Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - novo tópico para novo Ano

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 20/2/2008 22:59

Olá,

Assim de repente tens o http://www.forexcenter.net, mas o melhor é por exemplo abrires uma conta demo no Oanda.com ou instalares uma demo do GoBullng ou do Best. Acho que as duas últimas, para Fx são em tempo real. A Oanda é realtime.

Claro que os outros forexianos mais experientes terão outras sugestões, ou não. :lol:

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Algarvio__ » 20/2/2008 22:46

Alguem me pode dizer onde posso ver as cotaçoes do Forex, nomeadamente EUR/USD em tempo real?

Muito obrigado

Registado: 9/12/2007 12:36

por tiagopt2 » 20/2/2008 22:27

Boa noite.

Gostaria de fazer uma pergunta, agradeço a quem me puder responder. Como poderá ser influenciado o dólar se a escalada dos preços de petróleo continuar?

Embora eu não negoceie em forex, de momento estou 100% investido em dólares e a supremacia do Euro face a este preocupa-me. Agradecia um esclarecimento :lol:

Abraço e BN

Registado: 24/11/2007 23:02

por djovarius » 20/2/2008 15:03

Bem, e quando a incerteza e o medo aumentam, liquidam-se os "carry trades", como já é hábito. Já estão anuladas as subidas desta semana no EUR/USD, que tem pequeno suporte em 1.4610 - não muito significativo, diga-se.

Os dados de hoje nos EUA não são surpresas mas deixam o FED entre a espada e a parede.
Há a necessidade de continuar a estimular a Economia via política monetária, tentando ao mesmo tempo a estabilização dos mercados.
Ao mesmo tempo...
Os preços continuam em alta, começam a espalhar-se os efeitos da elevada liquidez.
A taxa de juro real está cada vez mais negativa.

Assim sendo, acredito que o FED ainda poderá baixar os juros, mas já numa escala muito pequena.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por djovarius » 20/2/2008 14:02

Pois é, caros amigos,

Hoje está mesmo a ser a antítese de ontem.
Lá está o que eu queria dizer. Isto não é a auto-estrada do sul, isto está mais parecido com as curvas de Odeceixe (para quem não conhece é uma micro versão da famosa estrada da Birmânia).
O mercado está muito indeciso, pelo que tudo o que ontem subia, hoje está em queda.
O EUR perde para as principais e volta abaixo de 1.47 face ao USD - terreno neutro.

Praticamente estamos todos de acordo. Só resta acrescentar que continua a não dar certo uma possível entrada longa ou curta a pensar em médio prazo, tanto no EUR/USD como em outros pares e cross rates.

Mas em relação ao nosso par, eu diria que em breve vai deixar as curvas e entrar numa estrada melhor.
Considero que abaixo de 1.4530, podemos dar crédito aos ursos e acima de 1.4755 - 80, bateremos palmas aos touros. Para já, entradas precipitadas é o mesmo que dar alimento aos "elefantes" que andam sempre por aí.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Jack » 20/2/2008 13:49

Update à Cunha Ascendente em velas de 3 horas e de 5 minutos.
Anexos
Capture1.JPG
Capture1.JPG (216.67 KiB) Visualizado 3796 vezes
Capture2.JPG
Capture2.JPG (201.61 KiB) Visualizado 3789 vezes

Registado: 2/10/2005 12:32

por Branc0 » 20/2/2008 13:29

Matthew.Foster-Smith@Thomson.com Escreveu:German Landesbank Headlines Weigh On Euro London, February 20. Headlines from the head of the German state of North-Rhine Westphalia that the country"s regional banks were in crisis are drawing some attention. After an increase in recent write-down speculation the German industry is back in the spotlight with the Cassandra-esque comments weighing on the Euro.

Juergen Ruettgers has called on the federal German government in Berlin to play a part in the restructuring of the country's state-sponsored banks.
EUR/USD has dipped into the 1.46"s on the news with stops below 1.4690 now being triggered to accelerate the move lower.

Acho que vamos testar a LTA ...
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por kpt » 19/2/2008 20:50

Concordo contigo djovarius mas creio que um restest aos 1,49 mesmo que falhe não deita por água abaixo a hipótese de os vir a romper a curto prazo, isto se o triângulo de tendência ascendente se mantiver válido.

