Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"Masteroid 2009" em acção

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por Cem pt » 3/11/2009 18:11

Um grande agradecimento a todos pelos vossos simpáticos comentários, no dia em que escrevi a prosa semanal estava com algum tempo disponível e com vontade de escrever sobre este extraordinário mercado, que acordou de repente e que estamos a viver, mesmo que muitas vezes levemos pancada, como é o caso presente! Ossos do ofício...

Abraço a todos.

Cem

-----xxxxx-----

Hoje regista-se a primeira bandeira de rendição do “Masteroid”, virando para tendência descendente dominante no…ora adivinhem, exactamente, no DAX!

Apesar da tendência de longo prazo no gráfico semanal continuar “levemente ascendente”, esta inversão da tendência no principal gráfico, o diário, não deixa de colocar muitas interrogações no ar uma vez que se trata do primeiro índice importante a virar para negativo desde Março deste ano para cá.

Isto significa que o programa irá fazer um pequeno intervalo na sessão de tortura a que estava a ser sujeito, quebrou com este interrogatório massacrante de dias negativos constantes no mercado a atingir perdas de algum significado nestas últimas duas semanas.

Um pequeno alívio dá sempre um certo jeito mas fica no ar uma clara sensação de pequena derrota, paciência, é preferível sair a ganhar pouco do que a perder ou não ganhar nada!

Se o programa andava a comprar forte na área oscilatória perto do nível dos 5.4xx , não é de admirar que aos 5.3xx a tendência tenha dado de si cerca de 2% a 3% mais abaixo das anteriores compras de quantidades significativas. “Kaput”, com venda ao melhor das posições!

O clima de curto prazo continua a ser ininterruptamente de pânico desde há uma semana para cá e portanto não há nada a fazer, quando um determinado clima extremo persiste por muitas sessões significa que algo está realmente muito sério pelo que não podemos deixar de ligar a estes sinais fortes do mercado, que provavelmente alastrarão em ondas sísmicas por mais algumas sessões fazendo com que muita gente ainda venha a sair do mercado com medo de que algo pior esteja para vir.

A volatilidade continua em grande subida desde que atingiu um mínimo no passado dia 19 de Outubro.

Nesta altura o DAX passa na carteira de uma exposição de +11 contratos CFD comprados para -3 contratos CFD vendidos.

Resta aguardar que mais papéis da carteira sigam ou não este “farol” do DAX, o que por enquanto não parece ser algo de iminente, mas nisto dos mercados nunca se sabe se um urso não estará por perto sempre à espreita de atacar a qualquer instante.

Cem

Preparação da entrada de novas posições para o final da sessão de 3 de Novembro de 2009:
- Capital inicial = 20.000 EUR
- Capital actual = 21.246 EUR
- Rentabilidade do DAX em 2009 = +6,23%

- Posições actuais detidas em carteira:
Gráfico diário: +6 CFD (tendencial) + 5 CFD (oscilatório) = +11 CFD
Gráfico semanal: 0 CFD (tendencial) + 0 CFD (oscilatório) = 0 CFD
Total: +11 CFD

- Risco invertido das volatilidades ou da “Alavancagem padrão” permitida em cada time-frame:
Gráfico diário = 2,21408
Gráfico semanal = 0,70026
Cotação de fecho = 5.353

- Repartição do capital entre gráfico diário e gráfico semanal, de acordo com os indicadores respectivos da “Alavancagem padrão”:
Importância gráfico diário = 2,21408 / (2,21408 + 0,70026) = 75,97%
Importância gráfico semanal = 100% - 75,97% = 24,03%

- Atribuição do risco tendencial no gráfico diário:
Posição permitida: -100%
= -0,5 x 1,4339 x 75,97% x 100,00% x 21.246 € x 2,21408 / 5353 €/CFD = -4,79 CFD = -5 CFD
Posição actual: +6 CFD

- Atribuição do risco tendencial no gráfico semanal:
Posição permitida: +18,00%
= +0,5 x 1,4339 x 24,03% x 18,00% x 21.246 € x 0,70026 / 5353 €/CFD = +0,09 CFD = 0 CFD
Posição actual: 0 CFD

- Tomada de posições oscilatórias no gráfico diário:
Autorização para a sessão seguinte: Sim, comprado em 43,76%, ficando com as seguintes quantidades =
= +0,5 x 1,4339 x 75,97% x 43,76% x 21.246 € x 2,21408 / 5353 €/CFD = +2,09 CFD = +2 CFD
Posição actual: +5 CFD

Autorização para a sessão seguinte: Sim, comprado em 43,76%, ficando com as seguintes quantidades =
= +0,5 x 1,4339 x 75,97% x 43,76% x 21.246 € x 2,21408 / 5353 €/CFD = +2,09 CFD = +2 CFD
Posição actual: +5 CFD

- Tomada de posições oscilatórias no gráfico semanal:
Autorização para a sessão seguinte: Sim, com 0,00% do capital comprado, com a quantidade de =
= +0,5 x 1,4339 x 24,03% x 0,00% x 21.246 € x 0,70026 / 5353 €/CFD = 0,00 CFD = 0 CFD

- Operações previstas executar para o final da sessão de 3 de Novembro de 2009:
Gráfico diário = Venda de 11 CFD tendenciais (= -5 – 6) ao preço de mercado + Venda de 3 CFD em swing (= +2 – 5) ao preço de mercado = Venda de 14 CFD ao preço de mercado.
Gráfico semanal = Compra de 0 CFD tendenciais (= 0 – 0) + Compra de 0 CFD em swing (= 0 – 0) = Sem ordens para executar.

Resumo = Venda prevista de 14 CFD ao preço de mercado.

- Operações realizadas:
Aproveitando o facto do mercado dos CFD se encontrar aberto à presente hora, a operação de venda sem comissões acabou de ser realizada às 16h 35m ao preço de 5.352 €/CFD.

Gráfico diário: -5 CFD (tendencial) + 2 CFD (oscilatório) = -3 CFD
Total = -3 CFD

Cem
Anexos
DAX Masteroid 20091103.png
DAX Diário: O recomeço da era das trevas?!
DAX Masteroid 20091103.png (40.78 KiB) Visualizado 2031 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Muito bom .

por Mist007 » 2/11/2009 21:57

Muito bom ... excelente , um grande abraço a todos .

