Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renovaveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Enersis

por Zroof » 17/6/2008 1:34

Não estou a ver uma relação nítida de causa e efeito no comportamento da EDPr.

A EDP chegou a pensar comprar parte da Enersis, penso que não concretizou o negócio. Suponho que esta ultima ainda continua a liderar a cota de mercado nos parques eólicos Nacionais.

Será que a EDP/EDPr vai avançar com propostas? E a "massa"? A Semapa encaixou mais de 400M € quando a vendeu... :wink:

As dificuldades financeiras da casa mãe mostram bem o nível descomunal de investimentos necessários para as renováveis.
Será que o projecto das ondas, "Pelamis" , tem estado parado só porque as condições meteorológicas não são favoráveis?
Nisto tudo tenho muito mais duvidas do que certezas, no entanto, as possíveis implicações futuras podem vir a ser importantes , principalmente para quem entrou a pensar no curto prazo e acabou a mudar de estratégia.
Nota - Não entrei na EDPr, mas sigo o titulo e o tópico com muita atenção.

Cumprimentos

Registado: 30/1/2008 1:50

por Um curioso... » 17/6/2008 0:04

pedrosantosslb Escreveu:ha por ai algum grafico com dados desde o inicio da edpr?
ja agora a que preço foi colocada a IBERDROLA RENOVABLES?
Obrigado

A OPV foi a 5,30€.Última cotação 4,48€ (desvalorização de 15,5%)
se a EDPr desvalorizar o mesmo corresponde a 6,76€!!!
Valor mais baixo 3,85€ (29/02/2008) corresponderia a um valor mínimo para a EDPr de5,81€!!!!!!
Claro que as cotações não podem ser vistas assim, mas às vezes vale a pena comparar...

Registado: 29/11/2007 14:04

por pedrosantosslb » 16/6/2008 15:11

alguem quer/pode comentar o baixo volume de hoje?

Registado: 29/11/2007 11:52

por Valkyrie » 16/6/2008 13:46

Tks sargotrons.

Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie

"No tempo de D. Afonso V já havia uma Bolsa de Valores (Alvará de 1439)"

Registado: 26/5/2008 13:28

dificuldades financeiras

por ASLPINZIO » 16/6/2008 12:29

leva a necessaidade de venda rapida logo o preço deverá ser abaixo do valor de mercado. Quem compra compra barato

Registado: 20/5/2008 10:14

Re: Bom ou mau negócio?????????

por sargotrons » 16/6/2008 12:15

Valkyrie Escreveu:
rufa Escreveu:Enersis à venda :idea:

Olá !

Pode traduzir SFF ?

Obg.

Valkyrie

Babcock em dificuldades financeiras recebe esta semana propostas para a Enersis
A Babcock & Brown vai esta semana receber as propostas para a venda dos activos de energia eólica na Europa, incluindo a portuguesa Enersis. Esta operação surge numa altura em que a companhia australiana atravessa dificuldades financeiras, que originaram uma queda de mais de 50% das acções em apenas dois dias.

Mais em JN, Nuno Carregueiro

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=320278

cheers
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Valkyrie » 16/6/2008 12:10

Olá !

Pode traduzir SFF ?

Obg.

Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie

por asgardd » 16/6/2008 12:00

Pois é , isto com o tempo tudo se vem a perceber :idea:

Registado: 5/6/2008 22:53

Bom ou mau negócio?????????

por rufa » 16/6/2008 11:29

Enersis à venda :idea:

Registado: 29/11/2007 12:52

por jlncc » 14/6/2008 10:20

Nao tenho a certeza mas penso que o trabalho da Morgan Stanley é dar liquidez ao mercado. E não favorecer a subida do preço como alguns apregoam.

Mas não tenho a certeza disso. Isto foi o que eu percebi de um post do Ulisses Pereira.

Quanto à estabilização de preços, o objectivo não é fazer com que o papel não tenha variação, mas sim dotar o mercado sempre de boa liquidez.

Abraço a todos.

