Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Regionalização SIM ou Não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 26/6/2007 19:33

Portalegre
Anexos
3.jpg
3.jpg (0 Bytes) Visualizado 1367 vezes
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por R_Martins » 26/6/2007 19:31

Portalegre
Anexos
1.jpg
1.jpg (0 Bytes) Visualizado 1379 vezes
6.jpg
6.jpg (0 Bytes) Visualizado 1375 vezes

por R_Martins » 26/6/2007 19:16

Rui12ld

«1º Fala-se no modelo espanhol, mas deve ser por desconhecimento de causa, mas sabem que C&L tem o tamanho de Portugal e 2,5M de habitantes? Ou que a Extremadura tem quase metade do tamanho de Portugal e 1,1M de habitantes? Espanha é actualmente o país mais centralizador da Europa (mais até que a França).»

A autonomia espanhola não existe?...
Centralização do quê?...Barcelona, a Galiza não são autónomas, são geridas por Madrid?
Vá lá e com toda a franqueza.

A indústria de cortiça em Portalegre é secular, bem assim como a da Ponte Sõr…

Sim a Câmara também ter acessores, como a de Lisboa obviamente…

Fechou a industria automóvel ou vai fechar?...

«A % de funcionários públicos+câmara+CGD+etc deve ser na ordem dos 80%. E quem pense que nas outras cidades do interior é diferente que pesquise bem.»

Portalegre tem 12 000 habitantes.

«Sei do que digo qd digo que em Portalegre nada se produz, ou melhor algo se produz só que comparativamente é mesmo nada.»

Esta então é de facto grave…
Rmartins

PS. A Suíça tem 21 províncias. 4 línguas oficiais, é metade de Portugal.A titulo de exemplo Teufenthal tem 1300 habitantes, tem uma câmara,e os seus órgãos administrativos, uma repartição de finanças com funcionários, tem correios, tem policia, tem uma estação de comboios e decide sobre toda a vida da aldeia. A Suiça é o País mais rico do mundo...
Mas Teufenthal também tem nas conteineres do lixo câmaras de observação para fazer pagar multas a quem atirar com o lixo para o chão.

por TraderBoy » 26/6/2007 17:57

Para quem não saiba, Autonomia e Independência são conceitos muito distintios.

Uma olhadinha no Wikipédia pode dar uma ajuda....

(...)

Mtos parecem velhos do restelo... não gostam da mudança. O povo português é tb muito assim.

Quando td gente apregoa EMPOWERMENT nas empresas... porque ''não aplicar o conceito'' a instituições públicas e a regiões, quer com descentralização, desconcentração ou mesmo regionalização...

Agora dizer que não se pode mudar porque somos pequenos, ou porque é uma questão cultural, ou porque não há dinheiro... é o tal velho do restelo a vir ao de cima.

Olhem para vários paises europeus, mesmo com grande unidade nacional, e território reduzido, esses conceitos são aplicados...

Se calhar o problema é que muitos têm as vistas curtas, e só olham para ali ao lado (Espanha), mas a europa e o mundo existem!!!

É bom mudar.

E não é mau, mais tarde, chegar à conclusão que mesmo assim, se errou.

O que é mau, é permanecer sempre no mesmo sítio, alheio ao mundo, na ignorância achando que o mundo é que está contra nós, e que nós somos sempre uns coitadinhos.

Enfim... se calhar o problema tb sou eu... porque ainda sou novo, ainda penso que podemos aprender com os outros, e que é mudando que se cresce e aprende!!!

Tenho dito!

Registado: 1/5/2007 21:23

Re: Regionalização SIM ou Não?

por euritos » 26/6/2007 17:13

sharpyn Escreveu:- Haver uma capital administrativa e uma finaceira (e porque não uma judicial).O Porto assumir-se como capital financeira do País tal como existe na Alemanha (Frankfurt), na Suiça (Zurique) ou Itália (Milão);

São exemplos destes que me levam a ser frontalmente contra a regionalização. Ia ser simplesmente mais um instrumento do bairrismo e inveja mais primário que pode haver.

