses bem conhecem.. É como nos bancos .. aumenta-se o spread.. se rebentarem o estado, nós todos pagamos o prejuízo e novamente o aumento do spread .. até quando?

abraço
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por trial » 26/1/2009 21:53

Ha paises onde o papel acabou.
Quem quer factura papel paga è simples

Registado: 18/1/2008 16:20

e

por mcarvalho » 26/1/2009 21:53

se está tão preocupada com as arvores e ambiente porque quer destruir milhões de arvores e todo um ecosistema único puro e harmonia para construir mega barragens.. que está provado destroem e poluem ainda mais .. quer na fase de construção quer a posteriori

uma coisa é um rio outra é um charco de águas paradas

onde nunca mais nascerá uma arvore nem , dificilmente vida

um abraço

mcarvalho

agua H2O e minerais .. O Rio trancão o Ave e outros levam água? Algumde vocês beberia "isso"?
ou comeria os poucos peixes que ainda vingam?
Editado pela última vez por mcarvalho em 26/1/2009 21:56, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 26/1/2009 21:39

É claro que não é pelos lucros da empresa que eu adiro ou não adiro. É porque eu quero a factura em papel e não num mail...

Quanto à tua observação final, a nossa atenção pelo meio ambiente não se esgota na questão da factura electrónica ou em papel.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Reciclagem -LIXO-.

por carrancho » 26/1/2009 20:54

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:- Menos papel em casa - a quantidade de facturas de electricidade dos últimos 10 anos cabe num dossier; não é um problema, pelo menos para mim

Aliás, a factura é o menos (passe o exagero deliberado). Pegando precisamente no caso da EDP, praticamente todos os meses mandam publicidade junto com a factura com marketing...

E Zon e afins é a mesma coisa. Vem sempre monte de papel que vai directamente para o lixo, só uma pequena parte é a factura.

Se a preocupação fosse ecológica enviavam uma factura com metade do tamanho e nada mais, reduzia-se o gasto de papel para aí a um terço assim de rajada!

É evidente que a preocupação ecológica não é o factor que move essas empresas. No entanto não deixa de ser verdade que ajuda o ambiente, e pela tua afirmação não é só 1 papel que deixamos de receber... são vários!

Se me disserem que têm de imprimir o documento na mesma... então eu digo que gastem papel do deles! Se não necessitam do doc fisico, então não me parece argumento válido dizer que não querem as facturas electrónicas pela simples razão de que os lucros das empresas vão aumentar.

Abraço,

Carrancho

PS- essas empresas não merecem o prémio Nobel do ambiente, mas o ambiente merece a nossa atenção.
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por carrancho » 26/1/2009 20:42

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Bem...

Ganhas várias coisas:
- Menos arvores cortadas
- Menos papel em casa
- Menos poluição devido ao facto de se enviar menos correio
- Mais eficiência na chegada das mesmas a tua casa.

:)

Mas sim na prática (em termos de guito) a empresa ganha mais...

rmachado não é bem assim:
- Menos arvores cortadas - as árvores usadas para produzir papel em Portugal são eucaliptos que são cortados de 10 em 10 anos e replantados no mesmo sítio; não estamos a falar de desbastar florestas naturais (=Amazónia, etc) para produzir papel...

Eucaliptos que são uma praga por substituir floreesta residente e por destruir o solo. O terreno usado para plantação de eucalipto é deteriorado muito rápidamente passando a ser um solo pobre.

- Menos papel em casa - a quantidade de facturas de electricidade dos últimos 10 anos cabe num dossier; não é um problema, pelo menos para mim

Para mim são pelo menos este nº de correspondência: 4 bancos (extratos, aviso débito etc, pag prestações...), 2ªs contas de água, 2ªs de luz, 2ªs cabovisão, 1ª telemóvel, 1ª gás... isto só para falar de correspondência mensal ou bi-mensal. No fim do ano está uma pasta de arquivo cheia.

