Caldeirão da Bolsa

Anatomia do fim de um 'bull market'

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ert

por luislobs » 16/8/2007 20:10

Grande Midas ,,podes ter alguma razao, contudo é bem capaz de enganar os dois lados :wink:

Esperemos pelos futuros de madrugada..mas cheira-me a
bull, esta historia do credito nao me convence.

Se existe credito é sinal de vitalidade das economias; sinal de investimento; sinal de casas novas(grande agrado nos EUA), sem credito nao pode haver evoluçao.. de
nada.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Midas » 16/8/2007 19:54

Acho é que este fecho é para enganar os bulls... Como o dinheiro não dá para tudo, resolveram puxar o S&P até não poderem mais e forçarem o fecho de posições curtas. Veremos o que fará numa sexta-feira onde a pressão de venda por ser véspera de fim-de-semana dá o extra para mais quedas. Este fecho não me convenceu nada, mas aguardemos.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

Re: SDF

por luislobs » 16/8/2007 19:50

luislobs Escreveu:Confesso e acredito que mais facilmente chegaremos á beira de entalar mais uns ursos que o inicio do proprio bear.

Confesso que hoje dei ordem de venda em todos os activos em plena ponte 25 de Abrir..como me custou.. mas
passar mais uma noite a pensar no prejuizo nao dá.

As maos tremem para reentrar novamente..(aqui temos de ser rigorosos, nao apanhar facas)

Por fim, deixei o bcp para trás com bons lucros e ja pedi algumas dicas e a proxima carruagem poderá ser a REN (defensiva para todo caso) caso o mercado ajude.

Tenho dedo que me diz que se os americanos fecharem POSITIVOS amanha ninguem se lembra do imoboliario, alias a minha recente investida.

. :lol:

Meu dedo nao falha..verdinho.
Acalmia nos mercados, prontos para enganar mais alguns..
.

comentário

por jotabil » 16/8/2007 19:11

Caro Patinha

O meu "entrar"....referia-se apenas e simplesmente entrar para comentar a situação,,,,não me referia a "entrar" no mercado....como bem podes entender.....
Estás a precisar de mais uns dias de férias e a comer arroz de búzios no bar do hotel de marina.....ehehehe.
Mas eu já li o que queria saber. Quando os mestres se fazem rogados a ajuizar, fico varado do caco!!!

Com simpatia...

cumps

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: comentário

por Pata-Hari » 16/8/2007 18:34

jotabil Escreveu:Pois....já estou a ver que os moderadores ...ou melhor...quem sabe do assunto, resolveu entrar...como la noblesse oblige...

cumps

Epá, ó jotabil! não metas na minha boca palavras que não disse! Não voltei a entrar no mercado e, em parte, mantive algumas posições na carteira que já tinha e nas quais continuo a acreditar. Quanto à parte de liquidez que tenho e que é bastante significativa (pelo meu perfil de risco, por ter esperado pela correcção ao longo de vários meses e mantido liquidez para essa oportunidade e por fecho de algumas posições que tinham atingido o meu target), prefiro aguardar por alguns sinais de recuperação para entrar no mercado. Não tenho a veleidade de tentar adivinhar fundos, prefiro dar o primeiro milho aos pardais e esperar por um conjunto de sinais que me permitam acreditar que a tempestade passou (por exemplo espero que as minhas queridas amigas MME me mandem abraços e beijinhos e, porque não, que os "nylows do fogueiro" acenem com bandeiras brancas :mrgreen: ).

Acredito que a correcção pode continuar, que possa continuar por umas semanas ainda, violentamente e ainda vir a doer muito mais (fazendo a tal limpeza que sempre fez bem aos mercados). Acredito que os mercados exageram sempre nas reacções quer nas subidas, quer nas quedas e que a correcção pode bem continuar.

Jotabil, acabei fazendo um discurso que não estava previsto nos meus planos :P . Tudo por tua culpa!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

comentário

por jotabil » 16/8/2007 18:21

Caros

Agradeço os reais comentários que a situação pode merecer.
Peço desculpa do meu dicurso bárbaro num outro post...mas tinha de ser assim a ver se se descosiam (de costurar) dos vossos temores para ajuizarem claramente sobre a situação actual.
Tem uma pessoa de ser brusco...para que as eminências saiam à barbacâ....cum raio!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por Touro » 16/8/2007 18:18

Arrisco-me a intervir, se me permitirem.

Intervir aqui não é arriscado, arriscado pode ser investir na Bolsa, pelo menos em certas circunstâncias.:wink: Também não é necessário permissão para intervir.

