GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
masterpro Escreveu:Já temos a Gasolina mais cara da europa
masterpro,
Não espalhes boatos. Isto não é de modo algum verdade.
Na Holanda, por exemplo, é consideravelmente mais cara, aqui fica link com informação:
http://www.unitedconsumers.com/tanken/i ... ijzen.html
- Registado: 5/11/2002 12:21
A GALP está a passar por um momento técnico bastante interessante e os Touros vão continuar atacar na próxima semana. Reparem no gráfico de curto-prazo como a cotação conseguiu romper em alta na passada sexta-feira uma importante resistência na zona dos € 12,50 incluindo a sua média móvel dos 50 periodos. Neste momento não consigo identificar nenhuma divergência negativa relevante no gráfico técnico, pelo que parece-me que a cotação segue actualmente com boa saúde e com força compradora. Se acompanhasse o mercado português no twitter, diria que a GALP fez na sexat-feira um "Kaboom". Com o crude em forte alta, a GALP seguirá de perto a sua evolução positiva. Para a sessão de segunda-feira a tarefa consiste em acompanhar o desempenho do título de perto e aguardar pacientemente pela confirmação desta quebra. Neste momento só vejo resistências fortes na casa dos € 14.
Não detenho posições na GALP nem no mercado português, mas se tivesse que dar um rating técnico à GALP perante esta AT, dar-lhe-ia um "BUY". Stop 11.92
Não detenho posições na GALP nem no mercado português, mas se tivesse que dar um rating técnico à GALP perante esta AT, dar-lhe-ia um "BUY". Stop 11.92
- Anexos
-
- sc.png (104.51 KiB) Visualizado 16636 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Os preços já tinham dado um forte salto esta semana.
Já agora aproveito e deixo o gráfico actualizado com o Brent em Euros e os combustíveis em Portugal antes de impostos...
Já agora aproveito e deixo o gráfico actualizado com o Brent em Euros e os combustíveis em Portugal antes de impostos...
- Anexos
-
- comb2011lc.PNG (33.74 KiB) Visualizado 16703 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Forte subida no preço dos combustíveis na próxima semana
Rita Paz
06/01/12 17:02
Preço da gasolina deverá superar os 1,60 euros na próxima segunda-feira.
A factura com combustíveis vai voltar a encarecer na próxima semana. A gasolina vai passar a custar mais de 1,60 euros por litro, enquanto o preço do litro de gasóleo deverá ascender os 1,46 euros.
Isto porque as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais aumentaram 5% e 6% na última semana, segundo dados da Bloomberg, o que se deve traduzir num aumento dos preços actuais de pelo menos três cêntimos, calculou o Económico.
Nas duas últimas semanas, as subidas foram mais expressivas. O gasóleo valorizou 7% e a gasolina pulou mais de 8%. Por isso, na próxima semana, "o aumento dos preços nas bombas vai ser mais acentuado", antecipou ao Económico fonte do sector.
O aumento dos preços dos combustíveis reflecte ainda a valorização do 'ouro-negro', que desde o início de 2012 já valorizou 4,7%, devido à ameaça europeia de embargo ao petróleo do Irão. Já o euro regista uma perda semanal de quase 2% e está em mínimos de 15 meses face à nota verde, o que tem agravado os efeitos da subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.
O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,594 euros enquanto o do gasóleo vale 1,454 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.
In Economico
Rita Paz
06/01/12 17:02
Preço da gasolina deverá superar os 1,60 euros na próxima segunda-feira.
A factura com combustíveis vai voltar a encarecer na próxima semana. A gasolina vai passar a custar mais de 1,60 euros por litro, enquanto o preço do litro de gasóleo deverá ascender os 1,46 euros.
Isto porque as cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais aumentaram 5% e 6% na última semana, segundo dados da Bloomberg, o que se deve traduzir num aumento dos preços actuais de pelo menos três cêntimos, calculou o Económico.
Nas duas últimas semanas, as subidas foram mais expressivas. O gasóleo valorizou 7% e a gasolina pulou mais de 8%. Por isso, na próxima semana, "o aumento dos preços nas bombas vai ser mais acentuado", antecipou ao Económico fonte do sector.
O aumento dos preços dos combustíveis reflecte ainda a valorização do 'ouro-negro', que desde o início de 2012 já valorizou 4,7%, devido à ameaça europeia de embargo ao petróleo do Irão. Já o euro regista uma perda semanal de quase 2% e está em mínimos de 15 meses face à nota verde, o que tem agravado os efeitos da subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.
O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,594 euros enquanto o do gasóleo vale 1,454 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.
In Economico
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Supermann Escreveu:Elias Escreveu:vdap,
A questão do "compensar" é outra história.
Mas quando a BP dá 6 cêntimos de desconto, a GALP dá 10 a 16 e a Cepsa dá 58, eu fico com pouco interesse na BP...
