Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

El fraude de Madoff alcanza ya a varios países europeos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BuyPoint » 16/12/2008 18:59

alguem me tira esta duvida...

tenho um produto estruturado no santander com capital garantido.

será que o meu dinheiro tambem esta em risco por causa desta fraude?

Registado: 12/6/2008 19:25

por Bocciardi » 16/12/2008 18:58

O Banco Espírito Santo tem uma exposição indirecta de 15 milhões de euros aos produtos de investimento de Bernard Madoff, o autor daquela que poderá ser a maior fraude financeira de sempre. A exposição total dos bancos portugueses (BES e Totta) é agora de pelo menos 31 milhões de euros.

“O BES não tem exposição directa a produtos geridos pela Madoff Investment Securities”, referiu ao Negócios fonte oficial do banco liderado por Ricardo Salgado.

A mesma fonte acrescentou que, em Portugal, “a exposição indirecta é residual”, totalizando “cerca de 15 milhões de euros”, um valor que “corresponde a menos de 0,1% do total dos activos sob gestão” do BES.

Esta exposição não é directa por parte do BES, nem dos fundos geridos pelo banco, mas antes “através da gestão discricionária de carteiras de institucionais”, precisou fonte oficial do banco.

A fraude de Madoff deverá totalizar 50 mil milhões de euros e está a afectar instituições financeiras um pouco por todo o mundo, sendo a Espanha um dos países europeus mais afectados.

Em Portugal apenas o Santander Totta reconheceu uma exposição por parte dos seus clientes de 16 mil milhões de euros. BPI, BCP, Caixa Geral de Depósitos, Popular e Banif já anunciaram que não têm qualquer exposição a Madoff.

Somando os valores do BES e do Totta, as instituições portuguesas têm uma exposição total de pelo menos 31 milhões de euros.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Banco de Portugal já anunciaram que estão a investigar qual a exposição das instituições financeiras portuguesas aos investimentos efectuados pelo antigo presidente do Nasdaq.

Veja aqui a lista das empresas afectadas pela fraude de Madoff, compilada pela Bloomberg.

@JNegócios

Registado: 17/1/2008 17:15

por R_Martins » 16/12/2008 18:56

Eu sou um dos que critico e fico tantas vezes triste pelo que se passa em Portugal, uma cultura de compadrios e lambedeiras, tipos que só com a protecção dos poderosos corruptos conseguem sobreviver, mas afinal isto é por tudo o que é sitio e mundo igual: imagino que tipos muito ricos submeteram o dinheiro nas mãos deste tal Madoff com o simples raciocínio de: «…óh pá ele até foi presidente do Nasdaq, sabe muito bem como se mexe nestas coisas de fundos, não passa nada é sempre a facturar…»
Hoje no correio da manhã vinha uma notícia que existiam milionários que pagam as cotas de um club qualquer só para serem a apresentados ao ladrão Bernard Madoff. Por aqui podemos ver a arrogância com o tipo estropiou o dinheiro dos investidores…
Rmartins

«Bernard Madoff, antigo presidente do Nasdaq, é acusado de uma fraude de pelo menos 50 mil milhões de dólares, que está a infectar bancos em todo o mundo em milhares de milhões de dólares.»
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por BuyPoint » 16/12/2008 18:50

alguem me tira esta duvida...

tenho um produto estruturado no santander com capital garantido.

será que o meu dinheiro tambem esta em risco por causa desta fraude?

Registado: 12/6/2008 19:25

Re

por Cem pt » 16/12/2008 18:11

Caro Richard:

De facto esta história ainda vai acabar mal para alguns Bancos ou gestores bancários.

Se eu fosse cliente dum Banco a quem me tivesse sido aconselhado a subscrever um fundo "Madoff XPTO", que reacção teria se me telefonassem a dizer que a minha massa "foi-se"?

Partia aquilo tudo ou provavelmente diria: "Ok, eu assumo as perdas do risco da rentabilidade do produto de risco mas quem tem de assumir o risco da fraude dum produto deste tipo deve ser o Banco"!