Quanto à questão das bolhas elas sempre se formaram e irão continuar a formar-se. Os contextos em que ocorrem é que vão variando. As leis do negócios são as mesmas desde há mais de 6000 anos, no tempo dos babilónos já era assim, e assim será quando o Espaço for habitado, a menos que não seja habitado por humanos, ou que se criem humanos geneticamente modificados.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por joaopedropinho » 16/8/2007 18:00

nunofaustino Escreveu:Eu acho que para termos feito um topo de LP, falta um rally... uma subida de 500 pontos no dax, um novo teste aos 2000 no nas100... um rally feito com a esperança de que o mercado está saudável e que é seguro entrar a comprar...

Nem mais. Concordo plenamente.
Acredito que nas próximas semanas podemos ter movimentos fortes de subida, os verdadeiros rallys.

MarcoAntonio Escreveu:Simplesmente não há comparação em termos de volatilidade, a volatilida típica do fins de Bull Market que apareceu em 97 e 2000 e que no actual Bull Market ainda não ocorreu...

Correcto. Fala-se muito da volatilidade actual mas na verdade ela tem sido nula. Assistimos na última semana, pura e simplesmente a quedas atrás de quedas e subidas nem vêlas. Isto não é volatilidade. Faltam os rallys para aumentar dramaticamente a volatilidade e marcarem a inversão para o bear.
Em bull market é frequente num dia, uma correção de 5 a 7% mas numa semana de fortes quedas uma sessão como a de hoje, é de esperar uma inversão de tendência no longo prazo.

um abraço

Registado: 8/4/2006 17:25

por Susanacr » 16/8/2007 17:56

Arrisco-me a intervir, se me permitirem.
Comparando o tempo que passamos com 98..
Não sei, imagino-me na posição de se começasse a interessar-me pela bolsa na altura, comparando com agora, que comecei há cerca de 2 meses...
Em 98 iria ao banco e apostaria em acções um pouco às cegas.
Hoje, tenho acesso a todo um conjunto de informações, (tipo o PER, o Yield dividend etc), o que me protege mais do risco de comprar uma acção que não vale realmente o que estou a pagar por ela, arricando-me sempre mais a ser a última compradora daquele preço...
Hoje acedo ao Bloomberg, reuters, a jornais online de todo o mundo se for preciso..
E imagino que isso acontece hoje com uma grande parte dos investidores, não será hoje tão facil entrar em fase de enorme bolha.
Sem contar com o pessoal pessimista nos foruns que clama a toda a hora "cuidado, cuidado!" :) o que também ajuda a travar os animos.

Registado: 4/7/2007 15:12

por MarcoAntonio » 16/8/2007 17:55

Nuno, eu estou a referir-me aos picos de euforia, aos rallies finais.

De qq das formas, a proporção é a mesma, ora repara...

menos de um ano -> dois anos
ano e meio -> quatro anos

É mais ou menos a mesma relação.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabil » 16/8/2007 17:42

Pois....já estou a ver que os moderadores ...ou melhor...quem sabe do assunto, resolveu entrar...como la noblesse oblige...

cumps
Sun Tzu

SDF

por luislobs » 16/8/2007 17:40

Confesso e acredito que mais facilmente chegaremos á beira de entalar mais uns ursos que o inicio do proprio bear.

Confesso que hoje dei ordem de venda em todos os activos em plena ponte 25 de Abrir..como me custou.. mas
passar mais uma noite a pensar no prejuizo nao dá.

As maos tremem para reentrar novamente..(aqui temos de ser rigorosos, nao apanhar facas)

Por fim, deixei o bcp para trás com bons lucros e ja pedi algumas dicas e a proxima carruagem poderá ser a REN (defensiva para todo caso) caso o mercado ajude.

Tenho dedo que me diz que se os americanos fecharem POSITIVOS amanha ninguem se lembra do imoboliario, alias a minha recente investida.

. :lol:
.

por nunofaustino » 16/8/2007 17:36

MarcoAntonio Escreveu:No actual movimento, o PSI precisou de cerca de dois anos para fazer uma subida dessa ordem de grandeza.

Tens de fazer as contas melhor... do início de 97 a meados de 98 o PSI subiu o que subiu nos últimos quatro anos (de 2003 a 2007). Foi ainda mais rápida a subida na altura e mais lenta agora (ou seja, a dif ainda é maior).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MSM » 16/8/2007 17:33

Eu não falei em Bull. Falei num possivel ressalto a estes níveis.
:wink:

Registado: 18/5/2006 9:16

por MarcoAntonio » 16/8/2007 17:32

Até podemos estar no início de um Bear Market (para já considero que estamos perante uma correcção forte num contexto de Bull Market) mas uma coisa é certa: esse gráfico, a título comparativo, mostra bem que a diferença entre estes dois momentos é enorme.

Simplesmente não há comparação em termos de volatilidade, a volatilida típica do fins de Bull Market que apareceu em 97 e 2000 e que no actual Bull Market ainda não ocorreu...

Para além da volatilidade, a velocidade de subida é muito, muito diferente. Aquele período de finais da década de 90 foram uma verdadeira euforia (neste aspecto o gráfico é bastante enganador não dando para perceber essa diferença enorme na velocidade a que o mercado subiu).

