Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por camaleo » 12/11/2010 0:52

Na minha humilde opinião, a tendencia bullish ainda não ficou ferida na JMT, até ao momento...
A acção em face da conjuntura geral está a parar um pouco, e a criar alguma zona de suporte...

Não pode subir a pique todos os dias...

Até agora parece ser uma correcção normal... e se calhar uma boa oportunidade de entrada numa acção que possivelmente ainda está longe da maturidade final do seu bull market muito sustentado.

Quem me dera ter mais €€€€ para reforçar a minha posição longa na JMT... :wink:

Registado: 25/3/2010 21:12

por Rags » 11/11/2010 20:25

Aqui vai o Gráfico actualizado.

Confesso que não é de uma AT fácil, sem grandes suportes e sem resistências já que transaciona (mais uma vez) perto de máximos históricos.

Como já disse o mais fácil de definir é mesmo a tendência bullish.

Quero salientar que desde Julho/Agosto a acção transacionou dentro do canal ascendente, tendo rompido esse mesmo canal no dia 28 de Outubro. Depois de uma forte subida de curto prazo, começou a corrigir.
Hoje a linha que define o topo do canal (traçada a vermelho) conseguiu parar a queda, não me parece ter grande significado, não é um suporte, mas por hoje resultou.

Aceitam-se criticas ou sugestões :wink:
Anexos
Jerónimo 11-11-2010.png
Jerónimo 11-11-2010.png (67.07 KiB) Visualizado 5242 vezes

Registado: 24/5/2010 22:06

por Rags » 11/11/2010 19:23

Vejamos:

O PSI desde o dia em que foi noticiado que o Orçamento estava aprovado caiu perto de 6% (em 7 dias).
A Jerónimo caiu 2,5% sendo que só hoje foram 2,4%

Sinceramente pensei que o comportamento hoje fosse diferente, esteve abaixo do índice e nem com esta noticia positiva conseguio recuperar.

Mas continua com tendência bull, é a acção que mais tem subido no longo e médio prazo, tendo já ganho desde desde Março de 2009, 275%.

Sim foi um dia negativo mas a tendência mantém-se claramente bull.

:wink:

por FilRib » 11/11/2010 17:33

Vamos lá ver. A JMT não vai parar, é a sensação que dá a todos (ou à maior parte das opiniões que leio). A última resistência que estabeleceu, já está longe da cotação de hoje (11,29€ para 10,93€). Por isso, isto só pode ser uma excelente oportunidade de entrada. Não será?

Registado: 4/8/2010 10:09

"Só tem um defeito, ... É fazer parte do PSI"

por Cardeal » 11/11/2010 17:33

Melhor...dois defeitos! O pior deles é estar a cair forte e feio!

Ainda assim, bem que gostaria de aceder a uma análise curto prazo.

Análise a que a minha ignorância e ansiedade não permite com um mínimo de bom senso e cabeça fria. Onde o suporte, onde a resistência? Que é feito da tendência?

Desculpem, sei que é patético ..., mas alguém sabe para que lado é o norte?

Obrigado,

A. Mesquita

Registado: 29/11/2007 2:26

por sem2006 » 11/11/2010 17:20

empurrão que pouco ou nada está a valer...Hoje o cenário é mesmo negro... :cry:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Rags » 11/11/2010 15:29

O banco de investimento actualizou o preço-alvo da retalhista de 11,5 para 12 euros e sublinha o desempenho e os planos de expansão da sua unidade polaca.
Em visita à unidade de negócio da Polónia, os analistas visitaram a Biedronka e destacam agora potencial de crescimento no país, bem como o seu desempenho operacional. Hoje, também o Exane BNP Paribas subiu o seu preço-alvo para a retalhista de 10,5 euros para 11,0 euros.

O Santander atribui uma recomendação de “comprar” os títulos da Jerónimo Martins, que reflecte o potencial de subida de 9,3% das acções face ao seu actual valor de mercado. A recomendação do BNP Paribas é “neutral”.

