Conclusão do estudo da Autoridade da Concorrência
carf2007 Escreveu:Caro MarcoAntonio era mesmo isso que ele queria transmitir ... no entanto, se vamos ter em conta o custo medio dos combustiveis na europa, tambem devemos ter em conta os ordenados medios na europa,
Não, não devemos. Porque não é nada que tenha a ver com isso que está a ter um impacto relevante na diferença. Quanto muito tem um impacto marginal de um ou dois cêntimos e não é essa diferença que faz as pessoas protestarem.
Por essa ordem de ideias também tinhamos a AdC a investigar os stands de automóveis porque afinal, entre IVA e IA é uma diferença de preço enorme entre Portugal e Espanha. E pela mesmíssima ordem de razões.
E daí ainda podiamos passar a qualquer outro sector de actividade porque só em IVA temos uma diferença que se arrasta à esmagadora maioria de produtos que é de 5%...
Acontece que nada disso tem que ver com a Autoridade da Concorrência.
Se querem fazer pressão sobre alguém, esse alguém seria o Governo. E digo "seria" porque não é o Governo/Estado sozinho que vai resolver o problema de fundo...
Se vamos discutir aquilo que estás a propor, também temos de comparar os índices de produtividade porque é outro aspecto pertinente (embora aqui já estejamos num debate muito mais alargado, mas que efectivamente tem implicações naquilo que estás a pretender discutir: preços semelhantes mas qualidades de vida diferentes).
E portanto, quando vamos analisar isto de uma forma mais global, a culpa também não é só do Governo, é afinal de todos nós, das empresas e dos consumidores.
Porque isto de termos impostos alinhados com a Europa (e por vezes até mais altos) mas ganharmos menos e termos pior qualidade de vida... não é de agora nem se passa apenas nos combustíveis!
carf2007 Escreveu:e assim facilmente chegamos à conclusão (penso que não é necessario colocar numeros) de que somos dos que "mais caro" pagam pelos combustiveis na Europa.
Segundo essa perspectiva, sim. E não apenas os combustíveis mas muito mais coisas...
Se assim não fosse, não estavamos na cauda da Europa.
Isso é o resultado e o reflexo da situação económica do país e como esta se compara com o resto da Europa e não a causa.
Como é que se resolve isso?
Trabalhando mais, produzindo mais e melhor, exportando mais, etc...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se era isto então estava a (tentar) transmitir uma mensagem que é correcta...
Caro MarcoAntonio era mesmo isso que ele queria transmitir ... no entanto, se vamos ter em conta o custo medio dos combustiveis na europa, tambem devemos ter em conta os ordenados medios na europa, e assim facilmente chegamos à conclusão (penso que não é necessario colocar numeros) de que somos dos que "mais caro" pagam pelos combustiveis na Europa.
Mas pronto, como diz o ditado "quem não estiver satisfeito que se mude" , pena que não me dou muito bem com o frio senão mudava-me para a Noruega, Ordenado medio 5000€ gasolina a 1,50€ (Dentro da media europeia) quem viu a reportagem no outro dia viu que :
1 casal ganha em media 10000€ , depois das despesas (3000€) ficam com 7000€ para gastar no que quiserem, normalmente teem 2 casas na Noruega, 1 no sul da europa , 2 carros e 1 barco ... enfim ...
Aliás, retomo o que já surgiu durante o dia nas notícias de hoje:
Não sei se no telejornal foi dito de uma forma diferente ou não, para transmitir a mesma ideia, mas insisto que isto está correcto. Nós já o tinhamos constatado e demonstrado há bastante tempo aqui no forum, muito antes de qualquer estudo da AdC.
No entanto o ruído vai continuar em torno deste assunto porque as pessoas simplesmente não vão aceitar os factos tal como eles são.
Há que encontrar um bode espiatório "fácil" para a revolta que as pessoas sentem pelos preços altos dos combustíveis. E não só os consumidores como Anarec e outros que tais que só têm ajudado ao ruído e à desinformação.
Entendo as dificuldades quer de finanças pessoais quer de finanças empresariais, as dificuldades que as pessoas e as empresas passam pelos custos elevados do crude. Mas a desinformação não ajuda ninguém, é um engano e terá resultados paupérrimos...
Toda esta pressão (despropositada) sobre a GALP tem sido um puro desperdício de Energia. É apontar as baterias no sentido errado, é apontar as baterias para quem não tem praticamente nenhuma responsabilidade no estado actual das coisas.
Mas por mais que se insista nisto, parece-me que a generalidade das pessoas, das organizações e até de alguns partidos políticos vai continuar "a bater para o mesmo lado"...
Para o presidente da AdC, "não é Portugal que tem impostos mais elevados do que Espanha, é Espanha que tem impostos mais baixos do que a Europa".
