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Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonirai » 19/10/2010 1:35

Cem pt Escreveu:Outra idiotice da fonte de notícias é o pagamento nos primeiros 5 dias nos CTT e em payshops, dando a entender que isso ocorreria antes de receber qualquer carta.

Cem, desculpa a franqueza, mas quem está a criar uma imensa confusão com esses textos és tu! :P

SIM, pagas nos CTTs... só precisas de dizer a matrícula, devem aceder por terminal informático e ver o valor em dívida, cobram, marcam-na como paga, e voilà.

O pagamento é suposto ser voluntário e nos primeiros 5 dias - a carta só é suposto vir APÓS esses dias, e implicará multa.

Ah, alguém perguntou acima se conhecia alguém que já tivesse passado sem identificador:
Um colega meu de trabalho - foi na 6ª à noite da Póvoa do Varzim a Vigo, e regressou na madrugada de Sábado.
Pediu à mãe para ir por ele apanhar seca aos CTT, e esta pagou-lhe a despesa hoje.
E sim, foi grande seca! Mais de 2h, disse ele (suponho que ainda afectado pelas vendas do DEM).
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Re: O que querem afinal os políticos? Ou: a equação impossív

por Cem pt » 19/10/2010 1:09

Cem pt Escreveu:As notícias que recentemente têm aparecido nos jornais fazem-me rir!

Vejam este excerto de notícia:

“Os social-democratas, à semelhança dos restantes partidos da oposição, têm uma iniciativa legislativa a correr no Parlamento para revogar os diplomas que criam os "chips". Ontem, Miguel Relvas renovou a oposição do PSD à utilização exclusiva do "chip" para cobrança de portagens, exigindo "que seja salvaguardado em absoluto o direito à reserva da vida privada dos cidadãos em qualquer dos mecanismos de cobrança que venham a ser utilizados". Recorde-se que o sistema de cobrança tem este dispositivo como peça principal.”

Quem discute desta forma não conhece minimamente o novo conceito de cobrança que está em causa, porque o que muita gente desconhece é que, a partir da instalação dos pórticos de “vídeo toll” em qualquer auto-estrada, qualquer veículo que lá passe de dia ou de noite, tenha ou não chip ou Via Verde instalada, passa a ser identificado através da matrícula com fotografias tiradas atrás e à frente!

Há formas de evitar ser reconhecido por este novo sistema? Há, mas não vos vou dizer quais as modalidades porque todas elas pressupõem ilegalidades! A única forma que pode resultar para garantir privacidade sem "chip" e que pode ser discutível em termos de se considerar legal, mas implica condução perigosa, é ir coladinho ao veículo da frente e vir outro carro muito encostado à traseira do nosso carro na zona do pórtico de identificação e desta forma o sistema não consegue tirar a foto da matrícula à frente e atrás!
Outra forma é ter um carro com matrícula estrangeira, uma vez que a base de dados da Via Verde só reconhece os carros matriculados em Portugal. Os portugueses são tratados em Portugal como cidadãos de segunda, pagam e os outros safam-se, mas acho que não devo adiantar mais nesta matéria!

O novo sistema tem câmaras de alta resolução com zoom, infra-vermelhos para a noite e software associado instalado que tira fotos da matrícula na zona dianteira e traseira do veículo, o programa automaticamente acrescenta mais uma linha com o local e hora de passagem à ficha do proprietário do carro ou camião que consta na base de dados de todos os veículos registados em Portugal.

O que acontece em seguida? Se o veículo tiver Via Verde ou “chip” instalado (o chip no fundo é uma versão similar da Via Verde e é colocado também no vidro da frente e não na matrícula, como alguns julgam) o programa informático debita-o no respectivo percurso e o crédito da portagem é somado à conta da Estradas de Portugal. Se o veículo não tiver nenhum dos dispositivos o programa informático emite automaticamente uma notificação para ser enviada por carta ao proprietário com o valor da portagem a pagar somado a custos administrativos suplementares (custo da correspondência e burocracias diversas) e aviso de possível multa se não pagar dentro de X dias em locais a designar, como por exemplo a sede da Brisa onde estão os escritórios da Via Verde.