Os analistas sublinham os planos de expansão da sua unidade polaca, Biedronka, onde espera deter mais de 2.300 lojas no final e 2013 e três mil lojas no final de 2015. Um número que está “longe de ser o limite”, segundo a gestão da cotada e que é reiterado pelos analistas que identificam uma margem de crescimento significativa para o mercado.

A retalhista não adiantou uma meta para a margem do EBITDA no negócio polaco, mas disse que “8% parece ser um mínimo” para 2011, segundo reporta a nota de análise a que o Negócios teve acesso. Nas suas estimativas, os analistas do banco assumem uma margem do EBITDA de 8,10% de 2011 a 2013 e de 8,4% nos quatro anos subsequentes.

Também em relação a uma entrada num novo mercado, fica tudo em aberto já que “o CEO não quis dizer nada mas adiantou que ‘a maior parte do trabalho de casa vai estar feito’”, referem os analistas.

Em Portugal, o Pingo Doce espera obter a liderança do mercado em cinco anos, depois de nos últimos seis anos ter registado um crescimento médio das vendas comparáveis de 7%.

Hoje os títulos da retalhista recuam 1,70% para 10,98 euros por acção.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=453241

Aqui está mais um empurrão para a Jerónimo Martins.

Esta empresa só tem um defeito... É fazer parte do PSI :mrgreen:

por Rags » 10/11/2010 9:19

A número dois do retalho alimentar em Portugal vai continuar a apostar na Polónia entre 2011 e 2013.

A Jerónimo Martins (JM) adianta, em comunicado enviado à CMVM, no âmbito do Dia do Investidor, que pretende investir 1.700 milhões de euros no período 2011-2013, sendo que três quartos do investimento previsto para os próximos três anos vai ser realizado na Polónia.

"Na polónia, o potencial de mercado em conjunto com a força da Biedronka reforçam o nosso foco em expandir o negócio", sublinha a retalhista.

No final de 2013, com mais de 2.300 lojas e com 14 regiões, a Biedronka - rede de supermercados na Polónia - espera já suportar a abertura de 280‐300 lojas.

A empresa liderada por Pedro Soares dos Santos diz ainda que, no mesmo período, as vendas deverão registar um crescimento anual de dois dígitos.

Quando ao EBITDA para 2011-2013, a Jerónimo Martins espera que este cresça pelo menos em linha com as vendas.

"Mantemo-nos cautelosos em relação à economia Portuguesa, mas confiantes que os nossos modelos terão desempenhos acima dos sectores", sublinha a dona dos supermercados Pingo Doce.

O lucro da retalhista cresceu quase 40% até Setembro deste ano, atingindo os 193,9 milhões de euros. As vendas ultrapassaram 6,3 mil milhões. Biedronka tem cada vez mais peso nas contas da retalhista e representa já 54,7% das vendas consolidadas até Setembro.

http://economico.sapo.pt/noticias/jm-pr ... 03938.html

por Champignon » 5/11/2010 11:49

Porquê 18 euros e não outro valor qualquer?

Referes-te a ser a maior em capitalização bolsista? Isso é impossível..
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

Obrigado champignon

por MarquesGti » 5/11/2010 11:20

Ora ai está um otima análise e um excelente instrumento de estudo :lol:
Obrigado pela atenção, acho que tnh um afeto pela JM, tz pq em contraponto n me agrada mt a sonae industrias, enfim esquisitices pessoais.
Bem ag é só esperar pq eu acho q tocar nos 18 euros vai ser dificil, mas tz seja bem mais provável passar a ser a mais cotada do Psi!
PS: Se ttiveres ou alguém tiver AF e/ou sites em portugûes p/ consulta ads empresas do CAC40,por favor partilhem!
The trend is my retirement friend