(Porque senão era dinheiro certo, era só comprar nos ultimos momentos da sessão sempre que a acçao descia :P)

Registado: 29/11/2007 4:27

Artefício

por portucel » 14/6/2008 10:13

Alladin2007 Escreveu:O trabalho da Morgan Stanley deveria ser não deixar a cotação baixar dos 8 euros, isso é que era um trabalho bem feito. Como não conseguiu esse feito, deduzo que a cotação já esteja a desenvolver-se de acordo com a lei fundamental da economia: O da oferta e da procura.

Abraço

A EDP não deve querer pagar para colocarem o papel a 8 €...

... isso iria custar demasiado!

Mas basta analisar o movimento do 1º dia para perceber o valor de mercado deste papel.

Registado: 10/11/2006 16:05

por Alladin2007 » 14/6/2008 10:01

O trabalho da Morgan Stanley deveria ser não deixar a cotação baixar dos 8 euros, isso é que era um trabalho bem feito. Como não conseguiu esse feito, deduzo que a cotação já esteja a desenvolver-se de acordo com a lei fundamental da economia: O da oferta e da procura.

Abraço

Registado: 18/12/2007 19:29

por pedromrsll » 13/6/2008 22:50

Viva

Não é a Goldman Sachs mas sim a Morgan Stanley.

Panizzi vê aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=317491

Registado: 18/1/2008 0:07

por Panizzi » 13/6/2008 22:29

Podiam explicar isso como se eu fosse muito , muito burro ? Agradecido.

Registado: 26/2/2008 22:11

Re: Fecho

por portucel » 13/6/2008 19:18

pedrosantosslb Escreveu:
portucel Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:alguem me explica o comportamento da edpr...praticamente todos os dias desce durante a sessao e no final recupera ou ate sobe como ontem...

Trata-se da Goldman Sachs a fazer o trabalho que lhe encomendaram, são 30 dias assim!

isso quer dizer que ao fim dos 30 dias vamos ver o fundo do poço???

A partir de 30 dias de cotação o mercado vai funcionar normalmente, o que não significa que desça mas apenas que deixa de haver movimentos artificiais!

Re: Fecho

por pedrosantosslb » 13/6/2008 19:05

portucel Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:alguem me explica o comportamento da edpr...praticamente todos os dias desce durante a sessao e no final recupera ou ate sobe como ontem...

Trata-se da Goldman Sachs a fazer o trabalho que lhe encomendaram, são 30 dias assim!

isso quer dizer que ao fim dos 30 dias vamos ver o fundo do poço???

Fecho

por portucel » 13/6/2008 18:49

por pedrosantosslb » 13/6/2008 18:01

alguem me explica o comportamento da edpr...praticamente todos os dias desce durante a sessao e no final recupera ou ate sobe como ontem...

por VALOR » 13/6/2008 14:57

Boas tardes

12 Jun 2008 18:25 - Portuguesa EDP avanza en sector brasileño de energía eólica
Portuguesa EDP avanza en sector brasileño de energía eólica
SAO PAULO, jun 12 (Reuters) - La portuguesa EDP Renovaveis y Energias do Brasil anunciaron el jueves la creación de una nueva empresa para explotar el gran potencial de la generación eólica que posee Brasil.
En la nueva empresa, EDP Renovaveis Brasil, EDP Renovaveis tiene una participación del 55 por ciento, mientras que Energias do Brasil mantiene una participación del 45 por ciento.
"Brasil tiene un potencial eólico de 140.000 megavatios, equivalente a cerca de diez (hidroeléctricas) 'itaipús', pero hasta ahora hay solamente 247 megavatios instalados, un número pequeño si se mira el potencial", dijo a periodistas Miguel Setas, vicepresidente de Energias do Brasil.
Junto con su creación, EDP Renovaveis Brasil anunció la adquisición de la local Central Nacional de Energia Eólica S.A. (Cenaeel), pionera en el sector, por un valor de 51 millones de reales.
Cenaeel posee dos parques eólicos en el sureño estado de Santa Catarina, con 14 megavatios instalados. Además cuenta con un proyecto de expansión de uno de ellos a 70 megavatios.
(Reporte de Marcelo Teixeira; Escrito por Guido Nejamkis, Editado por Mario Naranjo)