Registado: 6/10/2008 16:31

re

por JAS » 2/11/2009 17:59

Cem Escreveu:Foi uma semana ao mesmo tempo arrasadora e extraordinária para quem gosta das emoções das elevadas volatilidades e das incógnitas que nos esperam quando chegamos à beira de qualquer curva de uma rua que não conhecemos e que sentimos apenas ser muito perigosa de atravessar para o outro lado.

Eu, não por acaso, andava numa rua muito conhecida e aconteceu-me o mesmo.
Foi uma excelente partida de poker...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 2/11/2009 13:25

Cem, muito, muito bom. Honesto, com humor e com a mestria de sempre.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por migueljat » 2/11/2009 9:49

Excelente, excelente, excelente

Parabens

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Cumps

Registado: 20/11/2008 12:30

por MoneyChaos » 1/11/2009 19:19

Só escrevo neste forum pontualmente, mas nao tenho duvidas que o cem é dos poucos que realmente sabe do que esta a falar.

Cumprimentos e claro, parabens.

Registado: 7/5/2009 15:07

por rsacramento » 31/10/2009 21:41

sem falsas modéstias, sem preconceitos; em resumo: excelente texto, semStops!

Registado: 29/11/2007 12:50

por salvadorveiga » 31/10/2009 16:37

grafico lindo, queda a pique, depois um ressalto de todo o tamanhão, e outra vela quase a cobrir a vela do dia anterior. Montanha russa mesmo esta semana... a ver se decidem a tendencia rapidamente :wink:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

Cont.

por Cem pt » 31/10/2009 15:41

Como podem dizer que usar um sistema de trading retira as emoções de quem o usa?

Esta semana foi o exemplo mais acabado daquilo que um trader pode estar sujeito, use ou não use regras de negociação disciplinadas, como é o caso do “Masteroid”.

Passemos em revista:

A. No início da semana existem sinais de que os mercados não estão a conseguir incorporar as boas notícias de vários indicadores económicos. Hummm, anda coisa no ar, 2ª e 3ª feira os mercados batem em retirada, não estou a gostar porque estou comprado. O “Masteroid” dispara um sinal de alívio das posições compradas num dos 3 activos, neste caso a PTC, que se encontravam em regime de “tendência ascendente clara”, baixando-a para “levemente ascendente” ao cortar ou vender cerca de dois terços da quantidade comprada na componente tendencial de médio prazo. Enfim, é melhor que nada, perder 7 no conjunto é preferível a perder 10.

B. Na 4ª feira uma queda terrível, a carteira sofre nesse dia uma das suas maiores quedas de sempre, perdendo para cima de 3.000 Euros e provocando no seu acumulado o 2º maior “drawdown” deste ano da carteira com 7,14% de abaixamento em relação ao máximo anual da semana transacta. No final da sessão deste dia, sobrepondo-se às minhas dúvidas pessoais, o programa procura lavar as suas feridas com uma fuga para a frente: reforços substanciais nas componentes oscilatórias com sinais de compras fortes na SON e no DAX.

C. Um turbilhão de emoções começava a fervilhar: será que os mercados iriam cair mais e estávamos à beira de um início de ciclo de fecho generalizado das posições compradas? Neste programa as compras fortes oscilatórias só se verificam quando se detecta que estamos próximos de um encerramento ou viragem das posições tendenciais, trata-se de dar uma última oportunidade para ver se o suporte resiste ou se estamos à beira da rendição e de passar em definitivo para o campo ”bear”.

D. Não é em vão que tenho vindo a alertar que ainda não estamos perante uma situação de “bull market”. Enquanto nos grandes índices americanos a tendência do gráfico semanal não passar a ascendente todas as subidas a que temos assistido desde Março para cá não passam de um “bear market rally”, por muito que isso custe a quem esteja comprado, tal como o caso do “Masteroid”, e esperançado em que tudo o que estamos a assistir não passará de mais uma correcção passageira.

E. As dúvidas amontoam-se: correcção ou inversão, o que vai acontecer daqui para a frente? Ainda dizem que não há emoção e dúvida permanente nos mercados…

F. Para fazer face a algumas destas dúvidas ajuda muito a ter como auxiliar um sistema de trading: retira de cima a responsabilidade decisória de saber se devemos comprar ou vender, arrependermo-nos logo a seguir, bater com a cabeça na parede, “afinal porque raio de motivo não fiz exactamente o contrário, não se estava mesmo a ver”?! A dúvida permanente a assaltar-nos sobre qual teria sido a decisão certa, no longo prazo pelo memos sabemos que erramos menos se recorrermos a este auxiliar!

G. Possuir e usar um sistema de trading nestas alturas traz algum conforto relativo, apesar de nada estar garantido à partida e do mesmo não estar imune a fortes perdas. O “Masteroid” não foi excepção e 4ª feira, lá estava a apanhar no toutiço: tau, ora toma, aí estás a levar com o 2º maior drawdwon de perdas do ano! Em 21 de Outubro a festejar novo record da carteira e logo de seguida e sem dar tempo a respirar aí levo com mais de 7% de perdas em pouco mais de uma semana e tudo a parecer que estamos à beira dum abismo…

H. Mesmo assim não dispenso o sistema de trading, é aliás nestas alturas de grandes indecisões e dúvidas sobre o que nos espera o futuro que não deixo de apreciar o conforto da sua grande utilidade em não fazer de salta-pocinhas a comprar e a vender com perdas sucessivas de posições desconexadas misturadas de arrependimentos e dúvidas que nos assaltam permanentemente em cenários de montanha russa dos mercados. Não, se tomar uma direcção aguenta as consequências de acordo com o seu direccionamento estratégico. Só se renderá se tiver de virar o sinal da tendência. Talvez esteja lá perto, mas por enquanto vai-se mantendo a respirar à tona de água num mar bravio a querer engolir os náufragos a qualquer golpe de grandes ondas a martelarem alguém com as forças a extinguirem-se a qualquer instante!

I. Podem achar estranho mas a melhor analogia para eu usar um sistema de trading nos mercados é questionar-me em primeiro lugar porque motivo qualquer indivíduo chega aos mercados e não sabe muito bem o que fazer: comprar ou vender? Porquê? Em que quantidades? Não seria bem melhor ter o dinheirinho guardado numa conta a prazo sem preocupações de maior e sem estar sujeito ao stress diário de estar preocupado em saber se vamos sair depenados desta aventura de procura permanente do aumento de adrenalina, tipo jogador de roleta?