Ou seja, não é possível evitar com este sistema esconder a reserva da vida privada dos cidadãos, tenham ou não chip ou Via Verde nos seus veículos!

Outro pedido que é feito pelos partidos da oposição tem a ver com sistemas alternativos de cobrança. Isto daria pano para mangas, vejamos:

- Se querem um sistema fechado de portagens tradicional, como o que existe actualmente na maioria da rede portajada, têm de criar praças de portagem com novos investimentos para alargamentos nas actuais auto-estradas em novas áreas de portagem, com edifícios de controlo para ambos os sentidos de tráfego, construir novos equipamentos, ilhas e cabinas de portagem, passagens de ligação, coberturas e infra-estruturas das praças e contratar e formar um exército de portajeiros a trabalharem em 3 turnos, incluindo fins de semana somados a carros de empresas de segurança para transporte do dinheiro cobrado, mulheres de limpeza para limpar cabinas de portagem, chefes de turno de emergência, etc, etc.

Mais ainda, se repararem neste pormenor: as SCUT foram desenhadas ou projectadas sem a preocupação de ter portajeiros, possuem Nós rodoviários com uma média de distância entre entradas e saídas de cerca de 6 kms em contrapartida à rede portajada que tem cerca de 21 kms entre cada Nó desnivelado consecutivo, pelo que, se forem instaladas praças de portagem em cada saída ou cada Nó, em comparação as redes SCUT em regime fechado teriam de contratar quase 3,5 vezes mais portajeiros por km para cada Concessão em termos médios, um verdadeiro atentado a uma gestão empresarial racional, não faz qualquer sentido, a não ser cumprir o desígnio de criar os tais 150.000 novos postos de trabalho! :)

Não estamos portanto a falar certamente da mesma estrutura empresarial de uma concessionária SCUT em regime aberto de entradas e saídas livres, uma vez que o número de empregados e novos encargos com esta nova avalanche de gente a empregar faria aumentar o número de assalariados e encargos com pessoal em mais 3 ou 4 vezes os encargos actuais da Concessionária SCUT em mão-de-obra. Ou seja, se o Estado tivesse de indemnizar fortemente nesta modalidade as Concessionárias SCUT, para transformar uma estrutura leve num regime pesado de encargos para a concessionária na modalidade de sistema portajado fechado, estes custos novos que foram mencionados quase não compensam certamente a mudança para que seja o utilizador a pagar em vez do Estado. Para além disso falta a factura da perda de tráfego que as Concessionárias irão sofrer quando o utente passar a pagar, deixando cerca de 30% dos utilizadores potenciais de lá passar novamente.

- Por outro lado, se querem manter um regime aberto de portagens, existem de facto outros meios de pagamento sem necessidade de portajeiros, refiro-me por exemplo a máquinas do tipo multibanco ou de estacionamentos em parques públicos, onde se coloca no final do percurso a senha recolhida à entrada da Concessão para quem não tenha ou não queira ter “chip” ou Via Verde, pagando de seguida com cartão multibanco ou dinheiro através de notas e moedas, recolhendo em seguida um recibo (já vão ver a importância de recolher este simples papel no futuro!). Muito bem, isso é possível, mas como pode o sistema de “video toll” saber se os automobilistas que vão optar por este meio saber se no final pagaram ou não? A resposta é simples: não sabe, a menos que se fizesse um corredor de uma faixa dedicada em cada sentido separado por guardas do tipo New Jersey, mas isso deixaria de ser uma auto-estrada, bolas, ninguém consegue ultrapassar quando só há disponível uma faixa num mesmo sentido! Mantendo o conceito de auto-estrada quando os veículos com senha recolhida passarem no pórtico de “vídeo toll” o programa informático associado não consegue saber se recolheram ou não a senha inicial, limita-se a identificá-los como alguém que não tem dispositivo de pagamento de “chip” ou Via Verde, sendo-lhes automaticamente enviada uma carta de que não pagaram! Será que estes automobilistas vão ter de perder tempo em bichas enormes doutros automobilistas na mesma situação, já nem falo do tempo perdido e falta de produtividade que isto implica para o País, se guardarem e não se esquecerem do talão de recibo do pagamento por senha, para comprovar junto da empresa da Brisa ligada à Via Verde que na realidade pagaram o percurso? Já viram a confusão que isto ía dar? Enfim, confusões à portuguesa!