Registado: 6/10/2010 12:11

Re: O meu bitaite

por Champignon » 4/11/2010 21:44

MarquesGti Escreveu:Caros amigos, so em Janeiro é q comecei por observar os mercados e tds os dias o meus gosto cresce exponencialmente, por 2 motivos essencialmente... um deles é a admiração da JM, um exemplo em tempos de crise, n são só bulls nem casas de investimento..A mh análise é fundamental: crescimento sustentado num base de lucros pagam investimento quer na Polonia quer em Portugal, n necessitam de se financiar na banca para o seu projeto de continuar, forte e expandir-se.Este provavelmente o fator mais determinante numa altura em que os financiamnetos a banca escasseiam e tb de referir q td este crescimento faz sem ajudas do estado, lg transmite uma imagem para os mercados internacionais oposta a realidade dos juros da divida nacional!
Isto n vai ficar por aqui n seria de admirar q passa-se a ser o titulo mais cotado do PSI, acredito q até faça dor de cotovelo as suas congeneres internacionais!
PS:Como a mh experiencia ainda é mt reduzida este comentário tb serve de "posta" p/ quem mais informado e experiente me esclareça e ajude a perceber este fenómeno!

Marquesgti tens aí uma análise fundamental, feita por mim em Março passado, que reflecte um pouco da história e das perspectivas futuras da JMT.

Depois diz se te foi útil.

Segue o link:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=72372&postdays=0&postorder=asc&start=25
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

O meu bitaite

por MarquesGti » 4/11/2010 17:52

Caros amigos, so em Janeiro é q comecei por observar os mercados e tds os dias o meus gosto cresce exponencialmente, por 2 motivos essencialmente... um deles é a admiração da JM, um exemplo em tempos de crise, n são só bulls nem casas de investimento..A mh análise é fundamental: crescimento sustentado num base de lucros pagam investimento quer na Polonia quer em Portugal, n necessitam de se financiar na banca para o seu projeto de continuar, forte e expandir-se.Este provavelmente o fator mais determinante numa altura em que os financiamnetos a banca escasseiam e tb de referir q td este crescimento faz sem ajudas do estado, lg transmite uma imagem para os mercados internacionais oposta a realidade dos juros da divida nacional!
Isto n vai ficar por aqui n seria de admirar q passa-se a ser o titulo mais cotado do PSI, acredito q até faça dor de cotovelo as suas congeneres internacionais!
PS:Como a mh experiencia ainda é mt reduzida este comentário tb serve de "posta" p/ quem mais informado e experiente me esclareça e ajude a perceber este fenómeno!
The trend is my retirement friend

Registado: 6/10/2010 12:11

Re: A propósito de análises..

por camaleo » 4/11/2010 0:10

canguru Escreveu:
kanes Escreveu:É impressão minha ou a cotação está a perder força?

onde é que se vê isso?

no mensal?
no semanal?
no diário?
no horário?
na nanoescala?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

por canguru » 3/11/2010 13:07

kanes Escreveu:É impressão minha ou a cotação está a perder força?

onde é que se vê isso?

no mensal?
no semanal?
no diário?
no horário?
na nanoescala?

Registado: 6/4/2008 22:41

por kanes » 3/11/2010 10:56

PequenoInvest Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:É a Goldman a colar-se à melhor análise JM em Portugal, a minha.

Reconhecido internacionalmente :mrgreen:

Realmente não tem dois dedos de testa!!! :P

É impressão minha ou a cotação está a perder força?

Registado: 18/9/2010 12:14

por PequenoInvest » 3/11/2010 10:53

Pedro Miguel Escreveu:É a Goldman a colar-se à melhor análise JM em Portugal, a minha.

Reconhecido internacionalmente :mrgreen:

Registado: 24/7/2009 12:13

por Pedro Miguel » 3/11/2010 10:49

jamesp Escreveu:MR. PONTES DIXIT:
"Jerónimo Martins: meu target de 14,86 Eur de há 4 dias,ontem teve apoio ao mais alto nível que reconheço: Goldman Sachs com 15,00 Eur. É a Goldman a colar-se à melhor análise JM em Portugal, a minha.

