Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comparador de "Depósitos a Prazo"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AFH » 24/8/2011 12:15

Be Cool Escreveu:
Zl4t4n Escreveu:O Privat Bank é um banco da Letónia e não da Estónia pelo que a análise está incorrecta

Correcto.
Fui induzido em erro por ter lído um post que referia a Estónia.
A situação da Letónia é diferente, embora o caso mais problemático seja basicamente o défice público.

Na realidade, o PrivatBank é da Ucrânia. Os bancos da Letónia e Portugal são sucursais.

Registado: 8/8/2011 22:25

Re: Uma dúvida...

por Be Cool » 24/8/2011 11:23

Elias Escreveu:
cinco kapa Escreveu:Tenho recebido várias interpretações quanto ao Fundo de Garantia em relação ao facto de ele ser por Conta, ou em relação aos titulares: ou seja, se a conta tiver dois titulares o Fundo cobre 100 mil por titular ( total 200 mil ) ? Qual é a vossa interpretação . Obrigado.

Sim, e acresce que é por cada instituição. Se tiveres duas contas em duas instituições, cobre na prática 200 mil por titular, pelo menos é o que tenho entendido.

É isso, sim.

Registado: 5/10/2005 18:05

Re: Uma dúvida...

por Elias » 24/8/2011 11:20

cinco kapa Escreveu:Tenho recebido várias interpretações quanto ao Fundo de Garantia em relação ao facto de ele ser por Conta, ou em relação aos titulares: ou seja, se a conta tiver dois titulares o Fundo cobre 100 mil por titular ( total 200 mil ) ? Qual é a vossa interpretação . Obrigado.

Sim, e acresce que é por cada instituição. Se tiveres duas contas em duas instituições, cobre na prática 200 mil por titular, pelo menos é o que tenho entendido.

Registado: 5/11/2002 12:21

Uma dúvida...

por cinco kapa » 24/8/2011 11:16

Tenho recebido várias interpretações quanto ao Fundo de Garantia em relação ao facto de ele ser por Conta, ou em relação aos titulares: ou seja, se a conta tiver dois titulares o Fundo cobre 100 mil por titular ( total 200 mil ) ? Qual é a vossa interpretação . Obrigado.

Registado: 9/6/2010 14:52

por Be Cool » 24/8/2011 10:57

Zl4t4n Escreveu:O Privat Bank é um banco da Letónia e não da Estónia pelo que a análise está incorrecta

Correcto.
Fui induzido em erro por ter lído um post que referia a Estónia.
A situação da Letónia é diferente, embora o caso mais problemático seja basicamente o défice público.

por Zl4t4n » 24/8/2011 9:50

O Privat Bank é um banco da Letónia e não da Estónia pelo que a análise está incorrecta

Registado: 31/5/2004 15:03

por paulop2009 » 24/8/2011 8:35

Be Cool Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Mais uma vez, estas listas dos DPs ignoraram completamente o e o banco Invest.

Pena, porque as melhores taxas não-promocionais tabeladas são nesses bancos.

A propósito do PrivatBank, tenho muita dificuldade em entender as referências geralmente depreciativas que surgem com frequência em relação à Estónia, quase sempre associadas a receios quanto à fiabilidade do referido banco (aviso já que nem sou cliente).

Digo isto porque os dados oficiais, tanto da dívida pública como do défice público ou do défice externo da Estónia, são simplesmente fabulosos. Ora vejamos:

Dados de 2010
Défice público - Não existiu. Houve mesmo superavit de 0,1%
Dívida pública em função do PIB - 7,7% - a mais baixa entre os 27 da UE
Défice externo - Não existiu - houve superavit de 3,6%, a 3.ª melhor situação entre os 27.

Previsões oficiais para 2011 http://www.jornaldenegocios.pt/images/2 ... oes_ue.swf
Défice público - será de 1,9% - o 4.º mais baixo entre os 27 da UE
Dívida pública em função do PIB - 9% - a mais baixa entre os 27 da UE
Défice externo - Não existe - vai haver superavit de 5,4%, a 4.ª melhor situação entre os 27.
.

Já tive DP neste banco e correu tudo muito bem. Subscrevi em 2008 um DP a 12meses, altura em que as taxas eram maiores que as de agora (à volta de 6.5% TANB por uns 25k€).
Os tipos são um pouco arcaicos e o site é mauzinho... Mas sempre foram diligentes e sem cartas na manga (aliás, de referir que são mais generosos com taxas para manter clientes do que para angariar novos)

Porém, confesso que tirei de lá a massa por todos os comentários negativos que li por aqui e por outros foruns...

Tenho interesse em ler mais opiniões acerca da instituição... Têm uns depósitos de 5.15% a 6 meses e 5.25% a 12 meses (depósitos normais e não daqueles promocionais só para novos clientes ou reforços) que são interessantes.