Aguardo com muita curiosidade a forma sobre como pensam os partidos resolver este imbróglio:

- Ou mantêm tudo como está com privacidade assegurada (os actuais sistemas de contagem e classificação dos veículos em SCUT não identificam a matrícula de quem passa) e aí o Estado tem de continuar a pagar por ano cerca de 700 milhões de Euros por ano às Concessionárias SCUT, continuando estas a assumir risco de tráfego com bandas defensivas para os cenários pessimistas que vão vigorando nos tempos actuais de crise.

- Ou optam por um regime de portagens fechado onde pode ser também salvaguardada a privacidade mas onde a Estradas de Portugal, leia-se o Estado português, terá de pagar uma fortuna compensatória às Concessionárias para alterar a sua estrutura empresarial, o que provavelmente não compensaria mudar o actual regime SCUT em termos de encargos para o Estado; as portagens que a Estradas de Portugal recebessem dos utentes cobririam uma percentagem muito significativa dos novos encargos das Concessionárias nesta nova modalidade associadas à perda de receitas de tráfego que teria de compensar também as Concessionárias, uma situação super-confusa e nada fácil de resolver!

- Ou optam por um regime de portagem aberto onde não há qualquer hipótese, mesmo com sistemas de senhas e pagamentos com máquinas no final do percurso, de todos os veículos que lá passarem deixarem de ser reconhecidos e identificados pela matrícula ou pelo identificador através dos pórticos “vídeo toll”, tenham ou não “chips” ou Via Verde. Aqui os partidos da oposição não resolverão nunca a sua preocupação da privacidade mas o Estado baixa a sua factura anual de encargos, passando a pagar quase 900 milhões de euros por ano às Concessionárias (que deixam de ter risco de tráfego, fazendo-se valer dos seus cenários base cerca de 20% mais altos que o tráfego real que lá passa agora em média), mas recebendo em troca um valor estimado de portagens por parte dos utentes a rondar cerca de 400 milhões de Euros anuais.

Afinal o que querem os políticos: uma equação impossível de obter?!


Cem



Embora esta mensagem que acima deixei neste tópico tenha quase 4 meses, nessa altura ainda nem se falava em isenções, puxei-a para aqui porque creio que continua a manter alguma actualidade em vários esclarecimentos, procurando também responder a várias dúvidas lançadas entretanto sobre o tema.


Cem
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Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
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por Cem pt » 19/10/2010 0:19

alexandre7ias Escreveu:
A questão é muito simples, se passarem sem via verde ou dispositivo de matrícula aguentem pela carta da concessionária que estipula o valor da portagem acrescida de 0,30 € para encargos administrativos e de correspondência. Depois têm 5 dias para pagar nos CTT ou nas concessionárias.



Será, e se a carta não for entregue passados os 5 dias chega o que? Uma multa?



Alex:

Desconheço porque motivo criaram esta confusão de notícias com fontes sem nexo.

Não é a carta ser recebida em 5 dias, tens é 5 dias para pagar depois de receber a carta da concessionária, com um acréscimo de apenas 0,30 € em relação ao débito com dispositivo. Esta cedência de pagamento sem dispositivo foi uma exigência do PSD, é uma opção do condutor e não tem qualquer penalidade para além do custo administrativo já mencionado por cada sentido do percurso efectuado.

Não pagando em 5 dias sujeitas-te a multas posteriores crescentes que vão aumentando se tiveres entretanto na base de dados outras passagens detectadas na mesma SCUT com pagamento em falta.

Outra idiotice da fonte de notícias é o pagamento nos primeiros 5 dias nos CTT e em payshops, dando a entender que isso ocorreria antes de receber qualquer carta.

Expliquem-me então, se não receberam o valor da tarifa a pagar, como é que resolvem o problema? Pagam quanto?! Não conseguem saber! Têm de ter paciência e aguardar a cartinha da concessionária, é a única forma!