Repare-se que o famoso triplo topo não fez com que a tendência se invertesse e houve novamente um higher low, daí que fosse possível começar a traçar precisamente o triângulo ascendente com 3 toques.

Em relação à crise de crédito e elevada liquidez, na minha opinião a não existência de maiores problemas na crise de crédito, poderá ser uma faca de dois gumes. Por um lado o fim da crise de crédito e a elevada liquidez faria com que mais dinheiro entrasse no mercado e assim assistiríamos a um rally tanto nos equities como possivelmente nas commodities. No entanto, por outro lado, o final da crise de crédito, sendo que esta teve origem nos USA, poderia fazer com que o USD ganhasse novamente confiança e a atenção dos investidores.

Muito irá novamente depender dos próximos movimentos da FED e o BCE bem como dos próximos resultados das financeiras e indicadores macro-económicos.

Registado: 11/5/2007 23:19

EURUSD

por Jack » 19/2/2008 20:46

Um pequeno update ao EURUSD:

- o trading range ainda não foi quebrado, tendo o par desenvolvido numa cunha ascendente.

- caso esta cunha ascendente seja activada, tecnicamente fica-se com um target que ao ser atingido provoca a activação do target do trading range.

- hoje foi feito o retest à LTA quebrada há duas semanas atrás.
Anexos
EURUSD - Cunha Ascendente.JPG
EURUSD - Cunha Ascendente.JPG (218.53 KiB) Visualizado 3880 vezes

Registado: 2/10/2005 12:32

por djovarius » 19/2/2008 20:21

Essa é a minha ideia. Estes dias estão a ser conclusivos e quer-me parecer que estamos a chegar a algum lado. Há liquidez no mercado, sem sombra de dúvida para dar azo a um movimento seguro neste mercado, a exemplo do que vemos nas "commodities" em larga escala.
Como tenho dito, a ideia do teste a 1.49xx no EUR/USD parece ganhar fôlego, sendo que isto pode ser decisivo, pois se o teste ocorrer e for mal sucedido para o EUR, lá teremos uma nova onda de depreciação que pode bem ser mais pronunciada.

Mas, tecnicamente e fundamentalmente há condições para uma apreciação do EUR/USD acima de 1.50, consistente com o Ouro acima de 1.000 USD e o petróleo acima de 100 USD, bem como altas accionistas. Recordo: a liquidez global está a níveis historicamente elevados - recorde absoluto.
Havendo confiança de que os mercados poderão estabilizar e de que não haverá maiores problemas na crise do crédito, então teremos boas hipóteses de vermos o cenário acima acontecer rapidamente. E estou a falar ainda do primeiro trimestre. Atenção, que isto não é uma auto-pista, mas um caminho com lombas, daí que a distracção não é uma opção.

Abraço

djovarius

por kpt » 19/2/2008 19:36

Há já alguns meses que o EUR/USD não tinha uma tendência tão definida e calma, no que toca a curto prazo, como esta a que estamos a assistir. Pode dever-se naturalmente à acalmia generalizada nos mercados apesar de em termos fundamentais o USD não ter muito por onde escapar à desvalorização. Em termos técnicos esta tendência ascendente tem vindo de um forma generalizada a testar os retracements de Fibonacci e neste momento, a avaliar pela tendência, é provável que venha testar os 1,4670/90, afim de revalidar a linha de suporte ascendente. Até que algo em termos fundamentais possa inverter esta situação creio que o restest aos 1,4960 será de novo o objectivo e quem sabe não será desta que rompe. Veremos...

Obrigado a todos pelos posts anteriores,
Abraço e bons negócios!

por djovarius » 19/2/2008 11:53

Bom dia a todos,

À medida que escrevo, noto uma subida generalizada do JPY e uma derrocada da GBP. No primeiro caso, bem consistente com a queda dos mercados, inclusive menor força dos futuros nos EUA.
O EUR perde face ao JPY também. Mas está em forte alta face às restantes principais divisas.

