Argumentos pro AT. E argumentos contra?
Dois especuladores podem tomar posições diametralmente opostas precisamente no mesmo activo e ao mesmo tempo e ambos estarem correctos e ambos ganharem dinheiro. Basta que as suas referências temporais sejam diferentes.
Ora aí está! Por isso é que não se pode falar na eficácia da AT sem se falar na gestão de risco e estratégia de negócio.
Até mesmo na personalidade do especulador.
A AT é uma ferramenta,como o martelo do artista, podes pregar um prego ou rebentar uma parede, podes martelar um bife para ficar mais tenro, ou podes mesmo dar um cacetadão num dedo e dizer que o martelo não presta!
Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Elias Escreveu:Economista33 Escreveu:Technical analysis works only because traders believe it works and act accordingly, causing the action predicted, for example, traders sell when a stock falls below its 200-day moving average
Não acredito muito nisto. Para ser franco não acredito mesmo nada.
Naturalmente porque esse argumento é falacioso pois parte do pressuposto que todos os actores do mercado tomam as suas decisões na mesma referência temporal.
Dois especuladores podem tomar posições diametralmente opostas precisamente no mesmo activo e ao mesmo tempo e ambos estarem correctos e ambos ganharem dinheiro. Basta que as suas referências temporais sejam diferentes.
A realidade é bastante mais complexa do que algumas pessoas julgam.
Abraço,
Tiago
Para os que defendem que a AT não funciona eu gostaria de lançar um desafio, indiquem-me um caso que justifique a vossa afirmação?! Não vão encontrar...
Abraços
artista
Abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Economista33 Escreveu:Technical analysis works only because traders believe it works and act
accordingly, causing the action predicted, for example, traders sell when a stock falls below its 200-day moving average
Não acredito muito nisto. Para ser franco não acredito mesmo nada.
Já fiz simulações para diversas acções e indíces usando a média de 150 ou de 200 dias (valores muito populares e referidos em muitos livros) mas também usando outros valores escolhidos por mim que não vêm referidos em manual nenhum (por exemplo 130 ou 175 dias) e os resultados são essencialmente semelhantes. Se houvesse muita gente a usar a MM200 dias, notar-se-iam determinadas reacções com essa média móvel, que não se verificariam com as restantes, mas não é isso que acontece...
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Economista33 Escreveu:Para mim que tenho um espirito cientifico, é muito pouco.
(...)
Posso ter um preconceito relativamente à AT, mas estaria completamente disposto a ultrapassar isso, se houvesse estudos que a indicassem como válida. Até agora ainda ninguém indicou um estudo que a valide. O que me propõem é que a estude.
(...)
Alguém que me explique isto. A AT não tem objectivos?
É um mero exercicio teórico? Quem a utiliza não tira conclusões sobre preços de compra e venda?
(...)
Há algum estudo sobre a validade da AT?
Na minha modesta opinião "espírito científico" é estar aberto a estudar e testar hipóteses.
Uma pessoa que afirma ter um "espírito científico" e ao mesmo tempo assume que pode ter um preconceito é, no mínimo, incongruente. O preconceito enviesa a visão da realidade e constitui um poderoso obstáculo epistemológico.
Além do mais é demasiada presunção achar que o conhecimento científico é a única forma válida de ler a realidade com objectividade. Eu, por acaso, sou um defensor do conhecimento científico e, por isso mesmo, tenho plena consciência das suas limitações e não me agrada ver este ser usado de forma fundamentalista.
O conhecimento científico dispensa ser manipulado desta forma. Pela sua própria génese ele é relativo e constantemente aberto ao contraditório.
Para finalizar não entendo (excepto por imaturidade ou provocação) por que razão insistes em fazer perguntas para as quais tu já tens a resposta que queres...
PS - Tens aqui um paper de Carol Osler do Federal Reserve Bank of New York que valida os níveis de suporte e resistência.
http://www.ny.frb.org/research/epr/00v0 ... 7osle.html
Abraço,
Tiago
Asgardd, eu disse que foi apenas um exemplo, que isto já foi debatido e que há estudos que provam que realmente pouca gente usa a AT...
De qualquer forma isso pouco interessa para o caso, como disse a AT é apenas uma ferramenta...
um abraço
De qualquer forma isso pouco interessa para o caso, como disse a AT é apenas uma ferramenta...
um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:Mas imagina que havia muita gente a usar a AT ninguém vendia num suporte e todos compravam, então como é que a cotação lá chegava?! se havia muitos compradores e não havia vendedores?! e ao contrário numa resistência todos queriam vender e ninguém comprava... enfim eu nem sou a pessoa mais indicada para te explicar isto, mas é daquelas coisa que tenho como adquiridas!
abraço
artista
Artista isso não é assim tão liquido.
Mesmo dois investidores que olham para a AT , podem ter duas interpretações distintas.
Isso de ninguém comprar nas resistências e ninguém vender num suporte é muito relativo, porque mesmo entre investidores que usam a AT isso não é assim tão dogmático como tu afirmas.
UM abraço
asgardd, nem sou eu que afirmo acho que há estudos sobre isso, a quantidade de investidores que usam AT é realmente pequena... isso já aqui foi discutido várias vezes, não sei se alguém encontra o tópico?!
Mas imagina que havia muita gente a usar a AT ninguém vendia num suporte e todos compravam, então como é que a cotação lá chegava?! se havia muitos compradores e não havia vendedores?! e ao contrário numa resistência todos queriam vender e ninguém comprava... enfim eu nem sou a pessoa mais indicada para te explicar isto, mas é daquelas coisa que tenho como adquiridas!
abraço
artista
Mas imagina que havia muita gente a usar a AT ninguém vendia num suporte e todos compravam, então como é que a cotação lá chegava?! se havia muitos compradores e não havia vendedores?! e ao contrário numa resistência todos queriam vender e ninguém comprava... enfim eu nem sou a pessoa mais indicada para te explicar isto, mas é daquelas coisa que tenho como adquiridas!
abraço
artista
artista Escreveu:asgardd Escreveu:Artista concordo basicamento com tudo o que dizes sobre AT, menos com este último ponto.
Não creio que se só uma pequeníssima minoria olhasse para a AT, que ela funcionaria melhor.
Nesse caso uma larga maioria estaria a olhar para outra ferramenta e nesse caso seria essa outra ferramenta a funcionar melhor![]()
Não, a maioria dos investidores não olha para a AT, isso já aqui foi discutido muitas vezes mas também não é o mais importante neste caso!
um abraço
artista
Em que te baseias para afirmar isso?

asgardd Escreveu:Artista concordo basicamento com tudo o que dizes sobre AT, menos com este último ponto.
Não creio que se só uma pequeníssima minoria olhasse para a AT, que ela funcionaria melhor.
Nesse caso uma larga maioria estaria a olhar para outra ferramenta e nesse caso seria essa outra ferramenta a funcionar melhor![]()
Não, a maioria dos investidores não olha para a AT, isso já aqui foi discutido muitas vezes mas também não é o mais importante neste caso!
um abraço
artista
artista Escreveu:
É exactamente o contrário, funciona melhor se menos pessoas olharem para ela...![]()
um abraço e bons negócios
artista
Artista concordo basicamento com tudo o que dizes sobre AT, menos com este último ponto.
Nesse caso uma larga maioria estaria a olhar para outra ferramenta e nesse caso seria essa outra ferramenta a funcionar melhor

Abraço
Economista33 Escreveu:Alguém que me explique isto. A AT não tem objectivos?
É um mero exercicio teórico?...
Um martelo tem objectivos, ou cada um que o utiliza é que o faz para atingir determindados objectivos? O objectivo de um martelo é pregar pregos, ou esse é um dos objectivos que um pessoa pode ter ao usá-lo?
Economista33 Escreveu:...Quem a utiliza não tira conclusões sobre preços de compra e venda?
Tira, mas duas pessoas não tiram obrigatoriamente asw mesmas conclusões, da mesma forma que duas pessoas diferentes podem usar um martelo de formas variadas... além disso, com a mesma informação técnica podem-de delinear muitas estratégias diferentes, a AT não diz para entrar nem para sair, dá apenas informações precisas (tendências, suportes, resistências, etc) cada um usa-as como bem entender...
Evidentemente que há situações tipicas em que a grande maioria dos analistas tirará as mesmas conclusões...
Economista33 Escreveu: Basicamemte fiquei com a ideia que AT é uma chachada, mas funciona quanto mais gente achar que ela funciona e a utilizar...
É exactamente o contrário, funciona melhor se menos pessoas olharem para ela...

Ou seja, eu penso que não percebes o que é nem para que serve realmente a AT

um abraço e bons negócios
artista
Paionense Escreveu:Economista33 Escreveu:There is no proof that technical analysis works
Obrigado Paionense. Era o que eu desconfiava.
Abr
espero que tenhas lido a frase a seguir
Technical analysis works only because traders believe it works and act
accordingly, causing the action predicted, for example, traders sell
when a stock falls below its 200-day moving average
Li. Basicamemte fiquei com a ideia que AT é uma chachada, mas funciona quanto mais gente achar que ela funciona e a utilizar! É uma coisa do género: eu posso não ser maluco, mas se houver um conluio contra mim com muita gente a chamar-me louco eu ainda acabo por ficar louco

Abr
- Registado: 26/6/2008 23:52
artista Escreveu:Economista33 Escreveu:There is no proof that technical analysis works
Eu gostava era que me explicassem o que é que significa a AT funcionar ou não??! Esta pergunta é um paradoxo, a AT é uma ferramenta não tem objectivos em si, por isso nunca se pode dizer que funciona ou não!
Alguém que me explique isto. A AT não tem objectivos?
É um mero exercicio teórico? Quem a utiliza não tira conclusões sobre preços de compra e venda?
Abr
Economista33 Escreveu:There is no proof that technical analysis works
Eu gostava era que me explicassem o que é que significa a AT funcionar ou não??! Esta pergunta é um paradoxo, a AT é uma ferramenta não tem objectivos em si, por isso nunca se pode dizer que funciona ou não, as pessoas que a usam é que podem ou não conseguir tirar partido dela...
Então não leram a história do martelo? o que é que significa um martelo funcionar?! Isso simplesmente não se coloca...
Quanto muito a questão pode ser qualquer coisa do género, que percentagem de investidores que usam a AT conseguem boas rentabilidades?
abraços
artista
tmms Escreveu:Applicability
Lack of evidence
Critics of technical analysis include well known fundamental analysts. For example, Peter Lynch once commented, "Charts are great for predicting the past." Warren Buffett has said, "I realized technical analysis didn't work when I turned the charts upside down and didn't get a different answer" and "If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians."[7]
Most academic studies say technical analysis has little predictive power, but some studies say it may produce excess returns. For example, measurable forms of technical analysis, such as non-linear prediction using neural networks, have been shown to occasionally produce statistically significant prediction results.[26] A Federal Reserve working paper[9] regarding support and resistance levels in short-term foreign exchange rates "offers strong evidence that the levels help to predict intraday trend interruptions," although the "predictive power" of those levels was "found to vary across the exchange rates and firms examined."
Cheol-Ho Park and Scott H. Irwin reviewed 95 modern studies on the profitability of technical analysis and said 56 of them find positive results, 20 obtain negative results, and 19 indicate mixed results: "Despite the positive evidence...most empirical studies are subject to various problems in their testing procedures, e.g., data snooping, ex post selection of trading rules or search technologies, and difficulties in estimation of risk and transaction costs. Future research must address these deficiencies in testing in order to provide conclusive evidence on the profitability of technical trading strategies."[27]
The influential 1992 study by Brock et al. which appeared to find support for technical trading rules was tested for data snooping and other problems in 1999;[28] while the sample covered by Brock et al was robust to data snooping, "..the superior performance of the best trading rule is not repeated in the out-of-sample experiment covering the period 1987-1996". Indeed, "there is scant evidence that technical trading rules were of any economic value during the period 1987-1996."
Subsequently, a comprehensive study of the question by Amsterdam economist Gerwin Griffioen concludes that: "for the U.S., Japanese and most Western European stock market indices the recursive out-of-sample forecasting procedure does not show to be profitable, after implementing little transaction costs. Moreover, for sufficiently high transaction costs it is found, by estimating CAPMs, that technical trading shows no statistically significant risk-corrected out-of-sample forecasting power for almost all of the stock market indices."[4]
These are particularly applicable to "momentum strategies"; a comprehensive 1996 review of the data and studies concluded that even small transaction costs would lead to an inability to capture any excess from such strategies.[29]
MIT finance professor Andrew Lo argues that "several academic studies suggest that...technical analysis may well be an effective means for extracting useful information from market prices.
Efficient market hypothesis
The efficient market hypothesis (EMH) contradicts the basic tenets of technical analysis by stating that past prices cannot be used to profitably predict future prices. Thus it holds that technical analysis cannot be effective. Economist Eugene Fama published the seminal paper on the EMH in the Journal of Finance in 1970, and said "In short, the evidence in support of the efficient markets model is extensive, and (somewhat uniquely in economics) contradictory evidence is sparse."[31] EMH advocates say that if prices quickly reflect all relevant information, no method (including technical analysis) can "beat the market." Developments which influence prices occur randomly and are unknowable in advance.
Technicians say that EMH ignores the way markets work, in that many investors base their expectations on past earnings or track record, for example. Because future stock prices can be strongly influenced by investor expectations, technicians claim it only follows that past prices influence future prices.[32] They also point to research in the field of behavioral finance, specifically that people are not the rational participants EMH makes them out to be. Technicians have long said that irrational human behavior influences stock prices, and that this behavior leads to predictable outcomes.[33] Author David Aronson says that the theory of behavioral finance blends with the practice of technical analysis:
By considering the impact of emotions, cognitive errors, irrational preferences, and the dynamics of group behavior, behavioral finance offers succinct explanations of excess market volatility as well as the excess returns earned by stale information strategies.... cognitive errors may also explain the existence of market inefficiencies that spawn the systematic price movements that allow objective TA [technical analysis] methods to work.
EMH advocates reply that while individual market participants do not always act rationally (or have complete information), their aggregate decisions balance each other, resulting in a rational outcome (optimists who buy stock and bid the price higher are countered by pessimists who sell their stock, which keeps the price in equilibrium).[34] Likewise, complete information is reflected in the price because all market participants bring their own individual, but incomplete, knowledge together in the market.[34] The vast majority of academic papers find that technical trading rules, after consideration for trading costs, are not profitable, thus confirming EMH.
Random walk hypothesis
The random walk hypothesis may be derived from the weak-form efficient markets hypothesis, which is based on the assumption that market participants take full account of any information contained in past price movements (but not necessarily other public information). In his book A Random Walk Down Wall Street, Princeton economist Burton Malkiel said that technical forecasting tools such as pattern analysis must ultimately be self-defeating: "The problem is that once such a regularity is known to market participants, people will act in such a way that prevents it from happening in the future."[36] In a 1999 response to Malkiel, Andrew Lo and Craig McKinlay collected empirical papers that questioned the hypothesis' applicability[37] that suggested a non-random and possibly predictive component to stock price movement, though they were careful to point out that rejecting random walk does not necessarily invalidate EMH.
Technicians say the EMH and random walk theories both ignore the realities of markets, in that participants are not completely rational (they can be greedy, overly risky, etc.) and that current price moves are not independent of previous moves.[18][38] Critics reply that one can find virtually any chart pattern after the fact, but that this does not prove that such patterns are predictable. Technicians maintain that both theories would also invalidate numerous other trading strategies such as index arbitrage, statistical arbitrage and many other trading systems.
Fonte: Wikipedia ( http://en.wikipedia.org/wiki/Technical_analysis )
Mais um pequeno contributo para este tema.
Abraço,
Tiago
Olá Economista33,
Todas as minhas posições (mais de 93% são daytrade) são abertas/fechadas com recurso exclusivo à AT. Acho a AF importante mas apenas em termos de longo prazo.
Se a AT funciona? A minha opinião é que sim mas que muito mais importante que a AT é a gestão de risco e dinheiro.
A AT permite-me estar certo muito mais do que 50% das vezes (neste momento ronda os 75%!) mas devido a técnicas cada vez mais eficazes de gestão de risco e dinheiro a taxa de sucesso é de cerca de 50%.
Se a AT não funcionasse a probabilidade de estar certo teria de tender para 50%, o mesmo que atirar uma moeda ao ar. O que acontece é um compromisso entre a análise que fazes do mercado e o risco que estás disposto a correr. Neste compromisso estou cada vez mais disposto a errar mais correndo menos risco (o que baixa a taxa de sucesso conseguida com a AT) do que correr mais risco estando certo mais vezes (3 em cada 4, aproximadamente).
Tenho alguns dados de tranding disponível em http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ticos.html
Abraço,
Tiago
Economista33 Escreveu:There is no proof that technical analysis works
Todas as minhas posições (mais de 93% são daytrade) são abertas/fechadas com recurso exclusivo à AT. Acho a AF importante mas apenas em termos de longo prazo.
Se a AT funciona? A minha opinião é que sim mas que muito mais importante que a AT é a gestão de risco e dinheiro.
A AT permite-me estar certo muito mais do que 50% das vezes (neste momento ronda os 75%!) mas devido a técnicas cada vez mais eficazes de gestão de risco e dinheiro a taxa de sucesso é de cerca de 50%.
Se a AT não funcionasse a probabilidade de estar certo teria de tender para 50%, o mesmo que atirar uma moeda ao ar. O que acontece é um compromisso entre a análise que fazes do mercado e o risco que estás disposto a correr. Neste compromisso estou cada vez mais disposto a errar mais correndo menos risco (o que baixa a taxa de sucesso conseguida com a AT) do que correr mais risco estando certo mais vezes (3 em cada 4, aproximadamente).
Tenho alguns dados de tranding disponível em http://os-mercados-financeiros.blogspot ... ticos.html
Abraço,
Tiago
Para mim o maior argumento a favor da AT é o mesmo que o maior argumento anti-AT.
A análise técnica reflecte o estado de espirito dos investidores, analisando esse estado de espirito consegue-se prever tendências a não ser que algo faça alterar esse mesmo sentimento. Ora todos nós sabemos que o optimismo/pessimismo que existe no mercado é muitas vezes exagerado e que leva a cotações que não de nada comportáveis com a análise fundamental.
Muitos diziam que estava uma bolha nas .com em 99 e em 2000 mas faria sentido entrar curto nessa altura apesar de estarem correctos? Alguém conseguiria entrar curto em 99 e dormir durante dois anos sabendo que estava a perder uma pipa de massa apesar de mais tarde ter ido buscar tudo?
Também no imobiliário já em 2006 se falava na bolha... mas alguém que andasse a shortar as financeiras por essa altura ainda tinha muito que sofrer até as ver descer apesar de obviamente ter sido uma aposta ganhadora no longo prazo.
Não há nada como a AF para determinarmos o que esperamos do mercado e depois usar a AT para fazer o timing do mercado.
A análise técnica reflecte o estado de espirito dos investidores, analisando esse estado de espirito consegue-se prever tendências a não ser que algo faça alterar esse mesmo sentimento. Ora todos nós sabemos que o optimismo/pessimismo que existe no mercado é muitas vezes exagerado e que leva a cotações que não de nada comportáveis com a análise fundamental.
Muitos diziam que estava uma bolha nas .com em 99 e em 2000 mas faria sentido entrar curto nessa altura apesar de estarem correctos? Alguém conseguiria entrar curto em 99 e dormir durante dois anos sabendo que estava a perder uma pipa de massa apesar de mais tarde ter ido buscar tudo?
Também no imobiliário já em 2006 se falava na bolha... mas alguém que andasse a shortar as financeiras por essa altura ainda tinha muito que sofrer até as ver descer apesar de obviamente ter sido uma aposta ganhadora no longo prazo.
Não há nada como a AF para determinarmos o que esperamos do mercado e depois usar a AT para fazer o timing do mercado.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Re: Argumentos pro AT. E argumentos contra?
Crómio Escreveu:Um dia uma virgem disse-me que o sexo não lhe dava prazer nenhum, eu respondi-lhe, mas como é que te pode dar prazer se nunca experimentaste?
Ela respondeu, primeiro demonstra-me que eu gosto, depois talvez o experimente.
Enfim... a vontade de lhe tentar mostrar o prazer desfez-se, talvez ela seja mesmo uma santa e devesse ir em missão, não vou conspurcar uma alma tão pura e inocente...
...

Essa faz-me lembrar uma piada do meu irmão quando era criança.

- Mano gostas daquele gelado?
- Gosto. è tão bom!
- Como é que sabes?
- Já vi comer e era bom

....ou ainda uma coisa mais esotérica...
Não negue à partida uma ciência que desconhece
Abraço
JP
Um dia uma virgem disse-me que o sexo não lhe dava prazer nenhum, eu respondi-lhe, mas como é que te pode dar prazer se nunca experimentaste?
Enfim... a vontade de lhe tentar mostrar o prazer desfez-se, talvez ela seja mesmo uma santa e devesse ir em missão, não vou conspurcar uma alma tão pura e inocente...
...
...
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Economista33 Escreveu:Posso ter um preconceito relativamente à AT, mas estaria completamente disposto a ultrapassar isso, se houvesse estudos que a indicassem como válida. Até agora ainda ninguém indicou um estudo que a valide. O que me propõem é que a estude.
Seria como se eu quisesse saber a validade da astrologia e me mandassem para um astrólogo.
Mas tudo bem, amigos na mesma.
Como é que se prova que um martelo funciona?! Evidentemente já observámos alguém a fazer uso do mesmo para executar algumas tarefas ou fizémos nós próprios uso do mesmo...
A AT é a mesma coisa, é uma ferramenta que pode ser usada de muitas formas e, se bem utilizada, pode ajudar-nos a cumprir as tarefas a que nos propomos, neste caso, ganhar dinheiro...
Não podem é ver na AT uma coisa mecânica que funciona sempre da mesma forma, com todos os títulos em todas as situações... da mesma forma que o uso de um martelo também tem de ser adaptado á finalidade pretendida, ao material que estamos a trabalhar, ás condições envolventes, etc!
Imaginemos que usamos uma martelo metálico para bater em chapa numa situação em que não podemos fazer muito barulho, evidentemente que a coisa não vai resultar. E a culpa é do martelo?!
Se, no gráfico de um título qualquer, observamos um suporte importante a ser quebrado e mantemos posições longas, não activamos um stop, nem entramos curto!? Perdemos dinheiro e a culpa é da AT?!
A AT não é uma bola de cristal é apenas uma ferramenta, pode ser usada de infinitas formas, o que faz a diferença é a nossa estratégia, seja ela apoiada na AT na AF ou na AAC (analise ao calhas)...
Já agora deixo mais uma vez um artigo que escrevi sobre a ilusão que muitos têm sobre a AT http://sobe-e-desce.blogspot.com/2008/0 ... a-e-o.html
abraços
artista
Tenho a forte convicção de que a Bolsa é um jogo.
Como jogo tem N variáveis independentes que os jogadores não controlam, embora tentem prever tendências por análise estatistica.
Comparo a AT às aulas de condução. Aprendemos as regras e o comportamento adequado a seguir mas nada impede que sejamos abalroados num cruzamento no qual até tinhamos prioridade...
Cumprimentos.
Como jogo tem N variáveis independentes que os jogadores não controlam, embora tentem prever tendências por análise estatistica.
Comparo a AT às aulas de condução. Aprendemos as regras e o comportamento adequado a seguir mas nada impede que sejamos abalroados num cruzamento no qual até tinhamos prioridade...
Cumprimentos.
Uma bacorada qualquer que não sei bem o que significa mas que fica bem como assinatura
Encontrei o tal estudo, deixo em anexo
- Anexos
-
Análise Técnica - Sorte ou Realidade.pdf
- (389.03 KiB) Transferido 332 Vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, acintra, Conservador, danielme1962, Dar Adal, fosgass2020, Google [Bot], iniciado1, joao garcao, latbal, macau5m, malakas, Manchini888, Massao1, maturidade, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, TheKuby e 222 visitantes