Cem
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por mfsr1980 » 19/10/2010 0:01

vaa laa conta laa! eu prometo nao dizer a ninguem, ok? :)
 
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por Marco Martins » 18/10/2010 23:55

Cem pt Escreveu:
luxboy Escreveu:sim é verdade.. mas não é laca para cabelo.. é muito comum na frança para nao ficar a matricula nas fotos dos radares fixos de velocidade.. mas no caso das scut nao funciona visto nao haver disparo de flash para tirar foto.. a matricula so fica branca com o spray quando existe disparo de um flash como acontece na frança.. tmb acontece se tirarem uma foto com uma maquina digital comum.. e o spray nao se nota mesmo nada..

já agora, eu passei na sexta em dois porticos sem via verde nem dem.. ja alguem fez o mesmo e ja foi aos CTT pagar?!


Vai para aqui uma grande confusão!

Como é que pagariam nos CTT uma portagem que nem conhecem o valor? Os funcionários dos CTT só lá estão para vender os DEM e pouco mais, desconhecem em absoluto os assuntos das concessionárias. Nem sequer lhes deram formação nem possuem tabelas de classes de veículos, quilometragens e isenções, era o que faltava!!!

Além do mais os CTT passariam a atender mais bichas de utentes das SCUT do que clientes dos correios, havia de ser lindo, ninguém lhes paga para isso.

E se cobrassem a mais ou a menos, como iriam ser responsabilizados e como corrigiriam os erros? Enviando milhares de cartas com rectificações de 0,04 € e 0,17 € mais o preço da correspondência? Era o caos completo e tinham de ter organizada uma bela duma pesada estrutura sofisticada só para saber o endereço de cada utente, impossível!

A questão é muito simples, se passarem sem via verde ou dispositivo de matrícula aguentem pela carta da concessionária que estipula o valor da portagem acrescida de 0,30 € para encargos administrativos e de correspondência. Depois têm 5 dias para pagar nos CTT ou nas concessionárias.

Passados os 5 dias, se não pagarem, então sujeitam-se a multa posterior que será enviada também pela concessionária.

A propósito, para não dizerem só mal das concessionárias, as multas não revertem para estas mas sim para o Estado português, aliás tal como as portagens!

-----

O sistema video-toll instalado nos pórticos tem um grau de detecção de muito elevada resolução com zoom automático que apanha em fotografia qualquer veículo à frente e atrás para confirmar a matrícula.

O software em menos de 1 segundo verifica o proprietário do registo automóvel na base de dados nacional, a classe do veículo e a tarifa devida. Em cerca de 3 segundos imprime e fecha de forma automática a carta a enviar ao proprietário do veículo apanhado sem VV ou DEM. Simples e eficiente, não há escapatória.

Possui também sistema avançado de infra-vermelhos que detecta até carros a passar à noite de farois apagados! Não há sprays que lhe valham, a menos que circulem sem matrícula ou com esta tapada!

Em contrapartida há contudo cerca de 1% de situações estranhas ou duvidosas que poderão escapar ao sistema video-toll em 3 tipos de cenários específicos. Embora eu não pertença nesta altura a nenhuma direcção ou administração de qualquer concessionária, como aconteceu no passado há uns anos atrás, não creio ser muito ético da minha parte estar a revelar de que forma se pode escapar às fotos do passarinho, mas que há, há, não posso nem devo acrescentar mais...


Cem



Pós-pagamento: ao passar pelos pórticos a matrícula do carro é fotografada, a partir daí tem cinco dias para se dirigir a um balcão CTT ou loja Payshop para pagar a portagem , apresentando o número de matrícula do veículo. Caso não faça isso, vai receber a factura em casa com multa de 25 cêntimos a 2 euros por cada taxa em dívida, de acordo com informações dos CTT.

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1098315.html
[/u]
 
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por alexandre7ias » 18/10/2010 23:50

A questão é muito simples, se passarem sem via verde ou dispositivo de matrícula aguentem pela carta da concessionária que estipula o valor da portagem acrescida de 0,30 € para encargos administrativos e de correspondência. Depois têm 5 dias para pagar nos CTT ou nas concessionárias.