É ou não suposto que os Bancos avaliem a idoneidade dos produtos que vendem ao balcão aos clientes? Caso contrário isto passa a ser um mundo cão em que quem vende não se responsabiliza por nada!

Deixa-me dar-te um exemplo, é a mesma coisa que ires comer a um restaurante, pediste um prato de peixe e a tua mulher um prato de carne. A carne estava envenenada e a tua mulher "foi-se", salva seja. Mostras as provas das análises e pedes responsabilidades ao dono do restaurante e ele responde-te: "Não tenho nada a ver com isso, a culpa foi do meu fornecedor que por acaso já faliu, azar, nada posso fazer por si"!
Pergunta-se: o restaurante é um mero intermediário sem culpa ou tem a obrigação de indemnizar parte ou a totalidade do dano, por ter servido de veículo a um produto assassino à partida?
Isto é, teria ou não de verificar com antecedência a segurança do produto que vende aos clientes? Na minha modesta opinião, creio que sim...

Enfim, este assunto do pessoal que subscreve fundos mobiliários aos balcões dos Bancos ainda vai fazer correr muita tinta! Esperemos as cenas dos próximos capítulos, mas estou a imaginar pessoal desesperado por um lado e outro muito aflito a pensar em protecção por outro, espero bem que me engane...

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por Lion_Heart » 16/12/2008 17:45

Eu só quero ver agora é a lata de alguns comerciais bancários a chamar lá os clientes e dizerem que tudo o que tinham aplicado em fundos Madoff ja era.

Isto porque aposto que mais de 80% dos Portugueses que tem fundos não sabem de que são compostos.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por JCS » 16/12/2008 14:45

"Madoff’s scheme has devastated families with investments both large and small.

Retired carpet salesman Arnold Sinkin, 75 years old, of Boynton Beach, Fla. and his wife Joan invested their life savings of nearly $1 million with Madoff.

"It was the little guys like us that just had our life savings—not seven-figure life savings—and that just disappeared because of a hungry, mean man," said Joan Sinkin. "We have to sit down and figure what kind of life we have left."

The Sinkins say they don’t know how they will manage bills and everyday expenses.

"We don’t know where to go; we don’t know where to get help,” said Arnold Sinkin. “We’re hoping that because of this interview someone will come around and say, ‘maybe we can help.'"

Fonte: CNBC
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Açor3 » 16/12/2008 13:57

EUA
Regulador americano liquida empresa de Madoff após escândalo de fraude
A empresa de Bernard Madoff vai ser liquidada pela Securities Investor Protection Corp (SIPC), depois do ex-presidente do Nasdaq ter sido acusado de orquestrar um esquema Ponzi gigante , que poderá causar perdas no valor de 50 mil milhões de dólares aos investidores.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

A empresa de Bernard Madoff vai ser liquidada pela Securities Investor Protection Corp (SIPC), depois do ex-presidente do Nasdaq ter sido acusado de orquestrar um “esquema Ponzi gigante”, que poderá causar perdas no valor de 50 mil milhões de dólares aos investidores.

A SIPC, o grupo governamental norte-americano responsável por proteger os direitos dos clientes quando as corretoras falham, nomeou um executor para devolver o investimento e os activos aos investidores lesados por Madoff, adiantou a entidade em comunicado, citado pela agência Bloomberg.

O conhecido investidor foi detido no final da semana passada, acusado de manter um esquema Ponzi na sua empresa, a Bernard L. Madoff Investment Securities, durante décadas e enfrenta agora uma pena de 20 anos de prisão.

Por todo o mundo, multiplicam-se os bancos e as gestoras afectadas pela fraude do guru americano.

A Bernard L. Madoff Investment Securities está inscrita junto dos reguladores de corretoras dos EUA desde 1960, ano em que foi criada. Ainda assim, o ex-presidente da plataforma tecnológica de Wall Street registou junto da SEC a sua unidade de gestão de carteiras em 2006, sujeitando o negócio à regulação do regulador do mercado americano.

A SIPC não cobre perdas de investimento.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Açor3 » 16/12/2008 13:56

Pelo menos 28 fundos espanhóis estão expostos a Madoff
A banca espanhola é uma das mais afectadas pelo escândalo Madoff, sendo que pelo menos 28 fundos de investimento do país vizinho estão expostos à fraude do antigo presidente do Nasdaq.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A banca espanhola é uma das mais afectadas pelo escândalo Madoff, sendo que pelo menos 28 fundos de investimento do país vizinho estão expostos à fraude do antigo presidente do Nasdaq.

A notícia é avançada hoje pelo jornal espanhol “Expansion”, que adianta que estes 28 fundos de investimento, de um total de 15 sociedades gestoras, tinham investidos 38 milhões de euros nos fundos geridos por Madoff.

Um valor, contabilizado no final de Setembro, que representa apenas 0,02% dos valores geridos pela indústria de fundos espanhola. Mas, ainda assim, a notícia da exposição da banca espanhola fez soar o alarme entre vários investidores.

O jornal espanhol adianta que esta notícia deverá reforçar a tendência de fuga dos investidores dos fundos, o que já ocorre há 19 meses seguidos. Neste período, saíram dos fundos mais de 70 mil milhões de euros, baixando o património gerido pelos fundos para 170 mil milhões de euros.

Além da exposição através de fundos de investimento, a banca espanhola está ainda exposta a Madoff através de outros produtos financeiros, como fundos de pensões, seguros e veículos de investimento. A exposição total, segundo o “Expansion”, será de 100 milhões de euros.

Entre os grandes bancos o Santander é o mais afectado, com os clientes deste banco espanhol a terem uma exposição acima de 2 mil milhões de euros. Uma pequena parte está em Portugal, com os clientes do Santander Totta a terem 16 milhões de euros investidos em produtos de Madoff. Segundo noticia hoje o Negócios, há pelo menos dois fundos do Santander em Portugal que estão expostos.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

por JCS » 16/12/2008 10:55

Açor3 Escreveu:(...) várias fundações com fins humanitários que já anunciaram a bancarrota depois de terem confiado avultadas somas ao fundo de Madoff.

É triste, capital que poderia ser usado para causas nobres... :(

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Açor3 » 16/12/2008 8:53

Fraude de Madoff afecta Banca mundial
Fundo do ex-presidente do Nasdaq usava o sistema de pirâmide
00h30m
ANA PAULA LIMA, COM AGÊNCIAS
O Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários estão a averiguar o grau de exposição de Portugal aos fundos de Bernard Madoff, acusado de uma fraude de 50 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros).

Nos Estados Unidos e pelo mundo fora são cada vez mais as instituições financeiras e outras que anunciam prejuízos provocados pela fraude de Madoff, que admitiu a dois quadros da sua empresa estar a utilizar o "esquema Ponzi", vulgarmente denominado de pirâmide, para atrair investidores com altos ganhos, que acabariam remunerados com o dinheiro que ia entrando em seguida na pirâmide. Bernard Madoff, de 70 anos, foi detido na passada quinta-feira pelo FBI e libertado sob uma caução de 10 milhões de dólares (7,5 milhões de euros).

A CMVM adiantou que está a fazer um "levantamento detalhado da exposições dos fundos portugueses e também das gestoras de activos". Um levantamento que está a ser realizado através do contacto individual para cada sociedade.

O BdP garantiu, igualmente, que está a "proceder a averiguações no sentido de apurar qual o grau de exposição do sistema bancário português".

Das instituições financeiras que actuam em Portugal, apenas o Santander confirmou ter exposição directa e de clientes ao fundo de Madoff. O grupo espanhol adiantou que a exposição directa de clientes é de 2,33 mil milhões de euros, e a do próprio banco é de 17 milhões de euros.

O Millennium bcp, BPI, Banif e Banco Popular asseguraram que não têm exposição directa ou indirecta a estes fundos.

Na Grã-Bretanha, o Royal Bank of Scotland está em risco de perder 444 milhões de euros, e o fundo Mad Group 269 milhões de euros. Na França, o banco de investimento Natixis terá uma exposição de 450 milhões de euros, e o BNP-Paribas de 350 milhões de euros. A seguradora Axa avançou perdas potenciais de 100 milhões de euros. O Société Général e o Crédit Agricole admitem uma exposição inferior a 10 milhões de euros. Na Suíça, os bancos privados, segundo o diário "Le Temps" poderão perder 3,7 mil milhões de euros. Mas, o mais afectado é o UBP que terá 635 milhões de euros afectos a este fundo. Em Itália, o Unicredit estima um prejuízo de 75 milhões de euros.

Fora da Europa, os EUA são os mais penalizado, não só na banca, mas também, entre várias fundações com fins humanitários que já anunciaram a bancarrota depois de terem confiado avultadas somas ao fundo de Madoff.

por atomez » 16/12/2008 4:24

Este caso demonstra bem que não são só os menos informados e incautos que se deixam envolver em esquemas destes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por limpaesgotos » 16/12/2008 3:14

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 92441.html

Fundos de Bernard Madoff 2008-12-16 00:05

Banco Totta perde 16 milhões com escândalo Madoff
CMVM preocupada pede dados a gestoras de activos.

Pedro Latoeiro e Tiago Figueiredo Silva

A CMVM notificou todas as gestoras de activos que operam em Portugal para responderem com urgência se estão ou não expostas aos fundos de Bernard Madoff, autor de uma fraude milionária com ramificações nos maiores bancos mundiais. A exposição directa dos fundos de investimento comercializados em Portugal é residual, mas o que preocupa o regulador é a exposição indirecta das sociedades ao esquema fraudulento de Madoff, através de produtos estruturados, por exemplo. As notificações seguiram sexta-feira.

O levantamento desta exposição é bastante complexo, já que Madoff geria dinheiro em nome de outras sociedades, ou seja, não basta rastrear as empresas do antigo presidente do Nasdaq, explicou um gestor de fundos ao Diário Económico. O fundo Fairfield, por exemplo, é um dos activos contaminados pela fraude que estava nas mãos de Madoff, apesar de pertencer a uma sociedade exterior ao grupo.

A mesma fonte adiantou que os produtos vendidos por Madoff estão direccionados para os clientes mais abastados, conhecidos por segmento ‘private’, dados os elevados montantes envolvidos, a fraca volatilidade e os ganhos constantes.

Sem especificar o que está à procura, o Banco de Portugal também fez saber que procedeu “a averiguações no sentido de apurar qual o grau de exposição do sistema bancário português decorrente do caso Madoff”. Isto apesar da banca nacional se ter apressado a informar que não tem qualquer exposição directa ou indirecta ao dinheiro gerido pelo antigo presidente do Nasdaq, com excepção do Santander Totta.

Os esclarecimentos do BCP, BPI, Banif e Banco Popular Portugal, divulgados durante a tarde de ontem, foram unânimes: “nem o banco nem os fundos por ele geridos têm qualquer exposição à empresas de Bernard Madoff”.

Fonte do BPI especificou que o Vasco da Gama, o maior fundo de ‘hedge funds’ em Portugal, não está exposto à gestão de Madoff, mas manteve posições nos fundos do investidor norte-americano até 2002.

A exposição directa da banca portuguesa reduz-se assim a 16 milhões de euros dos clientes do Santander Totta. “A exposição total de clientes a produtos vendidos pela Madoff é inferior a 0,4% dos activos geridos por sociedades do Grupo Santander Totta, isto é, cerca de 16 milhões”, informou fonte oficial da instituição.

Os produtos em causa são os fundos Santander Global, Santander Poupança Investimento, Santander Carteira Alternativa, Santander Estratégias Alternativas e o fundo de obrigações Santander Multinvest, apurou o Diário Económico.

O esquema de Madoff é fácil de explicar. Em vez de sujeitar o dinheiro às variações do mercado, o gestor pagava o retorno dos clientes com o dinheiro entregue por novos investidores, num típico esquema piramidal.

Bancos

- Os clientes do Santander Totta têm uma exposição de 16 milhões de euros a produtos vendidos pelas empresas de Madoff.

- Os fundos de investimento em causa são o Santander Gobal, o Santander Poupança Investimento, o Santander Carteira Alternativa, o Santander Estratégias Alternativas e o Santander Multinvest.