OBRIGADO

Registado: 15/9/2010 15:02

por Be Cool » 24/8/2011 6:32

AutoMech Escreveu:O banco de Portugal confirmou isso ao Económico:
http://economico.sapo.pt/noticias/garan ... 16992.html

E no site do FGD lê-se na pergunta 22:
Importa, portanto, sublinhar que o limite da garantia do FGD continuará a ser de 100.000 euros após aquela data, na sequência de alteração legislativa que será publicada oportunamente.

Agora se a legislação já saiu, isso parece-me que não.

Essa pergunta 22, desconhecia. A notícia do Económico, sim.
Mas eu referia-me, claro, a uma decisão oficial, que ainda não foi divulgada.

por Automech » 24/8/2011 3:34

O banco de Portugal confirmou isso ao Económico:
http://economico.sapo.pt/noticias/garan ... 16992.html

E no site do FGD lê-se na pergunta 22:
Importa, portanto, sublinhar que o limite da garantia do FGD continuará a ser de 100.000 euros após aquela data, na sequência de alteração legislativa que será publicada oportunamente.

Agora se a legislação já saiu, isso parece-me que não.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Be Cool » 24/8/2011 3:05

Malakas Escreveu:
Be Cool Escreveu:.
Remediado, onde viste que já é oficial a manutenção dos 100.000?!

Qual a tua fonte?

Tenho sérias dúvidas, porque nunca ouvi nada e também não encontro nada sobre isso...
.

com uma simples pesquisa na net encontrarias os seguintes sites, oficiais, com essa informação:
- http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... fault.aspx
- www.fgd.pt

cumprimentos.

Caro Malakas

Parece que não leu o que eu escrevi. Nesses sites não há qualquer dado sobre a manutenção do valor de garantia de 100.000€ depois de 31 de Dezembro deste ano.
Poderá ser mantido esse valor ou definido um outro qualquer mas, por agora, acho que não há nada decidido nem divulgado oficialmente.

por vset » 24/8/2011 0:55

E o risco de contágio de falência se o Banif falir é real?

E o FGD tem dinheiro para devolver a todos os aforradores?

Cps

Registado: 11/1/2004 13:37

por malakas » 24/8/2011 0:33

Be Cool Escreveu:.

Qual a tua fonte?

Tenho sérias dúvidas, porque nunca ouvi nada e também não encontro nada sobre isso...
.

com uma simples pesquisa na net encontrarias os seguintes sites, oficiais, com essa informação:
- http://clientebancario.bportugal.pt/pt- ... fault.aspx
- www.fgd.pt

cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 10:06

por Be Cool » 24/8/2011 0:19

ruicarlov Escreveu:Mais uma vez, estas listas dos DPs ignoraram completamente o e o banco Invest.

A propósito do PrivatBank, tenho muita dificuldade em entender as referências geralmente depreciativas que surgem com frequência em relação à Estónia, quase sempre associadas a receios quanto à fiabilidade do referido banco (aviso já que nem sou cliente).

Digo isto porque os dados oficiais, tanto da dívida pública como do défice público ou do défice externo da Estónia, são simplesmente fabulosos. Ora vejamos:

Dados de 2010
Défice público - Não existiu. Houve mesmo superavit de 0,1%
Dívida pública em função do PIB - 7,7% - a mais baixa entre os 27 da UE
Défice externo - Não existiu - houve superavit de 3,6%, a 3.ª melhor situação entre os 27.

Previsões oficiais para 2011 http://www.jornaldenegocios.pt/images/2 ... oes_ue.swf
Défice público - será de 1,9% - o 4.º mais baixo entre os 27 da UE
Dívida pública em função do PIB - 9% - a mais baixa entre os 27 da UE
Défice externo - Não existe - vai haver superavit de 5,4%, a 4.ª melhor situação entre os 27.
.

por Be Cool » 24/8/2011 0:12

.

Qual a tua fonte?

.

por vset » 23/8/2011 21:37

remediado Escreveu:
Be Cool Escreveu:
Reislb Escreveu:
Be Cool Escreveu:Não sou novo cliente do Banif.

Há meia hora contactaram-me para me oferecer uma proposta alternativa: em vez de 6,5% por 6 meses, 6% por 4 meses (até 24 de Dezembro).

É tentador.

Em que medida é tentadora essa proposta? Esperas que nessa altura já ofereçam propostas melhores?
É que para os 6 meses recebes 3,25% e para a outra oferta recebes 2%. E por 2 meses de diferença acho que compensa o 1,25% a mais.

Cumprimentos.

Não podes fazer essa comparação, porque o 1,25% (efectivo) a menos que referes é para uma prazo menor.