Será, e se a carta não for entregue passados os 5 dias chega o que? Uma multa?
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por Cem pt » 18/10/2010 23:44

luxboy Escreveu:sim é verdade.. mas não é laca para cabelo.. é muito comum na frança para nao ficar a matricula nas fotos dos radares fixos de velocidade.. mas no caso das scut nao funciona visto nao haver disparo de flash para tirar foto.. a matricula so fica branca com o spray quando existe disparo de um flash como acontece na frança.. tmb acontece se tirarem uma foto com uma maquina digital comum.. e o spray nao se nota mesmo nada..

já agora, eu passei na sexta em dois porticos sem via verde nem dem.. ja alguem fez o mesmo e ja foi aos CTT pagar?!


Vai para aqui uma grande confusão!

Como é que pagariam nos CTT uma portagem que nem conhecem o valor? Os funcionários dos CTT só lá estão para vender os DEM e pouco mais, desconhecem em absoluto os assuntos das concessionárias. Nem sequer lhes deram formação nem possuem tabelas de classes de veículos, quilometragens e isenções, era o que faltava!!!

Além do mais os CTT passariam a atender mais bichas de utentes das SCUT do que clientes dos correios, havia de ser lindo, ninguém lhes paga para isso.

E se cobrassem a mais ou a menos, como iriam ser responsabilizados e como corrigiriam os erros? Enviando milhares de cartas com rectificações de 0,04 € e 0,17 € mais o preço da correspondência? Era o caos completo e tinham de ter organizada uma bela duma pesada estrutura sofisticada só para saber o endereço de cada utente, impossível!

A questão é muito simples, se passarem sem via verde ou dispositivo de matrícula aguentem pela carta da concessionária que estipula o valor da portagem acrescida de 0,30 € para encargos administrativos e de correspondência. Depois têm 5 dias para pagar nos CTT ou nas concessionárias.

Passados os 5 dias, se não pagarem, então sujeitam-se a multa posterior que será enviada também pela concessionária.

A propósito, para não dizerem só mal das concessionárias, as multas não revertem para estas mas sim para o Estado português, aliás tal como as portagens!

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O sistema video-toll instalado nos pórticos tem um grau de detecção de muito elevada resolução com zoom automático que apanha em fotografia qualquer veículo à frente e atrás para confirmar a matrícula.

O software em menos de 1 segundo verifica o proprietário do registo automóvel na base de dados nacional, a classe do veículo e a tarifa devida na área de influência do pórtico. Tem depois cerca de 3 horas de "delay" para acumular as passagens sequenciais nos diversos pórticos de video-toll(porque o veículo pode parar por exemplo numa área de serviço) para calcular a tarifa total. Passado esse tempo encerra o circuito da multa para em cerca de 3 segundos imprimir e fechar de forma automática a carta a enviar ao proprietário do veículo apanhado sem VV ou DEM. Simples e eficiente, não há escapatória.

Possui também sistema avançado de infra-vermelhos que detecta até carros a passar à noite de farois apagados! Não há sprays que lhe valham, a menos que circulem sem matrícula ou com esta tapada!

Em contrapartida há contudo cerca de 1% de situações estranhas ou duvidosas que poderão escapar ao sistema video-toll em 3 tipos de cenários específicos. Embora eu não pertença nesta altura a nenhuma direcção ou administração de qualquer concessionária, como aconteceu no passado há uns anos atrás, não creio ser muito ético da minha parte estar a revelar de que forma se pode escapar às fotos do passarinho, mas que há, há, não posso nem devo acrescentar mais...


Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 18/10/2010 23:58, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


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por Marco Martins » 18/10/2010 23:03

alexandre7ias Escreveu:
Muitos condutores de viaturas com matrícula estrangeira tentaram esta segunda-feira, sem sucesso, adquirir dispositivo electrónico para pagamento de portagens nas antigas SCUT, na estação de serviço de Neiva da A28, escreve a Lusa.

Naquela estação de serviço, os CTT instalaram um posto de atendimento para venda dos dispositivos às viaturas com matrícula estrangeira, mas a procura era bem maior do que a oferta, pelo que muitos foram obrigados a seguir viagem sem os aparelhos, sujeitando-se a serem autuados.

Naquela estação de serviço, até ao meio da manhã já tinha sido vendida uma dúzia de dispositivos, sendo os primeiros a esgotar os da classe 4, referentes aos pesados.