Não sei se no telejornal foi dito de uma forma diferente ou não, para transmitir a mesma ideia, mas insisto que isto está correcto. Nós já o tinhamos constatado e demonstrado há bastante tempo aqui no forum, muito antes de qualquer estudo da AdC.
No entanto o ruído vai continuar em torno deste assunto porque as pessoas simplesmente não vão aceitar os factos tal como eles são.
Há que encontrar um bode espiatório "fácil" para a revolta que as pessoas sentem pelos preços altos dos combustíveis. E não só os consumidores como Anarec e outros que tais que só têm ajudado ao ruído e à desinformação.
Entendo as dificuldades quer de finanças pessoais quer de finanças empresariais, as dificuldades que as pessoas e as empresas passam pelos custos elevados do crude. Mas a desinformação não ajuda ninguém, é um engano e terá resultados paupérrimos...
Toda esta pressão (despropositada) sobre a GALP tem sido um puro desperdício de Energia. É apontar as baterias no sentido errado, é apontar as baterias para quem não tem praticamente nenhuma responsabilidade no estado actual das coisas.
Mas por mais que se insista nisto, parece-me que a generalidade das pessoas, das organizações e até de alguns partidos políticos vai continuar "a bater para o mesmo lado"...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carf2007 Escreveu:Eu acabei de ouvir no Telejornal da RTP1 uma frase ( já não me lembro se era alguem do governo ou da autoridade da concorrencia ) que me deixou muito mais calmo e esperançado :
"Portugal não tem gasolina mais cara que Espanha, Espanha é que tem gasolina mais barata que Portugal"
Obrigado. Sinto-me muito melhor.



Paulo Moreira
carf2007 Escreveu:Eu acabei de ouvir no Telejornal da RTP1 uma frase ( já não me lembro se era alguem do governo ou da autoridade da concorrencia ) que me deixou muito mais calmo e esperançado :
"Portugal não tem gasolina mais cara que Espanha, Espanha é que tem gasolina mais barata que Portugal"
Obrigado. Sinto-me muito melhor.
Bom, se alguém disse isso (não sei quem foi e só posso especular), das duas uma: ou estava a brincar com quem o escuta ou queria transmitir outra ideia que é válida e correcta, que é a seguinte:
Portugal tem preços na gasolina e no gasóleo que estão em linha com a média europeia (está ligeiramente acima da média num e perfeitamente na média no outro). Nesse ponto de vista, Portugal não tem combustíveis caros, tem combustíveis ao preço normal no contexto Europeu.
Já a Espanha tem combustíveis baratos no contexto Europeu, sendo o segundo ou terceiro país da Europa dos 15 com a taxação mais baixa.
Não sei exactamente o que essa pessoa queria transmitir mas possivelmente era isto. Se era isto então estava a (tentar) transmitir uma mensagem que é correcta...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
silvaxico Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Se alguem me conseguir dar um exemplo em que a autoridade da concorencia actua agradecia sff.
Um exemplo engraçado é o dos computadores do programa e-escola. Todas as operadoras têm ofertas exactamente iguais!...
Isto é que é verdadeira concorrência...
Pois aí a falta de concorrência penso que é mesmo propositada e terá a ver com as licenças de redes 3ª geração UMTS
Falta de concorrência é todos os "cafés" de uma zona venderem o dito produto ao mesmo preço, as padarias venderem o pão ao mesmo preço, etc.
Eu cá, meto Gasóleo GALP a menos 15 cents:
5 cents 200 pts do cartão fast
5 cents do amigo Belmiro
5 cents para gastar na loja do Belmiro.
e para aí... mais 5 cents de tirar o pé do acelerador

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Eu acabei de ouvir no Telejornal da RTP1 uma frase ( já não me lembro se era alguem do governo ou da autoridade da concorrencia ) que me deixou muito mais calmo e esperançado :
"Portugal não tem gasolina mais cara que Espanha, Espanha é que tem gasolina mais barata que Portugal"
Obrigado. Sinto-me muito melhor.
"Portugal não tem gasolina mais cara que Espanha, Espanha é que tem gasolina mais barata que Portugal"
Obrigado. Sinto-me muito melhor.
Re: Mas queriam milagres?
domhenri Escreveu:...
O paradoxo deste país de idiotas
...
Ele ha frases que nos fazem sentir estrangeiros (se nao formos), e levantam o Ego Lusitano aas alturas cosmicas.
Eh paa !! Desde que o tinto nao aumente... ninguem se vai chatiar !


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Mas queriam milagres?
A unica maneira de poupar nos gastos em gasolina ou gasoleo é andarem a pé, como fazem os que vão a Fátima.
Os impostos são altos? E não querem ter autoestradas em todo o País, via directa da Marmeleira a Lisboa? E quem julga que pagará?