Nessa altura o mercado subiu, por duas vezes e em menos de um ano, cerca de 100% e 60% respectivamente.

No actual movimento, o PSI precisou de cerca de dois anos para fazer uma subida dessa ordem de grandeza.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por O.Próprio » 16/8/2007 17:30

Desde que este bull se iniciou já tivemos 5 "bears" a começar.
O resultado todos sabemos e basta olhar para o gráfico acima: sempre novos máximos e a continuação do bull.

Neste momento ninguém pode dizer que começou o bear. Já tivemos lower highs e lower lows? Já tivemos quebras de LTAs de LP?

Também ninguém pode dizer que o bull vai continuar, penso eu de que, ou seja teremos de esperar o desenrolar dos acontecimentos e o que a evolução dos indices nos tem a dizer.

Registado: 19/2/2007 12:15

por Pata-Hari » 16/8/2007 17:30

hehe, a minha questão é que para já os fundamentais parecem estar no pricing das acções e, a este nível estão a preçar um risk -premium semelhante ao que históricamente foi exigido pelo mercado. Ou seja, este até pode ser um ponto de equilibrio dando espaço para mais quedas ou mais subidas.
Administrador Fórum

por MSM » 16/8/2007 17:29

Bem para já o S&P está a reagir bem aos 1375. Vamos ver como fecha.

P.S. Já agora como o minimo foi +- a meio da sessão tinha piada que o final fosse verde.

Será :shock: :shock:

Registado: 18/5/2006 9:16

comentário

por jotabil » 16/8/2007 17:28

Caros

Ora nem mais....Marrequinha é disto que se gosta....como sabes.
Não são dos "Olhos vivos" a que me referi.

E não comentes de forma amarga...ès uma gentil senhora para isso....se bem me lembro das fotos.

cumps
Sun Tzu

por Touro » 16/8/2007 17:27

Excelentíssima Reverendíssima Pata,

Coloquei aqui a hipótese do início das convulsões do 'bull' apenas como um cenário possível. Com a dimensão das quedas ocorridas até agora, e espero que ninguém me esteja a ouvir para não despejarem mais amanhã, considero a hipótese de continuação do 'bull' mais provável. Repito, com os dados disponíveis até agora.

Mas, Pata, este tópico é para as pessoas darem as suas opiniões e criticarem o que digo. Força.
Cumprimentos,
Touro

por nunofaustino » 16/8/2007 17:18

Eu acho que para termos feito um topo de LP, falta um rally... uma subida de 500 pontos no dax, um novo teste aos 2000 no nas100... um rally feito com a esperança de que o mercado está saudável e que é seguro entrar a comprar...

Mas esta subida pode ser feita a partir bem abaixo de onde estamos hoje...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Pata-Hari » 16/8/2007 17:15

touro, o mercado não são só linhas que podemos sobrepor. São empresas, lucros, produção, etc, etc... não te parece uma análise muito simplista essa da sobreposição das linhas?
Administrador Fórum

Anatomia do fim de um 'bull market'

por Touro » 16/8/2007 17:13

Caem forte, fortemente
Como se o bull tivesse chegado ao fim
Será o bear? O bear não é certamente
porque o bull não acaba assim

A quadra serve de mote para se discutir como acaba um 'bull market'. Tenho dito que nestas alturas o silêncio é de ouro, mas isso não impede que este assunto seja aqui discutido. Deixo aqui a 'anatomia' do fim do último 'bull' do PSI20 que acabou em 2000. O gráfico é o semanal de 10 anos.

Lembro-me que em 1998 a ansiedade dos investidores estava a estes níveis, ou ainda pior, lembro-me de ler um texto do jornalista Pedro Lima, no Expresso, em que ele dizia, passo a citar: 'os investidores esta semana na Bolsa [foi também uma semana de Agosto] divertiram-se tanto como um cadáver na morgue.' Escusado será dizer que a partir daí leio com muitas reservas o que Pedro Lima escreve, isto quando leio.

Por isso, nestas alturas deixo de ler e ouvir os comentaristas. Posso espreitar, aqui ou ali, só para me certificar que estão a dizer aquilo que penso que é dito nestas alturas. Mark Twain disse que 'a história não se repete textualmente, mas rima.'

Queiram fazer o favor de colocar aqui, caso o entendam, outros tipos de fim de 'bull market'. No caso que aqui exponho, mediou 2 anos entre o início das primeiras convulsões e o arranque do 'bear'.
Anexos
psi20070816.png
psi20070816.png (0 Bytes) Visualizado 3069 vezes
Cumprimentos,
Touro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CarlosAP, cmsbarros, Google Adsense [Bot], junas, latbal, m-m, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, O Magriço, trilhos2006, yggy e 93 visitantes