Mas o dado mais importante é a nova força do EUR/USD após a ligeira correcção de ontem. O mercado parece querer tomar uma decisão, mas eu mantenho-me um pouco desconfiado quando a alta do EUR/USD não é acompanhada pelo EUR/JPY - é a velha questão da liquidez. Ainda assim, Ouro e petróleo em alta (e a maior das mercadorias base) sinalizam mais "pancada" para o USD, sinalizando uma (ainda) grande falta de confiança na moeda e na capacidade dos EUA resolverem os seus problemas na esfera financeira sem recurso a grandes injecções de liquidez. Essa mesma liquidez que continua a se espalhar pelo mundo a grande velocidade.
Os últimos relatórios mostram que neste momento existe "cash" à espera de uso, em todo o mundo, numa escala nunca vista. Isso pode ser muito bom para os preços dos diversos activos, quando os investidores considerarem o momento certo para avançar.

O EUR/USD já "fez" 1.4740 e a partir de agora é a parte mais dificil, como disse antes. Mas o viés neutro começa a ficar mais tauromáquico.

Abraço

djovarius

por djovarius » 18/2/2008 12:13

Bom dia a todos,

Apesar do feriado nos EUA, dia verde nos mercados, mesmo com a nacionalização do N. Rock, prática nada incomum num Governo Trabalhista. Ainda assim, a Libra (GBP) a perder para a larga maioria das principais divisas, devido à perda de confiança dos investidores naquele mercado.
Eu insisto que a perda de confiança mexe com a psicologia do investidor e o Forex não é excepção.

De resto, o próprio EUR está em alta face aquela divisa, quase não mexe face ao JPY e está em baixa face ao USD, o que dá relevo à resistência de que tenho falado. Sá a quebra de 1.47 me faz abrir os olhos, sendo que acima de 1.4775, as posições longas fazem muito sentido, do ponto de vista técnico.

Em relação aos ursos, podem ter mais esperanças com par abaixo de 1.4530 nesta fase. Mas, enquanto o impasse não se resolve, continuo sem viés de curto prazo, ou seja ficamos em terreno neutro como antes.

Abraço e boa semana

djovarius

por djovarius » 15/2/2008 18:52

E assim está a chegar ao fim mais uma semana nos mercados. Desta feita, com os EUA a pensarem no fim de semana grande, temos Wally em queda, mas ainda assim com uma semana positiva, ao contrário do USD que voltou a cair, assinalando uma renovada fraqueza. Como vimos acima, aguardamos pela confirmação, vamos ver se é para manter. Neste bear market do USD, muitas foram as vezes em que houve quedas de Fevereiro a Maio, por isso, temos um padrão que merece consideração. No entanto, a avaliar pelo comportamento do USD/CAD, penso que o USD ainda não disse a última palavra, já que aquele par é um bom indicador da direcção do mercado.

Dado que aí vem o fim de semana, aconselho este site: http://www.beattheforexdealer.com

É sobre um livro que me foi aconselhado e que me parece bem actual. O site deixa descarregar uma pequena versão para que possamos ter uma ideia sobre algumas realidades sobre o trading, traders e sua relação com os diversos brokers.
Importante leitura - tudo o que esteja relacionado com o mercado cambial é de ler.

EUR/USD a 1.4665 neste momento, não vai chegar a 1.47, daí que fica tudo como dantes.

Abraço, bom fds

djovarius

por Thunder » 15/2/2008 12:30

Olá a todos 8-)

Kpt só queria desejar o melhor pra ti... Um grande abraço :wink:
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela

Registado: 3/3/2007 16:57

por djovarius » 15/2/2008 12:23

Bom dia a todos,

Um abraço de solidariedade para o kpt nesta hora difícil, espero que tudo se componha.

De facto, quem entrou longo em EUR/USD em 1.45xx tem reais possibilidades de ter entrado num bom "setup" para o médio prazo ou mais.

Como já disse, isso será confirmado pela quebra de 1.47 e sobretudo 1.4775 - o reteste aos máximos é um objectivo a ter em vista e se acontecer, o par terá de quebrá-los desta feita sob pena de vir a sofrer nas mãos dos ursos.

Neste momento, o par está prestes a atacar 1.47, o que é consistente com a força generalizado do EUR, bem como os sinais vindos da recuperação do petróleo e do Ouro.