E, sim, espero que surjam propostas um pouco melhores no final do ano mas, principalmente, estou muito interessado em ver o que Estado vai fazer nessa altura: se vai manter os 100.000€ do FGD ou se vai baixar. Provavelmente vai prorrogá-lo, mas não é certo.

quanto ao F.G.D. até 100k já é oficial pelo B.D.P. que se irá manter ...

boa, não sabia

e tanto faz ser muito ou pouco, acho que com muito ainda é pior, quando É NOSSO é sempre dificil

Registado: 11/1/2004 13:37

por remediado » 23/8/2011 21:18

Be Cool Escreveu:
Reislb Escreveu:

Há meia hora contactaram-me para me oferecer uma proposta alternativa: em vez de 6,5% por 6 meses, 6% por 4 meses (até 24 de Dezembro).

É tentador.

Em que medida é tentadora essa proposta? Esperas que nessa altura já ofereçam propostas melhores?
É que para os 6 meses recebes 3,25% e para a outra oferta recebes 2%. E por 2 meses de diferença acho que compensa o 1,25% a mais.

Cumprimentos.

Não podes fazer essa comparação, porque o 1,25% (efectivo) a menos que referes é para uma prazo menor.

E, sim, espero que surjam propostas um pouco melhores no final do ano mas, principalmente, estou muito interessado em ver o que Estado vai fazer nessa altura: se vai manter os 100.000€ do FGD ou se vai baixar. Provavelmente vai prorrogá-lo, mas não é certo.

quanto ao F.G.D. até 100k já é oficial pelo B.D.P. que se irá manter ...

Registado: 1/7/2011 11:12

por ruicarlov » 23/8/2011 17:21

Foi por causa daquela notícia que está mencionada no tópico da 'situação da Grécia'. Sobre a polémica sobre as garantias que a Finlândia exigia, que poria em causa o novo resgate.

Mas já todos sabemos que a Finlândia não é das mais amigas para ajudar....

Registado: 18/7/2011 11:04

Um exemplo fresquinho...

por cinco kapa » 23/8/2011 17:00

juros da dívida pública grega a caminho dos 40% ... sem comentários.

A dificuldade de gerir o $$$ é a ...

por cinco kapa » 23/8/2011 16:42

incerteza absoluta em que nós vivemos : a Europa aguenta-se ? Portugal vai sair do euro ? O franco suíço está muito valorizado ? O ouro atingiu o máximo ? As acções são para esquecer ? Isto são pentelhos para quem tem uma reforma dourada,incentivos de reintegração, ou milhões, mas para quem tem um pequeno pecúlio fruto de poupança e trabalho é uma dor de alma 8-)

por ruicarlov » 23/8/2011 16:29

+1

Poucos têm ilusões que qualquer dinheiro em Portugal não tem um risco. Agora a questão é tentar fazer o melhor possível com o que se tem, nas condições que há.
Desistam da ideia de haver cá DPs absolutamente seguros. Temos o que temos, e como guardar dinheiro no colchão ou lá fora é perder dinheiro face a inflação, façamos o melhor que pudermos por cá e esperemos pelo melhor.

Re: Continuem a gozar o folhetim...

por VirtuaGod » 23/8/2011 16:10

cinco kapa Escreveu:Agora se me perguntarem o que fazer ao dinheiro, também é verdade que não tenho respostas ?

Eu nunca percebi a dificuldade em gerir $. A verdade é que tb nunca tive milhões (ou pelo menos centenas de milhar) LOL

"Management of many is the same as management of few. It is a matter of organization."

O crucial é as pessoas saberem que o risco e o retorno são inversamente proporcionais. Um investimento sem risco NÂO dá 5%! O que vejo agora é pessoas a querer risco de DP lá fora com as rentabilidade de DP's cá de Portugal. Se uma pessoa assume algum risco pode colocar num bom fundo obrigaccionista e ganha algum $. Se não se quiser assumir as rentabilidades vêm para os 1% ano! Ou então arrisca-se um pouco e faz-se um DP a pagar 5/6% em PT. Não me parece que deixem alguém a arder num DP num grande banco. Até o BPN salvaram LOL

Ou risco ou retorno, não se pode ter os dois!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Continuem a gozar o folhetim...

por cinco kapa » 23/8/2011 15:36

das taxas e a esfregar a manteiga de cacau na barriga ... é um engodo autêntico, isto mostra a verdadeira dimensão do buraco. Agora se me perguntarem o que fazer ao dinheiro, também é verdade que não tenho respostas ?

por ruicarlov » 23/8/2011 15:09

Mais uma vez, estas listas dos DPs ignoraram completamente o PrivatBank e o banco Invest.

por Be Cool » 23/8/2011 13:23

Reislb Escreveu:

É tentador.

Cumprimentos.

por Reislb » 23/8/2011 12:58

É tentador.

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], m-m, OCTAMA, PAULOJOAO e 226 visitantes