Não se pode chegar a uma cidade e dizer "agora isto é a capital financeira do país, bancos, seguradoras, etc, têm de vir para aqui." As empresas estabelecem-se onde querem e onde têm mais condições, ninguém as obriga a ir para aqui ou ali. Frankfurt, por exemplo, é a capital financeira dos Germânicos desde há imensos séculos. Não foi uma decisão administrativa. Não se pode ir às sedes das empresas e obrigá-las a ir para o Porto, Beja ou Conchichina. Aveiro está-se a afirmar como um excelente pólo aglutinador de empresas tecnológicas mas isso foi feito sem regionalizações ou bairrismos, limitaram-se a ser competitivos e produtivos. Têm também uma universidade com um excelente corpo docente, alunos empenhados, etc.

Porque é que não propões que a "capital financeira" fique em Barrancos, por exemplo? Porquê o Porto? Se é uma decisão admnistrativa até pode ser nas Berlengas, as empresas seriam obrigadas a ir para lá, quer quisessem quer não.

Na minha opinião, isto da regionalização apenas mostra uma coisa, as pessoas do Porto em particular têm dor de cotovelo gigantesca em relação a Lisboa. Todas as propostas que eu ouço limitam-se a "temos de tirar isto e aquilo a Lisboa e colocar no Porto". Só de lembrar a chinfrineira que foi na altura da Expo98... cheguei a pensar que muita gente do Porto entre haver Expo em Lisboa ou não haver em lado nenhum, escolheria de bom grado a 2ª hipótese, mesmo prejudicando o país. Isto sim seria a verdadeira regionalização, o ódio e inveja entre regiões, o "já que eu não tenho tu também não podes ter".

Um país com 90000km2 de área e 10 milhões de habitantes não precisa de regionalização, precisa é de pessoas que estudem, trabalhem, produzam e acima de tudo que sejam honestas. Um país/região de analfabetos ou de corruptos não atrai investimento.

Registado: 18/6/2007 19:10

por charles » 26/6/2007 16:25

Somos mesmo um pais pequeno em tudo, eu iria logo para uma independência total tipo região autonoma, como na Madeira com um Presidente com garra como o Alberto João, mai nada....:roll: e o país a necessitar de união, cooperação, associativismo etc, look to the spanish people...aiiii...aiiii...aiii....assim não vamos lá que se fizesse uma descentralização...mas mesmo assim o país é tão pequeno...os próprios portuenses são os 1ºs, a virem para Lisboa e eles próprios contribuem para a centralização no debate houve o reconhecimento disso mesmo.

O mercado portugês é demasiado pequeno para regionalizações.

cumpt.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Dwer » 26/6/2007 16:21

Rui12ld Escreveu:A empresa de componentes para os automóveis fechou o ano passado e a industria da cortiça encontra-se em Ponte de Sôr.
Sei do que digo qd digo que em Portalegre nada se produz, ou melhor algo se produz só que comparativamente é mesmo nada. A % de funcionários públicos+câmara+CGD+etc deve ser na ordem dos 80%. E quem pense que nas outras cidades do interior é diferente que pesquise bem.

Abraço

Temo que o Rui tenha alguma razão. A economia de algumas cidades do interior só funciona através de instituições públicas. Não só repartições do estado e camâra. Centros de dia, hospitais, politécnicos e alguma universidade etc. Praticamente todo o emprego se encontra aí. É como se o resto do país pagasse para que essas cidades continuem a existir. O facto é que proporcionam uma qualidade de vida excepcional.
Também é um facto que é o resto dos contribuintes que pagam. É uma tristeza a desertificação do interior e daí a continuação desta situação. Mas não sei até que ponto poderá continuar.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Rui12ld » 26/6/2007 15:47

R. Martins Escreveu:
Rui12ld Escreveu:Só duas notas:

1º Fala-se no modelo espanhol, mas deve ser por desconhecimento de causa, mas sabem que C&L tem o tamanho de Portugal e 2,5M de habitantes? Ou que a Extremadura tem quase metade do tamanho de Portugal e 1,1M de habitantes? Espanha é actualmente o país mais centralizador da Europa (mais até que a França).