Igualmente escassos eram os da classe 2, mas a funcionária dos CTT já pediu reforço de stock, não podendo, contudo, prever quando ali chegariam.

Para pagarem portagens nas antigas SCUT, as viaturas de matrícula estrangeira têm de dispor ou da Via Verde ou de um dispositivo temporário.



Isto só mostra o quanto "perdido" anda este governo!!! Então ninguém fez um estudo do número de viaturas estrangeiras que todos os dias cruzam a fronteira?!?!?!?

Se é assim que tratamos quem nos visita, então Portugal ainda está a cavar um buraco maior do que o seu próprio caixão!

Se com o pagamento de 70€ para virem de Espanha ao Porto já seria um impeditivo directo para os Espanhóis pensarem duas vezes... então com esta falta de organização portuga, isto será um descalabro...

Parece-me que o o Pai Natal vai trazer muitas cartas aos comerciantes do norte que viam os espanhóis virem fazer compras.... infelizmente, serão cartas de despedimento!!!
 
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por mfsr1980 » 18/10/2010 22:49

É óbvio que os pórticos permitem detectar para além da faixa de rodagem onde estão instalados. O software que faz a leitura do veículo elimina as repetições.
Penso eu de que.... :)
 
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por luxboy » 18/10/2010 16:17

pois tmb me parece que sim.. ja li isso em todo o lado.. mas continuo com uma duvida da forma como aquilo tira fotos a carros em movimento a mais de 100km/h e sem flash e com vista em diagonal!!!
 
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por pocoyo » 18/10/2010 16:08

carf2007 Escreveu:
luxboy Escreveu:sim é verdade.. mas não é laca para cabelo.. é muito comum na frança para nao ficar a matricula nas fotos dos radares fixos de velocidade.. mas no caso das scut nao funciona visto nao haver disparo de flash para tirar foto.. a matricula so fica branca com o spray quando existe disparo de um flash como acontece na frança.. tmb acontece se tirarem uma foto com uma maquina digital comum.. e o spray nao se nota mesmo nada..

já agora, eu passei na sexta em dois porticos sem via verde nem dem.. ja alguem fez o mesmo e ja foi aos CTT pagar?!


Acho que tens que esperar pela carta. Hoje ainda é cedo.


Acho que não.
Tens 5 dias para pagar a portagem de forma voluntária (portagem + 0,30€ de custo administrativo).
Após essa data recebes uma carta, mas vem junto a multa.
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por carf2007 » 18/10/2010 16:02

luxboy Escreveu:sim é verdade.. mas não é laca para cabelo.. é muito comum na frança para nao ficar a matricula nas fotos dos radares fixos de velocidade.. mas no caso das scut nao funciona visto nao haver disparo de flash para tirar foto.. a matricula so fica branca com o spray quando existe disparo de um flash como acontece na frança.. tmb acontece se tirarem uma foto com uma maquina digital comum.. e o spray nao se nota mesmo nada..

já agora, eu passei na sexta em dois porticos sem via verde nem dem.. ja alguem fez o mesmo e ja foi aos CTT pagar?!


Acho que tens que esperar pela carta. Hoje ainda é cedo.
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por luxboy » 18/10/2010 15:17

sim é verdade.. mas não é laca para cabelo.. é muito comum na frança para nao ficar a matricula nas fotos dos radares fixos de velocidade.. mas no caso das scut nao funciona visto nao haver disparo de flash para tirar foto.. a matricula so fica branca com o spray quando existe disparo de um flash como acontece na frança.. tmb acontece se tirarem uma foto com uma maquina digital comum.. e o spray nao se nota mesmo nada..

já agora, eu passei na sexta em dois porticos sem via verde nem dem.. ja alguem fez o mesmo e ja foi aos CTT pagar?!
 
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por Automech » 18/10/2010 15:12

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu: Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:


Começaram os esquemas 8-)


Na sexta-feira ouvi um individuo a dizer que ia comprar um spray para colocar na matricula que evitava a fotografia. Já tinha ouvido outros falarem disso, não sei se existe mesmo e se funciona, ou é mais um mito ...


