Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P nos 1300 antes do fim do ano!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Adam hedge » 9/10/2008 19:20

boa tarde

bemvindo de novo jaime,aparece pois fazes falta

abraço

adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

A minha opinião sobre o SP500

por jaimevivamais » 9/10/2008 17:34

Olá,

Perante a análise que fiz, penso que o SP500 terminou o ciclo de quedas no curto prazo, estando neste momento em lateral, até o encontro com a linha de tendência descendente de Médio Prazo, que irá definir se continua a tendência descendente de cp/mp ou temos um rebound até aos 1175/1200/1220...

Os 937 em último caso e para já deverão segurar isto, no entanto e até esta hora está a demonstrar alguma solidez no encontro com os 962.

Digo que parou com o ciclo de quedas, porque partiu uma linha de tendência circular, penso que se pode chamar assim.... Logo deixamos de ter uma tendência de curto prazo descendente para passarmos para uma lateral, que penso existir uma maior probabilidade ser partida em alta e passarmos para uma tendência ascendente de CP, a confirmação desse momento será quando partir a linha descendente de médio prazo que vem desde os 1291,75.

O momento de entrada para quem quiser entrar longo, será no retrace que fizer depois de partir essa LT, sendo que a saida da LT nos dá a amplitude potencial do movimento.

Atenção, porque quando existe uma mudança de tendência e ainda por cima numa lateral, existe uma uma grande probabilidade de partir a lateral em baixa para depois dar uma forte chuto para cima.

Além do que referi, temos um conjunto de indicadores técnica que já estão a estoirar e sente-se já um cançasso dos bears... Por isso acho mesmo muito dificil que ver o SP a passar dos níveis que referi.

Indicadores como RSI, MACD, Stochastic, Trix, precisam de ganhar um folgo para vermos isto novamente a cair, será o rebound tão esperado.

Penso que o fundo primário e o primeiro a demonstrar um forte suporte de médio prazo serão os 767, penso que estes níveis não correspondem a qualquer fundo, antes a um ponto de rebound de curto/médio prazo.
Anexos
sp_out.gif
sp_out.gif (917.08 KiB) Visualizado 2256 vezes

Registado: 29/11/2007 4:02

Re: Bom dia Marco Antonio!

por MarcoAntonio » 9/10/2008 16:32

Eagle Eye 2002 Escreveu:Estamos de acordo que nao existe limite superior. Mas tudo e uma questao de bom senso.
Um exemplo, neste momento o fecho do VIX nos 57, e qq coisa, significa que o mercado espera, com uma probabilidade de 68% que a variaçao do S&P nos proximos 30 dias esteja dentro do intervalo +- 17%. Isto so e possivel em momentos de grande instabilidade que sao ponctuais e extremos.

Sim, mas e então?

Isso diz-te exactamente o quê?

E se chegar aos 65pts? Ou aos 80pts? Ou aos 120pts?

Continua a ser algo que só a acontece em momentos de grande instabilidade, extremos e pontuais.

Eagle Eye 2002 Escreveu:Um segundo e ultimo exemplo, a projecçao feita para o crash de 1987 (este e um verdadeiro crash para o qual foi criado um historico do vix) dava um vix nos 173 o que significa que o mercado espera, com uma probabilidade de 68% que a variaçao do S&P nos proximos 30 dias esteja dentro do intervalo +- 49%.

Muito, muito, muito para além dos 50/60pts que são os máximos que conhecemos até agora.

Nada impede que num periodo extremo, pontual, de grande instabilidade atinja valores de 100pts ou superior. Logo 40, 50 ou 60 não é nada...

Isto é um exemplo do que eu estou a dizer, não um exemplo do contrário. Estás a sustentar o meu comentário...

Eagle Eye 2002 Escreveu:Ora pq reduzido?

É reduzido porque são meia duzia de situações. Por definição é um universo de situações reduzido...

Fora do tempo de existência do VIX ocorreram coisas ao mercado que nunca ocorreram durante a sua existência mas poderão vir a repetir-se (ou a repetir coisas identicas) alargando o universo de situações que o VIX já acompanhou.

