Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic-Portugal e Espanha num só país: Ibéria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 19/11/2008 17:17

carf2007
Pode ser válido para a Galiza , mas para o resto de Espanha não é bem assim

Exactamente. Eu na minha profissão, lidava muito com Galegos, que realmente se identificavam mais com os Portugueses do que com os Espanhóis, seja em temos Linguisticos, Culturais e Geográficos . Mas , o resto não tem comparação. Espanha é Espanha e Portugal é Portugal.

Essa onda dos escritores falarem na "Jangada de Pedra" começa a saturar . Primeiro, é o Saramago , que prefere viver em Espanha do que em Portugal e vem dizer que a "Ibéria faz sentido" .Se ele quer ser Espanhol , por mim, tudo bem. Não é o Nobel dele que me dá de comer ! Não queira é que os outros pensem como ele. ( Confesso que não gosto do Saramago , nem que ele fizesse uma plástica e ficasse como a Angelina Jolie... e nem é por não gostar dos livros dele. Não gosto das idéias dele. Logo, não gosto dele.)

Eu entendo-me como Português . Depois como Europeu . E depois, como habitante do planeta Terra. Agora como Ibérico !? Ibérico, só reconheço o Lince e o Presunto . O resto é demencia de escritores a caminhar pra Matusalens...

Mas "prontos"...cada um tem a sua . Eu com a minha e eles com a deles , que não há cá misturas...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por R_Martins » 19/11/2008 17:15

O Arturo Pérez-Reverte que resolva primeiro as divisões entre catalães, andaluzes, extremenhos, vascos e afins e depois que venha propor uniões de facto ou outras entre espanhois e portugueses.
Se até os galegos, 2,5 milhões deles, sabotam o leite das vaquinhas portuguesas...
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por carf2007 » 19/11/2008 16:10

«qualquer espanhol que vem a Portugal sente-se em casa e qualquer português que vá a Espanha sente o mesmo».

Pode ser válido para a Galiza , mas para o resto de Espanha não é bem assim
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por uly » 19/11/2008 16:06

Para mim, este tema é bem simples de resolver..
Não!

Sou Português. (ponto final)

Registado: 17/4/2008 11:13

por MarcoAntonio » 19/11/2008 16:05

Eu recordo a importância de citar a fonte, quando os textos não são da nossa autoria. Em primeiro lugar, para respeitar os direitos de autor. Em segundo lugar, imaginem o que sentiriam se encontrassem os vossos textos por aí sem a referência ao autor original (neste caso hipotético, vocês).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 19/11/2008 16:03

Registado: 5/11/2002 12:21

por Bocciardi » 19/11/2008 15:45

Açor, foste tu que escreveste isto?

Interessante...

Registado: 17/1/2008 17:15

Off-Topic-Portugal e Espanha num só país: Ibéria

por Açor3 » 19/11/2008 15:43

É «um absurdo» que os dois países vivam «tão desconhecidos um do outro», explica escritor espanhol.
O escritor Arturo Pérez-Reverte defendeu a existência de uma Ibéria, um país único, sem fronteiras que separem Espanha e Portugal, porque é «um absurdo» que os dois países vivam «tão desconhecidos um do outro».

«Há uma Ibéria indiscutível que está entre os Pirinéus e Gibraltar, com comida, raça, costumes, história em comum e as fronteiras são completamente artificiais», disse o escritor espanhol à agência Lusa, de passagem por Portugal a propósito do lançamento do romance «Um dia de cólera».

Para Pérez-Reverte, essa Ibéria não existe administrativamente, mas «qualquer espanhol que vem a Portugal sente-se em casa e qualquer português que vá a Espanha sente o mesmo».

«Houve dificuldades históricas que nos separaram, mas a Ibéria existe. Náo é um mito de Saramago, nem dos historiadores romanos. É uma realidade incontestável que precisa de um empurrão social e não político para concretizar o projecto», disse.

Ainda assim, disse que «é um absurdo que Portugal e Espanha vivam sempre tão separados, tão desconhecidos um do outro», já que deviam olhar para a Europa como ibéricos, porque o mundo de hoje «é um lugar de grandes mudanças sociais».

«Esse Ocidente pacífico, sereno, poderoso, com uma certa coerência cultural e social do século XX não poderá continuar. O Ocidente como o entendemos está na sua etapa final», disse.

Arturo Pérez-Reverte, 57 anos, é um dos escritores mais populares das letras espanholas da actualidade, com obra traduzida em quase 30 idiomas. Antigo repórter de guerra, dedica-se em exclusivo à escrita desde finais dos anos 1980, tendo editado romances como «O cemitério dos barcos sem nome», «Território Comanche», «O hussardo», «O pintor de batalhas» e os seis romances da série de aventuras «Capitão Alatriste».
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 312 visitantes