Tenho a Goldman Sachs como conceituada. O mercado em Portugal também me tem a mim por conceituado.
Há algum tempo que aprecio a actuação da Goldman Sachs, por seguir a mesma actuação que eu: actualiza constantemente os targets das empresas cotadas, como eu próprio faço mesmo na noite em que apresentam resultados.
A 28-10-2010 lancei uma analise ao mercado: a Jerónimo Martins vale 14,86 Eur. Surgiram BPI com manutenção de 9,90 Eur na Jerónimo Martins, e a Caixa BI com manu ...
Ver comentário completo
Tenho a Goldman Sachs como conceituada. O mercado em Portugal também me tem a mim por conceituado.
Há algum tempo que aprecio a actuação da Goldman Sachs, por seguir a mesma actuação que eu: actualiza constantemente os targets das empresas cotadas, como eu próprio faço mesmo na noite em que apresentam resultados.
A 28-10-2010 lancei uma analise ao mercado: a Jerónimo Martins vale 14,86 Eur. Surgiram BPI com manutenção de 9,90 Eur na Jerónimo Martins, e a Caixa BI com manutenção de ...8,05 Eur.
Mantive o meu target como seguro: 14,86 Eur.
Ontem a Goldman Sachs avançou com 15,00 Eur.
Eu e Goldman Sachs entrámos agora em sintonia para o mercado português.
Eu já tinha o reconhecimento de todo o mercado em Portugal. Agora, tenho o reconhecimento técnico da que considero ser a única analista ao meu nível para Portugal: a Goldman Sachs.
Agradeço a colagem técnica da Goldman Sachs ao que melhor há em Portugal, e ...defendê-los-ei até que alguma...incompatibilidade nos separe.
E espero deles, o mesmo que dou de mim: análises justas."

O Pontes é judeu :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:45

A propósito de análises..

por jamesp » 3/11/2010 10:44

MR. PONTES DIXIT:
"Jerónimo Martins: meu target de 14,86 Eur de há 4 dias,ontem teve apoio ao mais alto nível que reconheço: Goldman Sachs com 15,00 Eur. É a Goldman a colar-se à melhor análise JM em Portugal, a minha.

A 28-10-2010 lancei uma analise ao mercado: a Jerónimo Martins vale 14,86 Eur. Surgiram BPI com manutenção de 9,90 Eur na Jerónimo Martins, e a Caixa BI com manu ...
Ver comentário completo
A 28-10-2010 lancei uma analise ao mercado: a Jerónimo Martins vale 14,86 Eur. Surgiram BPI com manutenção de 9,90 Eur na Jerónimo Martins, e a Caixa BI com manutenção de ...8,05 Eur.
Mantive o meu target como seguro: 14,86 Eur.
Ontem a Goldman Sachs avançou com 15,00 Eur.
Eu e Goldman Sachs entrámos agora em sintonia para o mercado português.
Eu já tinha o reconhecimento de todo o mercado em Portugal. Agora, tenho o reconhecimento técnico da que considero ser a única analista ao meu nível para Portugal: a Goldman Sachs.
Agradeço a colagem técnica da Goldman Sachs ao que melhor há em Portugal, e ...defendê-los-ei até que alguma...incompatibilidade nos separe.
E espero deles, o mesmo que dou de mim: análises justas."
If at first you don't succeed, skydiving is not for you.

Registado: 7/5/2010 23:33

por camaleo » 3/11/2010 0:49

Champignon Escreveu:Por vezes parece-me que alguns participantes falam de bolsa como de um jogo se tratasse.

Estamos a falar de empresas reais que se movem segundo os seus fundamentais. Mais do que comprar um gráfico, estamos a comprar uma % de um negócio real(com resultados, trabalhadores, clientes, fornecedores, estratégias e tudo o resto que envolve um negócio).