2º Mas porque é que um país centralizador é mau? Tudo indica o contrário, mas em Portugal fala-se da boca para fora que se tem que desenvolver o interior, descentralizar etc, mas em que é que as pessoas se baseiam para disser isso? Tenho familia em Portalegre (que não é muito diferente de outras capitais de distrito e cidades do interior) e aquilo é um marasmo completo, vive-se do estado à ripaforra e pouco se produz.

Já agora uma 3ª nota, quem pense que a reginalização irá diminuír as desigualdades olhe para o exempo espanhol.
Uma 4ª nota: Quem pense que Alcochete é uma boa localização para o novo aeroporto fique a saber que isso só irá aumentar a metropolização de Lisboa, pois trata-se de uma área perto de Lisboa ainda virgem.

Abraço

Que falta de informação...
Portalegre tem a industria da cortiça, produz componentes para a industria automóvel como seja bancos para os memos e depois os serviços como em todo o mundo.
Já agora a España, não é assim tantas vezes maior que o continente, ou seja, na denominação do Aberto João.
R. Martins

A empresa de componentes para os automóveis fechou o ano passado e a industria da cortiça encontra-se em Ponte de Sôr.
Sei do que digo qd digo que em Portalegre nada se produz, ou melhor algo se produz só que comparativamente é mesmo nada. A % de funcionários públicos+câmara+CGD+etc deve ser na ordem dos 80%. E quem pense que nas outras cidades do interior é diferente que pesquise bem.

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por sharpyn » 26/6/2007 12:01

Alvo, eu acho que não foi bem isso que eles queriam dizer.Se acho que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem, não vou achar que a Região Norte é o Porto e o resto é paisagem.Existem muitos exemplos de divisão de poderes que se poderiam fazer.Começo pelo Instituto da Vinha e do Vinho cujo sitio que teria mais lógica em estar seria a Régua, a existência de uma entidade semelhante em relação aos enchidos e indústria de fumeiro poseria ficar em Vinhais, o Instituto Português da Juventude em Braga (cidade mais jovem de Portugal).
Como eu disse num post anterior hoje em dias as tecnologias de informação levam-nos a todo o Mundo num clique.Hoje já se fazem cirurgias em que o operador está a quilómetros de distância.Porque é que teria de ficar tudo num só sitio?Como no Porto ou em Lisboa?
God save the Money!

Registado: 7/5/2007 1:50

por R_Martins » 26/6/2007 11:57

Rui12ld Escreveu:Só duas notas:

1º Fala-se no modelo espanhol, mas deve ser por desconhecimento de causa, mas sabem que C&L tem o tamanho de Portugal e 2,5M de habitantes? Ou que a Extremadura tem quase metade do tamanho de Portugal e 1,1M de habitantes? Espanha é actualmente o país mais centralizador da Europa (mais até que a França).

2º Mas porque é que um país centralizador é mau? Tudo indica o contrário, mas em Portugal fala-se da boca para fora que se tem que desenvolver o interior, descentralizar etc, mas em que é que as pessoas se baseiam para disser isso? Tenho familia em Portalegre (que não é muito diferente de outras capitais de distrito e cidades do interior) e aquilo é um marasmo completo, vive-se do estado à ripaforra e pouco se produz.

Já agora uma 3ª nota, quem pense que a reginalização irá diminuír as desigualdades olhe para o exempo espanhol.
Uma 4ª nota: Quem pense que Alcochete é uma boa localização para o novo aeroporto fique a saber que isso só irá aumentar a metropolização de Lisboa, pois trata-se de uma área perto de Lisboa ainda virgem.

Abraço

Que falta de informação...
Portalegre tem a industria da cortiça, produz componentes para a industria automóvel como seja bancos para os memos e depois os serviços como em todo o mundo.
Já agora a España, não é assim tantas vezes maior que o continente, ou seja, na denominação do Aberto João.
R. Martins

por sharpyn » 26/6/2007 11:54

Este ano por pouco que o setubal não descia de divisão.Se isso acontecesse a I Liga ficaria confinada a um litoral entre o norte do Tejo e o Minho mais a Madeira.
God save the Money!

por Alvo » 26/6/2007 11:38

Ontem ficou claro aquilo que eu pensava:

Esses senhores portuenses que se acham chicos-espertos, a única coisa que pretendem é aplicar a máxima que lisboa aplica ao País: O Norte é o porto e o resto é paisagem.
É por essas e por outras que nós em Guimarães dizemos que abaixo do Rio Ave é tudo mouro. :mrgreen:

Registado: 22/3/2005 23:59

por rmachado » 26/6/2007 9:44

Para mim o problema principal é que temos um excesso de divisão do territorio a nivel administrativo. E a regionalização do modo que normalmente a querem fazer só iria fazer com que tivessemos mais um nivel nessa divisão.

Se se regionalizasse mas se acabasse com muitas das freguesias/concelhos talvez a coisa funcionasse.

Temos tb a nivel das câmaras um excesso de compadrio que não lembra a ng. Enquanto não se acabar com esta promiscuidade entre o betão e as autarquias.. isto não avança... Mas quando temos um reputado jurista (se não me engano) o Saldanha Sanchez a falar sobre isto caem-lhe todos em cima.. mas quantos de nós não conhecem histórias menos claras na gestão autarquica?

Nós vivemos de um excesso de centralidade na mentalidade... fala-se de regionalização mas na prática o que muitos querem é a que a sua região seja a eleita...

O Pais sofre da ditomia Lisboa-Porto... e mais nada.. muitas pessoas da classe dirigente do Porto defendiam a regionalização mas era sobretudo uma defesa para aumentar o protagonismo do Porto, para ficar tipo a capital do Norte.. mas vejam lá os resultados do referendo do Norte?

Viram a lista das melhores cidades para viver? As piores eram Lisboa, Porto e Setúbal... mas é para ai que as empresas vão... pq?

Isto num país que se atravessa de uma ponta a outra em 6-7 horas e em hora e meia vai-se da praia da Barra (concelho de Ílhavo) a Espanha e em mais 4 horas se está em Barajas... Sendo que a Barra é a praia mais perto de Madrid...

enfim...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Rui12ld » 26/6/2007 9:03

Só duas notas:

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por Camisa Roxa » 26/6/2007 8:21

O pessoal do Porto queixa-se?

E o resto do país? Vivo perto de Leiria e isto é uma miséria absoluta! Não há infra-estruturas públicas, não há grandes empresas onde estão os bons empregos, enfim, é por isso que quase todos os que vão estudar para Lisboa já não regressam...

Nunca fez tanto sentido o adágio popular: Portugal é Lisboa (e Porto) e o resto é paisagem...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Keyser Soze » 26/6/2007 8:17

Prós e Contras sobre o Porto em directo no Norteamos

Caros colegas, comentadores e leitores:

O Norteamos fará a emissão do Prós e Contras em simultâneo com a RTP. Estarei aqui a relatar as principais opiniões emitidas no programa, bem como comentários às mesmas. Emissão a partir das 22h50m.

Publicada por Pedro Menezes Simoes

http://norteamos.blogspot.com/2007/06/p ... recto.html

Registado: 8/2/2006 17:32

por TraderBoy » 26/6/2007 7:44

É pena que muitos não saibam a diferença entre regionalização e regionalismo.

Outros apregoam a descentralização, que em muitos casos só é possível com a regionalização.

Infelizmente Portugal continua a ser só Lisboa e o resto paisagem.

É pena que reduzam a regionalização a uma questão cultural e geográfica e que não entendam o ónus da questão. Vejam o exemplo de outros paises, até bem mais pequenos do que o nosso.

Entre exemplos bons e menos bons, a regionalização não é em si mesma negativa ou positiva; mas apresenta muitas potencialidades. Depende muito, do seu grau, das pompetências específicas de cada região e do que se pretende com ela.

O problema é que discute-se como vai ser o pintainho, antes da galinha por o ovo.

:shock:

Registado: 1/5/2007 21:23

por lutav » 26/6/2007 0:58

sharpyn Escreveu:Sim somos pequenos já como país.Temos uma dimensão por exemplo semelhante à Andaluzia.Por essa lógica o próprio país já seria em si uma região a nível ibérico.
Descentralização em que perspectiva?Não achas possível descentralizar com a regionalização?Ou por outro lado achas que são conceitos antagónicos?

mais sinteses, antes de ir dormir:

se só pudesse optar por uma das 2, entre regionalizacao e descentralizacao, preferia a descentralizacao.

Nao sao conceitos antagónicos, mas basicamente, "inventou-se" o primeiro, por forma a obter o segundo....

Nós somos tao pequeninos; ha cidades que levam a nossa populacao toda e outro tanto...

O problema, é que a descentralizacao, nunca mais vem....

E a ragionalizacao, nao foi mais que mais uma gestao de processo politico: metas, comissoes, debate, referendo... "ups, o povo votou, e nao quis; olhem, paciencia, nao ha regionalizacao, nao ha descentralizacao..."

beijos e abraços, que se faz tarde...

Registado: 22/9/2006 22:36

por Valete » 26/6/2007 0:54

E eu até acho que é sharpyn, porque é uma cidade muito central. Mas sabes que no interior vivem algumas das pessoas com melhor qualidade de vida. E não falo só na natureza e no menor stress. Falo em gajos com dinheiro e grandes casas. Esses não entram nas estatísticas, porque vivem de rendimentos de outros países, e agora andam todo o dia de papo para o ar. Posso-te dizer que conheço aldeias em que casa sim, casa sim, é emigrante. Tenho vivido no Algarve ultimamente e nem mesmo aqui se compara o nível de vida, com o dessas pessoas. E muito desse pessoal, são ainda bem novos. Na casa dos quarenta, em que tiveram a sorte de torcer um dedo na Suiça e ficaram reformados.
Por isso digo, as estatisticas estão um bocado deturpadas, neste caso.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por sharpyn » 26/6/2007 0:36

Viseu é uma cidade bonita e acolhedora tal como as suas pessoas.Muito verde e com algumas rotundas :mrgreen:
Estive em Viseu faz pouco tempo para um Congresso e gostei apesar de ter sido infelizmente uma visita fugaz.Viseu podia ter algo de importância nacional, hoje com os avanços das novas tecnologias a próximidade física é algo menos importante do que era à uns anos atrás.
God save the Money!

por sharpyn » 26/6/2007 0:28

Vitor79 creio que em Espanha não existem Juntas de Freguesia um conceito aliás mais portuguesinho e de quintinha.Quando este governo apresentou um projecto de fusão de freguesias em algumas cidades toda a gente deitou as mãos à cabeça porque as pessoas das fregusias não se queriam juntar e seria uma gerra...
God save the Money!

por sharpyn » 26/6/2007 0:24

Sim somos pequenos já como país.Temos uma dimensão por exemplo semelhante à Andaluzia.Por essa lógica o próprio país já seria em si uma região a nível ibérico.
Descentralização em que perspectiva?Não achas possível descentralizar com a regionalização?Ou por outro lado achas que são conceitos antagónicos?
God save the Money!

por Valete » 26/6/2007 0:22

Lisboa vs Porto. E que tal o resto do país. Eu sou a favor da regionalização. Mas também já começo a ter a minha opção feita. Cada vez gosto mais do interior e de terras pequenas. Se o pessoal quer ir, para as grandes cidades que vá, fiquem os bons.Porque a verdade é que também há muita gente que tem emprego garantido no interior e não aceita porque é interior. Por isso podemos estar esquecidos, mas ainda temos algumas coisas que muitos nem sonham. Não venham para cá estragar tudo, continuem a ignorar-nos :lol:
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por vitor79 » 26/6/2007 0:20

Eu quero mais descentralização, não há regionalização e diminuição dos custos com funcionários do estado (coisa que não está a acontecer, antes pelo contrário).
Menos municipios e municipios mais fortes, o mesmo para as freguesias (em tempos chegou-se a falar disto, mas a falta de coragem gritante deste governo logo a pôs na gaveta.

Em suma mais sociedade e menos partidos politicos.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por lutav » 26/6/2007 0:14

post sintetico:

regionalizacao sim? só quero 3 regioes; ja somos pequenos que chegue;

regionalizacao nao? pah, façam descentralizacao como deve de ser, o que aliás tem sido repetidamente prometido no pós "nao ao regionalismo".

cumprimentos :)

Registado: 22/9/2006 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: HFCA, Jonas74, m-m, varinho11, zulu404 e 397 visitantes