O mercado sugere aumento da liquidez, algo que até poderá beneficiar o mercado accionista. A ameaça permanente da recessão é o que sugere esse aumento de liquidez, numa altura em que tudo parece estar a ser feito para tentar conter o contágio da crise do crédito à restante Economia, onde os dados estão ainda mistos, sugerindo, ainda não uma recessão, mas um crescimento anémico, indicador de maiores curtos de juros.
Daí que se o BCE cortar, também o FED vai continuar na mesma senda.

Abraço a partir de Lisboa, mas já de partida rumo ao sul (mas por estes dias sem Sol)

djovarius

por nunofaustino » 15/2/2008 11:57

kpt Escreveu:Boas tardes!

Depois de cerca de um mês um pouco afastado do fórum e dos mercados devido a tristes motivos(não foram perdas monetárias mas sim humanas) cá estou de novo ao cantinho do nosso Forex para dar e receber opiniões.

Quanto ao EUR/USD não posso deixar de concordar com a formação de um triângulo. Eu entrei longo no domingo aos 1,4513 pouco depois de abrir a negociação pois parecia-me ter encontrado o fundo da correcção e foi possível começar a definir uma linha ascendente que dá então origem ao triângulo.

Contudo, estando alavancado 100 vezes embora com uma pequena quantia, saí aos 1,4553(zona de retracement de fibonacci). Essa saída até foi acertada pois apesar de ter subido um pouco mais veio novamente testar os 1,45. Contudo não estive a seguir o par novamente e não tive mais entradas.

A quebra da zona de 1,46(38.2) que parece estar de momento a ocorrer poderá levar o par novamente a voos mais altos.

Sim, com esta subida parece que o par está destinado a ir testar novamente a resistência dos 1.49X.

Um abr (especial para o Kpt... força aí..)
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por kpt » 14/2/2008 20:15

Boas tardes!

Depois de cerca de um mês um pouco afastado do fórum e dos mercados devido a tristes motivos(não foram perdas monetárias mas sim humanas) cá estou de novo ao cantinho do nosso Forex para dar e receber opiniões.

Quanto ao EUR/USD não posso deixar de concordar com a formação de um triângulo. Eu entrei longo no domingo aos 1,4513 pouco depois de abrir a negociação pois parecia-me ter encontrado o fundo da correcção e foi possível começar a definir uma linha ascendente que dá então origem ao triângulo.

Contudo, estando alavancado 100 vezes embora com uma pequena quantia, saí aos 1,4553(zona de retracement de fibonacci). Essa saída até foi acertada pois apesar de ter subido um pouco mais veio novamente testar os 1,45. Contudo não estive a seguir o par novamente e não tive mais entradas.

A quebra da zona de 1,46(38.2) que parece estar de momento a ocorrer poderá levar o par novamente a voos mais altos.

por djovarius » 12/2/2008 18:18

Viva Cubriclas,

É de facto uma frase muito batida. Mesmo muito.
Mas não deixa de ser usada de tempos em tempos no Fx.
Aliás, as respostas que se seguiram do Branco e do Fibo mostram o racional da questão.
Há aqui um triangulo ascendente e, como disse antes, uma banda de flutuação que terá de ter uma resolução.
Por vezes, essa resolução leva meses. Já sucedeu em n ocasiões e pode ocorrer sempre.
Todavia, considero que o mercado tem volatilidade suficiente para que nos próximos dias tenhamos uma maior visibilidade sobre a verdadeira tendência do par. Daí a frase. Recordo que o bull market de médio e longo prazo continua válido, seja qual for a abordagem que tenhamos.
No curto prazo, estou agora com um viés mais neutro de que há dias atrás, quando disse que a quebra de 1.43xx me colocaria em posição "bear" de curto e médio prazo, e abaixo de 1.40 - 1.38 a coisa podia ser de maior prazo ainda.
Se o par subir mais, basta uma nova quebra de 1.4775 para que o par me convença de um novo e decisivo teste aos 1.49xx !!

Claro que estamos agora perto de 1.46, portanto quase a meio da banda de flutuação, por isso esta não-tendência, ou seja neutro no curto prazo.