Em termos de extremos de grande volatilidade, tendo por base o histórico que as pessoas conhecem, ainda há muito para o VIX conhecer. Os investidores ao olhar para o VIX estão só a olhar para um bocadinho de história do mercado, um período de 15/18 anos onde nem sequer houve um Crash e onde está agora a ocorrer apenas o segundo Bear Market (que ainda não sabemos como vai terminar).

Para já o VIX só assistiu a um fim de um Bear Market. Isso é muito pouco. Os Bear Markets não acabam todos da mesma forma (nem são todos iguais ao longo da sua duração).

É um pouco como quem olha para uma roleta, a roleta gira 3 ou 4 vezes e já se quer tirar uma conclusão sobre se a roleta está enviezada ou não. Passe o exagero...

Eagle Eye 2002 Escreveu:Se estes niveis pudessem persistir no tempo, nao haveria mercado, nao haveria economia, (...)

Bom, isso já aconteceu e ainda estamos por aqui.

E não é preciso durar muito tempo para delapidar com as contas de muitos investidores...

Eagle Eye 2002 Escreveu:O s&p pode sempre cair mais, tens razao.

Exacto.

E não é o VIX nem qualquer outro indicador que o vai impedir...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Bom dia Marco Antonio!

por Eagle Eye 2002 » 9/10/2008 14:09

Ja tinha lido este teu comentario noutro post mas nao tive tempo para argumentar, mas mais vale tarde que nunca.

Estamos de acordo que nao existe limite superior. Mas tudo e uma questao de bom senso.
Um exemplo, neste momento o fecho do VIX nos 57, e qq coisa, significa que o mercado espera, com uma probabilidade de 68% que a variaçao do S&P nos proximos 30 dias esteja dentro do intervalo +- 17%. Isto so e possivel em momentos de grande instabilidade que sao ponctuais e extremos.

Um segundo e ultimo exemplo, a projecçao feita para o crash de 1987 (este e um verdadeiro crash para o qual foi criado um historico do vix) dava um vix nos 173 o que significa que o mercado espera, com uma probabilidade de 68% que a variaçao do S&P nos proximos 30 dias esteja dentro do intervalo +- 49%.

Como tu dizes ha uma zona onde o indicador tende a reagir/inverter mas trata-se de um histórico e de um universo de situações muito reduzido. Ora pq reduzido?

17%... 49% num mes! Se estes niveis pudessem persistir no tempo, nao haveria mercado, nao haveria economia, haveria sim uma guerra ou uma revoluçao e nos nao estariamos ca para contar. E o dinheiro que alguns tem fora do mercado tb nao teria grande valor.
O s&p pode sempre cair mais, tens razao. Desde o novo recorde ate hoje o vix subiu muito mais e o s&p estava apenas nos 1106.
Mas, como diz o Warren Buffet, ha momentos em que e estupido ter o dinheiro no banco tendo em conta tudo o que ele pode comprar :wink: .

Portanto a ideia e muito simples, como estas perspectivas nao sao realistas, mas apenas o resultado do panico geral mas temporario, estes niveis sao excelentes zonas de compra. Podem nao ser no ultra-curto prazo, sao provavelmente no curto prazo (menos de um mes), e sao de certeza no medio prazo (menos de um ano).

A unica questao que persiste e se o investidor tem o sangue frio e a coragem para aguentar a pressao.

Ja no que diz respeito a periodos bull (o teu exemplo de 2003-2004) concordo contigo que o vix perde muito em capacidade previsional.

Um abraço,
Eagle Eye

Registado: 5/1/2008 22:22

por Thunder » 9/10/2008 13:45

Olá a todos :P

Eu, sinceramente, não descarto cenário nenhum. Com o tipo de volatilidade que temos tido "nada" pode ser dado com impossível. Ainda esta semana tivemos um mergulho intraday de 800pts no DOW :shock: ..... por isso sinceramente a visão do Charles pode concretizar-se facilmente.
Agora na minha opinião, acho que vamos aliviar um bocadinho nas quedas, fazer um pequeno rally e quem sabe mais tarde cair novamente. Sinceramente acho que vamos passar maus momentos na economia "real" logo o destino a medio prazo (meses) será na minha humilde opinião para sul... ainda por cima os gráfico semanais reforçam esta perspectiva.

Agora se realmente fizermos um rally, um objectivo razoável seria algo como 1240, que foi o valor de fecho na sexta antes do "resgate" do Titanic Fannie/Freddie.

Um abraço a todos e BN 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por salvadorveiga » 9/10/2008 13:34

Entao e o que acham de o indice vir aos 800 pontos e haver um duplo fundo para um Super Bull ? :D

Seria uma coisa do caraças se esse duplo fundo gigante viesse a ser activado... :D

Registado: 12/3/2008 22:06

Re: S&P nos 1300 antes do fim do ano!!

por Pirronico » 9/10/2008 12:06

Eagle Eye 2002 Escreveu:O primeiro movimento trara o S&P aos 1100 num apice. Depois, o VIX voltara aos low-30's ou high-20's provavelmente antes do final deste mes. o S&P estara entao ja na zona dos 1200. O pico talvez esteja de novo na zona dos 1300.

E capaz de haver optimismo excessivo nesta visão... Custa-me a acreditar que os investidores passem do sentimento de pânico para o de euforia de um momento para o outro!...
Os problemas continuam lá e, de momento, não se vislumbram soluções para resolvê-los.

Eu ainda acredito que o melhor que poderia acontecer aos mercados neste momento seria lateralizarem, de forma de permitir uma recuperação gradual da confiança dos investidores.

Três factores que a meu ver poderiam ajudar a inverter a situação: 1)uma nova descida dos juros a nível mundial (julgo que vai acontecer em breve); 2) resultados menos maus do que o previsto pelos bancos americanos; 3)a eleição de um novo presidente nos EUA.

Registado: 19/2/2008 18:04

por Sulla » 9/10/2008 11:00

Olhando para o gráfico do Semitela lembrei-me do aforismo wallstreetiano: "vix high you buy". Depois reparando no historico deste índice pos-se-me uma questão: o que é vix high nos dias de hoje?
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por tiagopt2 » 9/10/2008 9:44

Bem, eu não seria tão optimista como o Eagle eye, embora também esteja algo optimista na força do ressalto. Apontaria como target mais optimista os 1230.
Em relação ao longo prazo, estou do lado do Charles (embora ache que ninguém está a colocar em causa que a próxima fase de subida será de reacção e não por termos chegado ao fundo).
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por charles » 9/10/2008 0:02

Fico espantado como se pode falar nos 1300 (ou seja uma subida nesta fase) pontos quando se quebra os 1000 pontos e as fortes quedas diárias continuam, independentemente dos paliativos que se vão sucedendo, eu continuo a pensar de uma forma, quanto a mim mais realista, o caminho vai continuar para baixo, pelo menos o gráfico aponta-me esse caminho, hoje o anuncio das descidas concertadas das taxas de juro a nivel Euro/América não impediu o sell off do final de sessão,incrivelmente a volatilidade dos states mais uma vez foi grande, de uma subida de +-4% acabou a sessão em terreno negativo acho que esta crise é muito maior do que se pode pensar, acho que o pior está para vir e eu não estou a falar de bolsa somente a economia real vai ser inevitavelmente e infelizmente afectada.

Só por curiosidade

eu tinha feito uma previsão num tópico do CB para o Crude que no final do ano estaria nos 213dls, pensando que devido a este facto, iria ajudar a despoletar esta anunciada (lembremo-nos das várias injecções de bilioes da FED há uns meses atrás) grave crise a nivel economico em todo o mundo devido ao impacto dos custos dos combustiveis na produção industrial, nos transportes em geral e que iria afectar de uma forma transversal todas as actividades economicas e consequentemente as pessoas, aumento de desemprego etc...irónicamente o petroleo baixou acentuadamente, mas tendo como causa o factor inverso, a economia em colapso é que fez recuar o precioso liquido devido à forte retracção economica devido ao colapso financeiro, que grande lição que se está a viver :wink:

deixo um gráfico, apenas....realista
Anexos
Sem título.jpg
Sem título.jpg (92.99 KiB) Visualizado 2158 vezes
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Semitela » 8/10/2008 23:05

Não quero influenciar ninguem :arrow:
Anexos
vix.bmp
vix.bmp (942.13 KiB) Visualizado 2328 vezes

Registado: 19/10/2006 9:36

por MarcoAntonio » 8/10/2008 22:52

luis.live Escreveu:... pelo que leio aqui os numeros do vix sao simplesmente impressionantes... com estes numeros já deviamos de ter tido( pelas analises que leio aqui) ou um dia de capitulaçao á séria ou uma inversao ...

Eventualmente é a interpretação de alguns, mas o VIX não diz nada disso. Eu já escrevi sobre isso muitas vezes mas vou deixar-te um link de uma das últimas referências minhas ao assunto:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... c&start=25

Mas gostaria de deixar aqui uma referência ao VIX que está novamente muito na moda. Eu já aqui tenho escrito e defendido que não existe limite superior para o VIX e que esta é uma zona desconhecida. Não existe um limite teórico e ele pode muito bem, qualquer dia, surpreender-nos com uma visita aos 100pts ou algo semelhante.

O que existe é alguns valores onde o indicador tende a reagir/inverter mas trata-se de um histórico e de um universo de situações muito reduzido. Como já sublinhei, nem sequer existe um verdadeiro crash no historial do VIX.

Hoje está a fazer máximos históricos acima dos 50pts. O meu conselho é que não sobrevalorizem o indicador pois ele ajuda muito menos do que parece.

Já no período em redor de 2003/2004 fiz um intenso trabalho de desmistificação em relação ao indicador quando ele fazia mínimos relativos sucessivos e já queriam, com base no VIX, dar o Bull por terminado.

Agora faço o mesmo do lado dos máximos...

Isto foi escrito ainda antes dele fazer máximos históricos acima dos 55 pts (na altura estava um pouco acima dos anteriores máximos).

Claro que na altura, com base no VIX, havia quem entendesse que o mercado já não podia cair mais e que a inversão era evidente/iminente.

Porém, o VIX não diz nada disso nem é nenhum impeditivo do mercado cair...

Um dia ainda podemos ver o VIX a 100pts ou mais!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por luis.live » 8/10/2008 22:38

só queria dizer uma coisa... os mercados tem mto de previsivel, é verdade mas tb nao deixam amiúde de nos surpreender... as analises feitas obviamente tem como suporte o passado. mas e se o mercado estiver ele proprio a inovar... e a criar surpresas atrás de surpresas... pelo que leio aqui os numeros do vix sao simplesmente impressionantes... com estes numeros já deviamos de ter tido( pelas analises que leio aqui) ou um dia de capitulaçao á séria ou uma inversao ... ora ainda nao houve nem uma coisa nem outra... eu nesta altura nao vou dormir com posiçoes abertas( longas ou curtas) e os negocios que faço sao day trade... a perder ou a ganhar todos sao fechados...

Registado: 29/11/2007 9:55

Re: Olé Thunder...

por salvadorveiga » 8/10/2008 20:13

Eagle Eye 2002 Escreveu:Aparece sempre e comenta ao menos de vez em quando!

Para a geral, um pequeno detalhe, esqueci-me que a proibiçao dos shorts termine hoje a meia noite. Esta tudo com medo do que os bears possam fazer amanha...

Rally (com eventual washout antes) adiado para amanha.

Good night & good luck,
Eagle Eye

Te, a certeza ?

Pensei que no dia 2 a semana passada, a SEC tinha aumentado 2 semanas o prazo de poribiçao algures ate dia 16-17

Registado: 12/3/2008 22:06

Olé Thunder...

por Eagle Eye 2002 » 8/10/2008 20:10

Aparece sempre e comenta ao menos de vez em quando!

Para a geral, um pequeno detalhe, esqueci-me que a proibiçao dos shorts termine hoje a meia noite. Esta tudo com medo do que os bears possam fazer amanha...

Rally (com eventual washout antes) adiado para amanha.

Good night & good luck,
Eagle Eye

por Thunder » 8/10/2008 18:21

Olá a todos :P

Eagle, até esfreguei os olhos pra ver se estava a ver bem :mrgreen: 1300 ?! Granda maluco! :mrgreen: :mrgreen: (tou só a brincar contigo).

Estou como o Midas.... com muita pena minha não tenho tido tempo e energias para postar. Limito-me a fazer as minhas análises e a ler os tópicos aqui do forum.... mas sempre com uma falta de tempo enorme :(

Mas só tenho a dizer que os tópicos do SP500 estão activos e bem entregues.

Também acho que podemos ter feito um fundo de curto prazo. Mas sinceramente acho que no looooongo prazo não ficamos por aqui.

Boa sorte a todos e BN 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

por Enslaved » 8/10/2008 14:57

Duplo topo :mrgreen:?
Anexos
vix.JPG
vix.JPG (40.23 KiB) Visualizado 3028 vezes
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 28/2/2007 18:24

Sulla...

por Eagle Eye 2002 » 8/10/2008 13:45

E normal, com o vix a estes niveis a volatilidade media diaria esperada anda acima dos 3,5%... E muita fruta! :wink:

Eagle Eye

por Sulla » 8/10/2008 13:39

As entidades (Bancos Centrais) parecem querer dar mostras de união e força no combate a esta crise.
A "fogueira" da economia mundial está quase sem chama, mas hoje já foi atirado combustível. Provavelmente, não será o remédio santo mas parece haver disposição para mandar mais lenha se for necessário, o que transmite alguma confiaça aos mercados. Agora que isto parece a montanha russa para cima e para baixo vertiginosamente, isso parece!
Verdadeiramente impróprio para cardíacos.

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Bom dia a todos!

por Eagle Eye 2002 » 8/10/2008 13:29

Em especial para o Onorio, Midas, Canguru, Capitao Nemo, Enslaved, Cromio, Sulla e o Vold, os primeiros passageiros nesta viagem a "Lua".

De facto estamos a viver momentos historicos. Estas ultimas 3 semanas foram breathless!

Parece-me que o tom esta dado, os bancos centrais estao a dizer aos mercados "ja chega, se quizerem continuar a descer nos vamos continuar a descer as taxas de juro! So be careful..."

Esta aberto o caminho para varias descidas das taxas de juro ate ao fim do ano. No curto prazo os bears (onde me incluo) vao ter que deixar os bulls (onde me incluo tb pelo menos temporariamente :lol: ) brincar um pouco.

Have a nice day & good luck,
Eagle Eye

PS1: Midas, em cheio, bullseye, corte concertado das txs de juro! Ficamos a espera das tuas analises
PS2: canguru, panico, panico e panico => comprar !
PS3: Capitao, assumo que a curva esteja a terminar, estou a sentir um pouco menos "G" nas costas.
PS4: Enslaved, doido mas consciente :wink:
PS5: Cromio, deixa la a october surprise para mais tarde por favor se nao la se vai a minha previsao :twisted:
PS6: Sulla, momentos historicos indeed!
PS: Vold, LTD com falsa quebra em alta para deixar bulls e bears na duvida. She moves in mysterious ways... e o caminho mas pernicioso! :idea:

por vold » 8/10/2008 9:13

uma ida acima dos 1250 nesta altura, não é algo de irreal. constituía uma ida à ltd deste bear antes do final do ano.

Registado: 29/11/2007 14:23

por Sulla » 8/10/2008 8:30

Vivemos, de facto tempos históricos. Eu tenho pouco tempo disto mas parece-me que esta crise financeira entrará para os manuais da especialidade e de história!

por Crómio » 8/10/2008 1:37

Ah, e será que teremos uma comitiva do Caldeirão para tocar a sineta?!

:lol: :lol:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Crómio » 8/10/2008 1:32

Eagle,

Parabéns pelas análises, é um prazer seguir este e os outros tópicos do S&P500.

Abraço

------

A todo o pessoal que anda nesta guerra um grande abraço também, acho que se tem demonstrado aqui que o Caldeirão é um grande fórum a nível mundial e, quem sabe, a nível nacional também. :P

Os américas já devem andar por aqui com os tradutores da Google na esperança de perceberem o que se passa com eles. :mrgreen:

Keep on the good work Caldeireiros!

E o que será que se vai passar a 17 de Outubro com a abertura dos Shorts?

October Suprise?

Grande Abraço!
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Enslaved » 8/10/2008 0:46

Midas Escreveu:Tenha pena de neste momento não poder participar mais activamente, por motivos profissionais, mas vou tentar no fim de semana fazer algum post com gráficos.

Grande Midas bem aparecido e cá ficamos à espera dos teus gráficos :mrgreen: :mrgreen:.

Em relação ao tópico só me lembra uma frase "Estes romanos são doidos" :lol: :lol: :lol:.
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/

Registado: 28/2/2007 18:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, latbal, m-m, mjcsreis, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 205 visitantes