- Menos poluição devido ao facto de se enviar menos correio - ?? esta não percebi ?? os carteiros andam sobretudo a pé... e as carrinhas de distribuição não levam uma carta de cada vez, mas sim milhares delas...

Não concordo, mesmo considerando apenas que este tipo de correspondência é apenas nacional, não usando transp aéreos, usam camiões/carrinhas/ciclomotores (os carteiros da minha zona andam todos de scooter, nunca vi nenhum a pé). Ora, se apenas 2.000.000 de Portugueses aderisse 3 facturas/extratos mensais, isso equivalia a 6.000.000 de cartas todos os meses a deixarem de ser transportadas... é muita gasolina, é muito oleo, é muito pneu...

- Mais eficiência na chegada das mesmas a tua casa. -suponho que te referes ao facto de por e-mail chegarem 2 ou 3 dias mais cedo... mas para mim isso é pouco relevante, pois pago por débito em conta sempre no mesmo dia do mês... o dia da chegada da factura para mim é pouco relevante.

Se pagas por débito directo não necessitas da factura fisica, está comprovado o pagamento na tua conta bancária, aliás, o documento que recebes só serve de recibo após boa cobrança do mesmo, isso só se prova com o débito do recibo na tua conta.

Normalmente as facturas espelham o movimento do mês anterior, ou seja, se para trás está tudo regularizado ou não. Assim, não precisas guardar uma infinidade de mails no teu disco, nem de backups ou o catano. Guardar os de um ano já chega e sobra.

Abraço,
Carrancho

por MarcoAntonio » 26/1/2009 20:33

Elias Escreveu:- Menos papel em casa - a quantidade de facturas de electricidade dos últimos 10 anos cabe num dossier; não é um problema, pelo menos para mim

Aliás, a factura é o menos (passe o exagero deliberado). Pegando precisamente no caso da EDP, praticamente todos os meses mandam publicidade junto com a factura com marketing...

E Zon e afins é a mesma coisa. Vem sempre monte de papel que vai directamente para o lixo, só uma pequena parte é a factura.

Se a preocupação fosse ecológica enviavam uma factura com metade do tamanho e nada mais, reduzia-se o gasto de papel para aí a um terço assim de rajada!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 26/1/2009 20:13

rmachado Escreveu:Bem...

Ganhas várias coisas:
- Menos arvores cortadas
- Menos papel em casa

rmachado não é bem assim:
- Menos arvores cortadas - as árvores usadas para produzir papel em Portugal são eucaliptos que são cortados de 10 em 10 anos e replantados no mesmo sítio; não estamos a falar de desbastar florestas naturais (=Amazónia, etc) para produzir papel...
- Menos papel em casa - a quantidade de facturas de electricidade dos últimos 10 anos cabe num dossier; não é um problema, pelo menos para mim
- Menos poluição devido ao facto de se enviar menos correio - ?? esta não percebi ?? os carteiros andam sobretudo a pé... e as carrinhas de distribuição não levam uma carta de cada vez, mas sim milhares delas...
- Mais eficiência na chegada das mesmas a tua casa. -suponho que te referes ao facto de por e-mail chegarem 2 ou 3 dias mais cedo... mas para mim isso é pouco relevante, pois pago por débito em conta sempre no mesmo dia do mês... o dia da chegada da factura para mim é pouco relevante.

petrius Escreveu:Passo a explicar: até há poucos meses eu separava todo o lixo,embalagens vazias de leite para um lado, papeis e cartões para outro contentor e as garrafas no seu vidrão, como já é prática há muitos anos.Parei com isso tudo.Vai todo dentro de uma saca de plástico e vai tudo para o contentor de resíduos domésticos.

Motivo: com esse procedimento "normalizado" estou a contribuir para o desemprego.Estou a fazer o trabalho que podia e devia ser feito por profissionais.Não tenho nada que o fazer.Na conta da água sou, como todos, esbulhado através de taxas e taxinhas para esgotos, resíduos, etc, etc.

Essas campanhas de normalização de comportamentos, comigo já deram o que tinham a dar.

Cumprimentos a todos

petrius parece-me que estás pouco informado em relação à forma como os lixos são tratados.

O lixo geral não é separado por ninguém, vai tudo para aterro e tá a andar de mota. Não dá emprego a mais gente pelo facto de pores lá as embalagens.

O lixo separado nos ecopontos, particularmente as embalagens, dá emprego a centenas de pessoas nos centros de triagem, porque é preciso separar as latas, os PVCs e os PETs do chamado lixo geral (embalagens não recicláveis que são mal triadas pelos consumidores). Sei do que falo porque já estive nas instalações da VALORSUL e vi como é feita a separação dos vários tipos de embalagens: é manual.

Sem esquecer o facto de que a existencia de um processo de separação dos lixos é obrigatória (imposição da UE). Claro que ninguém é obrigado a separar coisa nenhuma, mas em termos de emprego este é um processo bastante positivo.

Além disso, o papel, o vidro e o plástico são recicláveis, mas o que vai para o lixo geral acabou-se.

Registado: 5/11/2002 12:21

por tonirai » 26/1/2009 20:12

Crómio, grande lol :lol:

Registado: 19/4/2007 18:26

por mcarvalho » 26/1/2009 20:10

Os que mais ganharam com a poluição são os mesmos que querem ganhar dinheiro a despoluir....

Já viram a mina?

Polui ... ganha
despolui... (dizem eles).. ganha

volta a poluir... ganha
volta a despoluir... ganha

é um moto continuum .... ou seja ganho perpectuo

abraço
mcarvalho

por carrancho » 26/1/2009 20:10

Como pago as contas por débito directo e não necessito da factura fisica, eu aderi a várias.

Tirar meia duzia de correspondência da minha caixa de correio, que diáriamente já recebe muita correspondencia, e muito papel arquivado que já tenho no escritório, é só por si uma vantagem para mim.

Se isso ainda contribuir, por pouco que seja, para um melhor ambiente... então optimo!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

por tonirai » 26/1/2009 20:09

Bem, deixar de reciclar não penso deixar, até porque não creio que isso contribua para mais emprego pois penso (ao contrário do que acima foi afirmado) que se metermos o lixo todo no contentor "geral", este não será triado, mas vai todo junto para um aterro.
Penso que era assim antes dos contentores separados aparecerem (corrijam-me se estiver errado).

Quanto ao resto, concordo em absoluto com o Elias, e também não aderi a nada disso.

Mas contentaria-me em ver um desconto de algumas dezenas de cêntimos...

No entanto, penso que mesmo nesse caso, nada impediria as empresas de aumentar o preço do serviço, para compensar o desconto, e ficar com o mesmo preço final (mesmo lucro), à semelhança do que aconteceu com os ginásio e o corte no IVA :evil:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Crómio » 26/1/2009 20:07

petrius Escreveu:Estou totalmente de acordo com a actualidade deste tópico e com a justeza da reacção de quem não adere à facturação electrónica.Eu fiz exatamente o mesmo: não aderi.

Mas tomei posições; se quiserem anti-sociais, se preferirem anti-moda; sobre outra matéria:a separação dos lixos domésticos.

Passo a explicar: até há poucos meses eu separava todo o lixo,embalagens vazias de leite para um lado, papeis e cartões para outro contentor e as garrafas no seu vidrão, como já é prática há muitos anos.Parei com isso tudo.Vai todo dentro de uma saca de plástico e vai tudo para o contentor de resíduos domésticos.

Motivo: com esse procedimento "normalizado" estou a contribuir para o desemprego.Estou a fazer o trabalho que podia e devia ser feito por profissionais.Não tenho nada que o fazer.Na conta da água sou, como todos, esbulhado através de taxas e taxinhas para esgotos, resíduos, etc, etc.