Mais esquemas 8-) 8-)


Aqui há uns bons 15/20 anos dizia-se que borrifar a matrícula com laca dos cabelos evitava que a matrícula ficasse no radar, quando esta era fotografada de noite (supostamente apareceria branca).

Nunca cheguei a saber se era verdade.
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por Elias » 18/10/2010 15:09

carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu: Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:


Começaram os esquemas 8-)


Na sexta-feira ouvi um individuo a dizer que ia comprar um spray para colocar na matricula que evitava a fotografia. Já tinha ouvido outros falarem disso, não sei se existe mesmo e se funciona, ou é mais um mito ...


Mais esquemas 8-) 8-)
 
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por pocoyo » 18/10/2010 15:07

carf2007 Escreveu:
Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu: Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:


Começaram os esquemas 8-)


Na sexta-feira ouvi um individuo a dizer que ia comprar um spray para colocar na matricula que evitava a fotografia. Já tinha ouvido outros falarem disso, não sei se existe mesmo e se funciona, ou é mais um mito ...


Deve ser spray preto. :mrgreen:
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por carf2007 » 18/10/2010 15:04

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu: Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:


Começaram os esquemas 8-)


Na sexta-feira ouvi um individuo a dizer que ia comprar um spray para colocar na matricula que evitava a fotografia. Já tinha ouvido outros falarem disso, não sei se existe mesmo e se funciona, ou é mais um mito ...
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por pasil74 » 18/10/2010 14:22

carf2007 Escreveu:Ontem (domingo) fiz a A28 com muito menos transito que o normal. Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:


Falta saber se os carros que andavam lá não tinham matriculas falsas :mrgreen:

Não tarda vai haver muita gente a receber cartas em casa sem terem passado nas SCUTS
 
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por Elias » 18/10/2010 14:16

carf2007 Escreveu: Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:


Começaram os esquemas 8-)
 
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por carf2007 » 18/10/2010 14:06

Ontem (domingo) fiz a A28 com muito menos transito que o normal. Passaram por mim cerca de uma dúzia de motos e só uma tinha matricula atrás :shock:
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por Elias » 18/10/2010 13:50

EALM Escreveu:É por isto que eu penso que é obrigação do Estado proporcionar vias de comunicação aceitáveis para a procura. Estamos no século XXI. A rede de Nacionais tem-se mantido mais ou menos inalterada e as A-E têm aumentado muito.

- Porquê este "8" e "80"? Por que não o meio termo que precisávamos? Ou acham que a rede de EN's devia ficar na mesma em relação há 30 anos? Se o tráfego tem aumentado, também a receita fiscal do Estado com os automobilistas tem aumentado. Logo, nada mais lógico que serem providenciadas vias de comunicação de acordo com as necessidades do país.


EALM, existem os ICs que são o meio termo de que falas.
 
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por alexandre7ias » 18/10/2010 13:15

Muitos condutores de viaturas com matrícula estrangeira tentaram esta segunda-feira, sem sucesso, adquirir dispositivo electrónico para pagamento de portagens nas antigas SCUT, na estação de serviço de Neiva da A28, escreve a Lusa.

Naquela estação de serviço, os CTT instalaram um posto de atendimento para venda dos dispositivos às viaturas com matrícula estrangeira, mas a procura era bem maior do que a oferta, pelo que muitos foram obrigados a seguir viagem sem os aparelhos, sujeitando-se a serem autuados.

Naquela estação de serviço, até ao meio da manhã já tinha sido vendida uma dúzia de dispositivos, sendo os primeiros a esgotar os da classe 4, referentes aos pesados.

Igualmente escassos eram os da classe 2, mas a funcionária dos CTT já pediu reforço de stock, não podendo, contudo, prever quando ali chegariam.

Para pagarem portagens nas antigas SCUT, as viaturas de matrícula estrangeira têm de dispor ou da Via Verde ou de um dispositivo temporário.
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por EALM » 18/10/2010 11:45

pocoyo Escreveu:
Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:CAMBADA DE TESOS!!!

Saiu tudo das Scuts, hoje para fazer o mesmo trajecto demorei quase o dobro, pela nacional.


Interrogo-me se o percurso pela nacional, com o pára-arranca constante, não acaba por ficar mais caro, devido ao gasto adicional em combustível...