58 centimos de desconto?![]()
![]()
Não é gaffe?
Explica lá isso Elias.
Estás explicado lá atrás, mas basicamente é assim:
6% de desconto na bomba = 10 cêntimos
vale de 6 euros por cada 20 euros abastecidos; 20 euros são 13 litros, o que dá 48 cêntimos por litro
48 + 10 = 58
Claro que esta maneira de calcular o desconto é questionável, mas basicamente o princípio é o mesmo que é usado na promoção "vice-versa", na qual é anunciado um desconto de 10 cêntimos (5 na bomba e 5 no supermercado).
Supermann Escreveu:Elias Escreveu:vdap,
A questão do "compensar" é outra história.
Mas quando a BP dá 6 cêntimos de desconto, a GALP dá 10 a 16 e a Cepsa dá 58, eu fico com pouco interesse na BP...
58 centimos de desconto?![]()
![]()
Não é gaffe?
Explica lá isso Elias.
Estás explicado lá atrás, mas basicamente é assim:
6% de desconto na bomba = 10 cêntimos
vale de 6 euros por cada 20 euros abastecidos; 20 euros são 13 litros, o que dá 48 cêntimos por litro
48 + 10 = 58
Actualização da evoluções dos preços dos combustíveis, antes de impostos, em comparação do brent (em euros).
(nota: eu li a resposta, elias, mas não tinha nada a acrescentar)
(nota: eu li a resposta, elias, mas não tinha nada a acrescentar)
- Anexos
-
- comb2011lb.PNG (32.63 KiB) Visualizado 13114 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Marco,
A Deco diz isso dos 20% a mais, mas eu não me fio nos comparativos da Deco, porque eles se baseiam em determinados pressupostos e médias que podem não corresponder a coisas nenhuma; por isso, faço as minhas próprias comparações de preço.
Sim, eu sei que as comparações servem apenas de indicação uma vez que depende dos artigos escolhidos (embora, tanto quanto sei, eles usam as mesmas marcas onde é possível). Contudo, porque já fui uma vez ou outra sei perfeitamente que o El Corte Inglés é efectivamente substancialmente mais caro em média. Isto não quer dizer (como ressalvei no outro post) que conhecendo muito bem os preços (ie fazendo compras bem seleccionadas) não se consiga fazer compensar, mas em termos médios provavelmente não compensa.
Já agora, aproveito e deixo o endereço do simulador da Deco que agora está bastante mais sofisticado pois dá para comparar por "sector" de compras (lacticinios, bebidas, etc):
http://www.deco.proteste.pt/supermercad ... 655721.htm
Eu compro muito pouca coisa de "marca", muitas das minhas compras são ou marcas alternativas ou marcas brancas que "testei" e passei a usar (tendo reprovado outras, naturalmente). Tirando meia duzia de coisas (por exemplo, queijo compro sempre Terra Nostra uma vez que nunca aprovei outro que tivesse experimentado e entretanto até desisti) são muito poucos os produtos de marca que compro hoje em dia...
Nos produtos de marca de uma forma geral o preço está muito inflacionado (nomeadamente para cobrir o custo da publicidade, que está reflectido no preço do produto).
Além disso, alguns produtos "de marca" estão disponíveis em marca branca a preço mais barato.
Fugir de forma generalizada (onde possível e com mínima perda de qualidade) aos produtos de marca é das maiores poupanças que se pode fazer. Deixo um exemplo, os cereais crownfield que estão à venda no Lidl são praticamente a metade do preço dos de marca (tipo nestlé) e servem perfeitamente pois são de qualidade perfeitamente aceitável (tem lá outros piores que não os comprava nem dados, goofy ou coisa do género, não é a esses que me refiro).
Bem, isto já estava bem era para o tópico das poupanças...

Marco,
A Deco diz isso dos 20% a mais, mas eu não me fio nos comparativos da Deco, porque eles se baseiam em determinados pressupostos e médias que podem não corresponder a coisas nenhuma; por isso, faço as minhas próprias comparações de preço.
E das minhas comparações, concluí o seguinte: para produtos de marcas que ocorram em ambos os locais (Supercor e Continente, nomeadamente), os preços são exactamente iguais. Ao cêntimo. Isto acontece com dezenas de marcas, incluindo mercearia, frescos, lacticínios, congelados, etc. Por isso há efectivamente um desconto de 12%, desde que os produtos sejam escolhidos por este critério. Pode ser trabalhoso ao princípio, mas depois a pessoa habitua-se e já conhece os preços, pelo menos dos produtos comprados regularmente. Assim, para 50 euros de compras + 40 euros na bomba, a poupança real é de 6 euros no supermercado e 2,4 euros na bomba = 8,4 euros.