Eu até acho que os impostos são baixos. A Gasolina devia era ser 3€ por litro, para ver se começavam a andar de transposrtes publicos.
O paradoxo deste país de idiotas é que temos a gasolina mais cara que Espanha, os carros são também mais caros (a diferença pode chegar a 35%, um Toyota RAV4 é 48.000 para o tuga 30.000 para o espanhol, por exemplo), MAS...
temos mais carros (per capita) que os espanhóis. E os salários são mais baixos em média (e muito...). ENtão como é? Querem ter vicios e não querem pagar? Querem ir ao café de carro, em vez de andar os 500 metros de distancia, e não querem pagar?
GASOLINA PARA 3€, já!!!!!
Os impostos são altos? E não querem ter autoestradas em todo o País, via directa da Marmeleira a Lisboa? E quem julga que pagará?
Eu até acho que os impostos são baixos. A Gasolina devia era ser 3€ por litro, para ver se começavam a andar de transposrtes publicos.
O paradoxo deste país de idiotas é que temos a gasolina mais cara que Espanha, os carros são também mais caros (a diferença pode chegar a 35%, um Toyota RAV4 é 48.000 para o tuga 30.000 para o espanhol, por exemplo), MAS...
temos mais carros (per capita) que os espanhóis. E os salários são mais baixos em média (e muito...). ENtão como é? Querem ter vicios e não querem pagar? Querem ir ao café de carro, em vez de andar os 500 metros de distancia, e não querem pagar?
GASOLINA PARA 3€, já!!!!!
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!
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Lion_Heart Escreveu:Se alguem me conseguir dar um exemplo em que a autoridade da concorencia actua agradecia sff.
Um exemplo engraçado é o dos computadores do programa e-escola. Todas as operadoras têm ofertas exactamente iguais!...
Isto é que é verdadeira concorrência...
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Lion_Heart Escreveu:Se alguem me conseguir dar um exemplo em que a autoridade da concorencia actua agradecia sff.
Ainda sobre isto, penso que este quadro está mais completo.
Desde 2004 até agora ascende a mais de 86 milhões de euros de coimas relativas a práticas restritivas da concorrência:
http://www.concorrencia.pt/proc_dec/prc.asp
E curiosamente, tem vindo a aumentar (perto de metade desse valor foi o ano passado, 2007).
E quase tudo por uma coima aplicada à PT de 38 milhões de euros (deduzo que o processo está nos tribunais mas o que estava em questão era a AdC).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Branc0 Escreveu:Aqui discordamos... não é por os estados europeus, em média, roubarem muito que se torna válido que o nosso também roube.
Isso não tem nada que ver com a Autoridade da Concorrência.
Vê o que eu digo acima (e já noutros tópicos passados) sobre a questão da taxação.
Branc0 Escreveu:O nosso problema é que o nosso estado se enche com o dinheiro de quem trabalha em tudo o que pode (se fosse só no petroleo era uma maravilha), se os outros também fazem isso... bom, com o mal dos outros posso eu bem.
Para a generalidade dos Estados Europeus a taxação dos combustíveis é uma via de receita muito importante e muito eficaz, uma espécia de garantia de que recebem aqueles montantes tão importantes para o Orçamento de Estado.
Poderia o Estado optar por outras formas de receita?
Poderia, mas esta funciona. É eficaz. Porquê arriscar? Porquê criar novos impostos e transportar esta receita para outra via mais incerta? Esta chega a quase toda a gente porque quase toda a gente se desloca...
Agora, há uma questão no valor a cobrar. Pela Europa fora há algumas diferenças. Eu acho que fazia bastante sentido aproximarmos os nossos valores ao Espanhol, por uma questão de equilibrio social e até para evitar a fuga de muito consumo, capital e receitas fiscais para Espanha que é o que está a ocorrer neste momento.
É como vejo a questão.
Agora, tudo isto nada tem que ver com a Autoridade da Concorrência.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Como também já aqui foi explicado n vezes, se fossemos vizinhos da Holanda ou da Dinamarca, não se dava nem metade do alarido. O facto de sermos vizinhos da Espanha, como já foi aqui explicado n vezes, dá-nos uma percepção diferente de como realmente se situam os nossos preços no panorama europeu!
Aqui discordamos... não é por os estados europeus, em média, roubarem muito que se torna válido que o nosso também roube.
O nosso problema é que o nosso estado se enche com o dinheiro de quem trabalha em tudo o que pode (se fosse só no petroleo era uma maravilha), se os outros também fazem isso... bom, com o mal dos outros posso eu bem.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
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Mas também devo dizer (embora isto já não tenha nada que ver com a Autoridade da Concorrência) que defendo que devia haver uma maior harmonização com a taxação espanhola e que provavelmente isso servia melhor o interesse do país, pois com a fuga de abastecimentos para Espanha que supõe-se já bastante significativa (há alguns números por aí e ainda há dias passou aqui um post/artigo que abordava essa questão) o próprio Estado está a perder bastante em IVA, ISP e IRC.