Abraço

dj

por Fibonacci » 12/2/2008 17:58

Branc0 Escreveu:O EUR/USD parece-me estar a fazer um triângulo ascendente com resistência nos 1.50. Os minimos que têm sido feitos nas ultimas semanas são respectivamente:

1.4308 (20 Dezembro)
1.4363 (22 Janeiro)
1.4437 (7 Fevereiro)

O que me instigou a abrir uma posição longa

Concordo e também estou a tradar essa formação no curto prazo. Apenas estou a considerar a resistência nos 1,49 (não considero os spikes aos 1,5).

Enquanto não quebrar a linha gerada com esses mínimos, é de aproveitar os movimentos dentro do triângulo. Se quebrar o triângulo, poderá antecipar movimentos de médio prazo.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Branc0 » 12/2/2008 17:55

O EUR/USD parece-me estar a fazer um triângulo ascendente com resistência nos 1.50. Os minimos que têm sido feitos nas ultimas semanas são respectivamente:

1.4308 (20 Dezembro)
1.4363 (22 Janeiro)
1.4437 (7 Fevereiro)

O que me instigou a abrir uma posição longa
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Cubriclas » 12/2/2008 17:15

djovarius Escreveu:
Os próximos dias serão certamente importantes para esta resposta.

Olá djo! :)
Não será esta uma frase já muito batida? Não são todos os dias importantes? Uns importantes e outros muito importantes? :roll:
Abraço! :wink:
Uma boa análise é 90% do sucesso...os outros 10% é pura sorte...

Registado: 23/7/2007 20:55

por djovarius » 12/2/2008 16:09

Boas tardes a todos os amigos investidores/especuladores :)

Ora, ao contrário de ontem, hoje estamos a assistir a um mercado mais "normal", seguramente menos nervoso, o que dá sempre que pensar. É a sério ou apenas um dia bom num ambiente mau?
Os próximos dias serão certamente importantes para esta resposta.
E assim, o pessoal afasta-se da segurança dos papéis do Tesouro e volta às acções e a tudo o que tenha relação com o carry trade.
Assim dá gosto ver, uma subida consistente do EUR/JPY, de acordo com as subidas já descritas, contrariando a divergêngia de ontem.

Quanto ao EUR/USD, o toque acima de 1.46 está a entusiasmar os touros, pois cada vez estamos mais longe das zonas de suporte importantes, e há alguma perspectiva de teste a valores mais acima, embora ainda muito longe da famosa resistência acima de 1.49 - caso para dizer que o par está ainda dentro de uma banda relativamente larga de oscilação que ainda pode durar algum tempo.
Isto não quer dizer que não seja possível negociar o par. Agora, dá para fazê-lo em prazos mais curtos, enquanto esperamos por um "setup" para posições de médio ou longo prazo.

Abraço

djovarius

por djovarius » 11/2/2008 16:25

Boa tarde,

Muito pouco há a dizer: o EUR/USD continua na casa de 1.45 depois de já ter andado próximo de 1.46 !!

Pouco relevante, sem comentários, portanto.

Mais interessante agora é a queda do EUR/JPY, o faról dos mercados, especialmente dos índices accionistas dos EUA, que descem quando a nossa divisa perde face ao Yene Japonês.
Quando vi os futuros dos EUA em alta, desconfiei logo, e agora, é o que se vê.

Mais do mesmo, os mercados em modo de risco, nada de regresso ainda aos bons tempos de há um ano atrás ou mais.

Abraço

djovarius

Re: Currency Trader Magazine

por Crómio » 11/2/2008 15:28

C.N. Escreveu:Ola,

Eu tenho todos os numeros desta revista menos tres:

:arrow: Setembro 2006
:arrow: Janeiro 2007
:arrow: Agosto 2007

Tera algum dos forexianos a amabilidade de partilhar comigo estes numeros? Desde ja agradeco.

CN

CN,

Tenho os de Setembro 2006 e Janeiro 2007

Não consegui colocar em anexo, é muito grande.
Dá-me o teu mail, envio-te assim.

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Google [Bot], navaldoc, Phil2014, rg7803 e 126 visitantes