Onde há efectivamente uma diferença de preço entre os diferentes supermercados é nas marcas brancas (mais baratas no continente) e nas marcas mais "gourmet" que tendem a ser mais caras no corte ingles. No entanto, e como já expliquei acima, pessoalmente só considero legítimas as comparações entre produtos iguais (mesma marca) e não entre produtos considerados equivalentes, como creio que faz a Deco.
E das minhas comparações, concluí o seguinte: para produtos de marcas que ocorram em ambos os locais (Supercor e Continente, nomeadamente), os preços são exactamente iguais. Ao cêntimo. Isto acontece com dezenas de marcas, incluindo mercearia, frescos, lacticínios, congelados, etc. Por isso há efectivamente um desconto de 12%, desde que os produtos sejam escolhidos por este critério. Pode ser trabalhoso ao princípio, mas depois a pessoa habitua-se e já conhece os preços, pelo menos dos produtos comprados regularmente. Assim, para 50 euros de compras + 40 euros na bomba, a poupança real é de 6 euros no supermercado e 2,4 euros na bomba = 8,4 euros.
Onde há efectivamente uma diferença de preço entre os diferentes supermercados é nas marcas brancas (mais baratas no continente) e nas marcas mais "gourmet" que tendem a ser mais caras no corte ingles. No entanto, e como já expliquei acima, pessoalmente só considero legítimas as comparações entre produtos iguais (mesma marca) e não entre produtos considerados equivalentes, como creio que faz a Deco.
Elias Escreveu:
Marco podes repetir as vezes que quiseres, mas não com o mesmo cartão.
Explicando: quando vais ao supermercado e fazes de compras de 50 euros dão-te um cartão que dá 6% de desconto para um abastecimento máximo de 40 euros (se comprares 100 euros e pagares em dois lotes de 50 recebes dois cartões de 6%).
Quando vais à bomba, entregas o cartão para usufruires do desconto de 6%. Esse cartão fica na bomba e não pode ser reutilizado. No entanto recebes um vale de 6 euros (isto por casa 20 euros abastecidos; se abasteceres 40 euros recebes dois vales), que podes descontar no supermercado ou no Corte Inglés em qualquer departamento (excepto informática, telefones, videojogos e electrodomésticos).
Sempre que voltares a comprar 50 euros no supermercado, recebes um novo cartão de 6%, podendo assim voltar a usufruir do desconto.
Na prática o cartão é um "vale" de desconto e funciona como tal.
Entendi. Contudo, numas contas rápidas, mesmo contando com os dois descontos em termos médios não há desconto nenhum...
A única hipotese (e trabalhosa) é ter imenso "cuidado" nas compras que se fazem em exacto, dado que o excesso do preço no Corte Inglés anda na ordem dos 20% (segundo os comparativos da DECO) face a outras grandes superfícies como o Continente, Jumbo e Pingo Doce. E não sei até que ponto isso é possível dado que não costumo fazer compras no Corte Inglés.
Ora, 6 euros por 50 de compras (desconto máximo) dá 12% (nas compras) e acrescendo os 6% na bomba para um total de 40 euros de combustível isto resulta sensivelmente num desconto total da ordem dos 20% nas compras (anulando o excesso de preço aí e ficando o combustível ao preço normal, neste exercício).
Em termos médios, fazendo o mesmo total de compras no Jumbo e depois abastecendo no posto Jumbo, sai substancialmente mais barato (os "20%" já estão feitos à partida e depois o combustível sai mais barato 10 a 12 centimos).
Mart77 Escreveu:te="Mart77"]vdap fala se compensava esses descontos, visto que com combustiveis mais caros "plus""ultimate" fazia mais km, eu referi que vc continuava a abastecer com combustivel seja qual for "normal" ou "ultimate" mas em companhias que lhe davam mais descontos por litro, diferente de companhias "low cost" como jumbo, Eleclerc e Galp Low cost em Setubal, que não rende tanto.
Doutro modo, os combustiveis "ultimates" em relação aos "normais" em concessões não me parece que rendam tanto, agora em relação aos "low cost" sim. Penso que o vdap referia-se mais à situação do poupar sai caro, e penso que vc utiliza os meios que tem disponiveis para poupar mais (por exemplo existe cartões frota)
Mart acho que estás a misturar duas coisas diferentes.
Eu já abasteci muitas vezes com combustíveis "plus", de várias marcas e confirmo que faço mais 10% de quilómetros (qualquer que seja a marca). O meu recorde são 1100km com um só depósito, e com combustíveis normais atinjo os 900km. Mas como esses combustíveis são 10% mais caros, o preço por km fica igual, a diferença é que vou menos vezes à bomba.
Quanto à diferença qualitativa para os low cost, não sei aferir, de qualquer forma os descontos com os vales anulam completamente a diferença de preço para os low cost.[/quote]
Ok.