Eu sempre andei pela nacional e as Scuts não me servem para ir trabalhar. Só espero é que o pessoal chegue rapidamente à mesma conclusão que tu.

Há estudos que indicam que é mais barato ir pelo Scut.

PS. Não há estudo nenhum, mas pode ser que convença alguns.
Chô, fora das nacionais. :)


É por isto que eu penso que é obrigação do Estado proporcionar vias de comunicação aceitáveis para a procura. Estamos no século XXI. A rede de Nacionais tem-se mantido mais ou menos inalterada e as A-E têm aumentado muito.

- Porquê este "8" e "80"? Por que não o meio termo que precisávamos? Ou acham que a rede de EN's devia ficar na mesma em relação há 30 anos? Se o tráfego tem aumentado, também a receita fiscal do Estado com os automobilistas tem aumentado. Logo, nada mais lógico que serem providenciadas vias de comunicação de acordo com as necessidades do país.

Mas o que tem sido feito é:

- Em vez de vias rápidas, vulgo EN's modernizadas e alargadas fazem Auto-Estradas;
- Passar essa missão para privados que não assumem quase qualquer risco e fazem/exploram a obra a um custo elevadíssimo quando comparado com a Estrada que realmente precisávamos.

O Estado lava as suas mãos, "vende" a obrigação de cuidar da mobilidade dos portugueses a privados e depois apresenta-nos uma factura desnecessariamente demasiado elevada.

Toda a gente tem o mesmo direito de circular nas Estradas Nacionais. As ex-SCUTS tinham a missão de desanuviar esse tráfego, resultado do crescimento natural do país. Se as SCUTS são extintas, o seu efeito é naturalmente eliminado e em muitos locais será irreversível.
 
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por PequenoInvest » 18/10/2010 9:22

"Portagem na zona da Maia (A41) custa o dobro das outras ex-Scut
O Governo e o País clamam pelo fim das SCUT e pelo pagamento de portagens.
Não é momento de questionar, vamos todos pagar…os que não prescindem delas, e podem, claro, pagar.

No entanto, sendo o custo por quilómetro na maioria das ex-SCUT de 0,06 a 0,08 euros, como se explica que na A41 (entre Alfena e Aeroporto Francisco Sá Carmeiro, 11,5 Km custem 1,70 Euros, ou seja, 0,15 euros/km - o DOBRO das restantes?

Terá pensado o concessionário e os inteligentes responsáveis governamentais por esta área que a malta lá da zona de Valongo, Ermesinde, Maia, está cheia de massa, por isso…pumba, lá vai passar debaixo dos pórticos.

Enganaram-se…refaçam lá as contas, porque, como diz hoje no JN o Presidente da Câmara da Maia, o Zé Pagode não anda a dormir, tem mais que fazer ao dinheiro e logicamente vai deixar a A41 às moscas e vai circular pelo centro da cidade, o que, pelos visto já se nota a olhos vistos.

Só para termos uma ideia…se a portagem Porto/Lisboa tivesse este custo por quilómetro, as pessoas pagaríam nada mais nada menos do que….cerca 45,00 euros e pagamos…20,00 euros apenas.

Portanto, mais uma vez, peguem lá na máquina de calcular e refaçam as contas, vão sempre a tempo de corrigir…caso contrário, o Presidente tem razão para considerar que haverá alguma espécie de perseguição à malta destes dois concelhos...laranja!"

http://dalhenamona-dalhenamona.blogspot.com/
 
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por pocoyo » 18/10/2010 9:22

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:CAMBADA DE TESOS!!!

Saiu tudo das Scuts, hoje para fazer o mesmo trajecto demorei quase o dobro, pela nacional.


Interrogo-me se o percurso pela nacional, com o pára-arranca constante, não acaba por ficar mais caro, devido ao gasto adicional em combustível...


Eu sempre andei pela nacional e as Scuts não me servem para ir trabalhar. Só espero é que o pessoal chegue rapidamente à mesma conclusão que tu.

Há estudos que indicam que é mais barato ir pelo Scut.

PS. Não há estudo nenhum, mas pode ser que convença alguns.
Chô, fora das nacionais. :)
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