Essas campanhas de normalização de comportamentos, comigo já deram o que tinham a dar.

Cumprimentos a todos

Eu também acho bem!

Eu quando mudo o óleo do carro, peço para mo guardarem num jerry-can e depois despejo-o na rede pública de esgotos, a mim não me enganam eles, se eu pago a eco-taxa eles que reciclem a água nas etars e dêem emprego a quem precisa.

Essas empresas de recolha de óleos só fazem dinheiro à custa do contribuinte-ecológico, que se lixem esses energumes...

E mais! Vou passar a pedir os pneus sempre que os mudar para os queimar no meu quintal, aldrabões do aquecimento global e da eco-taxa!

E as pilhas também, vão para o lixo que eles devem é dar trabalho a quem precisa, contratem desempregados para andar a vasculhar no lixo as pilhas e garrafas de vidro e contribuam para a indústria da produção de luvas e máscaras anti coisas podres.

Gente para trabalhar nisso é que não falta por aí!

Ora atão!
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por rmachado » 26/1/2009 20:06

Sim os sacos de plático são medonhos a vários niveis.. mas se bem me lembro quando quiseram "taxar"/cobrar os sacos foi aqui um alarido.

Ainda bem que vários "Supers" já os cobram.

Eu mando tudo para a reciclagem ou para servir de saco do lixo.

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 26/1/2009 20:02

Pois caro petrius...

Mas como o lixo doméstico vai para aterros.. e isso não muda tão cedo, o dinheiro que paga serve para irem aumentando os mesmos.

Eu compreendo a sua posição, pois na prática o que ganhamos não é imediato e sobretudo um questão ambiental de médio prazo, mas tb isso é para os seus filhos, já não deve o afectar. :) (se bem que a custa disso sobe o preço do petróleo e as especiés maritimas morrem a olhos vistos... mas isso é outra coisa).

Mas infelizmente tem razão num aspecto, pagamos nós imensas taxas mas as camâras descontam o reciclável no lixo orgânico... é um negócio que só beneficia as camaras, juntas de freguesia e empresas do sector...

por MarcoAntonio » 26/1/2009 20:01

Eu também concordo. Não tenho aderido a facturas electrónicas pois vejo uma série de desvantagens e penso saber que o papel não é dos produtos mais problemáticos em termos ecológicos (grande parte já é reciclado).

Bem pior são os sacos dos supermercados, que já deixei de usar. Em parte o pingo-doce deu um empurrão há uns meses qdn fizeram uma promo oferecendo sacos ecológicos reutilizáveis, bastante bons por sinal. Mas digo que foi um empurrão pois eu já tinha começado a usar menos sacos passando a levar sacos "grandes" de casa (não tão adequados como os que entretanto me ofereceram) e só de vez enquando trazia já sacos do supermercado...

Nisso não vejo praticamente qualquer desvantagem para mim (até pelo contrário, os sacos que utilizo actualmente são maiores transportando mais rapidamente as compras e rompem menos... na verdade ainda não rompeu nenhum).

Agora, as facturas, não obrigado...
Imagem

Administrador Fórum

por Crómio » 26/1/2009 19:57

Subscrevo o Elias completamente e faço como ele.

Gosto de ter as facturas guardadas, e pago para que mas imprimam e as enviem por correio.

E a questão do papel reciclável está 5 estrelas, realmente, tanta preocupação... e afinal... nem eles reciclam.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Reciclagem -LIXO-.

por katanga » 26/1/2009 19:54

Estou totalmente de acordo com a actualidade deste tópico e com a justeza da reacção de quem não adere à facturação electrónica.Eu fiz exatamente o mesmo: não aderi.

Mas tomei posições; se quiserem anti-sociais, se preferirem anti-moda; sobre outra matéria:a separação dos lixos domésticos.