- Registado: 18/8/2011 20:50
MarcoAntonio Escreveu:Elias, uma pergunta dado que estás a usar essa promoção da CEPSA e já deves ter abastecido várias vezes: a parte dos 6% de desconto no combustível é apenas uma vez (no primeiro abastecimento de 40 euros) ou repete depois?
No panfleto de publicidade não está claro (fala em "primeiro abastecimento de 40 euros").
Marco podes repetir as vezes que quiseres, mas não com o mesmo cartão.
Explicando: quando vais ao supermercado e fazes de compras de 50 euros dão-te um cartão que dá 6% de desconto para um abastecimento máximo de 40 euros (se comprares 100 euros e pagares em dois lotes de 50 recebes dois cartões de 6%).
Quando vais à bomba, entregas o cartão para usufruires do desconto de 6%. Esse cartão fica na bomba e não pode ser reutilizado. No entanto recebes um vale de 6 euros (isto por casa 20 euros abastecidos; se abasteceres 40 euros recebes dois vales), que podes descontar no supermercado ou no Corte Inglés em qualquer departamento (excepto informática, telefones, videojogos e electrodomésticos).
Sempre que voltares a comprar 50 euros no supermercado, recebes um novo cartão de 6%, podendo assim voltar a usufruir do desconto.
Na prática o cartão é um "vale" de desconto e funciona como tal.
Mart77 Escreveu:vdap fala se compensava esses descontos, visto que com combustiveis mais caros "plus""ultimate" fazia mais km, eu referi que vc continuava a abastecer com combustivel seja qual for "normal" ou "ultimate" mas em companhias que lhe davam mais descontos por litro, diferente de companhias "low cost" como jumbo, Eleclerc e Galp Low cost em Setubal, que não rende tanto.
Doutro modo, os combustiveis "ultimates" em relação aos "normais" em concessões não me parece que rendam tanto, agora em relação aos "low cost" sim. Penso que o vdap referia-se mais à situação do poupar sai caro, e penso que vc utiliza os meios que tem disponiveis para poupar mais (por exemplo existe cartões frota)
Mart acho que estás a misturar duas coisas diferentes.
Eu já abasteci muitas vezes com combustíveis "plus", de várias marcas e confirmo que faço mais 10% de quilómetros (qualquer que seja a marca). O meu recorde são 1100km com um só depósito, e com combustíveis normais atinjo os 900km. Mas como esses combustíveis são 10% mais caros, o preço por km fica igual, a diferença é que vou menos vezes à bomba.
Quanto à diferença qualitativa para os low cost, não sei aferir, de qualquer forma os descontos com os vales anulam completamente a diferença de preço para os low cost.
Elias Escreveu:Mart não percebi onde queres chegar.
vdap fala se compensava esses descontos, visto que com combustiveis mais caros "plus""ultimate" fazia mais km, eu referi que vc continuava a abastecer com combustivel seja qual for "normal" ou "ultimate" mas em companhias que lhe davam mais descontos por litro, diferente de companhias "low cost" como jumbo, Eleclerc e Galp Low cost em Setubal, que não rende tanto.
Elias, uma pergunta dado que estás a usar essa promoção da CEPSA e já deves ter abastecido várias vezes: a parte dos 6% de desconto no combustível é apenas uma vez (no primeiro abastecimento de 40 euros) ou repete depois?
No panfleto de publicidade não está claro (fala em "primeiro abastecimento de 40 euros").
Elias Escreveu:Mart77 Escreveu:vdap Escreveu:Oh Elias, e compensa?
Eu faço cerca de mais 20/ 30km com Gasóleo BP ULtimate ao preço que está do que com gasóleo dos supermercados...
vdap, parece-me que o Elias continua abastecer combustivel "normal", a diferença
e os descontos, não é combustivel "low-cost"
Mart77,
Tanto as marcas brancas como os postos de marca têm combustível normal e plus.
Os descontos aplicam-se a ambas as situações.
Elia permite discordar, mas o combustivel nos postos referidos associados por exemplo "Jumbo" "E-leclerc" e penso que um posto piloto da Galp em Setubal acho, não tem as mesmas caracteristicas das supostas "normais" no postos de abastecimento concessionadas, nestas as ditas normais tem mais "adições"
Mart77 Escreveu:vdap Escreveu:Oh Elias, e compensa?
Eu faço cerca de mais 20/ 30km com Gasóleo BP ULtimate ao preço que está do que com gasóleo dos supermercados...
vdap, parece-me que o Elias continua abastecer combustivel "normal", a diferença
Mart77,
Tanto as marcas brancas como os postos de marca têm combustível normal e plus.
Os descontos aplicam-se a ambas as situações.
vdap Escreveu:Oh Elias, e compensa?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Shimazaki_2, VALHALLA e 131 visitantes