12 Jun 2008 17:31 - Com petróleo no céu, EDP avança sobre setor eólico no Brasil
Com petróleo no céu, EDP avança sobre setor eólico no Brasil
Por Marcelo Teixeira
SÃO PAULO, 12 de junho (Reuters) - A EDP Renováveis e a Energias do Brasil consolidaram nova companhia para explorar o grande potencial de geração eólica do país, num momento em que os recordes do petróleo reduzem a diferença de preço entre fontes fósseis e renováveis.
A nova empresa, EDP Renováveis Brasil, tem participação de 55 por cento da portuguesa EDP Renováveis , que captou 1,8 bilhão de euros em recente IPO na Europa, e de 45 por cento da Energias do Brasil .
"O Brasil tem um potencial eólico de 140 mil megawatts (MW), equivalente a cerca de 10 Itaipus, mas até agora há somente 247 megawatts instalados, um número pequeno se olhar o potencial", disse a jornalistas nesta quinta-feira Miguel Setas, vice-presidente de Comercialização e Novos Negócios da Energias do Brasil.
A EDP Renováveis Brasil, ao mesmo tempo do anúncio de sua criação, informou a compra da brasileira Central Nacional de Energia Eólica S.A. (Cenaeel), pioneira em geração de energia pelo vento no país, por 51 milhões de reais.
A Cenaeel possui dois parques eólicos em Santa Catarina, com 14 megawatts instalados e projeto de expansão de um deles para 70 MW.
"Apesar de ter uma capacidade pequena, é o primeiro investimento de outros que esperamos que possam vir", disse Setas, acrescentando que a Renováveis Brasil vai trabalhar em duas fases de crescimento: a primeira focada em aquisição de projetos já em desenvolvimento e a segunda em greenfields (projetos totalmente novos).
Setas disse não poder informar, no entanto, um montante de investimentos que estaria disponível para compras e novos projetos no Brasil.
António Pita de Abreu, diretor-presidente da Energias do Brasil, disse que o conglomerado português tem como claro que a elevação dos preços internacionais do petróleo está reduzindo substancialmente a diferença de preço entre energias renováveis e as produzidas com combustíveis fósseis, estimulando o setor eólico.
"Hoje, no Brasil, a energia eólica custa cerca de 200 reais o megawatt hora. Com os preços atuais do petróleo, muitas formas de energia começam a se aproximar desse valor", afirmou.
Segundo ele, em alguns casos de termelétricas movidas a óleo, o custo de geração de energia já supera o da eólica.
"Temos facilidade de acesso a equipamentos (para geração eólica) e ganhos em custos, porque compramos em grande quantidade. É a vantagem de ser a quarta maior do mundo", afirmou Abreu, referindo-se aos diferenciais que a nova empresa deverá ter no mercado brasileiro.
Os executivos, no entanto, condicionaram volumes maiores de investimento a mudanças regulatórias no Brasil, como a instituição de um leilão específico para a energia eólica.
(Reportagem de Marcelo Teixeira; Edição de Roberto Samora)

Registado: 24/8/2005 9:47

por pedrosantosslb » 13/6/2008 12:45

ha por ai algum grafico com dados desde o inicio da edpr?
ja agora a que preço foi colocada a IBERDROLA RENOVABLES?
Obrigado

por jlncc » 13/6/2008 11:16

Estou a ver toda a gente muita ansiosa com este título. Eu recomendaria que definissem um limite mínimo. Se a acçao atingisse esse limite, vendam-na sem olhar para trás.

Se ela começar um movimento de subida logo a podem comprar mais tarde a meio da subida.

Acima de tudo, como os experts dizem, tenham uma estratégia!

Em relação às avaliações, pelo que percebo existem N factores que são subjectivos, pelo que mudando esses mesmos factores facilmente se chega a uma avaliação de 6 euros ou de 12 euros.

Basicamente ninguém sabe!

Ah e tal, o futuro passa pelas renovaveis! Portanto acho que deveria investir a longo prazo! Será mesmo assim? E se o petroleo descer como muita gente defende? (o preço do petroleo está estavel em relaçao ao ouro mas nao nos podemos esquecer que o ouro subiu muito nos últimos tempos, se bem que há quem defenda que ainda subirá mais!)

E se se descobrir novas fontes de energia mais eficiente e limpas? E se os problemas burocráticos nao permitirem a instalaçao dos geradores (como alguem referiu atras), e se....

Espero nao confundir ainda mais quem possui este título mas acho que deveria avisar para os perigos de nao se ter uma estrategia definida, ou de se ter uma muito ampla, do tipo só vendo quando estiver acima dos 8.

Abraço a todos!

Registado: 29/11/2007 4:27

por Valkyrie » 13/6/2008 5:26

marath Escreveu:Caros forenses,

Quem investe em renovaveis deveria fazê-lo, na minha modesta opinião, no longo prazo. O presente é o PETROLEO, o futuro será
o vento, o mar, o sol, tudo o que prolongue a vida humana, não polua o habitat e preserve os ecosistemas...

Espera que suba um pouco pra vender? Então venda mas é agora antes que desça...

O que se vende em tempo de crise é a comida e o petroleo (só não percebo o caso da SONAE 8-) )...agora vento e sol? O povo quer é futebol.

Para mim seria uma aposta de longo prazo. No curto prazo só os traders de categoria ganham dineiro com ela...o que não é o meu caso.

As suas ponderações parecem-me sensatas.

Um abraço,
Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie

por marath » 13/6/2008 1:27

Caros forenses,

Quem investe em renovaveis deveria fazê-lo, na minha modesta opinião, no longo prazo. O presente é o PETROLEO, o futuro será
o vento, o mar, o sol, tudo o que prolongue a vida humana, não polua o habitat e preserve os ecosistemas...

Espera que suba um pouco pra vender? Então venda mas é agora antes que desça...

O que se vende em tempo de crise é a comida e o petroleo (só não percebo o caso da SONAE 8-) )...agora vento e sol? O povo quer é futebol.

Para mim seria uma aposta de longo prazo. No curto prazo só os traders de categoria ganham dineiro com ela...o que não é o meu caso.

Registado: 22/9/2007 13:24

Barrete...

por portucel » 12/6/2008 21:32

Valkyrie Escreveu:
majomo Escreveu:
Valkyrie Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:...e mais...a confirmar a força está o fecho no máximo do dia que só pode ser um bom sinal!

Que se mantenha tendência...com a ajuda dos mercados Europeus, claro! :)

Amanhã há mais...
Valkyrie

Para mim, seria uma oportunidade para sair completamente ou reduzir posições...

A tendência dos mercados continua a ser de queda. :wink:

Bem sei... :|
As coisas não andam bonitas por enquanto.
Mas vender a perder... :cry:
A ver se o papel sobe um pouco amanhã.

Valkyrie

Até os trabalhadores estão a perder dinheiro nelas...

... GRANDE barrete este papel.

por Valkyrie » 12/6/2008 21:24

majomo Escreveu:
Valkyrie Escreveu:
pedrosantosslb Escreveu:...e mais...a confirmar a força está o fecho no máximo do dia que só pode ser um bom sinal!

Que se mantenha tendência...com a ajuda dos mercados Europeus, claro! :)

Amanhã há mais...
Valkyrie

Para mim, seria uma oportunidade para sair completamente ou reduzir posições...

A tendência dos mercados continua a ser de queda. :wink:

Bem sei... :|
As coisas não andam bonitas por enquanto.
Mas vender a perder... :cry:
A ver se o papel sobe um pouco amanhã.

Valkyrie
Cumprimentos,
Valkyrie

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cisne3, Ferreiratrade, itisi1000, Kooc, lfstorres, navaldoc, nickforum, paulosantinhoamado, Phil2014, PMP69 e 91 visitantes