Passo a explicar: até há poucos meses eu separava todo o lixo,embalagens vazias de leite para um lado, papeis e cartões para outro contentor e as garrafas no seu vidrão, como já é prática há muitos anos.Parei com isso tudo.Vai todo dentro de uma saca de plástico e vai tudo para o contentor de resíduos domésticos.

Cumprimentos a todos

Registado: 29/11/2007 4:20

por rmachado » 26/1/2009 19:53

Bem...

Ganhas várias coisas:
- Menos arvores cortadas
- Menos papel em casa

Vender o Verde

por Elias » 26/1/2009 19:33

Pego numa afirmação do Resina noutro tópico para abrir um tópico sobre um tema que me parece interessante:

Resina Escreveu:Até te digo mais, facturas electrónicas não... E sabes porque? Não é pelo ambiente, mas sim pelas empresas. Reduzem-se os custos das empresas e aumentam os lucros, mas nós Consumidores acabamos por pagar o mesmo. Se a Edp, Pt, Netcabo, etc me fizerem um desconto por usar factura electrónica aceito sem qualquer tipo de duvidas, agora se é para continuar igual e aumentar o lucro a "elas" e ficar com o mesmo serviço, então que paguem e tenham custos com esses serviços, os ctt continuam com o trabalho e as funcionarios continuam empregados.
Abraço

Resina concordo com tudo o que escreveste. Abri este tópico porque gostaria de desenvolver um pouco mais este assunto.

Há dias recebi um e-mail da EDP a convidar-me para aderir à factura electrónica. A imagem encontra-se no final deste post. Pessoalmente não aderi nem tenciono aderir.

Estes mails a apelar ao "verde" servem apenas para reduzir custos mexendo na consciência das pessoas, ou seja induz-se a ideia de que quem prefere receber uma factura em papel é culpado de se deitarem árvores abaixo. Mas será mesmo assim?

Eu acho que não e vou explicar porquê. E não vou particularizar sobre a EDP, pois o que vou escrever a seguir é genérico para qualquer empresa.

Imaginemos então que eu adiro à factura electrónica.

O que ganha a empresa? Reduz custos em:
- papel
- impressão
- envelopes
- expedição
- custos com pessoal (para tratar da expedição e não só)
- espaço físico (para armazenar envelopes e facturas de milhões de clientes)

O que ganho eu?
- tipo... nada :evil:

Em que posso ficar a perder? Uma data de coisas nomeadamente:
- risco de facturas perdidas porque tinha a mailbox cheia no dia que a factura foi enviada
- deixar de receber facturas porque mudei de e-mail e me esqueci de avisar a empresa
- riscos de perder facturas porque o disco rígido foi à vida e eu não tinha backups
- custos com CD's etc para fazer backups para evitar que as facturas vão à vida com o disco rígido
- custos com papel se quiser / precisar de imprimir as facturas para eventual reclamação
- custos com tinteiros (que como sabem não sao propriamente baratos)

E a sociedade? Ganha ou perde?
- Como o Resina refere, e bem, ao reduzirmos o número de cartas em circulação, reduzimos a necessidade de carteiros, contribuindo para o desemprego.

Resumindo, há uma data de responsabilidades relacionadas com a criação / manutenção física das facturas que passam da empresa para o cliente, aliviando a empresa e onerando o cliente (em tempo, dinheiro e chatices). A empresa dá algum desconto ao cliente por ele lhe dar este benefício? Não. Em vez disso aponta o dedo à consciência do cliente, fazendo-o sentir-se culpado se não aderir ao serviço.

No dia em que me derem um desconto de, por exemplo, 2 euros na mensalidade, considerarei aderir à factura electrónica. Até lá, não obrigado.

E já agora uma última sugestão às empresas que lançam estas propostas: se estão assim tão preocupadas com o ambiente, de que é que estão à espera para começarem a imprimir TODAS as vossas facturas em papel reciclado?

1 abraço,
Elias
Anexos
EDP_600.jpg
EDP_600.jpg (103.72 KiB) Visualizado 2327 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

Anterior

Quem está ligado: