Jornada contra o preço dos combustíveis
No entanto, também não acredito que a venda de combustíveis - cmo alguém disse - traga prejuizo para os hipermercados, até porque estaríamos a falar de preços de venda mais baixos que o custo, o que é ilegal.
Imagina, fazes compras devalor superior a 50€ no Intermarché e recebes um talão de desconto de 0,5 cents na bomba do Intermarché.
Não te estão a vender abaixo do preço de compra, vendem-te acima mas aplicam-te um desconto.
Óbviamente que não perdem, simplesmente oferecem-te um desconto no total das compras de 50€ mais a compra do combustível.
Um pacote, percebes?
Tipo pague 3 shampos e leve um amaciador...
Não te estão a vender um amaciador 100% abaixo do custo de compra...
Abraço
PS:
Mas ninguém se indigna e tem vontade de protestar contra a dupla tributação e os impostos elevadíssimos que se cobram nos combustíveis?
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
pinto80 Escreveu:No entanto, também não acredito que a venda de combustíveis - cmo alguém disse - traga prejuizo para os hipermercados, até porque estaríamos a falar de preços de venda mais baixos que o custo, o que é ilegal.
Pode existir prejuízo ou não, eu não sei. Mas quando se integra a venda de combustíveis na operação global da empresa esse prejuízo provavelmente não existirá.
E isso de ser ilegal tem também muito que se lhe diga...
- quando o Continente te oferece 50% de desconto (no cartão) num determinado produto, achas que está a ter lucro nesse produto concreto?
- como é que as Finanças, a Polícia e os Tribunais ainda não penalizaram, ou mandaram mesmo para a cadeia, os gestores das dezenas ou centenas de milhar de empresas que dão prejuízo sistematicamente, ano após ano?
FT
Editado pela última vez por Flying Turtle em 18/9/2008 11:28, num total de 1 vez.
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Estamos a falar de diferenças de preços muito elevadas entre as bombas dos hipermercados e as galp's e bp's. Chega aos 14 cêntimos. Concordo que praticamente não tenham margem de comercialização na venda de combustíveis, pois a sua área de negócio é a venda a retalh de produtos alimentares, tentando atrair clientes para o seu core business.
No entanto, também não acredito que a venda de combustíveis - cmo alguém disse - traga prejuizo para os hipermercados, até porque estaríamos a falar de preços de venda mais baixos que o custo, o que é ilegal.
- Registado: 5/12/2007 22:29
Eu só tenho uma perguntinha a fazer...
Simples...
Deixa de comprar na Galp... e vai ao Lecrerc, Intermarche e Grupo Sonae.
Já agora, em entrevista na rádio, uma gestora de um Intermarche explicou que práticamente não têem lucros com a venda de combustíveis pois o seu objectivo é fidelizar clientes e não lucrar com o combustível.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
alvim Escreveu:Eu só tenho uma perguntinha a fazer...
A GALP (aquela empresa que NAO pode baixar os preços dos combustiveis), vende combustiveis para o Leclerc, Intermarche, e Grupo Sonae.
Estas empresas por sua vez, conseguem vender esses combustiveis a menos 0,14cts do preço de mercado.
E é claro que ainda têm lucro !!!!
Como tal, a GALP NAO pode baixar os preços?????
Outra, relativamente ao GPL, ele custa em portugal entre 0,53cts e 0,72cts. Eu ponho a 0,57cts, e o dono da bomba, assume que ainda ganha um bom lucro com ele a 0,57 !!!
Abraços
A Galp, como aliás qualquer outra empresa petrolífera, pratica preços diferenciados conforme os seus clientes: Por exemplo, empresas de transportes com bombas próprias negoceiam contratos de fornecimento directamente a preços específicos, onde cada caso é um caso. O que acontece, aliás, em muitas áreas de actividade, onde a venda "por atacado", ou através de contratos de fornecimento de grande dimensão, resultam em preços mais vantajosos. É a lei da oferta e da procura a funcionar, onde aqueles compradores que têm maior peso negocial conseguem melhores condições. Até porque, nesses casos, o custo de perder um negócio para a concorrência (outra distribuidora) pesa muito mais na tomada de decisão do que quando se trata de consumidores individuais, por muitos que sejam.