J. Depois de estar confrontado com todas estas hesitações e de passar por uma semana como a actual, em que o aumento brusco da volatilidade gera grandes interrogações e dúvidas no ar, resta tirar uma simples conclusão. Querem saber qual é? Então aí vai: qualquer trader que chegue aos mercados e venha com a disposição de comprar ou vender usando exclusivamente ideias pensadas na sua cabeça e que vai ouvindo rumores e novidades do vizinho do lado e opiniões dos “media” e dos “targets” que pululam por todo o lado, a analogia que retiro é que todos não passamos de uns ceguinhos com bengala colocados no meio de um trânsito selvagem de uma grande metrópole: sentimo-nos meio perdidos e sem capacidade de orientação. Para resolver parte do problema, porque eu sou também um desses ceguinhos, tive de recorrer a um cão guia (sistema de trading): nem sempre me levará pelos melhores caminhos mas pelo menos tenho a certeza que se orientará bem melhor do que eu em situações críticas em que precise de atravessar ruas perigosas muito movimentadas.

K. Entretanto chegou 5ª feira: um dia de glória para o programa, o maior ganho do ano numa única sessão, em um só dia o capital da carteira volta a disparar e a subir mais de 5.000 Euros. Que maravilha, ter um cão guia assim dava-me um certo alívio!

L. Finalmente o último dia da semana: tudo normal na manhã de 6ª feira e à tarde abrem-se as portas do inferno: quedas violentíssimas em todos os mercados, a pior sessão do ano nesta carteira. Raio de cão, porque é que me trouxe a esta avenida em que os carros pareciam atropelar-me a qualquer hora e o canídeo ali a querer passar calmamente no meio dos carros em alta velocidade em plena avenida sem me levar para casa? Não estará o cão também cansado e a precisar de um bom descanso? Vontade de dispensar o “Bobbyroid” e fechar todas as posições tinha eu a meio da tarde, a ver os lucros a esfumarem-se de hora a hora. Mas não, o companheiro fiel de anteriores situações complicadas conseguiu levar-me sempre a bom porto no passado, não lhe podia dar um chuto ali no meio do trânsito infernal, seria um mal-agradecido, pensei melhor e decidi: “Ok, sigo-te até onde quiseres, seja para o paraíso ou para a desgraça, mas vê lá não me deixes ficar mal”! É claro que o “Bobbyroid” só percebeu que eu estava a macaquear “bla, bla, bla, bla, bla…”, ele sabe lá o que vai acontecer, só sabe que também ele quer chegar a casa, dormir e comer algo de jeito!

M. Entretanto o capital da carteira estacou quase ao nível da sessão tenebrosa de 4ª feira, deixando um grande amargo de boca sobre o que se vai passar daqui para a frente. Sente-se que a maioria dos traders tem nesta altura uma vontade incrível de estar vendida ou, pelo menos, de fora do mercado. Também já sou muito crescidinho para saber que é nestas alturas de pânico que os mais calejados se começam a situar todos do outro lado da barreira, o lado dos compradores, por enquanto e até ver…a sofrer. Quem disse que ter um sistema de trading ajudava a colocar de lado as emoções desta apaixonante actividade?

Hoje deu-me para escrever este pequeno enredo e portanto fiz um pequeno intervalo em comentários sobre a performance da curva de capital da carteira, como costumava ser habitual todas as semanas. Deixo apenas o respectivo gráfico actualizado.

Foi uma semana ao mesmo tempo arrasadora e extraordinária para quem gosta das emoções das elevadas volatilidades e das incógnitas que nos esperam quando chegamos à beira de qualquer curva de uma rua que não conhecemos e que sentimos apenas ser muito perigosa de atravessar para o outro lado.

Independentemente de ganhar ou perder dinheiro nos mercados não posso dissociar esta vontade permanente de ir para o meio do “rush” das avenidas atribuladas e cheias de perigosos movimentos de automóveis vindos de todas as direcções em alta velocidade, está-me no sangue, “I love the city, I love the markets”.

Mas para continuar a ir para o meio do barulho na nova semana que aí vem, que se adivinha super-excitante, não conseguiria ir sozinho, sentir-me ia perdido!

“Bobbyroid, prepara-te, preciso da tua ajuda, vamos zarpar outra vez para a rua, ou te portas como deve ser ou arriscas-te a que te troque por outro”!

Cem
Anexos
Masteroid Portfolio 20091030.png
Curva de capital da carteira "Masteroid": Montanha russa de "ups and downs" = emoções a rodos.
Masteroid Portfolio 20091030.png (91.92 KiB) Visualizado 2516 vezes
Editado pela última vez por Cem pt em 31/10/2009 18:54, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Cont.

por Cem pt » 29/10/2009 9:54

A grande ordem na componente oscilatória correspondente à compra na SON de 10.242 acções foi efectuada conforme previsto na abertura ao mínimo dos valores de hoje, ao preço de 0,848 €/Acção, com uma comissão global acrescida de 5,00 €.

Gráfico diário: +11.200 Acções (tendencial) + 24.558 Acções (oscilatório) = +35.758 Acções
Gráfico semanal: +2.394 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +2.394 Acções
Total: +38.152 Acções

Aparentemente a base do canal de trading deverá estar bastante próxima dos valores hoje transaccionados pelo programa.

Cem
Anexos
SON Masteroid 2009 20091029.png
Sonae Diário: Reforço efectuado e agora vai-se esperando por uma retoma, possivelmente no canal indicado, até ver...
SON Masteroid 2009 20091029.png (33.76 KiB) Visualizado 2597 vezes

Cont.

por Cem pt » 29/10/2009 0:18

Outro papel que vem na lista de espera para amanhã efectuar significativas compras de reforço na componente oscilatória é a SON, que aliás já na sessão de hoje tinha começado a acumular.

Se tudo correr como se espera, isto é, se o preço de compra de 0,848 €/acção for atingido então a actual posição comprada de 27.910 acções poderá passar para 38.152 acções.

De resto não haverá muito a acrescentar ao que anteriormente foi dito em relação à Sonae, a não ser de que nos aproximamos de um limiar muito perigoso de tudo ou nada.

Quero com isto dizer que se a Sonae afundar sensivelmente mais uns 4% a 7% a partir dos níveis actuais então o programa poderá mandar vender todas as posições compradas! Aguardemos com calma…

Cem

Preparação de reposicionamento na sessão de 29 de Outubro de 2009:
- Capital actual = 26.386 EUR
- Rentabilidade em 2009 = +31,93%

Gráfico diário: +11.173 Acções (tendencial) + 11.643 Acções (oscilatório) = +22.816 Acções
Gráfico semanal: +5.094 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +5.094 Acções
Total: +27.910 Acções

- Risco invertido das volatilidades ou da “Alavancagem padrão” permitida em cada time-frame:
Gráfico diário = 2,05119
Gráfico semanal = 0,54297
Cotação de fecho = 0,862

- Repartição do capital entre gráfico diário e gráfico semanal, de acordo com os indicadores respectivos da “Alavancagem padrão”:
Importância gráfico diário = 2,05119 / (2,05119 + 0,54297) = 79,07%
Importância gráfico semanal = 100% - 79,07% = 20,93%

Posição autorizada: +28,5%
= +1,4339 x (100,00% + 79,07%) / 2 x 28,5 % x 26.386 € x 1,00000 [Máximo possível] / 0,862 €/Acção = +11.200 Acções
Posição actual = +11.173 Acções

Posição autorizada: +48,00%
= +1,4339 x 20,93% x 48,00% x 26.386 € x 0,54297 / 0,862 €/Acção = +2.394 Acções
Posição actual = +5.094 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra de +62,49% do capital autorizado ao preço limite de 0,848 €/Acção, com a quantidade de =
= +1,4339 x (100,00% + 79,07%) / 2 x 62,49% x 26.386 € x 1,00000 [Máximo possível] / 0,862 €/Acção = +24.558 Acções
Posição actual = +11.643 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra / fecho de todas as posições vendidas, com a quantidade de =
= +1,4339 x 20,93% x 0,00% x 26.386 € x 0,54297 / 0,862 €/Acção = 0 Acções
Posição actual = 0 Acções

- Operações a aguardar execução para 29 de Outubro de 2009:
Gráfico diário = Compra de 27 Acções tendenciais (= +11.200 – 11.173) ao preço limite de 0,848 €/Acção + Compra de 12.915 Acções em swing (= +24.558 – 11.643) ao preço limite de 0,848 €/Acção = Compra de 12.942 Acções ao preço limite de 0,848 €/Acção.
Gráfico semanal = Venda de 2.700 Acções tendenciais (= +2.394 – 5.094) ao preço limite de 0,848 €/Acção + Compra de 0 Acções em swing (= 0 – 0) = Venda de 2.700 Acções ao preço limite de 0,842 €/Acção.

Resumo = Compra prevista de 10.242 Acções (= +12.942 - 2.700) ao preço limite de 0,848 €/Acção.

Cem
Anexos
SON Masteroid 2009 20091028A.png
Sonae Diário: Cotação bem próxima duma base?!
SON Masteroid 2009 20091028A.png (36.91 KiB) Visualizado 2650 vezes

Cont.

por Cem pt » 28/10/2009 21:43

Estamos a entrar na fase em que, devido às fortes correcções e ao facto do sinal de tendência se ir mantendo por enquanto, as componentes oscilatórias começam a dar sinal de acordar para aproveitar preços de “saldos”.

O primeiro exemplo que aqui trago com este facto no final da sessão de hoje é o DAX, em que, caso o preço limite de compra seja atingido amanhã, se prevê que seja reforçada a actual posição comprada de +5 contratos CFD para +11 contratos CFD, ou seja, aumentando mais do dobro da quantidade actualmente exposta ao mercado, situação para a qual muito contribui igualmente a introdução do novo coeficiente de alavancagem K.

A volatilidade encontra-se em fase de subida, aconselhando alguma cautela e o indicador emocional de curto prazo marca “pânico” = sinal de compras em swing.

Cem

Preparação da entrada de novas posições para o final da sessão de 28 de Outubro de 2009:
- Capital actual = 22.678 EUR
- Rentabilidade do DAX em 2009 = +13,39%

Gráfico diário: +4 CFD (tendencial) + 1 CFD (oscilatório) = +5 CFD
Total: +5 CFD

Gráfico diário = 2,30311
Gráfico semanal = 0,71906
Cotação de fecho = 5.496

Importância gráfico diário = 2,30311 / (2,30311 + 0,71906) = 76,21%
Importância gráfico semanal = 100% - 76,21% = 23,79%

Posição permitida: +49,50%
= +1,4339 x (100% + 76,21%) / 2 x 49,50% x 22.678 € x 2,30311 / 5496 €/CFD = +5,94 CFD = +6 CFD
Posição actual: +4 CFD

Posição permitida: +18,00%
= +1,4339 x 23,79% x 18,00% x 22.678 € x 0,71906 / 5496 €/CFD = +0,18 CFD = 0 CFD

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra de 43,76% ao preço limite de 5496 € / CFD, ficando com as seguintes quantidades =
= +1,4339 x (100% + 76,21%) / 2 x 43,76% x 22.678 € x 2,30311 / 5496 €/CFD = +5,25 CFD = +5 CFD
Posição actual: +1 CFD

Autorização para a sessão seguinte: Sim, com 12,37% do capital vendido, com a quantidade de =
= -1,4339 x 23,79% x 12,37% x 22.678 € x 0,71906 / 5496 €/CFD = -0,13 CFD = 0 CFD

- Operações previstas executar para o final da sessão de 28 de Outubro de 2009:
Gráfico diário = Compra de 2 CFD tendenciais (= +6 – 4) ao preço limite de 5.496 €/CFD + Compra de 4 CFD em swing (= +5 – 1) ao preço limite de 5496 €/CFD = Compra de 6 CFD ao preço limite de 5496 €/CFD.
Gráfico semanal = Compra de 0 CFD tendenciais (= 0 – 0) + Compra de 0 CFD em swing (= 0 – 0) = Sem ordens para executar.

Resumo = Compra prevista de 6 CFD ao preço limite de 5496 €/CFD.

- Operações realizadas:
Aproveitando o facto do mercado dos CFD se encontrar aberto à presente hora e dos preços de compra na plataforma de trading se encontrarem abaixo dos previstos nos cálculos acima, a operação acabou de ser realizada há momentos atrás ao preço de 5.467 €/CFD.

Gráfico diário: +6 CFD (tendencial) + 5 CFD (oscilatório) = +11 CFD
Total = +11 CFD

Cem
Anexos
DAX Masteroid 2009 20091028A.png
DAX Diário: Para a frente (reforçar compras) é o caminho, diz o "Masteroid".
DAX Masteroid 2009 20091028A.png (39.14 KiB) Visualizado 2720 vezes

Cont.

por Cem pt » 28/10/2009 10:04

A ordem de compra na SON das novas 14.075 acções foi efectuada na abertura de hoje, conforme previsto, ao preço de 0,887 €/Acção, com uma comissão global acrescida de 5,00 €.

Gráfico diário: +11.173 Acções (tendencial) + 11.643 Acções (oscilatório) = +22.816 Acções
Gráfico semanal: +5.094 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +5.094 Acções
Total: +27.910 Acções

Cem
Anexos
SON Masteroid 2009 20091028.png
Sonae Diário: O risco e o petisco ou quem não arrisca...
SON Masteroid 2009 20091028.png (40.2 KiB) Visualizado 2775 vezes

Cont.

por Cem pt » 27/10/2009 23:51

Praticamente no final da sessão de hoje o “Masteroid” aponta para o fecho de uma parte significativa das posições compradas no par EURUSD devido ao accionamento da componente da “Interrupção tendencial” no médio prazo.

Contrariamente aos restantes papéis em correcção, o EuroDollar é uma excepção ao ir marcando diminuições sucessivas da volatilidade.

Em termos de clima emocional de curto prazo não será surpresa para ninguém se acrescentar que o mesmo vai sendo de forte pessimismo.

Em termos globais na carteira a posição comprada de 142.503 Euros deverá ser reduzida para 77.933 Euros igualmente comprados.

A tendência em ambos os gráficos, diário e semanal, continua a ser ascendente de acordo com o sistema de trading.

Cem

Preparação de trade para o final da sessão de 27 de Outubro de 2009:
- Capital inicial (EUR) = 20.000 EUR
- Capital actual (EUR) = 20.292 EUR
- Rentabilidade em 2009 = +1,46%

- Gráfico diário: +128.639 EUR (tendencial) + 0 EUR (oscilatório) = +128.639 EUR
- Gráfico semanal: +13.864 EUR (tendencial) + 0 EUR (oscilatório) = +13.864 EUR
Total: +142.503 EUR

Gráfico diário = 4,90841
Gráfico semanal = 1,68555
Cotação de fecho = 1,4802

Importância gráfico diário = 4,90841 / (4,90841 + 1,68555) = 74,44%
Importância gráfico semanal = 100% - 74,44% = 25,56%

Posição autorizada: +52,5%
= +1,4339 x (100% + 74,44%) / 2 x 52,50% x 20.292 EUR x 4,90841 = +65.397 EUR
Posição actual = +128.639 EUR

Posição autorizada: +100%
= +1,4339 x 25,56% x 100% x 20.292 EUR x 1,68555 = +12.536 EUR
Posição actual = +13.864 EUR

Autorização para a sessão seguinte: Sim, com posição neutra, correspondente à quantidade de =
= +1,4339 x (100% + 74,44%) / 2 x 0,00% x 20.292 EUR x 4,90841 = 0 EUR
Posição actual = 0 EUR

Autorização para a sessão seguinte: Sim, com uma posição neutra de 0,00%, correspondente à quantidade de =
= +1 x 25,56% x 0,00% x 20.292 EUR x 1,68555 = 0 EUR
Posição actual = 0 EUR

- Operações a aguardar execução para o final da sessão de 27 de Outubro de 2009:
Gráfico diário = Venda de 63.242 EUR tendenciais (= 65.397 - 128.639) ao preço de mercado + Compra de 0 EUR em swing (= 0 – 0) = Venda de 63.242 EUR ao preço de mercado.
Gráfico semanal = Venda de 1.328 EUR tendenciais (= +12.536 – 13.864) ao preço de mercado + Compra de 0 EUR em swing (= 0 – 0) = Venda de 1.328 EUR ao preço de mercado.

Resumo = Venda prevista de 64.570 EUR (= -63.242 - 1.328) ao preço de mercado.

- Operações realizadas:
A operação de venda de 64.570 EUR acabou de ser efectuada ao preço de 1,4809 USD/EUR, com comissão nula.

Posições actuais detidas no EURUSD:

- Gráfico diário: +65.397 EUR (tendencial) + 0 EUR (oscilatório) = +65.397 EUR
- Gráfico semanal: +12.536 EUR (tendencial) + 0 EUR (oscilatório) = +12.536 EUR
Total: +77.933 EUR

Cem
Anexos
EURUSD Masteroid 2009 20091027.png
EuroDollar Diário: cautelas e caldos de galinha...
EURUSD Masteroid 2009 20091027.png (44.7 KiB) Visualizado 2829 vezes

Cont.

por Cem pt » 27/10/2009 19:24

A componente oscilatória de médio prazo da Sonae no final da sessão de hoje mostra um forte incremento das compras a este nível, considerando ser uma boa aposta as compras no patamar actual de preços.

Para provar que hoje as oscilações foram as verdadeiras raínhas da festa, ao mesmo tempo que tal acontecia no médio prazo, foi igualmente disparado um sinal de fecho de todas as posições curtas existentes na componente oscilatória de longo prazo cuja quantidade vendida até agora não era propriamente desprezável (-3.438 acções).

Caso o preço limite de compra de 0,887 €/Acção seja atingido na sessão de amanhã, as posições compradas poderão subir das actuais 13.835 para 27.910 acções, mais do dobro da posição à data de hoje.

Nas restantes vertentes não há muito mais a acrescentar ao que se está a passar na SON, até instruções em contrário a tendência de médio prazo continua “cautelosa ascendente” e a de longo prazo está firmemente optimista!

Nestes bichos ou é “sim” ou “sopas”, as dúvidas e as questões emocionais são deixadas para os humanos…

Cem

Preparação de reposicionamento na sessão de 28 de Outubro de 2009:
- Capital actual = 27.117 EUR
- Rentabilidade em 2009 = +35,59%

Gráfico diário: +11.028 Acções (tendencial) + 1.103 Acções (oscilatório) = +12.131 Acções
Gráfico semanal: +5.142 Acções (tendencial) + -3.438 Acções (oscilatório) = +1.704 Acções
Total: +13.835 Acções

Gráfico diário = 2,14638
Gráfico semanal = 0,56156
Cotação de fecho = 0,889

Importância gráfico diário = 2,14638 / (2,14638 + 0,56156) = 79,26%
Importância gráfico semanal = 100% - 79,26% = 20,74%

= +1,4339 x (100,00% + 79,26%) / 2 x 28,5 % x 27.117 € x 1,00000 [Máximo possível] / 0,889 €/Acção = +11.173 Acções
Posição actual = +11.028 Acções

Posição autorizada: +100,00%
= +1,4339 x 20,74% x 100,00% x 27.117 € x 0,56156 / 0,889 €/Acção = +5.094 Acções
Posição actual = +5.142 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra de +29,70% do capital autorizado ao preço limite de 0,887 €/Acção, com a quantidade de =
= +1,4339 x (100,00% + 79,26%) / 2 x 29,70% x 27.117 € x 1,00000 [Máximo possível] / 0,889 €/Acção = +11.643 Acções
Posição actual = +1.103 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra / fecho de todas as posições vendidas, com a quantidade de =
= +1,4339 x 20,74% x 0,00% x 27.117 € x 0,56156 / 0,889 €/Acção = 0 Acções
Posição actual = -3.438 Acções

- Operações a aguardar execução para 28 de Outubro de 2009:
Gráfico diário = Compra de 145 Acções tendenciais (= +11.173 – 11.028) ao preço limite de 0,887 €/Acção + Compra de 10.540 Acções em swing (= +11.643 – 1.103) ao preço limite de 0,887 €/Acção = Compra de 10.685 Acções ao preço limite de 0,887 €/Acção.
Gráfico semanal = Venda de 48 Acções tendenciais (= +5.094 – 5.142) ao preço limite de 0,887 €/Acção + Compra de 3.438 Acções em swing (= 0 – (-3.438)) ao preço limite de 0,887 €/Acção = Compra de 3.390 Acções ao preço limite de 0,887 €/Acção.

Resumo = Compra prevista de 14.075 Acções (= +10.685 + 3.390) ao preço limite de 0,887 €/Acção.

Cem
Anexos
SON Masteroid 2009 20091027A.png
Sonae Diário: As verdadeiras compras (= base da correcção actual de curto prazo do mercado) estão reservadas para amanhã?!
SON Masteroid 2009 20091027A.png (37.2 KiB) Visualizado 2874 vezes

Cont.

por Cem pt » 27/10/2009 10:18

A ordem de compra na SON foi efectuada na abertura de hoje ao preço de 0,905 €/Acção, com uma comissão global acrescida de 5,00 €.

Gráfico diário: +11.028 Acções (tendencial) + 1.103 Acções (oscilatório) = +12.131 Acções
Gráfico semanal: +5.142 Acções (tendencial) + -3.438 Acções (oscilatório) = +1.704 Acções
Total: +13.835 Acções

A continuar a presente sessão em quedas continuadas o programa prevê no final da mesma executar um reforço substancial de compras na componente oscilatória de médio prazo, a ver vamos!

Cem
Anexos
SON Masteroid 2009 20091027.png
SON Diário: A componente oscilatória nas suas 7 quintas...
SON Masteroid 2009 20091027.png (37.87 KiB) Visualizado 2928 vezes

Re

por Cem pt » 27/10/2009 9:42

Efectuada, conforme previsão no fecho da sessão anterior, a venda de 2.485 acções da PTC ao preço de 7,746 €/Acção, operação acrescida da comissão global de 5,00 €.

Gráfico diário: +1.534 Acções (tendencial) + 144 Acções (oscilatório) = +1.678 Acções
Gráfico semanal: +866 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +866 Acções
Total = +2.544 Acções

Cem
Anexos
PTC Masteroid 2009 20091027.png
PTC Diário: Desta vez um pouco mais aliviado nas quantidades compradas
PTC Masteroid 2009 20091027.png (31.04 KiB) Visualizado 2942 vezes

Cont.

por Cem pt » 26/10/2009 21:30

Contrariamente à PTC, que enviou um sinal claro de alívio extremo da posição, a SON acabou igualmente de dar um sinal no final da sessão de hoje, só que desta feita foi para comprar ou reforçar essencialmente na sua componente oscilatória de médio prazo!

Na semana passada este reforço de compras não foi executado por um triz ao não ser atingido o preço de compra de 0,933 €/acção. Será que amanhã haverá uma compra a executar ao preço mais favorável de 0,910 €/acção? Tudo indica que as probabilidades de tal acontecer são mais favoráveis, o desnorte emocional existente nos traders possuidores de SON favorece francamente esta possibilidade.

O pânico de curto prazo na SON é igualmente o mote do aparecimento do sinal de compra “contrarian” e desta vez o programa irá aproveitar a oportunidade para introduzir o factor de alavancagem K que ainda não se tinha estreado na Sonae.

Em termos globais a posição comprada de 8.675 acções poderá passar amanhã, desde que o preço limite de compra seja atingido, para as 13.835 acções compradas.

Cem

Preparação de reposicionamento na sessão de 27 de Outubro de 2009:
- Capital actual = 27.386 EUR
- Rentabilidade em 2009 = +36,93%

Gráfico diário: +7.489 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +7.489 Acções
Gráfico semanal: +3.578 Acções (tendencial) + -2.392 Acções (oscilatório) = +1.186 Acções
Total: +8.675 Acções

Gráfico diário = 2,21535
Gráfico semanal = 0,57678
Cotação de fecho = 0,910

Importância gráfico diário = 2,21535 / (2,21535 + 0,57678) = 79,34%
Importância gráfico semanal = 100% - 79,34% = 20,66%

= +1,4339 x (100,00% + 79,34%) / 2 x 28,5 % x 27.386 € x 1,00000 [Máximo possível] / 0,910 €/Acção = +11.028 Acções
Posição actual = +7.489 Acções

Posição autorizada: +100,00%
= +1,4339 x 20,66% x 100,00% x 27.386 € x 0,57678 / 0,910 €/Acção = +5.142 Acções
Posição actual = +3.578 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra de +2,85% do capital autorizado ao preço limite de 0,910 €/Acção, com a quantidade de =
= +1,4339 x (100,00% + 79,34%) / 2 x 2,85% x 27.386 € x 1,00000 [Máximo possível] / 0,910 €/Acção = +1.103 Acções
Posição actual = 0 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, vendido com 66,86%, com a quantidade de =
= -1,4339 x 20,66% x 66,86% x 27.386 € x 0,57678 / 0,910 €/Acção = -3.438 Acções
Posição actual = -2.392 Acções

- Operações a aguardar execução para 27 de Outubro de 2009:
Gráfico diário = Compra de 3.539 Acções tendenciais (= +11.028 – 7.489) ao preço limite de 0,910 €/Acção + Compra de 1.103 Acções em swing (= +1.103 – 0) ao preço limite de 0,910 €/Acção = Compra de 4.642 Acções ao preço limite de 0,910 €/Acção.
Gráfico semanal = Compra de 1.564 Acções tendenciais (= +5.142 – 3.578) ao preço limite de 0,910 €/Acção + Venda de 1.046 Acções em swing (= -3.438 – (-2.392)) ao preço limite de 0,910 €/Acção = Compra de 518 Acções ao preço limite de 0,910 €/Acção.

Resumo = Compra prevista de 5.160 Acções (= +4.642 + 518) ao preço limite de 0,910 €/Acção.

Cem
Anexos
SON Masteroid 2009 20091026.png
Sonae Diário: Comprar/Reforçar na base duma correcção?! Ou será que virá mais abaixo?
SON Masteroid 2009 20091026.png (35.49 KiB) Visualizado 1241 vezes

Cont.

por Cem pt » 26/10/2009 20:48

Conforme se suspeitava o “Masteroid” acabou por confirmar para amanhã uma quantidade significativa de posições a fechar na PTC, propondo-se passar das actuais 5.029 acções compradas para ficar apenas com 2.544 acções, praticamente metade das actuais.

O reforço havido logo seta manhã na Portugal Telecom por apenas um dia nem chegou portanto a aquecer os motores, foi falso alarme.

A grande correcção verificada no papel abriu contudo uma pequena janela de oportunidade de compras, embora em quantidades francamente reduzidas, na componente oscilatória de médio prazo que procede a uma ordem de entrada em acumulação.

Desta feita, uma vez que o sinal principal do dia parte do indicador de “Interrupção tendencial”, a ordem para ser executada amanhã será do tipo “ao mercado” e terá certamente lugar na abertura da sessão.

O indicador emocional de curto prazo marca nesta altura um sinal de “pânico” e a volatilidade dá pela primeira vez em várias semanas início a uma pequena subida com algum significado.

Cem

Preparação do reposicionamento para a sessão de 27 de Outubro de 2009:
- Capital actual = 25.120 EUR
- Rentabilidade em 2009 = +25,60%

Gráfico diário: 4.143 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +4.143 Acções
Gráfico semanal: +886 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +886 Acções
Total: +5.029 Acções

Gráfico diário = 2,19607
Gráfico semanal = 0,73708
Cotação de fecho = 7,700

Importância gráfico diário = 2,19607 / (2,19607 + 0,73708) = 74,87%
Importância gráfico semanal = 100% - 74,87% = 25,13%

Posição autorizada: +37,5%
= +1,4339 x (100% + 74,87%) / 2 x 37,50% x 25.120 € x 1,00000 [Máximo possível] / 7,700 €/Acção = +1.534 Acções
Posição actual: 4.143 Acções

Posição autorizada: +100%
= +1,4339 x 25,13% x 100% x 25.120 € x 0,73708 / 7,700 €/Acção = +866 Acções
Posição actual: +886 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, compra de +3,52%, com a quantidade =
= +1,4339 x (100% + 74,87%) / 2 x 3,52% x 25.120 € x 1,00000 [Máximo possível] / 7,700 €/Acção = +144 Acções
Posição actual: 0 Acções

Autorização para a sessão seguinte: Sim, posição neutral, com a quantidade de =
= -1,4339 x 25,13% x 0,00% x 25.120 € x 0,73708 / 7,700 €/Acção = 0 Acções
Posição actual: 0 Acções

- Operações a aguardar execução para 27 de Outubro de 2009:
Gráfico diário = Venda de 2.609 Acções tendenciais (= +1.534 – 4.143) ao preço de mercado + Compra de 144 Acções em swing (= +144 – 0) ao preço de mercado = Venda de 2.465 Acções ao preço de mercado.
Gráfico semanal = Venda de 20 Acções tendenciais (= +866 – 886) ao preço de mercado + Compra de 0 Acções em swing (= 0 – 0) = Venda de 20 Acções ao preço de mercado.

Resumo = Venda prevista de 2.485 (= -2.465 - 20) Acções ao preço de mercado.

Cem
Anexos
PTC Masteroid 2009 20091026A.png
Portugal Telecom Diário: Toca a vender parte da carteira ou o arrependimento de um dia de compras...
PTC Masteroid 2009 20091026A.png (34.61 KiB) Visualizado 1265 vezes

Re

por Cem pt » 26/10/2009 13:34

Amigo Saver:

Tens toda a razão no que afirmas.

De facto até ao dia de hoje mantive sempre uma limitação na alavancagem da PTC e da SON de forma a que nunca ultrapassassem a alavancagem de 1,00 que todo o comum dos mortais usa no mercado de acções.

No entanto há cerca de 2 semanas atrás indiquei que a rentabilidade da carteira enfermava dum "bug" que poderia ser melhorado, ou seja, estava sub-alavancada no seu conjunto.

Podia assim alavancar ou aumentar a exposição ao risco de todo o conjunto dos papéis da carteira através de um K que calculei na altura (K = 1,4339) que permitiria aumentar no futuro a rendibilidade à custa de um aumento voluntário dos drawdowns futuros.

Desta forma também as acções poderão no futuro, como aliás está hoje a acontecer pela primeira vez no caso da PTC, aumentar a sua alavancagem até um limite máximo de 1,4339.

Abraço.
Cem

por salvadorveiga » 26/10/2009 12:57

100... ainda n consegui perceber se usas leverage em acçoes ou nao...

lembrome de teres dito que as acçoes nao o irias fazer, que querias que fosse igual a uma pessoa "comum"... no entanto vejo a poisção da PTC bastante elevada ... podes elucidar melhor aqui o JE ?
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Cont.

por Cem pt » 26/10/2009 12:50

Efectuada, conforme previsão no fecho da passada 6ª feira, a compra de reforço de mais 1.553 acções da PTC ao preço de 7,870 €/Acção, operação acrescida da comissão global de 5,00 €.

Gráfico diário: +4.143 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +4.143 Acções
Gráfico semanal: +886 Acções (tendencial) + 0 Acções (oscilatório) = +886 Acções
Total = +5.029 Acções

Entretanto, a manter-se o sinal de redução de exposição ao mercado que hoje foi disparado a meio da sessão através do indicador de “Interrupção tendencial”, é possível que logo ao final da tarde tenha de haver sinal de vendas parciais na PTC.