- BCP, BPI, Banif e Banco Popular Portugal informaram ontem que não têm qualquer exposição, directa ou indirecta, às empresas de Bernard Madoff.

- O BPI já teve exposto à gestão de Madoff, mas desfez-se de todas as posições em 2002.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por limpaesgotos » 16/12/2008 3:09

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1059489

Autoridades norte-americanas vão liquidar sociedade de gestão de fundos Madoff

Hoje às 00:20

As autoridades norte-americanas anunciaram, esta segunda-feira, que vão liquidar a sociedade de gestão de fundos Bernard Madoff, envolta numa das maiores fraudes financeiras de sempre nos Estados Unidos.
Bernard Madoff, antigo presidente do Nasdaq, é acusado de uma fraude de pelo menos 50 mil milhões de dólares, que está a infectar bancos em todo o mundo em milhares de milhões de dólares.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por mcarvalho » 16/12/2008 1:27

Clientes nacionais perdem 16 milhões de euros

16/12/2008

O maior escândalo financeiro das últimas décadas atinge também Portugal. A fraude cometida pelo ex-presidente da bolsa tecnológica Nasdaq, Bernard L. Madoff, vai penalizar em milhões de euros os portugueses, que não poderão recorrer ao sistema de indemnização dos investidores. Os clientes do Santander são os mais afectados directamente.

O banco, que é a segunda instituição mundial mais penalizada pela fraude, reconheceu ontem que a exposição total dos seus clientes a produtos vendidos pela empresa de Madoff atinge os 16 milhões de euros. Porém, o Santander poderá não ser a única instituição nacional lesada. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a apurar a exposição indirecta das gestoras de activos nacionais a fundos da sociedade de Madoff, segundo apurou o Negócios.

Registado: 17/2/2004 1:38

por Açor3 » 15/12/2008 22:26

BCP, BPI, Totta e Banif dizem que não têm exposição ao caso Madoff
O Millennium bcp, o BPI, o Santander Totta e o Banif, não têm exposição a produtos financeiros de entidades geridas por Bernard Madoff, a quem as autoridades americanas acusam de ter alegadamente engendrado uma fraude massiva, anunciaram os quatro bancos.

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O Millennium bcp, o BPI, o Santander Totta e o Banif, não têm exposição a produtos financeiros de entidades geridas por Bernard Madoff, a quem as autoridades americanas acusam de ter alegadamente engendrado uma fraude massiva, anunciaram os quatro bancos.

O Banco de Portugal (BP) está em averiguações para apurar o grau de exposição do sistema bancário de Portugal à suposta fraude de Bernard Madoff, que alegadamente penalizou bancos à escala mundial, segundo fonte oficial do banco central.

"O Millennium bcp não tem qualquer indicação de ter exposição, directa ou indirecta, a produtos geridos por Bernard Madoff", disse fonte oficial do Millennium bcp à Reuters.

"O BPI não tem, directa ou indirectamente, qualquer exposição a produtos de sociedades geridas por Bernard Madoff", disse fonte oficial do BPI.

Fonte oficial do Santander Totta afirmou que o banco "não tem exposição a produtos vendidos pela gestora Madoff", adiantando que "a exposição total de clientes do Santander Totta a produtos vendidos pela Madoff é pouco relevante".

O Banif anunciou, em comunicado, que "nunca estabeleceu qualquer tipo de relação com a sociedade gerida por Bernard Madoff, ou seus representantes, pelo que não detém, nem nunca deteve, qualquer exposição aos instrumentos financeiros da mesma".

por Açor3 » 15/12/2008 17:11

Banco de Portugal está a averiguar exposição do sistema bancário português no caso Madoff
O Banco de Portugal está a averiguar qual o grau de exposição do sistema bancário português no caso Madoff, informou a instituição em comunicado.

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

O Banco de Portugal está a averiguar qual o grau de exposição do sistema bancário português no caso Madoff, informou a instituição em comunicado.

O Banco Português de Negócios e o Banco Efisa mantiveram nos últimos anos exposição ao Fairfield Sentry, uma das empresas mais afectadas pela fraude da empresa de Bernard Madoff, avançou hoje o Jornal de Negócios.

“Em resposta a algumas perguntas que me foram colocadas sobre o assunto, informo que o Banco de Portugal está a proceder a averiguações no sentido de apurar qual o grau de exposição do sistema bancário português decorrente do caso Madoff”, sublinha o comunicado do Banco de Portugal.

por nunofaustino » 15/12/2008 15:28

Ulisses Pereira Escreveu:[b]"Madoff Fallout Won't Be Felt Till Next Year"

I think the scandal and the hedge fund debacle is just part of the withdrawal of money that will make next year another stuck-in-the-mud year for equities unless somehow new wealth is created somewhere. And I cannot see where that will be.

Há sempre a hipótese de imprimir mais dinheiro (que é o que a reserva americana está a fazer). Na mho, é a única maneira do mercado americano subir em 2009.

Já agora estou a estranhar ninguém perguntar "quem mais está a liderar um Ponzi em Wall Street?" É que essa foi a primeira questão que eu fiz quando li a notícia e percebi que a regulação era nula e a crença dos investidores era a 100% (havia pessoas que tinham mais de 90% das suas poupanças investidas num dos fundos deste sr.).

Há alguma coisa que impeça a existência de mais esquemas destes em Wall Street?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Ulisses Pereira » 15/12/2008 15:19

"Madoff Fallout Won't Be Felt Till Next Year"

By Jim Cramer
RealMoney Columnist
12/15/2008 8:39 AM EST

"All weekend, I -- like others who follow the markets -- tried to figure out how Bernie Madoff may have lost $50 billion, not the $17 billion he started the year with, given that, by nature, you can't leverage a Ponzi scheme. You can't borrow 9-to-1, as a hedge fund might have, because you have to keep sending money out and because he apparently was captive to himself.

It is possible, of course, that he sent out so many fraudulent statements showing much more unrealized profit in his fund than his fund had assets, but that would seem to be the only way it could happen, unless he got so much in this year and lost it all before the end of the year.

So many questions remain unanswered. Did he ever make money? What did he do with the money? Was every monthly report simply backdated and too impenetrable to raise questions? When did he start the scheme? Why did he have to start the scheme?

And perhaps the most important question for now: Why does none of it matter? I thought for sure it would matter on Friday, but Friday was a nice day because of the auto bailout from Treasury. I thought it would matter this morning because of the incredible foreign bank exposure -- and did they ever do anything right, those foreign banks? But Europe's very strong.

Yes, the biggest mystery remains how this $50 billion scam hasn't affected anything at all. It's akin to how the gating of Citadel after horrendous losses really doesn't mean anything.

What's the real impact of all of this, besides being, somehow, bullish for the markets, as everyone is excited that the markets are shrugging things off?

I think it has to do with new money. How much new money can we expect to come into this market? How much do we expect would have come in if it weren't for these scandals? Take the European money. Much of it looks like it came in during the last year. Why did it come in at all? Who had new money at the beginning of 2008 to give?

Maybe next year will be the year where it finally happens -- we run out of new money from the sidelines that comes to the stock market.

Any market needs new money to propel itself higher. Markets don't just jump up because sellers are done. This market has not had a new IPO of any significance in months, but the banks have flooded the joint with deals and the buybacks have slowed to a minimum.

I think the Madoff misery and the Citadel-like freezings won't cause much more damage to the markets. They are being discounted now.

I think the scandal and the hedge fund debacle is just part of the withdrawal of money that will make next year another stuck-in-the-mud year for equities unless somehow new wealth is created somewhere. And I cannot see where that will be.

Random musings: Kudos to Doug Kass for being the firstest with the moistest on the Madoff scandal last Friday. Very proud of his coverage. ... Lots of bad downgrades: Apple (AAPL - commentary - Cramer's Take) and AT&T (T - commentary - Cramer's Take) from Goldman, JPMorgan (JPM - commentary - Cramer's Take) from Merrill. These are all hugely important downgrades, as AT&T has been a Dow Jones rock lately, and Apple has often been the stock that the bulls key on. Needless to say, Jamie Dimon explained the Merrill downgrade in his interview with Erin Burnett on CNBC last week! ... How can the Nasdaq be up with an Apple downgrade and concerns that Oracle (ORCL - commentary - Cramer's Take) might not make the numbers. ... The Wall Street Journal is waking up to the endless manipulation by the ETFs at the close, which have to be manipulating it because of their very structure and how they calibrate their end-of-the-day close.

At the time of publication, Cramer was long JPMorgan and Goldman Sachs. "

(in www.realmoney.com)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carrancho » 15/12/2008 15:18

obg Nuno

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por nunofaustino » 15/12/2008 13:14

carrancho Escreveu:
En el caso del Santander, las inversiones contaminadas proceden, según fuentes del sector, de su vehículo de inversión alternativa Optimal. Además, su filial de banca privada Banif cuenta con un fondo de 'hedge funds' denominado Banif Fairfield Impala que está expuesto a vehículos fraudulentos.

Que Banif é este? É o Português? É filial do Santander?

http://www.fondosdeinversionlibre.com/C ... utN_2.aspx

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por carrancho » 15/12/2008 12:47

En el caso del Santander, las inversiones contaminadas proceden, según fuentes del sector, de su vehículo de inversión alternativa Optimal. Además, su filial de banca privada Banif cuenta con un fondo de 'hedge funds' denominado Banif Fairfield Impala que está expuesto a vehículos fraudulentos.

Que Banif é este? É o Português? É filial do Santander?
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

in bpionline

por mcarvalho » 15/12/2008 10:01

WRAPUP 1-More banks reveal Madoff exposure

15/12/2008

*In UK, RBS, Man, acknowlege exposure

*HSBC reported exposed to tune of $1 billion

*Natixis, UniCredit join continental European banks exposed

* BNP, Santander shares tumble on exposure news

By Douwe Miedema and Sachi Izumi

LONDON/TOKYO, Dec 15 (Reuters) - Royal Bank of Scotland , Man Group and Nomura on Monday joined a growing list of financial groups acknowledging exposure to the alleged $50 billion fraud surrounding Wall Street trader Bernard Madoff.

A report in the Financial Times said HSBC Holdings Plc had emerged as one of the largest victims, with potential exposure of about $1 billion. HSBC could not immediately be reached for comment.

RBS said its potential loss could amount to some 400 million pounds ($595 million), if it assumed that the value of its assets in market-making firm Bernard L. Madoff Investment Securities LLC were nil. Man Group estimated its exposure at $360 million.

Natixis of France said it had as much as 450 million euros ($605 million) of exposure, and Italy's second-biggest bank, UniCredit SpA , revealed exposure of around 75 million euros. For a full list of banks exposed click [ID:nN12471705]

U.S. prosecutors and regulators have accused 70-year-old Madoff, a former chairman of the Nasdaq Stock Market, of masterminding a fraud through his investment advisory business, which managed at least one hedge fund.

Man Group said it was exposed to Madoff through its institutional fund of funds business RMF, which has some $360 million invested in two funds that are directly or indirectly sub-advised by Madoff Securities.

"It appears that a systematic and comprehensive fraud may have been committed, evading a range of structural controls," Man Group said in a statement.

The investment represented approximately 1.5 percent of RMF's funds under management, and 0.5 percent of funds under management for Man Group as a whole.

RBS's exposure to Madoff, who was arrested in New York on Thursday over the alleged fraud, was through trading and collateralised lending to fund of hedge funds invested in the group, the bank said in a statement.

The scandal comes at a time when hedge funds are suffering from poor performance, impairing their vow of yielding money whichever way the market turns, and has caught out banks and wealthy individuals across the world.

Nomura Holdings Inc said earlier in the day it had a 27.5 billion yen ($302 million) exposure related to Madoff, though the impact on its capital would be limited.

On Sunday, three European banks announced a total of $3.8 billion in exposure to Madoff. [nLF591152]

Santander and BNP Paribas , the largest banks of Spain and France respectively, and Swiss private bank Reichmuth & Co became the latest parties to detail possible losses over investments made with Madoff.

Shares in BNP and Santander fell sharply in early trade on Monday.

Santander put its client exposure at more than 2.3 billion euros ($3.10 billion), while BNP Paribas said it could face a potential loss of 350 million euros from Madoff-linked investments. Reichmuth said it had about 385 million Swiss francs ($329.1 million) at stake. (Editing by Andrew Callus) ((douwe.miedema@reuters.com; +41 (0)207 542 8793; Reuters Messaging: douwe.miedema.reuters.com@reuters.net)) ($1=.6723 Pound) ($1=.7426 Euro) ($1=1.170 Swiss Franc) ($1=91.00 Yen) ($1=.7426 Euro)

Registado: 17/2/2004 1:38

por Açor3 » 15/12/2008 9:08

Principal empresa lesada por Madoff actua em Portugal
O Banco Português de Negócios, o Banco Efisa e a gestora Valor Alternativo mantiveram nos últimos anos exposição ao Fairfield Sentry, uma das empresas mais afectadas pela fraude da empresa de Bernard Madoff.

Patrícia Abreu
pabreu@mediafin.pt

O Banco Português de Negócios, o Banco Efisa e a gestora Valor Alternativo mantiveram nos últimos anos exposição ao Fairfield Sentry, uma das empresas mais afectadas pela fraude da empresa de Bernard Madoff.

O ex-presidente do Nasdaq confessou ter orquestrado durante quase meio século um "esquema Ponzi gigante", que poderá originar perdas no valor de 50 mil milhões de dólares. Quer a Bernard L. Madoff Investment Securities, a empresa do investidor, quer o fundo Fairfield Sentry têm autorização para exercer actividade em Portugal, ao abrigo do regime comunitário.

De acordo com a informação divulgada pelo banco Efisa no relatório e contas de 2005, o banco tinha no seu balanço 921 mil euros aplicados no Fairfield Sentry Limited, enquanto o BPN contava com 162 milde euros investidos no mesmo fundo, no exercício de 2003.

Mas não se ficam por aqui as ligações de empresas portuguesas aos fundos envolvidos naquela que poderá ser a maior fraude da história, caso se confirmem os prejuízos de 50 mil milhões de dólares. No final de 2006, o Fairfield Sentry representava 8% da carteira de activos da Valor Alternativo, gestora que tem actualmente como accionistas Dias Loureiro e Jorge Coelho.

por Açor3 » 15/12/2008 9:05

Edição Impressa - Finanças
Novo escândalo em Wall Street 2008-12-15 00:05
Fraude de Madoff atinge Portugal
A CMVM está a analisar o impacto nas carteiras de fundos nacionais.

Bárbara Barroso

Mais um escândalo em ‘Wall Street’ que está a ter impacto um pouco por todo o mundo. Portugal parece não ter escapado à fraude do ex-presidente do Nasdaq, Bernard Madoff, considerado um dos “peso pesados” de ‘Wall Street’, e um dos gestores de ‘hedge funds’ com o maior património do mundo. À semelhança do que está a acontecer em Espanha, o regulador de mercado português está a investigar as proporções deste caso. “A CMVM está a analisar o impacto no total das carteiras dos fundos de investimento”, esclareceu fonte oficial, ao Diário Económico. Apesar do regulador não ter adiantado mais pormenores, o Diário Económico sabe que há fundos de investimento, em Portugal, com exposição aos veículos de Madoff, geridos pela sua sociedade de investimentos Bernard L. Madoff Investment Securities LLC.

Segundo o jornal “El País”, o Santander conta com uma exposição de 3,6 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) aos instrumentos financeiros envolvidos na fraude.

Bernard Madoff foi detido, no final da semana passada, por estar envolvido numa fraude no montante de 50 mil milhões de dólares (37,4 mil milhões de euros), conforme o próprio terá confessado. Aos 70 anos, Madoff passou de um gestor de fundos brilhante para encabeçar a lista dos maiores golpistas de ‘Wall Street’, com uma fraude que poderá vir a ser cinco vezes maior do que o tombo da telefónica WorldCom, em 2002, ou da eléctrica Enron. O gestor de fundos foi denunciado pelos filhos, que também trabalham na sociedade de investimentos, depois de lhes ter confessado, no seu

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, Google [Bot], Opcard e 36 visitantes