Não só em combustível mas também em consumo indirecto de outros produtos que passa também a ser realizado em Espanha por arrasto.
Não só em combustível mas também em consumo indirecto de outros produtos que passa também a ser realizado em Espanha por arrasto.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Lion_Heart Escreveu:Se alguem me conseguir dar um exemplo em que a autoridade da concorencia actua agradecia sff.
Telecomunicações?
Banca?
Petroliferas?
Retalho?
Ou a tua definição de actuar é obrigar as empresas a baixar os preços? É que isso é lá mais para cuba e nem precisas de nenhuma AdC
Be Galt. Wear the message!
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Lion_Heart Escreveu:Se alguem me conseguir dar um exemplo em que a autoridade da concorencia actua agradecia sff.
Vários exemplos:
http://www.concorrencia.pt/decisoes_jud ... efault.asp
Aqui estava em questão os combustíveis. E as conclusões a que a AdC chegou já nós aqui tinhamos descoberto e demonstrado no Forum...
Agora, as pessoas não querem acreditar nisso. Custa-lhes pagar a gasolina e o gasóleo cada vez mais caro e precisam de um bode espiatório e de um alvo "fácil" de revolta. Esse alvo "fácil" é a GALP, que se transformou numa espécie de papão que supostamente se anda a aproveitar dos portugueses e a quem é preciso fazer boicotes.
Lá está novamente o alvo fácil da revolta.
É preciso boicotar alguém. Quem? O que é mais fácil?
A GALP...
Como também já aqui foi explicado n vezes, se fossemos vizinhos da Holanda ou da Dinamarca, não se dava nem metade do alarido. O facto de sermos vizinhos da Espanha, como já foi aqui explicado n vezes, dá-nos uma percepção diferente de como realmente se situam os nossos preços no panorama europeu!
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Camisa Roxa Escreveu:majomo Escreveu:Então só interessa a média para os combustíveis?
Será que os nossos salários, assim como o custo de vida, também estão perto da média europeia?
sim, só interessa para a média...
1º pq não é por nos desculparmos de termos salários baixos que nos vendem o petróleo mais barato
2º porque mesmo que a Galp descobrisse 1 mar de petróleo porque é que nos ia vender a nós a mais barato se o podia vender mais caro no estrangeiro?
Então para ti, o único factor a ter em conta no preço final dos combustíveis é o petróleo...
Não há transporte, refinação, mão de obra,...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
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-Não posso transformar um lucro em perda
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-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
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Se alguem me conseguir dar um exemplo em que a autoridade da concorencia actua agradecia sff.
Era bom era, uma adc actuar neste País , ainda não vi nenhuma .
Alias uma das ultimas foi aquando da fusao bcp/bpi em que um dos remedios era vender 60 balcões! essa era para rir , um banco com mais de 40% do mercado 1500 balcões , vender 60! so por ca mesmo!
Era bom era, uma adc actuar neste País , ainda não vi nenhuma .
Alias uma das ultimas foi aquando da fusao bcp/bpi em que um dos remedios era vender 60 balcões! essa era para rir , um banco com mais de 40% do mercado 1500 balcões , vender 60! so por ca mesmo!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
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Já tive alguns debates sobre os boicotes à galp e a indignação toda sobre os preços da galp... mas as pessoas não percebem... por muito que isto tudo seja óbvio.
A margem de lucro da galp em relação ao preço final, é bastante pequena quando comprarada com quase todos os negócios que por aí existem. E eles gerem um negócio, não é a santa casa.
A margem de lucro da galp em relação ao preço final, é bastante pequena quando comprarada com quase todos os negócios que por aí existem. E eles gerem um negócio, não é a santa casa.
Cumprimentos
majomo Escreveu:Então só interessa a média para os combustíveis?
Será que os nossos salários, assim como o custo de vida, também estão perto da média europeia?
sim, só interessa para a média...
1º pq não é por nos desculparmos de termos salários baixos que nos vendem o petróleo mais barato
2º porque mesmo que a Galp descobrisse 1 mar de petróleo porque é que nos ia vender a nós a mais barato se o podia vender mais caro no estrangeiro?

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
majomo Escreveu:Curioso...
Então só interessa a média para os combustíveis?
Será que os nossos salários, assim como o custo de vida, também estão perto da média europeia?
E os custos de venda dos combustíveis, também estão dentro da média?
Pergunta ao autor do estudo. Eu só cito o que ele referiu.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Não é por nada, mas este estudo vem sustentar tudo o que eu e mais algumas pessoas têm defendido aqui no Forum relativamente a esta questão. Francamente, se era preciso tanto alarido com este assunto...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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