Isto tudo para dizer que este negócio tem um valor e, geralmente, as subidas ou descidas sustentadas por prazos mais longos, não são tão irracionais como isso.

Na mminha humilde opinião:

Na realidade, muitos exemplos ilustram que que a análise fundamental por si só é extremamente falível...

Se assim não fosse não faltavam pessoas devidamente informadas sobre a previsibilidade do mercado em relação a esta ou outra cotada...

Na realidade as subidas ou descidas sustentadas podem ter uma componente fundamental, ou não...

Na realidade "o Mercado" tem Sempre razão, e não as análises, quer sejam elas fundamentais ou técnicas.
É claro que após uma subida não faltam as explicações....
Após uma queda... é claro que todos estavam à espera...

Relativamente à Jerónimo no meu palpite... ainda vai trazer boas surpresas...
8-)

por Champignon » 2/11/2010 20:44

Por vezes parece-me que alguns participantes falam de bolsa como de um jogo se tratasse.

Estamos a falar de empresas reais que se movem segundo os seus fundamentais. Mais do que comprar um gráfico, estamos a comprar uma % de um negócio real(com resultados, trabalhadores, clientes, fornecedores, estratégias e tudo o resto que envolve um negócio).

Isto tudo para dizer que este negócio tem um valor e, geralmente, as subidas ou descidas sustentadas por prazos mais longos, não são tão irracionais como isso.

por camaleo » 2/11/2010 20:29

Tenho acompanhado a Jerónimo Martins...
e fico estupefacto com a força bullish desta acção...

Não deu ainda qualquer sinal de reversão....

Parece-me que vamos todos andar a dizer que agora é que vai cair.... mas nunca mais cai....

Acredito mais na continuação de uma tendência ascendente...

Hoje parece ter parado para "respirar"... mas não vai ficar por aqui... no meu palpite aposto numa subida sustentada... ( e mais pausada, é claro)

As paragens servem para ir criando suportes...

Na verdade renovo o meu sentimento que ainda tem muito para dar...

:)

Re: JMT

por Manequim » 1/11/2010 17:02

Clinico Escreveu:Sim, isto já me parece muito esticado.
Não sei como se poderá ver se o smart money já estará a sair...
Abraços
Clinico

O problema é que já parece esticada há muito tempo, mas ela lá vai indo...

Já agora, alguém quer dar palpites...quando ela cair, onde é que pára?
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

JMT

por Clinico » 1/11/2010 16:57

Sim, isto já me parece muito esticado.
Não sei como se poderá ver se o smart money já estará a sair...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por Parabolic » 1/11/2010 16:38

A JMT continua com muitos amigos estrangeiros, HSBC, UBS, Goldman, JPMorgan, etc que continuam a dar upgrades atrás de upgrades desde os 3,00 Euros. Esta escalada não seria possivel sem essas revisões quase de mes a mes e sem razões aparentes, para além dos resultados fortes, etc, etc. Obvio que basta ver os comunicados dessa altura para ver quem comprou posições relevantes a esses preços...

Registado: 21/3/2009 16:16

por kanes » 1/11/2010 16:22

canguru Escreveu:
kanes Escreveu:Acham que vale apena entrar agora?

Quase nem respira para voltar a trepar.

Aos 8 parecia tarde para entrar.
Aos 9 parecia tarde para entrar.
Aos 10 parecia tarde para entrar.
Aos 11 parecia tarde para entrar.

Até pode ir estar nos 20 daqui a um ano.
Who knows?

Quem está fora procurará retrações ou algum suporte que possa vir a ser criado, mas para já é vê-la voar.

Terá pernas pros 15?

Registado: 18/9/2010 12:14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Musus, Pmart 1, rg7803, Shimazaki_2, TTM62 e 187 visitantes