Além disso, os postos associados, ou pertencentes, a grupos de grande distribuição (esqueceste por exemplo o Jumbo) têm políticas de preços muito próprias, onde a margem comercial do negócio de venda dos combustíveis é o que menos interessa. No limite, podem mesmo "dar-se ao luxo" de perder dinheiro nessa venda se isso representar um benefício na captação e fixação de clientes para o seu negócio "core". E em alguns casos, como é o do Grupo SONAE, existem políticas de cross-selling.
Em conclusão, não vejo nada de estranho nessas situações e de modo algum creio que sejam as petrolíferas a suportar a totalidade dessas diferenças.
Mas além disso, a expressão "não pode baixar os preços" tem muito que se lhe diga: Em teoria, essa expressão nunca é verdadeira, nem nos combustíveis nem em qualquer outro negócio. Portanto acho que nem sequer vale a pena discuti-la nesses termos assim tão redutores.
FT
Elias Escreveu:alvim Escreveu:Eu só tenho uma perguntinha a fazer...
A GALP (aquela empresa que NAO pode baixar os preços dos combustiveis), vende combustiveis para o Leclerc, Intermarche, e Grupo Sonae.
Estas empresas por sua vez, conseguem vender esses combustiveis a menos 0,14cts do preço de mercado.
alvim em que te baseias para dizer que têm lucro?
1- Eles Não podem vender e RE-vender os combustiveis abaixo do preço de custo.
2- Há empresas de camionagem portuguesas, que compram o combustivel (GALP) em grandes quantidades, e já não abastecem es espanha, pois ja NAO compensa.
Editado pela última vez por alvim em 18/9/2008 11:09, num total de 1 vez.
alvim Escreveu:Eu só tenho uma perguntinha a fazer...
alvim em que te baseias para dizer que têm lucro?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Eu só tenho uma perguntinha a fazer...
Outra, relativamente ao GPL, ele custa em portugal entre 0,53cts e 0,72cts. Eu ponho a 0,57cts, e o dono da bomba, assume que ainda ganha um bom lucro com ele a 0,57 !!!
Abraços
Abraços
tugatuga111 Escreveu:Ao ler estes posts chego a duas conclusões:
- a Deco é uma cambada de burros e alucinados que não sabem estar informados
Sou sócio da DECO há muitos anos e com toda a verdade várias vezes me tenho perguntado para que diabo pago eu a quota. Nunca obtive deles qualquer benefício e, das vezes que lhes solicitei apoio para situações concretas, o resultado que obtive foi muito próximo do zero.
A DECO tem a sua própria agenda e os seus dirigentes certamente terão chegado à conclusão de que, na defesa dos seus próprios interesses (maximizar a visibilidade e o protagonismo, e incrementar o mais possível o número de sócios), teria mais a ganhar com entrar no coro dos protestos histéricos do que com o adoptar de uma posição séria de esclarecimento e de defesa independente, efectiva, coerente e sustentada dos interesses dos consumidores.
O mesmo se passa com o ACP (de que também sou sócio), cujo Presidente foi aliás, durante muito tempo, um destacado elemento da comunicação social. Ele sabe como a psicoliogia das multidões funciona.
Partilho a opinião de alguns foristas, incluindo o MarcoAntonio, de que quer as petrolíferas quer sobretudo a APETRO estão fartas de dar tiros nos pés e de contribuir, elas também, para o crescimento do ódio contra elas próprias. Mas isso de modo algum me leva a embarcar neste tipo de protestos completamente descabidos e que me fazem pensar se não haverá aí quem deseje secretamente, sem o saber, uma espécie de albanização (do tempo do Enver Hoxha) do nosso País.
Ora tenham paciência...
FT
Por vezes, no Portugal de hoje, de mansinho...
...atee parece que protestar, defender direitos, se tornou subversivo.
Pois. Foi assim que aqui chegamos: de cocoras ou de joelhos, boca bem aberta para papar a Hostia.
Pois. Foi assim que aqui chegamos: de cocoras ou de joelhos, boca bem aberta para papar a Hostia.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Elias, esses dados já foram apresentados aqui.
mas por exemplo:
http://money.cnn.com/pf/features/lists/ ... gasprices/
De notar que a Noruega é somente o 5º maior produtor do visco preto.
Nota, também me custa ir à bomba e largar o que largo. Mas também tenho noção que podia evitar esse custo utilizando transportes públicos ou deslocando-me a pé/bicicleta. Tenho-o feito de forma progressiva.
mas por exemplo:
http://money.cnn.com/pf/features/lists/ ... gasprices/
De notar que a Noruega é somente o 5º maior produtor do visco preto.
Nota, também me custa ir à bomba e largar o que largo. Mas também tenho noção que podia evitar esse custo utilizando transportes públicos ou deslocando-me a pé/bicicleta. Tenho-o feito de forma progressiva.
barnabé
http://videos.sapo.pt/aWCBzS2SIhahWzoftzgZ
um "remador da república"
- Registado: 4/6/2008 20:46
Ao ler estes posts chego a duas conclusões:
- existe aqui muito pessoal com inteligência para dar e vender e que sabe do que fala! Brilhante!
Cumprimentos
- existe aqui muito pessoal com inteligência para dar e vender e que sabe do que fala! Brilhante!

Cumprimentos

Editado pela última vez por tugatuga111 em 18/9/2008 2:56, num total de 2 vezes.
- Registado: 18/7/2008 19:50
Para uso particular, sem dúvida! É isso que se passa nos Países mais desenvolvidos. Para profissionais devia existir um combustível próprio. Paralelamente o estado deveria estimular o uso de combustíveis/sistemas alternativos e promover o uso do transporte colectivo.
A petróleo-depedência deve ser ferozmente combatida.
Como sociedade devemos aproveitar esta última oportunidade para fazê-lo antes de sermos paralizados pela inevitabilidade da escassez. Fomos levados a pensar que o grau de prosperidade de uma sociedade se mede pela cilindrada do parque automóvel.. quão errados estávamos!
Confesso que sobre este assunto a minha opinião alterou-se radicalmente nos últimos meses.
A petróleo-depedência deve ser ferozmente combatida.
Como sociedade devemos aproveitar esta última oportunidade para fazê-lo antes de sermos paralizados pela inevitabilidade da escassez. Fomos levados a pensar que o grau de prosperidade de uma sociedade se mede pela cilindrada do parque automóvel.. quão errados estávamos!
Confesso que sobre este assunto a minha opinião alterou-se radicalmente nos últimos meses.
Editado pela última vez por barnabe447 em 18/9/2008 1:23, num total de 1 vez.
barnabé
Já agora meto a minha colherada neste assunto, porque o governo, não apenas este mas todos os governos anteriores cometem uma ilegalidade que é a de taxar IVA sobre o ISP.
O IVA não incide sobre impostos e no caso da gasolina/gasóleo e também no caso do Imposto Automóvel se faz incidir IVA.
Pela tabela do Marco sobre 0,583 € de ISP incide 20% de IVA o que dá 0.117 € que não deviamos pagar porque é ilegal.
Curiosamente hoje saiu esta noticia do Jornal de Negócios.
Isto sim deveria ter sido comentado pelo ministro na entrevista à SIC.
O IVA não incide sobre impostos e no caso da gasolina/gasóleo e também no caso do Imposto Automóvel se faz incidir IVA.
Pela tabela do Marco sobre 0,583 € de ISP incide 20% de IVA o que dá 0.117 € que não deviamos pagar porque é ilegal.
Curiosamente hoje saiu esta noticia do Jornal de Negócios.
Dupla tributação representa mais 11 cêntimos na gasolina
Portugal pratica uma dupla tributação sobre os combustíveis, pagando IVA sobre o preço-base e também sobre o imposto sobre produtos petrolíferos (ISP).
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
Portugal pratica uma dupla tributação sobre os combustíveis, pagando IVA sobre o preço-base e também sobre o imposto sobre produtos petrolíferos (ISP).
No caso da gasolina, esta prática representa para os bolsos do Estado mais 11,7 cêntimos por cada litro, de acordo com os preços médios aplicados na semana passada, e no caso do gasóleo corresponde a 7,3 cêntimos.
No total, metade do valor pago pelos combustíveis fica nas mãos do Governo. No caso da gasolina, o Estado fica com 56,7% do preço pago por cada litro e no gasóleo fica com 44,6%.
As associações de revendedores e as petrolíferas têm defendido a redução de imposto sobre o ISP e têm lutado para que a dupla tributação acabe, mas esta tem sido uma batalha em vão até agora.
Isto sim deveria ter sido comentado pelo ministro na entrevista à SIC.
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
barnabe447 Escreveu:MarcoAntonio: As gasolineiras SIM têm de escolher timings para descidas/subidas de preço. Têm de fazê-lo de forma inteligente para não despertarem este tipo de reacções. Mesmo que isso implique temporiamente perder dinheiro. Os consumidores nunca serão capazes de racionalizar a questão.
Eu concordo com isso.
Já fiz essa crítica e até já deixei algumas "sugestões" no outro tópico...
Por "falta de inteligência" as gasolineiras fizeram com que os efeitos junto da opinião pública fossem piores do que poderiam ter sido.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu já tinha disse que isto ia acontecer..
As gasolineiras, por pura ganância conseguíram despertar o ódio colectivo. Desta vez creio ser mais sério. A justificação apresentada para a geração da política de preços não é verosímil. A AdC está a ser acossada e provavelmente desta vez vai mesmo "achar" indício práticas ilegais. Politicamente, não pode apresentar de novo uma folha em branco..
MarcoAntonio: As gasolineiras SIM têm de escolher timings para descidas/subidas de preço. Têm de fazê-lo de forma inteligente para não despertarem este tipo de reacções. Mesmo que isso implique temporiamente perder dinheiro. Os consumidores nunca serão capazes de racionalizar a questão.
Voltam a falar do peso do estado na formação do preço. Eu mantenho a minha opinião. É um produto prejudicial para a saúde financeira e ambiental do País, logo deve ser fortemente tributado. É também sua obrigação a estimular o uso de combustíveis/sistemas alternativos.
As gasolineiras, por pura ganância conseguíram despertar o ódio colectivo. Desta vez creio ser mais sério. A justificação apresentada para a geração da política de preços não é verosímil. A AdC está a ser acossada e provavelmente desta vez vai mesmo "achar" indício práticas ilegais. Politicamente, não pode apresentar de novo uma folha em branco..
MarcoAntonio: As gasolineiras SIM têm de escolher timings para descidas/subidas de preço. Têm de fazê-lo de forma inteligente para não despertarem este tipo de reacções. Mesmo que isso implique temporiamente perder dinheiro. Os consumidores nunca serão capazes de racionalizar a questão.
Voltam a falar do peso do estado na formação do preço. Eu mantenho a minha opinião. É um produto prejudicial para a saúde financeira e ambiental do País, logo deve ser fortemente tributado. É também sua obrigação a estimular o uso de combustíveis/sistemas alternativos.
barnabé
Crómio Escreveu:G - Falar de economia global, política nacional, chamar nomes aos senhores do Governo e ao CEO da Galp enquanto se bebe uma mini com tramoços na esplanada, virado para o Audi CDTI XPTO depois de regressar das compras.
H - Desejar uma manifestação digna de 3º Mundo pra ver o acontecia.
Vou por essas duas... copos e tremoços 1º que é para entrar no espirito da manifestação

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Re: ...
Alex Tomás Escreveu:Com uma mensagem destas só podes:
- trabalhar no governo e comer dos impostos que os portugueses indirectamente pagam através do combustivel que consomem;
- trabalhares na GALP;
- algum familiar teu trabalhar na GALP;
Alguém aqui colocou em causa a missao da GALP? se eles nao fizessem o que fazem, outros o fariam.
O problema é que todos (governantes deste pais ou administracao da empresa) comem a custa do Zé Povinho... porque o mexilhao sempre paga impostos.
Já agora: tu pagas os teus? e tens carro pago por nós e gasolina/gasoleo gratis?
Entao... "Por que no te callas?"
PS: deves ser dos únicos em Portugal que acha justos estes precos, depois de ver a queda que se verificou no petroleo.
Alex, não vale a pena, o pessoal acha que tá tudo bem, em época de aperta o cinto, as grandes empresas (PT EDP GALP BANCA etc..) de trimestre em trimestre banqueteiam-se com lucros fabulosos de forma escandalosa normalmente superiores relativamente a periodos homologos, as empresas têm de dar lucro não estando de forma alguma posto em causa esse lucro a questão é de que forma o lucro é obtido, e sua proporcionalidade em tempos de recessão economica
um pequeno exemplo do pais real:
uma qualquer empresa que trabalhe com o estado e que tenha por exemplo um contrato de prestação de serviços anual, com preços fixos contratualizados anualmente, em que os combustiveis tenham um peso grande na sua frota automovel e nos seus custos operacionais
em que situação finançeira ficam estas empresas, com este bailado de aumentos, tendo em conta que o proprio estado não admite que se ajuste os preços dos seus serviços já anualmente contratualizados, anulam os lucros ou assumem perdas?
a GALP pode aumentar os preços de forma a manter sempre uma margem de muitos milhoes de lucro, axfixiando assim a economia no seu todo, a admitir os aumentos da forma como aconteceram este ano, os ajustes têm de ser reflectidos na factura final às empresas que por sua vez tambem têm de poder aumentar o seu preço
deixo um exemplo do que considero má fé de uma grande empresa que cobra um custo aos consumidores via outra grande empresa, este custo foi fixado por lei do Sr. Morais Sarmento, a chamada taxa audiovisual que reverte para a RTP
eu que considero que estou a ser roubado ou propositadamente ou por incompetência e ninguem pode desmentir o que vou referir, eu posso provar o que digo com uma factura
recebi uma factura no meu condominio que para meu espanto e choque tem incluido o débito de 3€ e mais uns cêntimos PASME-SE DE TAXA AUDIOVISUAL, eu estou a falar de um condominio.....daqueles que tem uma televisão em cada piso, e meia duzia de radios na garagem, quem administre condmominios que esteja atento porque se isto fôr geral, então as certezas consolidam-se,sobre isto vou pedir explicações à EDP porque motivo vem cobrado na factura do condominio de um prédio uma taxa relativa ao uso de tv e radio
AHHHHH, esqueci-me de dizer que no elevador temos um LCD no tecto e outro encastrado no espelho

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 18/9/2008 0:00, num total de 1 vez.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
O que prefere fazer nos seus tempos livres?
A - Informar-se das fontes e veracidade das notícias publicadas nos media, incluindo o Destak e Jornal da TVI.
B - Olhar para um gráfico com a variação do preço do Oil e do Gasóleo e comparar com as notícias atrás referidas.
C - Chamar Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores do Governo por cobrar muitos impostos nos combustíveis.
D - Chamar Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores da Galp porque o gasóleo está caro.
E - Chamar Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores da Galp porque a Galp tem lucros e não os distribui pelos clientes.
F - Tornar-se sócio do ACP e andar com cartazes da ANAREC para que esta tenha direito a uma margem maior no produto que compram à Galp.
G - Falar de economia global, política nacional, chamar nomes aos senhores do Governo e ao CEO da Galp enquanto se bebe uma mini com tramoços na esplanada, virado para o Audi CDTI XPTO depois de regressar das compras.
A,B,C,D,E,F,G ou H?
A - Informar-se das fontes e veracidade das notícias publicadas nos media, incluindo o Destak e Jornal da TVI.
B - Olhar para um gráfico com a variação do preço do Oil e do Gasóleo e comparar com as notícias atrás referidas.
C - Chamar Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores do Governo por cobrar muitos impostos nos combustíveis.
D - Chamar Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores da Galp porque o gasóleo está caro.
E - Chamar Ladrões, Gatunos e Chupistas aos senhores da Galp porque a Galp tem lucros e não os distribui pelos clientes.
F - Tornar-se sócio do ACP e andar com cartazes da ANAREC para que esta tenha direito a uma margem maior no produto que compram à Galp.
G - Falar de economia global, política nacional, chamar nomes aos senhores do Governo e ao CEO da Galp enquanto se bebe uma mini com tramoços na esplanada, virado para o Audi CDTI XPTO depois de regressar das compras.
A,B,C,D,E,F,G ou H?
William Bernstein
William Bernstein
Dilson Costa Escreveu:Vou repetir mais uma vez porque parece que não fui bem claro, a minha indignação prende-se com o desfazamento entre as subidas e as descidas, não com o resto a que referes, nem sequer me pronunciei sobre tal. Ponto assente.
Tens seguido o meu tópico, não tens?
Então já sabes que a GALP até tem respondido ligeiramente mais depressa às descidas da matéria prima do que antes respondia às subidas.
Eu não digo que a GALP não pudesse baixar 1 ou 2 centimos os combustíveis (se o fizesse, contudo, nada alteraria, as pessoas esquece-lo-iam e continuariam a reclamar como habitualmente). O estranho é que ninguém se importa em pagar 5 centimos a mais de imposto e preferem reclamar junto das petrolíferas...
E com uma data de entidades a ajudar a este "circo sem pão" que nos dão.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Obviamente não respondeste a nenhuma das questões e muito possivelmente não conheces com exactidão os valores em questão.
Não questionando sequer a arrogância e as ilações descabidas contidas nessa frase, esses dados foste tu que os atiraste, não eu, porque tais nada têm a ver com o que tenho dito.
Vou repetir mais uma vez porque parece que não fui bem claro, a minha indignação prende-se com o desfazamento entre as subidas e as descidas, não com o resto a que referes, nem sequer me pronunciei sobre tal. Ponto assente.
E para terminar, já que gostas tanto de falar em impostos, refere também que nos primeiros meses do ano o IVA era 21% e agora é 20%.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Obviamente não respondeste a nenhuma das questões e muito possivelmente não conheces com exactidão os valores em questão.
Para que não fiquem sem reposta estas questões altamente pertinentes quando se fala em jornadas aqui fica, para que fique muito claro e para que as pessoas que barafustam contra as petrolíferas fiquem assim um bocadinho mais informadas sobre o assunto de que barafustam:
Dilson, sabes quanto pagas de imposto na Gasolina?
Na gasolina pagamos 0.583 euros por litro. Sobre o preço base mais ISP acresce IVA a 20% actualmente.
Sabes qual a média do imposto na Europa dos 15?
A média na Europa dos 15 é 0.544 (fonte:Governo). A este valor acresce uma média de 19.9% de IVA.
Isto resulta em que, IVA incluído, em Portugal pagamos 5 centimos de Imposto a mais face à média da Europa dos 15.
Sabes o que o Governo tem dito (ou disse ontem) que será desejável acontecer aos combustíveis?
O Governo, por intermédio do Ministro da Economia, disse ser desejável os combustíveis baixarem rapidamente, dirigindo-se às Petrolíferas.
Sabes o que o Governo tem dito sobre o que fará ao imposto?
O Governo defende há meses que não mexerá no ISP.
Disto quase ninguém fala. Em torno da GALP já o circo é tremendo.
Olhando para a tabela e para os preços praticados por essa Europa fora, ainda tens a certeza que a tua jornada está bem direccionada se for dirigida às Petrolíferas?
Para que não fiquem sem reposta estas questões altamente pertinentes quando se fala em jornadas aqui fica, para que fique muito claro e para que as pessoas que barafustam contra as petrolíferas fiquem assim um bocadinho mais informadas sobre o assunto de que barafustam:

Na gasolina pagamos 0.583 euros por litro. Sobre o preço base mais ISP acresce IVA a 20% actualmente.

A média na Europa dos 15 é 0.544 (fonte:Governo). A este valor acresce uma média de 19.9% de IVA.
Isto resulta em que, IVA incluído, em Portugal pagamos 5 centimos de Imposto a mais face à média da Europa dos 15.

O Governo, por intermédio do Ministro da Economia, disse ser desejável os combustíveis baixarem rapidamente, dirigindo-se às Petrolíferas.

O Governo defende há meses que não mexerá no ISP.
Disto quase ninguém fala. Em torno da GALP já o circo é tremendo.
Olhando para a tabela e para os preços praticados por essa Europa fora, ainda tens a certeza que a tua jornada está bem direccionada se for dirigida às Petrolíferas?
- Anexos
-
- gasolina-impostos-agosto.PNG (28.55 KiB) Visualizado 3550 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], marketisnotefficient, PacoNasssa e 65 visitantes