Aguardemos para ver se a cotação recupera, e o indicador em causa deixa de dar sinal, ou se o accionamento deste sinal será confirmado no final da sessão.

Cem
Anexos
PTC Masteroid 2009 20091026.png
PTC Diário: Sinais contraditórios em jogo?!
PTC Masteroid 2009 20091026.png (40.93 KiB) Visualizado 1350 vezes

Cont.

por Cem pt » 26/10/2009 12:40

Efectuada esta manhã na abertura a compra prevista de 8 Contratos do Milho da Euronext ao preço de 130,50 €/ton, acrescidos do encargo da comissão global de 58,24 €.

Gráfico diário: +6 Contratos (tendencial) + -2 Contratos (oscilatório) = +4 Contratos
Gráfico semanal: 0 Contratos (tendencial) + 0 Contratos (oscilatório) = 0 Contratos
Total = +4 Contratos

Cem
Anexos
Corn Masteroid 20091026.png
Milho Diário: Compra nova, vida nova, será desta que o Milho vai ser uma boa aposta?!
Corn Masteroid 20091026.png (28.61 KiB) Visualizado 1362 vezes

Re

por Cem pt » 24/10/2009 16:37

- Amigo Nineteen:

Como muito bem esclareceu o nosso amigo Saver o "Masteroid" compra ao mercado as ordens disparadas pela componente tendencial, normalmente executados na abertura seguinte, e a preços limites as da componente oscilatória, neste caso com validade apenas para a sessão seguinte.

A regra enunciada é a regra geral.

Há no entanto algumas nuances que na prática se têm de adaptar.

Por exemplo: se a quantidade que implica maior alteração num novo sinal disparado é o da componente oscilatória, a ordem será do tipo limite, podendo ou não ser atingida na sessão seguinte.

O que muitas vezes acontece é o sistema de money management originar ao mesmo tempo a afinação de valores de quantidades mais reduzidas nas restantes componentes, que nesse caso terão igualmente ordens do mesmo tipo da trade considerada predominante.

Abraço.

-----xxxxx-----

Numa semana marcada por novo máximo anual registado na última 4ª feira, pode-se dizer que aos poucos a carteira tem vindo a respirar um pouco melhor à medida que o tempo vai passando.

Em termos globais o Milho vai provocando mossas importantes, continuando a ser o papel que se encontra negativo em termos de resultados obtidos, sem que o programa consiga atinar com uma tendência favorável que se ajeite aos seus parâmetros.

No campo positivo e no conjunto da totalidade dos negócios fechados e abertos a SON vai sendo a líder dos lucros, seguida respectivamente da PTC, DAX, EuroDollar e Brent.

Em termos do sistema de trading a componente que lidera destacada em resultados vai sendo, a larga distância das restantes, a tendência de médio prazo.

Passando à eficiência do conjunto “sistema de trading + money mamagement”, tomando como referência não só as trades fechadas com também as abertas, o “Profit Factor”, que mede a relação dos valores líquidos medidos em Euros entre ganhos e perdas nos negócios em causa, aproxima-se de forma sensível da marca mítica a longo prazo dos 2,0 , o que a verificar-se alguma vez seria uma lança em África.

Também no parâmetro do “Optimal f” de Kelly o sistema vai navegando numa boa marca, confortavelmente acima dos +20%, o que começa a corresponder às expectativas criadas com os testes preliminares.

No campo da rentabilidade o pequeno avanço registado com o novo máximo foi muito diminuto devido ao recuo posterior nas sessões de 5ª e 6ª feira. A actual marca é ainda insuficiente para se considerar um resultado razoavelmente aceitável, contudo talvez seja possível alcançar uma rendibilidade no final do ano próxima dos 20%, a ver vamos.

A nível de risco felizmente não tem havido recentemente “drawdowns” significativos, permitindo assim diminuir um pouco a expectativa de efeitos do tipo “montanha russa” da curva de capital, apesar do sistema ir aos poucos e poucos aumentando substancialmente a exposição ao risco dos diversos activos da carteira através da introdução do novo coeficiente de alavancagem K que referi recentemente.

Trata-se de uma inevitabilidade temporal que o conjunto comece mais cedo ou mais tarde a apresentar quebras de capital bem mais pronunciadas do que aquelas que ocorreram até agora, sendo expectável que a muito longo prazo se possa vir a verificar um “drawdown” monstro que possa rondar um valor próximo dos 40%.

Deixemos para já as nuvens negras de lado enquanto a carteira vai alcançando novos máximos semanais, uma vez que o que eventualmente se aproxima na nova fase de mercado que aí vem são lágrimas de outro fado que não é para aqui chamado por enquanto!

Cem
Anexos
Masteroid Portfolio 20091026.png
Curva de capital da carteira "Masteroid": Novo máximo na 4ª feira seguido de correcções que a levam de novo à posição da semana transacta
Masteroid Portfolio 20091026.png (92.05 KiB) Visualizado 1430 vezes

por salvadorveiga » 24/10/2009 15:40

luis, num sistema de tendencia obviamente que estas a comprar força... estamos a falar de graficos diários, se comprares na abertura e depois vires um retracement qual o problema? Grande parte dos meus trades entram em territorio negativo antes de ir pa positivo...

Pelo menos daquilo que sei e q tenho experienciado dou preferencia em abrir logo o trade no matter what... até poderia apanhar um retracement e ter um bocadinho mais lucros, mas muitas vezes não os há... e o custo de oportunidade no longo prazo de apanhar retracements que acrescentam pouco ou quantias residuais na nossa performance com o risco de perdermos uma cavalgada da tendencia por ai fora, a mim ponho logo essa situaçao de parte...não sei se o 100 terá a mesma opiniao que eu

Relativamente ao Zé Manel, tem-se portado bem felizmente... depois dos meses parados de Julho e Agosto, desde Setembro que tem vindo a ter boas performances fruto do aumento da volatilidade e dos breakouts dos ranges de muitos activos q transacciono...

De notar que eu negoceio em estilo swing (4H) se bem que esteja a pensar em mudar para 8H, visto que so teria q verificar gráficos 1 ou 2 x's ao dia e ter mais oportunidades ainda que nos graficos diários.
Imagem
Imagem Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado: